• Nenhum resultado encontrado

DESIGN INSTRUCIONAL Sandra Regina Pinto Pestana. DESIGN GRÁFICO Marcos André Corrêa. PROGRAMADOR Thales Lima de Souza Rocha

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESIGN INSTRUCIONAL Sandra Regina Pinto Pestana. DESIGN GRÁFICO Marcos André Corrêa. PROGRAMADOR Thales Lima de Souza Rocha"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

COORDENAÇÃO GERAL

Marcos Barros e Silva

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Samuel Bräuer

SECRETARIA ACADÊMICA DO UNICEUMA

Szana Couto Grijó

DESIGN INSTRUCIONAL

Sandra Regina Pinto Pestana

DESIGN GRÁFICO

Marcos André Corrêa

PROGRAMADOR

Thales Lima de Souza Rocha

SUPORTE TÉCNICO

Cristino Humberto Viegas Campos

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA

Antônio das Graças Alves Ferreira

E

E

q

q

u

u

i

i

p

p

e

e

E

E

A

A

D

D

E

E

q

q

u

u

i

i

p

p

e

e

E

E

A

A

D

D

(2)

A

A

p

p

r

r

e

e

s

s

e

e

n

n

t

t

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

A

A

p

p

r

r

e

e

s

s

e

e

n

n

t

t

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

Olá estudante! Seja bem-vindo (a)

Você está iniciando mais uma disciplina do curso de Administração na modalidade a distância. Trata-se da disciplina de Teoria Geral da Administração.

Considera-se que um dos traços mais marcantes da evolução da humanidade ao longo do tempo é a mudança da sociedade quanto a sua forma de ver e de vivenciar o trabalho. Inicialmente os artesãos dominavam a produção, através de um conhecimento acumulado ao longo de gerações e realizado em pequenas oficinas, comumente para atender encomendas específicas de seus poucos clientes. Após a Revolução Industrial vemos a substituição deste artesão por operários; das oficinas pelas fábricas e da produção por encomenda para a produção em massa.

O mundo nunca mais seria o mesmo! O ofício de produzir já não comportaria mais o empirismo e o improviso de outrora. A ordem agora era produzir o máximo com o mínimo de custo, eliminar as perdas e o desperdício. Os estudiosos então perceberam que só teriam sucesso se buscassem implantar técnicas que viabilizassem maior produtividade. Assim, a Administração que desde sempre acompanhava a humanidade, passou a ser indispensável para a realidade destes novos tempos.

Como você já deve ter visto anteriormente, administrar é planejar metas, organizar recursos, dirigir pessoas e controlar resultados. Mas estas quatro ações englobam um mundo de informação, conhecimento e experiência acumulado ao longo da história em especial após a Revolução Industrial.

Nesse sentido, conhecer a Teoria Geral da Administração é tão essencial para o administrador como é para um médico aprender sobre anatomia e fisiologia. É fundamental para quem irá decidir hoje, conhecer o que pensavam os estudiosos da administração, quais os caminhos que trilharam, as experiências que tiveram, os erros e acertos que cometeram. Dessa forma tem-se conteúdo para embasar nossas próprias decisões.

Convido você para uma viagem empolgante ao longo da história da humanidade. Você verá que a evolução da administração se confunde com a evolução da sociedade e o melhor, você perceberá o quanto ainda há para ser construído e que você como estudante de Administração tem um papel chave a desenvolver nessa sociedade.

A proposta deste material é apresentar um trabalho didático, prático e com conteúdos significativos à sua formação. Ao final de cada módulo você encontrará as atividades de aprendizagem, que consistem em exercícios teóricos e práticos que permite que você pratique tudo aquilo que foi estudado. Seja bem-vindo (a) ao processo pela busca do saber, onde você é um sujeito ativo e o professor um mediador, e que juntos, possamos estabelecer uma cumplicidade valorizada por curiosidade, motivação e exigência, propiciando a finalidade principal do ensino universitário: o exercício da crítica na pesquisa, no ensino e na extensão.

Lembro que todas as orientações para a formatação e uniformização dos trabalhos acadêmicos estão apresentadas e seguem os critérios da ABNT -

(3)

A

A

p

p

r

r

e

e

s

s

e

e

n

n

t

t

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

Associação Brasileira de Normas Técnicas, através das Normas Brasileiras Regulamentadoras - NBR s 6.023 (Referências) e 10.520 (Citações), como aqueles definidos pelo UNICEUMA.

Não perca tempo! Inicie seus estudos e boa sorte!

(4)

S

S

u

u

m

m

á

á

r

r

i

i

o

o

S

S

u

u

m

m

á

á

r

r

i

i

o

o

M

M

ó

ó

d

d

u

u

l

l

o

o

I

I

M

M

ó

ó

d

d

u

u

l

l

o

o

I

I

I

I

M

M

ó

ó

d

d

u

u

l

l

o

o

I

I

I

I

I

I

A Administração:

Conceitos, variáveis, evolução e importância.

8 O que é Teoria Geral da Administração 9 Conceitos de Administração

10 Principais Variáveis da Administração 12 Evolução da Administração

6

16 Importância da Administração 18 Atividades de Aprendizagem 20 Comentário das Atividades

Administração:

Níveis, habilidades e competências,

funções administrativas e seus desdobramentos. 22

24 Níveis de Administração

25 Habilidades e Competências do Administrador 27 Funções Administrativas e seus Desdobramentos 29 Papeis do Administrador

31 Atividades de Aprendizagem 34 Comentários das Atividades

Administração:

Abordagem Clássica,

Administração Científica, Teoria Clássica e Fordismo. 37

39 Abordagem Clássica da Administração 42 Administração Científica

(5)

S

S

u

u

m

m

á

á

r

r

i

i

o

o

48 Fordismo

Criticas a teoria a Administração Científica 47

Principios do Fordismo 49

50 Teoria Clássica da Administração

Criticas a teoria Clássica 56

57 Atividades de Aprendizagem 60 Comentário das Atividades

(6)

Módulo

A Administração: Conceitos,

variáveis, evolução e importância.

I

(7)

O

O

b

b

j

j

e

e

t

t

i

i

v

v

o

o

O

O

b

b

j

j

e

e

t

t

i

i

v

v

o

o

Nesse módulo você terá a oportunidade de conhecer, discutir

e refletir sobre a Administração, através dos seguintes

conteúdos: O que é Teoria Geral da Administração – TGA;

Conceitos de Administração; Principais Variáveis da

Administração; Evolução da Administração; Importância da

Administração.

(8)

8 Te o r i a G e r a l d a A d m i n i s t r a ç ã o

O

O

q

q

u

u

e

e

é

é

T

T

e

e

o

o

r

r

i

i

a

a

G

G

e

e

r

r

a

a

l

l

d

d

a

a

A

A

d

d

m

m

i

i

n

n

i

i

s

s

t

t

r

r

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

A Teoria Geral da Administração - TGA é o estudo das escolas da administração e de suas teorias que foram ao longo da história formando o pensamento científico da administração, na busca de torná-la uma ciência e não um conjunto desconexo de ações isoladas.

Segundo MOTTA E VASCONCELOS (2005, p.2)

“A Teoria das Organizações é composta por diversas peças, como um grande mosaico. E esse sistema está continuamente em movimento: surgem novos elementos que alteram a compreensão do sistema, levando-nos a questionar ao menos parcialmente as ‘certezas’ e crenças anteriores ... levando-nos a comparar e a buscar o entendimento em um nível cada vez maior”.

Esta é a natureza dinâmica do conhecimento que está sempre em construção e nunca está plenamente pronto. Estudar TGA é ter acesso à um baú de tesouros, composto de pensamentos, experiências, técnicas, erros e acertos de vários pensadores ao longo de mais de um século de estudos da administração como ciência. É impossível ignorar tal conteúdo se de fato quisermos exercer nossa profissão com competência e eficácia.

Conhecer a teoria não assegura uma prática perfeita, mas nada auxilia mais no dia das organizações, do que o conhecimento teórico, que oferece os fundamentos para cada passo nas tomadas de decisões que ocorrem ao longo do exercício dos profissionais da administração.

MAXIMIANO (2000,p.28) expressa essa íntima relação entre a teoria e a prática de maneira exata:

“Embora o processo administrativo seja importante em qualquer contexto de utilização de recursos, a razão principal para estudá-lo é seu impacto sobre o desempenho das organizações. As organizações assumiram importância sem precedentes na sociedade e na vida das pessoas. Há poucos aspectos da vida contemporânea que não sejam influenciados por alguma espécie de organização”.

Quanto mais preparados forem os administradores, melhores serão as organizações por eles dirigidas e conseqüentemente melhor será o nível de vida da sociedade que se utiliza dos produtos ou da prestação de serviço dessas organizações sejam elas públicas ou privadas.

MEGGINSON, MOSLEY, & JR, PIETRE (1998, p.13) afirmam que: “Os administradores eficazes usam, em geral, a abordagem científica ao tomar decisões”, ou seja, fogem dos “achismos” e do empirismo e tomam decisões baseados em conceitos e princípios testados.

Para tornar melhor a compreensão sobre o conteúdo da disciplina e a própria evolução do pensamento administrativo ao longo da história, apresenta-se uma tabela que expõe cronologicamente o aparecimento de cada teoria.

(9)

C u r s o d e G r a d u a ç ã o e m A d m i n i s t r a ç ã o à D i s t â n c i a 9 A ANNOOSS TTEEOORRIIAA 1903 Administração Científica 1909 Teoria da Burocracia 1916 Teoria Clássica

1932 Teoria das Relações Humanas

1947 Teoria Estruturalista

1951 Teoria dos Sistemas

1953 Abordagem Sociotécnicas 1954 Teoria Neoclássicas 1957 Teoria Comportamental 1962 Desenvolvimento Organizacional 1972 Teoria da Contingência 1990 Novas Abordagens Fonte: Chiavenato: 2003, p.13

Assim, torna-se extremamente necessário um aprofundamento nos conceitos abordados nesta disciplina. Mas antes de entrar nas teorias propriamente ditas, apresenta-se alguns conceitos fundamentais para a compreensão plena da disciplina.

C

C

o

o

n

n

c

c

e

e

i

i

t

t

o

o

s

s

d

d

e

e

A

A

d

d

m

m

i

i

n

n

i

i

s

s

t

t

r

r

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

A administração parece ter tantos conceitos quanto há administradores. Embora a temática básica permaneça a mesma, a forma de colocar os pensamentos diverge muito de autor para autor, o que permite uma visão mais ampla da abrangência da ação do administrador.

Apresenta-se abaixo alguns conceitos para que você possa ter acesso ao pensamento de alguns dos mais dedicados estudiosos da administração e ao final deixaremos um espaço para que você possa criar o seu próprio conceito.

“A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A administração trata do planejamento da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorrem dentro de uma organização” (CHIAVENATO, 2003, p.2)

(10)

10 Te o r i a G e r a l d a A d m i n i s t r a ç ã o

objetivos e recursos. O processo de administrar (ou processo administrativo) é inerente a qualquer situação em que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo. A finalidade última do processo de administrar é garantir a realização de objetivos por meio da aplicação de recursos” (MAXIMIANO, 2000, p.25)

“Administrar é um processo integrativo da atividade organizacional que permeia nossa vida diária. A necessidade de administrar surge do confronto entre as variáveis que compõem uma atividade formalmente estruturada, como recursos materiais e humanos, tecnologia, restrições ambientais, entre outros”. (Kwasnicka, 2004, p.19)

“Administrar significa assumir tarefas. Significa disciplina. Mas significa também gente. Cada realização da administração é a realização de um administrador. Cada fracasso, é o fracasso de um administrador. São pessoas que administram, e não “forças” nem “fatos”.” (DRUCKER, 2002, p.5)

Os conceitos acima permitem formar uma idéia interessante do que seja administrar. Exercite agora seu aprendizado e use este espaço para registrar o seu próprio conceito:

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

P

P

r

r

i

i

n

n

c

c

i

i

p

p

a

a

i

i

s

s

V

V

a

a

r

r

i

i

á

á

v

v

e

e

i

i

s

s

d

d

a

a

A

A

d

d

m

m

i

i

n

n

i

i

s

s

t

t

r

r

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

Administrar envolve uma série de fatores que precisam ser combinados de forma harmônica visando alcançar os resultados propostos utilizando os recursos disponíveis. Para que fique mais claro os fatores ou variáveis envolvidos no processo de administrar apresenta-se o modelo de CHIAVENATO (2003, p.14) no qual ele afirma que todas as teorias da administração se encaixam, ora com enfoque voltado especificamente para uma das variáveis, ora tentando ser mais abrangente.

P

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF): procedimentos efetuados sobre a matéria-prima e insumos até a obtenção de um produto final, em qualquer etapa de seu

7) Divulgar os resultados obtidos nas esferas institucional, municipal e/ou estadual, a fim de sensibilizar os gestores das instituições (agentes de desenvolvimento) sobre

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Bolsas Extras: 0 (Convertidas para ampla concorrência por não haver candidato habilitados para pol. de cotas ou reserva trabalhista). Média Matrícula

Demonstrar que a aula de Ciências no Ensino Fundamental, principalmente a Física, pode ser significativa e com atividades práticas através da intervenção em sala de aula revelar