• Nenhum resultado encontrado

Investiduras - Grau 33

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Investiduras - Grau 33"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Investiduras - Grau 33°

Brasília-DF - 24/Set

Manaus-AM 23/Set

COMPLEXO DE TEMPLOS

Inauguração 12 de Novembro

Visite o Shopping 33

(2)

Editorial

Templo Nobre do Grau 33º na sede do Supremo Conselho - Rio de Janeiro - Brasil.

Informativo Virtual Astréa News

Órgão Oficial de Divulgação do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito

Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil

Fundado em 17 de maio de 2011

Diretor Presidente - Ir∴ Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33º

Soberano Grande Comendador

Editor Responsável - Ir∴ Francisco Feitosa da Fonseca, 33º

Jornalista MTb 19038/MG

Correspondências 

Rua Barão, 1317 - Praça Seca - Jacarepaguá Rio de Janeiro-RJ - Brasil - CEP 21321-624 www.sc33.org.br /  astreanews@sc33.org.br

 (21) 3369-8000 ramal 224

O

trabalho itinerante da Comitiva do Supremo Conselho continua de forma incansável e com o mesmo padrão de excelência. Nesta edição, registramos sua trajetória, em jornada dupla, nos Vales de Manaus e, já no dia seguinte, desembarcando na capital federal, a fi m de proporcionar a possibilidade de novos Irmãos galgarem o patamar mais alto do Rito mais praticado no Brasil.

Ainda, nesta edição, registramos a realização do Jantar dos Grandes Inspetores Gerais, promovido pela Primeira Inspetoria Litúrgica do Paraná. Evento,

cujo o brilhantismo, foi brindado por uma carinhosa mensagem do Soberano Grande Comendador, parabenizando os Irmãos pela feliz iniciativa.

Destaca-se nesta edição o acompanhamento da etapa fi nal das obras do Complexo dos templos, na sede do Supremo Conselho, com data de inauguração marcada para o dia 12 de novembro próximo, dia que fi cará marcado na história da Maçonaria como mais uma das grandes realizações da atual administração do Supremo Conselho.

(3)

D

esde de sua primeira administração, iniciada em 1998, à frente do Supremo Conselho, o Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33° - Soberano Grande Comendador, vem desenvolvendo, com muita responsabilidade e critério, um belo projeto arquitetônico, em sua sede, transformando-a na mais bela e suntuosa sede dos Supremos Conselhos do REAA do mundo.

Após diversas fases executadas, chegamos à construção do prédio do Complexo de Templos, que passa a ser a “Cereja do Bolo” do projeto arquitetônico. Construído em dois pavimentos, esse belo prédio comportará cinco belos Templos dedicados, exclusivamente, aos Altos Corpos (Perfeição, Capítulo, Kadosch e Consistório) e às Ordens Paramaçônicas (Demolay, Filhas de Jó e Estrela do Oriente), além de diversas dependências, que comportará toda a estrutura de logística para o funcionamento destes.

No próximo dia 12 de novembro de 2016, ocasião em que, também, na sede do Supremo Conselho, através da 1ª Inspetoria Litúrgica do RJ, estará se realizando mais uma cerimônia de investidura ao Grau 33°, no belíssimo Templo Nobre, acontecerá a tão esperada inauguração de mais uma etapa do projeto Arquitetônico, o Complexo de Templos.

Juntando a tradição contida nos excelsos ensinamentos do Rito mais praticado no Brasil à modernidade das instalações de sua sede, o Supremo Conselho do Grau 33° transformou-se em um misto de muito bom gosto, e de verdadeiro orgulho para todo o Povo Maçônico.

De certo, será mais um momento memorável, escrito com “pena de ouro” nas páginas do livro da história do Supremo Conselho, em prol do engrandecimento do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Segundo o escritor paulista Sidnei Chierentin - o Poeta do Coração de Ouro, “A imortalidade não é um privilégio do autor, mas sim de sua Obra”. Porém, o autor renasce, a cada instante, através da imortalidade de sua obra. 

MAIS UM BELO LEGADO

O Complexo de Templos na Bela Sede do Supremo Conselho

(4)

A

Primeira Inspetoria Litúrgica do Paraná, sob a direção do Membro Efetivo e Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª PR, o Poderoso Irmão Manif Antonio Torres Julio, 33°, realizou no dia 30 de junho deste ano, sob a coordenação do Poderoso Irmão João Donizeti Garcia, 33° - Presidente do Consistório de Príncipes do Real Segredo Dr.

°Moreira Sampaio II, o Primeiro Jantar dos Inspetores Gerais da Ordem, registrando a presença de 127 Irmãos, destacando-se as singulares presenças do Sereníssimo Grão-Mestre da GLP, o Poderoso Irmão Valdemar Kretschmer, 33 e do ex Grão-Mestre, o Poderoso Irmão Sidney Pinto, 33°.

Coube ao Poderoso Irmão Garcia, 33° a abertura do evento, convidando o Sereníssimo Grão-Mestre da GLP para realizar a récita do Salmo 133. Em seguida, coube ao Poderoso Irmão Manif, 33° ler a mensagem, especialmente, redigida pelo Soberano Grande Comendador, o Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, alusiva ao evento. Ainda, fazendo uso da palavra, ressaltou a importância do acontecimento, agradecendo o empenho e a dedicação dos membros do Consistório, através de sua Diretoria, na realização do evento, reafi rmando a importância dos Grandes Inspetores

Gerais para a Inspetoria Litúrgica, especialmente, em auxílio no desenvolvimento dos trabalhos nos Corpos que compõem a jurisdição.

Na oportunidade, foi apresentado a todos a mensagem “Se você quer um milagre, seja o milagre! Faça sua escolha!” Durante o Jantar foi sorteado três exemplares do livro “Dicionário Enciclopédico Maçônico do Rito Escocês Antigo e Aceito”. O evento de muito bom gosto registrou um momento muito agradável, fazendo com que os presentes externassem o desejo de que novas confraternizações deste nível sejam uma constante naquela Inspetoria.

JANTAR DOS GRANDES INSPETORES GERAIS

Primeira Inspetoria Litúrgica do Paraná

SGIL da 1ª PR lendo a mensagem enviada pelo Soberano Grande Comendador, parabenizando os Irmãos pela iniciativa do evento!

foto - 1ª Insp∴ Lit ∴do PR

(5)

C

om destino à capital amazonense, seguiu, mais uma vez, a comitiva do Supremo Conselho, em seu incansável trabalho itinerante, a fim de proporcionar aos Irmãos a condição de galgar o degrau mais alta da escada do Rito Escocês Antigo e Aceito. Sob a direção do ilustre e Poderoso irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33° - Lugar Tenente Comendador, representando o Soberano Grande Comendador, o Ilustre e Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, que por compromissos anteriormente marcados, não pôde se fazer presente.

Composta, também, pelos Poderosos Irmãos Adélman de Jesus França Pinheiro, 33° - Grande Secretário Geral do Santo Império; Maurício Soares, 33° - Grande Tesoureiro do Santo Império; Anderson Pinto Verçosa Simões, 33° - Grande Mestre de Cerimônias Adjunto do Santo Império, a Comitiva desembarcou no dia 22 de setembro de 2016, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, quando foi,

calorosamente, recepcionada pelo Poderoso Irmão Fernando Mello de Carvalho, 33° - Grande Inspetor Litúrgico para o estado do Amazonas, sendo, em seguida, conduzida, para merecido descanso, ao Hotel Athos Bulcão.

Por volta das 19h30, a Comitiva, atendendo ao honroso Convite da Grande Loja Maçônica do Amazonas, participou da cerimônia de Posse do seu Sereníssimo Grão-Mestre, o Poderoso Irmão Fernando Ferreira Lima, 33°, de seu Eminente Grão-Mestre Adjunto, o Poderoso Irmão Marcelo Barbosa Peixoto, 33°, e dos demais membros de sua Alta Administração, registrando as singulares presenças de treze Grão-Mestres das Grandes Lojas da federação.

No dia seguinte (23), por volta das 13h30, coube ao Poderoso Irmão Adélman de Jesus França Pinheiro, 33°, na função de Grande Mestre de Cerimônias, reunir os dezoito Irmãos

(6)

a serem investidos, e, como de praxe, proferir uma palestra preliminar, conscientizando-os das reais responsabilidades e da importância de se galgar o Grau de Grande Inspetor Geral da Ordem. Posteriormente, os supracitados Irmãos adentraram ao Templo Nobre da GLOMAM, devidamente, preparado para a ritualística do Grau 33°.

Sob a direção do ilustre e Poderoso Irmão Jorge Lins, 33°, teve início a cerimônia de investidura. A Sessão se destacou pelo rigoroso cumprimento do ritual e pela excelente desenvoltura com que os Irmãos desempenharam suas funções ritualísticas. Com a mestria com que lhe é peculiar, o Poderoso Irmão Jorge Lins, 33° presidiu os trabalhos de forma didática e harmoniosa, destacando-se as presenças dos treze Grão-Mestres na Sessão.

Em nome dos recém investidos, fez uso da palavra o Poderoso Irmão Flávio Cordeiro Anthony Filho, 33°, para agradecer por estarem vivenciando tão importante momento de suas vidas, assim como, para agradecer a presença da Comitiva do Supremo Conselho na região amazônica.

O Grande Inspetor Litúrgico anfi trião, o Poderoso Irmão Fernando Mello, 33°, expressou sua enorme gratidão pela presença da Comitiva do Supremo Conselho, em Manaus, sob a direção do

ilustre e Poderoso irmão Jorge Lins, 33°. Aproveitou para, também, agradecer as singulares presenças dos Grão-Mestres, abrilhantando a cerimônia.

O Poderoso Irmão Élzio Duarte Alecrim, 33°, Eminente ex Grão-Mestre da GLOMAM, que ora passou o Grão Mestrado, pronunciou-se, dizendo que, assistir a tão marcante cerimônia, foi a realização de um sonho, parabenizando a todos os envolvidos e os Irmãos investidos da região.

O Sereníssimo Grão-Mestre da GLOMAM, Poderoso Irmão Fernando Ferreira Lima, 33°, em nome da Grande Loja, agradeceu a honrosa presença da Comitiva na região, parabenizando os novos Inspetores Gerais.

O Poderoso Irmão Jorge Lins, 33°, agradeceu, penhoradamente, a fraternal acolhida dos Irmãos da região; as honrarias que os membros de sua Comitiva receberam; as singulares presenças dos Grão-Mestres na cerimônia de investidura; fi nalizou parabenizando os Irmãos recém investidos.

Por volta das 20h, foi oferecido um Jantar de Confraternização a todos os presentes e a seus familiares, fi nalizando um marcante evento na história daquela inspetoria. No dia seguinte, a Comitiva deslocou-se para Brasília, a fi m de realizar mais uma

Investidura ao Grau 33°.

SUPREMO CONSELHO DO GRAU 33º

DO RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO

DA MAÇONARIA PARA A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Novidades

em nosso site!

www.sc33.org.br

Visita Virtual

Faça um tour pelas dependências do SC

SIS33

Atualize seu cadastro, emite 2ª via de boleto

da Capitação anual e muito mais...

Inspetorias Litúrgicas

Localize a Inspetoria Litúrgica de sua região

Agenda do SC

Acesse o calendário de atividades do SC

Publicações

Baixe todas as edições publicadas

Revista Astréa

Informativo Astréa News

Shopping 33

Baixe o nosso catálogo de produtos

Cadastre-se e tenha acesso às facilidades!

Fale Conosco

 21 3369-8000

secretaria@sc33.org.br

Atendimento 2ª a 6ª feira das 09h às 18h.

(7)

GRAU 33° EM BRASÍLIA-DF

Novos Grandes Inspetores Gerais da Ordem

D

epois de realizar a Investidura de dezoito Irmãos na região amazônica, no dia anterior, a mesma Comitiva do Supremo Conselho, liderada pelo Poderoso irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33° - Lugar Tenente Comendador, desembarcou na manhã de sábado, dia 24 de setembro de 2016, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitchek, em Brasília, Distrito Federal, sendo recepcionada pelo Grande Inspetor Litúrgico da região, o Poderoso Irmão Carlos Fernandes Camurça, 33° e Comitiva, formada por delegados Litúrgicos, Presidentes dos Altos Corpos e demais Irmãos da região. Após a calorosa recepção, os membros da Comitiva foram conduzidos ao hotel, a fi m de se prepararem para a cerimônia de Investidura, a ser realizada, naquele mesmo dia, na parte da tarde.

Por volta das 14h30, o Poderoso Irmão Adélman Pinheiro, 33°, no desempenho do honroso cargo de Grande Mestre de Cerimônias do Santo Império, reuniu os Irmãos a serem investidos, proferindo uma elucidativa palestra preliminar, conscientizando-os de suas responsabilidades concernentes ao último Grau do Rito mais praticado no Brasil.

Registrou-se a ilustre presença do Membro Efetivo para o estado do Rio Grande do Sul e Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 3ª RS, o Poderoso Irmão Rui Sílvio Stragliotto, 33°.

Representando o Sereníssimo Grão-Mestre Cassiano Teixeira de Moraes e a Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, o Eminente Grão-Mestre Adjunto e Membro Emérito do Supremo Conselho, o Poderoso Irmão Paulo Fernandes Silveira, 33°. Também,

presentes Delegados Litúrgicos, diversos Presidentes de Altos Corpos e Grandes Inspetores Gerais da região.

Após a palestra preliminar os investindos deram entrada ao Templo, em Sessão presidida pelo Poderoso Irmão Jorge Lins, 33°, a cerimônia de investidura ao Grau 33° de vinte e três irmãos transcorreu de forma impecável, em seus mínimos detalhes, com auxílio de competente equipe ritualística sob sua coordenação.

Coube ao Poderoso Irmão Amauri Seralvo, 33°, fazer uso da palavra, em nome de todos os recém

Os Investidos prestam carinhosa homenagem ao Poderoso Irmão Adélman, 33°

foto - “O Vigilante”

(8)

investidos, agradecendo a todos que contribuíram direta e indiretamente para que chegassem a tão esperado momento. Agradeceu a honrosa presença da Comitiva do Supremo Conselho na Capital Federal.

O Grande Inspetor Litúrgico anfi trião, Irmão Camurça, 33°, fez uso da palavra para agradecer a presença da Comitiva do Supremo Conselho, pelo seu incansável trabalho itinerante, desta vez, em jornada dupla, após realizar, no dia anterior, a investidura na cidade de Manaus, vindo direto para Brasília, demonstrando enorme exemplo de comprometimento e abnegação no desempenho da função.

O Poderoso Irmão Paulo Fernandes, 33° - Membro Emérito, destacou a perfeita harmonia com que foram desenvolvidos os Trabalhos e parabenizou os novos Grandes Inspetores Gerais.

O Poderoso Irmão Jorge Lins, 33°, agradeceu a carinhosa acolhida a sua Comitiva pelos valorosos Irmãos, sob a direção do Poderoso Irmão Camurça, 33°; agradeceu aos Irmãos da equipe ritualística pela forma impecável em que se desenvolveu os Trabalhos e parabenizou os novos Grandes Inspetores Gerais.

Após a cerimônia de Investidura, por volta das 19h30, foi oferecido um extraordinário Jantar de Confraternização no Clube Militar para 300 talheres, reunindo os Irmãos, seus familiares e convidados,

oportunidade em que foi prestada uma merecida homenagem a três valorosos Irmãos, que iniciaram a jornada maçônica naquela turma, porém deixando o plano terreno, precocemente, em destino ao Oriente Eterno: Paulo Amazonas, 18º, Geraldo Brito, 30° e Hairton Souza, 32°, que, em homenagem, deram seus nomes a turma que ora fora investida. Seus familiares, especialmente convidados, irradiaram suas emoçôes, contagiando a todos.

A marcante investidura, também, fi cará registrada nos anais daquela Inspetoria, pela Obliteração de Selo comemorativo ao evento, com a presença de autoridade representando o Correios. Nessa mesma ocasião, foi distribuído aos Irmãos um Livreto com a Coletânea de Trabalhos, referente aos Graus 31° e 32°, elaborados pelos vinte e três membros da Turma Amazonas, Geraldo e Airton.

Salientou-se o fabuloso trabalho do CPRS Integração e Harmonia, sob a presidência do Poderoso Irmão Darke Nunes Figueiredo, 33°,

auxiliado por seus competentes ofi ciais, que souberam conduzir a “porto seguro” os Irmãos que ora galgaram o degrau mais alto do Rito Escocês Antigo e Aceito.

No dia seguinte, os membros da Comitiva ignorando o cansaço e cônscios de ter cumprido, com excelência, a árdua, porém prazerosa missão de proporcionar àqueles Irmãos galgarem o degrau mais alto do Rito, regressaram ao Rio de Janeiro, planejando a próxima viagem. 

AVISO IMPORTANTE!

Comunicamos que a Grande Secretaria Geral e os demais

setores do Supremo Conselho entrarão em férias coletivas

a partir do dia 21 de dezembro de 2016, retornando, em

suas atividades, no dia 23 de janeiro de 2017.

foto - “O Vigilante”

(9)

Referências

Documentos relacionados

Estudo de minerais pesados, análise morfológica e datação U-Pb por ICPMS-LA de zircão detrítico - proveniência dos metassedimentos do Grupo Cuiabá, Faixa Paraguai Norte - MT.

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Selecione esta opção e pressione a tecla OK para abrir a janela de ajustes6. Faça os ajustes conforme

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

O desenvolvimento de regras claras para as empresas e a estabilização econômica deve ser priorizado para aumentar o crescimento econômico e de emprego por meio do

Se você apresentar estes sintomas ou outros efeitos indesejáveis não mencionados, pare de usar CATAFLAMPRO TM AEROSSOL e procure um médico ou farmacêutico