• Nenhum resultado encontrado

AULA DE COLORPUNTURA E CROMOTERAPIA. INSTITUTO Long Tao CAMILLE ELENNE EGÍDIO PROFESSORA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AULA DE COLORPUNTURA E CROMOTERAPIA. INSTITUTO Long Tao CAMILLE ELENNE EGÍDIO PROFESSORA"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

AULA DE COLORPUNTURA

E CROMOTERAPIA

INSTITUTO

Long Tao

CAMILLE ELENNE EGÍDIO

PROFESSORA

(2)

 DEFINIÇÃO

A Cromoterapia é um

sistema

holístico

de

tratamento muito potente,

sendo que não somente

trata de doenças físicas,

mas

também

consegue

chegar às raízes de muitos

problemas emocionais.

(3)

 HISTÓRIA

ATLÂNTIDA

(9600 a.C)

(4)

 HISTÓRIA

(5)

 HISTÓRIA

(6)

 HISTÓRIA

Desenvolvida nos anos 70 pelo médico naturopata

alemão Peter Mandel, a ‘colorpuntura’ tem como

filosofia a certeza de que a doença nada mais é do

que uma informação incorreta na comunicação

entre

as

células.

Segundo

a

ciência,

a

comunicação intracelular é feita através de

energia luminosa, ou seja, fótons. Assim, Mandel

defende que a irradiação de uma determinada

cor por estes pontos pode corrigir esse erro,

levando à cura.

(7)

 HISTÓRIA

Para cada tipo de distúrbio, seja hormonal,

endócrino ou degenerativo, existem as respectivas

combinações de pontos e cores. A colorpuntura

reorganiza o sistema energético corporal, sem

acrescentar nada além do que o organismo já

dispõe.

(8)

 HISTÓRIA

O seu embasamento científico vem da moderna

biofísica, após a descoberta de que a principal

comunicação e informação entre as células do

nosso corpo é feita através de vibrações e

impulsos luminosos. Luz e luzes coloridas são a

linguagem das nossas células e esta sua

intercomunicação é a base para o bom

funcionamento de todas as funções orgânicas.

O efeito da luz é muito sutil, seu movimento é

rápido e penetra profundamente nas células.

(9)

 FUNCIONAMENTO

Cada cor do espectro luminoso (as 7 cores do

arco íris) tem um comprimento de onda e

freqüência vibratória específica e, aplicada

corretamente,

estimula

a

comunicação

intracelular quando em desarmonia, instruindo

o organismo a restabelecer o equilíbrio entre as

mesmas, promovendo assim a cura, tanto física

como emocional.

(10)

 COR VERMELHA

A cor vermelha é boa para dar mais vitalidade e atividade, fortalecer o corpo e dar mais energia física ao senso de autoestima, desenvolver o desejo e a sexualidade, fortalecer as energias vitais, ativar processos iminentes de transformação, dar energia suficiente à pessoa que trabalha como curadora, tudo aquilo de precisa aumentar sua energia.

(11)

 COR VERMELHA

Estimula o sistema nervoso, ativando os sentidos sensoriais, favorece a vitalidade, aumentando a hemoglobina, ajuda no bom funcionamento do fígado, ativa o sistema circulatório e muscular, auxilia nos casos de anemia, emagrecimento, resfriados, reumatismo, nutrição deficiente e depressão.

Pode reativar funções já degeneradas do organismo, estimula o metabolismo e promove os processos de eliminação de resíduos através da pele, promovendo a purificação de eritemas, pústulas e pruridos. Pode intensificar as funções do corpo, mas também pode excitar e superestimular.

(12)

 COR VERMELHA

O vermelho deve ser usado na cromoterapia de modo muito cauteloso e bem direcionado, não deve ser utilizado por pessoas muito nervosas, agitadas, com problema de úlceras, pressão alta e agressividade. O excesso de vermelho torna as pessoas agressivas, briguentas e irritadiças, provoca insônia e pode causar prisão de ventre, super estimula o organismo e promove processos inflamatórios, torna a pessoa ávida ou viciada.

MERIDIANOS: INT. GROSSO – INT. DELGADO – AQ. INF.

(13)

 COR LARANJA

É a cor mais energética, tem efeito estimulante, é a mais importante cor de cura para a melancolia. A cor laranja é boa para fortalecer o senso de autoestima, auxiliar no processo de tomada de decisão, assumir uma nova postura, construir uma nova casa, uma vida social na qual de cultivam muitos contatos externos, fortalecer as respostas aos estímulos, dar mais vivacidade e estimular a vontade de aprender.

(14)

 COR LARANJA

É energizadora e tonificante, auxilia o aparelho respiratório e o funcionamento da tireóide, é uma cor importante para a saúde, ajudando a assimilação dos alimentos, eleva o otimismo, propicia a eliminação de gases do estômago e do intestino, tem a capacidade de fixar o cálcio no corpo físico, atuando sobre os ossos, elimina as gorduras do sangue.

Pode transmitir a alegria de viver, atua de modo geral, solucionando problemas e tornando a pessoa mais aberta e ativa, elimina o acúmulo de gases no tubo digestivo, estimula a boa atividade estomacal, ajuda a desintoxicar e a esvaziar o estômago, alivia cãibras e dores musculares.

(15)

 COR LARANJA

É importante para os pulmões e estimula a capacidade respiratória. Atua contra o soluço, ajuda no tratamento do raquitismo e fortalece a construção da estrutura óssea e dos dentes, equivale à ação do cálcio. Promove a atividade da tireóide e atua de modo estimulante. Ajuda na gravidez.

O laranja não deve ser utilizado por pessoas com excesso de sensualidade. O excesso de laranja pode exagerar o desejo por alimentos e a sexualidade, leva à confusão e falta de objetivos, possuir possessividade exagerada.

MERIDIANO: BAÇO/PÂNCREAS – BEXIGA PONTOS: BP3(taibai) – B64(jinggu)

(16)

 COR AMARELA

Representa uma mente desperta e a capacidade de análise, bem como a comunicação, a flexibilidade e o intercâmbio. O amarelo é também a cor da maturidade pura e simples. A cor amarela aumenta o ânimo, o conhecimento e o intelecto, a pessoa que está em busca da verdade, ordenar os pensamentos e poder se concentrar melhor, proporcionar clareza às correlações mentais, ajudar pais e pedagogos a estimularem a organização de idéias de seus filhos e alunos, fortalecer a criatividade mental.

(17)

 COR AMARELA

Estimula os sistemas motor e muscular, favorece o intelecto, auxilia os órgãos da digestão e do intestino, elimina as impurezas do sangue, equilibra o plexo solar, ajuda a reconstituir as células, atua nos casos de gripes, diabete, dores de cabeça e problemas hepáticos.

Estimula os intestinos e o pâncreas (também na diabete), ajuda o fígado a produzir suco biliar e promove desintoxicação do organismo, tem ação estimulante sobre o estômago e os rins. Estimula o movimento peristáltico dos intestinos, ajuda a eliminar vermes e parasitas. Promove o fluxo linfático, estimula o sistema nervoso autônomo e o motor, ajudando nos sintomas de paralisia.

(18)

 COR AMARELA

Pode promover, nos casos de apatia e falta de interesse pelo presente, uma nova atenção ativa pelo mundo. Pode despertar nova esperança nos casos de resignação e também com os doentes que desistiram de se curar. Aplicada sobre o plexo solar, pode fortalecer a vontade de viver, acalma o baço. O amarelo também fortalece os olhos e os ouvidos e em alguns casos também ajuda na artrite e na neurite.

O amarelo não deve ser utilizado por pessoas autoritárias, que tenham problemas de coração e histerias. O excesso de amarelo estimula tendências à inveja e ao ciúme, leva à propensão de querer absorver mais do que se pode processar, exagera o desejo de reconhecimento.

(19)

 COR AMARELA

MERIDIANOS: ESTÔMAGO – AQ. MÉDIO PONTOS: E42(chongyang) – TA4(yangchi)

(20)

 COR VERDE

Representa crescimento terreno e as energias da natureza que dão estrutura e substância à vida. O verde simboliza a esperança e a satisfação. Ele é a mais importante cor de cura. A cor verde é utilizada para proteger contra influências externas indesejadas, alcançar uma atitude neutra em termos mentais e psicossomáticos, o equilíbrio anímico, captar e harmonizar energias dispersas, principalmente nos casos de esgotamento.

(21)

 COR VERDE

Ativa a glândula pituitária, mantém em equilíbrio o sistema nervoso, auxilia nos problemas cardíacos e emocionais, elimina a insônia, a tensão nervosa e a irritação, é restauradora física e mental, purifica a aura, ajuda a limpar as infecções no corpo. O verde esmeralda favorece o chakra do plexo solar, através da sua ação tranqüilizadora.

(22)

 COR VERDE

Pode ainda curar congestões e bloqueios agudos, aliviar e curar processos inflamatórios, inchaços e dores. Atua de modo favorável sobre os olhos hipertensos e fortalece a visualização dos níveis relacionados com a cor púrpura. Pode harmonizar flutuações do estado de espírito e dar um novo equilíbrio nos casos insatisfação e impaciência, estimula a glândula pituitária (hipófise) e a harmoniza. Promove a regeneração das células musculares e das células dos tecidos conjuntivos. Destrói bactérias, purifica o organismo e, assim, inibe os processos de degeneração, atuando como anti-séptico. Além disso, protege contra influências mentais indesejadas.

(23)

 COR VERDE

O verde é a mais importante cor terapêutica, no entanto não deve ser utilizado por longo período de tempo. O excesso de verde pode amortecer a capacidade de sentimentos e o amor do coração, pode levar à neutralização dos problemas emocionais não-resolvidos que, então, voltarão a emergir sobre outra forma.

MERIDIANOS: CORAÇÃO – RINS – FÍGADO PONTOS: C7(shenmen) – R3(taixi) – F3(taichong)

(24)

 COR AZUL

Corresponde à reserva e à introversão, representa a consciência superior e as profundezas da alma. O azul simboliza a fidelidade. A cor azul é boa para melhorar a concentração, praticar a retidão de caráter e cultivar a pureza da alma, fortalecer o fluxo de energia entre a consciência,a subconsciência e a consciência superior, aprender a distanciar-se, interior e exteriormente.

(25)

 COR AZUL

Tem efeito calmante e suavizante, fortalece a glândula pineal, auxilia na meditação bem como em problemas ou bloqueios da garganta e da pele, ajuda a combater a insônia, estados febris e úlceras, tem efeito restaurador do sistema nervoso e do sistema muscular.

Pode baixar a pressão arterial alta, ajuda nas alergias cutâneas de fundo nervoso, acalma, traz clareza mental e pode equilibrar explosões emocionais, pode resolver tensões e problemas orgânicos de fundo nervoso.

(26)

 COR AZUL

Proporciona um sono tranqüilo, pode baixar a febre e tem efeito antiinflamatório. Na febre, a cor azul atua como sudorífico ajudando a expelir substâncias tóxicas, estimula a glândula pineal (hipófise) e, com isso, constrói nova vitalidade.

O azul não deve ser utilizado nas gripes, problemas de coração, má circulação do sangue e desânimo. O excesso de azul estimula a perda do senso de realidade terrena, pode desacelerar e obstruir a atividade dos pensamentos, pode provocar pesadelos.

MERIDIANOS: PULMÃO – AQ. SUPERIOR PONTOS: P9(taiyuan) – TA4 (yangchi)

(27)

 COR ÍNDIGO

Acalma a atividade da tireóide, tem efeito anestésico, estimula o chakra frontal, põe para fora os elementos negativos mentais e auxilia a fabricação de elementos mais elevados, ajuda nos tratamentos mentais, nas dores de cabeça e de abdômen, nos problemas oculares e auditivos, normaliza a corrente sanguínea, age como coagulador.

(28)

 COR ÍNDIGO

Harmoniza a respiração irregular e pesada. Alivia as hemorróidas. Atua de modo adstringente, podendo estancar as secreções e, assim, prevenir a propagação de abscesso. Estimula a formação de fagócitos ajudando na cura mais rápida de feridas. Atua de modo calmante na agitação excessiva e na hiperatividade. Alivia dores fortes e agudas, ajuda a reduzir inchaços e tumores. Pode deter sangramentos nasais e ajuda na cura de inflamações nervosas.

MERIDIANOS: VESÍCULA BILIAR PONTOS: VB40(qiuxu)

(29)

 COR VIOLETA

É a cor da energia cósmica, da inspiração e da experiência espiritual. A cor violeta é boa para a purificação e portanto, a cura dos níveis físico, emocional e mental. Leva a uma consonância harmoniosa todas as camadas do corpo e da aura, ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e elevar nossa intuição espiritual.

(30)

 COR VIOLETA

Estimula o funcionamento do baço, abranda a atividade cardíaca e limpa o sangue, expele do organismo as toxinas e favorece a fabricação das células de defesa, retira a irritação, a raiva e mantém o equilíbrio das emoções, ajuda a cicatrizar cortes e feridas, auxilia na diminuição dos temores e ansiedades, nos problemas renais e de bexiga, na má digestão, na tosse e na asma.

Atua purificando o organismo, tanto nas impurezas exteriormente visíveis (por exemplo, a acne) quanto nos sentimentos interiormente perceptíveis, que, de um modo ou de outro, queremos eliminar. Fortalece a atividade do baço, e com isso a capacidade de defesa do organismo.

(31)

 COR VIOLETA

Atua de modo calmante sobre os músculos do coração e sobre outros músculos. Harmoniza a hiperatividade do pâncreas. Equilibra os vasos linfáticos sobrecarregados. Promove a formação de leucócitos (glóbulos brancos do sangue que agem na defesa do organismo). Promove o equilíbrio vibracional entre os dois hemisférios do cérebro. Pode ser útil para a abertura da nossa consciência às experiências em níveis não-materiais e para o estímulo da intuição e da inspiração.

O violeta não deve ser utilizado nas depressões e esquizofrenias. O excesso de violeta pode provocar confusão mental e espiritual, pode levar a depressões e à alienação da vida.

(32)
(33)

 CHAKRAS

Chacras ou xacras, também conhecidos pela grafia chakras são, segundo a filosofia ioga, canais dentro do corpo humano

(nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas. Existem várias rotas diferentes e independentes por onde circula esta energia. Os chakras são os pontos onde essas rotas energéticas estão mais próximos da superfície do corpo.

(34)

Localização: Base da Espinha. Cor: Vermelho.

Elemento: Terra.

Funções: Traz vitalidade para o corpo físico.

Qualidades Positivas: Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança.

Qualidades Negativas: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência.

O primeiro chacra (conhecido como Chacra Base ou Raiz), situado na base da espinha dorsal, relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando esse chacra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormônios, sexualidade exacerbada ou até mesmo a presença de um tumor no local.

Muladhara (Chacra Raiz)

Nome em sânscrito: MULADHARA ("Base e fundamento"; "Suporte")

(35)

Localização: Abaixo do umbigo. Cor: Laranja.

Elemento: Água.

Funções: Força e vitalidade física.

Qualidades Positivas: Assimilação de novas ideias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância.

Qualidades Negativas: Confusão, Ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais.

O segundo chacra também chamado esplênico, sacro ou do baço, é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Quando esse chacra é estimulado, propicia uma boa captação energética.

Swadhisthana

(Chacra órgão genital e base da barriga)

(36)

Localização: Zona da barriga. Cor: Amarelo.

Elemento: Fogo.

Funções: Digestão, emoções e metabolismo. Qualidades Positivas:

Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação.

Qualidades Negativas: Medo, Ódio, Problemas digestivos e Raiva.

O terceiro chacra (conhecido como Chackra do Plexo Solar) localiza-se na região do umbigo ou do plexo solar, e está relacionado com as emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.

Manipura (Chacra do umbigo)

(37)

Localização: Coração.

Cor: Verde (cura e energia vital); Rosa (Amor). Elemento: Ar.

Funções: Energiza o sangue e o corpo físico.

Qualidades Positivas: Amor incondicional, Compaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz.

Qualidades Negativas: Desequilíbrio, Instabilidade emocional, Problemas de coração e circulação.

O quarto chacra situa-se na direção do coração. Relaciona-se principalmente com o timo e o coração. Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.

Anahata (Chacra cardíaco)

(38)

Localização: Na garganta. Cor: Azul claro.

Elemento: Éter.

Funções: Som, vibração, comunicação.

Qualidades Positivas: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz.

Qualidades Negativas: Depressão, Ignorância e Problemas na comunicação.

O quinto chacra fica na frente da garganta e está ligado à tireóide. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.

Vishuddha (Chacra Laríngeo)

(39)

Localização: Na testa, entre as sobrancelhas. Cor: Azul índigo.

Elemento: Todos os elementos.

Funções: Revitaliza sistema nervoso e a visão.

Qualidades Positivas: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria.

Qualidades Negativas: Dores de cabeça, Medo, Problema nos olhos, Pesadelos e Tensão

O sexto chacra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumores cerebrais.

Ajña (Chacra Frontal)

(40)

Localização: No topo da cabeça, bem no centro. Cor: Violeta

Elemento: Todos os elementos. Funções: Revitaliza o cérebro.

Qualidades Positivas: Percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito.

Qualidades Negativas: Alienação, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração.

O sétimo é o mais importante dos chakras, situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Conhecido como chakra da coroa, é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.

Sahashara padma (Chacra Coroa)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Para a análise de dados optou-se por utilizar a escala de Likert nos questionários para medir o grau de inovação das empresas, sendo que: a pontuação 1,0 é

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Daí que o preâmbulo, seja por indicar os fins a serem atingidos pelo ordenamento constitucional e, por isso, ser capaz de influenciar a interpretação dos seus preceitos, não pode

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de