• Nenhum resultado encontrado

Vítor Quinta Agosto 2013 Parte 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vítor Quinta Agosto 2013 Parte 1"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Agosto 2013 Parte 1

Qual será o fundamento do verdadeiro conhecimento? Será o da ciência humana ou o da ciência divina? Esta é uma pergunta cuja resposta conhecemos de antemão, pois o conhecimento verdadeiro é aquele que nos pode projectar para a vida eterna que O Todo-Poderoso promete a todo o homem que anda nos Seus caminhos (a Sua Lei/Torá), que O serve em fé e obediência e que confia no sacrifício Daquele que Ele enviou – Yeshua HaMashiach.

Esta introdução é importante para podermos entender tudo o que este estudo tem para nos apresentar, o qual é retirado da “Fonte da Verdade”, A Palavra do Altíssimo, que nos deu todo este Seu ensinamento/instrução para que tenhamos um padrão de vida conforme à Sua vontade e ao exemplo de tantos fiéis que entregaram as suas vidas nesta mesma esperança bendita.

Podemos assim dizer, com absoluta segurança, que o verdadeiro conhecimento só pode ter um único fundamento: A Verdade de YHWH, a Sua Palavra, a Sua Lei/Torá (e as Suas palavras dadas através dos Seus profetas), pela qual viveram todos os santos do passado. Sim, todos estes eram justos porque viviam por fé e em obediência a todos os preceitos e mandamentos de YHWH – ler Génesis 26:5 e Lucas 1:5-6.

Paremos aqui para reflectir um pouco noutro aspecto: o que é a ciência do homem comparada com a ciência do Eterno? YHWH reputa a ciência do homem como loucura:

1.Coríntios 3:19 – “Porque a sabedoria [ciência] deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia”.

(2)

Se queremos encontrar a resposta certa basta levantarmos as nossas cabeças ou olhar à nossa volta. Aquilo a que o homem chama “natureza” não é mais que a prova da existência de Um Criador cuja obra está patente aos nossos olhos para que fiquemos inescusáveis – basta olharmos para uma flor, um animal, um ser humano, a expansão dos céus, ou até uma simples pedra. Quem é O autor de tudo o que está criado, quer seja visível ou invisível? Resposta: YHWH, O Todo-Poderoso, O Criador e Sustentador de todas as coisas, pois Ele é O Senhor da Vida, a própria Vida.

Ensina-nos Shaul (Paulo) que o que parece loucura ao homem (e.g. a pregação da salvação por Yeshua) é nela que está a ciência e a sabedoria vinda do Alto e Sublime:

1.Coríntios 1:19-21 – “Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios

[deste mundo], e aniquilarei a inteligência dos inteligentes [deste mundo].

Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação”.

E nos versos 30 e 31 explica a verdadeira razão da nossa esperança:

1.Coríntios 1:30-31 – “Mas vós sois dele [do Pai, Elohim YHWH], em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor”.

Não duvidemos da nossa esperança, pois quando ela está baseada numa fé viva, a qual está alicerçada na Verdade do Eterno Elohim e no sangue do Justo, então o nosso futuro será um futuro radiante, pois é precisamente essa a promessa que YHWH nos deu, os que confiam no Seu Nome e amam a vinda do Salvador Yeshua.

Atentemos também no que nos dias Shaul em:

Romanos 10:1-3 – “Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus

por Israel é para sua salvação. Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus [Yeshua, a Lei/Torá viva], e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus”.

A rebeldia do homem é patente nestas palavras de Shaul. O Enviado de YHWH, Adonai Yeshua, “A Palavra” (a Torá viva), veio para o que era seu mas os seus não O receberam. Isto é loucura humana. Da mesma maneira que os do passado não entenderam o tempo da sua visitação (YHWH veio na carne até nós na figura de Yeshua; Emanuel, O Deus connosco), também passados 2.000 anos o homem continua a rejeitar a magnânima dádiva da vida e do conhecimento verdadeiro…para sua própria condenação.

É um tesouro ter o verdadeiro entendimento da Palavra que chegou até nós. Se não tivermos verdadeiro entendimento e conhecimento do legado que nos foi entregue não alcançaremos a vida verdadeira que está em Yeshua, O Cordeiro de YHWH.

(3)

Onde está o temor do homem? Diz-nos a Palavra que os homens se desviaram e juntamente se fizeram imundos, desagradáveis portanto aos olhos do Eterno, que Se entregou a Si mesmo na pessoa do Filho Yeshua para adquirir para Si um povo justo e zeloso de boas obras – essas boas obras são as obras da fé, dos que caminham em obediência em todos os preceitos de vida que YHWH nos deu na Sua Lei/Torá:

Deuteronómio 6:1-7 – “Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os

juízos que mandou YHWH vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir; para que temas a YHWH teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados. Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse YHWH Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel. Ouve, Israel, YHWH nosso Deus é o único YHWH. Amarás, pois, YHWH teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”.

Estas palavras são maravilhosas. O temor de YHWH é algo que tem de estar gravado (já hoje) no coração daqueles que dizem seguir a Yeshua. Elas foram-nos dadas para que vivamos por elas e andemos como Yeshua andou, i.e. em total obediência a todos os preceitos do Pai. Temer a YHWH é colocarmos este padrão de vida de excelência em prática nas nossas vidas. É vivermos por caminhos direitos e seguros que nos conduzem à vida eterna, pois a Lei/Torá é o verdadeiro fundamento do conhecimento de YHWH, pela qual também O Filho viveu, pois o homem deve viver de toda a palavra que sai da boca de YHWH – Eclesiastes 12:13.

O grande problema dos que hoje professam uma religião, seja qual for a designação das congregações onde procuram cultuar ao Eterno, é que vivem mais de acordo com os errados ensinamentos e tradições dos homens (herdados de seminários, etc.) do que de acordo com a clareza da letra que é espiritual.

Marcos 7:7-9 – “Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são

mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição”.

Hoje as tradições dos homens (sobretudo no mundo evangélico) já não estão agarradas aos preceitos que os homens expressaram nas “suas” interpretações da Lei/Torá e que vieram a verter ao longo dos séculos no Talmude. Porém, muitas outras tradições e erros subsistem e estes obreiros fraudulentos continuam a ensinar a mentira herdada de uma igreja apóstata que vem pervertendo a Verdade do Altíssimo ao longo dos séculos. Multidões são conduzidas para o erro (desvio da Verdade de YHWH) e para a morte.

Marcos 7:13 – “Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que

(4)

Se a situação já era má ao tempo em que Yeshua pronunciou estas palavras, podemos imaginar como está hoje o coração dos homens neste campo! Assim, retenhamos a Palavra da Verdade e o fundamento da nossa fé em Yeshua:

Deuteronómio 6:24-25 – “E YHWH nos ordenou que cumpríssemos todos estes

estatutos [a Sua Lei/Torá], que temêssemos a YHWH nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E [a

Sua Lei/Torá] será para nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir

todos estes mandamentos perante YHWH nosso Deus, como nos tem ordenado”.

Estas palavras revelam-nos o que devem ser as nossas justiças, no decurso dos nossos dias: viver por fé e obediência a todos os preceitos de vida do Todo-Poderoso, a Sua Vontade. Sim, estas são as nossas justiças. Comprovemos a afirmação que acabámos de fazer em:

Romanos 2:13 – “Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus,

mas os que praticam a lei hão-de ser justificados”.

Dúvidas?

1.João 3:7 – “Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça [quem

pratica os preceitos da Lei/Torá] é justo, assim como ele é justo”.

Porque razão os homens se empenham em denegrir e votar ao desprezo o ensinamento e instrução de YHWH que nos foi dado através de Moisés? Resposta: porque são rebeldes e cheios de si mesmos. Ao desprezarem a Lei/Torá estão a desprezar Aquele que dizem servir: Yeshua, a Lei/Torá viva. Reparemos nas palavras do Eterno:

Deuteronómio 6:17-18 – “Diligentemente guardareis os mandamentos de

YHWH vosso Deus, como também os seus testemunhos, e seus estatutos, que te tem mandado. E farás o que é recto e bom aos olhos de YHWH, para que bem te suceda, e entres, e possuas a boa terra, a qual YHWH jurou dar a teus pais”.

O Eterno instrui o homem (todo o homem) para que diligentemente busque os Seus preceitos e por eles vivamos. Sim, sabemos que seguimos a Vida verdadeira (Yeshua) quando andamos por fé e obediência nas “veredas antigas” que Ele nos deu (Jeremias 6:16)…e não nos caminhos que a maioria dos homens ensinam. Fora de YHWH-Yeshua não há esperança para o homem. Fora dos Seus preceitos eternos é caminharmos nos caminhos que conduzem à morte/perdição.

Fazer o que é recto e bom aos olhos de YHWH é andar nos Seus preceitos de vida. Não podemos ter qualquer dúvida a este respeito, pois O próprio Yeshua nos disse que não veio abrogar/revogar a Lei/Torá do Pai, mas viver por ela, cumprindo todos os Seus preceitos. Só assim Yeshua podia ter sido O nosso Salvador. Se Ele tivesse violado um só desses preceitos de vida não poderia ser O Cordeiro sem mancha que Ele foi.

(5)

Deuteronómio 12:28 – “Guarda e ouve todas estas palavras que te ordeno,

para que bem te suceda a ti e a teus filhos depois de ti para sempre, quando fizeres o que for bom e recto aos olhos de YHWH teu Deus”.

Este é O Caminho, A Verdade e A Vida, exactamente as palavras com as quais O Filho Yeshua se identificou dizendo que ninguém poderia chegar junto do Pai se não fosse através Dele – O Emanuel connosco.

Que nos diz Este mesmo Emanuel?

Mateus 6:33 – “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça [Yeshua,

a Lei/Torá viva], e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Por isso somos conduzidos, de novo, à leitura do que já antes dissemos em:

Romanos 10:3 – “Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus [Yeshua, a

Lei/Torá viva], e procurando estabelecer a sua própria justiça [os seus

próprios preceitos e tradições], não se sujeitaram à justiça de Deus”.

Shaul corrobora o que o profeta do Altíssimo já antes havia dito, falando do povo de YHWH:

Isaías 64:4-6 – “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos

se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. Saíste ao encontro daquele que se alegrava e praticava justiça [o que andava nos Teus preceitos de vida, a Tua Lei/Torá] e dos que se lembram de ti nos teus caminhos; eis que te iraste, porque pecamos; neles há eternidade, para que sejamos salvos? Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças [humanas] como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades

[pecados; transgressões da Lei/Torá] como um vento nos arrebatam”.

Sim, temos Um Elohim que trabalha para o bem dos que Nele confiam e esperam, e que é misericordioso para com os filhos obedientes. Não fora a multidão das Suas misericórdias e há muito que teríamos sido consumidos.

Lembremos as palavras de Yeshua em:

Mateus 5:17-18 – “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim

abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido”.

Ora, tanto o céu como a terra ainda aí estão. Ora se estes elementos criados por YHWH ainda não passaram, então a Sua Lei/Torá ainda mantém toda a sua validade para nós, que nos afirmamos como povo Seu, povo que foi enxertado na boa oliveira que é a Israel de YHWH e cuja raiz é Yeshua – ler todo o capítulo 11 de Romanos, para entendermos a afirmação que acabámos de fazer.

(6)

Que nos resta então? Ouvirmos a Sua Palavra, crer nela, arrependermo-nos dos nossos erros e pecados passados, e entregarmo-nos a um novo caminho de vida, para que nos tornemos como novas criaturas em Yeshua, Aquele que, pelo Espírito Santo que nos deixou (O Consolador), renova o nosso entendimento cada dia, para que caminhemos com sinceridade de coração/mente em todos os preceitos de YHWH, aguardando com fé e paciência o dia em que seremos resgatados e transformados à imagem do Filho:

1.João 3:2 – “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é

manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos”.

É nesta esperança que vale a pena viver. Ora vem Adonai Yeshua.

AlleluYAH

Que O Espírito de Verdade nos possa guiar no caminho da Vida que está em Yeshua HaMashiach.

Referências

Documentos relacionados

Este é apenas um exemplo onde o Teorema de Pick foi utilizado para o estudo de áreas geográficas, a partir disto vemos que pode existir a interdisciplinaridade em sala de aula, onde

Os resultados apontaram que: a validade discriminante evidenciou que as medidas de comprometimento organizacional de base afetiva e instrumental constituem dimensões diferentes;

Pisos dos locais de trabalho são antiderrapantes, de material resistente, de fácil limpeza, inclinação suficiente para escoamento e ralo escamoteado. Tetos dos ambientes de

– Para que os compromissos do Plano de Benefícios II – VarigLog “Em Liquidação Extrajudicial”, para com cada de seus participantes e assistidos credores sejam

Utilizou-se como definição para a variável dependente deste estudo, assédio moral no trabalho, o conceito apresentado por Barreto (2006), onde o assédio moral no

Tecidos com trama muito estreita, que não permitem ao ar atravessá-los (por exemplo, encerados de algodão), são ineficazes, assim como aqueles que apresentam trama muito

Na época, não era muito clara a educação escolar indígena para a Secretaria Municipal de Educação de Coronel Sapucaia, mas, mesmo assim, foi realizada pelos professores

[r]