• Nenhum resultado encontrado

ÍNDICE. 6 História da Competição. 8 MINI John Cooper Works 3 Portas. 12 MINI John Cooper Works Cabrio. 16 Exterior. 22 Interior

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ÍNDICE. 6 História da Competição. 8 MINI John Cooper Works 3 Portas. 12 MINI John Cooper Works Cabrio. 16 Exterior. 22 Interior"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

Para informações sobre o consumo de combustível e emissões de CO2 conforme a norma WLTP, consulta a secção Dados Técnicos, nas páginas 26 e 27. Para mais informação vai a mini.pt ou consulta o teu Concessionário MINI.

ÍNDICE.

6

História da Competição

8

MINI John Cooper Works 3 Portas

12

MINI John Cooper Works Cabrio

16

Exterior

22

Interior

24

Acessórios John Cooper Works

(3)

TWIN POWER.

4

O desafio da superação impulsiona-nos a alcançar o mais elevado desempenho. Em cada MINI John Cooper Works podes sentir a nossa ambição: deixar para trás o status quo, quebrar regras antigas e redefinir a dinâmica. Por isso, cada metro percorrido num MINI John Cooper Works, proporciona tanto prazer como uma corrida ganha.

Foi precisamente para isso que os modelos MINI John Cooper Works foram idealizados. O equipamento de série é inspirado no espírito do automobilismo e, com ele, a base da dinâmica de condução superior. A mais elevada qualidade de fabrico e os materiais exclusivos tornam-no também claramente percetível a nível visual e tátil. Desta forma, experiencias em cada viagem um autêntico ambiente de corrida – seja qual for o teu destino.

(4)

MINI E COOPER: DUAS LENDAS DO

AUTOMOBILISMO FAZEM HISTÓRIA.

John Cooper foi um entusiasta do desporto automóvel, engenheiro, piloto de automobilismo e um construtor genial. Com o seu conceito de motor central revolucionou a Fórmula 1, tendo a sua equipa sido campeã do mundo por duas vezes. No seu primeiro encontro com o Mini, reconheceu na sua forma genial os melhores pré-requistos para um comportamento em estrada extremamente ágil e para a máxima dinâmica de condução. Após alguma resistência, John Cooper convenceu a British Motor

Corporation (BMC) e Alec Issigonis a construir uma versão de corrida.

Em setembro de 1961, as versões de produção em série, Austin Seven Cooper e Morris Mini Cooper, chegam ao mercado. Na apresentação, a imprensa e o público reagem de forma entusiástica – porém, restava saber se o pequeno Mini se conseguiria afirmar em corrida contra a concorrência alemã, teoricamente mais forte. O que sucedeu? Descobre-o na página seguinte.

6

John Cooper conhecia o potencial do Mini: com saliências curtas, ampla largura de vias e baixo peso, era em curva que ganhava tempo à concorrência. Por outro lado, ninguém contava com os 6 Mini da BMC que em 1964 alinharam no Rali de Monte Carlo. Pouco antes da etapa decisiva pelo Col de Turini coberto de neve, o diretor desportivo e mestre em tática Stuart Turner, enviou para a pista os seus especialistas na condução sobre gelo. Resultado: a dupla Hopkirk/Liddon vence surpreen-dentemente e retira a liderança ao Ford Falcon, com um motor bastante mais potente.

No ano seguinte (1965), Timo Mäkinen e Paul Easter defendem a supremacia Mini e chegam ao lugar mais alto do pódio. Em 1966, foi um escândalo quando os 3 Mini que conquistaram os três primei-ros lugares foram desqualificados devido a alegadas irregularidades nos faróis adicionais. Em 1967, Rauno Aaltonen, conhecido por «Professor Rally», com Henry Liddon como co-piloto conquistou a 3ª vitória da Mini em Monte Carlo. Os duelos de David contra Golias emocionaram o público e desenca- dearam a legião de fãs "Mini Cooper" em todo o mundo.

Até hoje, a MINI continua a mostrar que a agilidade se sobrepõe ao tamanho. De 2012 a 2015, o MINI ALL4 Racing venceu 4 vezes seguidas o Rali Dakar. Em 2017 entrou em cena o MINI John Cooper Works Rally, ao qual se juntou em 2018 o recém desenvolvido MINI John Cooper Works Buggy.

7

(5)

8 MINI JOHN COOPER WORKS 3 PORTAS 9

DE VOLTA

ÀS PISTAS.

Saliências curtas, dimensões exteriores compactas e um uso inteligente do espaço: após 60 anos, o conceito de prazer na condução de Alec Issigonis e John Cooper continua a fascinar como no primeiro dia. A direção direta garante o conhecido Go-Kart Feeling, com o qual o MINI John Cooper Works está sempre na dianteira – tanto na cidade, como em pista. A suspensão desportiva de série oferece uma estabilidade superior e proporciona o verdadeiro prazer da condução desportiva. O motor MINI Twin Power Turbo 2.0L 231cv de 4 cilindros,

garante a performances notáveis ao MINI John Cooper Works. Os seus 320 Nm de binário permitem acelerações extremamente rápidas e um arranque dos 0-100km/h em apenas 6,3 segundos.

(6)
(7)

12

POTÊNCIA.

SEM FILTROS.

Sentir o vento e desfrutar da aceleração com todos os sentidos: assim que abres a capota do teu MINI John Cooper Works Cabrio, sentes o mundo mais intensamente do que nunca. Isso deve-se, acima de tudo, ao fascinante som do sistema de escape desportivo equipado de fábrica, que destaca, também acusticamente, potência do MINI John Cooper Works Cabrio.

Sempre de série: o chassis desportivo para um incomparável comportamento em estrada, o kit aerodinâmico John Cooper Works com entradas de ar para arrefecimento do motor e dos travões, as saias laterais na cor da carroçaria e um para-choques traseiro com difusor integrado para otimização do caudal de ar.

(8)
(9)

1 2

MARCADAMENTE

DESPORTIVO.

16

Quem enfrenta cada curva com ambições desportivas necessita de travões com elevada resistência à fadiga – como os travões de pinças fixas de 4 êmbolos John Cooper Works de série (1) reconhecíveis pelas pinças em Chili Red. A inscrição representa qualidade comprovada segundo os critérios do automobilismo e podes encontrá-la nas Side Scuttles (4), bem como nos frisos das soleiras das portas de estilo desportivo (5).

As duas imponentes ponteiras de escape John Cooper Works, estão posicionadas ao centro do difusor traseiro (2). O spoiler traseiro com passagem de ar (3) melhora o comportamento em estrada e garante velocidades em curva ainda mais elevadas. Sempre pintado na cor do tejadilho, integra-se perfeitamente no design do MINI John Cooper Works.

3

4 5

(10)

Moonwalk Grey Metalizado

White Silver Metalizado

Electric Blue Metalizado

Aspen White Jet Black Chili Red Cor da Carroçaria

COM QUE

COR VAIS

ENTRAR EM

PISTA?

Melting Silver Metalizado Pepper White

Rebel Green*

Tejadilho e Espelhos Exteriores.

18

Starlight Blue Metalizado

Solaris Orange Metalizado

Midnight Black Metalizado Thunder Grey Metalizado

MINI Yours Lapisluxury Blue*** Caribbean Aqua Metalizado**

Capota do

MINI John Cooper Works Cabrio.

Capota MINI Yours Capota em Preto * Cor Exclusiva para os modelos John Cooper Works. ** Cor apenas disponível para a versão Cabrio. *** Cor apenas disponível até Junho 2019.

mini.pt/configurator

Chili Red

MINI JOHN COOPER WORKS 3 PORTAS | MINI JOHN COOPER WORKS CABRIO – EXTERIOR 19

(11)

1 2 5 4 20

MARCADAMENTE

DESPORTIVAS.

17" ou 18", prateadas, pretas ou bicolores? Brilhantes ou mate? A seleção das jantes não é tanto uma questão de segundos, mas sim de gosto pessoal. O Configurador MINI ajuda-te a selecionar o teu MINI perfeito.

mini.pt/configurator

* Apenas disponível como Acessório de Após-Venda. Consulta mini.pt/accessories

18" John Cooper Works Cup Spoke 2-tone 18" John Cooper Works

Double Spoke 534 Bicolor (Night Fever Black, brilhante)* 18" John Cooper Works

Double Spoke 534 Ferric Grey* 18" John Cooper Works

Cross Spoke 506 Bicolor (Jet Black, polido)* 17" John Cooper Works

Track Spoke Silver (de série) 17" John Cooper Works Track Spoke Black

3 6 1 2 3 4 5 6

(12)

1

22

A PERFORMANCE

COMEÇA NO INTERIOR.

A vida real proporciona sempre as experiências mais intensas – encontra o melhor ponto de partida para uma dessas experiências sentado ao volante do teu MINI John Cooper Works (1). Qualquer que seja o teu destino, os bancos desportivos John Cooper Works equipados de série (2) com o logótipo John Cooper Works por baixo dos encostos de cabeça, oferecem o apoio lateral perfeito – disponíveis opcionalmente também na combinação Dinamica/Pele Carbon Black (1).

Para que tenhas tudo sob controlo, mesmo numa condução desportiva, o opcional MINI Head-Up Display (3) apresenta todos os dados relevantes da viagem, no teu campo de visão. Exclusivamente para os modelos John Cooper Works, existe a possibilidade de visualizar informações desportivas adicionais, tais como a velocidade atualmente engrenada, o número de rotações atual e o momento ideal para a mudança de velocidade (Shift Lights).

2 3

(13)

ACESSÓRIOS JOHN COOPER WORKS.

1

24

Só há uma forma de melhorar um John Cooper Works: recorrendo a acessórios John Cooper Works. Também nesta linha de acessórios, são inúmeras as personalidades de personalização, pelo que te vamos mostrar apenas alguns exemplos. (1) As faixas desportivas, bem como os puxadores das portas em Piano Black, acentuam o caráter desportivo dos modelos John Cooper Works. (2) Por seu lado, os vários componentes em carbono fazem a ligação perfeita entre o teu MINI e o desporto automóvel. Dois exemplos para uma aparência autenticamente desportiva: as capas dos espelhos exteriores (2) e a entrada de ar (3) no capot. Mas os exemplos não se ficam por aqui: se pretendes a dinâmica de condução mais apurada, a suspensão desportiva JCW (4) é o acessório ideal. Foi desenvolvida em cooperação com pilotos profissionais no circuito de Nürburgring e pode ser ajustada em altura. Finalmente e porque nos "Track Days" do dia-a-dia é importante a melhor performance de travagem, estão disponíveis os discos de travão JCW, perfurados e fendidos (4) que proporcionam máxima potência de travagem e que são o complemento ideal para o sistema de travagem JCW, equipado de série. Mais informações sobre a Linha de Acessórios JCW em mini.pt/jcw ou no teu Concessionário MINI.

2

4 3

(14)

1414 1485 2495 3874 782 597 1485 1727 26

1 Os dados relativos ao consumo de combustível e emissões de CO2 foram determinados pelo processo de medição regulamentado VO (UE) 2007/715 na sua versão em vigor. Os dados referem-se a veículos com equipamento

de série e as variações tomam em consideração diferenças nas dimensões das jantes/pneus, o equipamento opcional selecionado e podem alterar-se durante a configuracao. Estes dados foram determinados com base no novo ciclo de teste WLTP. Nestes veículos, para a determinação de impostos e outras taxas referentes a veiculos, que (também) sao afetadas pelas emissoes de CO2, podem ser validos outros valores que nao os aqui indicados. 2 No valor indicado, considera-se 90 % de enchimento de depósito, 68 kg para o condutor e 7 kg para a bagagem. A tara aplica-se a veículos com equipamento de série. Os equipamentos opcionais poderão aumentar este valor.

Todas as medidas em mm.

Motor1 Caixa Manual Caixa Automática

Desportiva

Cilindros/Tipo/Válvulas por cilindro 4/em linha/4 4⁄em linha⁄ 4 Cilindrada cm3 1998 1998

Curso/Diâmetro dos cilindros mm 94,6/82 94,6⁄ 82 Potência máxima/

Rotações máximas kW/CV/ rpm 5200 – 6200170/231/ 5200 – 6200170/231/ Binário máximo/Rotações Nm/rpm 320/1450 – 4800 320/1450 – 4800 Compressão/Combustível

recomendado :1 10,2/98 ROZ 10,2/98 ROZ

Performance Velocidade máxima km/h 246 246 Aceleração 0 – 100 km/h seg. 6,3 6,1 Aceleração 80 – 120 km/h (5ª velocidade) seg. 5,7 – Consumo de combustível1 Combinado l/100 km 7,1 – 7,2 7,3 Emissões de CO2 combinadas g/km 161 – 162 165 – 167 Capacidade do depósito de combustível aprox. l 44 44 Peso/Volume Tara UE2 kg 1300 1330 Carga máxima kg 1685 1710 Carga admissível kg 460 455 Carga admissível sobre eixos à frente/

atrás kg 935/775 965/775 Volume da bagageira l 211 – 731 211 – 731

Rodas

Dimensão de pneu 205/45 R17 88Y XL 205/45 R17 88Y XL Dimensões da jante 7 J x 17 Liga-Leve 7 J x 17 Liga-Leve

DADOS TÉCNICOS

MINI JOHN COOPER WORKS 3 PORTAS.

1415 1485 2495 3874 782 597 1485 1727 27 Todas as medidas em mm.

DADOS TÉCNICOS

MINI JOHN COOPER WORKS CABRIO.

DADOS TÉCNICOS

Motor1 Caixa Manual Caixa Automática

Desportiva

Cilindros/Tipo/Válvulas por cilindro 4/em linha/4 4⁄em linha⁄ 4 Cilindrada cm3 1998 1998

Curso/Diâmetro dos cilindros mm 94,6/82 94,6⁄ 82 Potência máxima/

Rotações máximas kW/CV/ rpm 5200 – 6200170/231/ 5200 – 6200170/231/ Binário máximo/Rotações Nm/rpm 320/1450–4800 320/1450–4800 Compressão/Combustível

recomendado :1 10,2/98 ROZ 10,2/98 ROZ

Performance Velocidade máxima km/h 242 240 Aceleração 0 – 100 km/h seg. 6,6 6,5 Aceleração 80 – 120 km/h (5ª velocidade) seg. 6,1 – Consumo de combustível1 Combinado l/100 km 7,4 – 7,5 7,5 – 7,6 Emissões de CO2 combinadas g/km 169 – 170 171 – 172 Capacidade do depósito de combustível aprox. l 44 44 Peso/Volume Tara UE2 kg 1400 1435 Carga máxima kg 1770 1795 Carga admissível kg 445 435 Carga admissível sobre eixos à frente/

atrás kg 965/820 995/820 Volume da bagageira l 215 215

Rodas

Dimensão de pneu 205/45 R17 88Y XL 205/45 R17 88Y XL Dimensões da jante 7 J x 17 Liga-Leve 7 J x 17 Liga-Leve

(15)

CHEGOU A HORA

DE ACELERAR AS

PULSAÇÕES.

Experiencia os teus percursos preferidos ao volante de um MINI John Cooper Works. Testa e sente a adrenalina dos modelos MINI mais desportivos, emocionantes e rápidos de todos os tempos. Contacta o teu Concessionário MINI para marcares um Test-Drive.

mini.pt/test-drive

(16)

Os modelos ilustrados neste catálogo poderão apresentar especificações que não estão disponíveis em Portugal e incluem equipamento opcional e/ou acessórios de após-venda. De acordo com os requisitos legais específicos de cada pais, podem surgir alterações nas motorizações e no equipamento específicos para cada versão. Da mesma forma poderão existir ligeiras variações entre os modelos reais e os modelos ilustrados neste catalogo. Para obteres informação mais detalhada, contacta o teu Concessionário MINI. A BMW AG reserva-se o direito de proceder a modificações no design e no equipamento de série e opcional, sem aviso prévio.

© BMW AG, Munique, Alemanha. Qualquer reprodução, parcial ou integral, deste catálogo carece de autorização escrita da BMW AG, Munique.

Sabe mais em:

MINI.PT

ou através da Linha MINI: 808 200 560

Custo de chamada local.

facebook.com ⁄ mini.portugal

ACESSÓRIOS ORIGINAIS MINI

mini.pt ⁄ accessories

MINI COLLECTION

shop.mini.com Março 2019

Referências

Documentos relacionados

c) O sistema disponibiliza filtros específicos de localização (município e bairro); “Natureza Jurídica” (estadual, municipal, federal ou privada); “Tipo de

Debate com os Coordenadores para acolher as sugestões dos Programas de modo a orientar os critérios para a escolha temática e de participação nas Mesas Redondas;. Exposição e

arts.. 2.2) de condutas convergentes: as condutas tendem a se encontrar e desse encontro surge o resultado. As condutas não se voltam para frente, para o futuro, na busca da

A família QSW-6500 suporta a comutação e routing IPv6 no nível do dispositivo para fornecer a produtividade mais alta. Com o crescimento da quantidade dos dispositivos de rede

b) para acesso ao público – o edital com os nomes de todos os candidatos concorrentes, em ordem alfabética para cada curso em oferta e com a indicação das

Ou seja, no caso da Wikipédia, seus sentidos são estabelecidos a partir do trabalho da memória que aciona dizeres relativos aos saberes que a constituem,

Individualmente, as bandas do TM-Landsat que dão maior contribuição para a identificação de unidades e feições geomorfológicas da área de estudo são as 5, 4 e 7 do

Para o aluno, a Atividade Interativa possui vários recursos interessantes, mas o principal deles é a possibilidade de envio de atividades de modo integrado ao ambiente