• Nenhum resultado encontrado

Aula 01 (1)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula 01 (1)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Aula 01

“Onde devo começar, por favor, vossa majestade?”

“Comece do começo, ” disse bravo o rei, “ e vá até chegar ao fim:

então pare.”

Alice no país das maravilhas; Lewis Caroll

Histórico da Internet

No final de Outubro de 1957 ocorreu um evento que iria mudar o completamente mundo. A União Soviética lançou com sucesso o primeiro satélite na órbita da Terra. Chamado “Sputnik 1”, ele chocou o planeta – especialmente os Estados Unidos, que tinha seu próprio programa de lançamento de satélites, mas ainda não havia lançado. Este evento levou diretamente à criação da ARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, devido a uma reconhecida necessidade de uma organização que possa pesquisar e desenvolver ideias de tecnologia avançada para além das necessidades identificadas atualmente. O plano para esta rede de computadores (chamada “ARPANET”) foi apresentado em Outubro de 1967, e em Dezembro de 1969 a primeira rede de quatro computadores estava pronta e funcionando. O grande problema em criar uma rede era como conectar redes físicas separadas sem que as ligações aumentem os recursos de rede para links constantes. A técnica que solucionou este problema é conhecida como troca de pacotes e envolve requisições de dados sendo divididos em pequenos pedados (“pacotes”), que podem ser processados rapidamente sem bloquear a comunicação de outras partes – este princípio ainda é usado para o funcionamento da Internet hoje.

Evolução da Web

Atualmente, a web é um universo em crescimento de páginas e de aplicativos interligados, além de vídeos, fotos e conteúdo interativo. O que o usuário comum não percebe é a interação de tecnologias da web e navegadores que possibilita tudo isso. Se formos descrever a melhor definição para a palavra Internet, poderíamos dizer que seria Informação.

A proposta inicial de um espaço para o gerenciamento de informações foi feita por Tim Beners-Lee em meados de 1989, na tentativa de resolver o problema da perda de

(2)

informações sobre as pesquisas desenvolvidas no CERN (European Organization for Nuclear Research). A solução proposta era um sistema de hypertexto distribuído. O funcionamento básico desse sistema seria através de nodos e links. Os nodos poderiam ser uma pequena nota, o resumo de um artigo ou um comentário, podendo conter texto, gráficos ou ambos. E os links seriam as ligações entre dois nodos, relacionando as informações de acordo com a necessidade. A evolução desse modelo deu origem ao que se conhece como Internet ou Web, um espaço de informações em que cada recurso (nodo) possui um identificador global, chamado de URI (Uniform Resource Identifier), segundo o W3C Technical Architecture Group (2004).

Protocolos

Protocolos podem ser entendidos como regras de comunicação entre agentes Webs, ou seja, é um tipo de acordo sobre a troca de informações em um sistema distribuído. De acordo com Holzmann (1991), os protocolos definem um formato preciso para mensagens válidas como, por exemplo, os pontos e traços que constituem o código Morse (uma sintaxe). Definem as regras processuais para a troca de dados (uma gramática). E definem um vocabulário de mensagens válidas que podem ser trocadas, com o seu significado (uma semântica). Os principais protocolos da Internet são: o HTTP, o HTTPS e o FTP.

HTTP – Hypertext Transfer Protocol

O HTTP, Protocolo de Transferência de Hypertexto, segundo Fielding (1999), é um protocolo para sistemas de informação distribuídos e colaborativos. O seu principal uso é a transferência de textos Web entre agentes em uma rede, e ele está em uso desde 1990. O HTTP permite um conjunto de métodos e cabeçalhos que indicam o propósito de uma requisição. Ele é considerado o principal protocolo da Internet, e funciona com um sistema de requisição/resposta. Ao utilizar o protocolo HTTP, o cliente envia uma requisição ao servidor na forma de um método de requisição, o URI, e a versão do protocolo. O servidor, por sua vez, responde com uma linha de status e um código de erro ou sucesso.

(3)

HTTPS – Hypertext Transfer Protocol Secure

O HTTPS, Protocolo Seguro de Transferência de Hypertexto, é uma implementação do protocolo HTTP, com uma camada de segurança, utilizando o protocolo SSL (Secure Sockets Layer). Essa camada adicional cria um túnel nas requisições e respostas entre cliente e servidor, criptografando a informação transmitida e verificando a autenticidade das duas partes através de certificados digitais válidos.

O texto “http://” ou “https://” encontrado nos links faz relação exatamente a esses dois diferentes protocolos.

FTP – File Transfer Protocol

O FTP, Protocolo de Transferência de Arquivos, foi criado, de acordo com o W3C, para promover o compartilhamento de arquivos, programas e dados entre computadores, realizando a transferência de forma legível e eficiente e permitindo a conveniente utilização das capacidades de armazenamento de arquivos remotos. Apesar de poder ser utilizado diretamente pelo usuário em um terminal, o FTP foi desenhado pincipalmente para ser usado com um programa.

O FileZilla, por exemplo, é um programa que utiliza o protocolo FTP.

DNS

DNS é a sigla para Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínios. Segundo Mockapetris (1987), o DNS é uma base de dados distribuída utilizada na resolução de nomes de domínios em endereços IP e vice-versa. Endereço IP (Internet Protocol) é a identificação de um dispositivo em uma rede local ou pública, seja um computador, uma impressora, ou outro periférico. É por meio dele que as máquinas se comunicam na Internet. (IANA, 2014).

Como os computadores em uma rede recebem endereços numéricos, o acesso entre um agente e outro se dá através desses endereços. No entanto, para os usuários que navegam na Internet, os sites estão disponíveis através de nomes de domínios, como

(4)

“google.com”, por exemplo. É trabalho de o DNS traduzir esse nome em um endereço IP para que a máquina do cliente consiga acessar o servidor.

Utilizando o endereço IP diretamente no navegador, a mesma página será aberta, sem a necessidade de consultar o serviço de DNS.

Domínios

Domínios são todos os nomes registrados na base de dados do DNS e que, portanto, recebem um endereço IP e passam a estar disponíveis na Internet. Todos os endereços de sites existentes são domínios registrados no DNS, como google.com, microsoft.com, qi.edu.br, brasil.org, por exemplo. No Brasil, o serviço de registro de novos domínios é o Registro.br, disponível em http://registro.br, sob a coordenação do CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil).

O CGI coordena e integra as iniciativas de serviços de Internet no Brasil. Ele é responsável, por exemplo, pela atribuição de endereços IP, pelo desenvolvimento de diretrizes estratégicas para a Internet nacional, entre outras funções.

Órgãos Brasileiros da Internet

 Cert: O CERT.br é o Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança para a

Internet brasileira, mantido pelo NIC.br, do Comitê Gestor da Internet no

Brasil. É responsável por tratar incidentes de segurança em computadores que

envolvam redes conectadas à Internet brasileira.

Atua como um ponto central para notificações de incidentes de segurança no Brasil, provendo a coordenação e o apoio no processo de resposta a incidentes e, quando necessário, colocando as partes envolvidas em contato.

 Registro: O Registro.br é o departamento do NIC.br responsável pelas

(5)

Também executa os serviços de distribuição de endereços IPv4 e IPv6 e de números de Sistemas Autônomos(ASN) no país.

Principais Serviços da Web

Os principais Serviços da Web são sites ou sistemas disponíveis na Internet que fornecem qualquer tipo de ferramenta para os usuários. Esses serviços podem ser de e-mails, de mapas, de tradução, de educação, blogs, fóruns, serviços para o cidadão, etc.

E-mail: é um Serviços Web, sites que gerenciam o envio e o recebimento de e-mails.

Ex: Gmail, Yahoo! Mail e Outlook.

Mapas: Os serviços de mapa na Internet fornecem ferramentas de busca por endereços e

de visualização de pontos num mapa utilizando geolocalização. Também é possível traçar a rota entre endereços de origem e destino, entre outras informações das cidades, como lojas, restaurantes, estações de trem e assim por diante. Os principais serviços de mapa disponíveis hoje são o Google Maps e o Bing Maps.

Busca: O usuário pode realizar buscas na Internet utilizando termos de seu interesse.

Esses serviços são tão populares que, nos Estados Unidos, foi criado o termo “googlar” para o ato de fazer uma busca na Internet. Ex: Bing.com.

Blogs: são sites que agrupam uma série de postagens, numa espécie de revista online

com diversos artigos. Alguns serviços, como o Blogger e o Wordpress, permitem a qualquer usuário criar um novo blog, definindo o nome, um tema personalizado, o estilo de cores, imagens e tudo o que compõe esse tipo de página.

Fóruns:são páginas especializadas em resolução de problemas e compartilhamento de conhecimentos sobre determinados assuntos. Em geral, algum membro posta uma dúvida ou um assunto desejado e os demais membros podem responder àquele tópico com a solução para o problema ou dando seguimento no assunto inicial. O Stack Overflow, por exemplo, é um dos fóruns mais conhecidos sobre dúvidas da área de informática.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Para contratação, deverá o candidato comparecer ao Serviço de Pessoal da Unidade/Órgão indicado no Edital de Convocação, no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados de

Decorre a partir do dia 25 de Novembro de 2013 (inclusive) e o final está previsto para o dia 20 de Dezembro de 2013, salvo alterações de programação, que serão posterior

A nova gama de encastráveis inclui fornos, fornos a vapor, fornos microondas, uma nova máquina de café, frigoríficos, congeladores e máquinas de loiça que

(d)O Cliente poderá consultar os dados cadastrais de sua conta no Cartão e, caso constate a necessidade de quais- quer alterações, deverá comunicar ao Agente, através do serviço

Pró-reitor de pesquisa e desenvolvimento institucional: Allan Macedo de Novaes Pró-reitor de educação a distância: Fabiano Leichsenring Silva Pró-reitor de pós-graduação

Muitos apostaram no desaparecimento da pequena produção, que a presença do capital no campo seria avassaladora como já havia previsto Lenin (1973) e Kautsky (1968), mas

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Os Programas Integrais da Política de Assistência Estudantil do IFAM são compostos por um grupo de Programas, cujos Projetos estão voltados para as suas