• Nenhum resultado encontrado

Fundação Universidade Federal de Rondônia Campus de Ji-Paraná Departamento de Matemática e Estatística

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fundação Universidade Federal de Rondônia Campus de Ji-Paraná Departamento de Matemática e Estatística"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL 01/2017/ESEM/DME

O Departamento de Matemática e Estatística (DME), da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ji-Paraná, através da Coordenação de Pós-Graduação, comunica a abertura de inscrição para o preenchimento de vagas no curso de Especialização em Educação Matemática. O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática tem por objetivo contribuir com a qualificação de professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio.

1. Do Curso

1.1. Nível: Lato Sensu

1.2.Título: Especialização em Educação Matemática.

1.3.Modalidade: Presencial, Modular, Regular e gratuito com aulas quinzenais

1.4.Número de Vagas: (20) vinte, sendo (01) uma vaga destinada a pessoa com deficiência e (01) uma vaga a pessoa autodeclarada preto, pardo ou indígena.

1.5.Público Alvo: Graduados em Licenciatura em Matemática, em Matemática ou professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio.

1.6.Realização/localização do curso: DME - UNIR, Campus de Ji-Paraná. 1.7.Turno: sextas-feiras: 18h às 23h e sábados: 7h às 12h e das 13h às 18h. 2. Do Cronograma, Carga horária e Recursos Humanos

2.1.Inscrições: De 22 a 29 de Novembro de 2017.

2.2.Publicação do deferimento/indeferimento das Inscrições: Dia 30 de novembro de 2017.

2.3.Recurso da inscrição: Dia 01 de Dezembro. 2.4.Resultado recurso: Dia 04 de Dezembro. 2.5. Processo Seletivo:

2.5.1. 1ª Fase: Prova Escrita e entrega do currículo Lattes (com cópias dos comprovantes com a apresentação do original ou autenticadas as cópias), dia 05 de Dezembro de 2017, das 08h às 11h.

Local: Sala 01, 1º. Andar, Bloco 7.

2.5.2 Resultado preliminar da Prova Escrita: 07 de Dezembro de 2017. 2.5.3.Recurso da Prova escrita: Dia 08 de Dezembro.

2.5.4 Resultado recurso Prova escrita: Dia 11 de Dezembro.

2.5.5. Resultado preliminar com a análise do currículo Lattes: Dia 12 de Dezembro 2.5.6. Recurso da análise do currículo Lattes: Dia 13 de Dezembro.

2.5.7. Resultado Recurso da análise do currículo Lattes: Dia 14 de Dezembro. 2.5.8. Divulgação do resultado definitivo: 15 de Dezembro de 2017.

2.6.Matrícula dos Aprovados: Das 14h às 17h. 2.6.1. 1ª Chamada: 18 de Dezembro de 2017.

Local: Secretária da Pós-Graduação do Campus de Ji-Paraná Horário: 08h às 11h e das 14h às 18h.

2.6.2;2ª Chamada: 19 de Dezembro de 2017. (se houver) Local: Secretária da Pós-Graduação do Campus de Ji-Paraná Horário: 08h às 11h e das 14h às 18h.

(2)

2.8. Disciplinas, Carga horária, Período e professores:

Disciplina CH Período Professores

Pesquisa em Educação Matemática 30 Fevereiro Emerson da Silva Ribeiro Eliana Alves Pereira Leite Metodologia da Pesquisa Científica 30 Março Eliana Alves Pereira Leite

Nério Aparecido Cardoso Tópicos de Álgebra 30 Abril Ana Fanny Benzi de Oliveira

Marcio Costa de Araújo Filho Tópicos da Geometria Plana e Espacial

30

Maio Enoque da Silva Reis Fernando Luiz Cardoso Tópico de Educação Matemática 30 Junho Emerson da Silva Ribeiro

Marcia Rosa Uliana

Tecnologias no Ensino da Matemática 30 Julho Marlos Gomes de Albuquerque Fernando Luiz Cardoso

Conhecimento e Currículo na área de Matemática na Educação Básica

30 Agosto Ana Fanny Benzi de Oliveira Tópicos da Geometria Analítica 30 Setembro Enoque da Silva Reis

Lenilson Sergio Candido Educação Matemática e Inclusão 30 Outubro Marcia Rosa Uliana

Tópicos de Probabilidade e Estatística 30 Novembro Dilson Henrique Evangelista Roziane Sobreira dos Santos O Laboratório da Matemática no

processo de ensino-aprendizagem

30 Dezembro Dilson Henrique Evangelista Marlos Gomes de Albuquerque Tópicos Trigonometria 30 Janeiro Marcio Costa de Araújo Filho

Lenilson Sergio Candido Trabalho de Conclusão de Curso 30 Terceiro

Semestre

Ana Fanny Benzi de Oliveira

3. Procedimentos para inscrição no processo seletivo

3.1. Para se inscrever, o(a) candidato(a) deverá conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital, bem como ter o perfil descrito;

3.1.1.Para se escrever o candidato deve preencher o formulário de inscrição (ANEXO I) e encaminhar para o e-mail.

3.3. Somente serão aceitas as inscrições dentro do prazo de inscrição. 3.4. Não haverá cobrança de qualquer taxa de inscrição e mensalidades.

3.5. Todos os horários definidos neste Edital, em seus anexos e em comunicados oficiais têm como referência o horário oficial da cidade de Ji-Paraná-RO.

3.6. Todos os recursos deverão ser enviado exclusivamente para o e-mail:

especializacaodme@unir.br.

3.7 Deverá ser entregue a seguinte documentação no dia da prova escrita: a) Cópia de certidão de nascimento ou de casamento;

b) Cópia de documento de identidade com foto; c) Cópia de CPF;

(3)

e) Cópia de comprovante de conclusão de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (diploma, certificado ou declaração informando que o aluno concluiu o curso);

f) Cópia do título de eleitor e uma via recente da certidão de quitação eleitoral emitida diretamente na página da Justiça Eleitoral pelo endereço http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacaoeleitoral;

g) Documento militar, para candidato do sexo masculino. Somente estão desobrigados de apresentá-lo aqueles que completarem 46 anos de idade no ano de ingresso ao curso, nos termos dos artigos 170 e 210 do Decreto nº 57.654, de 20 3 de janeiro de 1966; h) Cópia do histórico escolar do curso de graduação;

i) 01 (uma) fotografia 3x4;

j) uma cópia simples do passaporte válido (para candidatos estrangeiros) ou da Cédula de Identidade (para candidatos estrangeiros de países que integram o Mercosul)

k) Carta de Intenções (máximo uma lauda).

l) Cópia do laudo médico comprovando a deficiência (candidato a vaga de pessoa com deficiência).

4. Do Processo Seletivo

O processo seletivo dos alunos para as (20) vinte vagas se dará em uma fase composta por duas etapas, sendo realizado no Campus da UNIR em Ji-Paraná:

4.1 - 1ª Etapa (Eliminatória): Prova Escrita

A prova escrita será aplicada a todos os candidatos que tiverem suas inscrições deferidas, será elaborada pelos professores do DME e constará de questões discursivas envolvendo tópicos de Matemática do Ensino Fundamental e Médio e Educação Matemática

4.2 - 2ª Etapa (Classificatória): Análise do currículo Lattes

A análise de currículo será feita apenas aos candidatos aprovados na prova escrita, ficando os demais candidatos desclassificados. Para a realização da análise dos currículos dos candidatos aprovados na Primeira Etapa será utilizando o Quadro do Anexo II.

4.3 Serão considerados classificados na 1º etapa os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6 (seis).

4.4. Serão considerados aprovados os 20 (vinte) candidatos com as melhores notas obtidas pela soma das notas da prova escrita com a nota da análise de currículo, os demais candidatos comporão uma lista de classificação em ordem decrescente das notas. 5. Da Matrícula

5.1. A matrícula dos aprovados será realizada na Secretária da Pós-Graduação – Prédio Administrativo do Campus de Ji-Paraná, 08h às 11h e das 14h às 18h.

5.2. O candidato que não comparecer no dia e horários determinados perderá sua vaga. Neste caso será realizada nova chamada seguindo a classificação. A UNIR Campus Ji-Paraná reserva-se o direito de fazer tantas chamadas quantas julgar necessárias para o preenchimento das vagas deste curso.

5.3 A relação dos aprovados será divulgada no mural da Secretária da Pós-Graduação e no site do DME (www.dmejp.unir.br).

5.4 Os candidatos não aprovados poderão no prazo de 30 dias retirarem seus documentos na Secretária da Pós-Graduação.

(4)

6. Obtenção do título em Educação Matemática

Para obter o título de Especialista em Educação Matemática o pós-graduando fica obrigado a cumprir os seguintes critérios:

6.1 Cursar com aprovação todas as disciplinas do curso;

6.2 Ter frequência de pelo menos 75% da carga horária de cada disciplina; 6.3 Elaborar o artigo e proceder com defesa pública oral,

6.4 Após o término dos créditos o prazo máximo para a defesa do artigo será de (06) meses.

7. Do Trabalho de Conclusão de Curso

O pós-graduando deverá desenvolver uma pesquisa e elaborar um artigo com tema concernente a Matemática ou Educação Matemática sob a orientação de um professor-orientador.

A obtenção do título de Especialista em Educação Matemática, proposta neste projeto ficará condicionada a aprovação em todas as disciplinas, bem como a aprovação na defesa oral do Artigo, perante uma banca composta por no mínimo (03) três membros, incluindo o professor orientador e obter nota igual ou superior a 70 pontos.

Após o término das disciplinas o pós-graduando terá um prazo máximo de (06) seis meses para conclusão e defesa do Artigo.

Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho do Departamento de Matemática e Estatística.

Ji-Paraná, 17 de Novembro de 2017. Comissão do processo seletivo. Profa. Dra. Ana Fanny Benzi de Oliveira Bastos Prof. Me. Carlos Alberto Almendras Montero Profa. Dra. Marcia Rosa Uliana

Profa. Dra. Marcia Rosa Uliana

Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática. Portaria Nº 026/2017/DCJP/UNIR

(5)

ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO 1. Dados Pessoais

Nome do(a) candidato(a): Foto 3x4 recente:

Colar aqui

Estado civil: Trabalha

( ) Sim ( ) Não Nacionalidade: Data de Nascimento:

/ /

RG ou RNE: CPF: Sexo:

( ) M ( ) F 2. Endereço

Rua/Av.: Número: Complemento:

Bairro: Cidade: UF:

CEP: Caixa postal: DDD: Telefone / Fax: Celular: E-mail:

3. Escolaridade

Graduação: Ano de conclusão:

Instituição de conclusão de graduação:

Pós-graduação (Especialização ou Mestrado ou Doutorado, se possuir):

Ano de conclusão:

Instituição de conclusão de Pós-graduação:

4. Informações adicionais

Candidato(a) com necessidades especiais:

( ) NÃO ( ) SIM (indicar os recursos materiais e humanos que necessita para a realização da prova escrita):

Candidato(a) autodeclarado(a) preto, pardo ou indígena: ( ) NÃO ( ) SIM

(6)

ANEXO II - FICHA DE AVALIAÇÃO DA ANÁLISE DE CURRÍCULO Candidato:

Item Títulos Valor

(por item) Pontuação (Máxima por item) Pontuação atribuída pela banca 01 Graduação na área de formação exigida

na especialização (diploma devidamente registrado).

1,0 1,0

02 Graduação em outra área de formação (diploma devidamente registrado)

0,5 0,5

03 Exercício de docência na educação básica na área de Matemática. Valor por ano, sem sobreposição de tempo.

0,5 2,0

04 Publicação de livro didático/técnico ou de interesse para a área, de autoria exclusiva do candidato. Nos últimos cinco anos.

0,8 -

05 Publicação de livro didático/técnico ou de interesse para a área, em coautoria. Nos últimos cinco anos.

0,4 -

06 Publicação de capítulo de livro didático/técnico ou de interesse para a área, de autoria exclusiva do candidato. Nos últimos cinco anos.

0,4 -

07 Artigos publicados em periódicos científicos especializados com corpo editorial Conceito A1 (QUALIS). Nos últimos cinco anos.

4 -

08 Artigos publicados em periódicos científicos especializados com corpo editorial Conceito A2 (QUALIS). Nos últimos cinco anos.

3,5 -

09 Artigos publicados em periódicos científicos especializados com corpo editorial Conceito B1 (QUALIS). Nos últimos cinco anos.

2,5 -

10 Artigos publicados em periódicos científicos especializados com corpo editorial Conceito B2 (QUALIS). Nos últimos cinco anos.

2,0 -

11 Artigos publicados em periódicos científicos especializados com corpo editorial Conceito B3 (QUALIS). Nos últimos cinco anos.

(7)

12 Artigos publicados em periódicos científicos especializados com corpo editorial Conceito B4 (QUALIS). Nos últimos cinco anos.

1,0 -

13 Artigos publicados em periódicos científicos especializados com corpo editorial Conceito B5 (QUALIS). Nos últimos cinco anos.

0,5 -

14 Trabalhos completos publicados em anais de eventos internacionais (mais de seis páginas). Nos últimos cinco anos.

1,0 -

15 Trabalhos completos publicados em anais de eventos nacionais (mais de seis páginas). Nos últimos cinco anos.

0,7 -

16 Resumos expandidos publicados em anais de eventos internacionais.

Nos últimos cinco anos.

0,5 -

17 Resumos publicados em anais de eventos internacionais. Nos últimos cinco anos.

0,4 -

18 Resumos expandidos publicados em anais de eventos nacionais. Nos últimos cinco anos.

0,4 -

19 Resumos publicados em anais de eventos nacionais. Nos últimos cinco anos.

0,2 -

20 Organização e editoração de livros e periódicos, com corpo editorial. Nos últimos cinco anos.

0,4 -

21 Parecer em artigo científico, ou parecerista ad hoc de revista científica na área.

0,3 3

22 Editor de Revista com QUALIS na área. Valor por revista.

0,4 4

23 Conferência, palestra, mesa-redonda em evento científico nacional.

0,2 0,2

24 Outro tipo de produção acadêmica. 0,3 3 Total de Pontos da Análise de Títulos

Referências

Documentos relacionados

Além disso, o trabalho estabeleceu um limite de custo total de investimento (valores máximos) e um intervalo de eficiência de conversão de energia para os quais se mostra viável

Empresas Vencedoras: EXTINORPI INDUSTRIA E COMERCIO LTDA – ME para o Lote I, com valor global de 50.180,98 (cinquenta mil cento e oitenta reais e noventa e oito centavos) e CASA

A partir dessa forma de explicação, quis realizar ao longo de todas as práticas – e assim pretendo continuar – atividades baseadas nas perguntas, na inquietude (Kohan,

Os dados foram obtidos via internet no endereço eletrônico http://www.ipeadata.gov.br/Default.aspx, referente à base de dados mantida pelo Instituto de Pesquisa Econômica

Desses Seminários resultou um acervo de informações sobre a situação do idoso na sociedade brasileira, o qual analisado e organizado pela então Secretaria de

A proposta da construção de um instrumento para consulta de enfermagem a idosa com incontinência urinária de um serviço ambulatorial proporcionará uma assistência planejada a

(três)!meses!antes!do!fim!do!prazo!do!estágio!probatório,!o!resultado!da!avaliação!de!desempenho! do! servidor,! para! análise,! e! declaração! da! estabilidade,! com!

Está sendo efetuado um estudo aprofundado para a melhoria dos processos de gestão na secretaria. No momento , o foco