• Nenhum resultado encontrado

Programa de Estágio. Inscrições de 03/02 a 15/02/2017. Embrapa Milho e Sorgo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Estágio. Inscrições de 03/02 a 15/02/2017. Embrapa Milho e Sorgo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Inscrições de

03/02 a 15/02/2017

Programa de Estágio

Benefícios

- Seguro de vida

- Transporte

- Cantina/Restaurante

- Biblioteca

Requisitos

-

Cursar

técnico

ou

graduação

- Estar matriculado em

disciplina

de

Estágio

Supervisionado Obrigatório

Embrapa Milho e Sorgo

Rod. MG 424, Km 65

Sete Lagoas – MG

cnpms.estagio@embrapa.br

(31) 3027-1919

(2)

1 EDITAL Nº 01/2017

1. DO OBJETO

1.1 O presente Edital tem por objeto a contratação de estudantes de cursos técnicos e graduação para o estágio obrigatório (não remunerado) em diversas áreas de atuação da Embrapa Milho e Sorgo, no ano de 2017.

1.2 A disponibilidade será definida em conformidade com o Anexo I, que prevê as áreas que integrarão o cadastro de reserva da Embrapa Milho e Sorgo.

2. DA VIGÊNCIA

2.1 O presente Edital terá vigência para contratação de estagiários no período de 01/03/2017 a 30/06/2017.

2.2 Os estudantes contratados por este processo seletivo terão contratos de estágio com duração mínima de 1 (um) até 6 (seis) meses, dependendo da carga horária exigida pela Instituição de Ensino para o estágio obrigatório.

2.3 A aprovação dos candidatos para integração de cadastro de reserva não garante a contratação do candidato aprovado dentro do prazo de vigência do Edital.

3. DAS CONDIÇÕES GERAIS PARA PARTICIPAÇÃO

3.1 A inscrição do participante na seleção implica no conhecimento e aceitação plena e irrevogável das normas constantes no presente Edital.

3.2 Poderão participar desta seleção os estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino que possuam Convênio de Concessão de Estágio com a Embrapa, e que frequentem os cursos que abrangem as áreas do Anexo I.

3.3 Os candidatos selecionados serão chamados de acordo com a disponibilidade de vagas existentes dentro do prazo de vigência estabelecido no item 2.1, observando os itens 2.3.

3.4 O candidato deverá possuir horário disponível, compatível com os expedientes na Unidade, das 07h30min às 11h30min ou 12h30min às 16h30min.

4. DAS CARACTERÍSTICAS DO ESTÁGIO

4.1 A seleção será feita exclusivamente para estágio obrigatório, não remunerado. A Embrapa concederá gratuitamente ao estagiário o transporte coletivo regular em seus ônibus e o seguro de vida.

4.2 A carga horária é de 20 (vinte) horas semanais no período de segunda a sexta‐ feira, no horário de expediente da Empresa. Esse horário poderá ser ampliado até 40 (quarenta) horas semanais, dependo da carga horária exigida pela Instituição de Ensino para a disciplina do estágio obrigatório e que na época do estágio não estejam programadas aulas para o candidato, comprovado mediante declaração da Instituição de Ensino.

4.3 O estágio observará a carga horária exigida pela Instituição de Ensino para a disciplina de estágio supervisionado obrigatório. Desse modo, será admitida a

(3)

2 prorrogação de contrato somente nos casos em que as horas exigidas pela Instituição de Ensino não tenham sido cumpridas em sua totalidade.

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1 Cronograma do processo

Inscrição: 03/02/2017 a 15/02/2017

Divulgação do resultado final: 24/02/2017 na página da Embrapa Milho e Sorgo 5.2 A convocação dos candidatos aprovados se dará dentro do prazo de validade do

edital, de acordo com a disponibilidade e o interesse da Embrapa.

5.3 O candidato só poderá concorrer para uma área, sendo vedado, portanto, a inscrição em mais de uma área ofertada.

5.4 A inscrição será realizada eletronicamente, através do e-mail cnpms.estagio@embrapa.br.

5.5 Documentação necessária para inscrição:

 Histórico escolar atualizado (emitido no site da instituição de ensino em formato pdf)

 Declaração de matrícula atualizada, constando a carga de Estágio Supervisionado Obrigatório (em formato pdf)

 Ficha de Inscrição (Anexo II), devidamente preenchida  Currículo cadastrado na plataforma Lattes (em formato pdf)

 A documentação exigida para a inscrição deve ser digitalizada e enviada como anexo para ao e-mail informado no item 5.4. Não serão aceitas fotos de documentos, apenas arquivos digitalizados em qualidade suficiente para impressão (mínimo de 300 dpi)

5.6 As inscrições se encerrarão às 23h59min do dia 15/02/2017.

5.7 Não serão aceitas inscrições fora do prazo estipulado por esse edital, tampouco as decorrentes de erro no envio da documentação através do endereço eletrônico descrito no item 5.4 deste edital.

5.8 Não serão aceitas inscrições de candidatos cujas Instituições de Ensino não possuam convênio de estágio com a Embrapa.

6.1 A seleção será coordenada pelo Setor de Gestão de Pessoas da Embrapa Milho e Sorgo em conjunto com os outros setores que poderão ser beneficiados por este processo.

6.2 Os candidatos serão classificados decrescentemente pela Média Geral Ponderada (MGP), obtida pela formula:

MGP= (Índice de Rendimento Acadêmico)+(Nota da entrevista)-(Índice de Reprovação) 6. DA SELEÇÃO

(4)

3 6.3 Caso haja empate de candidatos pelo critério acima, prevalecerá o candidato que

esteja no período curricular mais avançado.

6.4 Persistindo o empate, o candidato mais idoso terá a preferência.

6.5 O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) será um valor de 0 a 10, obtido a partir do histórico escolar ou declaração específica, ambas emitidas pela instituição de ensino que o candidato está vinculado e que contenha o total de créditos cursados e as disciplinas já cursadas.

6.6 A Nota da Entrevista será um valor de 0 a 5 obtido pela entrevista realizada pelo

orientador que está ofertando a vaga. Serão observados 3 (três) critérios, sendo eles: interesse, postura e participação em atividades extracurriculares (monitorias, congressos, cursos, etc).

6.7 O índice de reprovação será 0 (zero) para candidatos que não foram reprovados; 1 (um) para aqueles com 1 (uma) reprovação; 2 (dois) para quem tiver 2 (duas) reprovações e 3 (três) para aqueles que tiverem 3 (três) reprovações, e assim sucessivamente.

6.8 Após a divulgação do resultado final da seleção, será admitido, no prazo máximo de até 2 (dois) dias úteis, que qualquer candidato apresente recurso através do e-mail: cnpms.estagio@embrapa.br.

6.9 O recurso será escrito e deverá apresentar as razões do inconformismo do candidato.

7.1 O candidato convocado para a formalização do estágio será aquele que obtiver a melhor classificação na lista da área em que foi disponibilizada a vaga, de forma que:

7.1.1 Se o candidato não aceitar ou não atender ao chamado em um prazo máximo de 03 dias úteis, ele deve ser reposicionado no final da fila da respectiva área.

7.1.2 Se o candidato aceitar, mas não preencher algum dos requisitos exigidos, será automaticamente excluído do Cadastro de Reserva.

7.1.3 Se o candidato aceitar e preencher os requisitos exigidos, iniciar-se-á o processo de contratação.

8.1 O candidato convocado deverá apresentar a documentação para a contratação no Setor de Gestão de Pessoas até o prazo de 7 dias úteis da convocação, sob pena de perda da vaga e consequente convocação do candidato subsequente no cadastro de reserva.

8.2 Documentação necessária para a contratação:

 Declaração de matrícula atualizada e original, constando a carga de Estágio Supervisionado Obrigatório. Caso o estudante deseje cumprir 8(oito) horas diárias, a Instituição de Ensino deverá mencionar esta informação na declaração.

7. DA CONVOCAÇÃO

(5)

4  Histórico escolar atualizado e original do curso atual.

 Cópia do RG (não permitida CNH), CPF e Comprovante de Endereço.  Foto 3x4

8.3 Após a entrega dos documentos, o Setor de Gestão de Pessoas disponibilizará, em até 5(cinco) dias úteis, Termo de Compromisso de Estágio e o Plano de Estágio para assinatura do estudante e da Instituição de Ensino.

8.4 A contratação de candidatos selecionados neste edital deverá ocorrer impreterivelmente até a data em que encerra sua vigência, ou seja, aquela definida no item 2.1.

8.5 O candidato deverá participar do Treinamento Introdutório, em data a ser definida pela Embrapa, como requisito para o início do estágio. O estagiário deverá participar de todos os treinamentos internos para estagiários e bolsistas promovidos pela Embrapa, durante a vigência do seu contrato. A não participação, sem a devida justificativa (exemplo: atestado médico, declaração escolar), implicará na rescisão contratual.

8.6 O início do estágio será autorizado quando o estudante tiver participado do Treinamento Introdutório e apresentar o Termo de Compromisso e o Plano de Estágio assinados. A utilização da infraestrutura da Embrapa e do transporte somente será permitida após a liberação do crachá do estagiário.

9.1 Os procedimentos relacionados ao acompanhamento e conclusão de estágio/bolsas serão cumpridos de acordo com a seguinte legislação:

- Lei 11.788 de 25/09/2008 que dispõe sobre estágio de estudantes; altera a redação do Art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

- Resolução Normativa nº 24 de 05/11/2008, que aprova a Norma de Estágio de Complementação Educacional na Embrapa – nº 037.009.004.002.

10.1 Será excluído do Cadastro de Reserva o candidato que:

a) Tenha alguma pendência de encerramento de estágio/bolsa celebrado anteriormente com a Embrapa Milho e Sorgo.

b) Não estiver regularmente matriculado em curso de graduação/técnico, conforme definido no item 3.2.

c) Não dispuser de carga horária mínima de 20 horas semanais.

11.1 O estagiário em cumprimento a legislação estabelecidas no item 9 (nove), deverão encaminhar ao Setor de Gestão de Pessoas os seguintes documentos, no último dia de estágio:

- Frequência do estagiário devidamente assinada pelo estudante e orientador. - Formulário eletrônico de avaliação do estagiário.

- Formulário eletrônico de avaliação do orientador. - Relatório final de estágio.

9. DO ACOMPANHAMENTO

10. DA EXCLUSÃO DO CADASTRO DE RESERVA

(6)

5 - Formulário Nada Consta assinado (com a devolução de EPI e crachá).

11.2 O Setor de Gestão de Pessoas emitirá o Certificado de Realização de Estágio somente para os estagiários que apresentarem a documentação prevista no item 11.1 .

11.3 Não haverá emissão do Certificado para os documentos entregues em data posterior ao encerramento do contrato.

12.1 A inscrição neste processo implica na aceitação de todos os itens deste edital e da legislação e da legislação nacional pertinente a estágios.

12.2 Casos omissos a este edital serão apreciados pela Chefia Adjunta de Administração da Embrapa Milho e Sorgo.

(7)

6 ANEXO I

Áreas do Cadastro de Reserva

Área Cursos aceitos Vagas Orientador

Recursos genéticos de milho Engenharia Agronômica 01 Flávia França Teixeira

Física de solos/Laboratório de física de solos

Ciências Agrárias, Geografia 01 João Herbert Moreira Viana

Entomologia Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental,

Ciências Biológicas

01 Simone Martins Mendes

Sistemas integrados Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental,

Ciências Biológicas

01 Rosângela Maria Simeão Resende

Análises físicas e químicas de solos Engenharia Agronômica 01 Manoel Ricardo de Albuquerque Filho

Sistemas de Informação - Desenvolvimento Web e Mobile

Sistemas de Informação 02 Enilda Alves Coelho

Cultura de Tecidos e Transformação genética de milho

Biologia, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Bioquímica, Bioengenharia, Biotecnologia

01 Andrea Almeida Carneiro

Integração Lavoura-pecuária Engenharia Agronômica 01 Ramon Costa Alvarenga

Microbiologia Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental,

Ciências Biológicas

01 Christiane Abreu Oliveira Paiva

Microbiologia do Solo Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental,

Engenharia Florestal, Ciências Biológicas

02 Francisco Adriano de Souza

Segurança alimentar, ciência dos alimentos

Engenharia de Alimentos, Nutrição e Ciências Biológicas

02 Valéria Aparecida Vieira Queiroz

Fisiologia vegetal Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas 01 Paulo César Magalhães

Melhoramento de Sorgo Engenharia Agronômica 01 Rafael Augusto da Costa Parrella

Fitopatologia Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental,

Ciências Biológicas

01 Dagma Dionísia da Silva

Fitotecnia Engenharia Agronômica 01 Emerson Borghi

Monitoramento

Ambiental/Sensoriamento Remoto

Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas

01 Thomaz Correa e Castro da Costa

Plantas Daninhas e Sistemas de

Produção Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas

03 Alexandre Ferreira da Silva

Controle Biológico Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental,

Ciências Biológicas

03 Ivan Cruz

Biotecnologia Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental,

Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Química, Biotecnologia e Ciências Biológicas

01 Ubiraci Gomes de Paula Lana

Genética e Biologia Molecular Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental,

Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Química, Biotecnologia e Ciências Biológicas

(8)

7 ANEXO II

Ficha de Inscrição

DADOS PESSOAIS (Preenchimento obrigatório)

Nome:

Endereço: n°:

Bairro: CEP:

Cidade: Estado:

Filiação: e

Data de nascimento: ____/____/____ Estado civil:

Nacionalidade: Se estrangeiro,

Passaporte: Validade: ___/___/___ Naturalidade:

Cart. Identidade n.º: Órgão expedidor: Data exp.: ___/___/___

CPF n.º: Tel. fixo: Tel.cel:

E-mail:

Cor (autodeclarada, segundo classificação IBGE):

( ) Branca ( ) Parda ( ) Preta ( ) Indígena ( )Amarela

Necessidades especiais: ( ) Sim ________________ ( ) Não VAGA PLEITEADA ÁREA: ORIENTADOR:

DADOS ESCOLARES (Preenchimento obrigatório)

Escola/Faculdade: Curso:

Período ou Ano em curso: Horário das aulas:

Início: ( ) 1º Sem. ( ) 2º Sem. Ano:______ Prev. de término: ( )1º Sem. ( )2º Sem. Ano:______

DADOS PARA SEGURO DE VIDA (Preenchimento obrigatório no caso de estagiário)

Beneficiário do seguro de vida: (Um ou dois beneficiários) Parentesco: 1-

2-

INFORMAÇOES PARA USO EM CASO DE EMERGÊNCIA (Preenchimento obrigatório)

Pessoa a ser notificada: Parentesco:

Endereço: n°:

Tel.fixo: Tel. celular: Tel. comercial:

INFORMAÇOES MÉDICAS

Doador de sangue: ( ) Sim ( )Não Grupo sanguíneo: Alérgico à/ao: Possui algum problema de saúde, qual (is):

Possui Plano de saúde: ( ) Sim, qual: ________________________ ( ) Não

Declaro que as informações acima são verdadeiras. Sete Lagoas, ____/____/____

_____________________________

Assinatura

Referências

Documentos relacionados

Conselhos de Assistência Social competente quanto ao cumprimento da finalidade dos recursos”. b) “Instrumento eletrônico que deve ser utilizado pelos gestores

Carga horária mínima para Estágio Supervisionado Obrigatório: 200 horas Período para realização do Estágio Obrigatório: a partir do 7º. Período para realização do Estágio

O aumento da receita líquida no mercado doméstico é decorrente principalmente do aumento no volume vendido, que no trimestre totalizou 44,4 mil m 3 , representando um crescimento

No entanto, na escolha destes vetores de base menor para uma maior entrada, já que não se pode mais fazer a transformada wavelet de Haar como anteriormente, tem-se que

Tanto para a seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico em Educação, quanto para a seleção para o Curso de Doutorado em Educação, a relação dos(as)

Em relação ao diretor responsável pela atividade de distribuição de cotas de fundos de investimento, caso não seja a mesma pessoa indicada no item 8.4, fornecer:.. currículo,

estágio de desenvolvimento floral para a coleta das anteras e o horário de coleta dos botões, os grãos de pólen de nove cultivares de nespereira foram submetidos à germinação in

Ante o exposto, concedo a liminar pleiteada para determinar a suspensão do pagamento de retroativos do auxílio-moradia autorizados nos autos do processo administrativo 2015/239