• Nenhum resultado encontrado

Informativo Regulamentos e normas escolares- Ed. Infantil e Ens. Fundamental

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo Regulamentos e normas escolares- Ed. Infantil e Ens. Fundamental"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Informativo 2019 - Regulamentos e normas escolares- Ed. Infantil e Ens. Fundamental

1- Agenda Escolar (adquirida na Escola)

É vendida na secretaria a agenda escolar exclusiva do Colégio. Os responsáveis poderão enviar comunicados e receber informações como calendário escolar, avisos de reuniões e etc.

Os bilhetes só podem ser colados na agenda do colégio e não podem ser feitas cópias, pois a mesma possui direitos autorais.

►A agenda escolar deve estar sempre na mochila. É o instrumento de comunicação entre família e Escola para recados e envio de avisos. ►O responsável deve ler diariamente a Agenda Escolar para se inteirar dos comunicados da Escola e assinar seu recebimento.

►As atividades para casa são anotadas na Agenda Escolar e recebidas pelos professores na data combinada com o aluno. 2. Reunião de Pais

As reuniões de Pais acontecem bimestralmente e são avisadas por meio dos calendários que são anexados todo mês na Agenda Escolar. 3. Internet (www.colegiolilianetravassos.com.br)

Na página do nosso site, o Responsável tem acesso às atividades que acontecem na Escola. As informações são sempre atualizadas. O Responsável irá encontrar os calendários e avisos.

As fotos das atividades também são colocadas em nossa página do Facebook (C. Liliane Travassos).

Temos o Portal do aluno para consulta de boletos entre outros. Para entrar no portal do aluno é só entrar no seguinte endereço. https://portal.sponteeducacional.net.br/default.aspx?CID=39268

A senha e o login é o número de matrícula do aluno______________________ 4. Circulares

Visando à sustentabilidade, inspirada na Rio + 20, o Colégio iniciará uma redução de papel.

Os Responsáveis podem colaborar e solicitar o envio das Circulares por e-mail, e também visualizá-las no portal do aluno. Observação

Para atualizar seu e-mail em nosso cadastro, entre em contato com a secretaria. 5. Rotina Escolar

5.1 Horários

Turno da manhã Início das aulas: 7h45min

Saída: 11h45min Turno da tarde Início das aulas Ed. Infantil: 13h

Início das aulas Ens. Fundamental: 13h30min

Saída Ed. Infantil: 17h Saída Ens. Fundamental: 17h30min 6. Integral

O Colégio oferece:

► Sistema de hotelzinho (diária) - O responsável que precisar deixar o aluno um dia no colégio, para por exemplo resolver alguma questão pessoal, como médico ou outro assunto, poderá pagar o valor da diária que inclui banho, almoço e jantar.

► Período Integral (mensal)

Funciona das 7 horas às 19 horas. Possui 3 pacotes de 8h, 10h e 12h, com opções de colação, almoço, jantar e banho.

7. Atrasos

Tolerância de atraso de até 15 minutos.

Caso o aluno ultrapasse o limite de 15 min, deverá esperar o próximo tempo de aula para entrar na sala de aula. Se o aluno chegar atrasado 3 vezes no mês será penalizado com um dia de suspensão.

8.Material Escolar

✓ A lista com o material escolar fica disponível na secretaria e em nosso site. O material escolar deve ser adquirido antes do início do ano letivo, e entregue na secretaria da escola dentro do prazo estipulado com o nome do aluno.

✓ O material de uso pessoal retornará todos os dias com o aluno. Os alunos que possuem material de uso pessoal devem ser responsabilizar pelos mesmos, não cabendo essa responsabilidade ao professor.

✓ É necessário que cada aluno mantenha na mochila um copo pessoal com seu respectivo nome e turma.

9. Uniforme

O uso do uniforme é obrigatório. Não pode ser modificado no seu modelo original.

O uniforme completo inclui: camisa e bermuda do colégio, tênis todo preto ou todo branco e meia branca. Para os dias de frio, o conjunto de frio vendido na secretaria, ou outro por baixo do uniforme escolar. 10. Adaptação Escolar

Os alunos do Maternal e Pré I terão a saída antecipada durante a primeira semana de aula para uma melhor adaptação do aluno ao ambiente escolar, à professora e aos novos amiguinhos.

(2)

Na educação infantil temos um dia da semana para o “Dia da Novidade”, toda sexta-feira, na qual os alunos poderão trazer um brinquedo etiquetado com o nome do aluno. Nos outros dias, os responsáveis não devem mandar brinquedos.

Evitar brinquedos pequenos, de alto custo e que possam machucar os demais alunos.

Segundo a Lei n°4.734/2008 é proibida a utilização de telefones celulares, games, Ipod, MP3 e equipamentos similares em sala de aula. O Colégio não se responsabiliza por possíveis perdas e danos.

12. Aniversário na Escola

O responsável deverá agendar a data da comemoração de aniversário na secretaria com no mínimo 1 semana de antecedência. A mesma acontece sempre na hora do recreio e tem a duração de vinte minutos.

É permitida a presença de no máximo dois responsáveis durante a comemoração.

Os responsáveis deverão trazer tudo o que for necessário para a comemoração (descartáveis, vela, etc.) 13.Livro de Sala

Do 2° ao 5° ano, o Livro de Sala é um instrumento de apoio ao professor, aluno e responsável. Nele ficam registrados as tarefas de casa, comportamento do aluno, atividades extras e matéria de provas.

O responsável pode solicitá-lo na secretaria fora do horário da aula. 14. Quanto à ética:

Aos alunos não é permitido:

►Danificar as instalações do Colégio (murais, mesas, cadeiras, etc.) ►Tratar com desrespeito qualquer funcionário, professor, aluno ou visitante. ► Agredir qualquer funcionário, professor, aluno ou visitante

Como possíveis penalidades, a advertência e suspenção serão avaliados e aplicados pela Direção; que fará o comunicado aos responsáveis. 15. Fixação do Aprendizado do 1° ao 5° ano

Os alunos terão tarefas de casa frequentemente, logo os responsáveis devem estar atentos para auxiliarem os mesmos na realização dessas. A partir do 3° ano os alunos levarão para casa uma bateria de exercícios, chamada “Desafio” que deverá ser entregue dentro do prazo estipulado pela professora e valerá ponto a ser somado com a prova.

16. Língua Estrangeira

O Colégio oferece, no currículo escolar, a disciplina Inglês para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. A partir de 2019 teremos uma parceria com o Curso de idiomas Wizard e será oferecido curso de inglês no colégio para os alunos que desejarem do 2° ao 5° ano com valor pago por fora, em horário fora da grade escolar. Maiores informações na secretaria do colégio.

18. Atividade Extra

Os alunos que desejarem poderão participar das aulas de ballet e Jiu-jitsu que acontecem uma vez por semana e é pago a parte na secretaria do colégio. Para que o aluno participe é necessário que seja feita a matrícula na secretaria e uso do uniforme adequado para a atividade.

19. Remédios e doenças

✓ Antibióticos e outros remédios com horário controlado devem ser programados preferencialmente para o horário que o aluno não se encontra no colégio. Se não for possível. O responsável deverá mandar a prescrição médica e escrever a dosagem e horário na agenda escolar. A mesma não deverá ser feita via telefone ou por recados de terceiros.

✓ O remédio deverá vir no frasco do próprio remédio onde podemos ver a data de validade. Não será dado remédio que esteja na seringa (o remédio deverá vir no frasco juntamente com a seringa, para que nós possamos ministrar conforme o indicado).

✓ Algumas medicações não poderão ser feitas no colégio, algumas delas são: Nebulização ou medicação que tenha que ministrar em curtos intervalos de tempo (de uma em uma hora ou de duas em duas horas).

✓ É necessário deixar na bolsa da criança um remédio para febre, pois o colégio só ministra remédios enviados pelos pais. É importante sempre atualizar a dosagem na agenda, de acordo com o peso da mesma.

✓ Em caso de doenças contagiosas a criança não poderá frequentar as atividades escolares, precisando ser cuidada em casa para só retornar com atestado médico.

20. Feira Pedagógica

A ampliação cultural dos Alunos e da equipe é característica do Colégio Liliane Travassos. Os alunos são estimulados a trabalhar visão especial, habilidade lógica e capacidade de refletir sobre novos temas.

A Feira acontece durante o quarto bimestre e é aberta aos pais, amigos e visitantes. 21. Avaliação

O processo de avaliação da aprendizagem é contínuo e consiste na observação da construção das competências cognitivas do aluno, suas experiências socioculturais e as etapas de estruturação de seu pensamento.

Em todas as reuniões os alunos são avaliados individualmente e a professora faz uma avaliação por escrito que deverá ser assinada bimestralmente pelo responsável do aluno

22. Boletim do 1° ao 5° ano

Os Boletins Bimestrais serão disponibilizados na semana da Reunião de Pais através do Portal do aluno. Para ter acesso ao portal do aluno, o responsável deve entrar no site do colégio. O pai deverá incluir o login e a senha que serão fornecidos pela secretaria.

O ano letivo é dividido em quatro bimestres. Os alunos obtêm um máximo de 100(cem) pontos por bimestre. A Média Anual (MA) é resultado da Média Aritmética dos quatros bimestres.

►Aprovação Direta

Para aprovação direta, o aluno deve obter Média Anual igual ou superior a 70 pontos (total anual de 280 pontos)

Li e aceito cumprir com os regulamentos e diretrizes escolares encontradas no Informativo 2019.

Ass. do respons. ________________________________________________________________ Nome do Responsável: _________________________ Data_____________ Aluno______________________________ Turma: _________

(3)

Informativo 2019 - Regulamentos e normas escolares- Ed. Infantil e Ens. Fundamental

1- Agenda Escolar (adquirida na Escola)

É vendida na secretaria a agenda escolar exclusiva do Colégio. Os responsáveis poderão enviar comunicados e receber informações como calendário escolar, avisos de reuniões e etc.

Os bilhetes só podem ser colados na agenda do colégio e não podem ser feitas cópias, pois a mesma possui direitos autorais.

►A agenda escolar deve estar sempre na mochila. É o instrumento de comunicação entre família e Escola para recados e envio de avisos. ►O responsável deve ler diariamente a Agenda Escolar para se inteirar dos comunicados da Escola e assinar seu recebimento.

►As atividades para casa são anotadas na Agenda Escolar e recebidas pelos professores na data combinada com o aluno. 2. Reunião de Pais

As reuniões de Pais acontecem bimestralmente e são avisadas por meio dos calendários que são anexados todo mês na Agenda Escolar. 3. Internet (www.colegiolilianetravassos.com.br)

Na página do nosso site, o Responsável tem acesso às atividades que acontecem na Escola. As informações são sempre atualizadas. O Responsável irá encontrar os calendários e avisos.

As fotos das atividades também são colocadas em nossa página do facebook (C. Liliane Travassos).

Temos o Portal do aluno para consulta de boletos entre outros. Para entrar no portal do aluno é só entrar no seguinte endereço. https://portal.sponteeducacional.net.br/default.aspx?CID=39268

A senha e o login é o número de matrícula do aluno______________________ 4. Circulares

Visando à sustentabilidade, inspirada na Rio + 20, o Colégio iniciará uma redução de papel.

Os Responsáveis podem colaborar e solicitar o envio das Circulares por e-mail, e também visualizá-las no portal do aluno. Observação

Para atualizar seu e-mail em nosso cadastro, entre em contato com a secretaria. 5. Rotina Escolar

5.1 Horários

Turno da manhã Início das aulas: 7h45min

Saída: 11h45min Turno da tarde Início das aulas Ed. Infantil: 13h

Início das aulas Ens. Fundamental: 13h30min

Saída Ed. Infantil: 17h Saída Ens. Fundamental: 17h30min 6. Integral

O Colégio oferece:

► Sistema de hotelzinho (diária) - O responsável que precisar deixar o aluno um dia no colégio, para por exemplo resolver alguma questão pessoal, como médico ou outro assunto, poderá pagar o valor da diária que inclui banho, almoço e jantar.

► Período Integral (mensal)

Funciona das 7 horas às 19 horas. Possui 3 pacotes de 8h, 10h e 12h, com opções de colação, almoço, jantar e banho.

7. Atrasos

Tolerância de atraso de até 15 minutos.

Caso o aluno ultrapasse o limite de 15 min, deverá esperar o próximo tempo de aula para entrar na sala de aula. Se o aluno chegar atrasado 3 vezes no mês será penalizado com um dia de suspensão.

8.Material Escolar

✓ A lista com o material escolar fica disponível na secretaria e em nosso site. O material escolar deve ser adquirido antes do início do ano letivo, e entregue na secretaria da escola dentro do prazo estipulado com o nome do aluno.

✓ O material de uso pessoal retornará todos os dias com o aluno. Os alunos que possuem material de uso pessoal devem ser responsabilizar pelos mesmos, não cabendo essa responsabilidade ao professor.

✓ É necessário que cada aluno mantenha na mochila um copo pessoal com seu respectivo nome e turma.

9. Uniforme

O uso do uniforme é obrigatório. Não pode ser modificado no seu modelo original.

O uniforme completo inclui: camisa e bermuda do colégio, tênis todo preto ou todo branco e meia branca. Para os dias de frio, o conjunto de frio vendido na secretaria, ou outro por baixo do uniforme escolar. 10. Adaptação Escolar

Os alunos do Maternal e Pré I terão a saída antecipada durante a primeira semana de aula para uma melhor adaptação do aluno ao ambiente escolar, à professora e aos novos amiguinhos.

11. Brinquedo e pertences pessoais

Na educação infantil temos um dia da semana para o “Dia da Novidade”, toda sexta-feira, na qual os alunos poderão trazer um brinquedo etiquetado com o nome do aluno. Nos outros dias, os responsáveis não devem mandar brinquedos.

(4)

Evitar brinquedos pequenos, de alto custo e que possam machucar os demais alunos.

Segundo a Lei n°4.734/2008 é proibida a utilização de telefones celulares, games, Ipod, MP3 e equipamentos similares em sala de aula. O Colégio não se responsabiliza por possíveis perdas e danos.

12. Aniversário na Escola

O responsável deverá agendar a data da comemoração de aniversário na secretaria com no mínimo 1 semana de antecedência. A mesma acontece sempre na hora do recreio e tem a duração de vinte minutos.

É permitida a presença de no máximo dois responsáveis durante a comemoração.

Os responsáveis deverão trazer tudo o que for necessário para a comemoração (descartáveis, vela, etc.) 13.Livro de Sala

Do 2° ao 5° ano, o Livro de Sala é um instrumento de apoio ao professor, aluno e responsável. Nele ficam registrados as tarefas de casa, comportamento do aluno, atividades extras e matéria de provas.

O responsável pode solicitá-lo na secretaria fora do horário da aula. 14. Quanto à ética:

Aos alunos não é permitido:

►Danificar as instalações do Colégio (murais, mesas, cadeiras, etc.) ►Tratar com desrespeito qualquer funcionário, professor, aluno ou visitante. ► Agredir qualquer funcionário, professor, aluno ou visitante

Como possíveis penalidades, a advertência e suspenção serão avaliados e aplicados pela Direção; que fará o comunicado aos responsáveis. 15. Fixação do Aprendizado do 1° ao 5° ano

Os alunos terão tarefas de casa frequentemente, logo os responsáveis devem estar atentos para auxiliarem os mesmos na realização dessas. A partir do 3° ano os alunos levarão para casa uma bateria de exercícios, chamada “Desafio” que deverá ser entregue dentro do prazo estipulado pela professora e valerá ponto a ser somado com a prova.

16. Língua Estrangeira

O Colégio oferece, no currículo escolar, a disciplina Inglês para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. A partir de 2019 teremos uma parceria com o Curso de idiomas Wizard e será oferecido curso de inglês no colégio para os alunos que desejarem do 2° ao 5° ano com valor pago por fora, em horário fora da grade escolar. Maiores informações na secretaria do colégio.

18. Atividade Extra

Os alunos que desejarem poderão participar das aulas de ballet e Jiu-jitsu que acontecem uma vez por semana e é pago a parte na secretaria do colégio. Para que o aluno participe é necessário que seja feita a matrícula na secretaria e uso do uniforme adequado para a atividade.

19. Remédios e doenças

✓ Antibióticos e outros remédios com horário controlado devem ser programados preferencialmente para o horário que o aluno não se encontra no colégio. Se não for possível. O responsável deverá mandar a prescrição médica e escrever a dosagem e horário na agenda escolar. A mesma não deverá ser feita via telefone ou por recados de terceiros.

✓ O remédio deverá vir no frasco do próprio remédio onde podemos ver a data de validade. Não será dado remédio que esteja na seringa (o remédio deverá vir no frasco juntamente com a seringa, para que nós possamos ministrar conforme o indicado).

✓ Algumas medicações não poderão ser feitas no colégio, algumas delas são: Nebulização ou medicação que tenha que ministrar em curtos intervalos de tempo (de uma em uma hora ou de duas em duas horas).

✓ É necessário deixar na bolsa da criança um remédio para febre, pois o colégio só ministra remédios enviados pelos pais. É importante sempre atualizar a dosagem na agenda, de acordo com o peso da mesma.

✓ Em caso de doenças contagiosas a criança não poderá frequentar as atividades escolares, precisando ser cuidada em casa para só retornar com atestado médico.

20. Feira Pedagógica

A ampliação cultural dos Alunos e da equipe é característica do Colégio Liliane Travassos. Os alunos são estimulados a trabalhar visão especial, habilidade lógica e capacidade de refletir sobre novos temas.

A Feira acontece durante o quarto bimestre e é aberta aos pais, amigos e visitantes. 21. Avaliação

O processo de avaliação da aprendizagem é contínuo e consiste na observação da construção das competências cognitivas do aluno, suas experiências socioculturais e as etapas de estruturação de seu pensamento.

Em todas as reuniões os alunos são avaliados individualmente e a professora faz uma avaliação por escrito que deverá ser assinada bimestralmente pelo responsável do aluno

22. Boletim do 1° ao 5° ano

Os Boletins Bimestrais serão disponibilizados na semana da Reunião de Pais através do Portal do aluno. Para ter acesso ao portal do aluno, o responsável deve entrar no site do colégio. O pai deverá incluir o login e a senha que serão fornecidos pela secretaria.

O ano letivo é dividido em quatro bimestres. Os alunos obtêm um máximo de 100(cem) pontos por bimestre. A Média Anual (MA) é resultado da Média Aritmética dos quatros bimestres.

►Aprovação Direta

Para aprovação direta, o aluno deve obter Média Anual igual ou superior a 70 pontos (total anual de 280 pontos)

Li e aceito cumprir com os regulamentos e diretrizes escolares encontradas no Informativo 2019.

Ass. do respons. ________________________________________________________________ Nome do Responsável: _________________________ Data_____________ Aluno______________________________ Turma: _________

(5)

Referências

Documentos relacionados

o que torrente Ballester coloca na boca do seu don Juan bastante mais tarde retoma esta velha questão fundamental e explica como a vida do herói, uma vida que se tinha

Mais uma vez, do ponto de vista natural e mesmo tendo em conta a diversidade dos jogos possíveis, não parece ser suficiente dizer que o «jogo» ou um jogo se trata sim- plesmente de

Análise do Tempo e Renda Auferidos a partir da Tecnologia Social Durantes os períodos de estiagem, as famílias do semiárido busca água para o consumo familiar em locais mais

Desde el punto de vista del método, Dicey muestra que el análisis de las relaciones entre el Estado y la economía no puede fundarse sólo sobre normas, sino que debe ir más

6 - Circuito oscilador de conversão capacidade-frequência (duração de impulso).. Permite-se assim variar o ‘duty-cycle’ da forma de onda na saída, através da relação entre as

força normativa da Constituição encontra limites, seja não somente em face da mandatória necessidade de vinculação ao contexto social em que se insere, como também

No processo de deformação de chapa existem parâmetros do sistema que são facilmente controláveis na execução do projecto tais como o diâmetro dos rolos, a

Existe uma clara vantagem ao usar o Minecraft como uma das ferramentas para o ensino de programação, que não vem usualmente mencionada de uma forma clara na literatura, mas que