• Nenhum resultado encontrado

O que há de novo no VMware vcenter 5.0

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O que há de novo no VMware vcenter 5.0"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

VMware vCenter

5.0

Gerenciamento eficiente da virtualização

D O C U M E N T A Ç Ã O T É C N I C A D E M A R K E T I N G V 1 . 0 / A T U A L I Z A D O E M A B R I L D E 2 0 1 1

(2)

W H I T E P A P E R T É C N I C O / 2

Índice

Introdução . . . . 3

vSphere Web Client . . . . 4

Recursos do vSphere Web Client . . . . 4

Tecnologia do vSphere Web Client . . . . 6

VMware vCenter Server Appliance . . . . 8

Visão geral . . . . 8

Disponibilidade aprimorada do VMware vCenter Server . . . . 10

Arquitetura aprimorada do VMware vCenter Server . . . . 10

Integração ao VMware vCenter Client . . . . 11

Suporte a aplicativos . . . . 11

(3)

Introdução

A virtualização está mudando a maneira de fazer negócios. Com o advento de tecnologias novas e aprimoradas para usar nos ambientes virtualizados, agora os clientes podem atingir níveis de eficiência e utilização anteriormente impossíveis. Os ambientes de larga escala, como os serviços baseados em nuvem, agora forçam o escopo dos objetos gerenciados para níveis crescentes. Para continuar nesse caminho, os profissionais de TI devem ter uma solução abrangente de gerenciamento da virtualização.

Como líder na virtualização de data center e no gerenciamento da virtualização, a VMware entende essas necessidades. Com o lançamento do VMware vSphere™ 5.0 (“vSphere”), os novos recursos e tecnologias a seguir estão entre os que são adicionados à plataforma vSphere para fornecer gerenciamento aprimorado da virtualização:

• vSphere Web Client

• VMware vCenter™ Server Appliance

• Disponibilidade aprimorada do VMware vCenter Server

(4)

W H I T E P A P E R T É C N I C O / 4

vSphere Web Client

A maneira como o administrador interage com o seu ambiente causa um grande impacto na sua capacidade para gerenciar esse ambiente. Com a proliferação das tecnologias de virtualização e baseadas em nuvem, as seguintes exigências críticas estão entre as necessárias para uma ferramenta de gerenciamento que permite ao administrador ter:

• A capacidade de trabalhar com um ambiente heterogêneo • Uma base flexível e extensível para permitir a personalização • Acesso imediato às informações

• A capacidade de gerenciar um alto número de objetos em data centers geograficamente separados Para cumprir esses requisitos e fornecer um modelo de interface de usuário sustentável no futuro, a VMware desenvolveu o vSphere Web Client.

Na sua versão inicial, o vSphere Web Client fornece uma substituição para a interface Web. As futuras versões serão baseadas neste suporte, e acabarão por se tornar a plataforma primária do cliente.

Recursos do vSphere Web Client

Pronto para uso, o vSphere Web Client fornece numerosos recursos e funcionalidades que dão mais poder aos administradores para gerenciar efetivamente os ambientes distribuídos de larga escala. A seção a seguir aborda alguns de seus principais recursos.

Personalização da GUI

A maioria das interfaces de usuário tem design estático e tenta exibir todas as informações que o usuário poderia desejar. O problema é que nem todo mundo usa a GUI para o mesmo objetivo. Em um ambiente vSphere, alguns administradores podem ter a tarefa primária de gerenciar os serviços de estrutura, como o armazenamento ou as redes. Por outro lado, existem outros administradores encarregados principalmente do gerenciamento das máquinas virtuais. Os dois tipos de administradores são frequentemente bombardeados por informações de que não precisam no desempenho de suas tarefas diárias. O vSphere Web Client soluciona esse problema permitindo que o usuário personalize a visualização das interfaces do usuário, da maneira mais adequada para ele. É possível mover as informações apresentadas pela interface do usuário para um local diferente, ou eliminá-las. O vSphere Web Client também usa um modelo de inclusão progressiva para exibir as informações. As informações aplicáveis serão exibidas apenas conforme solicitado pelo usuário, em vez de forçá-lo a ver todas as informações imediatamente.

(5)

Dessa maneira, o vSphere Web Client fornece flexibilidade para o usuário utilizar uma única ferramenta de uma maneira que o torne mais eficiente.

Figura 1. Reposicionamento dos componentes da IU

Acesso às tarefas comuns

Os administradores tendem a realizar tarefas repetitivas em circunstâncias normais. A capacidade de executá-las rapidamente ajuda a reduzir a frustração e aumenta a produtividade. O vSphere Web Client fornece uma área sensível ao contexto, onde as tarefas mais comuns podem ser realizadas fácil e rapidamente.

Figura 2. Acesso rápido às tarefas comuns

Fluxos de trabalho orientados por interrupção

Nem sempre é possível realizar uma tarefa de forma linear. As pessoas geralmente são interrompidas ou distraídas com assuntos mais importantes, ou para obter informações necessárias para concluir a operação. As interfaces de usuário padrão exigem que o usuário pare a tarefa que está realizando e a recomece do zero quando puder voltar. Isso não ocorre no vSphere Web Client.

(6)

O vSphere Web Client adiciona suporte para cargas de trabalho orientadas por interrupção. Esse ágil recurso de gerenciamento permite que o administrador inicie uma tarefa, faça uma pausa se for interrompido e volte exatamente ao ponto em que estava quando parou.

Figura 3. Fluxos de trabalho orientados por interrupção

Capacidade de extensão Muitos fornecedores terceiros oferecem ferramentas e funcionalidades úteis que complementam os recursos do vSphere Web Client. Isso é de grande benefício para o administrador, porque oferece a capacidade de realizar numerosas ações em um único painel. O vSphere Web Client facilita mais do que nunca a extensão de sua funcionalidade. Praticamente tudo o que envolve a interação do usuário com a interface pode ser adicionado ou modificado. Um conjunto avançado de documentação fornece ao desenvolver as informações necessárias para desenvolver novas extensões e funcionalidades rapidamente.

Tecnologia do vSphere Web Client

Os recursos e as funcionalidades do vSphere Web Client não seriam possíveis sem um mecanismo robusto, capaz de fornecer o dimensionamento e a flexibilidade exigidos. Os componentes desse mecanismo revolucionário são discutidos nos próximos parágrafos.

Arquitetura O vSphere Web Client utiliza o seguinte modelo de operação em três camadas: • vSphere Web Client O vSphere Web Client é executado como um aplicativo baseado em Adobe Flex, dentro de um navegador da Web compatível. Os navegadores compatíveis incluem Internet Explorer, nos sistemas operacionais baseados em Microsoft Windows, e Firefox, nos sistemas Windows e Linux. Um plug-in de navegador também é fornecido, o que permite a utilização de um console para a máquina virtual.

Isso permite que qualquer usuário com um sistema habilitado para a Web gerencie o ambiente e reduza o trabalho dos administradores para gerenciar a implantação do software cliente nos sistemas individuais.

(7)

• Servidor de aplicativos

O servidor de aplicativos é baseado no SpringSource dm Server, um servidor de aplicativos Java completamente baseado em módulos e projetado para executar aplicativos Java e aplicativos desenvolvidos pelo Spring com um alto grau de flexibilidade e confiabilidade. Para oferecer suporte ao vSphere Web Client, o servidor de aplicativos fornece um pacote Open Services Gateway Initiative (OSGi) e vários serviços que permitem dimensionamento e extensibilidade por fornecedores terceiros.

• VMware vCenter Server e serviços associados

O VMware vCenter Server age como fonte de informações para o vSphere Web Client. Um serviço de inventário é alimentado com dados ativos do processo central do VMware vCenter Server e os transmite para o servidor de aplicativos conforme necessário.

O vSphere Web Client é executado em um navegador. O servidor de aplicativos fornece um back-end dimensionável Back-end flexível do cliente

O VMware vCenter Server está na operação de modo simples ou vinculado.

VMware vCenter Server

Figura 4. Arquitetura do vSphere Web Client

Implantação e gerenciamento

A implantação do vSphere Web Client em ambientes tradicionais do VMware vCenter Server implantados no Windows exige a instalação dos binários do servidor do vSphere Web Client. Para os ambientes do VMware vCenter Server Appliance, os componentes já estão instalados. O usuário deve simplesmente iniciar o serviço apropriado. A implantação do vSphere Web Client no seu ambiente requer a instalação do pacote do servidor VMware vCenter Web Client em um host. O VMware vCenter Server Appliance vem no mesmo pacote que o servidor do vSphere Web Client, exigindo simplesmente que o serviço seja ativado. Depois de implantada, cada instância do VMware vCenter Server que será usada com o vSphere Web Client é registrada por meio de uma página de inscrição para a administração do vSphere Web Client baseada na Web,

(8)

W H I T E P A P E R T É C N I C O / 8

VMware vCenter Server Appliance

O vSphere Web Client é o único componente necessário para gerenciar um ambiente virtualizado. A outra peça do quebra-cabeças é o VMware vCenter Server.

Os clientes da VMware expressaram o desejo de aprimorar o processo de aplicação de patches e atualização do VMware vCenter Server, além da redução dos custos associados à sua implantação dentro de um ambiente baseado no Windows.

Para cuidar dessas necessidades, a VMware está introduzindo o VMware vCenter Server Appliance no vSphere 5.0. Com ele, os clientes podem simplificar a implantação e a configuração, agilizar o processo de aplicação de patches e atualização e reduzir o custo total de propriedade do VMware vCenter Server. Isso permite que as empresas respondam mais rápido às suas necessidades de negócios.

Visão geral

O VMware vCenter Server Appliance (VCSA) consiste em uma máquina virtual SUSE Linux Enterprise Server 11 pré-empacotada de 64 bits que hospeda uma instância do VMware vCenter Server. Como não depende de um SO baseado em Windows, o cliente pode eliminar os custos de licenciamento normalmente associados à execução do VMware vCenter Server.

O VMware VCSA é distribuído como um arquivo .vmx compacotado ou um .ovf com discos dispersos que reduzem o tamanho geral do dispositivo para apenas 3,6 GB. A implantação do arquivo .ovf é simples. Geralmente, ela demora apenas 5 minutos. Depois de implantado, o VMware VCSA é executado como qualquer outra máquina virtual no ambiente.

A interface do usuário baseada na Web é uma maneira conveniente de configurar todos os aspectos de uma instância do VMware VCSA, incluindo:

• Serviços: oferece uma forma de configurar serviços, como syslog, netdump, AutoDeploy e o vSphere Web Client. • Autenticação: permite a configuração de serviços de autenticação por meio do Microsoft Active Directory ou NIS. • Rede: a definição das configurações da rede Ipv4, incluindo patches, pode ser realizada.

• Sistema: aspectos, como fuso horário, podem ser configurados.

• Upgrades: consistem simplesmente na implantação de um novo VMware vCenter Server Appliance. Os utilitários de migração de configuração incorporada são fornecidos para importar com segurança os dados de configuração de uma instalação prévia.

(9)

O VMware vCenter Server Appliance requer um banco de dados para armazenar todas as suas informações exigidas. O VMware VCSA vem no mesmo pacote que um banco de dados incorporado, que suporta até cinco hosts e 50 máquinas virtuais. Ao implantar o VMware VCSA em ambientes maiores, ele suporta a conexão a um banco de dados externo do Oracle. Configurado com um banco de dados externo, ele pode oferecer suporte a 300 hosts e 3.000 máquinas virtuais de 64 bits. Esses limites de exigência do host são consistentes com o VMware vCenter Server.

Depois que o VMware vCenter Server Appliance é implantado e configurado, seu desempenho é exatamente o mesmo que o da versão do VMware vCenter Server baseada no Windows, com a exceção de que o Modo vinculado não é atualmente suportado. Além de fornecer suporte para o vSphere 5.0, o VMware VCSA é capaz de gerenciar os hosts do vSphere 4.0 e vSphere 4.1. Essa flexibilidade fornece ao administrador a opção de usá-lo nesses ambientes até que possa fazer upgrade.

Devido ao fato de ser um dispositivo, o VMware VCSA também herda todos os benefícios da virtualização. Isso inclui a capacidade de utilizar o vSphere® High Availability (vSphere HA) para alta disponibilidade e capturas de tela, facilitando a opção de backup e recuperação. Também significa que o VMware VCSA é completamente autônomo, portanto não há necessidade de fazer logon e gerenciar o dispositivo. Isso representa uma redução significativa nas responsabilidades do administrador.

(10)

W H I T E P A P E R T É C N I C O / 1 01 0

Disponibilidade aprimorada do VMware

vCenter Server

Por ser um ponto de gerenciamento primário de um ambiente da VMware, a disponibilidade do VMware vCenter Server é crítica para criar um ambiente altamente disponível. Para os clientes que optam por implantar o VMware vCenter Server nos hosts físicos do Windows, o fornecimento de disponibilidade é a função do VMware vCenter Server Heartbeat.

Com o lançamento do VMware vCenter Server Heartbeat 6.4, vários aprimoramentos foram incorporados. Isso inclui uma arquitetura aprimorada para melhorar o acesso do servidor secundário e a integração com o VMware vCenter Client para fins de gerenciamento.

Arquitetura aprimorada do VMware vCenter Server

O VMware vCenter Server Heartbeat 6.4 fornece uma arquitetura aprimorada, que permite que servidores ativos e passivos sejam representados como entidades únicas dentro do Microsoft Active Directory. Isso permite a atribuição de um endereço IP único para os dois servidores, tornando-os acessíveis pela rede o tempo todo. Com os dois servidores prontamente acessíveis, os administradores podem realizar facilmente as ações de manutenção, como a aplicação de patches ou upgrades em qualquer servidor, a qualquer momento. Nessa nova arquitetura, a instância do VMware vCenter Server será associada a um endereço IP virtual. Quando um failover é exigido, esse endereço IP virtual segue a instância ativa do VMware vCenter Server. Assim, os usuários devem ter apenas o cuidado de se conectar a um endereço solitário, mas isso permite mais flexibilidade para realizar as operações de manutenção.

VCENTER.VMWARE.COM

SERVIDOR PRINCIPAL SERVER1.VMWARE.COM SERVIDOR SECUNDÁRIO HEARTBEAT CHANNEL WAN LAN RETORNO DE FAILOVER DA RÉPLICA DE MONITORAMENTO Dados SO SERVER2.VMWARE.COM VMware vCenter Server Dados SO VMware vCenter Heartbeat VMware vCenter Server VMware vCenter Heartbeat

Figura 6. Arquitetura do VMware vCenter Heartbeat

Agora as ações de manutenção podem ser realizadas com um tempo de inatividade mínimo para a instância do VMware vCenter Server. Os patches podem ser aplicados no host passivo por meio de seu IP único, sem afetar todo o host. A instância do VMware vCenter Server pode depois sofrer failover do servidor ativo para o passivo, na preparação para a aplicação do patch no servidor ativo. Caso a atividade de manutenção cause um problema no host, o administrador poderá simplesmente fazer failback da instância do VMware vCenter Server para o outro host até que o problema seja corrigido.

(11)

Integração ao VMware vCenter Client

Com o lançamento do VMware vSphere 5.0 e do VMware vCenter Server Heartbeat 6.4, os administradores podem utilizar o cliente do VMware vCenter Server como painel único para as operações do VMware vCenter Server Heartbeat. Um novo plug-in do vSphere Client fornece ao administrador a capacidade de monitorar e realizar funções de gerenciamento diretamente a partir do cliente. As tarefas operacionais e os alarmes do VMware vCenter Server Heartbeat são agora registrados no VMware vCenter Server. Isso permite que os usuários vejam essa informação diretamente a partir do VMware vCenter Client.

Suporte a aplicativos

Além de fornecer disponibilidade para o VMware vCenter Server 5.0, agora o VMware vCenter Heartbeat também a fornece para o VMware View Composer e o Microsoft SQL Server 2008 R2. Com isso, o VMware vCenter Heartbeat pode proteger outros serviços críticos do VMware, como VMware View™, e também o banco de dados SQL que fornece suporte ao VMware vCenter Server.

Resumo

O compromisso da VMware em garantir facilidade de implantação, maior disponibilidade e facilidade de uso trouxe aprimoramentos significativos ao vSphere 5.0. Esses aprimoramentos fornecem as ferramentas e os serviços de que os administradores precisam para gerenciar efetivamente um ambiente de computação virtualizado focado nos negócios. Os administradores desses ambientes podem ficar tranquilos, sabendo que à medida que continuarem aumentando e desenvolvendo sua infraestrutura, eles terão ferramentas que crescerão com eles.

Referências

Documentos relacionados

Equipadas com os melhoramentos urbanos importados, higienizadas, arborizadas e enfeitadas pelos invólucros murais ornamentados dos edifícios ecléticos, as urbes da

As maiores dificuldades estão na busca de material e tempo para abastecer o banco de dados, pois o projeto conta com apenas dois bolsistas: um da área da comunicação

• Na confirmação do serviço, informamos o nome do motorista ou guia segundo seja o caso com seu respectivo número de celular e informação do veículo para que o

Foram realizados estudos dos mais diversos livros de Paulo Freire, através de encontros semanais do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para

www :// http ؟ﺖﺴﻴآ ﺮﮕﺸهوﮋﭘ زا و دراد لﺎﻐﺘﺵا ﻖﻴﻘﺤﺗ ﻪﺑ ﺖﻗو مﺎﻤﺗ رﻮﻃ ﻪﺑ ﻪک دﻮﺵ ﯽﻣ ﻪﺘﻔﮔ ﯽﺴک ﻪﺑ ﺮﮕﺸهوﮋﭘ ،ﻮﻜﺴﻧﻮی ﻒیﺮﻌﺗ رد ﻧ ﻢﻬﻣ ،يدﺎﺼﺘﻗا ﺮﻈ اﺮﭼ ﺖﺴﻴﻧ ﺖﺳرد

Documentos de Referência: ART83.CHI - Modelagem de Sistema Elétrico contendo Ponte Conversora em Formação de Graetz Operando como Retificador ou Inversor e.. ART348-07 -

Abono para Falhas Decreto‐Lei n.º 4/89, de 6 de Janeiro, com a redação dada pelo Decreto‐Lei n.º

The differences between the chilling units required to start germination and to reach 100% germination and the differences between the chilling units required to achieve 50% and