• Nenhum resultado encontrado

Carreira: convocado GT docente e 30 horas para TAEs

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Carreira: convocado GT docente e 30 horas para TAEs"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

S

S

S

I

I

I

N

N

N

A

A

A

S

S

S

E

E

E

F

F

F

E

E

E

Boletim SINASEFE Ano XI - Nº 425 – 12 de dezembro de 2008

EDITORIAL

Carreira: convocado GT docente e 30 horas para TAEs

O início do próximo ano deverá ser tomado pelo debate sobre a carreira. O GT Carreira do SINASEFE será realizado de 19 a 21 de janeiro de 2008. Entre outras coisas, prepararemos nossa participação do GT Carreira Docente, previsto no Termo de Acordo assinado após o fim da negociação com o governo e que foi convocado em portaria publicada no Diário Oficial da União do dia 1º de dezembro.

No dia 8 de dezembro, foi realizada uma reunião da Comissão Pró-Carreira Docente SINASEFE/ANDES, para retomar o trabalho de elaboração da Carreira Única do Magistério Federal, que estava parado desde o início do ano. Para agilizar o trabalho, foi chamado um Seminário SINASEFE/ANDES sobre o tema.

Para nossa surpresa, foi publicado no Diário Oficial da União de 8 de dezembro a Portaria 1.497/2008, que determina a jornada diária de seis horas diárias, trinta horas semanais, para os técnico-administrativos do Ministério da Educação. Apesar do entendimento de alguns representantes do governo de que esta portaria não se aplica as IFEs, o CONCEFET já sinalizou que encaminhará a implantação do que determina a portaria. Também foi solicitado um parecer à Assessoria Jurídica do SINASEFE, para orientar as bases sobre o encaminhamento que deverá ser feito sobre o assunto.

A inclusão dos docentes dos Colégios Militares na Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, consta no texto da MP 441, que foi aprovada no Congresso Nacional no dia 9 de dezembro. A proposta segue agora para sanção presidencial. A emenda que incluiu os Colégios Militares foi apresentada pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), ainda assim será necessária uma pressão política para evitar que a emenda seja vetada no Planalto.

Todos estes assuntos deverão ser debatidos no GT Carreira do SINASEFE, por isso é fundamental que as Seções Sindicais se organizem para enviar seus representantes para a participação nessa discussão que subsidiará os trabalhos do GT Carreira convocado pelo Ministério do Planejamento e da Comissão Pró-Carreira, além de dar os parâmetros para o debate sobre a carreira dos técnico-administrativos.

Nesta semana, o Projeto de Lei que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foi encaminhado para a sanção presidencial. Recebemos informações, ainda não confirmadas, de que o PL será sancionado até o fim do ano. Temos como deliberação aprovada no último CONSINASFE a elaboração de uma proposta de Estatuto para os Institutos.

Esses serão alguns dos temas que deverão pautar a nossa luta no início do próximo ano. É fundamental que as Seções Sindicais se preparem para a elaboração de nossas propostas para a carreira e para os Institutos Federais.

(2)

S

S

S

I

I

I

N

N

N

A

A

A

S

S

S

E

E

E

F

F

F

E

E

E

Boletim SINASEFE Ano XI - Nº 425 – 12 de dezembro de 2008

Comissão Pró-Carreira Docente volta a se reunir

Com o objetivo de retomar a construção da Carreira Única do Magistério Federal, foi realizada, no dia 8 de dezembro, uma reunião da Comissão Pró-Carreira SINASEFE/ANDES. O debate, que havia sido interrompido no período da realização das negociações com Governo, que se deram no final de 2007 e início de 2008, será retomado pelas duas entidades.

Um Seminário SINASEFE/ANDES sobre a Carreira Única foi marcado para os dias 22 e 23 de janeiro de 2009, com o objetivo de avançar na proposta. Antes do seminário, deverão ser convocados os GT Carreira do SINASEFE e do ANDES para debater o assunto, no início de janeiro. O ANDES pretende que a proposta final esteja fechada até o Congresso da entidade, que acontecerá em fevereiro.

Uma nova reunião da Comissão Pró-Carreira foi agendada para o dia 16 de dezembro, em Brasília.

GT que regulamentará a carreira docente é convocado

O GT Carreira, previsto no Termo de Acordo assinado pelo SINASEFE e pelo governo em abril, e garantido na Lei 11,784/2008, foi convocado em Portaria do dia 27 de novembro, publicada no Diário Oficial da União, no dia 1º de dezembro.

A Portaria, assinada pela Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, determina como integrantes do Grupo de Trabalho, pela Bancada Governamental: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Ministério da Educação; CONCEFET; CONEAF; e CONDETUF. Pela Bancada Sindical, fazem parte do GT: SINASEFE e PROIFES.

Pelo SINASEFE, integrarão o Grupo de Trabalho, como titulares: Edmar da Rocha Marques e Carlos Roberto Coelho Martins; e como suplentes: Ricardo Eugênio Ferreira e Tânia Maria Barbosa Guerra.

O SINASEFE pedirá a inclusão do ANDES no Grupo de Trabalho, pois a entidade participou de todo o processo de negociação da carreira reestruturada e parte da sua base será afetada pelas alterações que serão propostas pelo grupo.

A Direção Nacional convocou o GT Carreira do SINASEFE para os dias 19, 20 e 21 de janeiro de 2009, para formular proposta para a regulamentação do artigo 120 da Lei que aprovou a reestruturação da carreira docente, entre outras questões, conforme deliberações aprovadas em Plena e no 22º CONSINASEFE.

Segundo informações fornecidas pelo Ministério da Educação, o Grupo de Trabalho será instalado no dia 18 de dezembro e a primeira reunião deverá acontecer no dia 19. A portaria de convocação está disponível na página do SINASEFE na internet, em www.sinasefe.org.br.

Portaria determina 30 horas para TAEs

A Portaria 1.497, de 4 de dezembro de 2008, assinada pelo Ministro da Educação e publicada no Diário Oficial da União do dia 8 de dezembro, determina a jornada de seis horas diárias e carga horária de trinta horas semanais para os servidores do Ministério. Recomendamos que as Seções Sindicais, de posse da portaria, busquem junto aos gestores das IFEs a implantação imediata da nova jornada de trabalho.

Também foi determinado pela portaria que “para a flexibilização da jornada de trabalho a que se refere o caput deste artigo exigir-se-a afixação, nas dependências da repartição, em local visível e de grande circulação de usuários dos serviços, de quadro, permanentemente atualizado, com a escala nominal dos servidores que trabalharem neste regime, constando dias e horários dos seus expedientes”.

A Portaria entrou em vigor na data de sua publicação e está disponível na página do SINASEFE na internet, em www.sinasefe.org.br. A Assessoria Jurídica do Sindicato está preparando um parecer para orientar como se dará a aplicação da portaria.

(3)

S

S

S

I

I

I

N

N

N

A

A

A

S

S

S

E

E

E

F

F

F

E

E

E

Boletim SINASEFE Ano XI - Nº 425 – 12 de dezembro de 2008

SINASEFE discute carreira e Institutos com CONEAF e

CONCEFET

Durante esta semana o SINASEFE esteve reunido com o CONEAF e o CONCEFET para discutir ações conjuntas das entidades para 2009 no que se refere à carreira e à criação dos Institutos. Também foi solicitada aos gestores a aplicação dos recursos do auxílio-saúde nas IFEs, já que grande parte do que foi destinado para este fim foi devolvido recolhido pelo Ministério da Educação neste fim de ano. A primeira reunião aconteceu no dia 9 de dezembro, com a presença de representantes do SINASEFE e do CONEAF. No dia 10, estiveram reunidos representantes do SINASEFE, CONCEFET, CONEAF e MEC. Por fim, no dia 11, foi realizada uma reunião entre o CONCEFET e o SINASEFE.

Conforme deliberação aprovada pelo 22º CONSINASEFE, o SINASEFE elaborará uma proposta de Estatuto para os Institutos. Tanto o CONEAF, quanto o CONCEFET declararam ser fundamental a participação do nosso Sindicato na fase de implantação dos Institutos na Rede e consideram importante que a entidade faça suas colaborações na elaboração de seu Estatuto.

As entidades também debateram a Portaria 1.497, que determina a jornada de seis horas diárias para os Técnico-Administrativos ligados ao MEC. É entendimento do CONCEFET que a portaria deverá ser aplicada nas escolas e a entidade concorda em encaminhar o assunto dentro da Rede.

MP 441 aprovada no Congresso Nacional

O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu, no dia 9 de dezembro, a votação das emendas do Senado à Medida Provisória 441/08, que reajusta o salário de diversas carreiras do Poder Executivo. A proposta, que vai agora para sanção presidencial, contém o texto da Emenda 468, do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que inclui os docentes dos Colégios Militares no Plano de Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

A atuação dos professores Vicente e Elci, entre outros, do Colégio Militar de Brasília, foi fundamental para que a alteração fosse incluída na MP 441 e uma grande injustiça cometida na reestruturação da carreira docente fosse reparada.

Acesso a novo programa de consignações será liberado para

as Seções Sindicais

A partir da próxima semana, as Seções Sindicais poderão acessar o novo programa para inclusão/exclusão de sindicalizados para fins de consignação diretamente na internet. Para ter acesso, a Seção Sindical deverá expedir um ofício, assinado pelo Presidente/Coordenador-Geral, informando os dados da(s) pessoa(s) que terá acesso ao programa para cadastramento, inclusão e exclusão de sindicalizados da Seção.

A nova rubrica de consignação do SINASEFE deverá ser liberada pelo Ministério do Planejamento em breve. Lembramos que, a partir do novo contrato de rubrica, as Seções Sindicais é que serão responsáveis pelas informações referentes aos descontos dos sindicalizados, que não mais serão remetidos pelos RHs das instituições.

As Seções Sindicais que não se prepararem para a realização do cadastro de seus sindicalizados ficarão sem o repasse referente à contribuição sindical. Um manual de uso do sistema de consignação será enviado à(s) pessoa(s) indicada(s) pelas Seções como responsáveis pelo cadastro, juntamente com a(s) senha(s) de acesso.

(4)

S

S

S

I

I

I

N

N

N

A

A

A

S

S

S

E

E

E

F

F

F

E

E

E

Boletim SINASEFE Ano XI - Nº 425 – 12 de dezembro de 2008

Abaixo enviamos o modelo do ofício que deverá ser enviado à Direção Nacional, inicialmente por e-mail, para agilizar o cadastro. O texto do ofício deverá ser enviado em papel timbrado da Seção Sindical. Caso os originais dos ofícios não sejam recebidos, via correio, até a quinta-feira da próxima semana (dia 18), o acesso à página de consignação será cancelado.

Modelo:

Ofício nº ________ Cidade, data

Assunto: Acesso à página de consignação do SINASEFE

A Seção Sindical _________ autoriza a inscrição da(s) seguinte(s) pessoa(s), para acesso ao cadastro de sindicalizados para consignação.

Dados do(s) inscrito(s) para acesso à página de consignação: Nome Completo ____________________

RG _____________________ CPF_____________________

e-mail _________________________

Assina o ofício, como responsável pela Seção Sindical Assinatura ____________________

Nome Completo ________________________ Presidente/Coordenador-Geral da Seção Sindical

SINASEFE adere a abaixo-assinado sobre a situação do Haiti

A Direção Nacional do SINASEFE encampou a luta e está divulgado um abaixo-assinado, organizado por várias entidades e parlamentares do Estado de São Paulo, que pretende solicitar a realização de audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir a situação do Haiti e a retirada das tropas do país. O documento está disponível na página do SINASEFE na internet, em www.sinasefe.org.br.

Mais informações sobre a situação do Haiti e as ações no Brasil sobre o tema serão divulgadas para as Seções por e-mail e nos próximos boletins.

Congresso Nacional aprova CPI da Dívida

No dia 8 de dezembro de 2008, o Presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, criou a “Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a dívida pública da União, Estados e Municípios, o pagamento de juros da mesma, os beneficiários destes pagamentos e o seu monumental impacto nas políticas sociais e no desenvolvimento sustentável do País” – CPI DA DÍVIDA.

De acordo com informações divulgadas pelo Movimento Auditoria Cidadã da Dívida, do qual o SINASEFE é signatário, a CPI foi proposta pelo Deputado Federal Ivan Valente (PSOL/SP), que recolheu as assinaturas necessárias (1/3 dos deputados). Agora os líderes dos partidos devem indicar seus representantes na CPI, que deve iniciar-se no começo do ano de 2009. De acordo com a Constituição Federal, Art 58, § 3º, as comissões parlamentares de inquérito possuem poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, sendo que suas conclusões serão encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. Ainda não se trata do Art. 26 das Disposições Transitórias da Constituição (que prevê a auditoria da dívida), pelo qual os movimentos e entidades continuarão lutando.

(5)

S

S

S

I

I

I

N

N

N

A

A

A

S

S

S

E

E

E

F

F

F

E

E

E

Boletim SINASEFE Ano XI - Nº 425 – 12 de dezembro de 2008

Campanha Pré-Sal é Nosso

A campanha O Pré-Sal é do Povo Brasileiro (http://www.presal.org.br/) reúne várias entidades e

movimentos sociais de todo o país com o objetivo comum de lutar “por uma nova legislação para regular o setor petróleo, que garanta ao Estado brasileiro controlar e planejar onde serão investidos os recursos oriundos do Pré-Sal. Por isso, estamos coletando assinaturas para apresentarmos ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular, que consolide o monopólio estatal do setor petróleo, o fim das concessões para exploração das reservas brasileiras, a destinação social destas riquezas e o fortalecimento da Petrobrás enquanto empresa eminentemente pública”.

O SINASEFE está encampando a luta e está disponível na página, www.sinasefe.org.br, o abaixo-assinado para adesão à campanha, que pretende levar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei de Iniciativa Popular. Os formulários de abaixo-assinado preenchidos devem ser remetidos à Direção Nacional do SINASEFE até o dia 15 de janeiro, para que sejam reenviados aos organizadores da campanha, ou enviados direto à campanha, no endereço divulgado no site.

As principais reivindicações são:

• Fim do modelo de concessão e das rodadas de licitação dos blocos petrolíferos.

• Monopólio do Estado na exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural no Brasil, através de uma Petrobrás 100% pública.

• Controle social da destinação dos recursos gerados pela produção de petróleo e gás natural, através de instrumentos que garantam ao povo brasileiro os benefícios destas riquezas.

• Reincorporação à Petrobrás das atividades de operação e construção de dutos, terminais marítimos e embarcações para o transporte de petróleo, derivados e gás natural, acabando com a segregação imposta pelo Artigo 65 da Lei 9478/97, que resultou na criação da Transpetro S.A. Confira a Moção Aberta, publicada pelas entidades que aderiram à Campanha:

MOÇÃO ABERTA EM DEFESA DO PETRÓLEO E PELA SOBERANIA NACIONAL O PRÉ-SAL É NOSSO

Exmo. Presidente da República senhor Luiz Inácio Lula da Silva

A descoberta das reservas de petróleo na chamada camada pré-sal muda radicalmente a posição que o Brasil ocupa no cenário mundial. Mais do que a auto-suficiência, as reservas poderão tornar o país um dos grandes exportadores de petróleo, a mais importante matriz energética do planeta. Não é pouca a responsabilidade que o governo e a sociedade têm para com as futuras gerações.

O monopólio estatal do petróleo foi flexibilizado em 1997, pelo então governo Fernando Henrique Cardoso, permitindo que empresas explorem e enviem para suas matrizes óleo bruto, pagando baixos valores à sociedade brasileira.

Na época da quebra do monopólio da Petrobrás, falsos argumentos foram utilizados, bem como uma maciça campanha de mídia.

Hoje, diante das recentes descobertas, é preciso que se garanta a soberania do país e reafirme o caráter estratégico e estatal da Petrobrás, através de um novo marco regulatório.

Por essas razões, Exmo. Presidente Lula, o Comitê Estadual de Defesa do Petróleo pela Soberania Nacional, aprovou, no dia 1º de novembro de 2008, em assembléia com os movimentos sociais ocorrida na cidade de São Paulo, as seguintes reivindicações, que expressam o desejo da maioria da população brasileira:

- A sociedade exige um novo marco regulatório para o setor do petróleo, que garanta a soberania do país, e que os recursos oriundos do lucro do petróleo sejam revertidos prioritariamente para as áreas de Educação, Saúde, Moradia e para avançar os programas sociais;

- Por uma Petrobrás 100% estatal, visto que hoje parte significativa das ações da empresa se encontram em poder de corporações multinacionais;

- Revogação da lei 9478/97, que quebrou o monopólio estatal da Petrobrás; - Cancelamento imediato do 10º leilão do petróleo.

(6)

S

S

S

I

I

I

N

N

N

A

A

A

S

S

S

E

E

E

F

F

F

E

E

E

Boletim SINASEFE Ano XI - Nº 425 – 12 de dezembro de 2008

Assinam esta moção as seguintes entidades que participaram da Assembléia do Comitê Estadual de Defesa do Petróleo Pela Soberania Nacional

CUT – Central Única dos Trabalhadores; CONLUTAS; FUP - Federação Única dos Petroleiros; FASUBRA – Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras; CONTRAF –

Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro; MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra; PT – Núcleo Vila Buarque; PT – O Trabalho; PT – DZ Centro; FACESP –

Federação das Associações; Comunitárias do Estado de São Paulo; Jornal A Nova Democracia; Jornal Causa Operária; Juventude Revolução; Centro Acadêmico de Sociologia – UNB; CMS – Coordenação dos Movimentos Sociais; Comitê pela Anulação do Leilão da Vale; ANPG – Associação

Nacional dos Pós-Graduandos; Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo; SINDSEP – Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo; Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Est.de São Paulo; DAESP – Departamento de Aposentados e Pensionistas do

Sindipetro Unificado do Estado de São Paulo

CURTAS

Novos números de telefone da Direção Nacional

A partir de segunda-feira, dia 15 de dezembro, a sede do SINASEFE, em Brasília, terá novos números de telefone: (61) 2192-4050 até 4099. Os números antigos ainda estarão em uso até o fim de dezembro.

Seminário debaterá a negociação no serviço público

O SINASEFE participara do Ciclo de Debates: Organização Sindical e Negociação Coletiva, que será promovido pelo Ministério do Trabalho nos dias 16 e 17 de dezembro. O encontro visa a promover o debate sobre o assunto, com a participação do Ministério do Planejamento, Judiciário Trabalhista, Ministério Público do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho, centrais sindicais e demais entidades interessadas. Mais informações em: http://www.mte.gov.br/eventos/org_sindical/.

Ação auxílio-alimentação

A Assessoria Jurídica do SINASEFE está elaborando uma ação indenizatória sobre o auxílio-alimentação. Mais informações serão fornecidas em breve.

Cartilha da Previdência do SINASEFE

Está na página do SINASEFE na internet, em www.sinasefe.org.br, a Cartilha da Previdência elaborada pela Direção Nacional do Sindicato. A versão impressa já foi encaminhada para as Seções Sindicais.

Portaria autoriza contratação na Rede

A Portaria MEC nº 1.500, publicada no dia 10 de dezembro, no Diário Oficial da União, autoriza o preenchimento de 3.826 vagas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os concursos públicos serão realizados em 2009. São 2.332 vagas de professor e 1.494 de técnico administrativo. (informações do Portal do MEC, http://portal.mec.gov.br/).

(7)

S

S

S

I

I

I

N

N

N

A

A

A

S

S

S

E

E

E

F

F

F

E

E

E

Boletim SINASEFE Ano XI - Nº 425 – 12 de dezembro de 2008

AGENDA DO SINASEFE

DATA ATIVIDADE LOCAL

14 de dezembro Plenária Nacional dos SPFs Brasília 22 de dezembro de 2008 a

4 de janeiro de 2009

Recesso Sede do SINASEFE em Brasília

19 a 21 de janeiro de 2009 GT Carreira do SINASEFE Brasília 22 e 23 de janeiro de 2009 Seminário SINASEFE/ANDES Pró-Carreira

Docente

Brasília 1, 2 e 3 de maio de 2009 Congresso Extraordinário Estatuinte –

23º CONSINASEFE

Brasília

Responsáveis por este Boletim: Carlos Roberto Martins, José Carlos de Souza e Paulo Verani (DN) Jornalista Responsável: Roberta Alves Ramos Mtb 2908 – DF

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional – SINASEFE SCS, Quadra 2, Bloco C, sala 109/110 (Ed. Serra Dourada) Brasília- DF – CEP 70300-902

Referências

Documentos relacionados

Espécie Método Tempo de exposição( dias) Efeitos especificos e orgãos afectados Comentários metasilicato de dissódio Dados não disponíveis. STOT -

O passivo referente à obrigação do pagamento do tributo relativo à receita gerada acima do limite é reconhecido entre 17 de julho de 20X1 e 31 de dezembro de 20X1, à medida que

3.2 Considera que a partir da banda desenhada seja possível motivar os alunos para a aprendizagem de conteúdos de química.. Sim, acho uma ideia

O direito à vida é a substância em torno da qual todos os direitos se conjugam, se desdobram, se somam para que o sistema fique mais e mais próximo da ideia concretizável de

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como parte dos requisitos para obtenção do

Para caracterizar a experiência do Portal Comunitário no campo da comunicação comunitária, serão trazidas no artigo algumas reflexões teóricas sobre jornalismo, cidadania e

De forma geral, os valores de energia de ativação estão de acordo com o esperado para condutores de íons oxigênio (~ 1 eV) [23]. Para as amostras com teores crescentes de SrO

Parágrafo único: As empresas que abrirem nos domingos 9, 16 e 23 de dezembro de 2012 ficam obrigadas a conceder aos seus funcionários intervalos para alimentação e descanso de