Texto

(1)
(2)

1º Simulado Inédito EEAR – 2022.1

Estratégia Militares

INSTRUÇÕES!

• Esta prova contém 96 questões objetivas, com 4 alternativas cada, e simula a prova da EEAR;

• Você receberá esta prova via e-mail cadastrado no ato da inscrição ou poderá baixar em um artigo publicado no blog do Estratégia Militares. Baixe-a e imprima-a se preferir;

• Os participantes terão das 9h40min às 14h (horário de Brasília) para responder às questões e enviar o gabarito com as respostas;

• Seu gabarito deve ser enviado através de um formulário eletrônico que ficará disponível nesta prova e no blog do Estratégia Militares;

• O Formulário estará disponível para preenchimento durante toda aplicação da prova;

• Só serão considerados (para critérios de premiação) os gabaritos enviados dentro do prazo de aplicação da prova, ou seja, até às 14h (horário de Brasília);

• Gabaritos enviados após às 14h (horário de Brasília) serão automaticamente desclassificados da premiação, mas não ficam de fora do ranking geral classificatório que montamos com todos os candidatos;

• Para fins de desempate, será considerado o horário de envio do gabarito;

• A partir das 19h do dia 17 de janeiro de 2021, será divulgado o gabarito preliminar deste simulado;

• O resultado oficial do simulado com o desempenho dos candidatos será divulgado neste domingo, 17/01, a partir

das 19h (horário de Brasília);

• Os alunos ganhadores dos descontos, deverão entrar em contato, no prazo máximo de 30 dias a contar da realização desta prova, com o Estratégia Militares pelo e-mail vemsercoruja@estrategiamilitares.com.br, solicitando o cupom de desconto referente a sua pontuação;

• As premiações não se aplicam a atuais alunos e serão de 100% de desconto para desempenho acima de 85% de acertos.

Cronograma – 17/01/2021

Início da prova: às 09h40min.Fim da prova: às 14h.

Limite para envio do gabarito: às 14h. • Divulgação do gabarito: a partir das 19h.

Divulgação do ranking: a partir das 19h.

Liberação da correção em PDF: a partir das 19h, do dia 19/01/2021.

Preencha seu Gabarito!

(3)

Língua e identidade como instrumentos de resistência

Povos ameríndios e africanos fingiam concordar com os colonizadores enquanto inventavam todo tipo de

artifício para mostrar sua insubmissão

(Lilia Schwarcz) O Brasil colonial era um mundo atravessado por várias línguas e costumes. Há quem diga que por aqui vivia uma Babel de idiomas que misturavam o tupi com o português, as várias línguas indígenas com as muitas europeias aqui desembarcadas, e as tantas nações africanas, que chegaram forçadamente ao território.

Por isso, padres, para atuarem nas missões e aldeamentos indígenas, precisavam aprender tupi e também as chamadas “línguas gerais”. É conhecida a atividade dos jesuítas nesse sentido, que faziam de tudo para dominar a língua dos gentios e assim melhor catequizar essas populações que não se deixavam controlar facilmente.

O jesuíta António Vieira (1608-1697), que chegou no Brasil em 1614, veio à América portuguesa num momento em que a Igreja Católica passava por sérias crises na Europa. Pretendia, portanto, expandir a fé cristã entre os indígenas do Novo Mundo e revitalizar o catolicismo em outras paragens. Com o tempo, porém, padre Vieira tornou-se um combatente da escravização dos indígenas, e passou a duvidar da obra do colonizador europeu. Ficou conhecido pelo seu “Fragmento do sermão do Espírito Santo” (1657), em que, ao invés de louvar o sucesso da colonização, o religioso reconhece o oposto: como era árdua e difícil a tarefa de “trazer a verdadeira fé” para esses dispersos Brasis.

Há uma passagem especialmente significativa desse sermão, quando o religioso se dedica a descrever as dissemelhanças existentes entre dois materiais — o mármore e a murta. A partir deles, estabelece paralelos entre o convívio e o choque entre duas culturas distintas: a dos colonos e a dos indígenas. O padre explora, então, o que reconhece serem diferenças entre a fé sólida e inquebrantável dos europeus e a pretensa pacificidade e maleabilidade dos povos nativos do Brasil.

Evangelizar os pagãos na Europa era tarefa árdua e custosa; entretanto, o resultado ficava para sempre, como o nobre mármore branco. Já catequizar os nativos, era como domar uma murta, um arbusto de

primeiro descuido, voltava ao desenho original. Essa era uma metáfora forte para explicar o comportamento dos povos ameríndios que pareciam rápidos de catequizar, mas retornavam sempre a seu “estado original e primitivo”. O certo é que os índios tupinambás resistiam à aprendizagem promovida pelos jesuítas, dando um sentido particular à nova fé — “traduzindo” o que lhes fora ensinado para seus próprios termos. Como mostra o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, a inconstância dos índios “obrigava” os religiosos a promoverem uma constante reevangelização.

“Traduzir” e “adaptar” significavam, nesse caso, reagir e se rebelar, mas avaliando possibilidades. A atitude ameríndia se parece muito com o conceito utilizado por Arcádio Q. Diaz: a “brega”. Diz o teórico de Porto Rico que, ao reconhecerem a força superior do inimigo, os povos conquistados – no passado e no presente – partem logo para a brega: fingem se acomodar, mas inventam todo o tipo de artifício para mostrar sua insubmissão.

O sermão do padre Vieira serve, assim, para introduzir mais uma torção de conceitos. Mostra como é difícil “traduzir”, em termos linguísticos e culturais, hábitos tão distintos. Talvez por isso existiram tantos tradutores no mundo — nem tão distante — da escravidão indígena e africana. Era preciso tentar “traduzir”, dos dois lados — do colonizador e do colonizado — a experiência perversa do cativeiro humano.

Fragmento disponível em

<https://www.nexojornal.com.br/colunistas/2020/L%C3%ADngua-e-identidade-como-instrumentos-de-resist%C3%AAncia> Acesso em 14 jan. 2020.

1 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) O aprendizado das línguas indígenas

e gerais devia-se, segundo o texto,

à necessidade de empreender comércio com esses povos.

ao objetivo da Igreja em evangelizar o gentio brasileiro.

à necessidade de que o gentio participasse das missas de Vieira.

ao objetivo de aproximar portugueses e brasileiros em harmonia.

(4)

2 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Segundo a autora, a colonização do Brasil é

focada exclusivamente na evangelização do gentio. uma mentira, dado que os portugueses não se

impuseram no país.

construída a partir da somatória de características dos povos envolvidos.

entendida como mais fácil do que realmente foi.

3 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Assinale, nas afirmações a seguir, AA

(Adjunto adnominal) ou CN (Complemento Nominal) para os termos em destaque.

( ) O sermão do padre Vieira serve, assim, para introduzir mais uma torção de conceitos.

( ) É conhecida a atividade dos jesuítas nesse sentido, que faziam de tudo para dominar a língua dos

gentios

( ) Com o tempo, porém, padre Vieira tornou-se um combatente da escravização dos indígenas

( ) A partir deles, estabelece paralelos entre o convívio e o choque entre duas culturas distintas: a dos

colonos e a dos indígenas.

AA, AA, AA e AA. CN, AA, CN e AA CN, CN, CN e CN. AA, AA, CN e AA.

4 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Dos trechos a seguir, indique aquele

em que há sujeito inexistente.

Evangelizar os pagãos na Europa era tarefa árdua e custosa; entretanto, o resultado ficava para sempre, como o nobre mármore branco.

Há uma passagem especialmente significativa desse sermão, quando o religioso se dedica a descrever as dissemelhanças existentes entre dois materiais — o mármore e a murta.

Era preciso tentar “traduzir”, dos dois lados — do colonizador e do colonizado — a experiência perversa do cativeiro humano.

“Traduzir” e “adaptar” significavam, nesse caso, reagir e se rebelar, mas avaliando possibilidades.

5 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) A opinião da autora sobre o tema

utiliza como estratégia

a autoridade de Padre Vieira que vivenciou a época em questão.

os dados oficiais apresentados por autoridade no conteúdo.

os exemplos reais de pessoas que deixaram registradas as dificuldades.

o senso comum que, nesse caso, serve como comprovação de tese.

6 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Assinale a alternativa em que os dois

pontos substituiriam sem problemas sintáticos os travessões.

Há uma passagem especialmente significativa desse sermão, quando o religioso se dedica a descrever as dissemelhanças existentes entre dois materiais — o mármore e a murta.

Diz o teórico de Porto Rico que, ao reconhecerem a força superior do inimigo, os povos conquistados – no passado e no presente – partem logo para a brega. Era preciso tentar “traduzir”, dos dois lados — do colonizador e do colonizado — a experiência perversa do cativeiro humano.

Talvez por isso existiram tantos tradutores no mundo — nem tão distante — da escravidão indígena e africana.

(5)

Wagner Santos) Em qual alternativa há palavra com

prefixo que apresenta o mesmo valor do encontrado na palavra em destaque no trecho “Como mostra o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, a inconstância dos índios ‘obrigava’ os religiosos a promoverem uma constante reevangelização”.

Revigorar Rebuscar Recapitalizar Retornar

8 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Assinale a alternativa em que o

elemento “que”, destacado, apresenta a mesma classificação da encontrada em: “O certo é que os índios tupinambás resistiam à aprendizagem promovida pelos jesuítas”.

Já catequizar os nativos, era como domar uma murta, um arbusto de porte médio e maleável, que aceitava logo a poda, tomava imediatamente a forma que se queria, mas, ao primeiro descuido, voltava ao desenho original.

Ficou conhecido pelo seu “Fragmento do sermão do Espírito Santo” (1657), em que, ao invés de louvar o sucesso da colonização, o religioso reconhece o oposto

O jesuíta António Vieira (1608-1697), que chegou no Brasil em 1614, veio à América portuguesa num momento em que a Igreja Católica passava por sérias crises na Europa.

Há quem diga que por aqui vivia uma Babel de idiomas que misturavam o tupi com o português, as várias línguas indígenas com as muitas europeias aqui desembarcadas.

Wagner Santos) No trecho a seguir, de Um apólogo,

do genial Machado de Assis, prevalece qual figura de linguagem?

A linha não respondia; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte. Continuou ainda nessa e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile.

metonímia. ironia. comparação. personificação.

10 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Assinale a alternativa em que há uma

oração subordinada com valor de sujeito na construção.

Parece que não haverá problemas para a aplicação da prova em São Paulo.

Dizem, por aí, que não poderemos sair durante um tempo na pandemia.

O certo é que todos estão muito preocupados com os problemas da cidade.

É o professor que fará a correção da prova ao vivo, no domingo que vem.

(6)

11 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Em qual dos trechos a seguir o

elemento “o” em destaque não é classificado como um artigo definido?

fingem se acomodar, mas inventam todo o tipo de artifício para mostrar sua insubmissão.

O certo é que os índios tupinambás resistiam à aprendizagem promovida pelos jesuítas, dando um sentido particular à nova fé — “traduzindo” o que lhes fora ensinado para seus próprios termos.

Era preciso tentar “traduzir”, dos dois lados — do colonizador e do colonizado — a experiência perversa do cativeiro humano.

O sermão do padre Vieira serve, assim, para introduzir mais uma torção de conceitos. Mostra como é difícil “traduzir”, em termos linguísticos e culturais, hábitos tão distintos.

12 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Assinale a alternativa em que o uso

da vírgula (ainda que somente um deles) não deve ser considerado obrigatório. Os trechos foram retirados do texto e não apresentam problemas quanto à pontuação.

“Como mostra o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, a inconstância dos índios ‘obrigava’ os religiosos a promoverem uma constante reevangelização”.

“O jesuíta António Vieira (1608-1697), que chegou no Brasil em 1614, veio à América portuguesa num momento em que a Igreja Católica passava por sérias crises na Europa”.

“Com o tempo, porém, padre Vieira tornou-se um combatente da escravização dos indígenas, e passou a duvidar da obra do colonizador europeu.”

“Por isso, padres, para atuarem nas missões e aldeamentos indígenas, precisavam aprender tupi e também as chamadas ‘línguas gerais’”.

13 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Em qual das alternativas a seguir há

uso de regência não recomendada pela norma?

Eles se esqueceram que deveriam, obrigatoriamente, levar os documentos para a prova. A assinatura desse acordo implica sérias

consequências para os envolvidos.

O chefe o investiu no cargo de diretor daquela bela empresa.

Os filhos sempre obedeceram os pais naquela casa.

14 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Dentre as palavras a seguir, quais são

formadas por justaposição? Biólogo, televisão, rodovia.

Anjo da guarda, aguardente, fidalgo. Embora, pernilongo, santantônio. Hidroelétrica, planalto, boquiaberto.

15 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Assinale a alternativa em que não há

acentuação da vogal do hiato. Balaustre

Fuinha Paises Raizes

16 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Assinale a alternativa em que o

pronome “lhe” deveria ser substituído pelo pronome “o”.

Acho-lhe uma pessoa sempre muito razoável. Eu lhe perdoo sem nenhuma dor no coração, meu

filho.

Respondi-lhe que poderia, sem problemas, sair mais cedo da sala.

Certifiquei-lhe a catástrofe que acometia o estado naquele momento.

(7)

Wagner Santos) Analise atentamente as construções a

seguir.

I. Eles estavam receosos que tudo poderia dar errado. II. Eles tinham muita esperança que tudo sairia da

melhor forma.

III. Precisávamos de que tudo fosse o mais correto possível.

IV. Eu preciso demais que vocês a encontrem. A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são)

Todas estão incorretas. Todas estão corretas. I, II e III.

somente a III.

18 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Assinale a alternativa em que há

problemas com relação à concordância nominal. É proibido entrada de pessoas sem máscara nos

locais de prova.

As meninas e os meninos ficaram animadas para a prova de domingo.

A minha vida, infelizmente, nada tem de misterioso. Ele estuda muito a língua inglesa e a francesa porque

quer ser poliglota.

19 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Assinale a alternativa em que a frase

está redigida inteiramente correta.

Não apreciei o filme que tantos dizem ter gostado. A exposição a que resolvi prestigiar era um desastre. Não é um romance por cujo estilo me sinta atraído. Ainda que comigo venham a discordar, editarei o

livro.

Wagner Santos) Assinale a alternativa em que o

“porque” deveria ter sido grafado separadamente. Eles queria sempre saber o porquê de as pessoas não

seguirem as regras.

O Brasil está passando por um processo tenso, porque a pandemia continua.

Alguns alunos questionam sempre porque o futuro é tão incerto para eles.

Porque eles se dedicam demais, sempre acredito em meus alunos queridos.

21 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Analise os predicados encontrados

nas orações a seguir:

I. As questões de física são sempre muito difíceis. II. examinador deu uma entrevista ao repórter do

jornal.

III. candidato saiu do exame cansadíssimo.

IV. Eles elegeram o Macaco Tião governador do estado.

Os predicados são classificados, respectivamente, como

verbal, verbal, verbo-nominal e verbo-nominal. nominal, verbal, verbal e verbo-nominal. nominal, verbal, verbo-nominal e verbal.

nominal, verbal, verbo-nominal e verbo-nominal.

22 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Assinale a alternativa em que o termo

em destaque é classificado como um objeto pleonástico.

Este livro, eu o comprei ontem naquela livraria magnífica do centro.

A ela, enviamos-lhe os presentes que sempre quis. O presente, Danilo enviou para a sua namorada

com antecedência.

(8)

23 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Dentre as alternativas a seguir, em

qual não é possível encontrar uma palavra classificada como derivação imprópria no contexto de uso.

O Judas é malhado em todos os sábados de aleluia pelo Brasil.

Os prós e contras daquele momento histórico me chamavam a atenção.

O badalar do sino acordou o menino durante o Natal. Meu cunhado é tão judas que me entregou para a

minha mulher.

24 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Assinale, a seguir, a alternativa em

que o enunciado apresenta uma construção com aposto. Eles, rapidamente, conseguiram chegar até a casa de

seus pais.

A Praça dos Três Poderes ficou cheia de eleitores esperando o presidente.

A pracinha da minha cidade sempre parece cheia de gente desocupada.

Os alunos, desesperados, ligaram para a escola atrás de explicações.

AS QUESTÕES DE 25 A 48 REFEREM-SE À MATEMÁTICA

25 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) Considere o sistema !2x + 5y = −12 .3x + 2y = 4 Se o par ordenado (a, b) é solução do sistema, sendo a e b, nessa ordem, extremidades de uma progressão aritmética de vinte termos, então, podemos afirmar que a soma do décimo termo com o décimo primeiro termo desta progressão é igual a:

8 4 0 - 4

26 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) Dada a função real 𝑓(𝑥) =!"#! −

#

$!%&

, calcule a soma das abcissas que possuem imagem

𝑦 = −1/3 . ! " #" $ 0 !" !%

27 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) Sobre o gráfico de f(x), função real, podemos afirmar que:

𝑓.𝑓(−1)/ = 3 𝑓(2) ≥ 𝑓(1,75) 𝑓(3) = 1 𝑓(3) = 𝑓(4)

(9)

Ismael Santos) Para quais valores reais de x a função

𝑓(𝑥) = |𝑥$− 1 + 𝑥| é estritamente menor que 2.

8%#%√($ ,%#"√($ 9

9−∞,%#%√($ 8 ∪ 9%#"√($ , ∞8

9%#%√#&$ ,%#%√($ 8 ∪ 9%#"√($ ,%#"√#&$ 8 9%#%√#&$ ,%#"√#&$ 8

29 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) O domínio da função real

𝑔(𝑥) =

√"!"#'# $

|)|*# está contido no intervalo:

[4, ∞[ ] − ∞, 0[ ]0, 3[∪]4, ∞[ [1, ∞[

30 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) Sabendo que 𝐴 = log 0,001 + log&3√3 − log)1 e que 𝐵 = log*(log$16) −

log$(log&81), podemos dizer que (𝐴 + 𝐵) é igual a:

# ! 1 " ! 2

Ismael Santos) Considere uma sequência numérica

definida pela lei de formação: 𝑎+ = 2 ⋅ I(⋅√$+"#%#

-(+"#)!%+!J , ∀ 𝑛 ∈ ℕ∗.

Assim, é correto afirmar que a diferença aproximada entre o menor termo e o maior termo da sucessão, nessa ordem, possui módulo igual a:

−2 2 −!√" " !√" "

32 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) Uma progressão geométrica é criada a

partir da interpolação de dois meios geométricos entre −3 e 24. Podemos afirmar que o produto dos termos dessa progressão geométrica é igual a:

5184 -5184 2592 -2592

33 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) O determinante da matriz 𝐴 = .𝑎12/&!&, definida por 𝑎12 = O(−1)

1"2, 𝑠𝑒 𝑖 ≠ 𝑗 0 , 𝑠𝑒 𝑖 = 𝑗 , é igual a: 0 1 2 -1

(10)

34 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) A soma dos valores de m para que o

sistema abaixo possua infinitas soluções, é igual a: U 4𝑦 − 3𝑧 = −1 4𝑥 − 2𝑧 = 2 14𝑦 − 21𝑥 = 21 − 7𝑚 1 3 7 5

35 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) Em um congresso, realizado no Chile,

há 5 matemáticos e 6 físicos. Quantas comissões podemos formar com, pelo menos, 3 matemáticos e 4 físicos.

350 349 351 352

36 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) Em um baralho comum com 52 cartas,

tiram-se, sucessivamente, sem reposição, duas cartas. A probabilidade das duas cartas não serem de ouro é:

16/17 3/4 1/4 1/17

37 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) A forma algébrica do complexo 𝑧!∙ 𝑧",

sabendo que 𝑧! = 2𝑐𝑖𝑠#" e 𝑧" = 3. *cos#$+ 𝑖 ∙

sen# $1 é: 3√3 + 3. 𝑖 3√3 − 3. 𝑖 −3√3 + 3. 𝑖 −3√3 − 3. 𝑖

38 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) Sabendo que 𝛼; 𝛽; 2 e −1 são raízes de 𝑝(𝑥) = 𝑥*− 9𝑥$+ 2𝑥&− 2𝑥 + 8, podemos

afirmar que a diferença entre a maior e menor raiz, respectivamente , é igual a:

-2 2 6 -1

39 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Victor So) Se 𝑥 é um arco do segundo quadrante e 𝑠𝑒𝑛 𝑥 = 1/2, então sec 𝑥 ⋅ 𝑡𝑔$𝑥 é igual a:

! "

!√" +

! "

!√" +

40 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Victor So) O valor de cos(𝑥 + 𝑦) − cos(𝑥 − 𝑦) é igual a

2 cos 𝑥 cos 𝑦 −2 cos 𝑥 cos 𝑦 2 𝑠𝑒𝑛 𝑥 𝑠𝑒𝑛 𝑦 −2𝑠𝑒𝑛 𝑥 𝑠𝑒𝑛 𝑦

41 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Victor So) Se 𝑡𝑔 𝑥 = 𝑎, então ,-.#)'#

/0#1% #')2 é igual a 1 𝑎$− 1 1/𝑎$ 𝑎

(11)

Victor So) Sobre a monotonicidade das funções

𝑓(𝑥) = 𝑠𝑒𝑛𝑥 e 𝑔(𝑥) = cos 𝑥 no segundo quadrante, podemos afirmar que são, respectivamente:

crescente e crescente crescente e decrescente decrescente e decrescente decrescente e crescente

43 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Victor So) A soma do número de diagonais de um

pentágono convexo e de um hexágono convexo é igual a 𝑑. Determine o número de lados de um polígono convexo com 𝑑 diagonais.

7 8 9 10

44 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Victor So) Assinale a alternativa que representa a área

do círculo inscrito no triângulo abaixo.

3𝜋 3√3𝜋/2 2𝜋/3 5𝜋/3

Victor So) Na figura, 𝑀 e 𝑁 são os pontos médios dos lados 𝐴𝐵 e 𝐴𝐶, respectivamente. Se 𝐵𝐶 = 6 𝑐𝑚 e 𝐴𝐻 = 10 𝑐𝑚, então a área do quadrilátero 𝐵𝐶𝑁𝑀 é _____ 𝑐𝑚$.

15 17,5 20 22,5

46 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Victor So) 𝐴𝐵𝐶 é um triângulo equilátero com 𝐴(0, 0) e baricentro 𝐺(2, 4). A medida do raio da circunferência que circunscreve 𝐴𝐵𝐶 é igual a:

√6 2√5 3

não é possível determinar

47 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Victor So) Um hexaedro regular tem aresta de medida

2𝑚. A diagonal desse hexaedro mede: 2√3

2√2 2 2√5

(12)

48 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Victor So) A figura abaixo representa um copo no

formato de um cone circular reto e preenchido totalmente com água. Considerando a espessura do copo desprezível e 𝜋 = 3, calcule o volume de água que restará no copo quando inserimos 4 cubos de gelo de aresta 2𝑐𝑚 cada. 192 𝑐𝑚& 236 𝑐𝑚& 208 𝑐𝑚& 200 𝑐𝑚& AS QUESTÕES 49 A 72 REFEREM-SE À LÍNGUA INGLESA

Read the text and answer questions 49, 50, 51 and 52

SINOVAC: BRAZIL RESULTS SHOW CHINESE VACCINE 50.4% EFFECTIVE

A coronavirus vaccine developed by China's Sinovac has been found to be 50.4% effective in Brazilian clinical trials, according to the latest results released by researchers.

It shows the vaccine is significantly less effective than previous data suggested - barely over the 50% needed for regulatory approval.

The Chinese vaccine is one of two that the Brazilian government has lined up. Brazil has been one of the countries worst affected by Covid-19.

Sinovac, a Beijing-based biopharmaceutical company, is behind CoronaVac, an inactivated vaccine. It works by using killed viral particles to expose the body's immune system to the virus without risking a serious disease response.

Several countries, including Indonesia, Turkey and Singapore, have placed orders for the vaccine.

Last week researchers at the Butantan Institute, which has been conducting the trials in Brazil, announced that the vaccine had a 78% efficacy against "mild-to-severe" Covid-19 cases.

But on Tuesday they revealed that calculations for this figure did not include data from a group of "very mild infections" among those who received the vaccine that did not require clinical assistance.

With the inclusion of this data, the efficacy rate is now 50.4%, said researchers.

But Butantan stressed that the vaccine is 78% effective in preventing mild cases that needed treatment and 100% effective in staving off moderate to serious cases.

The Sinovac trials have yielded different results across different countries.

Last month Turkish researchers said the Sinovac vaccine was 91.25% effective, while Indonesia, which rolled out its mass vaccination programme on Wednesday, said it was 65.3% effective. Both were interim results from late-stage trials.

(13)

Leonardo Pontes) According to the text, we can infer

that ________

The Chinese vaccine has a high rate of effectiveness, according to Brazilian studies

CoronaVac is the only vaccine option of the Brazilian government

CoronaVac's origins is unknown

The first calculation of the total effectiveness of CoronaVac did not include a significant group of infected

50 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) The words DEVELOPED and

ANNOUNCED are Regular verbs Not verbs Irregular verbs Modal verbs

51 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) According to the text, choose the

best response

The first effectiveness rate announced by Butantan Institute was wrong

The first effectiveness rate announced by Butantan Institute was miscalculated

The first effectiveness rate announced by Butantan Institute was lower than the second

The first effectiveness rate announced by Butantan Institute was the right one

52 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) According to the text, the

effectiveness of the Sinovac vaccine

Is the same in all countries that adopted this vaccine Is not very reliable

Is the best among all the other vaccines Is variable according to the research

(Adapted from https://www.gocomics.com/pickles/2021/01/12)

53 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) Choose the best alternative to

complete the blank Is keeping Keeps Kept

Was keeping

54 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) Choose the best alternative

according to the comic strip

The man’s snores did not bother the woman

The woman prefers to continue listening to snoring than having more work in the morning

The man does not consider sleeping in separate beds, an option

The woman was so irritated by snoring that she prefers to sleep in separate beds

(14)

Read the comic strip and answer questions 55 and 56

(Adapted from https://www.gocomics.com/pickles/2020/12/02)

55 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) Choose the best alternative to

complete the blank Used

Using Use

Have been using

56 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) According to what the woman said,

she _____.

Doesn’t like cats at all

Doesn’t care about the man’s opinion

Likes cats so much that she uses them as decoration Put her pet as a Christmas tree decoration

Read the lyrics and answer questions 57, 58, 59 and 60

BEST PART - DANIEL CAESAR / H.E.R

[...]

You don't know, babe When you hold me And kiss me slowly It's the sweetest thing And it don't change If I had it my way

You would know that you are

You're the coffee that I need in the morning You're my sunshine in the rain when it's pouring Won't you give yourself to me

Give it all, oh I just wanna see

I just wanna see how beautiful you are You know that I see it

I know you're a star Where you go I follow No matter how far If life is a movie

Oh you're the best part, oh oh oh You're the best part, oh oh oh Best part

It's the sunrise

And those brown eyes, yes You're the one that I desire When we wake up

And then we make love It makes me feel so nice

You're my water when I'm stuck in the desert You're the Tylenol I take when my head hurts You're the sunshine on my life

I just wanna see how beautiful you are You know that I see it

I know you're a star Where you go I follow No matter how far If life is a movie

Then you're the best part, oh oh oh You're the best part, oh oh oh Best part

[...]

(15)

Leonardo Pontes) According to the lyrics

The song portrays the reality of an abusive relationship

The song expresses the feeling of intense passion of a loving relationship

The song criticizes the idea of an extreme emotional dependence

The song plunges into the idea of a three-way relationship

58 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) The underlined expression “the

sweetest thing”, in the text, means that the action Was sensitive and selfless

Was actually sweet Was rude and selfish Was indifferent

59 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) The word “slowly” underlined in

the text is A verb A noun An adjective An adverb

60 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) The word in bold in the text is

closest in meaning to Hate

Crave Need Like

Has coronavirus made us more ethical consumers?

By Katherine Latham

"This year has really kicked my awareness into overdrive," says the 32-year-old, from Yeovil, in the South West of England.

"I look at products I'm using, and find more environmentally-friendly alternatives," she says. "And I reuse whatever I can. Anything I don't need, I donate or give away."

With Covid-19 and the resulting lockdowns increasing work and financial insecurities for many of us, you might think that we have had to quietly drop our ethical and environmental concerns when shopping.

However, numerous reports and studies have in fact shown that the opposite is true, and that coronavirus has focused our minds on helping to create a better, healthier world.

Take a 2020 global survey by management consultancy firm Accenture. It said that consumers "have dramatically evolved", and that 60% were reporting making more environmentally friendly, sustainable, or ethical purchases since the start of the pandemic. Accenture added that nine out of 10 of that percentage said were likely to continue doing so.

Meanwhile, a study by research group Kantar said that since Covid-19 sustainability was more of a concern for consumers than before the outbreak. And 65% of global respondents told a survey by pollsters Ipsos Mori "that it is important that climate change is prioritized in the economic recovery after coronavirus".

Are we seeing an ethical and environmental consumer revolution that is here to stay?

"It's clear that consumption is looking very different than it did [before Covid]," says Oliver Wright, global lead of consumer goods and services at Accenture.

"This is a black swan event [surprise occurrence that has a major, lasting impact]. It is making people think more about balancing what they buy, and how they spend their time, with global issues of sustainability."

(16)

61 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) According to the text, we can infer

that ________.

Consumerism was more sustainable before COVID-19 pandemic

The pandemic, in a way, collaborated with the development of sustainability

Common sense corresponded to what happened regarding adherence to sustainability during the pandemic

The pandemic collaborated immensely with the disrespect for the environment

62 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) The words WAS and SAID in the

text are

Regular verbs Not verbs Irregular verbs Modal verbs

63 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) According to the text, choose the

best response

The pandemic demonstrated a positive impact on purchases

The pandemic had no impact on purchases

The pandemic demonstrated a negative impact on purchases

The pandemic demonstrated a minimal impact on purchases

64 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) According to the text, the pandemic

Caused people to become more compulsive in their purchases, without worries

Caused people to become more sensible in some choices

Caused people to become more adept to the capitalist system

Caused people to become happier and selfless

Read the paragraphs and answer questions 65 and 66

ONE MASK IS GOOD. WOULD TWO BE BETTER?

Health experts double down on their advice for slowing the spread of the coronavirus.

Football coaches do it. Presidents-elect do it. Even science-savvy senators do it. As cases of the coronavirus continue to surge on a global scale, some of the nation’s most prominent people have begun to double up on masks — a move that researchers say is increasingly being backed up by data.

Double-masking isn’t necessary for everyone. But for people with thin or flimsy face coverings, “if you combine multiple layers, you start achieving pretty high efficiencies” of blocking viruses from exiting and entering the airway, said Linsey Marr, an expert in virus transmission at Virginia Tech and an author on a recent commentary laying out the science behind mask-wearing.

Of course, there’s a trade-off: At some point, “we run the risk of making it too hard to breathe,” she said. But there is plenty of breathing room before mask-wearing approaches that extreme.

(Adapted from https://www.nytimes.com/2021/01/12/health/coronavirus-masks-transmission.html)

65 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) According to the paragraphs, is

correct to say that

Although not universally necessary, double-masking achieve greater efficiency in containing the virus

Everyone should wear more than one mask

Using more than one mask has no effect on breathing

Double-masking is not being adhered to by many people

(17)

Leonardo Pontes) “Surge”, underlined in the first

paragraph, has the same meaning as Decline

Disappear Stream Increase

Read the comic strip and answer questions 67 and 68

(Adapted from https://www.gocomics.com/pickles/2020/11/23)

67 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) Choose the best alternative to

complete the blank Tell

Told

Have been telling Have told

68 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) Choose the best alternative

according to the comic strip

The grampa used irony to say that his grandson in smart

The grandson thinks that he’s smart

The grandson thinks that his grampa is smart The grampa doesn’t think he’s smart

WHEN WILL INTERNATIONAL TRAVEL RETURN? HERE'S WHAT WE KNOW RIGHT

NOW

There's hope: Summer vacations abroad may happen in a big way this year.

The number of people busting out of their countries _______ creeping up this spring and rise higher by mid-year, travel industry experts predict, as vaccines and risk-based safety measures are rolled out more widely and spiking coronavirus cases around the world begin to fall once again.

"I'm actually quite confident that first of May onwards ... we'll all be in a much better world," said Paul Charles, founder and CEO of London-based travel consultancy The PC Agency.

Vaccines and testing are the way forward, Charles and other industry experts say, but what's needed perhaps as desperately is greater consistency and coordination across borders.

"When you don't have a coordinated global approach, it's very difficult for the industry to go forward, especially when you have the rules of the game changing basically every single day," said Luis Felipe de Oliveira, director general of Airports Council International (ACI), a global trade organization representing the world's airports.

There's a lot more work to be done in ironing out testing protocols that would allow globetrotters to opt out of quarantines and finding ways to smoothly and securely share vaccination and testing information across borders.

Sovereign nations still decide what's best for them individually, looking at their own health situations and economies, but progress has been made in getting countries to look more globally at the huge economic force that is travel.

(Adapted from https://edition.cnn.com/travel/article/international-trips-2021-pandemic/index.html)

(18)

69 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) Choose the appropriate word to fill

in the blank Started Start Will start Will be starting

70 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) Choose the best alternative

according to the text

The pandemic did not affect the travel industry People in the area believe that the travel industry has

a near optimistic future

The administration of every nations does not influence the travel industry

The travel industry operates independently of national measures in each country

71 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) The word “confident” underlined in

the text is A verb A noun An adverb An adjective

72 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Leonardo Pontes) “Approach”, underlined in the

fourth paragraph, has the same meaning as Method Access Way Advise AS QUESTÕES DE 73 A 96 REFEREM-SE À FÍSICA

73 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) Considere os vetores abaixo.

Assinale a alternativa correta: 𝐴⃗ + 𝐷mm⃗ + 𝐶⃗ + 𝐸m⃗ = 0m⃗ 𝐴⃗ + 𝐵m⃗ + 𝐶⃗ + 𝐷mm⃗ = 0m⃗ 𝐴⃗ + 𝐵m⃗ = 0m⃗

𝐶⃗ + 𝐷mm⃗ = 0m⃗

74 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) Um objeto é lançado de uma

superfície horizontal verticalmente para cima com velocidade 𝑉. Após um tempo t do lançamento, sua velocidade é 𝑉/4 no sentido oposto ao instante original. Qual é a altura em relação ao solo desta partícula? $%& ' %&( $%&( $%&"

(19)

Vinícius Fulconi) Considere um sistema massa mola

na vertical que possui uma constante elástica K e um período de oscilação P. Se a constante da mola for aumentada para 2K, qual será o novo período?

2𝑃 √" " 𝑃 𝑃 ! "𝑃

76 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) O sistema mostrado na figura está

em equilíbrio e em repouso. A corda não tem massa e é inextensível, a mola não tem massa. A aceleração da massa 2 m e m logo após o corte é:

g para cima, g para baixo g para cima, g/2 para baixo g para cima, 2g para baixo 2g para cima, g para baixo

77 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) Um navio de massa 3 × 10) kg,

inicialmente em repouso, é puxado por uma força de 5 × 10* N por uma distância de 3 m. Assumindo que a

resistência devido à água é desprezível, a velocidade do navio é:

1,5 m/s 60 m/s 0,1 m/s 5 m/s

Vinícius Fulconi) Assinale a alternativa correta:

Um referencial conectado à Terra é um referencial inercial por definição

Um referencial conectado à Terra não pode ser uma estrutura inercial porque a Terra está girando em torno do Sol

Um referencial conectado à Terra é um referencial inercial porque as leis de Newton são aplicáveis neste referencial.

Um referencial conectado à Terra pode ser um referencial inercial porque a Terra está girando em torno de seu próprio eixo.

79 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) Um corpo está parcialmente

submerso em um líquido de densidade 10 g/cm³. Se o peso do bloco vale 100 N e sua densidade do bloco vale 5 g/cm³, assinale a alternativa correta?

O volume emerso é maior que o submerso O volume emerso é igual ao submerso.

O volume emerso é menor que o volume submerso. Não é possível determinar sem os dados da

aceleração da gravidade.

80 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) Dois corpos são atraídos com uma

força elétrica de 100 N quando a distância entre eles vale 10 m. Se a distância eles duplicar, qual será a nova força elétrica?

200 N 100 N 50 N 25 N

(20)

81 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) Um fio que transporta uma corrente

elétrica está posicionado em sistema de coordenadas XYZ. Considere um fio retilíneo infinito que ocupa a reta 𝑥 = 3 𝑚. O campo magnético produzido em (5,0) vale B. Qual será o campo magnético produzido no ponto (−3,0)?

!'𝐵

"$𝐵

!$𝐵

𝐵

82 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) Qual das grandezas termodinâmicas

abaixo é uma função de estado? Calor.

Trabalho. Energia Interna. Calor e Trabalho.

83 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) Considere uma máquina térmica que

realiza um trabalho de 500 J e rejeita 700 J de calor para um fonte fria. Se queremos duplicar o rendimento dessa máquina térmica, mantendo constante o calor retirado da fonte quente, em quanto devemos aumentar o trabalho realizado?

1000 J 500 J 800 J 200 J

84 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) Um bloco de 20 kg de massa é

abandonado a partir de uma altura h = 5 m, caindo sobre uma balança de mola. Se o impacto durou Δ𝑡 = 0,2 s, qual foi a leitura da balança?

200 N 800 N 1200 N 1000 N

85 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) Uma pedra de 3 kg de massa gira

uniformemente em um plano horizontal graças a uma corda de comprimento l = 2 m, com um período 𝑇 = 𝜋 s. Qual é a força centrípeta que experimenta a pedra?

6 N 48 N 64 N 24 N

86 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) Considere uma resistência de

comprimento L ,área de secção A e resistividade K. Se associarmos N resistências dessas em paralelo, conectadas a uma bateria de força eletromotriz E, qual será a potencia dissipada por cada uma dessas resistências? *+²-./ *./ +²-./ *²./

(21)

+²-Vinícius Fulconi) Um objeto está a uma distância D de

um anteparo fixo. Uma lente convergente de foco f é posicionada entre o objeto e o anteparo, de tal maneira que produza uma imagem nítida do objeto no anteparo. Qual é a distância entre essas posições do objeto em relação à lente?

s𝐷$− 4𝑓𝐷

s𝐷$+ 4𝑓𝐷

D 2s𝑓𝐷

88 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) Assinale a alternativa correta:

A trajetória de um cometa só pode ser elíptica. Corpos que orbitam o mesmo corpo central possuem

mesmo período de translação.

Se um dia o sol parasse de existir, os planetas do sistema solar violariam a segunda lei de Kepler. Os corpos celestes orbitam outros corpos com

trajetórias elípticas.

89 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) Analise as afirmações abaixo:

I) Para que um corpo ponto material esteja em equilíbrio, devemos garantir que a resultante de forças sobre ele seja nula.

II) O centro de massa de um corpo sempre coincidirá com seu centro de gravidade.

III) O centro de massa de um corpo estará sempre em seu centro geométrico.

Apenas I é correta.

Apenas I e II são corretas. Apenas III é correta. Nenhuma é correta.

Vinícius Fulconi) Uma força horizontal F constante

empurra um bloco sobre um plano inclinado, efetuando um trabalho W = 96 J, ao movê-lo de A até B. Qual é o módulo de F? Considere o cos37°=0,8.

48 N 24 N 12 N 9,6 N

91 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) Considere um sistema de diversas

partículas discretas de massas finitas. Se esse sistema conserva quantidade de movimento,

a velocidade do centro de massa é nula.

a força resultante externa sobre o sistema é nula. a aceleração do centro de massa é constante e não

nula.

a quantidade de movimento do sistema deve ser nula.

92 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) Sobre um corpo de 3 kg de massa,

inicialmente em repouso, atua uma força vertical, constante e para cima de 50 N. Em que proporção se encontram a energia cinética e a potencial do bloco 5 s depois de iniciada a ação da força?

3/2 2/3 1 2

(22)

93 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) Uma onda luminoso se propaga com

velocidade de 2 m/s. O período de oscilação é de 0,5 segundos. Essa onda luminosa incide sobre uma placa metálica que tem o comprimento de onda corte de 2 m. Assinale a alternativa correta.

Não ocorrerá efeito fotoelétrico e o comprimento de onda luminosa é 4 m.

Ocorrerá efeito fotoelétrico e o comprimento de onda luminosa é 4 m.

Ocorrerá efeito fotoelétrico e o comprimento de onda luminosa é 1 m.

Não ocorrerá efeito fotoelétrico e o comprimento de onda luminosa é 1 m.

94 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) Qual dos modelos atômicos previa

que átomo era uma esfera indestrutível e sem o conhecimento da natureza elétrica da matéria?

Thomson Dalton Rutherford Bohr

95 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) Calcular a tensão na corda que

suspende a barra de 200 N. Sabe-se que o peso do bloco é 100 N.

1000 N 750 N 600 N 2000 N

96 -

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinícius Fulconi) O transformador é um dispositivo

elétrico cuja característica principal é “transformar” o valor de determinada força eletromotriz em outro. Assim, um transformador ligado em 220 V pode fornecer 110V. Qual é a relação entre o número de voltas do primário e do secundário?

! " 2 ! 0 4

(23)

PREENCHA O GABARITO E

CONQUISTE

DESCONTOS

ATENÇÃO: O candidato conquistará desconto no percentual de 100% caso apresente um desempenho acima de 85% de acertos.

Somente podem se beneficiar da premiação os candidatos, não atuais alunos do Estratégia Militares, que participarem e preencherem o gabarito com suas respostas dentro do prazo de aplicação da prova simulada.

Preencha seu Gabarito!

Conheça o Estratégia Militares!

(INSERIR BANNER e LINK)

RECEBA MATERIAIS GRATUITOS

GRUPO Link do Grupo

Estratégia Militares https://t.me/estrategiamilitares Estratégia Vestibulares https://t.me/estrategiavestibulares

Imagem

Referências

temas relacionados :