• Nenhum resultado encontrado

CLC5 Formador: Vítor Dourado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CLC5 Formador: Vítor Dourado"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

2

Trabalho elaborado por: Eliana Silva 22-06-2010 A designação da Internet advém de Interconnected Network, ou seja, rede interligada.

A Internet é uma gigantesca teia mundial de redes de computadores, em constante crescimento e evolução, oferecendo um fantástico sistema de comunicações a todo o tipo de instituições, bem como à generalidade dos cidadãos.

A sua origem teve inicio durante o auge da Guerra - Fria. Os soviéticos, em 1957, lançavam o primeiro satélite Sputnik, ultrapassando os E.U.A. na corrida para o espaço. Em resposta, o Departamento de Defesa dos E.U.A. criou a Advanced Research Projects Agency (ARPA), para acelarar o progresso tecnológico do país. Sob a hipotética ameaça de ataque nuclear por parte da União Soviética, os EUA enfrentavam o problema da falha das comunicações militares caso acontecesse o pior.

Por essa altura o mundo da informática era dominado por computadores de grande porte acessíveis por terminais. O computador pessoal (PC) ainda não existia. O sistema central guardava todas as informações, às quais os terminais acediam através de ligações por cabo.

Esses sistemas eram obviamente bastante vulneráveis. Bastaria bombardear o sistema central para desactivar toda a rede.

Por volta de 1970, o Departamento de Defesa dos EUA atribuiu a agência ARPA a tarefa de criar uma rede de computadores capaz de pôr em comunicação centros geograficamente afastados e com equipamentos diferenciados.

É assim que nasce a ARPA Net (Advanced Reserch Projects Agency Network). Inicialmente, esta rede ligava apenas quatro centros de trabalho nos EUA.

(3)

3

Trabalho elaborado por: Eliana Silva 22-06-2010  Universidade da Califórnia – Los Angeles;

 SRI – Stanford Research Institute;  Universidade de Utah;

 Universidade da Califórnia – Santa Bárbara

Permitia que cientistas e investigadores destas instituições partilhassem informação sobre as suas pesquisas para fins militares. No inicio a principal actividade que se desenvolvia na comunidade virtual da ARPAnet era:

O actualmente, banal correio electrónico (email);

As discussões on-line (actualmente denominadas fóruns)

E milhares de mensagens pessoais circulavam entre os membros da comunidade acelerando o desenvolvimento de programas utilitários que simplificavam a utilização deste instrumento nunca antes utilizado.

A ARPAnet acabou por extravasar em relação aos seus objectivos iniciais e expandir-se progressivamente entre os meios académicos Universitários. Na década de 80, a ARPAnet viria a dar origem a duas outras redes:

A Milinet – orientada exclusivamente para fins militares.

A NSFNet – orientada fundamental para fins científicos (NSF é a sigla da National Science Foundation, EUA)

Foi no âmbito da NSFNet que, durante a década de 80, começou a crescer a grande bola de neve, que passou a ser conhecida por Internet. Para expansão da utilização da World Wide Web, WWW ou, simplesmente Web. Esta teve a sua origem nos finais da década de 80, no CERN (Conseil European de Reserche Nucleaire), actual Laboratório Europeu de Física das Partículas na Suíça.

Com a distribuição praticamente gratuita de software de navegação na Web, os Web Browsers (como por exemplo, Internet Explorer, Mozilla Firefox) a internet tornou-se definitivamente um novo meio de comunicação de âmbito mundial e aberto a todos os cidadãos.

(4)

4

Trabalho elaborado por: Eliana Silva 22-06-2010 O primeiro browser utilizado foi o Lynux que apenas permitia a transferência de texto.

O Mosaic, concebido na Universidade de Illinois-EUA, já permitia a transferência de texto e imagens. Do Mosaic derivaram os populares Netscape e o Internet Explorer.

A Internet desenvolveu-se essencialmente devido à WWW que a tornou mais simples e mais atractiva. A WWW não é mais do que uma rede de super computadores que possuem milhões de documentos ligados, designados por Páginas Web. Estas Páginas estão conectadas entre si através de hiperligações e possuem texto formatado, figuras, som e animação.

A Internet transforma-se num sistema mundial público, de redes de computadores, numa rede de redes, ao qual qualquer pessoa ou computador, previamente autorizada, pode conectar-se.

Obtida a conexão o sistema permite a transferência de informação entre computadores. A infra-estrutura utilizada pela Internet é a rede mundial de telecomunicações.

A Internet só chegou a Portugal, nos meados da década 80 a Internet começa a ser utilizada nas universidades e em algumas empresas. As primeiras utilizações eram realizadas com terminais conectados por via telefónica a Universidades Europeias e a Universidades dos EUA e restringiam-se, na maioria dos casos, a consultas documentais e Email.

A partir de 1991 o uso da Internet generaliza-se em todas as Universidades Portuguesas através da criação da RCCN – Rede da Comunidade Cientifica Nacional.

A criação da ISP – Internet Service Provider – em Portugal a partir de 1994 popularizou o uso da Internet. Os órgãos de Comunicação Social passaram em 1995, a difundir a existência e utilidade da Internet.

Esta difusão provocou uma explosão da utilização da Internet em Portugal. Os jornais mais populares editavam cadernos dedicados a

(5)

5

Trabalho elaborado por: Eliana Silva 22-06-2010 Internet. Nesta gigantesca rede existem servidores que foram instalados por qualquer organização (estatal ou privada) que achou necessário disponibilizar acesso a sua informação por todo o mundo e clientes normalmente os computadores das pessoas que acedem á rede para procurar e recolher qualquer tipo de informação que necessitam.

Mas como tudo trouxe vantagens e desvantagens.

Vantagens Desvantagens

Obter informação de forma rápida

Sites de origem duvidosa (conteúdos pornográficos, pedofilia, entre

outros)

Comunicação fácil Facilitar comunicação entre

terroristas

Guardar informação Insegurança (pirataria na Internet)

Pesquisar informação Proliferação de vírus

Possibilidade pagamentos de contas Falta de convívio (cara-a-cara) Recolha conteúdo digital Criminalidade (obter dados sujeitos

a direitos autor)

Fazer compras (On-Line) Desemprego

Fazer novas amizades Utilização não autorizada da Internet Teletrabalho

Fácil acesso Cómodo E-Learning

(6)

6

Trabalho elaborado por: Eliana Silva 22-06-2010 A internet veio facilitar muito a vida, pois quando quero ler o Correio da Manhã, é só escrever na barra de pesquisa do Google, Correio da Manhã, entrando na página principal pode aceder as notícias de última hora, notícias nacionais, notícias internacionais, desporto, Lazer, Multimédia, Opinião, outros; dentro destas opções temos vários temas.

Os noticiários que são transmitidos na televisão, transmitem só as noticias mais votadas ou as que eles pretendem transmitir, enquanto neste site posso escolher a notícia que pretendo, sem ter de me deslocar a uma banca de jornais e a um custo menor.

Obtenho toda a informação, desde do jornalista que escreveu, tem um tipo de linguagem de fácil leitura, podendo ler e fazer comentário a notícia.

Nas notícias de última hora, consigo enviar ou ler uma notícia de algo que tenha acontecido a minutos atrás, podendo também fazer comentários.

No desporto tem acesso as noticias dos três maiores clubes de futebol de Portugal, neste momento as ultimas do Mundial.

Na área do lazer obtemos a informação sobre cultura, música sabemos das últimas sobre cantores, exposições em museus, feiras tradicionais, entre outras informações de cultura.

(7)

7

Trabalho elaborado por: Eliana Silva 22-06-2010 Passo a passo para aceder:

Escreve na barra do Google “Correio da Manhã clique em cima da “pesquisa Google” Clique em “Correio da Manhã” ou pode optar logo nas notícias que pretende.

(8)

8

Trabalho elaborado por: Eliana Silva 22-06-2010 Posso concluir que a internet é um novo mundo, onde algumas pessoas entram e não conseguem sair, ficando mesmo viciadas e deixando de terem vida real. Eu consigo viver bem sem a Internet.

Nesta barra de “Menu” pode seleccionar que tipo de informação que pretende visualizar Também pode pesquisar notícias.

Referências

Documentos relacionados

O CASLE (Centro de Avaliação de Suficiência em Língua Estrangeira) situa-se na Faculdade de Letras / UFG e tem a função de realizar provas de suficiência em língua

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

[r]

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

Diante desse panorama, não há obstáculos para que o Direito acolha a multiparentalidade como fato jurídico, por ser, muitas vezes, a alternativa que melhor tutela a