• Nenhum resultado encontrado

TRILHA DA APRENDIZAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRILHA DA APRENDIZAGEM"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

TRILHA DA

APRENDIZAGEM

(2)

Exercícios de LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADES DE LEITURA

1. Qual é o tema "polêmico" abordado pela charge?

2. Qual é a crítica explorada pelo autor do texto por meio das imagens ilustradas na charge?

3. A “Charge” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não-verbal, ou a linguagem mista? Explique.

4. O que representa para o menino cada porta ilustrada na charge? a) educação

b) saúde c) cadeia

(3)

MATEMÁTICA

Vamos, então, para a primeira atividade.

1) Qual é o menor ângulo formado pelos ponteiros do relógio a seguir?

a) 100° b) 120° c) 140° d) 110° e) 130°

Agora, a segunda atividade.

1) Observe o mosaico a seguir e responda:

a) Qual é o nome do polígono central do mosaico? b) Quais são os polígonos que formam o mosaico? Agora, a terceira atividade.

1) Em uma pesquisa sobre atendimento, perguntaram a algumas pessoas sobre o que fariam se fossem mal atendidas em uma consulta médica. Os resultados foram registrados no gráfico abaixo:

(4)

Qual é o quadro que representa as informações do gráfico? a) b) c) d)

Agora, a quarta atividade.

1) Professora Marília fez uma pesquisa na sala de aula para saber qual era o gênero de filmes preferido dos seus alunos. Cada aluno votou em um único gênero. Veja abaixo os resultados que ela obteve:

(5)

De acordo com o gráfico, responda às questões a seguir.

a) Quantos meninos participaram dessa pesquisa? E quantas meninas?

b) Qual é o gênero preferido pela maior parte dos alunos?

c) Qual é o gênero preferido por menos alunos? d) Qual o tipo de filme preferido pela maioria das meninas? E pela maioria dos meninos?

e) Qual foi a diferença entre o número de alunos que prefere filmes de aventura e o número de alunos que prefere filmes de ficção?

Agora, a quinta atividade.

1) Foi realizada uma pesquisa eleitoral para estudar a intenção de votos nos candidatos A, B e C. Os resultados obtidos estão apresentados no gráfico.

Classifique cada afirmação como V (verdadeira) ou F (falsa).

a) O número de pessoas consultadas foi 5 400.

b) Se metade dos eleitores indecisos votassem em C, este ganharia a eleição. c) A soma dos votos dos candidatos B e C é maior que a soma dos votos do

(6)

HISTÓRIA

Bom dia! Iremos aprender sobre as Revoluções Socialistas da China e de Cuba Iniciaremos com a Revolução Socialista da China

Mao Tsé-tung foi o grande líder do Partido Comunista Chinês e proclamou a República Popular da China.

Você terá o apoio do livro de História para resolver as atividades:

Leia o texto da página 154 A Grande Marcha para melhor compreensão do tema.

A Revolução Chinesa foi o processo revolucionário responsável pela transformação da China em uma nação comunista. Isso aconteceu após longos anos de guerra civil em que as forças comunistas de Mao Tsé-tung lutaram contra as forças nacionalistas de Chiang Kai-shek. Com essa vitória, foi fundada a República Popular da China, e as transformações começaram a ser implementadas pelo novo regime comunista.

A Revolução Comunista de 1949 foi o resultado final de um longo processo de transformações que aconteceram na China no decorrer do século XX. No começo daquele século, o país encontrava-se governado por uma monarquia e era uma nação enfraquecida por conta da interferência estrangeira. O território chinês era ocupado por diferentes nações, como Inglaterra e França, o que motivou o surgimento de movimentos nacionalistas.

O fortalecimento do nacionalismo tinha em Sun Yat-sen um grande nome. A Revolução de 1911 ou Revolução Xinhai colocou fim à monarquia chinesa e deu início a uma República formada a partir de um governo provisório. O período que se seguiu após 1911 foi bastante conturbado na China, e a instabilidade fomentou movimentos separatistas em parte do país.

Esses movimentos surgiram, sobretudo, no sul e eram liderados pelos conhecidos Senhores da Guerra, espécie de chefes militares que concentravam poder e influência sobre suas regiões de origem. A luta contra esses movimentos ocorreu no período de 1916 a 1927 e foi encabeçada pelo Partido Nacionalista ou Kuomintang.

Enquanto os nacionalistas lideravam esse combate contra a fragmentação territorial, outro grupo político despontava na China: os comunistas. O fortalecimento do comunismo no país esteve diretamente relacionado ao sucesso da Revolução de 1917, na Rússia. O resultado do crescimento

(7)

do comunismo foi o fortalecimento da classe do operariado, levando ao surgimento do Partido Comunista Chinês (PCC), criado em 1921 e inicialmente com 57 membros – todos considerados fundadores do partido. Um deles era Mao Tsé-tung, nome de grande relevância no PCC durante os anos seguintes.

Guerra civil

Depois que o PCC foi instituído, tratou de criar relações com o Kuomintang, o maior partido da China naquele período. As ligações iniciais foram bem amistosas, uma vez que, a partir da mediação da União Soviética, o Kuomintang aceitou acolher os comunistas em seus quadros desde que submetidos ao comando de Sun Yat-sen.

A União Soviética também se estabeleceu como parceira econômica do Kuomintang, fornecendo-lhe armas e outros recursos econômicos importantes. O apoio soviético a um partido visto como “burguês” acontecia porque afirmavam que a China não possuía as condições históricas necessárias à transição para o socialismo.

A relação do Kuomintang com os comunistas alterou-se a partir de 1925, quando Sun Yat-sen faleceu e Chiang Kai-shek assumiu o comando do partido. Os comunistas passaram a sofrer uma intensa repressão do Kuomintang porque o PCC começou a registrar um crescimento considerável, sobretudo nas grandes cidades chinesas, o que incomodava Chiang.

Chiang Kai-shek então ordenou uma perseguição aos comunistas, mobilizando tropas para realizar essa tarefa. O aumento da repressão colocou os comunistas chineses em situação de risco, os quais, para evitar a total aniquilação do movimento, optaram por se refugiar em zonas do interior. Essa fuga, que ficou conhecida como Longa Marcha, aconteceu entre 1934 e 1935, quando os comunistas percorreram aproximadamente 10 mil quilômetros, saindo das regiões de Jiangxi e Fujian para se estabelecer em Yanan.

A guerra civil que era travada na China entre comunistas e nacionalistas foi parcialmente interrompida em meados de 1930 porque os japoneses se tornaram uma grande ameaça para ambos. O Japão, que tinha interesses imperialistas na China desde o final do século XIX, ampliou suas ingerências no território chinês durante a década de 1930.

Em 1931, os japoneses oficialmente invadiram parte do território chinês, evento que ficou conhecido como Incidente Mukden. O território ocupado foi a Manchúria, onde os japoneses fundaram um Estado fantoche conhecido como Manchukuo. A hostilidade japonesa intensificou-se e levou o país a declarar guerra contra os chineses em 1937.

Com isso, nacionalistas e comunistas concordaram em impor uma trégua à luta que travavam entre si para concentrar esforços contra os japoneses na guerra conhecida como Segunda Guerra

Sino-Japonesa. Apesar disso, os historiadores registraram que, mesmo no período de trégua,

comunistas e nacionalistas lutaram entre si. Derrota japonesa e o reinício da guerra civil

A luta contra os japoneses estendeu-se durante oito anos e só terminou em 1945, quando

(8)

chineses, os líderes dos dois partidos, Mao Tsé-tung e Chiang Kai-shek, reuniram-se para debater a formação de um governo conjunto na China.

Essas negociações, no entanto, representaram um fracasso completo porque os nacionalistas exigiam forças comunistas totalmente desarmadas, o que, naturalmente, foi rejeitado por Mao Tsé-tung. Assim, a guerra civil foi retomada em 1946, com as forças nacionalistas recebendo forte apoio dos Estados Unidos.

Apesar desse suporte norte-americano, as forças de Chiang Kai-shek não possuíam a popularidade que os comunistas tinham, sobretudo entre os camponeses. Esse apoio existia porque, durante os anos da guerra contra os japoneses, foram os comunistas que defenderam a população camponesa, além de terem implementado medidas que garantiram o acesso dessas pessoas a um pedaço de terra.

Após o reinício da guerra civil, as forças comunistas eram superiores a 10 milhões de pessoas (apesar de somente 1 milhão ser composto por soldados profissionais e devidamente armados), que, de 1946 a 1949, foram ampliando o seu domínio sobre o interior da China, deixando os nacionalistas cada vez mais isolados nas grandes cidades.

Em janeiro de 1949, as tropas comunistas conquistaram a cidade de Pequim. Assim, Chiang Kai-shek, toda a cúpula do Kuomintang e a alta burguesa da China fugiram do país e refugiaram-se na ilha de Formosa (atual Taiwan). Com a fuga dos nacionalistas, Mao Tsé-tung proclamou a República Popular da China em 1º de outubro de 1949 e deu início às transformações que implementaram o comunismo na China. Por Daniel Neves- Graduado em História.

Atividade 01- A Grande Marcha empreendida nos anos 30 por Mao Tsé-tung e seus seguidores

foi:

(A) Uma fuga dos contingentes comunistas que estavam sendo perseguidos pelas tropas do Kuomitang.

(B) Uma fuga dos seguidores de Mao perseguidos pelas tropas japonesas que invadiram a Manchúria.

(C) Uma tentativa das tropas comunistas de cortar as linhas de abastecimento das tropas nacionalistas.

(D) Uma tentativa das tropas de Mao de cercar as tropas japonesas que haviam invadido a Manchúria e o norte da China.

Atividade 02- Para conseguir estimular a industrialização chinesa, Mao Tsé-tung lançou um

programa de planejamento econômico que ficou conhecido como: (A) Plano Quinquenal. (B) Grande Marcha.

(9)

Atividade 03- Explique apoio que foi dado pela União Soviética a China.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Atividade 04- No decorrer do século XX, a China passou por transformações e turbulências que

resultaram da interferência estrangeira, do fim da monarquia e da tentativa de se organizar o republicanismo no país. Nas décadas seguintes, a partir de 1911, dois grandes partidos consolidaram-se no país, sendo um deles liderado inicialmente por Sun Yat-sen e depois por Chiang Kai-shek. Esse partido era conhecido como:

(A) Khmer Vermelho. (B) Viet Minh. (C) Kuomintang. (D) Manchukuo.

Atividade 05- Como se chama atualmente a Ilha de Formosa ?

(A) Taiwan, (B)Coréia. (C) Vietnã. (D) Camboja.

Atividade 06- Explique quando e como terminou a luta dos chineses contra os japoneses.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(10)

LÍNGUA PORTUGUESA

Bom dia! Iremos aprender: A obra literária em suas diversas linguagens “ Morte E Vida Severina”

Capa da primeira edição de Morte e Vida

As obras literárias são muito adaptáveis às outras formas de expressões artísticas. O auto de Natal “ Morte e Vida Severina” é um deles. A obra de João Cabral de Melo Neto se tornou tão famosa e versátil que é possível encontrá-la em diversos formatos e linguagens artísticas como: Livro, Cinema, Teatro, Musical, e até Revista em Quadrinhos.

Vamos conhecer um pouco sobre a obra e suas adaptações em diversas linguagens. O livro de poemas dramáticos regionalista e modernista “Morte e Vida Severina” é a obra-prima do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999). Escrito entre 1954 e 1955, trata-se de um auto de Natal de temática regionalista.

O poeta, que nasceu no Recife, transformou em poesia visceral a condição do retirante

nordestino, sua morte social e miséria. Sua obra foi publicada em diversas edições de livros e por várias editoras. Até nos dias atuais existem editoras que publicam novas tiragens da obra. Com reconhecimento internacional, o autor conseguiu levar a tristeza, a angústia e as caraterísticas do povo nordestino para conhecimento mundial por meio da literatura.

(11)

Teatro Adaptada como peça teve sua primeira encenação, autorizada pelo autor, no final da década de 1950, pelo vanguardista grupo Norte Teatro Escola do Pará. Em 1965, Roberto Freire, diretor do teatro TUCA da PUC de São Paulo pediu ao então muito jovem Chico

Buarque que musicasse a obra, encenada no palco com trinta estudantes e centenas de outros na retaguarda. Desde então sua presença no teatro brasileiro tem sido constante

Cinema e televisão A obra foi parcialmente adaptada ao cinema em 1977, por Zelito Viana com participação de, entre outros José Dumont no papel de Severino, Sebastião Vasconcelos como Mestre Carpina e Tânia Alves.

A TV Globo produziu, em 1981, uma versão especial em teleteatro com José Dumont e Elba Ramalho.

Desenho- Animado Morte e Vida Severina em Desenho Animado é uma versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto, adaptada para os quadrinhos pelo cartunista Miguel Falcão. Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956. Em preto e branco, fiel à

aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, a animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor

Teatro musical- A obra já foi adaptada para teatro como já vimos, dentre as adaptações podemos destacar a versão produzida por Moacyr Góes, que se trata de um Teatro/Musical contando com Lázaro Ramos e Elba Ramalho no elenco, conhecida como uma das melhores adaptações da obra para teatro, mixando música, interpretação e poesia. A apresentação foi na cidade de Natal em dezembro de 2003 em praça pública aberta no Campus da UFRN.

PARA SABER MAIS... RESUMO MORTE VIDA SEVERINA. Disponível em: Acesso em: 12 jun. 2020. MORTE E VIDA SEVERINA. Disponível em: Acesso em: 12 jun. 2020.

Atividade 01- Você já conhecia a obra “Morte e Vida Severina”? Agora que você conheceu a

obra em diversas linguagens artísticas qual você gostaria de ter acesso — teatro, livro, filme, teatro musical ou revista em quadrinhos? Porquê?

(12)

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Atividade 02- Morte e Vida Severina” é uma importante obra literária do autor João Cabral de

Melo Neto.Com base nos conhecimentos adquiridos na leitura e observação das imagens da nossa semana responda. Só é possível conhecer a obra em uma forma de linguagem? Porquê? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Atividade 03- Agora que vocês conhecem esta obra maravilhosa e sabem que ela é muito

importante e apresenta muitas características da região Nordeste e problemas como a falta de água e a desigualdade social. Vamos fazer uma produção de texto comentando sobre tudo que você aprendeu sobre a obra refletindo sobre o importância da arte para a produção da obra em diversas linguagens. Lembrem-se a obra foi adaptada em Teatro, Música, Audiovisual e Artes Visuais (desenho). Use e Abuse da sua criatividade você pode usar imagens, desenhos, escrita como uma redação poema, poesia etc.

Caros alunos, estamos com muita saudade, no entanto, precisamos ficar em casa para que a pandemia passe e logo possamos nos reencontrar.

Dando continuidade ao planejamento, iremos estudar todos os conteúdos, para isso é preciso organização e estudo diário. Vocês são estudiosos e conseguirão resolver as atividades com tranquilidade.

(13)

CIÊNCIAS

Instruções: Leia o texto abaixo, e se possível pesquise outras fontes como livros e vídeos no YouTube. Você pode procurar por títulos como “Biodiversidade do Brasil” “Fauna e Flora”.

Biodiversidade significa a variedade de vida e engloba

a riqueza das espécies, dos genes que contém e dos ecossistemas que constituem o meio ambiente.

O conceito foi inicialmente conhecido por Diversidade

Biológica. Porém, a partir da década de 80, ficou mais

comum utilizar biodiversidade como sinônimo para o termo.

A definição mais conhecida de biodiversidade foi definida pela Convenção sobre a Diversidade Biológica, assinada no Brasil, durante a Rio-92. Assim, a biodiversidade significa:

"a variabilidade de organismos vivos de todas as origens; compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas".

Atualmente, a biodiversidade é considerada em três níveis:

Diversidade de espécies: É a riqueza de espécies

existentes. Inclui todos os organismos da Terra, dos mais simples aos mais complexos.

Diversidade genética: É a diversidade de genes entre os

indivíduos de uma espécie.

Diversidade de ecossistemas: É a diversidade de

ecossistemas nos quais as comunidades biológicas habitam e interagem.

Todos os níveis são fundamentais para a sobrevivência das espécies, incluindo da espécie humana.

Os ambientes mais ricos em quantidade de espécies no planeta são: as florestas tropicais, os recifes de corais, os grandes lagos tropicais e as profundezas do mar.

Biodiversidade Brasileira

A biodiversidade brasileira é uma das mais ricas do planeta. Os números de espécies da fauna e flora do Brasil impressionam:

5.000 espécies de fungos filamentosos e leveduras - 10% da diversidade mundial; 22% da diversidade de briófitas do mundo;

Cerca de 1.400 espécies de pteridófitas - 12% da diversidade mundial;

Maior diversidade de plantas angiospermas do mundo. Estima-se mais de 45 mil espécies; Entre 90 a 120 mil espécies de insetos - 10% da diversidade mundial;

Maior diversidade de peixes do mundo. Mais de 3.500 espécies; A fauna mais rica do mundo para o grupo dos anfíbios;

Cerca de 1.800 espécies de aves; Mais de 650 espécies de mamíferos.

Isso faz com que o Brasil seja considerado o país da mega diversidade.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/biodiversidade/ QUESTÃO 01 – O que significa Biodiversidade?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(14)

QUESTÃO 02 – Quais são os níveis da biodiversidade? Explique:

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

QUESTÃO 03 – Por qual motivo o Brasil é considerado uma Mega Diversidade?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(15)
(16)

ENSINO RELIGIOSO

LEIA O TEXTO E RESPONDA A ATIVIDADE:

Nessa aula veremos o conceito de finitude humana e seu sentido para a vida.

Conceito de finitude

A palavra finitude quer dizer "finitos". Todos os seres vivos são seres finitos isto quer dizer que todos morremos, que temos um final. https://pt.wikipedia.org/wiki

Característica, particularidade ou condição do que é finito.Que tem um fim; que pode chegar ao fim. Fato de se apresentar limitado; finito. https://www.dicio.com.br/finitude/

O que a finitude tem a ver com a felicidade?

Mesmo com todos os esforços aplicados em treinamentos e com todo tempo dedicado à reflexão

sobre a felicidade, é interessante notar que muitas pessoas se sentem tocadas, mas somente

algumas, efetivamente, mudaram a maneira de ver a vida.

O que nos leva à pergunta: o que realmente faz alguém decidir ser feliz HOJE? O que incentiva uma pessoa a ser autora da sua própria história e não apenas protagonista e vítima de escolhas alheias?

A consciência da FINITUDE!

Finitude é ter a consciência de que o amanhã pode não chegar. Que ‘amanhã’ pode ser tarde

demais.

Finitude é conhecer a preciosidade do dia de hoje e de todas as oportunidades que a vida traz. É entender que muita coisa pode acontecer num intervalo de tempo muito curto (horas, minutos ou até segundos). E que estes acontecimentos podem mudar para sempre o destino e o rumo de nossas vidas e de todos que nos cercam.

É por isso que as pessoas que se depararam com a morte - de muito perto - têm maior chance de

compreender a finitude, pois a vida mostrou a elas que o amanhã pode não existir.

Por mais difícil que possa parecer, há esperança de viver tudo que a vida pode oferecer mesmo em momentos delicados como este. É possível ser feliz. Como diria o artista de rua, Eduardo Marinho, ‘Muitas vezes, a felicidade se dá em um momento que você percebe que é maior que os seus desafios, isto é, que você está pronto para esse desafio’.

Ser e estar feliz com as suas escolhas, com seu caminho e com tudo que te cerca. Estar certo de

que, caso você vá embora deste mundo, você irá em paz e satisfeito consigo mesmo, certo de que fez tudo que poderia e deveria fazer. https://www.houseoffeelings.com/single-post/finitude-e-felicidade

ATIVIDADES:

(17)

a) A palavra finitude quer dizer ____________. Todos os seres vivos são seres finitos isto quer dizer que todos morremos, que temos um ___________.

b) Finitude é ter a ________________ de que o amanhã pode não chegar. Que ________________

pode ser tarde demais.

2. O que realmente faz alguém decidir ser feliz HOJE? O que incentiva uma pessoa a ser autora da sua própria história e não apenas protagonista e vítima de escolhas alheias?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Equipe responsável pela elaboração do material: professores e gestores do 6º ao 9º ano da Escola Municipal CIME Tancredo de Paula Almeida.

(18)

Referências

Documentos relacionados

Essa medida representa o valor em risco (VaR) do sistema financeiro condicional ao estresse financeiro de uma dada instituição financeira (IF). Mais relevante ainda para

Um profissional com problemas de saúde tende a se ausentar com frequência de suas atividades pois necessita de fazer exames, repouso, tratamento, cirurgias dentre

XCMG mostra força de sua fábrica brasileira em Pouso Alegre (MG) MAnuTEnçãO Guindastes: o que fazer quando os problemas não são visíveis HD Magazine Tráfego na contramão

Àqueles que concordaram em participar do estudo foram aplicados dois instrumentos: um questionário sociodemográfi co e clínico elaborado pela au- tora, e o Instrumento de Vida

• Uma das implicações sobre segurança nacional identificadas pelo Congresso americano como apropriada para a revisão do CFIUS são os potenciais efeitos relacionados à

Após o prazo de 03 (três) dias úteis o candidato convocado que não comparecer ou não assumir a vaga oferecida no momento da convocação, por incompatibilidade de

O projeto foi encaminhado ao governo provisório, tendo sido discutido em virtude das discordâncias entre o marechal, o então vice-chefe do governo provisório, Rui Barbosa, e