• Nenhum resultado encontrado

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO Pais e Alunos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO Pais e Alunos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROPOSTA DE TRABALHO

ENSINO MÉDIO 2010

(2)

Proposta de Trabalho Ensino Médio 2010

A partir de 2010 o nosso projeto pedagógico do Ensino Médio estará ainda mais comprometido com a formação integral dos jovens, buscando prepará-los para a vida, de modo que possam encarar facilmente os desafios mais próximos: os vestibulares, o ENEM e o mercado de trabalho.

Em nossa nova proposta de trabalho, a essência norteadora das ações será a valorização do trinômio Inteligência - Disciplina – Desafio. Buscaremos, ao oferecer o aporte cultural e técnico necessário, que cada aluno desenvolva ao máximo as suas competências acadêmicas, alcançando níveis de alto desempenho que o ajudem a realizar o seu sonho de vida profissional.

Buscamos oferecer ao jovem preocupado e comprometido com o seu futuro, a oportunidade de concretizar os seus ideais, promovendo um ambiente de estímulo ao estudo e ao desenvolvimento pessoal.

Buscamos oferecer às famílias, através de uma parceria mais estreita, o acompanhamento necessário para o sucesso dos seus filhos.

O novo ensino médio do Colégio Impacto está voltado para aquele jovem que sabe aonde quer chegar e quer estar preparado para grandes desafios.

(3)

INOVAÇÕES NA PROPOSTA DE TRABALHO

Carga horária ampliada para todo o Ensino Médio

NOVA CARGA HORÁRIA – 2010

COMPONENTE CURRICULAR 1º. ANO 2º. ANO 3º. ANO

LÍNGUA PORTUGUESA/GRAMÁTICA 2 2 2 LINGUA PORTUGUESA/LITERATURA 2 2 2 HISTÓRIA GERAL 3 3 2 HISTÓRIA DO BRASIL 2 GEOGRAFIA 3 3 4 FÍSICA 4 4 5 QUÍMICA 4 4 5

PRÁTICA LABORATÓRIO QUÍMICA 1 1

BIOLOGIA 4 4 5 MATEMÁTICA 5 5 6 ATUALIDADES - - 2 EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 1 - - EDUCAÇÃO FÍSICA 2 2 2 INGLÊS 2 2 2 TÉCNICA DE REDAÇÃO 2 2 2 FILOSOFIA 1 1 1 SOCIOLOGIA 1 1 1 TOTAL 37 36 43

Tempo de cada aula: 50 minutos.

A distribuição das aulas ocorrerá de segunda à sexta, ou seja, não haverá aula aos sábados. Assim, as turmas de:

 1º. e 2º. ano terão aula todas as manhãs + 2 tardes.

 3º. ano terão aula todas as manhãs + 4 tardes.

HORÁRIO

No turno MATUTINO, as aulas acontecerão das 07:30 às 13:00. No turno VESPERTINO, as aulas acontecerão das 14:00 às 17:35.

O intervalo para almoço será das 13:00 às 14:00 e, durante o mesmo, o aluno poderá retirar-se das dependências do Colégio.

Material Didático Poliedro

Na busca pelo alto desempenho dos nossos alunos, pesquisamos em todo Brasil o material didático que valorizasse a importância de um Ensino Médio forte e que estivesse em consonância com a nova proposta de trabalho do nosso Ensino Médio. Em 2010, utilizaremos o material didático do Sistema de Ensino POLIEDRO, o qual está voltado para a preparação dos alunos para os maiores e mais concorridos vestibulares do Brasil, como o ITA, o IME, a FUVEST, em São Paulo, e na Bahia, a UFBA.

(4)

• Para o 1º e 2º ano são 34 livros, 17 por ano, contendo 15 mil exercícios divididos entre eles.

• Para o 3º ano são 36 livros com mais de 24 mil exercícios, além de cadernos de sala compostos de teoria e exercícios elaborados pelo próprio Poliedro.

Desde o início de sua trajetória o Poliedro é sinônimo de aprovação nos vestibulares mais concorridos do país, contribuindo para o ingresso de milhares de jovens nas principais universidades brasileiras.

Equipe de Professores

Um ensino de qualidade está diretamente relacionado a formação acadêmica e nível técnico do corpo docente. Também é imprescindível que os professores, além de técnicos, sejam educadores comprometidos com o desenvolvimento pessoal dos alunos, entendendo o seu papel influenciador na formação do caráter e no ensino do exercício da cidadania.

Nossos professores formam uma equipe comprometida e capacitada a atuar na busca por resultados efetivos na relação ensino-apendizagem.

Programa de Estudo Dirigido

O programa de estudo dirigido consiste no acompanhamento sistemático de cada aluno no decorrer das unidades e será desenvolvido pela Coordenação Pedagógica. Será agendado um momento com cada aluno, onde o mesmo terá orientações a respeito do seu desenvolvimento e perspectiva diante do desafio mais próximo: O

(5)

Vestibular e o Enem. Neste momento, o aluno será incentivado a desenvolver ao máximo as suas competências, buscando estratégias de aperfeiçoamento e destaque dos seus potenciais.

Usando o trinômio Inteligência – Disciplina – Desafio tentaremos motivar os alunos ressaltando as suas principais habilidades, bem como as principais fraquezas, orientando-os, segundo as avaliações e ao programa de Simulados, a respeito de como poderá alcançar melhores resultados.

.

Ciclos de Simulado

Os ciclos de simulados têm por objetivo oferecer a oportunidade que o aluno necessita de adquirir a experiência necessária para enfrentar com mais calma e segurança as provas dos mais concorridos vestibulares.

Mais do que isso, são uma oportunidade de verificação das estratégias de ensino para os professores e de aprendizagem para estudantes, que com a análise do resultado, podem promover ajustes que o direcionem ao alcance de melhor desempenho.

Com o Sistema de Ensino Poliedro realizaremos ciclos de simulados desde o início do ensino médio, obedecendo a uma programação nacional e com a entrega do resultado no mesmo dia.

• 1º e 2º ano - 4 ciclos de simulado no ano

• 3º ano - 6 ciclos de simulado no ano

Projetos por Área de Conhecimento

Os projetos pedagógicos estão organizados para acontecer durante todo o ano letivo, promovendo ações periódicas de integração e socialização do conhecimento. Os projetos envolvendo todas as séries do Colégio, Natureza Viva e Impacto Cultural, continuarão acontecendo em junho e novembro, respectivamente, e atendem a filosofia do Colégio de promover a educação ambiental e a formação cultural dos alunos.

Em 2010, cada matéria ou área de conhecimento programará projetos específicos que visam o aprofundamento teórico do conteúdo e o estímulo a busca por novos desafios e a vontade de ir além da sala de aula na busca do conhecimento prático e científico.

Projetos já programados:

(6)

Aluno destaque

Neste novo contexto, a FAMÍLIA será ainda mais valorizada. Será imprescindível a participação efetiva dos pais no acompanhamento do desempenho do aluno.

Entendemos que somos uma tríade, FAMÍLIA – ALUNO – ESCOLA, na qual todos os elementos são indispensáveis e somente com a união dos potenciais de cada um deles podemos gerar resultados de sucesso.

Pedimos atenção especial ao Manual do Aluno e da Família que será entregue no ato da matrícula. Aconselhamos que o mesmo seja lido e consultado sempre que necessário, pois contêm informações a respeito do Regimento Interno que fundamenta as nossas ações.

A Família será convidada a uma reunião no início do ano letivo, onde receberá as orientações gerais sobre como proceder no acompanhamento do seu filho. No decorrer das atividades, o responsável será novamente convidado a comparecer ao Colégio nos Plantões Pedagógicos e sempre que seja necessário para tomar conhecimento de ocorrências pedagógicas e/ou disciplinares.

A intenção é unir a afetividade da Família ao conteúdo provido pelos profissionais do Colégio para promover o incentivo ao aluno no alcance de resultados de alto desempenho. Vamos fazê-lo acreditar no seu potencial de crescimento e vamos oferecer orientação sobre como buscar o seu desenvolvimento pessoal.

Novo Website www.impactoonline.com

O novo site do Colégio Impacto entrará no ar até o final do ano e, com ele, acreditamos completar os meios necessários ao nosso relacionamento com as famílias.

A tríade Família, Aluno, Escola estará unida através desta rede de comunicação. Para as famílias ofereceremos acesso a todas as informações da vida estudantil do aluno. Notas, faltas, ocorrências disciplinares e pedagógicas, atividades, calendário. Para o Colégio, o e-mail será o meio de comunicação utilizado para chegar diretamente a família, comunicando-se com ela sobre situações importantes da rotina escolar, encaminhando comunicados e convites.

Para os nossos alunos, o novo site será um acontecimento. Novidades como a TV Impacto com o programa Vestibulando dedicado aos alunos do ensino médio, Blogs, Galeria de Fotos e muito mais.

(7)

Fórum Profissionalizante

Nós do Impacto entendemos que o processo de escolha da profissão é um dos mais complexos que enfrentamos na vida. São muitos os fatores influenciadores e, nesta fase, nem sempre temos a maturidade necessária para discernir entre os nossos sentimentos qual é o nosso sonho profissional.

O Fórum Profissionalizante tem o objetivo de aproximar o aluno do Ensino Médio da realidade universitária e do mercado de trabalho, ajudando-os na escolha da profissão e da faculdade a freqüentar.

Neste projeto são ministradas palestras reflexivas sobre temas pertinentes ao processo de tomada de decisão e as faculdades convidadas apresentam as suas opções de cursos.

Ao final, esperamos que os nossos alunos compreendam melhor o mercado de trabalho, a sua dinâmica e as diversas profissões, tendo mais segurança ao decidir sobre esta próxima etapa da sua vida.

Prática de YOGA

O Yoga é uma prática milenar, um exercício físico e mental, bom para pessoas de todas as idades. Os seus benefícios são conhecidos e a sua prática em escolas já é uma realidade em países como os Estados Unidos, França, Canadá, entre outros. No Brasil, a professora e psicopedagoga, Lucia Sandri da Unifesp, constatou na prática os ganhos dos seus alunos: “Eles melhoram a coordenação motora e a postura corporal. Emocionalmente, ganham estabilidade e capacidade de concentração, e o aprendizado na escola fica mais produtivo",

Dentre tantos benefícios, os principais são:

- Melhora da postura corporal e coordenação motora;

- Aumento da estabilidade emocional e diminuição do stress; - Desenvolvimento da percepção;

- Estímulo a criatividade e intuição; - Melhora do equilíbrio e da força;

- Fortalecimento dos músculos e do sistema imunológico; - Melhora da capacidade de concentração.

"A meditação, um momento de entrar em contato consigo mesmo, favorece o desenvolvimento e o aprendizado. São objetivos educacionais mais amplos, que ultrapassam a preocupação exclusivamente pedagógica. A escola se preocupa com formação do sujeito”.

Com a prática do Yoga o nosso objetivo é melhorar a saúde física, mental e emocional dos nossos alunos, tornando-os mais preparados para enfrentar os desafios do Ensino Médio, dos Vestibulares, da VIDA, aprendendo a lidar com situações de alto estresse.

(8)

Conclusão

Tudo o que vimos até aqui é muito simples e muito complexo ao mesmo tempo. Com todas estas implementações estamos propondo uma mudança de paradigma. Queremos que o nosso trabalho gere resultados efetivos. Queremos que nossos alunos alcancem níveis de alto de desempenho nos exames, na vida.

Tudo é muito simples porque na verdade não faremos nada de diferente do que já temos feito, do que fomos preparados para fazer e que em essência, é a nossa missão: Educar. Entretanto é bastante complexo porque faremos a mesma coisa com uma abordagem diferenciada, com uma atenção especial aos detalhes.

Queremos buscar o brilho nos olhos das pessoas apaixonadas. Queremos o brilho da conquista de um desafio. Queremos o brilho da recompensa e da satisfação ao se ouvir um “Obrigado” ou “Morro de saudades, vocês fizeram parte da minha vida”. Queremos emoção e compromisso. Queremos alegrias e responsabilidades.

Não basta falar, ações valem mais do que palavras. Por isso, vamos construir 2010 ressaltando que vale a pena investir em educação. Esta tem sido a nossa vida nestes 25 anos. Acreditamos no que construímos. Acreditamos no ser humano. As pessoas que nos acompanharam nestes 25 anos são co-autores da nossa história. Queremos que você continue nos ajudando a escrevê-la, fazendo parte dela. Esperamos contar com o seu brilho em 2010.

Referências

Documentos relacionados

Um doente com tumor misto em estádio IIC, após três ciclos de BEP, por persistência imagiológica de doença ganglionar retro- peritoneal, fez mais três ciclos de

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Independentemente da causa, os resultados da comparação de riqueza e de ocorrência entre os ambientes justificam a consideração das FS como um ambiente relevante para a conservação

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for