• Nenhum resultado encontrado

BOLSA SOCIAL MANUAL DO BOLSISTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLSA SOCIAL MANUAL DO BOLSISTA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

BOLSA SOCIAL

MANUAL DO BOLSISTA

Aluno: Curso/período: Bolsa % Protocolo: Santo André, / /201

(2)

A Faculdade de Medicina do ABC concede anualmente Bolsas Sociais como um benefício aos candidatos com renda mensal de até 2 (dois) salários mínimos (bruto) familiar, para os seguintes cursos: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Gestão em Saúde Ambiental, Gestão Hospitalar e Tecnólogo em Radiologia.

A quantidade e os tipos de bolsas ofertadas, a porcentagem de desconto na mensalidade e os critérios de seleção serão definidos em Edital publicado na ocasião do processo seletivo, e poderão mudar a cada ano, uma vez que é considerada mera liberalidade por parte da direção da Instituição, entretanto, as regras são as mesmas para todos os tipos de bolsas inclusive bolsas para funcionários e de parcerias.

A Bolsa Social será concedida ao candidato sempre no 1º ano de cada curso e será estendida à duração do mesmo.

As porcentagens liberadas para qualquer tipo de bolsa da Instituição deverá manter-se fixa enquanto o aluno estiver usufruindo da mesma. Não será liberado nenhum aumento sobre as mesmas em quaisquer circunstâncias.

Não haverá bolsas cumulativas. As bolsas liberadas pela instituição serão únicas e no caso de duas concessões, a menos que solicitado pelo/a aluno/a, prevalecerá a de maior porcentagem.

A Bolsa Social e as demais, serão encerradas no caso de:  Não realização da rematrícula nos anos seguintes;

 Inidoneidade de documento apresentado à Instituição ou informação falsa prestada pelo bolsista, a qualquer tempo;

 Encerramento de matrícula, por qualquer motivo;  Reprovação por critérios de nota/falta;

 Solicitação do bolsista;  Decisão ou ordem judicial;  Evasão do bolsista;

 Falecimento do bolsista;  Trancamento de Matrícula;

 Desligamento da mantida no caso de funcionários ou bolsas Parceria (Sendo garantida a bolsa até o final do ano em curso).

As Bolsas Sociais cobrirão tão somente as porcentagens concedidas, nas mensalidades de cada curso, ficando as despesas extras como: DP, D.A., taxas para expedição de documentos, participação em eventos (congressos, etc..), material didático, etc..., sob a responsabilidade do bolsista.

(3)

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC

MANTIDA PELA FUNDAÇÃO DO ABC

Sede: Avenida Príncipe de Gales, 821 – Vila Príncipe de Gales – Santo André – SP – CEP: 09060-650 Fone: (11) 4993-5400 – Caixa Postal 106 – e-mail: fmabc@fmabc.br

Caso haja, por qualquer razão, concessão de Bolsa Social fora do período normal, fica o aluno responsável pelo pagamento de todas as pendências financeiras com a Instituição até a data da concessão do benefício.

A bolsa será concedida a partir da data da publicação dos resultados com as devidas classificações, no site da FMABC não havendo bolsas retroativas e nem reembolso das mensalidades já pagas nos meses anteriores à concessão.

O estudante que estiver inadimplente com a instituição do valor que lhe couber, não terá direito à renovação de matrícula, observado o calendário escolar, regimento ou cláusula contratual.

Conforme PORTARIA Nº. 028/2017

1.

Os trabalhos administrativos e pedagógicos em sua organização e funcionalidade pertinentes à dependência, quando necessários, obedecerão às normas estabelecidas nesta portaria.

Parágrafo único: as dependências a que se refere este artigo são as de um semestre para outro semestre, para prosseguimento dos estudos nos cursos semestrais e anuais da FMABC, excluindo a Medicina, que possui portaria própria.

2.

Entende-se por dependência o conjunto de atividades prescritas pela FMABC com o objetivo de criar e dirigir situações de aprendizagem a fim de promover o aproveitamento do aluno à disciplina em que não obteve aprovação.

3.

O aluno que não atender ao estabelecido no Artigo 107 do Regimento Geral da Faculdade de Medicina do ABC será reprovado na (s) disciplina (s) e deverá submeter-se ao regime de dependência.

I.

No Regimento Geral da Faculdade de Medicina do ABC, o aluno poderá ser reprovado em, no máximo, até duas disciplinas, para realizá-las juntamente com a série seguinte, conforme as regras abaixo:

Dependência por nota – estudantes que não obtiveram a nota mínima para aprovação, mas tiveram frequência mínima

de 75% (setenta e cinco por cento) cursarão aulas em calendário especialmente elaborado para esta finalidade, de acordo com a necessidade do curso, divulgado durante o semestre letivo, ou executarão as avaliações previstas pelos responsáveis pela disciplina/curso, conforme Artigo 107 do Regimento Geral da Faculdade de Medicina do ABC.

(4)

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC

MANTIDA PELA FUNDAÇÃO DO ABC

Dependência por falta – estudantes aprovados por nota que não obtiveram frequência mínima de 75% (setenta e

cinco por cento) deverão cursar novamente a disciplina, com frequência obrigatória, em período diferente do curso regular, além de realizar as avaliações e outras atividades previstas pela disciplina, ou atender às exigências curriculares programadas em planos de ensino, caso não exista a possibilidade de presença em outra turma.

Dependência por nota e falta – mesmas regras para a dependência por falta.

4.

No transcorrer do semestre subsequente, o aluno terá apenas uma oportunidade de fazer uma avaliação de recuperação por disciplina ainda sem configurar regime de dependência. Para aprovação, prevalece a nota de aproveitamento estabelecida pela FMABC: igual ou superior a 7,00. Não obtendo aprovação na avaliação de recuperação, o estudante deverá cumprir as regras estabelecidas no artigo anterior, passando, então, a integrar o regime de dependência da FMABC.

I.

A avaliação de recuperação será realizada de acordo com as normas estabelecidas por cada curso, em data divulgada aos alunos, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.

5.

Conforme o Regimento Geral da Faculdade de Medicina do ABC, as disciplinas em caráter de dependência são computadas no final do ano letivo e não por semestre. Assim, o fechamento do número de disciplinas será considerado ao término do ano. Caso o aluno, após a avaliação de recuperação, permaneça com a pendência (nota e/ou falta), no final do ano letivo, haverá o pagamento da disciplina, já cadastrada em regime de dependência, como estabelece o Artigo 108, além do cumprimento das regras definidas por esta portaria no artigo 3. As disciplinas ministradas no segundo semestre do ano letivo serão computadas em semestres pares, considerando que a prova de recuperação acontecerá no semestre subsequente.

6.

As disciplinas suscetíveis de dependência poderão ser realizadas em outros cursos da FMABC, desde que exista correspondência de nomenclatura e conteúdo programático, de acordo com o professor responsável/coordenador de curso.

7.

Conforme o regulamento dos cursos de Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional,

(5)

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC

MANTIDA PELA FUNDAÇÃO DO ABC

Sede: Avenida Príncipe de Gales, 821 – Vila Príncipe de Gales – Santo André – SP – CEP: 09060-650 Fone: (11) 4993-5400 – Caixa Postal 106 – e-mail: fmabc@fmabc.br

Quando o bolsista repetir, perderá o direito à bolsa, mas não à vaga. Poderá continuar no curso desde que com pagamento integral das mensalidades.

Para dirimir qualquer tipo de dúvida com referência às Bolsas Sociais e demais, o aluno deverá estar munido do seu devido Manual.

Da Obrigatoriedade do bolsista:

-

Sempre que solicitado, fazer recadastramento com a documentação exigida.

-

Quando solicitado, participar e/ou colaborar na organização de eventos destinados a promoção dos cursos oferecidos pela Faculdade de Medicina do ABC.

Santo André, 03 de dezembro de 2018.

Prof. Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca Vice-Diretor da

Referências

Documentos relacionados

Entendemos, assim, que é oportuna a ideia de institucionalizar, também do Brasil, a figura do paralegal, permitindo a milhares de bacharéis em Direito aperfeiçoar seus

2. O entendimento conjugado de ambas as Turmas de Direito Público desta Corte é de que, a indisponibilidade de bens em ação de improbidade administrativa: a) é

Sendo assim, a utilização de modelos didáticos surge como uma importante ferramenta para proporção de um ambiente prazeroso para o processo de ensino-aprendizagem, já que aguça

Super identificou e definiu construtos e a respectiva interacção no desenvolvimento da carreira e no processo de tomada de decisão, usando uma série de hipóteses: o trabalho não

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

•• Folga (flutuação) total: o tempo permitido para atraso de uma atividade sem atrasar a data de término do projeto ou um marco intermediário;. •• Folga (flutuação) livre:

Regra 50/50: 50% no início e 50% na conclusão da atividade Informações Utilizadas • Custo planejado (orçado) para a data atual • Custo real do trabalho realizado até a data

O resultado será divulgado no site do UIA2021RIO conforme Cronograma constante do Anexo 1 da Mostra e os estudantes e docentes autores dos trabalhos premiados serão