• Nenhum resultado encontrado

Geral : Geração de Modelo Digital de Terreno (MDT) da bacia do ribeirão Taquarussu no município de Palmas /TO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Geral : Geração de Modelo Digital de Terreno (MDT) da bacia do ribeirão Taquarussu no município de Palmas /TO."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TERMO DE REFERENCIA

SERVIÇO DE GERAÇÃO DO MODELO DIGITAL DE TERRENO (MDT) DA BACIA DO RIBEIRÃO TAQUARUSSU NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO

A. BACKGROUND

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão “preservar plantas, animais e ecossistemas que representam a diversidade biológica da Terra, através da proteção das terras e águas necessárias à sua sobrevivência”. Atua em 28 países e conta com mais de um milhão de associados nos Estados Unidos. Também recebe apoio da comunidade empresarial e de organizações bilaterais. Até o momento, a TNC já contribuiu para a preservação de mais de 30 milhões de hectares em todo o mundo.

The Nature Conservancy no Brasil apoia programas de conservação em cinco biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. Suas ações de conservação, que são desenvolvidas em parceria com organizações não-governamentais brasileiras, e com órgãos públicos, federais e estaduais, têm colaborado na proteção de aproximadamente 1,5 milhão de hectares no país.

Dentre suas estratégias de conservação, o apoio ao desenvolvimento e replicação de projetos de pagamento por serviços ambientais (PSA) tem grande importância. A lógica de PSA emerge como uma nova abordagem à conservação dos recursos naturais evidenciando a relação de dependência da sociedade com os serviços provenientes de ecossistema funcionais.

Em 2003 a Agência Nacional de Águas lançou as bases do Programa Produtor de Águas que foram incorporadas pelo pioneiro projeto “Conservador das Águas” do município de Extrema/MG. Projetos que seguem este modelo estão sendo replicados no Brasil em diferentes regiões e contextos, dentre os quais está o projeto Produtor de Água da bacia do Ribeirão Taquarussu, localizada no município de Palmas – TO.

A região do projeto é responsável pelo abastecimento de água de aproximadamente 60% da população da cidade de Palmas. A ocupação antrópica desordenada na bacia tem contribuído para a diminuição da recarga dos lençóis freáticos, a intensificação dos processos erosivos e a presença de grandes quantidades de sedimentos suspensos e poluentes nos corpos d'água. No longo prazo, além de causar um aumento nos custos de tratamento de água, estas condições podem inclusive levar a uma redução na vida útil do reservatório de captação e ser um fator agravante à segurança hídrica da cidade de Palmas.

Buscando testar iniciativas que possibilitem agregar maior eficiência e eficácia nos projetos como o “Produtor de Água” o presente serviço busca a elaboração de Modelos Digital de Terreno (MDT), um produto essencial para as mais variadas finalidades do projeto Produtor de Água na bacia do Ribeirão Taquarussu.

B. OBJETIVOS Geral :

Geração de Modelo Digital de Terreno (MDT) da bacia do ribeirão Taquarussu no município de Palmas /TO.

Especificos:

a) Geração de Modelo Digital de Terreno a partir de par Estereoscópico de imagem de alta resolução (pixel <= 1 m), na escala de 1:5.000 em sistema de coordenadas planimétrico UTM, Fuso 22 Sul, Datum SIRGAS 2000;

(2)

b) Geração de Curvas de Nível equidistantes 1 metro entre elas, em sistema de coordenadas planimétrico UTM, Fuso 22 Sul, Datum SIRGAS 2000;

c) Banco de imagem obtidas orbitalmente de alta resolução

C. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO TRABALHO

O mapeamento objeto do presente serviço refere-se à Bacia Hidrográfica do Ribeirão Taquarussu localizada no município de Palmas - TO, abrangendo uma área aproximada de 40.000 Hectares, conforme mapa abaixo.

D. ATIVIDADES

D1. Geração do Modelo Digital de Terreno (MDT)

Deverá ser gerado o Modelo Digital de Terreno derivado a partir de par estereoscópico de imagem de alta resolução (pixel <= 1 m), na escala de 1:5.000, no sistema de coordenada UTM, Fuso 22 Sul, Datum SIRGAS 2000.

A correção de dossel para geração de Modelo Digital de Terreno deverá ser executada com base em pontos de controle de alta precisão obtidos no terreno por GPS geodésico L1/L2, pontos estes que serão fornecidos pela contratante, mas com a localização indicada pela contratada. Os pontos deverão estar uniformemente distribuídos, representando todas as feições relevantes de relevo existentes na região. A densidade mínima de pontos a serem definidos pela contratada é de 2 pontos a cada 10 km2. Deverão ser utilizadas as técnicas mais atuais de geoprocessamento para a geração deste produto.

(3)

D2. Geração da Curva de Nível na escala de 1:5.000

A geração das Curvas de Nível deverá ser executada em base aos métodos e técnicas mais atuais de geoprocessamento. O levantamento deverá produzir curvas de nível espaçadas em 1 metro entre elas, para toda a extensão da bacia de interesse, em sistema de coordenadas planimétrico UTM, Fuso 22 Sul, Datum SIRGAS 2000. As feições desta camada de dados devem apresentar o campo com o valor de elevação da isolinha obtida a partir do processamento do Modelo Digital do Terreno.

D3. Banco de imagem de alta resolução

Deverão ser adquiridas imagens orbitais de alta resolução (resolução espacial melhor que 1 metro), georreferenciadas e ortorretificadas, com data de aquisição posterior a 31/12/2011, apresentando menos de 1/2 pixel de erro posicional, e em sistema de coordenadas planimétrico UTM, Fuso 22 Sul, Datum SIRGAS 2000.

D4. Geração de relatórios e arquivos digitais dos dados

D4.1. Gerar relatório técnico com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos, metodologia empregada na execução dos serviços, planilhas, cálculos, memoriais e desenhos.

D4.2. Gerar arquivo digital modelado e estruturado em formato shape file e File Geodatabase (ESRI) contendo o seguinte plano de informação: curva de nível equidistantes 1 metro entre elas, projetado no sistema de coordenada UTM Fuso 22S, Datum SIRGAS 2000.

D4.3. Gerar arquivos digitais modelados e estruturados em formato GEOTIFF dos produtos raster (imagens de alta resolução, mosaico das cenas e modelo digital do terreno) projetado no sistema de coordenada UTM Fuso 22S, Datum SIRGAS 2000.

E. PRODUTOS ESPERADOS E1. Modelo Digital de Terreno (MDT)

Arquivo em formato raster, apresentando erro planimétrico máximo de meio pixel e erro altimétrico máximo de 1 metro.

O Modelo Digital de Terreno deve ser apresentado e entregue em meio digital no formato GEOTIFF, e no sistema de coordenada UTM, Fuso 22 Sul, Datum SIRGAS 2000. Esse arquivo deve ser gravado em DVD-Rom.

E2. Base de Dados no tema Curva de Nível

Arquivo digital vetorial do tema Curva de Nível deverá ser apresentado e entregue para toda a extensão da bacia de interesse (mapa contínuo) com todos seus atributos e toponímias.

As informações referentes às linhas devem ter todos seus atributos associados aos arquivos vetoriais (e não somente como texto – toponímia associado à feição) e devem ser entregues na forma contínua (sem segmentação ou preenchimento).

Este arquivo deve ser entregue no sistema de coordenada UTM, Fuso 22S, Datum SIRGAS 2000, nos formatos shape file e File Geodatabase (ESRI). O arquivo deve ser gravado em DVD-Rom.

(4)

Arquivos em formato raster das imagens adquiridas e o mosaico das cenas com ajuste de histograma devem ser apresentados e entregues georreferenciados e ortorretificados (arquivo original e corrigido), apresentando menos de 1/2 pixel de erro posicional no formato GEOTIFF, e em sistema de coordenadas planimétrico UTM, Fuso 22 Sul, Datum SIRGAS 2000.

Os arquivos devem ser gravados em DVD-Rom. E4. Relatórios

Arquivo digital em formato PDF e arquivo impresso criado para apresentação do Relatório Técnico.

F. VALOR TOTAL DO CONTRATO / REGIME DE PAGAMENTO

O pretendente à execução do trabalho deverá apresentar uma proposta de valor bruto e forma de pagamento.

G. PRAZO PARA EXECUÇÃO DO TRABALHO

Três meses a partir da assinatura do contrato. Em caso de condições atmosféricas adversas devidamente comprovadas tecnicamente, o prazo poderá ser prorrogado.

H. COMUNICAÇÃO E COORDENAÇÃO:

A interlocução entre o consultor e a TNC ocorrerá através de: Comitê de Avaliação GIS

gis.projeto@tnc.org

Dúvidas sobre este Termo de Referência devem ser enviadas somente via email para gis.projeto@tnc.org no período entre 14/12/2012 a 14/01/2013. Não serão respondidas dúvidas por telefone. Todos os emails devem ter no item “Assunto” ou “Subject” o seguinte texto: Serviço MDT de Taquarussu – Dúvida.

A proposta técnica e financeira para o desenvolvimento deste projeto deve ser encaminhada no formato PDF, via email para gis.projeto@tnc.org até 15/01/2013. Todos os emails devem ter no item “Assunto” ou “Subject” o seguinte texto: Serviço MDT de Taquarussu – Proposta Técnica e Financeira. Não serão consideradas as propostas enviadas para outros emails da TNC.

I. REQUERIMENTOS BÁSICOS PARA A CONSULTORIA

A empresa consultora deverá apresentar Atestados de Capacidade Técnica, emitidos por pessoa jurídica de direito público ou privado, comprovando a experiência na execução de serviços, em especial:

 Estudos e levantamento topográficos,

 Processamento digital de imagens de satélite;

 Modelagem de informações geográficas espaciais e não espaciais, e  Serviços similares realizados.

(5)

J. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS

Os produtos entregues serão avaliados e sujeitos a aprovação para efetuar pagamento com base nos seguintes critérios:

Consistência topológica – serão executadas rotinas para avaliar a consistência topológica dos produtos entregues. Os vetores lineares serão avaliados quanto à existência de laço (Must not self-intersect), feição única (Must be single part), ausência de sobreposição (Must not self-overlap), ausência de interseções (Must not intersect), não apresentar pseudo nós (Must not have pseudos).

Consistência da tabela de atributos – os valores da isolinha devem estar consistentes com os valores encontrados no MDT gerado, considerando a equidistância de 1m entre as feições.

Precisão altimétrica do MDT – esta avaliação será feita a partir dos pontos de controle coletados em campo para a geração do MDT, e eventualmente a partir de outros pontos de controle coletados com o mesmo tipo de equipamento para a área de interesse.

Metadados – Preenchimento dos campos obrigatórios dos metadados conforme Especificação Técnica da INDE (ET-ADGV v1.0 – http://www.geobases.es.gov.br/portal/images/stories/geobases/arquivos/et-adgv_v1.01.pdf, acesso em 09/Set/2010).

Referências

Documentos relacionados

Lembramos que, na forma do Regimento Interno, em seu artigo 30 § 2°, o prazo para apresentação do parecer é de 30 (trinta) dias, e que deve ser precedido de ementa e encerrado

Portanto, se o escoamento da produção de soja do Centro-Oeste fosse realizada em vias rodoviárias que estivem em bons estados de conservação haveria significativas reduções

Júri de Seleção de trabalhos Ginecologia/ Obstetrícia Hélder Ferreira Luís Guedes Martins Júri de Prémio CO Ginecologia/ Obstetrícia Anabela Branco José Cabral Luísa Vieira

O ob- jetivo do Prêmio Administrador de Pessoal do SINDHOSFIL – APS é instituir e estimular a criatividade e a originalidade de colaboradores e profissionais da área de

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

Não se está perante a situação de uma única falta injustificada; só se pode falar em falta de assiduidade se houver alguma continuidade, o que não implica que tenham de ser faltas

,03257Æ1&amp;,$6(*85$'$ é o valor monetário atribuído ao patrimônio ou às conseqüências econômicas do risco sob a expectativa de prejuízos, para o qual o segurado deseja

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de