• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROJETO SEMENTE DO AMANHÃ NA CIDADE DE GUARATINGUETÁ-SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROJETO SEMENTE DO AMANHÃ NA CIDADE DE GUARATINGUETÁ-SP"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

____________________________ 1.

Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. FATEC-Guaratinguetá. Membro do Laboratório de Eficiência Energética em Sistemas de Iluminação Pública. LESIP-FEG-UNESP. Email: jorge.junior1@fatec.sp.gov.br;

2.

Mestranda em Engenharia da Produção. Professora da FATEC-Guaratinguetá. Email: renata@fatecguaratinguetá.edu.br;.

3.

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional. Professor da FATEC-Guaratinguetá. Email: adriano.carlos.rosa@itelefonica.com.br.

3.

Graduanda em Tecnologia em Processos Gerenciais. FATEC-Guaratinguetá. Email: lulubessa@hotmail.com.

EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL:

UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROJETO SEMENTE DO AMANHÃ

NA CIDADE DE GUARATINGUETÁ-SP

Carneiro Junior, J. L.1; Freitas, R. C. M. 2; Rosa, A. C.3; Santana, M. L. B.4

RESUMO

O desequilíbrio ecológico evidenciado pelas tragédias naturais dos últimos tempos, e pelo aumento de temperatura, demonstra a ação do ser humano sobre a natureza. Considerando o fato de que os recursos naturais são finitos e devem ser utilizados de tal forma que as gerações futuras não sejam prejudicadas, e assim, o planeta nos possa “sustentar” por tempo indeterminado. Surge a necessidade de conscientizar as pessoas sobre o seu real impacto sobre o meio ambiente. Para isso utiliza-se da eficiente ferramenta chamada “Educação Ambiental”, a qual busca criar um senso de responsabilidade nos indivíduos modificando seu estilo de vida. O Programa Semente do Amanhã através de suas atividades teóricas e práticas, visa trabalhar diferentes temas relacionados ao meio ambiente, a fim de conscientizar os estudantes do ensino fundamental criando neles o senso de responsabilidade comum sobre o meio ambiente, impactando de forma direta a sociedade no qual esse estudante está inserido.

Palavras-chave: Conscientização; Educação Ambiental; Impacto Ambiental.

INTRODUÇÃO

Nossa sociedade está vivendo uma época caracterizada pelo desequilíbrio ecológico, tsunamis, terremotos, aquecimento global e uma série de outros fatores que demonstram a conseqüência da ação do ser humano no ambiente o qual está inserido.

Diante de tal fato, têm sido estudadas diversas medidas que poderiam minimizar o nosso atual impacto sobre o ecossistema, possibilitando assim uma melhoria na qualidade e vida e no relacionamento homem x natureza.

Surge a partir daí o conceito de desenvolvimento sustentável, que é aquele que atende as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras atenderem também as suas necessidades, de acordo com o documento Nosso Futuro Comum (Relatório de Brundtland), desenvolvido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1991.

(2)

Esse conceito tem sido amplamente difundido por todo o mundo, nos diferentes setores da sociedade, desde indústrias passando por prestadores de serviços, agricultura e mundo acadêmico, sendo esse último o responsável pelas principais pesquisas e conscientização de grande parcela da sociedade, o que chamamos também de Educação Ambiental.

A Educação Ambiental tem sido um instrumento para tratar dos problemas ambientais, cujo objetivo é preparar o ser humano para viver em harmonia com o meio ambiente.

Apesar de o termo Educação Ambiental ter sido usado em um encontro da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) realizado em Paris no ano de 1948, as diretrizes da Educação Ambiental começaram a serem definidas a partir da Conferência de Estocolmo, em 1972, onde a Educação Ambiental foi inserida como tema na agenda internacional.

Em 1975 foi realizado o Seminário Internacional sobre Educação Ambiental, sendo neste, produzido o documento conhecido como “carta de Belgrado”. Em 1977 foi realizado a Conferencia intergovernamental sobre Educação Ambiental, sendo que desta conferencia saíram as definições, os objetivos e os princípios para a Educação Ambiental que até hoje são adotados em todo o mundo.

No Brasil a Educação Ambiental tem sido discutida ha poucas décadas, mas vem assumindo dimensões cada vez maiores devido principalmente aos últimos acontecimentos e aos índices de deteriorização ambiental. Nesta busca de melhor qualidade de vida, foi aprovada em 1999 a Lei nº 9.795, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental, com a criação da Coordenação-Geral de Educação Ambiental no MEC e da Diretoria de Educação Ambiental no Ministério do Meio Ambiente.

Este trabalho visa apresentar um modelo de projeto adotado pela prefeitura na cidade de Guaratinguetá/SP, que tem como objetivo a conscientização dos alunos do sistema municipal de ensino, para os assuntos ambientais, utilizando como principal método de ensino palestras e aulas dinâmicas em campo.

METODOLOGIA

Para a construção do presente trabalho foi realizada entre julho e agosto de 2010 uma pesquisa temática a respeito dos assuntos ambientais, e devido à atual necessidade de se buscar o desenvolvimento sustentável, surge a necessidade de mudar a mentalidade de uma sociedade que desde a revolução industrial trata os recursos naturais como ilimitados. Para isso a Educação Ambiental, principalmente no que diz respeito às crianças torna-se fundamental e tema deste estudo.

Escolhido o tema e o foco, buscaram-se projetos que pudessem ser referência, tanto em organização, quanto em trabalho envolvendo crianças do ensino fundamental, e materiais acadêmicos que fornecessem fundamentação teórica ao trabalho. De forma geral, foram consultados sites, monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos publicados em diferentes congressos e simpósios.

(3)

O Projeto escolhido foi o “Programa Semente do Amanhã”, o qual se localiza na cidade de Guaratinguetá e cumpre os requisitos associados a uma Educação Ambiental com qualidade e responsabilidade.

A partir daí procedeu-se o contato com a coordenadora do projeto que forneceu todas as informações necessárias para a descrição do mesmo no presente trabalho.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

De acordo com sua coordenadora, o Programa Ambiental Interativo Semente do Amanhã, conhecido como Programa Semente do Amanhã, se iniciou em 2005, sendo uma iniciativa da Prefeitura Municipal que reuniu diversos projetos individuais, já existentes em Guaratinguetá, que tratavam de maneira isolada do tema ambiental e agiam de acordo com seu objetivo e área de atuação. Para haver um maior aproveitamento dessas atividades e cumprir as exigências da Lei 9.795/99 de maneira mais eficiente e eficaz, foi criado o Projeto Semente do Amanhã, que visava unir os programas já existentes unindo também as idéias e somando esforços para atingir um objetivo comum.

Atualmente o programa conta com o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria da Educação Secretária da Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria da Saúde, Companhia de Serviço de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá (SAEG), Grupo de Apoio aos Animais de Guaratinguetá (GAPAG), Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), da Policia Militar Ambiental e de empresas privadas, que colaboram com recursos humanos e financeiros.

O programa tem como objetivo principal a transmissão de forma ampla os conceitos envolvidos na Educação Ambiental aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental municipal de Guaratinguetá, para que por meio dessa conscientização a sociedade seja afetada, diminuindo assim o impacto negativo que ela traz ao meio ambiente.

Para isso atingir esse objetivo, são realizadas atividades envolvendo oficinas pedagógicas, aulas de campo e eventos, tais como: dia da árvore, semana do meio ambiente, dia da água, etc.

Os temas são abordados respeitando as características de cada ano, sendo que a cada série é definida uma seqüência de atividades envolvendo o mesmo tema conforme mostrado na Tabela 1 abaixo.

Tabela 1: Listagem de focos das atividades por série do ensino fundamental I 1º serie Policia Militar Ambiental – Parque Ecológico

2º serie Estação de Tratamento de Água, Estação de Tratamento de Esgoto (ETA e ETE) 3º serie Parque Ambiental Santa Luzia – antigo lixão e Cooperativa: Amigos do Lixo 4º serie Casa Ambiente e Saúde e GAPAG (fauna)

(4)

O programa atende atualmente atende a 21 escolas da rede de ensino municipal, 10 escolas rurais e a APAE local, sendo a equipe composta de uma Coordenadora formada em Pedagogia e especialização em psicopedagogia, uma bióloga que fornece o suporte técnico necessário às atividades. Também compõem a equipe oito “monitoras” que são formadas em pedagogia ou ciências, que auxiliam na preparação das atividades e coordenam as aulas de campo.

Para tornar a Educação Ambiental algo integrante da escola beneficiada, o programa oferece cursos de capacitação para os professores e funcionários envolvidos, a fim de que, mesmo sem a presença física das professoras do projeto, a escola tenha capacidade de realizar as atividades relacionadas ao ensino ambiental, e tornar-se independente mantendo assim de forma continuada a conscientização dos alunos.

Dentre os eventos promovidos pelo programa, destacam-se a “Feira Verde”, que ocorre no final do ano letivo reunindo e apresentando todos os trabalhos feitos em sala de aula, e também “Sarau Ambiental”, com apresentações artísticas das crianças, sempre voltado para o Meio Ambiente.

O projeto é constantemente avaliado através de relatórios de prestação de contas aos parceiros, os quais também fazem a seleção dos membros que formarão a equipe no próximo ano. O outro método de avaliação consiste em uma “avaliação mutua” na qual as monitoras avaliam o trabalho dos professores e estes o trabalho das monitoras, de tal forma que o projeto esteja sempre em constante crescimento.

Finalmente, o Programa Semente do Amanhã foi premiado por práticas significativas no “VII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental e Recursos Hídricos 2010” realizado em Avaré São Paulo.

CONCLUSÕES

Fica evidente que à medida que o mundo se desenvolve e os impactos ambientais tornam-se cada vez mais perceptíveis, ações práticas sejam tomadas com o fim de diminuir esse impacto ao ecossistema. E nesse processo de mudança de hábitos a Educação Ambiental se torna uma ferramenta extremamente eficaz, pois a educação tem o poder de afetar não somente o educando, mas também toda a sociedade na qual ele está inserido.

Trabalhando com crianças de 1ª a 5ª série do ensino fundamental I, o Programa Semente do Amanhã, abrange os conceitos relacionados ao meio ambiente de forma prática inserindo no aluno o senso de responsabilidade social, e a identificação à natureza que existe em seu município. Essa identificação é importante, pois o senso de propriedade de um ser humano leva-o à prevenção e cuidado.

O Programa Semente do Amanhã desenvolve e fortalece nas crianças a consciência ambiental e o senso de responsabilidade para com a natureza para que ela faça a diferença no futuro.

(5)

AGRADECIMENTOS

À coordenadora do Programa Ambiental Interativo Semente do Amanhã, Profª Gisele

Aparecida da Gama e equipe.

REFERÊNCIAS

ALVES, L. I. F.; SILVA, M. M. P.; VASCONCELOS, K. J. C.; Educação Ambiental em

Comunidades Rurais de Juazeirinho-PB: Estratégias e Desafios. Natal: Revista Eletrônica

do Mestrado em Educação Ambiental, 2007;

BERNA, V. Como fazer educação ambiental. São Paulo: Paulus, 2001;

DIALOGOINTERBACIAS. Dialogo de Educação Ambiental e Recursos Hídricos. Disponível em: <http://dialogointerbacias.org/view/36/51>. Acesso em: 30/08/2010.

OLIVEIRA TAVARES, M.G.; MARTINS, E.; AVELAR, G.M.; A educação ambiental,

Referências

Documentos relacionados

4 Autarquia Federal responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC), o FUNDEB substituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do

Em 2001, outro documento significativo tomou força, com diretrizes e metas, quando aprovado, o Plano Nacional de Educação (PNE) que teria sua vigência de 2001 a 2010,

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

O presente questionário se configura em instrumental de pesquisa como parte de um estudo sobre a política de Educação Profissional em andamento no estado do Ceará, sob o

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

Aqui são propostas ações que visam a estimulação da Rede de Apoio para a promoção da inclusão educacional. Dentre todas, esta é considerada a mais ambiciosa,

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar