• Nenhum resultado encontrado

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL FRANCISCO BARROS DIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL FRANCISCO BARROS DIAS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

(RMN) APELREEX-26387 - SE

APELAÇÃO / REEXAME NECESSÁRIO Nº 26387/SE (0002297-92.2012.4.05.8500) APELANTE : UNIÃO

APELADO : TECIDOS BARRETO LTDA

ADV/PROC : ISMAEL ALMEIDA SANTOS E OUTRO

REMTE : JUÍZO DA 1ª VARA FEDERAL DE SERGIPE (ARACAJU) ORIGEM: 1ª VARA FEDERAL DE SERGIPE

RELATOR: DESEMBARGADOR FEDERAL MARCO BRUNO MIRANDA CLEMENTINO (CONVOCADO)- Segunda Turma

RELATÓRIO

O Excelentíssimo Senhor Desembargador Federal MARCO BRUNO MIRANDA CLEMENTINO (RELATOR CONVOCADO):

Trata-se de remessa necessária e apelação interposta pela União contra sentença proferida pelo Juiz Federal Substituto da 1ª Vara da Seção Judiciária de Sergipe, Fábio Cordeiro de Lima, que julgou improcedente o pedido de condenação da empresa Tecidos Barreto Ltda ao ressarcimento à União do montante de R$ 17.000,63 (dezessete mil, e sessenta e três centavos), pago a título de IPTU ao Município de Aracaju/SE, bem como, no tocante ao réu José Augusto Barreto, extinguiu a relação jurídico-processual sem resolução do mérito, em razão da ilegitimidade passiva do particular.

O Magistrado, após afastar as preliminares de incompetência absoluta do Juízo e litisconsorte passivo necessário do Município de Aracaju, entendeu pela ilegitimidade passiva do particular, sócio da empresa adquirente do bem imóvel. No mérito, em síntese, afastou a responsabilidade da empresa recorrida, por considerar que houve a transmissão da posse do bem imóvel desta para a União, não mais se podendo exigir, desde essa data, o IPTU do particular, atendendo à boa-fé objetiva e à desídia da União.

Em suas razões recursais (fls. 176/181), a União alegou que a aquisição da propriedade imobiliária depende do registro do título no Cartório de Imóveis, não importando a entrega das chaves ou a formalização da venda contratualmente em transferência de propriedade. Enquanto não ocorrido o registro, sustentou que detinha apenas a posse.

O tributo em questão se referia ao ano fiscal de 2009, anterior à formalização do contrato e ao registro imobiliário, devendo, assim, ser suportado pelo particular, detentor da propriedade do imóvel perante o registro imobiliário.

Como a União pagou o tributo devido pelo particular, para fins de registro do imóvel, sustentou que deveria ser restituída do valor pago, já que se sub-rogou nos direitos do credor primitivo.

(2)

A recorrida apresentou contrarrazões, aduzindo, em síntese, o acerto da sentença (fls. 216/219).

(3)

(RMN) APELREEX-26387 - SE

APELAÇÃO / REEXAME NECESSÁRIO Nº 26387/SE (0002297-92.2012.4.05.8500) APELANTE : UNIÃO

APELADO : TECIDOS BARRETO LTDA

ADV/PROC : ISMAEL ALMEIDA SANTOS E OUTRO

REMTE : JUÍZO DA 1ª VARA FEDERAL DE SERGIPE (ARACAJU) ORIGEM: 1ª VARA FEDERAL DE SERGIPE

RELATOR: DESEMBARGADOR FEDERAL MARCO BRUNO MIRANDA CLEMENTINO (CONVOCADO)- Segunda Turma

VOTO

O Excelentíssimo Senhor Desembargador Federal MARCO BRUNO MIRANDA CLEMENTINO (RELATOR CONVOCADO):

Trata-se de remessa necessária e apelação interposta pela União contra sentença, que, em sede de ação ordinária, julgou improcedente o pedido de condenação da empresa Tecidos Barreto Ltda ao ressarcimento à União de montante pago a título de IPTU ao Município de Aracaju/SE.

A sentença recorrida não merece reforma.

É verdade que na seara tributária tanto o promitente comprador do imóvel quanto o promitente vendedor são responsáveis pelo pagamento do IPTU. Contudo, a questão entre a União e o particular não é de natureza tributária, mas de obrigação de natureza civil.

A União adquiriu o imóvel do particular, sem observar todos os ditames legais para a aquisição, o que retardou o devido registro do negócio jurídico em cartório. Verifica-se que efetivamente houve a transmissão da posse do bem imóvel do particular para a União, ainda no ano de 2008, mas, por erros no processo de aquisição, somente no ano de 2010 o contrato foi formalizado e, após a União buscar o registro do imóvel, foi-lhe cobrado o IPTU por parte do Município de Aracaju, que não reconheceu a imunidade em favor da União, com relação ao período em que o imóvel ainda estava registrado em nome do particular.

No caso concreto, é de se reconhecer a boa-fé objetiva do particular, que realizou a venda do imóvel à União, e esta passou a ocupá-lo e dele fazer uso, sem que aquele tivesse mais qualquer ingerência sobre o imóvel. Na realidade, a União era quem usufruía, gozava e dispunha do bem.

O valor pago a título de IPTU que a União pretende reaver é de período posterior à transmissão da posse do particular/vendedor para o União/compradora, não se imputando ao primeiro a obrigação de ressarcir à segunda, principalmente quanto a União, reconhecendo que adquiriu o imóvel deste o ano de 2008, buscou junto ao Município a imunidade tributária. Se o ente público

(4)
(5)

(RMN) APELREEX-26387 - SE

APELAÇÃO / REEXAME NECESSÁRIO Nº 26387/SE (0002297-92.2012.4.05.8500) APELANTE : UNIÃO

APELADO : TECIDOS BARRETO LTDA

ADV/PROC : ISMAEL ALMEIDA SANTOS E OUTRO

REMTE : JUÍZO DA 1ª VARA FEDERAL DE SERGIPE (ARACAJU) ORIGEM: 1ª VARA FEDERAL DE SERGIPE

RELATOR: DESEMBARGADOR FEDERAL MARCO BRUNO MIRANDA CLEMENTINO (CONVOCADO)- Segunda Turma

EMENTA

CIVIL. AÇÃO REGRESSIVA. COMPRA E VENDA. ERROS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO IMÓVEL. DEMORA NO REGISTRO DO IMÓVEL PELA UNIÃO. PAGAMENTO DO IPTU. BOA-FÉ OBJETIVA DO PARTICULAR. IMPROVIMENTO DA REMESSA OFICIAL E DA APELAÇÃO.

1. Trata-se de remessa necessária e apelação interposta pela União contra sentença, que, em sede de ação ordinária, julgou improcedente o pedido de condenação da empresa recorrida ao ressarcimento à União de montante pago a título de IPTU ao Município de Aracaju/SE.

2. Na seara tributária tanto o promitente comprador do imóvel quanto o promitente vendedor são responsáveis pelo pagamento do IPTU. Contudo, a questão entre a União e o particular não é de natureza tributária, mas de obrigação de natureza civil.

3. A União adquiriu o imóvel do particular, sem observar todos os ditames legais para a aquisição, o que retardou o devido registro do negócio jurídico em cartório. Verifica-se que efetivamente houve a transmissão da posse do bem imóvel do particular para a União, ainda no ano de 2008, mas, por erros no processo de aquisição, somente no ano de 2010 o contrato foi formalizado e, após a União buscar o registro do imóvel, foi-lhe cobrado o IPTU por parte do Município de Aracaju, que não reconheceu a imunidade em favor da União, com relação ao período em que o imóvel ainda estava registrado em nome do particular.

4. No caso concreto, é de se reconhecer a boa-fé objetiva do particular, que realizou a venda do imóvel à União, e esta passou a ocupá-lo e dele fazer uso, sem que aquele tivesse mais qualquer ingerência sobre o imóvel. O valor pago a título de IPTU que a União pretende reaver é de período posterior à transmissão da posse do particular/vendedor para o União/compradora, não se imputando ao primeiro a obrigação de ressarcir à segunda, principalmente quando a União, reconhecendo que adquiriu o imóvel deste o ano de 2008, buscou junto ao Município a imunidade tributária. Se o ente público municipal negou-lhe o pedido de imunidade, caberia ao ente público federal buscar o reconhecimento do seu direito, e

(6)

ACÓRDÃO

Vistos e relatados os autos em que são partes as acima indicadas, decide a Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5a. Região, por unanimidade, negar provimento à remessa necessária e à apelação, na forma do relatório e voto constantes dos autos, que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Recife/PE, 19 de março de 2013. (data do julgamento)

Desembargador Federal MARCO BRUNO MIRANDA CLEMENTINO (Relator convocado)

Referências

Documentos relacionados

Este artigo tem por objetivo apresentar a estruturação e os resultados do curso de especialização Tecnologias em Educação, onde buscou-se definir diferentes estruturas

• Painel eletrónico com display digital LCD na porta • Frio No Frost no frigorífico e congelador • Três sistemas de revestimento antibacteriano • Dispensador interior de cubos

mas de soluções completas que fazem parte do dia a dia das pessoas, tornando muito melhores os momentos que elas passam dentro de suas casas, de suas vidas.. A GO TO facilita

Os pré-socráticos filósofos da natureza, também chamados de naturalistas ou físicos buscavam uma substância básica, um princípio primordial (arché) causa de todas as

O local não possui outras salas com o piso adequado para este tipo de prática, outrossim, possuem piso rústico, sem acabamento, inadequados para os fins a que se destinam..

Por se tratar de um único código que contempla os principais tipos de destinação final de RCC, especialmente classe A, somado aos fatos de que a grande maioria dos

Entrada na Urgencia Cirurgia Alta Protocolo MFR Protocolo Profilaxia AB Protocolo Analgesia Dia 0 0- 2 7- 9 Protocolo Analgesia Protocolo Profilaxia Tromboembolismo

Energia Serviços de Engenharia Ltda. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... SUBSISTEMA CIRCUITO FECHADO DE TV – CFTV&A... Sistema de Monitoramento Local ... Licenças Servidor Local ...