• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PARA BOLSISTAS-MONITORESDONÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFES EDITAL Nº 03/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PARA BOLSISTAS-MONITORESDONÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFES EDITAL Nº 03/2018"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania

Núcleo de Acessibilidade

EDITAL PARA BOLSISTAS-MONITORESDONÚCLEO DE

ACESSIBILIDADE DA UFES

EDITAL Nº 03/2018

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania da Universidade Federal do Espírito Santo – PROAECI – torna público, por meio do presente Edital, a abertura de processo para cadastro de reserva de bolsistas para atuarem como monitores no atendimento aos estudantes da UFES, público-alvo do Núcleo de Acessibilidade, nos campi de Alegre, Goiabeiras, Maruípe e São Mateus, nos termos que se seguem: Para efeitos desse edital, compreende-se como público-alvo:

Estudantes com deficiência, os que apresentam as seguintes características: Deficiência Auditiva/Surdez; Autismo; Deficiência Física; Deficiência Intelectual; Deficiência Múltipla; Deficiência de Surdo-cegueira e Deficiência Visual.

Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade. Estudantes sem deficiência com TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento, os que tenham as seguintes características: Síndromes do espectro do autismo; Transtornos funcionais: Dislexia; Disortografia; Disgrafia; Discalculia; Transtorno de déficit de atenção – TDA; Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH.

1 PERFIL DO CANDIDATO

Ser estudante da UFES regularmente matriculado e possuir habilidades no atendimento ao público-alvo, compreendido neste edital (pessoas com deficiência e TGD’s), de acordo com as atividades a serem desenvolvidas.

2 DAS INSCRIÇÕES:

2.1 As inscrições serão realizadas nos quatro campi da Universidade, nos locais abaixo indicados, conforme cronograma (ANEXO VI):

2.1.1 Candidatos de Alegre: Seção de Atenção à Saúde e Assistência Social – SASAS.

2.1.2 Candidatos de São Mateus: Coordenação de Atenção à Saúde e Assistência Social – CASAS.

2.1.3 Candidatos de Goiabeiras: Departamento de Projetos e Acompanhamento ao Estudante, localizado em sala anexa ao RU de Goiabeiras.

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania

Núcleo de Acessibilidade

2.1.4 Candidatos de Maruípe: Sala da Proaeci, localizada próxima ao RU de Maruípe.

2.2 As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 23/04/2018 a 27/04/2018, no horário das 08h às 16h. Aos candidatos é facultativa a inscrição em uma ou mais atividades.

2.3 Os candidatos deverão apresentar, no ato da inscrição, os Anexos I, II e III deste edital, devidamente preenchidos, juntamente com a documentação constante no item 3 do presente edital.

3 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO: a) RG (original e cópia simples);

b) CPF (original e cópia simples);

c) Comprovante de residência (original e cópia simples); d) Histórico parcial (modelo UFES);

e) Comprovante de matrícula;

f) Comprovantes e Certificações dos cursos de pré-requisito para a vaga (original e cópia simples).

4 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

Os bolsistas-monitores de atendimento ao público-alvo, de acordo com este edital, serão coordenadas e supervisionadas pelo NAUFES e executarão suas atividades nos diversos espaços dos campi de Alegre, Goiabeiras, Maruípe e São Mateus, visando atender às necessidades/demandas do público-alvo nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão.

4.1 As atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas-monitores são:

4.1.1 Ledor: Desenvolverá atividades de leitura de textos em língua portuguesa, descreverá gráficos e imagens, leitura de slides, transcrição em tinta de informações acadêmica ou pedagógicas, provas e trabalhos em apoio a estudantes que apresentem demanda em resultado da deficiência ou de quaisquer transtornos compreendidos neste edital.

Pré-requisito: Fluência na leitura em língua portuguesa e capacidade de descrever gráficos e imagens ou, ainda, possuir curso(s) de audiodescrição e/ou conhecimento do código braile.

4.1.2 Tradutor e intérprete das Línguas Portuguesa e Brasileira de Sinais: Desenvolverá atividades de tradução e/ou interpretação intralingual, interlingual e

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania

Núcleo de Acessibilidade

intermodal das línguas portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (Libras) em apoio a estudantes que apresentem demanda em resultado da deficiência ou de quaisquer transtornos compreendidos neste Edital.

Pré-Requisito: Ser fluente em ambas as línguas (Portuguesa e Brasileira de Sinais)ou estar matriculado no Curso de Letras/Libras da UFES ou, ainda, possuir certificação do PROLIBRAS, certificação de curso técnico de Libras ou certificação de curso de extensão em tradução e interpretação em Libras.

4.1.3 Guia e/ou Auxiliar na mobilidade reduzida por motivo da deficiência: Atuará no acompanhamento e auxílio de estudantes com deficiência motora ou sensorial, no desenvolvimento de suas atividades rotineiras, auxiliando-os somente nas atividades as quais não conseguem realizar de forma autônoma em resultado da deficiência. Além disso, auxiliarão na locomoção e em situações que se fizerem necessárias para a realização das atividades cotidianas do estudante com deficiência dentro da Universidade.

Pré-Requisito: Ter as habilidades para desempenhar as atividades descritas ou possuir curso de cuidador.

4.1.4 Bolsista de pesquisa em acessibilidade e tecnologia assistiva: Atuará na avaliação de sistemas web e conteúdos digitais com ênfase em acessibilidade digital, realizando testes com recursos de tecnologia assistiva, realizando testes de campo e pesquisas com pessoas com deficiência ou com TGD. Atuará também no desenvolvimento de sítios eletrônicos e aplicativos com foco na acessibilidade. Além disso, elaborará pesquisas bibliográfica e documental bem como relatórios com base nas atividades acima descritas em prol da acessibilidade digital.

Pré-Requisito: Conhecimentos básicos em diretrizes de acessibilidade, leitores de tela, ampliadores e outros recursos de tecnologia assistiva. Conhecimento básico a intermediário de HTML e CSS. Desejáveis conhecimentos em JavaScript e outras linguagens de programação.

4.2 Respeitando-se o princípio da transversalidade, o bolsista-monitor, caso seja necessário, atuará em outras atividades no atendimento ao público-alvo, compreendido neste Edital.

5 CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO:

5.1 Os candidatos cadastrados no Programa de Assistência Estudantil (PROAES) da UFES receberão pontuação de acordo com a faixa de renda, conforme anexo IV. 5.2 Demais critérios de pontuação:

a) Certificações e/ou declarações apresentadas (anexo IV);

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania

Núcleo de Acessibilidade

referência a Carta de Intenção (anexo II) e os pré-requisitos para as atividades a serem desempenhadas pelo bolsista;

c) Na avaliação prática das habilidades de cada atividade para a(s) qual(is) o candidato se inscreveu (anexo I, III); e

d) Na avaliação prática dos conhecimentos no uso de tecnologia assistiva (anexo III), em informática e uso de aplicativos que facilitam a comunicação. 5.3 Da avaliação prática:

5.3.1 Para Ledor: O candidato que se inscrever para a atividade de ledor fará leitura de textos na língua portuguesa, descrição de gráficos, slides e imagens e transcrição em tinta de informações pedagógicas.

5.3.2 Para Tradutor e intérprete das Línguas Portuguesa e Brasileira de Sinais: O candidato que se inscrever para a atividade de tradutor e intérprete das Línguas Portuguesa e Brasileira de Sinais terá sua entrevista em Língua Brasileira de Sinais e fará tradução e/ou interpretação intralingual, interlingual e intermodal das línguas portuguesa e brasileira de sinais de material disponibilizado para a avaliação.

5.3.3 Para Bolsista de pesquisa em acessibilidade e tecnologia assistiva: O candidato que se inscrever para a atividade de estagiário de pesquisa em acessibilidade e tecnologia assistiva terá entrevista com apresentação de trabalhos feitos em HTML, CSS e JavaScript e avaliação de conhecimentos específicos no uso de diretrizes de acessibilidade, leitores de tela, ampliadores e outros recursos de tecnologia assistiva.

5.3.4 Todos os inscritos deverão ter conhecimentos no uso de tecnologia assistiva, em informática, no uso de aplicativos que facilitam a comunicação e na digitalização e preparação de materiais para o uso de tecnologia assistiva.

6 DA CLASSIFICAÇÃO:

6.1 Os critérios de pontuação possuem caráter classificatório, por atividade.

6.2 A classificação final, por atividade, obedecerá aos critérios de pontuação informados no Anexo IV.

6.3 A partir da classificação final, por atividade, conforme as demandas apresentadas pelos estudantes com deficiência ou TGD’s ao NAUFES, os inscritos no cadastro de reserva serão convocados, em ordem de classificação, para atuarem como bolsistas-monitores.

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania

Núcleo de Acessibilidade

6.4 A admissão do candidato para a condição de bolsista-monitor dependerá das demandas apresentadas pelos estudantes com deficiência ou TGD’s ao NAUFESe disponibilidade de horário do candidato em desenvolver as atividades no contraturno de seu horário individual.

7 Carga horária semanal:

A carga horária de atividades será de 20 (vinte) horas semanais.

7.1 O bolsista-monitor desenvolverá suas atividades, também, aos sábados, durante o universidade” no recesso acadêmico (janeiro e julho) ou no “Tempo-comunidade” para alunos que estão matriculados no curso de Educação do Campo – PROCAMPO (Vitória e São Mateus) conforme o calendário letivo do curso, ou em outro curso que assim se fizer necessário.

8 Local de atuação:

O monitor/bolsista atuará no NAUFES e/ou nos diversos espaços dos campi de Alegre, Goiabeiras, Maruípe e São Mateus.

9 Vigência da bolsa:

Durante o período de validade do presente Edital, respeitando-se o calendário acadêmico e disponibilidade orçamentária e financeira do Programa Incluir.

10 Valor da bolsa: R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais. 11 Validade do Edital, Recursos e Cronograma:

O Edital terá validade 06 (seis) meses, contados a partir da data da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

11.1 Após a divulgação do resultado parcial os candidatos poderão interpor recurso em até dois dias úteis, respeitando-se o cronograma do edital. O recurso deverá ser protocolado em formulário próprio (Anexo V).

12 Disposições finais:

Os casos omissos, duvidosos e/ou situações específicas serão analisados por equipe designada e encaminhados ao Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania para decisão.

Vitória, 20 de abril de 2018.

Gelson Silva Junquilho

(6)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania

Núcleo de Acessibilidade

ANEXO I

Nome completo (civil ou social):

Telefone(s): E-mail: DOCUMENTAÇÃO ENTREGUE: ( ) Cópia do RG ( ) Cópia do CPF ( ) Comprovante de residência ( ) Histórico parcial (modelo UFES) ( ) Comprovantes e Certificações

DISPONIBILIDADE DE HORÁRIOS. ( ) MANHÃ

( ) TARDE ( ) NOITE

DESEJO INSCREVER-ME PARA A(S) SEGUINTE(S) ATIVIDADE(S). ( ) Ledor;

( ) Tradutor e intérprete das Línguas Portuguesa e Brasileira de Sinais; ( ) Guia e/ou Auxiliar na mobilidade reduzida por motivo da deficiência; ( ) Bolsistade pesquisa em acessibilidade e tecnologia assistiva.

(7)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania

Núcleo de Acessibilidade ANEXO II

CARTA DE INTENÇÃO (Motivação para atuar no Núcleo de Acessibilidade) _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ Obs.: Utilizar apenas as linhas acima.

(8)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania

Núcleo de Acessibilidade ANEXO III

HABILIDADES/CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES SEM COMPROVAÇÃO Preencha apenas o aplicável

Eu,________________________________________________________,estudante do curso de_______________________________________________, portador do CPF ___________________, declaro para os devidos fins que possuo conhecimentos básicos na área da informática, não apresentando dificuldades no uso de softwares de edição de textos, planilhas eletrônicas e de apresentações, bem como familiaridade com acesso à internet.

Eu,________________________________________________________,estudante do curso de_______________________________________________, portador do CPF ____________________, declaro para os devidos fins que possuo conhecimentos em Língua Brasileira de Sinais - Libras, não apresentando dificuldades em me comunicar com usuários de Libras.

Eu,________________________________________________________, estudante do curso de_______________________________________________, portador do CPF ___________________, declaro para os devidos fins que possuo conhecimentos básicos do código Braile, não apresentando dificuldades em sua leitura.

Eu,________________________________________________________,estudante do curso de_______________________________________________, portador do CPF ___________________, declaro para os devidos fins que possuo conhecimentos básicos e operacionais nos seguintes itens: HTML, CSS e JavaScript, diretrizes de acessibilidade para conteúdo digital, leitores de tela, ampliadores e outros recursos de tecnologia assistiva.

Eu,________________________________________________________, estudante do curso de_______________________________________________, portador do CPF ___________________, declaro para os devidos fins que possuo conhecimentos básicos em_______________________________________________________________________________ __________________________________________________________________

Local e data:_____________________________

____________________________

(9)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania

Núcleo de Acessibilidade ANEXO IV

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO – LEDOR  Renda per capita de 1,0 a 1,5 SM – 0,6 ponto

 Renda per capita de 0,5 a 1,0 SM – 0,8 ponto  Renda per capita de 0,0 a 0,5 SM – 1 ponto

Experiência profissional – 0,2 ponto para cada 06 meses de experiência comprovada

Experiência como voluntário – 0,1 ponto para cada 06 meses de experiência comprovada

Certificado de curso de Braile – 0,5 ponto

Certificado de curso de audiodescrição – 0,5 ponto  Conhecimentos em informática básica – 0,3 ponto  Conhecimentos em tecnologia assistiva – 0,5 ponto  Entrevista técnica e avaliação prática – 0,1 a 03 pontos

(10)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania

Núcleo de Acessibilidade

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO - TRADUTOR-INTÉRPRETE DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E BRASILEIRA DE SINAIS

 Renda per capita de 1,0 a 1,5 SM – 0,6 ponto  Renda per capita de 0,5 a 1,0 SM – 0,8 ponto  Renda per capita de 0,0 a 0,5 SM – 1 ponto

Experiência profissional – 0,2 ponto para cada 06 meses de experiência comprovada

Experiência como voluntário – 0,1 ponto para cada 06 meses de experiência comprovada

Comprovante de matrícula no curso de Letras-Libras – 0,5 ponto  Certificação de curso técnico em Libras – 0,4 ponto

Certificação de curso de extensão em tradução em Libras – 0,3 ponto  Certificação em PROLIBRAS – 0,2 ponto

Conhecimentos em informática básica – 0,3 ponto  Certificação de curso de informática básica – 0,4 ponto  Conhecimentos em tecnologia assistiva – 0,5 ponto  Entrevista técnica e avaliação prática – 0,1 a 03 pontos

(11)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania

Núcleo de Acessibilidade

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO - GUIA E/OU AUXILIAR NA MOBILIDADE REDUZIDA POR MOTIVO DA DEFICIÊNCIA

 Renda per capita de 1,0 a 1,5 SM – 0,6 ponto  Renda per capita de 0,5 a 1,0 SM – 0,8 ponto  Renda per capita de 0,0 a 0,5 SM – 1 ponto

Experiência profissional – 0,2 ponto para cada 06 meses de experiência comprovada

Experiência como voluntário – 0,1 ponto para cada 06 meses de experiência comprovada

Certificação de curso de cuidador – 0,5 ponto  Conhecimentos em informática básica – 0,3 ponto  Certificação de curso de informática básica – 0,4 ponto  Conhecimentos em tecnologia assistiva – 0,5 ponto  Entrevista técnica e avaliação prática – 0,1 a 03 pontos

(12)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania

Núcleo de Acessibilidade

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO - BOLSISTA DE PESQUISA EM ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIA ASSISTIVA.

 Renda per capita de 1,0 a 1,5 SM – 0,6 ponto  Renda per capita de 0,5 a 1,0 SM – 0,8 ponto  Renda per capita de 0,0 a 0,5 SM – 1 ponto

Experiência profissional – 0,2 ponto para cada 06 meses de experiência comprovada

Experiência como voluntário – 0,1 ponto para cada 06 meses de experiência comprovada

Certificado de curso de Braile – 0,5 ponto

Certificado de curso de audiodescrição – 0,5 ponto  Certificado de curso de HTML – 1,0 ponto

Certificado de cursos de CSS – 1,0 ponto

Certificado de cursos de Javascript ou outras linguagens de programação – 1,0 ponto

Conhecimentos em informática básica – 0,3 ponto  Conhecimentos em tecnologia assistiva – 1,0 ponto  Entrevista técnica e avaliação prática – 0,1 a 03 pontos

(13)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania

Núcleo de Acessibilidade ANEXO V

FORMULÁRIO DE RECURSO – EDITAL 03/2018-PROAECI Nome completo: RG e CPF: Telefone/e-mail: __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Local e data:_____________________________ _______________________________ Assinatura do candidato

(14)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania

Núcleo de Acessibilidade ANEXO VI

CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

ETAPA/ATIVIDADE DATA DE

REALIZAÇÃO LOCAL

Publicação do Edital no

Site PROAECI 20/04/2018 http://proaeci.ufes.br/editais

Publicação do Edital em LIBRAS no Site

PROAECI

20/04/2018 http://proaeci.ufes.br/editais Período de Inscrições 23/04/2018 a

27/04/2018 Locais indicados no edital Período das Entrevistas

técnicas

30/04/2018 a

04/05/2018 Locais indicados no edital Divulgação dos inscritos

e pontuação por atividade

07/05/2018 http://proaeci.ufes.br/editais Período para recurso 08/05/2018 Locais indicados no edital Resultado do recurso 09/05/2018 http://proaeci.ufes.br/editais Resultado final por

atividade 09/05/2018 http://proaeci.ufes.br/editais

Chamada dos inscritos no cadastro de acordo com as demandas e vigência do edital 10/05/2018 a 09/11/2018 ou 08/05/2019 http://proaeci.ufes.br/editais

Obs.: A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá de acordo com a necessidade dos campi de Alegre, Goiabeiras, Maruípe e São Mateus para atendimento ao público-alvo do Núcleo de Acessibilidade.

Referências

Documentos relacionados

Esse trabalho buscou identificar, através dos índices de similaridade e de variedade, se as pautas de exportação do Brasil e da Índia com destino aos EUA, no período de 2001 a

européias viviam o forte impacto de transformações demográficas, econômicas e sociais, 

• Na 1ª janela, a de formação dos elencos, só poderão ser contratados jogadores na modalidade ‘Extra’ que atuem nas Ligas das Américas (Norte, Central e Sul). !IMPORTANTE:

as variáveis que admite interferir na formação de um professor de Matemática, não somente vinculada à capacitação e à formação, mas às experiências como estudante,

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (PROAECI), por intermédio do Departamento de Projetos e Acompanhamento ao Estudante (DPAE), torna público a

o Sou Estudante de GRADUAÇÃO, NÃO cadastrado no Proaes-Ufes e, NÃO possuo cadastro no Cad-Único, e conforme previsto no Edital de Chamada de Cadastro n°06/2020 – Proaeci/UFES

Pelo artº 6, CIRC, relativamente ao regime da transparência fiscal, a forma assumida para a resolução do problema da dupla tributação, em sede de “sociedades de pessoas”,

4 Maria Isabel Silva Magalhães Lemos ACES Lisboa Central - USF Ribeira Nova. 4 Mariana Palminha Gabriel ACES Lisboa Central -