• Nenhum resultado encontrado

Registro e Acompanhamento de Chamados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Registro e Acompanhamento de Chamados"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Registro e Acompanhamento

de Chamados

(2)

APRESENTAÇÃO

Caro usuário,

Nos dias de hoje, para fazermos o nosso trabalho diário, dependemos de diversos recursos de tecnologia da informação, como computadores, programas, conexões de rede, entre outros. Mas, o que fazer quando estes recursos não estão totalmente adequados e funcionando?

É para atender às nossas demandas de TI que implantamos no TJPE uma Central de Serviços.

Mas você sabe qual a função da Central de Serviços de TI? Como solicitar que seu computador seja verificado? Que solicitações podem ser feitas à Central de Serviços de TI e o tempo que a equipe tem para atendê-lo?

Para ajudá-lo a esclarecer todas as suas dúvidas, elaboramos esta cartilha com o tema: “Registro e Acompanhamento de Chamados”.

(3)

ENTRANDO EM CONTATO COM A CENTRAL DE

SERVIÇOS DE TI

A Central de Serviços de TI oferece aos seus usuários dois canais de contato:

CENTRAL DE SERVIÇOS DE TI WEB - INTRANET

Através deste canal, você, usuário, poderá abrir, consultar e acompanhar o seu chamado interagindo com o atendimento. O acesso é feito digitando seu CPF e senha de rede.

ATENDIMENTO TELEFÔNICO

Por meio do nosso novo número (81) 2123-9500, você poderá interagir diretamente com um de nossos atendentes. Para melhor direcioná-lo, nossa central telefônica conta com uma Unidade de Resposta Audível (URA) que apresentará as opções de atendimento e as mensagens informativas.

REGISTRO E ACOMPANHAMENTO DE CHAMADOS

Para facilitar o entendimento do fluxo de chamados internos, a partir desta página a cartilha está dividida em quatro fases. São elas:

1 – ABERTURA DO CHAMADO

Por onde tudo começa. Nesta fase, a Central de Serviços de TI tira dúvidas, colhe informações e presta o primeiro atendimento buscando resolver sua solicitação no primeiro contato.

2 – ACOMPANHAMENTO DO CHAMADO

Momento em que a sua solicitação está sendo atendida pelos grupos solucionadores. Nesta fase, você acompanha todas as ações através do sistema ou do telefone e pode também incluir novas informações ao seu chamado.

3 – FECHAMENTO DO CHAMADO

Momento em que o chamado é fechado. Nesta fase, é feita a interação com o usuário para informar a conclusão do atendimento,

(4)

4 – PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Momento em que sua opinião sobre o atendimento realizado é solicitada para que possamos melhorar ainda mais os serviços prestados

1) ABERTURA DO CHAMADO

QUE É O CHAMADO?

O chamado é toda solicitação registrada pelo usuário. Pode ser classificado como:

- Incidente: qualquer evento que tenha prejudicado ou interrompido o funcionamento normal dos recursos de tecnologia da informação (TI).

Esse tipo de chamado tem prioridade em relação aos demais chamados.

Exemplo: Computador ou impressora que pararam de funcionar. - Solicitação de serviço: qualquer solicitação do usuário para informações, acessos, mudança padrão ou alguma nova demanda. Exemplo: Instalação de um software, criação de usuário, solicitação de uma nova máquina.

POR QUE E COMO REGISTRAR UM CHAMADO?

O registro de chamados é muito importante, pois, através da análise dos registros, pode-se buscar melhorias para os serviços de TI prestados aos usuários.

Para registrar um chamado, é necessário que o usuário consulte o catálogo de serviços em http://www.tjpe.jus.br/catalogotic e verifique que serviço deseja solicitar. Depois, basta entrar em contato com a Central de Serviços de TI repassando as informações necessárias. Importante: Ao contatar a Central de Serviços de TI, será verificado o cadastro do usuário e, após registrar o chamado, será fornecido um número através do qual você poderá acompanhar o andamento da sua solicitação.

(5)

O QUE É O CATÁLOGO DE SERVIÇOS?

O Catálogo de Serviços é uma referência dos serviços oferecidos pela área de TI. Nele, cada serviço encontra-se descrito em suas diversas características e condições de fornecimento.

O Catálogo de Serviços ajuda a orientar o usuário na escolha do tipo de serviço. Além de direcionar a expectativa do usuário sobre o que ele irá obter, o catálogo também informa os limites normais de fornecimento, representados pelos níveis de serviços padrão.

O QUE É O CADASTRO DO USUÁRIO?

O cadastro do usuário é a coleta de determinadas informações que identificam o usuário formando o seu perfil. E que informações são essas?

De forma geral, as informações solicitadas são: nome completo, matrícula, login, telefone de contato, lotação, e-mail e CPF.

E por que pedir o CPF? O CPF é único para cada pessoa física. Isto ajuda na identificação segura do usuário. Junto às demais informações, o Cadastro do Usuário visa garantir maior confiabilidade de que se trata realmente daquela pessoa que está registrando ou acompanhando determinado chamado.

2) ACOMPANHAMENTO DO CHAMADO

AO ABRIR UM CHAMADO SEJA O MAIS CLARO E DETALHISTA QUE PUDER.

Sempre coloque o máximo de informações no seu chamado para facilitar o trabalho da equipe de atendimento e possibilitar a resolução rápida do mesmo. Nos casos de erros em sistemas e programas, faça uma cópia da tela de erro e envie a imagem anexada ao seu chamado. Caso seja constatada a ausência de alguma informação, a Central de Serviços de TI fará até três tentativas de contato com o usuário para solicitar os dados complementares. Não havendo retorno do usuário, o chamado é encerrado.

(6)

Obs: Para fazer a cópia da tela de erro já mencionada, basta clicar na tecla PrtScn/SysRq, depois abra o programa “Paint” e cole a imagem (clicando simultaneamente nas teclas CTRL + V). Salve como imagem PNG ou JPEG, que são os formatos mais indicados para serem anexados ao chamado.

ASSIM QUE UM CHAMADO É ABERTO, A CENTRAL DE SERVIÇOS DE TI REALIZA O PRIMEIRO ATENDIMENTO.

Neste primeiro atendimento são averiguadas a clareza e a objetividade do chamado. Muitas vezes, a solução do chamado acontece nesse momento (podendo ser através de acesso remoto). Caso as informações estejam completas e não possam ser resolvidas no primeiro nível de atendimento, o chamado é encaminhado para outro nível de atendimento.

ACESSO REMOTO.

O acesso remoto é um recurso que possibilita o trabalho do técnico no computador do usuário, sem ter que estar presente fisicamente no local. Para isso, é necessário que o computador esteja conectado à rede do Tribunal.

Este recurso facilita a resolução de grande parte dos chamados e evita o escalonamento destes para o segundo nível de atendimento. - Qual a vantagem para o usuário?

Agilidade no atendimento.

- O técnico do atendimento poderá acessar o computador a qualquer momento?

Não! Durante o atendimento, tendo-se a necessidade de realizar o acesso remoto, o usuário será previamente comunicado e uma mensagem de solicitação do aceite para o acesso será exibida em seu computador. Somente após o usuário clicar no botão de aceite é que será feito o acesso. Caso contrário, a ação será cancelada. - O acesso remoto está regulamentado pela Instrução de Serviço SETIC 001/2011

(7)

FAÇA O ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DE ATENDIMENTO DOS SEUS CHAMADOS.

A Central de Serviços de TI do TJPE faz uso de uma ferramenta de gerenciamento de chamados que oferece a possibilidade de acompanhamento de todas as ações executadas em cada chamado registrado pelos usuários.

Este acompanhamento pode ser feito na página da Central de Serviço de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet), no link “Mostrar minhas solicitações”. Além disso, existe também a possibilidade de interação direta do usuário através da opção “Adicionar comentário”, na página do chamado.

Se preferir entre em contato com a Central de Serviços de TI pelo telefone (81) 2123-9500 informando o nº do registro do chamado para agilizar a consulta.

Lembre-se sempre: Ao abrir um chamado explique detalhadamente o seu problema. Isso facilita o atendimento e o seu chamado poderá ser solucionado com mais agilidade. E guarde sempre o nº do registro de seu chamado, pois, facilita o seu acompanhamento.

3) FECHAMENTO

APÓS A CONCLUSÃO DO CHAMADO, O RESPONSÁVEL PELO ATENDIMENTO ENTRA EM CONTATO COM O USUÁRIO VALIDANDO A RESOLUÇÃO DO MESMO.

Neste momento será enviado para seu email institucional a informação do fechamento do chamado com um resumo do atendimento realizado.

TODO CHAMADO PODE SER REABERTO DENTRO DO PRAZO DE 72 HORAS CORRIDAS.

Caso você constate que o seu chamado não foi completamente atendido ou que o problema voltou a acontecer dentro de 72 horas,

(8)

de fechamento. Caso não haja manifestação neste período, o chamado é automaticamente encerrado, sendo necessário um novo registro de chamado.

4) PESQUISA DE SATISFAÇÃO

RESPONDA SEMPRE À PESQUISA DE SATISFAÇÃO.

Após o encerramento de cada chamado, você receberá, via e-mail, um link para a pesquisa de satisfação referente ao atendimento do chamado concluído. Ao responder à pesquisa, você estará contribuindo para a melhoria dos serviços prestados.

Referências

Documentos relacionados

EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIO-NALIDADE - CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA - OUTORGA DE PRERROGATIVAS DE CARÁTER PROCESSUAL PENAL AO GOVERNADOR DO ESTADO - IMUNIDADE

Devido à ausência de estudos acerca do efeito antimicrobiano do óleo essencial (OE) de Varronia curassavica no controle da podridão negra, (doença causada por

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Instale as duas luzes de travão/sinalização na parte inferior da plataforma de carga de plástico e suporte da plataforma de carga com dois pequenos suportes de luzes

Carta Encíclica, Laudato Si: Sobre o Cuidado da Casa Comum, São Paulo: Paulinas, 2015.. Bula de proclamação do Jubileu extraordinário da

Caberia ao “Comitê Gestor do Programa de Produtividade da Auditoria-Fiscal do Trabalho” editar, até 27.02.2017, Ato para estabelecer a forma de gestão do

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

2º BATALHÃO DE AVIAÇÃO DO EXÉRCITO.. O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 4º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela