• Nenhum resultado encontrado

Baobá - árvore símbolo de longevidade. Guia. Gestão: PLANO DO COOPERADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Baobá - árvore símbolo de longevidade. Guia. Gestão: PLANO DO COOPERADO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Gestão:

Baobá - árvore símbolo de longevidade

Guia

PLANO DO COOPERADO

Gestão:

Baobá - árvore símbolo de longevidade

Guia

(2)

BEM-VINDO AO PLANO COOPERADO 02 FALANDO A NOSSA LÍNGUA 03

CONHECENDO O PLANO 06

INFORMAÇÕES ADICIONAIS 11

FORMAS DE CONTATO 14

(3)

2

O Plano de Previdência do Cooperado foi criado em parceria pela UNIMED-BH Cooperativa de Trabalho Médico Ltda. e pela Petros, para garantir uma renda de aposentadoria complementar para você.

Neste Guia você terá, de forma sintética, informações importantes sobre o seu Plano. Aqui tem tudo para você se acostumar com a linguagem utilizada no Regulamento anexo e nos comunicados que receberá daqui em diante.

Seja bem-vindo!

(4)

3

Antes de ler este Guia, conheça os termos específicos do Plano Cooperado, mais detalhados no Regulamento.

Instituidor: é a pessoa jurídica de caráter profissional, classista ou setorial, que oferece um plano de benefícios aos seus associados ou membros. No Plano de Previdência do Cooperado, o Instituidor, assim denominado por ter criado um plano de previdência para as pessoas a ele associadas, é a UNIMED-BH Cooperativa de Trabalho Médico Ltda.

Participante Ativo: é o Participante do Plano Cooperado, que faz contribuições para o Plano e ainda não recebe nenhum benefício do mesmo. É classificado como Vinculado, Mantido ou Remido.

Participante Vinculado: é o associado do Instituidor, inscrito no Plano Cooperado.

Participante Mantido: é o Participante que deixou de ser associado à UNIMED-BH e optou por manter a sua inscrição no Plano Cooperado, continuando a pagar as suas contribuições.

(5)

4

Participante Remido: é o Participante que, ao se desligar da UNIMED-BH, opta por receber, em tempo futuro, a Renda de Aposentadoria Normal, interrompe o pagamento das suas contribuições mensais para o Plano, mas continua pagando o valor correspondente ao custeio administrativo. Participante Licenciado: é o Participante Vinculado ou Mantido que solicitou a suspensão temporária do pagamento das suas contribuições ordinárias.

Participante Assistido: é o Participante que recebe benefício do Plano Cooperado.

Beneficiários: são as pessoas físicas designadas pelo Participante para receber benefício, em decorrência de seu falecimento.

Beneficiário Assistido: é aquele que recebe benefício de renda mensal do Plano Cooperado.

Consultores do Plano Cooperado: são os empregados da UNIMED-BH, responsáveis por atender aos Participantes, fornecendo informações sobre o Plano.

Conta Pessoal: é a conta formada pelas contribuições do Participante deduzido o valor correspondente ao custeio administrativo.

Conta de Recursos Portados: é aquela onde são depositados os recursos portados de outro Plano de Previdência, que serão utilizados no cálculo do benefício a ser concedido no Plano Cooperado.

UR (Unidade de Referência): é o valor utilizado como referência

(6)



Cooperado. Corresponde a R$ ,00 em janeiro de 2008 e a sua correção será feita anualmente, no mês de janeiro, pelo INPC, da Fundação IBGE. Seguradora: Companhia eleita pela Petros, em comum acordo com o Instituidor, contratada para pagamento de cobertura adicional para os riscos de invalidez e morte do Participante Vinculado ou Mantido.

(7)

6

Conhecendo o Plano

Que benefícios são oferecidos pelo Plano Cooperado?

Para os Participantes:

• Renda de Aposentadoria Normal: concedida a partir dos 4 anos de idade e de 6 meses de vinculação ao Plano.

• Renda de Aposentadoria por Invalidez: concedida, a partir da data em que for requerida, ao Participante Ativo que tenha a invalidez reconhecida por perícia médica indicada pelo Instituidor ou que esteja aposentado por invalidez pela Previdência Social.

Para os Beneficiários:

• Renda de Pensão por Morte: em caso de falecimento de Participante Ativo, será paga uma renda mensal aos seus Beneficiários, por prazo indeterminado, calculada mediante equivalência atuarial, considerando o saldo da Conta de Benefício Concedido e as características etárias dos Beneficiários. Opcionalmente, o Participante Vinculado ou Mantido poderá contratar, junto à Seguradora indicada pelo Plano, uma

(8)



Em caso de falecimento de Participante Assistido que recebia renda por prazo indeterminado, o valor inicial da Renda de Pensão por Morte será calculado mediante equivalência atuarial, considerando o saldo remanescente da Conta de Benefício Concedido e as características etárias dos Beneficiários. Se o recebimento da renda era por prazo determinado, o valor inicial da Pensão por Morte será igual ao valor que era devido ao Participante no mês do falecimento, sendo paga enquanto os Beneficiários Assistidos não perderem tal condição, até o término do prazo escolhido pelo Participante.

Qual é a Seguradora indicada pelo Plano para a cobertura adicional dos benefícios de invalidez e morte?

A Petros estabeleceu uma parceria com a Unimed Seguros para oferecer uma cobertura adicional nos casos de morte e invalidez. Essa cobertura é opcional.

E se o Participante não tiver Beneficiários?

Na ausência de Beneficiários o saldo da Conta de Benefício Concedido será pago de uma só vez aos herdeiros e/ou legatários do Participante, mediante apresentação de alvará judicial.

Qual é o valor das contribuições para o Plano Cooperado?

O Participante é quem escolhe com quanto quer contribuir para o Plano Cooperado, observado o mínimo de 1 (uma) Unidade de Referência (UR) do Plano Cooperado que corresponde a R$ ,00 em janeiro de 2008, e será atualizada anualmente, no mês de janeiro, pelo INPC, da Fundação IBGE.

Opcionalmente, o Participante também poderá contribuir todo mês para contratar uma cobertura adicional para os riscos de invalidez e morte oferecida através de uma seguradora. Mas lembre-se: se deixar de pagar

(9)

8

a contribuição de risco, automaticamente a cobertura segurada será cancelada.

É possível alterar o valor das contribuições?

Sim. Para rever esse valor, basta avisar à Petros nos meses de junho e dezembro para que os novos valores sejam cobrados a partir do mês subseqüente.

São permitidas contribuições extras?

Sim. Sempre que desejar, o Participante poderá fazer a Contribuição Facultativa, definindo os valores de acordo com a sua conveniência. Quanto o Participante receberá na época da aposentadoria? O valor das Rendas de Aposentadoria Normal e de Aposentadoria por Invalidez depende do valor acumulado na Conta de Benefício Concedido. No momento da requisição do seu benefício, o Participante deverá escolher uma das modalidades para o recebimento: renda mensal por prazo determinado ou renda mensal por prazo indeterminado. Se optar pela renda por prazo determinado, a renda mensal, expressa em cotas representativas do patrimônio, corresponderá ao resultado da divisão do saldo da Conta de Benefício Concedido pelo número de prestações mensais equivalentes ao prazo de recebimento escolhido pelo Participante na data do requerimento do benefício, em anos inteiros, observado o mínimo de  (cinco) anos.

Se escolher a renda com prazo indeterminado, o benefício será calculado por equivalência atuarial, considerando o saldo existente na Conta Benefício Concedido e as características etárias do Participante e de seus Beneficiários.

(10)



No momento de requerer o benefício, o Participante pode optar por receber, de uma só vez, até 2% do seu saldo acumulado.

Nos casos de Invalidez de Participante Vinculado ou Mantido que tenha optado pela cobertura adicional para benefícios de risco, o valor contratado será creditado na Conta de Benefício Concedido, após a Seguradora reconhecer o fato gerador. O total dessa Conta será tomado por base para o cálculo da Renda de Aposentadoria por Invalidez. O valor da renda de aposentadoria é reajustado?

Sim, porque os recursos do Plano são constantemente reinvestidos. No caso da renda por prazo indeterminado, os benefícios serão recalculados anualmente, no mês de janeiro, com base no saldo remanescente da Conta de Benefício Concedido e nas características etárias do Participante Assistido e/ou dos Beneficiários Assistidos.

Já na renda por prazo determinado, o benefício será atualizado

mensalmente pela variação da cota representativa do Plano Cooperado. Como é o cálculo da Renda de Pensão por Morte de Participante Ativo? Em caso de falecimento do Participante Ativo ou Assistido, uma renda mensal será paga aos Beneficiários. Essa renda é calculada a partir do saldo acumulado no Plano e as características etárias dos Beneficiários. No caso de falecimento de Participante Vinculado ou Mantido, incluído no Contrato de Seguro, para que os Beneficiários tenham direito à cobertura adicional contratada, o fato gerador do pagamento dessa indenização deverá ser atestado pela Seguradora, observados os critérios estabelecidos no Contrato de Seguro.

(11)

10

Qual é o valor da taxa de administração?

Para administrar o Plano Cooperado, a Petros desconta um valor correspondente a 6% do valor de todas as contribuições realizadas para o Plano. Lembramos que a Petros é uma entidade sem fins lucrativos, portanto não cobra taxa sobre o patrimônio acumulado.

O Participante do Plano Cooperado tem desconto no Imposto de Renda?

Conforme Decreto nº 3.000, artigo 4, de 26 de março de 1, as contribuições realizadas para Previdência Complementar podem ser deduzidas do Imposto de Renda, até o limite de 12% do total dos rendimentos anuais. A dedução é aplicada anualmente, no momento da declaração do Imposto de Renda à Receita Federal.

(12)

11

Informações Adicionais

O Participante que se desvincular da UNIMED-BH pode continuar no Plano?

Sim, nas seguintes alternativas:

• Tornar-se um Participante Mantido e continuar no Plano, pagando normalmente as suas contribuições.

• Tornar-se um Participante Remido, caso esteja inscrito no Plano há, no mínimo, 6 meses, não tenha direito ao recebimento da Renda de Aposentadoria Normal e não tenha optado pelo Resgate ou pela Portabilidade.

Há possibilidade de transferir recursos de outros planos de previdência para o Plano Cooperado?

Sim. Isso poderá acontecer por meio da Portabilidade, que permite ao Participante transferir o saldo acumulado em outros planos para o Plano Cooperado. Nessa transferência, não incidirá Imposto de Renda e nem o desconto correspondente ao custeio administrativo.

(13)

12

É possível suspender o pagamento das contribuições, sem cancelar a inscrição no Plano?

Sim, desde que já tenha contribuído para o Plano Cooperado por 6 meses consecutivos, o Participante Vinculado ou Mantido pode suspender as suas contribuições para o Plano, tornando-se um Participante Lincenciado. Para isto, basta comunicar a sua decisão por escrito à Petros, com antecedência mínima de 1 dias da data do vencimento da contribuição. O prazo máximo para essa suspensão é de 6 meses. Durante a suspensão do pagamento das contribuições, o valor

correspondente ao custeio administrativo deverá ser pago, assim como a cobertura adicional para os benefícios de invalidez e morte, caso tenha sido contratada.

Se o Participante decidir sair do Plano Cooperado, é possível retirar o saldo existente nas suas Contas?

Sim, por meio do Resgate, o Participante poderá retirar o valor

correspondente ao saldo de sua Conta Pessoal e os recursos portados de entidades abertas de previdência. O resgate poderá ser feito de uma só vez ou em até 12 parcelas.

O mesmo não ocorre com os recursos portados de outras entidades fechadas de previdência. Estes não poderão ser resgatados, apenas portados novamente para um outro plano de previdência.

A solicitação de cancelamento da inscrição no Plano Cooperado deverá ser feita por escrito e assinada. É importante lembrar que as contribuições para garantir a cobertura adicional para os benefícios de invalidez

ou morte não são creditadas em nenhuma conta do Plano, pois são repassadas à seguradora. Portanto, esses pagamentos não são resgatáveis.

(14)

13

O que acontece se o Participante deixar de pagar as suas contribuições?

O Participante será notificado no primeiro e no segundo mês consecutivo de atraso. Porém, se deixar de contribuir por 3 meses consecutivos terá sua inscrição no Plano automaticamente cancelada.

O que acontece se o Participante deixar de pagar as suas contribuições de risco?

Se deixar de pagar as contribuições de risco, a cobertura adicional para esses benefícios será automaticamente cancelada.

Como será o procedimento nos casos em que o Participante Vinculado ou Mantido contratar a cobertura adicional para os benefícios de invalidez e morte?

Em caso de invalidez ou de morte, a Seguradora responsável pela cobertura adicional repassará à Petros o valor devido, que será creditado na Conta de Benefício Concedido do próprio Participante. Assim, o valor da cobertura adicional se somará ao saldo existente nesta Conta, sendo o valor total tomado como base para o cálculo da Renda de Aposentadoria por Invalidez ou da Renda de Pensão por Morte.

Em que situações o Participante não terá direito à Cobertura Adicional contratada junto à Seguradora?

O Participante não terá direito quando a invalidez ocorrer em função de doença, lesão ou seqüelas preexistentes à contratação do plano, não declarada na proposta de inscrição e de conhecimento do Participante, ou decorrer de evento gerador ocorrido durante o período de suspensão da cobertura por inadimplência, quando for o caso. Além disso, o Participante não terá direito a indenização caso a invalidez seja decorrente de qualquer das conseqüências descritas no art. 31, §2º do Regulamento do Plano de Pecúlio por Invalidez da Unimed Seguros.

(15)

14

Trecho: art. 31, §2º do Regulamento do Plano de Pecúlio por Invalidez -Unimed Seguros.

ART. 31 - NãO É DEVIDO O BENEFÍCIO DE PECúLIO POR INVALIDEz qUANDO:

§ 1º - A INVALIDEz TOTAL E PERMANENTE DO PARTICIPANTE DECORRER DE DOENÇA, LESãO OU SEqüELAS PREExISTENTES à CONTRATAÇãO DO PLANO, NãO DECLARADA NA PROPOSTA DE INSCRIÇãO E COMPROVADAMENTE DE CONHECIMENTO DO PARTICIPANTE, OU DECORRENTE DE EVENTO GERADOR OCORRIDO DURANTE O PERÍODO DE SUSPENSãO DA COBERTURA POR INADIMPLêNCIA, qUANDO FOR O CASO. § 2º - A INVALIDEz TOTAL E PERMANENTE DO PARTICIPANTE EM

CONSEqüêNCIA:

A) DO USO DE MATERIAL NUCLEAR PARA qUAISqUER FINS, INCLUINDO A ExPLOSãO NUCLEAR PROVOCADA OU NãO, BEM COMO A

CONTAMINAÇãO RADIOATIVA OU ExPOSIÇãO A RADIAÇÕES NUCLEARES OU IONIzANTES;

B) DE ATOS OU OPERAÇÕES DE GUERRA, DECLARADA OU NãO, DE GUERRA qUÍMICA OU BACTERIOLóGICA, DE GUERRA CIVIL, DE GUERRILHA, DE REVOLUÇãO, AGITAÇãO, MOTIM, REVOLTA, SEDIÇãO, SUBLEVAÇãO OU OUTRAS PERTURBAÇÕES DE ORDEM PúBLICA E DELAS DECORRENTES;

C) DIRETA OU INDIRETA DE qUAISqUER ALTERAÇÕES MENTAIS

CONSEqüENTES DO USO DO áLCOOL, DE DROGAS, DE ENTORPECENTES OU DE SUBSTâNCIAS TóxICAS;

(16)

1

D) DE FURACÕES, CICLONES, TERREMOTOS, MAREMOTOS, ERUPÇÕES VULCâNICAS E OUTRAS CONVULSÕES DA NATUREzA;

E) DE ATO RECONHECIDAMENTE PERIGOSO, qUE NãO SEJA MOTIVADO POR NECESSIDADE JUSTIFICADA E A PRáTICA, POR PARTE DO

PARTICIPANTE, DE ATOS ILÍCITOS OU CONTRáRIOS à LEI; F) qUALqUER TIPO DE HÉRNIA E SUAS CONSEqüêNCIAS;

G) AS PERTUBAÇÕES E INTOxICAÇÕES ALIMENTARES DE qUALqUER ESPÉCIE, BEM COMO AS INTOxICAÇÕES DECORRENTES DA AÇãO DE PRODUTOS qUÍMICOS, DROGAS OU MEDICAMENTOS, SALVO qUANDO PRESCRITOS POR MÉDICO, EM DECORRêNCIA DE ACIDENTE COBERTO; H) DE TENTATIVA DE SUICÍDIO NOS PRIMEIROS 24 (VINTE E qUATRO) MESES DE VIGêNCIA DO CONTRATO, E

I) CHOqUE ANAFILáTICO E SUAS CONSEqüêNCIAS.

§ 3º - NãO SE CONSIDERARá COMO RISCO ExCLUÍDO A INVALIDEz DO PARTICIPANTE PROVENIENTE DA UTILIzAÇãO DE MEIO DE TRANSPORTE MAIS ARRISCADO, DA PRESTAÇãO E SERVIÇO MILITAR, DA PRáTICA DE ESPORTE, OU DE ATOS DE HUMANIDADE EM AUxÍLIO DE OUTREM.

(17)

16

Após o cancelamento da inscrição, o ex-participante poderá reingressar no Plano Cooperado?

Essa possibilidade existe, mas é necessário que o ex-participante esteja associado à UNIMED-BH quando decidir reingressar.

Os investimentos dos recursos do Plano serão acompanhados pela UNIMED-BH?

O Comitê Gestor da UNIMED-BH, do qual participarão representantes da UNIMED-BH e da Petros, acompanha as aplicações feitas com os recursos do Plano. Além disso, os critérios para as aplicações são regulamentados pelo Conselho Monetário Nacional e fiscalizados pela Secretaria de Previdência Complementar, do Ministério da Previdência Social. Como acompanhar o saldo acumulado no Plano?

Periodicamente, o Participante receberá em sua residência um extrato com informações sobre as suas contribuições e os rendimentos obtidos com as aplicações financeiras. Além disso, também é possível acompanhar cada Conta, através da área de Auto-Atendimento do Portal Petros.

Formas de Contato

• Ligue para a PETROS: 0800 25 35 45 (das 8 às 1h); ou envie um e-mail para atendimento@petros.com.br; ou

• Escreva para Rua do Ouvidor, 98 - Centro - CEP 20040-030 Rio de Janeiro - RJ.

Referências

Documentos relacionados

Analisando-se a prevalência de sintomas miccionais isolados (Tabela 4), observa-se que os mais freqüentes foram noctúria (60,4%), urgência miccional (> 3 dias por mês; 30,3%)

O PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO CONSELHO DIRETOR DA FACULDADE DE ENGENHARIA, da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, no uso de suas atribuições legais e considerando que

Os sensores inovadores IMPACT (série I) são transmissores de pressão, sem fluido de transmissão, nos quais a pressão do material é transferida diretamente para o elemento sensível

O objetivo deste trabalho foi avaliar, in vitro, os efeitos anti-helmínticos do extrato aquoso das folhas e do extrato metanólico dos frutos de algaroba sobre cultivos de larvas de

Não há vedação constitucional quanto à existência do poder econômico e sim, consoante o § 4º do artigo 173 da Carta Magna, quanto ao seu abuso,

Caso o Participante ou o Assistido tenha optado pela cobertura de morte, o cálculo da Renda Mensal de Pensão será realizado considerando o saldo de Conta Total do Participante

36 Para o curso em que resultarem vagas em razão de o número de candidatos classificados e matriculados pelo PSS ser inferior à oferta, as vagas não preenchidas serão acrescentadas

Diferentes espécies e isolados de Metarhizium foram expostos por uma e duas horas à radiação UV-B e foi observado que quanto maior a latitude de origem dos isolados, menor era