• Nenhum resultado encontrado

1 - FILIE-SE AO PSOL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 - FILIE-SE AO PSOL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

O PSOL é um partido que nasceu para manter vivas as bandeiras de luta dos traba-lhadores e trabalhadoras do Brasil. Nasceu da rebeldia dos que nunca se calaram frente às injustiças. Com-batemos às violações de di-reitos e não nos rendemos ao discurso de acomodação.

Nos últimos 14 anos, San-ta CaSan-tarina foi governada pela tríplice aliança (PMDB, DEM/PSD e PSDB). Este con-sórcio de partidos aprofun-dou a crise, sucateou a saú-de, fechou escolas, destruiu o plano de carreira dos ser-vidores, diminuiu em 62% o investimento em segurança.

Estes itens resultaram em queda em oito posições do nosso ensino médio no Bra-sil, um caos na segurança, re-beliões e centenas de ônibus queimados, uma considerá-vel diminuição no atendi-mento na saúde e o desmon-te dos serviços públicos em

geral, por meio de terceiri-zações. Os grupos tradicio-nais de oposição que se apre-sentavam como alternativa até então foram sufocados pela onda conservadora, pe-los escândape-los de corrupção e pelos erros cometidos em nível regional e nacional.

Diante deste cenário, existe uma lacuna à esquer-da a ser preenchiesquer-da. E é este espaço que o PSOL pretende ocupar. Nestes 13 anos, man-tivemos nossa coerência, mesmo com todas as difi-culdades. Hoje, vivemos um duro processo de retirada de direitos dos trabalhadores (com nas reformas trabalhis-ta e da previdência), escân-dalos de corrupção de todos os lados e o avanço de pau-tas conservadoras no país.

Por isso, nossa militância sai às ruas para barrar os au-mentos nas tarifas de trans-porte público; em defesa dos direitos de mulheres, negros

POR QUÊ SE FILIAR AO PSOL?

EXECUTIVA ESTADUAL

Presidenta: Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas Mattos. Secretário Geral: Tiago Mateus de Azevedo. Primeira-secretária: Daniel da Cunda Correa. Tesoureiro: Edemiler Api. Secretário de Formação: Mario Roberto Dutra Pereira. Secretário de Comunicação: Valter Seicho Tamagusko Secretária de Movimentos Sociais: Flávia Cristina Antunes de Souza. Secretário de Organização: Marcio Bittencourt do Nascimento. Secretária de Relações Institucionais: Adriana do Socorro Ferreira de Aviz.

DIRETÓRIO

Ana Claudia da Silva, Daniel Antunes, Éder Lima, Estácio da Rosa Filho, Fabiana Toledo Soares Paiva, Jane Acordi de

Campos, Manoela de Borba, Luiz Carlos de Almeida Batista Pustiglione, Giselle Zambiazzi, Auri Arnaldo Bitencourt da Rosa, Mayara Inês Colzani, Nicolle Pogere, Paula Eleuterio de Britto, Rebecca Neto Pereira, Rosângela Soldatelli, Ary Junior Barreiros da Silva.

SUPLENTES

Cynthia Maria Pinto da Luz, Danilo Florencio Novais dos Santos, Maria Aparecida Rocha Cândido, Maritania Camargo, Stella Maris Meira da Veiga Pereira, Tania Maria Ramos, Silvio Domingos Mendes da Silva.

(3)

(as) e da população LGBT, lutando contra a violência preconceituosa; defendemos a democratização das comu-nicações, a reforma política, por mais investimento em educação e saúde. Estamos ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras contra o des-monte da previdência, as terceirizações e a corrupção. Mesmo pequeno, temos sido um grande obstáculo aos poderosos. Somos um dos partidos que mais cresce no país. Nossa aguerrida ban-cada federal acumula lutas e sonhos, mas também

reco-nhecimento social: nossos deputados têm sido escolhi-dos, ano a ano, os melhores do parlamento brasileiro, no Prêmio Congresso em Foco.

Por conta de tudo isso, a classe dominante mudou as regras do jogo. Criou a cláu-sula de barreira, que pre-tende colocar partidos com o nosso perfi l na semiclan-destinidade. Para superar tudo isso, nossa alternativa é crescer ainda mais. Precisa-mos levar o nome e às lutas do PSOL para toda Santa Ca-tarina. E para isso, precisa-mos de você. Junte-se a essas lutas. Filie-se ao PSOL!

Miriam Mattos

Presidenta Estadual do PSOL-SC

Seja nas ruas ou no Congres-so Nacional, nas Assembleias Legislativas e Câmaras Mu-nicipais, o PSOL já mostrou que faz diferença ao debater e defender as ideias que for-talecem a resistência popu-lar por garantia e ampliação de direitos.

Na Câmara Federal, o PSOL conta com a força de dez parlamentares. e uma de-putada. Ivan Valente, Sâmia Bonfi m e Luiza Erundina (SP), Marcelo Freixo, Talíria Petrone, David Miranda e

Glauber Braga (RJ), Edmil-son Rodrigues (PA), Fernan-da Melchionna (RS) e Áurea Carolina (MG) estão na linha de frente, em oposição ao governo Bolsonaro, na luta contra o retrocesso.

Em Santa Catarina, o PSOL tem uma forte bancada na capital, com os vereadores Marquito e Afrânio Boppré. Ambos já demonstraram disposição de luta e apoio aos movimentos sociais da cidade.

PSOL NAS LUTAS

(4)

CONTRA O RACISMO, MACHISMO E A HOMOFOBIA O PSOL é pre-sença constante nas princi-pais lutas do povo brasileiro. Defende cotidianamente a autonomia e igualdade para as mulheres e o combate ao machismo.

Está na luta diária do movi-mento negro e no combate ao racismo, e ainda no com-bate à homofobia. O PSOL repudia a violência e a impu-nidade, o preconceito e luta em defesa da igualdade de direitos para todos e todas.

MEIO AMBIENTE O PSOL tem autoridade no debate sobre meio ambiente, na defesa dos biomas e da biodiversi-dade brasileira, com rever-são da degradação ambien-tal. Nosso partido defende um projeto ecossocialista como única forma de evitar a destruição do planeta.

JUVENTUDEO PSOL está nas lu-tas da juventude. Na defesa de mais verbas para educação, do livre acesso do povo à univer-sidade, do acesso à cultura e da liberdade de expressão.

MOVIMENTO SINDICAL O PSOL apoia e defende uma ampla reorganização do movimen-to sindical, com entidades de luta, autônomas e inde-pendentes. As principais centrais sindicais do país se tornaram aparelhos buro-cráticos, que pouco organi-zam a classe trabalhadora em defesa dos seus direitos.

SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL

O PSOL reafirma seus laços com o movimento socialis-ta internacional. Por isso, defendemos a soberania dos povos, o apoio às lutas dos

trabalhadores e trabalhado-ras em todo o mundo, em defesa da democracia e da participação política, pela construção do socialismo!

FILIE-SE A filiação ao PSOL é importante porque faz com que você tenha o direito de decidir sobre os rumos do partido. No momento em que você está filiado, você pode participar das reuni-ões, plenárias e convençreuni-ões, ordinárias ou não, e das ins-tâncias partidárias. Para se filiar, procure o núcleo ou diretório de sua cidade.

(5)

COMO O PSOL ESTÁ ORGANIZADO?

NÚCLEOS

O PSOL estimula sua au-to-organização de baixo para cima. Os filiados po-dem criar núcleos partidá-rios, que podem ser organi-zados no bairros, a partir de uma categoria profissional ou de um movimento social. A participação nos núcleos é fundamental, pois eles são um espaço de discussão que contribuem para a constru-ção de ações e políticas do partido.

DIRETÓRIOS

Os diretórios são instân-cias de direção do partido, eleitos em Congressos a par-tir da participação direta dos filiados, e compostos com base na proporcionalidade dos votos das chapas inscri-tas. No PSOL, possuímos os diretórios municipais, esta-duais e o nacional. Eles são os responsáveis por aplicar as decisões políticas aprova-das nos Congressos.

SETORIAIS

Assim como os núcleos, os setoriais são instâncias par-tidárias que organizam os/ as filiados/as junto aos dife-rentes movimentos sociais, com o objetivo de organizar uma intervenção partidá-ria no seio destes movimen-tos. Além disso, os setoriais subsidiam a ação institucio-nal dos parlamentares e go-vernos. No PSOL, estão em permanente construção os setoriais de: Mulheres, Ju-ventude, Negros e Negras, LGBT, Ecossocialista, entre outros.

TENDÊNCIAS

O princípio que norteia a organização do PSOL é o da democracia interna, do di-reito ao mais amplo debate e da busca constante pela

uni-dade partidária. Para asse-gurar a pluralidade política e ideológica do partido, cada militante tem o direito de organizar-se coletivamente para defender posições e te-ses nos Congressos e fóruns partidários a fim de contri-buir na elaboração teórica do partido. Contudo, a par-ticipação em tendência não é uma obrigação, e muitos op-tam por atuar de forma inde-pendente.

CONGRESSOS

O Congresso Nacional é a instância máxima do parti-do. É nos congressos que os filiados elegem as direções do partido em todos os níveis. O Congresso discute e delibera políticas para a intervenção do PSOL nos anos sequentes.

(6)

• Nº de telefone

IGUALDADE DE GÊNERO

Por de-terminação do Congresso do PSOL, o partido segue uma política norteadora de cota de 50% de mulheres para composição de suas instân-cias, sendo obrigatória nas instâncias nacionais e esta-duais. Está é uma forma de ampliar a participação das mulheres na direção. É re-comendado que essa divisão também ocorra nas dire-ções municipais, sempre que possível.

ENVIO DOS DOCUMENTOS

A ata completa deve ser enviada em até 5 dias a Direção Esta-dual pelo e-mail atendimen-to.psol@gmail.com, para que o registro da comissão seja feito junto a Justiça Eleitoral.

SOLICITAR CNPJ

Após o regis-tro no TRE/SC, é necessá-rio solicitar um CNPJ para o partido na sua cidade. Para isso, é necessário o Registro da Comissão Provisória (do-cumento emitido pelo site do TRE), a Ata de Formação do Partido (registrada em

car-tório), cópia autenticada do documento de identificação do Presidente e solicitar o CNPJ pela internet, entre-gando presencialmente a Receita Federal todos estes documentos. Deverá ser so-licitado em até 10 dias do re-gistro da comissão no TRE/ SC. Assim que for criado o CNPJ, deve ser informado a Direção Estadual, para in-clusão do CNPJ no TRE/SC. O processo inteiro não pode-rá exceder 30 dias corridos.

CONTA BANCÁRIA

Após todos esses passos, o/a presiden-te/a e o/a tesoureiro/a de-vem abrir duas contas ban-cárias, preferencialmente no Banco do Brasil. Uma conta será referente “Outros Re-cursos”, que será utilizada para arrecadação de filiados e despesas mensais da comis-são provisória. A outra conta será de “Doação de Campa-nha”, utilizada no período eleitoral, para movimentar recursos de campanha. Para abrir a conta, é necessário o CNPJ, o registro de composi-ção partidária, ata da

forma-COMO ORGANIZAR O

PSOL NA SUA CIDADE

Para formar uma

comis-são provisória do PSOL na sua cidade, é preciso atender a alguns critérios. Veja como fazer passo a passo.

FILIAÇÃO

é preciso ter pelo menos cinco filiados ao par-tido no município.

CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA

os filiados devem contribuir regularmente com o PSOL. A contribuição mínima é de R$ 10. Em casos especiais, o fi-liado ou filiada pode solicitar isenção. Mais informações sobre a contribuição podem ser obtidas em https://doa-caolegal.com.br/d/psol-sc/ doar

COMISSÃO PROVISÓRIA

será composta por um mínimo cinco e um máximo de 15. As funções variam de acordo com a necessidade local, mas a composição mais comum é

presidente, tesoureiro, se-cretário-geral, secretário de formação e secretário de comunicação. As funções obrigatórias são presidência e tesouraria. Outras funções costumam compor a comis-são e devem ser avaliadas pelo grupo local.

ESCOLHA DA DIREÇÃO

A reu-nião de composição do par-tido deve ser convocada por um grupo de filiados, con-vidando todos os filiados. Também deve-se comuni-car a direção estadual, com data, local e horário. A ata de eleição e posse da direção municipal deve conter os se-guintes dados dos dirigentes eleitos:

• Nome completo • Endereço completo • Número do título de eleitor • CPF

(7)

ção da comissão provisória e documentos pessoais do/a presidente/a e do/a tesou-reiro/a. A comissão provi-sória pode solicitar isenção de tarifas de pacote de servi-ço ao banco, isto é, não terá cobrança apenas pela conta existir. As cobranças serão feitas por serviço utilizado, como fornecimento de che-ques, transferência e etc.

ELEIÇÃO DE UMA NOVA

COM-POSIÇÃO PARTIDÁRIA

Sempre que houver eleição para uma nova composição partidá-ria e acontecer à troca de/a presidente/a e tesoureiro/a, deve ser alterado tanto no TRE/SC (informando o Dire-tório Estadual), quanto a Re-ceita Federal, através de um DBE – Documento Básico de Entrada.

OBRIGAÇÕES PERANTE A

RE-CEITA FEDERAL

Além da pres-tação de contas anuais para o TRE/SC, a comissão pro-visória possui obrigações a serem entregues para a Re-ceita Federal, decorrente da abertura do CNPJ. Caso estas obrigações não sejam entre-gues no prazo, elas incorrem em multas pelo atraso, que pode ocasionar em bloqueio de conta bancária e CNPJ em situação de “Inapto”. Por-tando, procure um contador para a entrega das devidas declarações.

(8)

PRESTAÇÃO DE CONTAS

A prestação de contas

partidárias é obrigatória, e deve ser realizada anual-mente, em abril. Todas as ci-dades em que há/houve co-missão provisória registrada no ano anterior devem pres-tar contas no ano corrente.

Se o PSOL na sua cida-de não realizou nenhuma movimentação financeira, é possível fazer uma pres-tação de contas online, sem necessidade de contador, via SPCA (Sistema de prestação de contas anuais), acessan-do http://inter01.tse.jus.br/ spca/login/login.faces#blo-queio e preenchendo o for-mulário. Contudo, devem ser apresentados os extratos bancários comprovando a ausência de movimentação.

Se este não é o seu caso, procure um contador, que deverá preparar os demons-trativos para o TRE/SC, além de preparar a contabilidade da comissão provisória.

Depois de tudo pronto, um advogado precisa

repre-sentar o partido perante a Justiça Eleitoral.

A obrigação da prestação de contas é de cada comissão provisória, cabendo a Dire-ção Estadual apenas auxiliar, orientar e eventualmente conseguir um apoio jurídico para os municípios.

Em anos eleitorais, todas as comissões provisórias, havendo movimentação ou não, também estão obriga-das a entrega de prestação de contas eleitorais.

CONTATOS

FALE COM A EXECUTIVA Miriam Mattos (Biguaçu) Presidenta

(48) 991145424

Edemiler Api (Florianópolis) Tesoureiro

48- 999217305

Tiago Azevedo (Rio do Sul) Secretário Geral

48-998298367

Valter Seicho Tamagusko (Florianópolis)

Secretário de Comunicação 48 99102-0713

Mario Roberto Dutra (Joinville)

Secretário de Formação 47-99734-5692

Adriana Aviz (Florianópolis) Relações Institucionais 48-991553106 Fabiana Toledo (Florianópolis) Movimentos Sociais (48) 98509185 Marcio Bittencourt (Florianópolis) Secretário de Organização 48-998083820

Daniel da Cunda Correa (Florianópolis) 1ª Secretário 48 99119-7830 PARLAMENTARES Gabinete do Vereador Afrânio Boppré Telefone: (48) 3027-5791 @afranioboppre50 Gabinete do Vereador Marquito Telefone: (48) 3027-5812 @marcosjosedeabreu SEDE ESTADUAL

PSOL-SC Rua Pedro Soares, 64, Centro – Florianópolis. CEP 88020-070. Telefone: 3027-5050.

Email: atendimento.psol@ gmail.com

(9)

Ficha de Filiação P

artidária

Dir

etório Estadual

de Santa Catarina

Partido Socialismo e Liber

dade

. . -C EP -Em ail , 0 0 D ata de fil iaç ão O ele ito r, o ra f ilia do , d ecl ara qu e est á d e a co rd o c om o P ro gra m a e Es tat uto do P SO L C on trib uiç ão m en sal R $ O bs erv açõ es 1ª V ia E sta du al 2ª V ia F ilia do A bo na do r A ssi na tu ra C PF M un icíp io En de reç o N om e C om ple to : T ele fo ne B air ro C elu lar Z on a Se ção D ata de N asc . N º tí tu lo d e e leit or

Ficha de Filiação P

artidária

Dir

etório Estadual

de Santa Catarina

Partido Socialismo e Liber

dade

. . -C EP -Em ail , 0 0 D ata de fil iaç ão O ele ito r, o ra f ilia do , d ecl ara qu e est á d e a co rd o c om o P ro gra m a e Es tat uto do P SO L C on trib uiç ão m en sal R $ O bs erv açõ es 1ª V ia E sta du al 2ª V ia F ilia do A bo na do r A ssi na tu ra C PF M un icíp io En de reç o N om e C om ple to : T ele fo ne B air ro C elu lar Z on a Se ção D ata de N asc . N º tí tu lo d e e leit or

(10)

DIRETÓRIO ESTADUAL DO PSOL.

Rua Pedro Soares, 64. Centro, Florianópolis, SC.

CEP 88020-070. Email atendimento.psol@gmail.com

Referências

Documentos relacionados

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

As IMagens e o texto da Comunicação (com as legendas incluídas) devem ser enviadas por correio eletrônico. Comitê

O capítulo 4, Tópico discursivo, é dedicado à organização tópica, ou temática, do texto. Trata-se de um dos fatores mais importantes para a construção da sua coerência

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Os autores constataram que a incidência dos hábitos diminui com a idade, que há uma prevalência para o gênero feminino e que a prevalência de hábitos de sucção para ambos os

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

7º É de responsabilidade do bolsista/colaborador de ID a apresentação do TERMO ADITIVO DE EQUIVALÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São