• Nenhum resultado encontrado

AÇOREANA Companhia de Seguros. Informação de Procedimentos. Gestão de Sinistros Automóvel

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AÇOREANA Companhia de Seguros. Informação de Procedimentos. Gestão de Sinistros Automóvel"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Informação de Procedimentos

de

(2)

1.

PARTICIPAÇÃO DO ACIDENTE

• Deve ser feita em impresso de Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA), ou através de qualquer outro meio de comunicação que não exija a presença física, desde que dela fique registo escrito ou gravado.

• Deve reflectir as circunstâncias do acidente e reunir as informações que permitam o seu enquadramento.

• Quando a participação do sinistro (DAAA) se encontra assinada por ambos os condutores envolvidos no sinistro, presume-se que o evento se verificou nas circunstâncias, moldes e com as consequências constantes da mesma.

2.

ABERTURA DO PROCESSO DE SINISTRO

• Analisadas as Coberturas e confirmada a validade do contrato de seguro no âmbito do qual a participação foi efectuada, é aberto o processo de sinistro ao abrigo de Responsabilidade Civil (danos causados a terceiros pelos segurados da CSA) e/ou ao abrigo da Cobertura Facultativa de Danos Próprios (danos causados no veículo garantido na apólice).

• No momento da abertura do processo de sinistro é enviada uma comunicação ao terceiro lesado e/ou tomador do seguro e/ou segurado, de forma automática, através de SMS,

e-mail e / ou carta, com um código de Utilizador e password individualizada, para acesso à

Internet - site da CSA – Portal de Informação ao Lesado.

3.

MARCAÇÃO DA PERITAGEM

O contacto para marcação da Peritagem é efectuado no prazo de dois (2) dias úteis, após a comunicação da ocorrência do sinistro automóvel.

4.

CONCLUSÃO DA PERITAGEM

As peritagens são concluídas: SEM DAAA:

• Quando a CSA tem Direcção Efectiva da Reparação (DER) – reparação efectuada em oficina indicada pela Seguradora: (Rede de Oficinas Qualificadas – identificadas no Site da CSA) e aceite pelo Lesado e não há necessidade de desmontagem do veículo:

(3)

peritagem estão disponíveis no prazo de quatro (4) dias úteis após a conclusão das peritagens.

9

Os Relatórios de Peritagem podem ser visualizados através de consulta do Endereço da CSA na Internet, sendo o Cliente ou Lesado notificado do facto, através de SMS, e-mail e / ou carta, ou enviados após solicitação escrita do proprietário do veículo.

9

Quando existe necessidade de desmontagem, o tomador do seguro, segurado ou terceiro lesado é notificado da data da conclusão da peritagem, no prazo máximo de doze (12) dias úteis.

• Quando a CSA não tem a Direcção Efectiva da Reparação (DER), os prazos de conclusão das peritagens, apenas se iniciam a partir do momento em que haja disponibilidade da oficina e autorização do proprietário do veículo.

COM DAAA:

• Os prazos acima indicados são reduzidos a metade.

REDE DE OFICINAS QUALIFICADAS (ROQ)

Através da consulta ao site institucional da CSA, é possível aos Clientes (segurados, terceiros lesados) visualizarem a Rede de Oficinas Qualificadas (ROQ), de forma a identificarem a oficina que mais se adequa à suas necessidades de localização e marca do veículo, para solicitarem à CSA a marcação da peritagem do seu veículo, conforme print do ecran em anexo.

A ROQ é constituída por um conjunto de oficinas com garantia de reparação credenciada e reconhecida pela marca do automóvel que, pela sua competência técnica, asseguram um trabalho de qualidade e consagram vantagens para o Cliente, de que se destaca a cedência de veículo de cortesia a ser entregue à porta da oficina no momento em que a viatura fica para reparação, sem o incómodo do seu proprietário ter que se deslocar a uma alugadora., check up’s anuais gratuitos e lavagens, assim como descontos em futuras reparações e outros serviços prestados pela oficina a título particular, ou seja, serviço personalizado a todos os clientes / lesados.

(4)

• Da pesquisa por marca / local resulta a informação da oficina que satisfaça os critérios colocados, conforme print do ecran em anexo.

(5)

5.

DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADES

Em cumprimento dos prazos previstos no Decreto-Lei nº 83/2006, a assumpção ou declinação da responsabilidade é comunicada:

• No prazo de trinta (30) dias úteis, para os casos em que não existe uma DAAA correctamente preenchida e em quinze (15) dias úteis, para aqueles em que existe o referido documento.

Logo que a responsabilidade seja assumida e os danos sejam quantificáveis, ao Tomador/Segurado/Terceiro lesado será apresentada proposta razoável de indemnização.

6.

PERDA TOTAL

Um veículo é considerado Perda Total (art. 20º I) quando:

9

Tenha ocorrido o seu desaparecimento ou destruição total;

9

A reparação é materialmente impossível ou tecnicamente desaconselhável, por terem sido gravemente afectadas as suas condições de segurança;

9

O valor estimado para a reparação dos danos sofridos, adicionado ao valor de salvado, ultrapassa 100% do valor venal do veículo imediatamente antes do sinistro.

O valor venal do veículo é calculado com base no valor de venda no mercado no momento anterior ao acidente ou com base nas tabelas de desvalorização utilizadas pelas Seguradoras.

O valor da indemnização por Perda Total é determinado com base no valor venal do veículo, deduzido do valor do respectivo salvado, que ficará na posse do seu proprietário.

Ao propor o pagamento de uma indemnização com base na Perda Total, a CSA presta as seguintes informações:

9

Identificação da entidade que efectuou a quantificação do valor estimado da reparação e a apreciação da sua exequibilidade;

9

Valor de venda no mercado no momento anterior ao acidente;

9

Valor de venda com base nas tabelas de desvalorização utilizadas pelas seguradoras.

9

Estimativa do valor do respectivo salvado e a identificação de quem se compromete a adquiri-lo com base nessa avaliação.

(6)

7.

VEÍCULO DE SUBSTITUIÇÃO

• A partir da data em que a CSA assume a responsabilidade exclusiva pelo ressarcimento dos danos resultantes do acidente e se verifique imobilização do veículo sinistrado, é disponibilizado ao terceiro lesado um veículo de substituição de características idênticas à do seu e com contrato de seguro com coberturas semelhantes, apenas durante o período acordado com a oficina (escolhida pelo terceiro lesado*) para a reparação, conforme indicado no Relatório de Peritagem.

• No caso de se tratar de Perda Total, a obrigação de cedência do veículo de substituição termina no momento em que a CSA coloca à sua disposição o pagamento da indemnização.

(*) Se tratar de uma oficina indicada pela CSA da Rede de Oficinas Qualificadas (ROQ) e aceite pelo Cliente ou Lesado, o aluguer é assumido durante o período efectivo da reparação.

8.

PAGAMENTO DA INDEMNIZAÇÃO

• A CSA indemniza o lesado dos prejuízos resultantes do sinistro até 8 dias após aceitação da responsabilidade e mediante a apresentação dos respectivos documentos.

(7)

Recepção de Participação/ Reclamação 4 dias 30 dias 2 dias

I) Relativamente aos prazos definidos para as actividades de (b) a ( e), os mesmos são; i) Reduzidos a metade no caso de existir uma DAAA

ii) Duplicados no caso de ocorrência de factores climatéricos excepcionais ou da ocorrência de um número de acidentes excepcionalmente elevado em simultaneo.

II) Para os prazos (b) e ( c) e no caso da seguradora não deter a direcção efectiva da reparação oficina escolhida pelo lesado -os mesm-os contam-se a partir do dia em que exista disponibilidade da oficina e da autorização do proprietário do veículo. III) Os prazos suspendem-se nas situações em que a empresa de seguros se encontre a efectuar uma investigação por suspeita

fundada de fraude.

IV) Todos os prazos são contados em dias uteis.

QUADRO DE PRAZOS - ARTIGO 20º F

( considerando participação sem DAAA )

Periodo para reacção do Segurado 5 dias Decisão final da Seguradora Disponibilização de relatório peritagem após conclusão (d) Comunicação de decisão sobre responsabilidade ( e) com necessidade de desmontagem ( c) 8 dias 12 dias Conclusão da peritagem sem necessidade de desmontagem (b) Conclusão da peritagem 1º Contacto para marcação peritagem 2 dias (a)

Referências

Documentos relacionados

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

O construto estilo e qualidade de vida é explicado pelos seguintes indicadores: estilo de vida corrido realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, realização

Poderá o azote ser absorvido, aprehendi- do directamente pelas vegetaes ? E' uma ques- tão que segundo creio está hoje resolvida af- íirmamente como veremos. Da exposição al- guma

Cabimento de Habeas Corpus em Sede de Punições Disciplinares Militares LIRA, Nádja Karla Araújo dos Reis1 RESUMO O presente trabalho tem o condão de suscitar a possibilidade

Nesse âmbito, a jurisprudência tem posicionamento no sentido de que é possível o cabimento do habeas corpus para trancamento do inquérito policial e que não demande o exame

Determinar o perfil fitoquímico dos extratos aquosos das folhas de Physalis angulata L., silvestres e cultivadas, e avaliá-los quanto à influência do método de extração e