• Nenhum resultado encontrado

Legislação Universitária de Interesse do Estudante. Aspectos da legislação universitária que dizem respeito ao estudante de graduação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Legislação Universitária de Interesse do Estudante. Aspectos da legislação universitária que dizem respeito ao estudante de graduação."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Legislação Universitária de Interesse do Estudante

Aspectos da legislação universitária que dizem respeito ao estudante de graduação. Calendário Escolar

O Calendário Escolar que é fixado através de Portaria baixado pelo Diretor, prevê:

1- pelo menos 100 (cem) dias letivos semestrais, excluído o tempo destinado à verificação de aproveitamento;

2- início e fim das épocas de matrícula, de recebimento de pedidos de trancamento de matrícula e de transferência de alunos;

3- dias de suspensão das atividades escolares; 4- outras exigências.

Matrícula

O estudante da FCAV/UNESP realiza dois tipos de matrículas:

1- uma quando, ao ser aprovado no Vestibular, se apresenta no Câmpus com a documentação exigida. Essa matrícula só é feita uma vez e tem validade até que o aluno se gradue.

2- no outro tipo, a matrícula tem que ser feita a cada período letivo, no nosso caso, semestralmente, conforme datas estabelecidas pelo Calendário Escolar. Essa matrícula, no Câmpus de Jaboticabal, obedece ao chamado sistema de matrícula por disciplina (créditos) e é on-line.

O sistema de matrícula por disciplina caracteriza-se pelo fato de que o aluno poderá, obedecendo o mínimo de três, matricular-se nas disciplinas respeitando o número máximo de créditos por semestre. No caso de um semestre sem matrícula, em no mínimo três disciplinas, o aluno é automaticamente cancelado do Curso.

Orientação para Matrícula

1- Não são aceitas matrículas:

a) Fora do prazo estabelecido pelo Calendário Escolar aprovado pela Congregação. b) Com coincidência de horário.

2- O aluno deverá se matricular no mínimo em três disciplinas, salvo nos seguintes casos: a) Depender de aprovação em uma ou duas disciplinas para integralização dos créditos;

b) Não tenha condições para cursar outras disciplinas;

c) Esteja dependendo apenas do Trabalho de Graduação ou Estágio Curricular para a graduação.

3- Todas as matrículas estarão sujeitas a remanejamento para equlibrio das turmas práticas;

4- Não serão atendidos requerimentos com solicitação de inclusão de disciplinas e/ou mudança de horário após a matrícula.

(2)

Identificação do Aluno

No ato da matrícula, o aluno receberá seu código de identificação, que será constituído da seguinte forma, da esquerda para a direita:

1- os 04 (quatro) primeiro dígitos indicando o ano de ingresso no curso; 2- o quinto, sexto e sétimo dígitos indicando o número do aluno no curso;

Todos os alunos poderão solicitar, ao ingressar na Faculdade, a cédula de identidade estudantil, com validade anual, que é um documento hábil para a sua identificação no Campus. Sistema de Crédito

A disciplina é um conjunto sistematizado de conhecimentos afins à qual se atribui um determinado número de créditos. A unidade de crédito corresponde ao número de horas de atividades programadas, a serem desenvolvidas semanalmente pelo corpo discente, em período de tempo específicado (semestre letivo).

As atividades programadas compreendem: 1- aulas teóricas;

2- aulas teórico-práticas ou práticas; 3- execução de pesquisas;

4- trabalhos de campo (qualquer atividade intra ou extramuros, como viagens, excursões e visitas programadas para pesquisa ou aprendizado local e outras atividades equivalentes);

5- seminários ou equivalentes; 6- leituras programadas e 7- trabalhos escritos.

Não se atribuirão créditos ao aluno, na disciplina cursada, quando não tenha sido obtida a freqüência mínima exigida em Lei (70%), independentemente de seu aproveitamento.

Não serão atribuídos créditos às horas correspondentes a: 1- provas e exames;

2- estudos, exercícios, projetos e/ou pesquisa de iniciativa individual;

3- quaisquer outras atividades, ainda que de caráter obrigatório, explicitamente quando não contidas nas horas/aula;

4- disciplina em que o aluno esteja reprovado. O Conselho Federal de Educação (CFE), orgão do MEC, é que determina a duração mínima e a máxima dos cursos universitários do país.

Freqüências às Aulas

É obrigatória a freqüência do aluno às atividades programadas pelas disciplinas, cabendo ao professor a responsabilidade de verificação.

O aluno que não freqüentar pelo menos 70% das aulas dadas, estará automaticamente reprovado na disciplina, independentemente de nota.

A freqüência dos alunos será registradas por hora/aula, obedecendo os horários oficiais da Faculdade. As aulas serão registradas de acordo com a sua modalidade.

Não há abono de faltas, qualquer que tenha sido a razão do não comparecimento do aluno, ressalvados os casos amparados pela legislação vigente (serviço militar, portadores de afecções e gravidez) – Regime de Exercícios Domiciliares.

(3)

A solicitação para correção das listas de freqüência, nos casos de erro de anotação, deverá ser feita pelo(s) docente(s). A divulgação das faltas é feita pela graduação on-line.

O comparecimento do aluno eleito, na forma regulamentar, às reuniões dos órgãos colegiados, quando oficialmente convocado, constitui o cumprimento do dever escolar, não podendo o aluno ser considerado ausente em qualquer outro ato realizado no mesmo horário.

As faltas coletivas dos alunos serão consideradas como aulas efetivamente ministradas pelo professor responsável pela disciplina, vedada a reposição do programa.

Avaliação para Aprovação do Aluno nas Disciplinas

A avaliação para aprovação dos alunos será feita em cada disciplina, em função do aproveitamento em provas, seminários, trabalhos de campo, entrevistas, trabalhos escritos e outros, a critério do(s) docente(s) responsável(is). A média será feita com base em notas graduadas de zero a dez, com aproximação de décimos. Os critérios de avaliação são estabelecidos nos Programas de Ensino de cada Disciplina. Este programa bem como o calendário de provas deverá ser entregue pelo docente aos alunos na primeira semana de aula.

O aluno será considerado aprovado se atingir média final igual ou superior a cinco e, no mínimo, 70% de freqüência nas aulas efetivamente ministradas.

Regime Especial de Recuperação

Os alunos reprovados em disciplina(s) de regime normal, por nota, poderão cursá-la(s) uma única vez, em Regime Especial de Recuperação, no semestre imediato ao da reprovação, desde que atendam ao dispostos na Resolução UNESP nº 45/95 RER. Poderão ser cursadas até duas disciplinas em Regime Especial de Recuperação, simultâneamente. No caso de mais que duas reprovações por nota, o aluno deverá escolher as duas disciplinas que pretende cursar em Regime Especial de Recuperação; as demais deverão ser cursadas em regime normal, nos semestres em que forem oferecidas. Matrículas em Regime Especial de Recuperação deverão ser solicitadas no período de matrículas pela graduação on-line.

Banca Especial

O aluno reprovado duas vezes consecutivas, pelo mesmo professor, numa mesma disciplina, terá o direiro à avaliação por Banca Especial indicada pelo Conselho Departamental e aprovada pela Congregação, ouvido o Conselho de Curso. O benefício da Banca Especial, será assegurado ao aluno que venha a matricular-se pela terceira vez numa determinada disciplina. Caberá ao aluno, no ato da matrícula, requerer ao Diretor a constituição de Banca Especial.

Revisão de Provas

Os Departamentos deverão divulgar as notas de avaliações, especificamente as de provas, até 7 (sete) dias antes da realização da prova subseqüente, com exceção da última avaliação. Após a divulgação da nota pelo Departamento, o aluno terá direito de examinar sua prova, junto com o docente responsável, até no máximo, 2 (dois) dias úteis após a divulgação das notas. Caso haja discordância entre as partes envolvidas, a revisão da prova escrita somente será concedida ao aluno que solicitá-la, ao Chefe do Departamento, por escrito, no prazo máximo de 3 (três) dias úteis após a divulgação das notas pelo Departamento. A revisão da prova será feita por 2 (dois) professores indicado pelo Chefe do Departamento, além do docente que atribuiu a nota, na presença do aluno interessado. Os casos omissos serão resolvido pelos respectivos Conselhos de Cursos de Graduação.

(4)

O Programa Especial de Treinamento (PET) é uma iniciativa da CAPES com objetivo primordial de despertar nos alunos o gosto pelo saber. O PET-CAPES desenvolve atividades de 12 horas semanais com trabalhos fora da classe que envolvem seminários, palestras, discussões em grupo, debates, excursões técnicas, visitas a propriedades para contato com agricultores, estudo de temas correlacionados ao curso e Projetos de Pesquisa.

Os alunos ingressam no PET a partir do 3º período escolar e permanecem até o último, sendo o programa constituído de 12 alunos de todos os períodos escolares que atuam em grupo em todas atividades.

Os resultados têm sido muito proveitosos, pois elevam o nível do curso através da integração dos alunos entre si, com os professores, com a realidade do país e principalmente com os agricultores.

Interrupções dos Estudos

Podem ocorrem por trancamento, cancelamento e suspensão de matrícula. Trancamento de Matrícula:

É a interrupção dos estudos em uma ou mais disciplinas, devendo no entanto, manter-se matriculado em pelo menos três disciplinas.

O trancamento de matrícula, só poder ser solicitado a partir do segundo ano do curso.

O pedido de trancamento de matrícula em determinada disciplina somente poderá ser solicitado até o transcurso de metade do tempo útil destinado à ministração dessa disciplina. O prazo máximo para trancamento de matrícula em cada semestre letivo é divulgado através do Calendário Escolar aprovado pela Congregação.

Suspensão de matrícula: É a interrupção total dos estudos. O aluno só adquire direito a partir do segundo ano de curso, a não ser por razões militares. É concedida a juízo do Conselho de Curso, uma única vez no curso, por um ano, prorrogável por mais um.

Cancelamento do curso: Ocorre nas seguintes circunstâncias:

1. quando houver impossibilidade de integralizar o currículo no prazo máximo estabelecido pelo CFE (Conselho Federal de Educação);

2. solicitação por escrito por parte do aluno;

3. abandono do curso por não confirmação de matrícula ou não comparecimento aos vinte primeiros dias letivos consecutivos sem justificativa aceita pela Congregação, no caso de alunos ingressantes; e

4. no caso de não renovação semestral de matrícula dentro dos prazos estabelecidos pelo calendário escolar.

Transferência de Alunos

Para prosseguimento de estudo, a UNESP recebe alunos da graduação de instituições nacionais e estrangeiras, bem como alunos da própria UNESP.

A transferência procede em cursos cursos idênticos, ou cursos não idênticos, mas da mesma área de conhecimento (ciências biológicas, exatas e humanas).

São condições para se efetuar as tranferências: 1. existir vaga;

(5)

2. o interessado não estar matriculado nos dois primeiros e dois últimos semestres letivos;

3. o interessado ter cursado pelo menos 50% das disciplinas cursadas nos dois primeiros semestres letivos ou no máximo 60% dos créditos do currículo do estabelecimento de origem;

4. aproveitamento de pelo menos três disciplinas; 5. reconhecimento do curso de origem; e

6. outras condições fixadas pela Unidade. Regime Disciplinar do Corpo Discente Capítulo III

Regime Geral da Unesp

Artigo 161 - Constituem infrações disciplinares do corpo discente:

I. inutilizar, alterar ou fazer qualquer inscrição em editais ou avisos afixados pela administração;

II. fazer inscrições em próprios da Universidade ou nos objetos de propriedades da UNESP e afixar cartazes fora dos locais a eles destinados;

III. retirar, sem prévia permissão da autoridade competente, objeto ou documento existente em qualquer dependência da UNESP;

IV. praticar ato atentatório à integridade física e moral de pessoas ou aos bons constumes;

V. praticar jogos de azar;

VI. guardar, transportar e utilizar arma ou substância que cause qualquer tipo de dependência;

VII. perturbar os trabalhos escolares, as atividades científicas ou o bom funcionamento da administração;

VIII. promover manifestações e propaganda de caráter político-partidário, racial ou religioso, bem como incitar, promover ou apoiar ausência coletiva aos trabalhos escolares a qualquer pretexto;

IX. desobedecer aos preceitos regulamentares do Estado, do Regimento Geral, dos regimentos das unidades universitárias e de outras normas fixadas por autoridade competente;

X. desacatar membro da comunidade universitária;

XI. praticar ato que atentem contra o patrimônio científico, cultural e material da UNESP. Artigo 162 - As penas disciplinares aplicáveis aos membros do corpo discente são:

I. advertência verbal; II. repreensão; III. suspensão; IV. desligamento.

Artigo 163 - A competência para aplicação das penas disciplinares impostas ao corpo discente será:

I. do Chefe do Departamento nos casos de advertência verbal; II. do Diretor nos casos de repreensão e de suspensão;

III. do Reitor, nos casos de desligamento.

§ 1º - Só serão consideradas para efeito de aplicação das penas disciplinares as faltas cometidas intra câmpus.

§ 2º - Da pena disciplinar aplicável caberá recurso ao órgão colegiado superior competente no prazo de 10 (dez) dias da ciência do interessado ou de publicação da decisão.

(6)

Artigo 163A - O registro da sanção aplicada a discente não constará no histórico escolar. Parágrafo Único - Será cancelado do prontuário do aluno o registro das sanções previstas nos incisos I e II do artigo 162 se, no prazo de um ano da aplicação, o discente não incorrer em reincidência.

Requerimento e Recursos

Quaisquer requerimentos formulados pelo aluno, relativo à suas atividades escolares, deverão ser encaminhados, via Seção de Comunicações (Protocolo), ao Conselho de Curso de Graduação.

Referências

Documentos relacionados

O Planejamento Estratégico Governamental- PEG é uma metodologia científica oriunda do Planejamento Estratégico Situacional-PES,direcionadoespecificamente para os

Diante disso, definiram-se como objetivos deste estudo: ana- lisar as experiências intergeracionais de mulheres migrantes da mesma família sobre a amamentação e apreender as

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos