• Nenhum resultado encontrado

AVISO DE EDITAL Nº 0 1 / 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVISO DE EDITAL Nº 0 1 / 2018"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO

COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

AVISO DE EDITAL Nº 0 1 / 2018

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, tendo em vista o contrato firmado com a Ordem dos Advogados do Brasil-Sessão Goiás/Escola Superior da Advocacia (OAB/ESA-GO), vem tornar público aos interessados, que estarão abertas as inscrições ao curso de Especialização em Direito do Consumidor, no período de 05/03/2018 a 28/03/2018, pelo site www.oabgo.org.br/esa/home/.

O edital e/ou informações adicionais podem ser obtidos na Coordenação Geral dos Cursos de Especialização da Faculdade de Direito, situada na Avenida Universitária, s/nº, Campus I – Setor Universitário, Goiânia, Estado de Goiás, bem como na secretaria da ESA, situada na Rua 101, nº 123, Setor Sul, Goiânia-GO ou pelos sites

www.direito.ufg.br e www.oabgo.org.br/esa/home/.

Goiânia, 1º de março de 2018.

Prof. Dr. Diógenes Faria de Carvalho

Coordenador do Curso de Especialização em Direito do Consumidor

Profª. Drª. Bartira Macedo de Miranda Santos Diretora da Faculdade De Direito da UFG

(2)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

EDITAL Nº 01/2018

EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR

1.1 A Coordenação Geral dos Cursos de Especialização da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, com sede na Praça Universitária, s/nº, na Cidade de Goiânia, Estado de Goiás, torna público que estarão abertas as inscrições o Curso de Especialização em Direito do Consumidor.

1.2 O Curso será realizado no período de 04/05/2018 a 20/09/2019, totalizando a carga horária total de 390 horas, ministrado as sextas (das 18h às 22h) e sábados (das 8h30 às 12h e/ou das 14h às 17h), em finais de semana alternados. Contudo, algumas aulas poderão ser ministradas durante a semana, em dias úteis, no período noturno.

1.3 O Curso de Especialização em Direito do Consumidor será realizado mediante convênio entre a UFG e a Escola Superior da Advocacia da OAB/GO.

1.4 A UFG será responsável pela seleção pública para o preenchimento das vagas. A ESA/OAB será responsável pelo custeio do curso, ficando responsável pelas cobranças das taxas e mensalidades.

1.5 O Curso de Especialização em Direito do Consumidor destina-se a advogados inscritos na OAB/GO, tendo como objetivos principais:

a) qualificar e aprimorar a atuação profissional dos advogados; b) estudar, de forma aprofundada, o Direito do Consumidor;

c) Buscar a capacitação de profissionais para atuação na efetiva harmonização entre os interesses de fornecedores e consumidores;

d) Instigar a criação de ações interventivas em busca da harmonização das relações de consumo, estimulando o diálogo entre os envolvidos na temática da defesa dos direitos do consumidor e da concorrência;

e) Dar uma visão abrangente dos direitos e normas de proteção ao consumidor, bem como, dos mecanismos e órgãos de defesa desses direitos.

(3)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

2.1. As inscrições serão realizadas no período de 05/03/2018 a 28/03/2018, exclusivamente pelo site www.oabgo.org.br/esa/home/.

2.2. As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a instituição do direito de excluir do processo seletivo aquele que não preencher o formulário de forma completa e legível e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3.1.Serão oferecidas 60 (sessenta) vagas, assim distribuídas:

a) 6 (seis) vagas para os servidores técnico-administrativos e professores da UFG; b) 4 (quatro) vagas para as pessoas com deficiência (PcD), inscritos na OAB-GO; c) 50 (cinquenta) vagas para os advogados inscritos na OAB-GO.

3.2.Para todos os candidatos os critérios e procedimentos de seleção serão os constantes deste Edital.

4.1.O processo de seleção ao Curso de Especialização será desenvolvido por uma Comissão de Seleção, designada pelo Conselho Diretor da Faculdade de Direito da UFG, de acordo com o regulamento do curso e com os procedimentos definidos neste Edital. 4.2.O processo de seleção será desenvolvido pela Faculdade de Direito/UFG, com provas aplicadas nas dependências da UFG ou ESA/GO.

4.3.A seleção constará de:

a) provas objetivas e discursivas d a disciplina de Direito do Consumidor, conforme conteúdo programático anexo a este edital.

2. DA INSCRIÇÃO

3. DAS VAGAS

(4)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

4.4.O processo seletivo ocorrerá no período compreendido entre 0 5 /03/2018 a 27/04/2018, obedecendo ao seguinte cronograma:

Inscrição de 05/03/2018 a 28/03/2018

Prova dia 07/04/2018, das 14h30min às 17h30min

Resultado da prova dia 10/04/2018, às 10h

Prazo para recurso de 1 1 / 04/2018, das 14h às 18h, até o d ia 1 2 /04/2018, das 8h30 às 17h30.

Divulgação do resultado do

recurso Dia 16/04/2018 Resultado final Dia 17/04/2018 Matrícula De 23 a 30/04/2018

4.5.As avaliações serão sem consulta e de caráter eliminatório.

4.6.As avaliações serão de caráter eliminatório e o candidato para ser aprovado deverá alcançar nota mínima de 6,0 (seis).

4.7.Somente serão admitidos os recursos protocolizados por escrito, na secretaria da ESA, de forma fundamentada e dentro do prazo do edital, sem prorrogação.

4.8.Em caso de empate na nota final, a classificação ordinal será feita de acordo com a maior idade, considerando aprovado o candidato mais velho.

4.9.O não comparecimento do candidato a um dos exames caracterizará desistência e resultará na sua eliminação do processo seletivo.

4.10. Não haverá segunda chamada ou repetição de nenhuma das avaliações. 4.11.Todas as avaliações receberão um valor entre zero (0,0) e dez (10,0).

4.12.O resultado final do processo seletivo será homologado pelo Conselho Diretor da Faculdade de Direito da UFG e fixado no(s) quadro(s) de aviso da secretaria e divulgado por meio eletrônico nas páginas www.direito.ufg.br e www.oabgo.org.br/esa/home/.

4.13.Da divulgação final do resultado do processo seletivo constará o nome de todos os candidatos, com exceção daqueles considerados desistentes, bem como suas respectivas notas.

(5)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

5.1. As matrículas serão realizadas no período de 23 a 30/04/2018, na Escola Superior da Advocacia, sito, Rua 101, nº 123, Setor Sul.

5.2. No ato da matrícula serão exigidos do candidato selecionado a assinatura de contrato com a Ordem dos Advogados do Brasil/ESA e os seguintes documentos:

a) Comprovante de regularidade junto à tesouraria da OAB/GO; b) Carteira de identidade e CPF (fotocópias);

c) Visto RNE para estrangeiros residentes no país (fotocópia); d) Duas fotos 3x4, recentes;

e) Certidão de casamento, caso haja alteração no nome da candidata (fotocópia);

f) Diploma de graduação em Direito, devidamente reconhecidos pelo MEC (fotocópia);

g) Laudo médico, somente para os candidatos que concorrem às vagas do item 3.1, alínea b.

5.3. Os portadores de títulos de curso superior e/ou graduação obtidos no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento dos mesmos, termo de acordo ou tratado internacional.

5.4. Somente será matriculado no curso o candidato selecionado que efetivamente comprove ter concluído curso superior devidamente reconhecido pelo órgão oficial.

5.5. O calendário de atividades do curso, inclusive o período de matrículas, será divulgado na Escola Superior da Advocacia – ESA/GO e através da homepage página

www.direito.ufg.br e www.oabgo.org.br/esa/home/.

5.6. Será permitida a matrícula por procuração, destinada especificamente a este fim, mediante a entrega do respectivo documento, em uma das seguintes modalidades:

a) Procuração registrada em cartório competente ou; b) Procuração particular, com firma reconhecida.

5.7. No ato da matrícula será necessária a apresentação do documento original de identidade do procurador.

5.8. Em hipótese alguma será permitida a matrícula condicional ou extemporânea.

5.9. O candidato classificado que não concretizar a sua matrícula por falta da documentação exigida ou deixar de comparecer ao local no período fixado para a matrícula perderá o direito à vaga do respectivo curso.

5.10. Não será permitido o trancamento de matrícula. 5. DA MATRÍCULA

(6)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

6.1 A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para este processo seletivo contidas nos comunicados e neste edital;

6.2. Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou nos comunicados, bem como o tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida neste processo seletivo;

6.3. O candidato deverá manter atualizado o seu endereço, na Secretaria do curso, enquanto estiver participando do processo de seleção;

6.4. O prazo de recurso ao processo de seleção do curso de especialização em Direito do Consumidor será de 2 dias úteis, a partir da data de divulgação do resultado final.

6.5. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Conselho Diretor da Faculdade de Direito da UFG.

Goiânia, 1º de março de 2018.

Prof. Dr. Diógenes Faria de Carvalho

Coordenador do Curso de Especialização em Direito do Consumidor

Profª. Drª. Bartira Macedo de Miranda Santos Diretora da Faculdade De Direito da UFG 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

(7)

ANEXO I – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

2

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA DE SELEÇÃO PARA

O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR

1. PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR 1.1 Defesa e proteção ao consumidor

1.2 Tratamento constitucional e na legislação ordinária 1.3 Consumidor e fornecedor – conceitos

1.4 Produtos e Serviços

1.5 Política nacional de relações de consumo

2. DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR

3. REPONSABILIDADES

3.1 Da finalidade de produtos e serviços, da prevenção e reparação de danos. 3.2 Da proteção à saúde e segurança

3.3 Da responsabilidade pelo fato do produto e do serviço 3.4 Da responsabilidade por vício do produto e do serviço 3.5 Decadência e Prescrição

3.6 Desconsideração da Personalidade Jurídica

4. PRÁTICAS COMERCIAIS 4.1 Da oferta

4.2 Da publicidade 4.3 Das práticas abusivas 4.4 Da cobrança de dívidas

4.5 Dos bancos de dados e cadastro de consumidores

5. CONTRATOS

5.1 Da proteção contratual 5.2 Das cláusulas abusivas 5.3 Dos contatos de Adesão

(8)

6.1 Da defesa do consumidor em juízo: conceito e disposições gerais 6.2 Das ações coletivas para a defesa de interesses individuais homogêneos 6.3 Das ações de responsabilidade do fornecedor de produtos e serviços 6.4 Da coisa julgada

6.5 Das medidas previstas na Lei 7347/85 6.6 Do consumidor individualmente considerado

7. PROJETOS DE ATUALIZAÇÃO DO CDC (SUPERENDIVIDAMENTO E COMERCIO ELETRONICO)

(9)

ANEXO II – BIBLIOGRAFIA

BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Trad. Mauri Gama e Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

___. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

___. Vida a crédito: conversas com Citali Rovirosa-Madrazo. Trad. Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2010a.

___. Mundo-consumo: ética del individuo em la aldea global. Trad. Albino Santos Mosquera. Buenos Aires: Paidós, 2010b.

___. A ética é possível num mundo de consumidores? Trad. Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2011a.

___. Relação de consumo e aplicação do Código de Defesa do Consumidor. 2ª ed. São Paulo: RT, 2009.

CANARIS, C. W. Direitos fundamentais e direito privado. Trad. Ingo Wolfgang Sarlet e Paulo Mota Pinto. Coimbra: Almedina, 2006.

CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. Lisboa: Almedina, 1998.

CAPELETTI, M. Formazioni socialei e interessi de grupo davante alla giustizia civile. Rivista de Diritto Processuale Civile. n.3. p. 361-402. Milano: Giuffré, 1975.

CARPENA, Heloísa. Abuso do direito nos contratos de consumo. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

CARVALHO, D. F. de. Do princípio da boa-fé objetiva nos contratos de consumo. Goiânia: PUC Goiás Editora, 2011.

CARVALHO, D. F. de. FERREIRA, V. H. A; SANTOS, N. dos. Sociedade de consumo: pesquisas em direito do consumidor. Goiânia: PUC Goiás Editora, 2015.

CASTELLS, M.. A era da informação:economia, sociedade e cultura - a sociedade em rede. São PAulo: Paz e Terra, 2000.

(10)

weaker party. A comparative analysis of the constitutionalisation of contract law, with emphasis on riscky financial transaction. München: Sellier European Law Publishers, 2007.

COUTANT-LAPALUS. C. Le principe de la réparation intégrale em droit privé. Aix de Marseille: Presses Universitairesd'Aix de Marseille, 2002.

DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

FEATHERSTONE, M. Cultura de consumo e pós modernidade. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

FERREIRA, V. H. A.. A publicidade e a (hiper)vulnerabilidade da criança/adolescente-consumidor. 2012. Disponível em: http://www.claudemirpereira.com.br/2012/08/a-publicidade-e-a-hipervulnerabilidade-da-criancaadolescente-

consumidor/#ixzz2V4WuUdBF. Acesso em abril de 2015.

___. Turista-Consumidor. 2012. Disponível em: http://www.claudemirpereira.com.br/2012/12/turista-consumidor-por-vitor-hugo-do-amaral-ferreira/#ixzz2V4W1hyOD. Acesso em abril de 2015.

FILHO, S. C. Programa de Direito do Consumidor. São Paulo: Atlas, 2008.

GRAU, E. R. A ordem econômica na Constituição de 1988. São Paulo: Malheiros, 2003.

HART, H. O conceito de direito. Trad. Ribeiro Mendes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.

HESSE, K. Derecho constitucional y derecho privado. Madrid: Civitas, 1991.

ITURRASPE, J. M.; LORENZETTI, R. L. Defensa del consumidor. Buenos Aires: Rubinzal Culzoni, 1993.

KHOURI, P. R. Direito do consumidor. São Paulo: Atlas, 2014.

(11)

MARQUES, C. L. Diálogo das Fontes: do conflito à coordenação de normas de direito brasileiro. Ed. Revista dos Tribunais, São Paulo: 2012.

___. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o novo regime das relações contratuais. 4ed. São Paulo: Editora dos Tribunais, 2017.

___; MIRAGEM, B. O novo direito privado e a proteção dos vulneráveis. São Paulo: RT, 2016.

MIRAGEM, B. Direito do Consumidor: fundamentos do direito do consumidor; direito material e processual do consumidor; proteção administrativa do consumidor; direito penal do consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.

MORAES, Paulo Valério Dal Pai. Código de defesa do consumidor: o princípio da vulnerabilidade no contrato, na publicidade, nas demais práticas comerciais: interpretação sistemática do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2009.

OLIVEIRA, M.; JESUS, F. Arquitetura situacional do crédito: tempo, cognição, afeto e decisão. Revista Crítica de Ciências Sociais - 101/2013, colocada online no dia 17 de fevereiro 2014. Disponível em http://rccs.revues.org/5356; DOI:104000/rccs.5356.

PRATA, A. A tutela constitucional da autonomia privada. Coimbra: Almedina, 1982.

RÁO, V. O direito e a vida dos direitos. São Paulo: RT, 1997.

SCHIMITT. C. Consumidores hipervulneráveis: a proteção do idoso no mercado de consumo. São Paulo: Atlas, 2014.

SENADO FEDERAL, Relatório vinte anos de vigência do Código de Defesa do Consumidor. Brasília: Gráfica do Senado Federal, 2010, p. 1 e seg.

SLATER, D. Cultura do consumo e modernidade. São Paulo: Nobel, 2001.

Referências

Documentos relacionados

O Programa REUNI foi instituído pelo governo federal em 2007 e possuía, como principal objetivo, reestruturar a educação superior no Brasil, dotando as

Vale ressaltar que o PNE guarda relação direta com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social, além de

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

Apesar da melhora de desempenho nas compras dos setores pesquisados, os instrumentos de pesquisa utilizados permitiram verificar que na Universidade Federal de

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de