• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PROEX/DAC N. 005/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES NO PERÍODO DE 25 DE MAIO A 15 DE JUNHO DE 2010 PARA REALIZAÇÃO DA EXPOSIÇÃO TEMÁTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PROEX/DAC N. 005/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES NO PERÍODO DE 25 DE MAIO A 15 DE JUNHO DE 2010 PARA REALIZAÇÃO DA EXPOSIÇÃO TEMÁTICA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Pág 1/7 - EDITAL PROEX/DAC N.° 005/2010

EDITAL PROEX/DAC N.° 005/2010

ABERTURA DE INSCRIÇÕES NO PERÍODO DE 25 DE MAIO A 15 DE JUNHO DE 2010

PARA REALIZAÇÃO DA EXPOSIÇÃO TEMÁTICA

A Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Pró-Reitoria de Extensão

e Assuntos Culturais, através da Divisão de Assuntos Culturais,

buscando estruturar o Calendário de Exposições que serão realizadas

na Galeria de Artes PROEX em 2010, tornam pública a abertura de

inscrições para Exposição Temática, que acontecerá no período de 1º a

26 de julho de 2010:

1 – DO TEMA: 1.1 – O tema proposto para 2010 é ABSTRACIONISMO;

1.1.2 – O abstracionismo refere-se às formas de arte não administradas pela figuração e pela imitação do mundo, ou seja, não representam objetos próprios da realidade concreta. Ao contrário, se utiliza das relações formais entre cores, linhas e superfícies para produzir a realidade da obra. Seu surgimento deve-se às experiências das vanguardas européias, que rejeitaram a herança renascentista das academias de arte.

A arte abstrata existiu desde o princípio da civilização, passando por algumas fases de maior ou menor aceitação. Hoje a expressão é mais usada para nomear a produção artística do século XX, produzida por determinados movimentos e escolas inseridos na arte moderna. Grande parte dos movimentos desse século concedia valor à subjetividade na arte, admitindo distorções de forma que se defrontava com a idéia do renascentista Giorgio Vasari e sua opinião a respeito do valor do artista. Ele acreditava que este valor devia-se a capacidade de representar a natureza com rigor.

No começo do século XX, antes que os artistas atingissem a abstração absoluta, o termo foi utilizado para se referir a escolas como o cubismo e o futurismo. O abstracionismo divide-se em duas tendências: abstracionismo lírico; abstracionismo geométrico.

O abstracionismo lírico aparece como uma reação a Primeira Guerra Mundial. Para compor uma arte imaginária, inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição. As características da arte não figurativa são: o jogo de formas orgânicas, as cores vibrantes e a linha de contorno. A pretensão do abstracionismo lírico é transformar manchas de cor e linhas em ideais e simbolismos subjetivos.

O abstracionismo geométrico recebeu influência do cubismo e do futurismo. Ao contrário do abstracionismo lírico, foca a racionalização que depende da análise intelectual e científica. No Brasil, o abstracionismo teve suas primeiras representações na década de 40.

(Disponível em <http://www.mundoeducacao.com.br/artes/o-abstracionismo.htm> Acesso em 2 de maio de 2010.)

2 – DAS INSCRIÇÕES:

2.1 – Os artistas proponentes poderão inscrever trabalhos nas categorias: pintura, escultura, desenho, objeto, instalação, arte urbana, poéticas visuais, arte digital, gravura, graffiti, colagem e impressão.

2.2 – As inscrições deverão ser entregues pessoalmente na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, Galeria de Artes (Praça Marechal Floriano Peixoto, 129 – Centro,

Ponta Grossa – PR, CEP 84010-680), ou através e-mail: galeriaproex@uepg.br ou

galeria_proex.uepg@hotmail.com, e acontecerão em duas fases.

2.2.1 - A primeira fase, de caráter eliminatório, acontecerá no período de 7 de junho até as 17:30 horas do dia 21 de junho e 2010, prazo em que os a artistas plásticos deverão preencher a ficha de inscrição (ANEXO I do presente Edital), anexando a esta, uma foto ilustrativa do(s) trabalho(s), com no mínimo 300 dpi de resolução, gravada em um CD ou anexadas ao e-mail de inscrição;

(2)

Pág 2/7 - EDITAL PROEX/DAC N.° 005/2010 2.2.2 – As obras selecionadas na primeira fase serão divulgadas em edital pertinente, até o dia 22 de junho de 2010, no endereço eletrônico http://www.uepgcultura.com.br.

2.2.3 - A segunda fase, também de caráter eliminatório, acontecerá entre os dias 22, até as 11:30 horas do dia 25 de junho e 2010, quando, as obras selecionadas na primeira fase, deverão se entregues pelos artistas plásticos, no endereço físico mencionado no item 2.2 do presente edital;

2.2.4 – As entregar as obras de Arte aprovadas para a segunda fase do processo de inscrição, os artistas que efetuaram suas inscrições via e-mail, deverão apresentar junto à(s) obra(s), original do Anexo I do presente edital, devidamente preenchido, impresso e assinado;

2.2.5 – As obras selecionadas na segunda fase, que efetivamente farão parte da Exposição Temática Abstracionismo, serão divulgadas em edital pertinente, no dia 28 de junho de 2010, no endereço eletrônico http://www.uepgcultura.com.br.

2.3 – Cada proponente poderá inscrever no máximo 2(duas) obras, em uma das categorias descritas no item 2.1 do presente edital.

2.4 – Serão desclassificadas de imediato as inscrições de obras que:

• ultrapassem 1,20m de largura;

• contenham materiais perecíveis ou que prejudiquem as demais obras;

• fujam à temática proposta (obras figurativas);

• não possuam suporte para serem expostas.

2.5 – O limite máximo de obras expostas no dia de lançamento da exposição será de 30 (trinta), ficando a critério da comissão de análise, a escolha de um número menor de obras, limitando-se ao espaço físico da Galeria.

3 – DA SELEÇÃO E PREMIAÇÃO:

3.1 – As obras inscritas nas duas fases iniciais serão previamente selecionadas por uma Comissão que possui elevados conhecimentos em História da Arte, Movimentos Artísticos e Elementos Formais das Artes.

3.2 – Depois de organizada a curadoria da exposição, na tarde que antecede o lançamento da Exposição Temática Abstracionismo, isto é, 1º de julho de 2010, tal Comissão fará a seleção das obras e escolha dos 3 (três) primeiros lugares.

3.3 – Ficarão a critério da Comissão, as distribuições de certificados de “Menção Honrosa” às demais obras não contempladas nas primeiras colocações.

3.4 – Os critérios de seleção serão estabelecidos pela própria Comissão, levando em consideração o item 7.3 do presente edital, não cabendo qualquer tipo de recurso por parte dos candidatos,

3.5 – Além da Certificação para os 3(três) primeiros colocados, dependendo dos convênios fechados até a data do lançamento da exposição, poderão existir outros prêmios simbólicos aos vencedores.

3.6 – As obras premiadas nos 3 (três) primeiros lugares passarão a fazer parte do acervo da Galeria de Artes PROEX, mediante assinatura, pelo artista premiado, do Termo de Doação e uso de Imagem de Obra de Arte.

4 – DA MONTAGEM E PERÍODO DA MOSTRA:

4.1 – É de responsabilidade exclusiva da Coordenação da Galeria de Artes PROEX, organizador a curadoria da exposição.

4.2 – Mesmo havendo todo o cuidado com as obras selecionadas, é aconselhável aos artistas que façam seguro das obras para cobertura de eventuais sinistros, ficando a Universidade Estadual de Ponta Grossa e seus representantes, isentos de qualquer responsabilidade sobre as mesmas.

(3)

Pág 3/7 - EDITAL PROEX/DAC N.° 005/2010 4.3 – A Galeria de Artes PROEX está localizada em um prédio tombado, que faz parte do patrimônio histórico cultural da cidade, portanto, em hipótese alguma poderá ser alterada a sua estrutura para receber uma obra. 4.4 – A montagem da exposição acontecerá no dia 29 de junho de 2010.

4.5 – A Mostra ficará aberta para visitação de 1º a 26 de julho de 2010, período no qual as obras não poderão ser retiradas do local.

4.6 – O lançamento da Mostra acontecerá às 19h30m, do dia 1º de julho de 2010. 5 – DA DEVOLUÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

5.1 – Tanto as obras inscritas na primeira fase, quanto às obras entregues para análise na segunda fase de avaliação, não selecionadas, deverão ser retiradas mediante apresentação da Carteira de Identidade (RG) do artista proponente, devidamente registrada na ficha de inscrição (ANEXO I do presente Edital), ou por seu representante legal nomeado por simples procuração.

5.2 – As obras selecionadas nas duas fases de avaliação e que farão parte da Mostra, excetuando-se as 3 (três) primeiras colocações premiadas, deverão ser retiradas mediante apresentação da Carteira de Identidade (RG) do artista proponente, devidamente registrada na ficha de inscrição (ANEXO I do presente Edital), ou por seu representante legal nomeado por simples procuração.

5.3 – A data limite para retirada das obras mencionadas nos itens 5.1 e 5.2 do presente edital é 2 de agosto de 2010.

5.4 – As obras não retiradas no prazo estipulado pelo item 5.3 do presente edital ficarão sob posse e domínio da Galeria de Artes PROEX, onde poderão, segundo critérios da Coordenação da Galeria:

5.4.1 – Passar a fazer parte do acervo da Universidade Estadual de Ponta Grossa; 5.4.2 – Ir a leilão;

5.4.3 – Ser objeto de doação para presentear autoridades e/ou empresas parceiras da UEPG;

5.5 – Serão emitidos certificados de participação (via certificação on-line PROEX) para todos os artistas selecionados para a Mostra a ser lançada no dia 1º de julho de 2010, em um prazo máximo de até 30 dias após o termino da mesma, disponibilizados no endereço eletrônico http://www.uepg.br/proex hiperlink Certificados On-line.

5.6 – Serão emitidos certificados de Premiação (1º, 2º e 3º lugares) bem como de Menção Honrosa – se houver (via certificação on-line PROEX), para os artistas premiados, em um prazo máximo de até 30 dias após o termino da exposição, disponibilizados no endereço eletrônico http://www.uepg.br/proex hiperlink Certificados On-line.

6 – DAS RESPONSABILIDADES DOS PROPONENTES:

6.1 – Tanto para os artistas proponentes residentes em Ponta Grossa, quanto os de outras localidades, responsabilizam-se pelo transporte, entrega e retirada das obras inscritas.

6.2 – As obras expostas e não premiadas, a critério dos artistas plásticos inscritos, poderão ser comercializadas durante a Mostra.

6.2.1 – Em caso de venda de alguma das obras que façam parte da exposição, o artista proponente compromete-se em repassar à Galeria PROEX, 10% (dez) do valor arrecadado, independente do tipo de negociação (à vista e/ou parcelado), levando em consideração a data da venda;

6.2.2 – Estende-se o compromisso de repasse da porcentagem sob as obras que fizeram parte da mostra, e vendidas até 30(trinta) dias após o encerramento da exposição.

(4)

Pág 4/7 - EDITAL PROEX/DAC N.° 005/2010 6.2.3 – Os valores supracitados serão recebidos em conta específica da Divisão de Assuntos Culturais, destinados à manutenção das atividades da Galeria.

6.2.4 – Os valores supra-citados deverão ser depositados em conta específica da Caixa Econômica Federal, Agência 3186 Conta Corrente 43-0 Operação 003, em nome da FAUEPG – Fundação de Apoio a UEPG.

6.3 – Os artistas premiados, quando solicitado, comprometem-se com a Galeria de Artes PROEX a fazer um encontro (palestra, mesa redonda, etc.), durante o período expositivo, com acadêmicos da UEPG e comunidade em geral, sem que isto acarrete qualquer tipo de ônus para a Instituição;

6.4 – Os artistas premiados, quando solicitado, comprometem-se a participar de entrevistas em jornais, rádios, telejornais e outras mídias eletrônicas, que possibilitem a divulgação da exposição, e que sejam previamente agendadas pela Coordenação da Galeria.

7 – DAS RESPONSABILIDADES DA GALERIA: 7.1 – Cumprir o presente edital, na íntegra;

7.2 – Efetuar a abertura e o recebimento das inscrições;

7.3 – Compor uma Comissão, formada por profissionais da área, que irão fazer a análise das obras propostas, levando em consideração: Nome da Obra, Temática/Narrativa, Material, Qualidade Técnica, Execução, Conjunto, Relevância, Contemporaneidade e Inovação;

7.4 – Zelar pelo espaço destinado a exposição, bem como pelas obras que farão parte da Mostra. 8 – DISPOSIÇÕES GERAIS:

8.1 – É vedada a inscrição de membros da Comissão de Avaliação/Julgamento, bem como dos profissionais vinculados à PROEX, envolvidos no desenvolvimento das atividades da Galeria de Artes.

8.2 – A abertura da Mostra poderá contar com apresentações artísticas e/ou musicais, a critério da Coordenação da Galeria;

8.3 – As obras financiadas e/ou patrocinadas por agentes fomentadores da cultura, dentro do Território Nacional, deverão ser informadas previamente, ficando sob responsabilidade do proponente, a submissão de logotipos e materiais de divulgação específicos, exigidos pelos mesmos;

8.4 – Fica reservada à Coordenação da Galeria de Artes PROEX, a possibilidade de transferência de dadas e/ou locais, para realização da Exposição Temática Abstracionismo.

8.5 – Fica a critério da Coordenação da Galeria a escolha de um dos trabalhos selecionados, o qual será utilizado para divulgação da exposição.

8.6 – Ficam reservadas à Universidade Estadual de Ponta Grossa, sua Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, Divisão de Assuntos Culturais, Galeria de Artes PROEX e seus representantes, os direitos sobre o uso de imagens das obras selecionadas nas duas fases de inscrição do presente edital, para veiculação em jornais, telejornais, Internet, mídias eletrônicas e impressas, entre outras, que possibilitem a divulgação da exposição.

(5)

Pág 5/7 - EDITAL PROEX/DAC N.° 005/2010 9 – CRONOGRAMA:

9.1 – Abertura das inscrições – 1ª FASE: 7 a 21 de junho de 2010 (17:30h); 9.2 – Resultado dos selecionados na 1ª FASE: 22 de junho de 2010; 9.3 – Entrega das obras 2ª FASE: 22 a 25 de junho de 2010 (11:30h); 9.4 – Resultado dos selecionados na 2ª FASE: 28 de junho de 2010;

9.5 – Lançamento da Exposição Temática Abstracionismo: 1º de julho de 2010 (19:30h); 9.6 – Premiação da Exposição Temática Abstracionismo: 1º de julho de 2010 (19:30h); 9.7 – Encerramento da Exposição Temática Abstracionismo: 26 de julho de 2010; 9.8 – Devolução das obras não selecionadas: até 2 de agosto de 2010;

9.9 – Devolução das obras selecionadas para mostra e não premiadas: até 2 de agosto de 2010;

9.10 – Disponibilização (on-line) da certificação de participação/premiação/menção: até 26 de agosto de 2010.

Ponta Grossa, 31 de maio de 2010.

Wilton Correia Paz

Cláudio Jorge Guimarães

(6)

Pág 6/7 - EDITAL PROEX/DAC N.° 005/2010 ANEXO I - EDITAL PROEX/DAC N.° 005/2010 - FICHA DE INSCRIÇÃO

Tipo de Inscrição:

( ) via e-mail – ver itens 2.2.1 e 2.2.4 ( ) presencial *Nome completo: *RG: *CPF: Nome artístico: *Data de nascimento: *Formação: *Endereço: *Cidade: *Estado: *CEP: Telefone Residencial: *Telefone Celular: Telefone Comercial: *E-mail 1: E-mail 2: Homepage:

*Título *Valor *Dimensões

(ver item 2.4) *Categoria (ver item 2.1) *Obra 1

Obra 2

* Campos de preenchimento obrigatório

Eu, Artista Plástico(a) acima nominado(a), através do preenchimento da presente ficha de inscrição,

candidato-me a participar da Exposição Temática Abstracionismo, estando ciente e de acordo com os

termos estabelecidos no EDITAL PROEX/DAC N.° 005/2010.

(cidade)___________________, ____ de _________________de 2010

____________________________________________________ Assinatura

---

Para uso exclusivo da Comissão de Análise.

Fase 1

Entregou/enviou imagens? ( ) sim ( )não

Fase 2

Entregou a(s) obra(s)? ( ) sim ( )não

Obra 1 ( ) APROVADA ( ) RECUSADA ( ) APROVADA ( ) RECUSADA

Obra 2 ( ) APROVADA ( ) RECUSADA ( ) APROVADA ( ) RECUSADA

___________________________________________________________________________________________________ Assinatura da Comissão Avaliadora

(7)

Pág 7/7 - EDITAL PROEX/DAC N.° 005/2010 ANEXO II - EDITAL PROEX/DAC N.° 005/2010

Referências

Documentos relacionados

Even for the usual Becker-D¨ oring equations with input of monomers, the long time behaviour of solutions is not completely understood, [12], and so it seemed advisable to start with

V - afastado ou licenciado do cargo efetivo, sem o recebimento de remuneração, nos termos do Regime Jurídico dos Servidores, observados os prazos previstos

“Um hidratante efetivo contém um bom umectante, como o glicerol, para reter água no estrato córneo, e emolientes lipídicos que selam a mistura e previnem a

preço público de inscrição. Portanto, o candidato que pleitear isenção, poderá efetuar sua inscrição somente após o recebimento do e-mail com resultado da análise do pedido. a)

Esta Dissertação busca mostrar que o desempenho satisfatório de um algoritmo de roteamento utilizando como métrica uma abordagem multicritério, principalmente para redes

O consumo de vídeos digitais educacionais têm crescido e representam grande parcela das pesquisas feitas pelos usuários, crescendo também o número de indivíduos

Ainda em relação às formas simbólicas, Thompson (1995, p.. Formas simbólicas são construções significativas que exigem uma interpretação; elas são ações, falas, textos que,

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to