• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO. Competência Tributária. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar Princípios Constitucionais Tributários

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAPÍTULO. Competência Tributária. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar Princípios Constitucionais Tributários"

Copied!
115
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

CAPÍTULO

Competência Tributária

“Limitações Constitucionais

ao Poder de Tributar”

(4)

DO PRINCÍPIO DA

LEGALIDADE

(5)

DO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE

TRIBUTÁRIA

C.F.

“Art. 150. Sem prejuízo de outras

garantias asseguradas ao contribuinte, é

vedado à União, aos Estados, ao Distrito

Federal e aos Municípios:

I - exigir ou aumentar tributo sem lei que

o estabeleça;”

(6)

PRINCÍPIO DA TIPICIDADE TRIBUTÁRIA

CTN Art. 97. Somente a lei pode estabelecer: I - a instituição de tributos, ou a sua extinção; II - a majoração de tributos, ou sua redução, ressalvado o disposto nos artigos 21, 26, 39, 57 e 65;

III - a definição do fato gerador da obrigação tributária principal, ressalvado o disposto no inciso I do § 3º do artigo 52, e do seu sujeito passivo; (continua)

(7)

(continua)

IV - a fixação de alíquota do tributo e da sua base de cálculo, ressalvado o disposto nos artigos 21, 26, 39, 57 e 65;

V - a cominação de penalidades para as ações ou omissões contrárias a seus dispositivos, ou para outras infrações nela definidas;

VI - as hipóteses de exclusão, suspensão e extinção de créditos tributários, ou de dispensa ou redução de penalidades.”

(8)

NÃO ESTÃO SUJEITOS AO

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE

(9)

ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA DE BASE

DE CÁLCULO

CTN Art. 97 § 1º Equipara-se à majoração do tributo a modificação da sua base de cálculo, que importe em torná-lo mais oneroso.

CTN Art. 97 § 2º Não constitui majoração de tributo, para os fins do disposto no inciso II deste artigo, a atualização do valor monetário da respectiva base de cálculo.

(10)

(Súmula 160 do STJ)

"É defeso, ao Município, atualizar o IPTU

mediante

decreto,

em

percentual

superior ao índice oficial da correção

monetária”

(11)

"Na dicção da ilustrada maioria, em relação à qual guardo reservas, o disposto no art. 109 da Lei 6.374/1989 não implicou delegação incompatível com a Carta de 1988, tampouco importando em violência aos princípios da legalidade e da não cumulatividade a previsão sobre a incidência da correção monetária antes de o tributo tornar-se exigível. Precedentes: RE 154.273-0/SP e (continua)

(12)

(continua) RE 172.394-7/SP, nos quais, como Relator, fiquei vencido. Tributo – Correção – Índice local. A disciplina da atualização dos tributos está compreendida na previsão do inciso I do art. 24 da CF, cabendo, concorrentemente, à União, aos Estados e ao Distrito Federal." (RE 196.341-AgR)

(13)

PRAZO DE PAGAMENTO

CTN “Art. 160. Quando a legislação tributária não fixar o tempo do pagamento, o vencimento do crédito ocorre trinta dias depois da data em que se considera o sujeito passivo notificado do lançamento.”

(14)

PRAZO DE PAGAMENTO

CTN “Art. 96. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e

as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.”

(15)

“De outra parte, não se compreendendo

no campo reservado a lei, pelo Texto

Fundamental, a definição do vencimento

e do modo pelo qual se procederá a

atualização monetária das obrigações

tributárias, também não se pode ter por

configurada delegação de poderes no

cometimento de tais encargos, (...)”

(16)

STF

"Não se compreendendo no campo

reservado

à

lei

a

definição

de

vencimento das obrigações tributárias,

legítimo

o

Decreto

34.677/1992,

que

modificou a data de vencimento do

ICMS. Improcedência da alegação no

sentido de infringência ao princípio da

anterioridade e da vedação de delegação

legislativa." (

RE 182.971

)

(17)

STF

“Somente por via de lei, no sentido

formal, publicada no exercício financeiro

anterior, é permitido aumentar tributo,

como tal havendo de ser considerada a

iniciativa de modificar a base de cálculo

do IPTU, por meio de aplicação de

tabelas

genéricas

de

valorização

de

imóveis,

relativamente

a

cada

(18)

(continua)

que torna o tributo mais

oneroso. Caso em que as novas regras

determinantes da majoração da base de

cálculo não poderiam ser aplicadas no

mesmo

exercício

em

que

foram

publicadas, sem ofensa ao princípio da

anterioridade.” (

RE 234.605

)

(19)

EXCEÇÕES AO PRINCÍPIO DA

LEGALIDADE TRIBUTÁRIA

(20)

Exceção ao Princípio da Legalidade

Tributária na C.F.

C.F.

“153 § 1º - É facultado ao Poder

Executivo, atendidas as condições e os

limites estabelecidos em lei, alterar as

alíquotas dos impostos enumerados nos

incisos I, II, IV e

V” (II, IE, IPI, IOF)

(21)

ALÍQUOTA MÁXIMA ALÍQUOTA MÍNIMA

LEI

ATO DO PODER

EXECUTIVO

-DECRETOS

-PORTARIAS

MINISTERIAIS

%

(22)

CUIDADO!

Artigos Derrogados no CTN

CTN Art. 21. O Poder Executivo pode, nas condições e nos limites estabelecidos em lei, alterar as alíquotas ou as bases de cálculo do imposto, a fim de ajustá-lo aos objetivos da política cambial e do comércio exterior.

(23)

CIDE DO PETRÓLEO (combustíveis)

C.F “art. 177 § 4º A lei que instituir contribuição de intervenção no domínio econômico relativa às atividades de importação ou comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados e álcool combustível deverá atender aos seguintes requisitos: (continua)

(24)

(continua)

I - a alíquota da contribuição poderá ser: (...)

b)reduzida e restabelecida por ato do Poder Executivo, não se lhe aplicando o disposto no art. 150,III, b;”

(25)

C.F. “art.155 § 2.º O imposto previsto no inciso II atenderá ao seguinte XII - cabe à lei complementar h) definir os combustíveis e lubrificantes sobre os quais o imposto incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade, hipótese em que não se aplicará o disposto no inciso X, b.

(26)

CF 155 § 4º Na hipótese do inciso XII, h, observar-se-á o seguinte:

IV - as alíquotas do imposto serão definidas mediante deliberação dos Estados e Distrito Federal, nos termos do § 2º, XII, g, observando-se o seguinte:

(...)

c) poderão ser reduzidas e restabelecidas, não se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b. (continua)

(27)

DA CONCESSÃO DOS

FAVORES FISCAIS

(28)

REGRA GERAL

C.F art. 150 § 6.º Qualquer subsídio ou isenção, redução de base de cálculo, concessão de crédito presumido, anistia ou remissão, relativos a impostos, taxas ou contribuições, só poderá ser concedido mediante lei específica, federal, estadual ou municipal, que regule exclusivamente as matérias acima enumeradas ou o correspondente tributo ou contribuição, sem prejuízo do disposto no art. 155, § 2.º, XII, g.

(29)

FAVORES FISCAIS DO ICMS

EXCEÇÃO À LEGALIDADE TRIBUTÁRIA EXIGEM CONVÊNIO DOS ESTADOS

E DISTRITO FEDERAL

CF “ art. 155 § 2º,XII cabe à lei complementar: (...)

g) regular a forma como, mediante deliberação dos Estados e do Distrito Federal, isenções, incentivos e benefícios fiscais serão concedidos e revogados.”

(30)

LEI 8212

Art. 22, II (não ofensa à

legalidade tributária)

(31)

"As Leis 7.787/1989, art. 3º, II, e 8.212/1991, art. 22, II, definem, satisfatoriamente, todos os elementos capazes de fazer nascer a obrigação tributária válida. O fato de a lei deixar para o regulamento a complementação dos conceitos de „atividade preponderante‟ e „grau de risco leve, médio e grave‟, não implica ofensa ao princípio da legalidade genérica, CF, art. 5º, II, e da legalidade tributária, CF, art. 150, I." (RE 343.446, Rel. Min. Carlos Velloso, julgamento em 20-3-2003, Plenário, DJ de 4-4-2003.)

(32)

EXIGÊNCIA DE LEI

CUSTAS E EMOLUMENTOS

JUDICIAIS E

(33)

"Já ao tempo da EC 1/1969, julgando a Rp 1.094-SP, o Plenário do STF firmou entendimento no sentido de que „as custas e os emolumentos judiciais ou extrajudiciais‟, por não serem preços públicos, „mas, sim, taxas, não podem ter seus valores fixados por decreto, sujeitos que estão ao princípio constitucional da legalidade (continua)

(34)

(continua) Tal conceito abrange não só as custas judiciais, mas, também, as extrajudiciais (emolumentos), pois estas resultam, igualmente, de serviço público, ainda que prestado em caráter particular (art. 236). Mas sempre fixadas por lei." (ADI 1.444, Rel. Min. Sydney Sanches, julgamento em 12-2-2003, Plenário, DJ de 11-4-2003.)

(35)

STF "A instituição dos emolumentos cartorários pelo Tribunal de Justiça afronta o princípio da reserva legal. Somente a lei pode criar, majorar ou reduzir os valores das taxas judiciárias. Precedentes." (ADI 1.709, Rel. Min. Maurício Corrêa, julgamento em 10-2-2000, Plenário, DJ de 31-3-2000.)

(36)

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE

ESTRITA

(37)

"Licença ou Guia de Importação ou documento equivalente: a alteração do art. 10 da Lei 2.145, de 1953, pela Lei 8.387, de 1991, não mudou a natureza jurídica do crédito remunerador da atividade estatal específica, o exercício do poder de polícia administrativa, de taxa para preço público. Ofensa ao princípio da legalidade tributária, CF, art. 150, I, CTN, art. 97, IV, dado que a lei não fixa a base de cálculo e nem a alíquota." (RE 188.107)

(38)

“Tributo – Regência – Princípio da legalidade estrita – Garantia constitucional do cidadão. Tanto a Carta em vigor, quanto – na feliz expressão do Ministro Sepúlveda Pertence – a decaída encerram homenagem ao princípio da legalidade tributária estrita. Mostra-se inconstitucional, porque conflitante com o art. 6º da CF de 1969, o art. 1º do DL 1.724, de 7 de dezembro de 1979, (continua)

(39)

(continua) no que implicou a exdrúxula delegação ao Ministro de Estado da Fazenda de suspender – no que possível até mesmo a extinção – „estímulos fiscais de que tratam os arts. 1º e 5º do DL 491, de 5 de março de 1969‟.” (RE 250.288, Rel. Min. Marco Aurélio, julgamento em 12-12-2001, Plenário, DJ de 19-4-2002.)

(40)

"Ação direta de inconstitucionalidade. Item 5.4 do anexo I da Portaria 62, de 20-3-2000, do Ministério do Meio Ambiente. Medida cautelar deferida. Dispositivo por meio do qual o Ministério do Meio Ambiente, sem lei que o autorizasse, instituiu taxa para inspeção de importações e exportações de produtos da indústria pesqueira, a ser cobrada pelo Instituto Brasileiro do Meio ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, com ofensa ao princípio da legalidade estrita (...)(ADI 2.247-MC.

(41)

STF "Não se coaduna com o sistema constitucional norma reveladora de automaticidade quanto à alíquota do imposto de transmissão causa mortis, a evidenciar a correspondência com o limite máximo fixado em resolução do Senado Federal." (RE 213.266, Rel. Min. Marco Aurélio, julgamento em 20-10-1999, Plenário, DJ de 17-12-1999.)

(42)

DO PRINCÍPIO DA

IRRETROATIVIDADE

(43)

CF “art 5º, XXXVI - a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada;”

(44)

IRRETROATIVIDADE DA LEI TRIBUTÁRIA

CF “Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

III - cobrar tributos:

a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado;”

(45)

PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE TRIBUTÁRIA

2000 2001

(46)

PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE TRIBUTÁRIA

2000 2001

(47)

VIGÊNCIA X EFICÁCIA 2000 2001 Lei publicada institui tributo “Vacatio legis” Em vigor (vigência) (*2) EFICÁCIA

(48)

IRRETROATIVIDADE DA LEI TRIBUTÁRIA NO CTN

CTN “Art. 105. A legislação tributária aplica-se imediatamente aos fatos geradores futuros e aos pendentes, assim entendidos aqueles cuja ocorrência

tenha tido início mas não esteja completa nos termos do artigo 116.”

(49)
(50)

Se o FATO GERAROR é;

1)SIMPLES - Um só Fato Gerador a)Instantâneo – ex. ICMS

b)Contínuo ou continuado. Ex. IPTU (periódico) 2) Fato complexo ou complexivo- Mais de um

(51)
(52)

FATO GERADOR SIMPLES INSTANTÂNEO

2000 2001

FATO GERADOR Lei publicada

(53)

FATO GERADOR SIMPLES CONTÍNUO 2000 FATO GERADOR Lei publicada Majorando % aplicável ao respectivo FG (salvo*)

* Via de regra a lei considera o fato gerador ocorrido em 01 de janeiro do próprio ano calendário (para fins de cálculo) –neste caso a referida lei não se aplicaria ao respectivo fato gerador

(54)

FATO GERADOR COMPLEXO (IR)

FG FG FG FG FG FG declaração de ajuste

_______________________________________________ 1/1 31/12

Ano – calendário Período de Exercício

2013 2014

* Para o STF , considera-se aperfeiçoado o fato gerador em 31 de dezembro do ano calendário

(55)

STF

O fato gerador do imposto de renda é aquele apurado no balanço que se encerra em 31 de dezembro de cada ano. O Decreto-lei 2.462 foi publicado em 31 de agosto de 1988. Foi respeitado o princípio da anterioridade da lei tributária. Recurso não conhecido. RE 199352 PR

(56)

FATO GERADOR COMPLEXO (CSLL)

FG FG FG FG FG FG declaração de ajuste

_______________________________________________ 1/1 31/12

Ano – calendário Período de Exercício

2013 2014

* Para o STF , considera-se aperfeiçoado o fato gerador em 31 de dezembro do ano calendário

(57)

STF

Se o fato gerador da obrigação tributária relativa à contribuição social reputa-se ocorrido em 31 de dezembro, conforme a orientação do STF, a lei que esteja em vigor nessa data é aplicável imediatamente. AI-AgR-ED 333.209

(58)

DO PRINCÍPIO DA

ANTERIORIDADE

TRIBUTÁRIA

(59)

PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE TRIBUTÁRIA

CF art. 150 . “Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

(...)

III - cobrar tributos: (...)

b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou”;

(60)

PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE TRIBUTÁRIA

2000 2001

Lei publicada institui tributo

(61)

IRRETROATIVIDADE

X

(62)

VIGÊNCIA 2000 2001 Lei publicada institui tributo “Vacatio legis” Em vigor (vigência) (*2)

(63)

VIGÊNCIA X EFICÁCIA 2000 2001 Lei publicada institui tributo “Vacatio legis” Em vigor (vigência) (*2) EFICÁCIA Anterioridade Tributária Art. 150,III, b CF 01/01

(64)

VIGÊNCIA X EFICÁCIA

2000 2001

Lei publicada

institui tributo “Vacatio legis” Em vigor (vigência) (*2) EFICÁCIA Anterioridade Tributária Art. 150,III, b CF 01/01

(65)

A regra legislativa que se limita simplesmente a mudar o prazo de recolhimento da obrigação tributária, sem qualquer repercussão, não se

submete ao princípio da anterioridade. RE-AgR

(66)

A redução ou a extinção de desconto para pagamento de tributo sob determinadas condições previstas em lei, como o pagamento antecipado em parcela única, não pode ser equiparada à majoração do tributo em questão, no caso, o IPVA. Não incidência do princípio da anterioridade tributária. Vencida a tese de que a redução ou supressão de desconto previsto em lei implica, automática e aritmeticamente, aumento do valor do tributo devido. Medida cautelar indeferida.” (ADI 4.016-MC)

(67)

STF “Substituição legal dos fatores de indexação – alegada ofensa às garantias constitucionais do direito adquirido e da anterioridade tributária inocorrência – simples atualização monetária que não se confunde com majoração do tributo. (...) A modificação dos fatores de indexação, com base em legislação superveniente, não constitui desrespeito a situações jurídicas consolidadas (CF, art. 5º, XXXVI), (continua)

(68)

(continua) nem transgressão ao postulado da não surpresa, instrumentalmente garantido pela cláusula da anterioridade tributária (CF, art. 150, III, b).” (RE 200.844-AgR)

(69)

STF “(...) sustentou corretamente que ele, por força

do art. 150, I, da Carta Magna só pode aumentar tributo por lei estadual específica e não por meio de lei que se atrele genericamente a essa alíquota máxima fixada pelo Senado e varie posteriormente com ela, até porque o princípio da anterioridade, a que está sujeita essa lei estadual de aumento, diz respeito ao exercício financeiro em que ela haja sido publicada e não, per relationem, à resolução do Senado que aumentou o limite máximo da alíquota.” (RE 218.182)

(70)

EXCEÇÕES À ANTERIORIDADE TRIBUTÁRIA:

1- APLICAÇÃO NO MESMO EXERCÍCIO

(71)

EXCEÇÕES À ANTERIORIDADE

TRIBUTÁRIA:

APLICAÇÃO NO MESMO

EXERCÍCIO

(72)

EXCEÇÃO À ANTERIORIDADE

2000 2001

Lei publicada institui

(73)

EXCEÇÃO À ANTERIORIDADE

CF art. “150 § 1º C.F “A vedação do inciso III, b, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, IV e V; e 154, II; e a vedação do inciso III, c, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, III e V; e 154, II, nem à fixação da base de cálculo dos impostos previstos nos arts. 155, III, e 156, I.”

(74)

EXCEÇÃO À ANTERIORIDADE

CF art. “150 § 1º C.F “A vedação do inciso III, b, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, IV e V; e 154, II;

Empréstimo compulsório (guerra externa ou calamidade pública, II, IE, IPI, IOF e imposto extraordinário de guerra

(75)

CF 155 § 4º Na hipótese do inciso XII, h, observar-se-á o seguinte:

IV - as alíquotas do imposto serão definidas mediante deliberação dos Estados e Distrito Federal, nos termos do § 2º, XII, g, observando-se o seguinte:

(...)

c) poderão ser reduzidas e restabelecidas, não se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b. (continua)

(76)

CIDE DO PETRÓLEO (combustíveis)

C.F “art. 177 § 4º A lei que instituir contribuição de intervenção no domínio econômico relativa às atividades de importação ou comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados e álcool combustível deverá atender aos seguintes requisitos: (continua)

(77)

(continua)

I - a alíquota da contribuição poderá ser: (...)

b)reduzida e restabelecida por ato do Poder Executivo, não se lhe aplicando o disposto no art. 150,III, b;”

(78)

EXCEÇÕES À ANTERIORIDADE

TRIBUTÁRIA:

ANTERIORIDADE NONAGESIMAL

OU MITIGADA (STF)

(79)

C.F 195

§ 6º - As contribuições sociais

de que trata este artigo só poderão ser

exigidas após decorridos noventa dias

da data da publicação da lei que as

houver instituído ou modificado, não se

lhes aplicando o disposto no art. 150, III,

"b".

(80)

PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE NONAGESIMAL

2000 2001

Lei publicada institui contribuição social

(81)

PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE NONAGESIMAL

2000 2001

Lei publicada institui contribuição social

(82)

Das limitações constitucionais ao

Poder de Tributar

como Cláusulas Pétreas

art. 60 § 4° C.F.

(83)

“2. A Emenda Constitucional n. 3, de 17.03.1993, que, no art. 2., autorizou a União a instituir o I.P.M.F., incidiu em vício de inconstitucionalidade, ao dispor, no parágrafo 2. desse dispositivo, que, quanto a tal tributo, não se aplica "o art. 150, III, "b" e VI", da Constituição, porque, desse modo,

violou os seguintes princípios e normas

(84)

“ (continua) 1. - o princípio da anterioridade, que e garantia individual do contribuinte (art. 5., par. 2., art. 60, par. 4., inciso IV e art. 150, III, "b" da Constituição); 2. - o princípio da imunidade tributaria reciproca (que veda a União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios a instituição de impostos sobre o patrimônio, rendas ou serviços uns dos outros) e que e garantia da Federação (art. 60, par. 4., inciso I,e art. 150, VI, "a", da C.F.); (continua)

(85)

(continua) 3. - a norma que, estabelecendo outras imunidades impede a criação de impostos (art. 150, III) sobre: "b"): templos de qualquer culto; "c"): patrimônio, renda ou serviços dos partidos

políticos, inclusive suas fundações, das

entidades sindicais dos trabalhadores, das

instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei; e "d"): livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão; STF- ADI 939-7

(86)

DO PRINCÍPIO DA

NOVENTENA

(87)

PRINCÍPIO DA NOVENTENA

CF art. 150 . “Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

(...)

III - cobrar tributos: (...)

c) antes de decorridos 90 dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b”;

(88)

PRINCÍPIO DA NOVENTENA

2004 2005

Lei publicada institui tributo

(89)

EXCEÇÃO À NOVENTENA

CF art. “150 § 1º A vedação do inciso III, b, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, IV e V; e 154, II; e a vedação do inciso III, c, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, III e V; e 154, II, nem à fixação da base de cálculo dos impostos previstos nos arts. 155, III, e 156, I.”

(90)

EXCEÇÃO À NOVENTENA

CF art. “150 § 1º (...) e a vedação do inciso III, c, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, III e V; e 154, II, nem à fixação da base de cálculo dos impostos previstos nos arts. 155, III, e 156, I.”

Empréstimo compulsório (guerra externa ou calamidade pública), II, IE, IR, IOF, imposto extraordinário de guerra, IPTU e IPVA (quanto à majoração de BC)

(91)

EXCEÇÃO À NOVENTENA

2004 2005

Lei publicada institui

(92)

EXCEÇÃO À NOVENTENA

2004 2005

Lei publicada institui

Tributo Aplica-se no início do exercício seguinte

<90 dias

(93)

PARA ANÁLISE

Frase 1-

O princípio da Anterioridade

Nonagesimal ou Mitigada não se aplica

ao ICMS

Frase 2- O princípio

da (Anterioridade

Nonagesimal) noventena criada pela EC

42/03 não se aplica aos tributos previstos

no art. 150

§1º CF, aplicando-se ao ICMS.

(94)

CONCLUSÕES

1- O IPI é exceção à Anterioridade

Tributária,

no

entanto,

observa

a

Noventena

2-

O

IR

observa

a

Anterioridade

Tributária,

no

entanto,

é

exceção

à

Noventena

(95)

CONCLUSÕES

3- O IPTU e o IPVA observam o princípio

da anterioridade tributária, no entanto,

são

exceção

à

noventena

quanto

à

majoração (fixação) da base de cálculo

(96)

Anterioridade Tributária

X

(97)

Anterioridade tributária

Máxima

CF art. 150, III, “b” C.F

c/c

(98)

Anterioridade Tributária Máxima

Anterioridade Tributária ou

Anterioridade Mínima (Anual ou dos Exercícios)

(150,III,b CF) Noventena (Anterioridade Nonagesimal) criado pela EC 42/03 (150, III, c CF) C/C

(99)
(100)

FATO GERADOR SIMPLES INSTANTÂNEO 2004 2005 FATO GERADOR Lei publicada Majorando % 90 dias 01/01

(101)

FATO GERADOR SIMPLES CONTÍNUO

2004 FATO GERADOR

Lei publicada

Majorando % NÃO aplicável ao respectivo FG (VIOLAÇÃO À ANTERIORIDADE)

* Via de regra a lei considera o fato gerador ocorrido em 01 de janeiro do próprio ano calendário (para fins de cálculo) –neste caso a referida lei não se aplicaria ao respectivo fato gerador

Fato Gerador p/ fins de cálculo

(102)

FATO GERADOR SIMPLES CONTÍNUO

2004 01/01 2005

FATO GERADOR Lei publicada

Majorando % NÃO aplicável ao respectivo FG (VIOLAÇÃO À ANTERIORIDADE)

* Via de regra a lei considera o fato gerador ocorrido em 01 de janeiro do próprio ano calendário (para fins de cálculo) –neste caso a referida lei não se aplicaria ao respectivo fato gerador

Fato Gerador p/ fins de cálculo 90 dias

(103)

FATO GERADOR COMPLEXO (CSLL)

FG FG FG FG FG FG declaração de ajuste

_______________________________________________ 1/1 31/12

Ano – calendário Período de Exercício

2013 2014

* Para o STF , considera-se aperfeiçoado o fato gerador em 31 de dezembro do ano calendário

Lei majora % CSLL aplicável em 2013 (se publicada até 2 de outubro em respeito à anterioridade nonagesimal)

(104)

STF

Segundo o STF, se publicada lei majorando % de CSLL após 2 de outubro do ano calendário, só teria eficácia após 90 dias, portanto, após 31 de dezembro do respectivo ano calendário (quando se considera ocorrido o fato gerador), aplicando-se, portanto, apenas para o ano calendário subsequente. RE 146733

(105)

FATO GERADOR COMPLEXO (IR)

FG FG FG FG FG FG declaração de ajuste

_______________________________________________ 1/1 31/12

Ano – calendário Período de Exercício

2013 2014

* Para o STF , considera-se aperfeiçoado o fato gerador em 31 de dezembro do ano calendário

(106)

Doutrina- Lei publicada em 28/12/2013 majorando % IR aplica-se (eficácia) para FG ocorrido após 01/01/2014 (observância ao art. 150, III, b C.F).

Vale lembrar que o IR constitui exceção ao art. 150 ,III, c C.F. (à noventena)

(107)

Súmula 584 STF- “Ao imposto de renda calculado sobre os rendimentos do ano-base, aplica-se a lei vigente no exercício financeiro em que deve ser apresentada a declaração.”

De acordo com o STF, lei publicada em 28/12/2013 iria produzir efeitos aos fatos geradores ocorridos em 2013 e aperfeiçoados em 31/12/2013 (ano calendário), correspondentes ao período de exercício 2014.

(108)

1. O fato gerador do Imposto de Renda identifica-se com a disponibilidade econômica ou jurídica do rendimento (CTN, art. 116). Inaplicabilidade da Súmula 584/STF, construída à luz de legislação anterior ao CTN. 2. A tributação do Imposto de Renda decorre de concreta disponibilidade ou da aquisição de renda. 3. A lei vigente após o fato gerador, para a imposição do tributo, não pode incidir sobre o mesmo, sob pena de malferir os princípios da anterioridade e irretroatividade.

(109)

NÃO SURPRESA

X

(110)

CF “art. 62 § 2º Medida provisória que implique

instituição ou majoração de impostos, exceto os

previstos nos arts. 153, I, II, IV, V, e 154, II, só

produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte se

houver sido convertida em lei até o último dia

daquele em que foi editada”

(111)

MEDIDA PROVISÓRIA X PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE TRIBUTÁRIA x NOVENTENA

IMPOSTOS

2004 2005

MP publicada institui imposto

Aplica-se a lei a partir do exercício seguinte 60 dias 60 dias

MP prorrogada

(112)

MEDIDA PROVISÓRIA X CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS MP publicada institui contribuição social 60 dias 60 dias MP prorrogada 90 dias

(113)

MEDIDA PROVISÓRIA X CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS MP publicada institui cont social 60 dias 60 dias MP prorrogada 90 dias

Publicação da lei de conversão ( na hipótese de alterações substanciais na MP)

(114)

ANUALIDADE TRIBUTÁRIA

Era um princípio que exigia a autorização orçamentária do Congresso Nacional para que o tributo majorado ou instituído pudesse ser cobrado dentro do ano a que se referia o respectivo orçamento. Ou seja, não bastava que a lei que instituísse ou majorasse um tributo fosse aplicada a partir do exercício financeiro seguinte a sua publicação (anterioridade tributária), (continua)

(115)

ANUALIDADE TRIBUTÁRIA

(continua) era necessário que no exercício anterior ao início dessa aplicação o Congresso Nacional fizesse a previsão do tributo como receita na Lei Orçamentária (ratificação orçamentária do Congresso Nacional). Tal princípio foi eliminado pela E.C. 01/69.

Referências

Documentos relacionados

Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades Noturno BEATRIZ DE SOUZA GOMES 642.73 E Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades Noturno BRUNA BINA JABALY 642.61

Durante o perÍodo chuvoso todas as cultivares no apresentaram bons resultados em termos de pro- dutividade e produção por planta e, ao contrArio da cultura de me- lo, apresentaram

No concurso para Procurador do Município de Contagem/MG, realizado em 2019, pela Banca FUNDEP, considerou-se CORRETA afirmativa no sentido de que Com interpretação

Para a Ser, ressaltamos nossa visão positiva, que deve aproveitar o ciclo econômico mais favorável para impulsionar ainda mais o número de alunos

Como pode ser observado no quadro acima, as perguntas realizadas pela tutoria do referido curso contemplaram em sua maioria os tipos de categorias de perguntas propostas por Machado

Neste trabalho propõe-se o desenvolvimento de um sistema para medição de energia monofásico de baixa tensão baseado em redes de comunicação de dados sem fio

Assunto: Aprovação dos Projetos de Especialidade Local: Rua António Silva, lote 79, Bairro Casal Novo, Caneças. Data de

Não é por outra forma que “os princípios constitucionais tributários e as imunidades são formas de limitações impostas ao Estado no exercício do poder de tributar, razão pela