• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA INCLUSÃO DO IDOSO NO AMBIENTE ACADÊMICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA INCLUSÃO DO IDOSO NO AMBIENTE ACADÊMICO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 19 a 23 de outubro de 2015

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA INCLUSÃO DO IDOSO NO

AMBIENTE ACADÊMICO

Elza Maria Santos da Silveira1; Denise Costa Ceroni2; Noeli Teresinha Gomes3 Identificação 1:

Fisioterapeuta

Doutoranda Fisiologia –UFRGS Mestre em Fisiologia –UFRGS

Especialização Gerontologia Clínica-IAHCS

Especialização Administração Hospitalar e Negócios em Saúde- IAHCS Identificação 2:

Psicologia Institucional-UniRitter

Coordenadora do NAD - Núcleo de Apoio aos Discentes -UniRitter

Coordenadora do NAP - Núcleo de Apoio Pedagógico aos Docentes- UniRitter

Coordenadora do Pós Graduação - Psicopedagogia Clinica em Abordagem Institucional e Terapêutica UniRitter -

Coordenadora do Programa de Atenção Pedagógica em Educação de Adultos- UniRitter Docente da Faculdade de Pedagogia- UniRitter.

Identificação3:

Acadêmica do Curso de Pedagogia- UniRitter

1. Introdução

Atualmente a educação destinada a idosos possui um aspecto diferenciado, não sendo mais um meio assistencialista ou de compensação, ela desempenha papel democrática proporcionando o encontro de pessoas com objetivo permanente de trocas de experiências (Gadoti, 1984. Scortegagna e Oliveira, 2010) e para que isso ocorra , tornam-se necessárias novas ações educacionais para essa faixa etária.

A educação inclusiva é um processo complexo que envolve a participação de várias ações no âmbito educacional, de saúde, no ambiente físico entre outras, tornando importante o respeito à diversidade de cada indivíduo e a realização de transformações

(2)

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 19 a 23 de outubro de 2015

quando necessárias para receber e mantiver o aluno em um processo educativo ativo e constitutivo ( Rocha, 2013).

Sendo assim, o trabalho do fisioterapeuta inserido em uma equipe multiprofissional que visa à inclusão de idosos na sala de aula, já vem sendo analisada como parte importante desse processo, uma vez que o fisioterapeuta pode contribuir em vários aspectos do aprendizado, sendo considerada também uma responsabilidade social.

Os idosos fazem parte de uma parcela significativa da população, uma vez que o aumento do número de indivíduos nesta faixa etária vem aumentando a cada ano (IBGE, 2002), vários fatores contribuem para essa mudança entre eles a melhora no saneamento básico; as atuais conquistas médico-tecnológicas da medicina moderna, com novos recursos que proporcionam diagnósticos mais precisos, proporcionando prevenção e cura de doenças que antes eram consideradas fatais reduzindo dessa forma a mortalidade e aumentando a expectativa de vida elevando consequentemente a taxa da população idosa, mesmo em países em desenvolvimento onde o acesso aos serviços de saúde ainda é restrito. (Araújo e Alves, 2000). Atualmente, muitos idosos ainda trabalham e tem participação ativa na renda familiar, outros por sua vez, mesmo aposentados buscam atividades para ocupar o tempo livre e todos esses fatores devem ser levados em consideração.

Os idosos tem a capacidade de aprender independente da sua idade, a partir do momento em que é incentivado, pois o processo de aprendizagem ocorre de forma contínua e de maneira significativa. Segundo Moragas (1991), para que os idosos tenham uma aprendizagem efetiva, são necessárias motivações adequadas além de um meio que permita o tempo de assimilação e que assegure um papel social significativo a essas pessoas. Estudos demonstram que idosos que participam de atividades intelectuais, sociais (James et al, 2011) e físicas (Jedrziewski et al, 2007), melhoram significativamente a função cognitiva podendo diminuir os efeitos fisiológicos do envelhecimento como déficits de memória e diminuir o risco de demências(Wilson et al, 2002)

(3)

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 19 a 23 de outubro de 2015

2. Metodologia

Esse trabalho é realizado com os idosos pertencentes ao Grupo Revivendo a Vida em parceria com a UniRITTER. O Grupo Revivendo a Vida (GRV) é formado por pessoas acima dos 60 anos de idade que integra o Programa de Atenção Pedagógica em educação de adultos na UniRitter. Os participantes do projeto podem escolher os dias e as atividades que irão realizar, pois a cada dia é oferecida uma atividade diferente, organizada por uma equipe multiprofissional, sendo que o fisioterapeuta faz parte desta equipe.

Em um dos dias da semana é desenvolvido oficina de saúde ministrada por profissionais da área, nesta oficina são desenvolvidas atividades teóricas e práticas. As atividades teóricas ocorrem na sala de aula e compreendem da apresentação do tema com a utilização de recursos audiovisuais, à medida que os assuntos são explanados, os alunos são solicitados a contribuir com debates e explanação de experiências vivenciadas de modo a possibilitar a fundamentação para prática.

As atividades práticas ocorrem de forma intercalada com a teoria ou no final da aula. Os alunos aprendem noções básicas de controle de sinais vitais, como o controle da pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, o controle dos medicamentos que está utilizando e a importância de procurar e seguir as orientações dos profissionais da saúde agindo ativamente no processo de prevenção para obtenção de uma melhora na qualidade de vida.

3) Resultados e Discussão

O presente trabalho realizado com o Grupo revivendo a vida busca ressaltar a importância do fisioterapeuta na inclusão dos idosos no processo escolar e social, como atuante da equipe multiprofissional.

(4)

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 19 a 23 de outubro de 2015

Alguns pesquisadores vêm estudando alternativas que melhorem a qualidade de vida dos idosos e a inclusão em sala de aula é uma possibilidade de proporcionar ao indivíduo, atualização cultural, novos vínculos sociais, melhorar a auto-estima, proporcionar bem- estar e auxiliar no controle emocional. (Neto, 2002;Leão, 2008; Silveira, 2010 ).

Porém os estudos nessas áreas ainda são escassos, tendo em vista que essa proposta do fisioterapeuta como parte integrande da equipe ainda é recente.

O fisioterapeuta pode contribuir com seus conhecimentos a fim de auxiliar tanto os idosos, como os demais profissionais em situações relacionadas com a cognição, motricidade, postura corporal, adequações de ambientes entre outros.

4) Conclusões

O trabalho do Fisioterapeuta como parte integrante da equipe multiprofissional na educação inclusiva de idosos, busca ampliar ainda mais a possibilidade do idoso ter exito no processo ensino-aprendizagem, o que também será um ponto positivo na qualidade de vida dos mesmos.

5) Palavras-chave

Fisioterapia; educação; inclusão social 6) Agradecimentos.

Agradeço aos participantes do Grupo Revivendo a Vida, a coordenadora do Projeto Prof. Ms. Denise Ceroni, a instituição UniRitter e aos demais colegas que auxiliam na execução do projeto.

7) Referências bibliográficas

ARAUJO, Tereza Cristina Nascimento; ALVES, Maria Isabel Coelho. PERFIL DA POPULAÇÃO IDOSA NO BRASIL. Textos Envelhecimento, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, fev. 2000 .

(5)

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 19 a 23 de outubro de 2015

GADOTTI, M. A educação contra a educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra.1984.

JEDRZIEWSKI, M.Kathryn; LEE, Virginia M.; TROJANOWSKI , John Q.Physical Activity and Cognitive Health.Alzheimers Dement. 2007 April ; 3(2): 98–108.

MORAGAS, R. M. Gerontología social: envejecimiento y calidad de vida. Barcelona, 1991.

ROCHA, Aneleide Pacheco et al. A atuação da Fisioterapia no Processo de Inclusão Escolar dos Alunos da Rede Municipal de Ensino de Lins. Anais do I Simpósio

Internacional de Estudos sobre a Deficiência – SEDPcD/Diversitas/USP Legal – São

Paulo; 2013.

SCORTEGAGNA, Paola Andressa; OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva.Educação: integração, inserção e reconhecimento social para o idoso.Revista Kairós Gerontologia, 13 (1), São Paulo, 13(1): 53-72; 2010.

SILVEIRA, Michele Marinho. Educação e inclusão digital para idosos. Novas Tecnologias na Educação. V. 8 Nº 2, 2010.

WILSON, Robert S; MENDES DE LEON, Carlos F.; BARNES, Lisa L.; SCHNEIDER, Julie A. Participation in Cognitively Stimulating Activities and Risk of Incident Alzheimer Disease.JAMA.287(6):742-748; 2002.

FIGURAS

(6)

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 19 a 23 de outubro de 2015

Figura 2 – Atividade para estimulação cognitiva.

Referências

Documentos relacionados

Vale ressaltar que o PNE guarda relação direta com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social, além de

6 Usou-se como referência para os fatores contextuais, o que foi considerado no SIMAVE, nas Avaliações Contextuais, aplicadas através de questionários aos alunos do

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

Desse modo, o Plano de Ação construído procurou focar na atuação da equipe diretiva das UEs – especificamente no gestor escolar e no supervisor educacional

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

O setor de energia é muito explorado por Rifkin, que desenvolveu o tema numa obra específica de 2004, denominada The Hydrogen Economy (RIFKIN, 2004). Em nenhuma outra área