• Nenhum resultado encontrado

Protocolo de Cooperação. entre COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL INSTITUTO CIVIL DA AUTODISCIPLINA DA COMUNICAÇÃO COMERCIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Protocolo de Cooperação. entre COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL INSTITUTO CIVIL DA AUTODISCIPLINA DA COMUNICAÇÃO COMERCIAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Protocolo de Cooperação

entre

COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL

e

INSTITUTO CIVIL DA AUTODISCIPLINA

DA COMUNICAÇÃO COMERCIAL

(2)

ENTRE:

Comité Olímpico de Portugal, instituição de utilidade pública, com personalidade jurídica e natureza associativa, sem fins lucrativos, pessoa coletiva n.º 501498958, sito na Travessa da Memória, n.º 36, 1300-403 Lisboa, adiante designado como “COP”, aqui representado pelo seu Presidente, José Manuel Marques Constantino da Silva;

e

Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial, pessoa coletiva n.º 502743735 com

sede na Rua Gregório Lopes, Lt. 1515 – Loja 6, 1400-408 Lisboa, adiante designada como “ICAP” ou “Instituição Parceira”, neste ato representada por Nuno Pinto de Magalhães, João Carlos Oliveira e Vítor Brás, respetivamente Presidente e Vice-Presidentes.

Em conjunto doravante designadas como “Partes”, ou individualmente como “Parte”, CONSIDERANDO QUE:

O Comité Olímpico de Portugal tem como missão representar e dirigir o Movimento Olímpico em Portugal, devendo, no quadro dessa missão, pugnar pelo respeito das regras do movimento olímpico, nomeadamente as contidas na Carta Olímpica.

Como parte importante dessa missão, cabe ao COP procurar assegurar o respeito pela integridade dos direitos de propriedade intelectual do Movimento Olímpico e a proteção dos parceiros olímpicos institucionais e comerciais que, com as suas contribuições, ajudam o COP a assegurar os recursos necessários para a prossecução das suas funções.

O Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial é a entidade responsável pela implementação da autorregulação em Portugal e tem como primordial objetivo a defesa de princípios ético-deontológicos da comunicação comercial, assegurando rápida e eficazmente, a observância dos princípios da legalidade, decência, honestidade e veracidade.

O sistema de autorregulação posto em prática pelo ICAP contribui fortemente para a promoção das boas práticas comerciais, especialmente ao nível da publicidade.

(3)

O Comité Olímpico de Portugal e o Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial identificaram algumas áreas de interesse comum, onde podem cooperar e ajudar-se mutuamente na prossecução dos seus objetivos.

É de boa fé e livremente celebrado, e pelas Partes aceite, o presente protocolo de cooperação (“Protocolo”), o qual se rege pelas seguintes cláusulas:

Cláusula 1.ª (Objeto)

O COP e o ICAP comprometem-se a cooperar na área da ética e boas práticas relacionadas com a comunicação comercial, nomeadamente no que concerne à promoção da correta utilização das propriedades olímpicas e à associação ao movimento olímpico.

Cláusula 2.ª

(Iniciativas de Formação e Divulgação)

1. As Partes desenvolverão iniciativas que ambas considerarem adequadas à promoção da

observância da lei, regulamentos e ética comerciais, no que respeita a campanhas que, de alguma forma, façam supor uma associação indevida ao Movimento Olímpico.

2. O COP procurará fornecer ao ICAP informação que possa ser divulgada por este aos seus

associados sobre as regras existentes em relação às propriedades olímpicas e às atividades de associação ao Movimento Olímpico.

3. As Partes estudarão a possibilidade de realização conjunta de eventos (seminários, workshops

ou reuniões de trabalho) com o fim de divulgar, junto dos associados do ICAP e dos agentes económicos em geral, as regras acima mencionadas.

Cláusula 3ª

(Sistema de Controlo Preventivo)

1. O ICAP promoverá um sistema de controlo preventivo para que os seus Associados,

principalmente os Meios, consultem previamente o ICAP em casos de campanhas ou peças publicitárias onde haja uma associação ao COP, aos Jogos Olímpicos ou a outro componente do Movimento Olímpico.

2. O COP e o ICAP trocarão as informações necessárias que contribuam para a eficiência e boa

(4)

a. o COP procurará manter o ICAP atualizado sobre a lista de Parceiros Olímpicos autorizados a utilizar diferentes componentes do Movimento Olímpico nas suas campanhas publicitárias;

b. o COP fornecerá ao ICAP informação e documentação relevante sobre a temática do marketing de emboscada e outras atividades de pirataria de eventos;

c. o COP sugerirá um perito independente que possa assessorar o ICAP nestas temáticas, incluindo na análise dos pedidos que derem entrada no âmbito deste sistema de controlo preventivo.

Cláusula 4.ª

(Sistemas de Pareceres, Reclamações e Mediação)

1. O ICAP assegura ao COP a legitimidade para que este possa, sem quaisquer custos:

a. Solicitar pareceres sobre campanhas de comunicação comercial ao GTJ – Gabinete Técnico-Jurídico do ICAP;

b. Apresentar queixas/reclamações ao Júri de Ética do ICAP; e c. Recorrer aos serviços de mediação oferecidos pelo ICAP.

Cláusula 5.ª

(Outros Projetos e Iniciativas)

Outras ações ou atividades que contribuam para o objeto deste Protocolo poderão ser comumente acordadas pelas partes, sendo objeto de adendas a este Protocolo, ou outros instrumentos jurídicos adequados, os quais especificarão os termos e condições das mesmas.

Clausula 6.ª

(Implementação da Parceria)

1. Boa fé. As Partes acordam em proceder de boa-fé na implementação do Protocolo ora assinado, ambas exercendo os seus direitos e obrigações no âmbito desta parceria de uma forma consistente com a reputação e o bom nome das contrapartes, e respeitando todas as leis e regulamentos aplicáveis.

2. Comunicações. Salvo quando outra forma for exigida, todas as comunicações entre as Partes devem ser efetuadas por escrito, mediante carta ou correio eletrónico dirigidas para os

endereços oficiais. Ambas as Partes comprometem-se a nomear um representante para a

(5)

podem ser alterados mediante notificação por escrito à outra parte, são os seguintes:

COP ICAP

Diretor Jurídico (Miguel Portela) Secretário-Geral (Miguel Morais Vaz)

gabinete.juridico@comiteolimpicoportugal.pt icap@icap.pt

21.361.72.60 21.303.70.00

3. Confidencialidade. As Partes obrigam-se a tratar e manter como confidencial, mesmo após a extinção do presente Protocolo, toda a informação que obtenham a respeito das outras durante a execução do mesmo e que, pela sua natureza ou por determinação expressa de qualquer delas, deva manter-se como confidencial.

4. Divulgação pública. A divulgação da existência desta parceria institucional só pode ser feita mediante prévia aprovação e autorização pelas outras partes dos materiais promocionais e de comunicação, e sempre no respeito por quaisquer regras ou instruções fornecidas pelas outras partes. Em particular, O Parceiro respeitará todas as instruções do COP relativamente à utilização das propriedades olímpicas.

Cláusula 7.ª (Vigência)

1. O presente Protocolo entra em vigor na data da sua assinatura e termina a 31 de dezembro de 2020, podendo ser renovado, caso tal seja a vontade das Partes, nas condições e termos a incluir em sede de alteração desta cláusula.

2. O presente Protocolo pode ser resolvido a todo o tempo, por qualquer das Partes, mediante aviso prévio de 30 dias.

Cláusula 8.ª

(Alterações e aditamentos)

Quaisquer alterações e aditamentos ao presente Protocolo só serão admissíveis se celebradas por escrito.

Cláusula 9.ª (Suspensão)

A execução do presente Protocolo suspende-se por motivos de força maior, totalmente alheios à vontade e controlo das Partes e que impossibilitem objetivamente a execução do mesmo.

(6)

Clausula 10.ª (Dúvidas e omissões)

1. As dúvidas e omissões resultantes da aplicação ou interpretação do presente Protocolo serão resolvidas por comum acordo entre as Partes.

2. Todas as Cláusulas, termos e condições deste Protocolo estão sujeitos às disposições da Carta Olímpica. Em caso de contradição entre o disposto neste Protocolo e o disposto na Carta Olímpica, as regras desta última devem prevalecer, desde que respeitada a legislação nacional. O texto da

última versão da Carta Olímpica poderá ser consultado em:

http://comiteolimpicoportugal.pt/movimento-olimpico/carta-olimpica/.

Feito em Lisboa, aos 14 de julho de 2016, em dois exemplares, ficando um na posse de cada uma das Partes.

COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL

_______________________________________ José Manuel Constantino

Presidente

INSTITUTO CIVIL DA AUTODISCIPLINA DA COMUNICAÇÃO COMERCIAL

_____________________________________ Nuno Pinto de Magalhães

Presidente

_____________________________________ João Carlos Oliveira

Vice-Presidente

_____________________________________ Vítor Brás

Referências

Documentos relacionados

No Brasil, o controle de constitucionalidade é realizado de forma incidental e difusa, o que permite que qualquer juiz ou tribunal deixe de aplicar uma lei em

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Os gerentes precisam decidir se atribuirão apenas os custos privados, ou se todos os custos sejam atribuídos (custo total). Depois, precisam decidir usar uma abordagem por função