• Nenhum resultado encontrado

FATEC- A FACULDADE SOCIAL DA BAHIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FATEC- A FACULDADE SOCIAL DA BAHIA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

FATEC- A FACULDADE SOCIAL DA BAHIA

REGULAMENTO

O que é uma Faculdade Social?

Faculdades sociais são Instituições de Ensino Superior que não têm exclusivamente a finalidade lucrativa. Elas são geradoras de novas oportunidades, um marco de uma nova sociedade com a finalidade de reinvestir partes de seus resultados na própria atividade sócio educacional.

São Instituições privadas de ensino que contribuem para o desenvolvimento do país. Com ações afirmativas através da oferta de educação de qualidade, com o intuito de apoiar as garantias dispostas na Constituição Federal de 1988, artigo 5º dispostos em direitos e garantias individuais, civis, políticos, sociais, econômicos, culturais, difusos e coletivos.

Tais ações devem ser entendidas como fruto da aspiração da iniciativa privada que, ante a inexistência da oferta dos serviços básicos garantidos pela Constituição lhes garante, propõe ações afirmativas para ofertá-los.

(2)

São vagas remanescentes da FATEC, cujos beneficiários deverão preencher os pré-requisitos descritos neste regulamento, respeitando a máxima os cidadãos com vulnerabilidade social. Vale salientar que, são vagas referentes a cursos de graduação e extensão universitária devidamente cadastradas junto ao MEC.

Como funcionam?

É vetado, ao aluno já matriculado já matriculado em curso regular da Instituição, assim como ao candidato ingressante através do financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior – Fies e Proune, sendo igualmente vetado o benefício simultâneo de descontos e outras bolsas;

Este benefício também não se aplica aos cursos de Pós-Graduação, especialização ou qualquer outro curso de extensão universitária da Instituição.

E se não houver formação de turma para o curso em que o candidato foi pré-selecionado?

O benefício do Projeto Educação-Vagas Sociais só pode ser concedido caso haja formação de turma no período letivo inicial do curso. Isso ocorre somente quando há número mínimo de 40 (quarenta) candidatos/alunos aprovados, sendo este o quantitativo mínimo necessário para a formação de uma turma inicial.

Quem pode participar do benefício Social descrito nesse regulamento?

Candidatos sem diploma de curso superior, que tenham ou não participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podem fazer a inscrição no vestibular social do Programa EducAção-Faculdade Popular FATEC 2017.2 e garantir uma vaga social desde que preencha os pré-requisitos descritos neste regulamento

(3)

Para concorrer a bolsa social, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por grupo familiar. Além disso, o candidato deve satisfazer pelo menos uma das condições abaixo:

 Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou privada.

 Ser pessoa com deficiência.

O vestibular social tem uma única etapa de inscrição.

A inscrição será realizada através de 1kg de alimento não perecível, exceto sal, poderá ser feita pela internet, na página www.fatecba.edu.br do dia 22 de julho de 2017, até o dia 18 de agosto de 2017, até as 23:59 h ou presencialmente na sede da FATEC, na rua Quinze de Novembro - Santa Isabel, Alagoinhas – BA, de segunda-feira a sexta-feira das 08:00 as 19:00h e aos sábados das 08:00 as 12:00, até o dia 18 de agosto de 2017.

Para realizar a inscrição com sucesso, o candidato deve informar o número do CPF.

No momento da inscrição, o candidato poderá optar em ordem de preferência, até duas opções de curso e turno destinadas as Vagas remanescentes disponíveis, conforme oferecido pela Instituição.

O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por em ordem de preferência, até três opções de cursos e turno destinadas à políticas de ações afirmativas.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Encerrado o prazo de inscrição, o sistema do PROGRAMA EDUCAÇÃO-VAGAS SOCIAIS classificará os estudantes de acordo com as opções e o diagnóstico, conforme correção das provas e análise social dos questionários sociais. Os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso,

(4)

observada a ordem escolhida no momento da inscrição e o limite de bolsas disponíveis.

Serão realizadas duas chamadas. A cada chamada, os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer à FATEC - instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas no formulário de inscrição e do questionário social.

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS

DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR

A FATEC deve solicitar, salvo em caso de dúvida, somente um dos seguintes comprovantes de identificação:

 Carteira de Identidade fornecida por órgãos de segurança pública das unidades da Federação.

 Carteira Nacional de Habilitação, novo modelo, no prazo de validade.

 Carteira funcional emitida por repartição pública ou por órgãos de classe de profissionais liberais, com fé pública reconhecida por decreto.

 Identidade militar, expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares para membros ou dependentes.

 Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), quando for o caso.

 Passaporte emitido no Brasil.

 Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS).

COMPROVANTES DE RESIDÊNCIA

(5)

comprovantes de residência em nome do beneficiário ou de membro do grupo familiar:

 Conta de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel).

 Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.

 Declaração do proprietário do imóvel que confirme a residência, com firma reconhecida em cartório, acompanhada de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.

 Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

 Demonstrativo ou comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou da Receita Federal do Brasil (RFB).

 Contracheque emitido por órgão público.

 Boleto bancário de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de saúde, de condomínio ou de financiamento habitacional.

 Fatura de cartão de crédito.

 Extrato ou demonstrativo bancário de outras contas, correntes ou de poupança.

 Extrato ou demonstrativo bancário de empréstimo ou aplicação financeira.

 Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

 Guia ou carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

COMPROVANTES DE RENDIMENTOS

I – Comprovante de rendimentos do estudante e dos integrantes do grupo familiar, referentes a pessoas físicas e a eventuais pessoas jurídicas vinculadas.

(6)

II – Para comprovação da renda, devem ser apresentados documentos conforme o tipo de atividade.

III – Para cada atividade, há uma ou mais possibilidades de comprovação de renda.

IV – Deve-se usar pelo menos um dos comprovantes relacionados.

V – A decisão quanto aos documentos a serem apresentados caberá à Direção da FATEC. A instituição poderá pedir qualquer tipo de documento, em qualquer caso, qualquer que seja o tipo de atividade, como contas de gás, condomínio, comprovantes de pagamento de aluguel ou prestação de imóvel próprio, carnês do IPTU, faturas de cartão de crédito e quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas a qualquer membro do grupo familiar.

ASSALARIADOS

 Três últimos contracheques, no caso de renda fixa.

 Seis últimos contracheques, quando houver pagamento de comissão ou hora extra.

 Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

 CTPS registrada e atualizada.

 CTPS registrada e atualizada ou carnê do INSS, com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica.

 Extrato da conta vinculada do trabalhador no FGTS referente aos seis últimos meses.

 Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

(7)

 Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

 Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).

 Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros do grupo familiar, quando for o caso.

 Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas.

 Notas fiscais de vendas dos últimos seis meses.

APOSENTADOS E PENSIONISTAS

 Extrato mais recente do pagamento de benefício, obtido por meio de consulta no endereço eletrônico http://www.mpas.gov.br

 Extratos bancários dos últimos três meses, quando for o caso.

 Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

AUTÔNOMOS

 Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

 Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros do grupo familiar, quando for o caso.

 Guias de recolhimento ao INSS, com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada.

 Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

(8)

 Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

 Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros do grupo familiar, quando for o caso.

 Guias de recolhimento ao INSS, com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada.

 Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

SÓCIOS E DIRIGENTES DE EMPRESAS

 Três últimos contracheques de remuneração mensal.

 Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

 Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).

 Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros do grupo familiar, quando for o caso.

 Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas.

RENDIMENTOS DE ALUGUEL OU ARRENDAMENTO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS

 Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

 Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

 Contrato de locação ou arrendamento, devidamente registrado em cartório, acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimento.

(9)

 Comprovantes dos períodos letivos referentes ao ensino médio cursados em escola pública, quando for o caso.

 Comprovante de percepção de bolsa de estudos integral durante os períodos letivos referentes ao ensino médio cursados em instituição particular, emitido pela respectiva instituição, quando for o caso.

 Vias originais, a serem apresentadas pelo candidato que tenha cursado o ensino médio no exterior, dos documentos referidos nos itens acima e a respectiva tradução para o português, por tradutor juramentado, nos termos do art. 224 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil).

 Certificado, para a comprovação de conclusão do ensino médio, que o candidato pode apresentar com base no resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou nos exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Nesse caso, o estudante não pode ter cursado, em algum momento, o ensino médio em escola particular, exceto na condição de bolsista integral da própria escola.

COMPROVANTE DE DEFICIÊNCIA, quando for o caso

 Laudo médico que ateste a espécie e o grau da deficiência, nos termos do art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID). Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode pedir ao estudante outros documentos que julgar necessários.

É permitida às instituições a realização de exames dos pré-selecionados pelo PROGRAMA EDUCAÇÃO-VAGAS SOCIAIS FATEC. Essa informação é dada ao candidato no momento da inscrição.

Nesses casos, as instituições que optarem por fazer o exame devem explicar formalmente aos estudantes, no prazo máximo de 24 horas da divulgação dos

(10)

resultados das chamadas, a natureza e os critérios de aprovação, os quais não podem ser mais rigorosos do que aqueles aplicados aos pré-selecionados em seus processos seletivos regulares. É vedada a cobrança de taxas para realização do exame além da já pactuada quando da seleção referida nos parágrafos que antecedem a este.

Ao final das duas chamadas, o candidato poderá manifestar interesse em participar da lista de espera do PROGRAMA EDUCAÇÃO-VAGAS SOCIAIS FATEC. Os benefícios eventualmente não preenchidos nas duas chamadas serão ocupadas pelos estudantes participantes da lista de espera que comprovarem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Quais os cursos participantes, bem como os valores sociais do PROGRAMA EDUCAÇÃO-VAGAS SOCIAIS-FATEC?

Administração R$ 388,00 Arquitetura e Urbanismo R$ 584,00 Ciências Contábeis R$ 388,00 Engenharia Civil R$ 584,00 Engenharia Elétrica R$ 584,00 Engenharia Mecânica R$ 584,00 Engenharia Produção R$ 584,00 Gestão em RH R$ 315,00 Logística R$ 315,00

(11)

Odontologia R$ 1.056,00 Pedagogia R$ 330,00 Petróleo e Gás R$ 315,00 Rede de Computadores R$ 315,00 Segurança no Trabalho R$ 315,00 Teologia R$ 388,00

*Vagas sócias não são parcelamentos e ou quaisquer modalidades de financiamentos. Trata-se de mensalidades.

* Os valores aqui publicados, só serão válidos pela adimplência das mesmas. Em caso de inadimplência os alunos/beneficiários perderão o status de beneficiários do Programa Educação, retornando suas mensalidades para a tarifa normal do curso, cujo aluno encontra-se matriculado, naquela parcela.

RESULTADO E PRÉ-SELEÇÃO

Como saber os resultados?

O Vestibular social do ano 2017.2, cujas provas acontecerão no dia 20 de agosto, terá seu resultado publicado no dia 26 de agosto de 2017; e o da segunda chamada em 05 de setembro 2017.

(12)

Os resultados estarão disponíveis na página do PROJETO EDUCAÇÃO-VAGAS SOCIAIS FATEC, no site da Fatec www.fatec.com.br, na Central de Atendimento da FATEC, pelo telefone 75-3422-0423 ou nos murais da FATEC.

É de inteira responsabilidade dos candidatos a consulta aos resultados, o cumprimento dos prazos estabelecidos e o acompanhamento de possíveis alterações. A eventual comunicação por via eletrônica da FATEC com os candidatos tem caráter meramente complementar.

A pré-seleção, em qualquer das chamadas do PROJETO EDUCAÇÃO, assegura ao candidato apenas a expectativa de direito ao Projeto, condicionado seu efetivo usufruto à regular participação e aprovação nas fases posteriores do processo da efetivação do benefício, bem como a formação de turma no período letivo inicial do curso.

Como proceder após ter sido pré-selecionado?

O candidato deverá se apresentar à FATEC, no período estabelecido no cronograma, munido dos documentos que comprovem as informações prestadas na inscrição.

É de inteira responsabilidade do candidato verificar, os horários e o local de comparecimento para a aferição das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, na reprovação do candidato.

O prazo para comprovação das informações dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada vai de 26 de agosto de 2017 a 05 de setembro de 2017. Para a comprovação das informações dos pré-selecionados na segunda chamada, de 06 a 17 de setembro de 2017.

(13)

Ao receber a documentação do candidato, a instituição deve, obrigatoriamente, entregar o protocolo de recebimento de documentação.

Encerramento da bolsa

A Vaga social que contempla as mensalidades sociais poderá ser encerrada nos seguintes casos:

Não realização de matrícula no período letivo correspondente ao 2º semestre de usufruto do benefício, ou seja, o aluno/beneficiário é contemplado com a bolsa, mas não comparece à instituição para efetivar a sua matrícula;

Encerramento da matrícula do beneficiário, com consequente encerramento dos vínculos acadêmicos com a instituição;

Matrícula, a qualquer tempo, em instituição pública gratuita de ensino superior; Conclusão de curso no qual o beneficiário está matriculado, ou qualquer outro curso superior, em qualquer instituição de ensino superior;

Não aprovação em, no mínimo, 75% do total das disciplinas cursadas em cada período letivo;

Inidoneidade de documento apresentado à FATEC ou falsidade de informação prestada pelo bolsista, a qualquer momento;

Término do prazo máximo para conclusão do curso no qual o beneficiário está matriculado;

Constatada mudança substancial da condição socioeconômica do estudante. Usufruto, simultâneo, de outros benefícios ou bolsa, do financiamento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – Fies;

Quando o estudante deixar de apresentar documentação pendente na fase de comprovação das informações, referente ao seu ingresso na instituição.

(14)

Exemplificando: o estudante selecionado pelo PROJETO EDUCAÇÃO-VAGAS SOCIAIS FATEC que concluiu o ensino médio, mas ainda não possui do certificado;

Solicitação do beneficiário; Decisão ou ordem judicial; Evasão do bolsista;

Inadimplência das mensalidades sociais, superior a 60 (sessenta) dias corridos da data do vencimento dos boletos.

Falecimento do bolsista.

Alagoinhas, _____________________________

Referências

Documentos relacionados

19.10.2004 Albertina Oliveira Presidente - Junta de Freguesia da Ribeira Chã Medalha de Mérito Municipal 19.10.2004 Roberto Sousa – Presidente da Junta de Freguesia de Água de

Este artigo está assim estruturado: uma breve introdução sobre a utilização de recursos computacionais no ensino de engenharia, um comentário sobre a aplicação

Fatores importantes que podem levar a diferenças significativas entre os resultados reais e as declarações de expectativas sobre eventos ou resultados futuros incluem a estratégia

1998), salientando-se os seguintes resultados dos alunos da nossa amostra: os mais novos percepcionam as causas atribucionais como mais internas, estáveis e controláveis; as raparigas

1 o Aprovar Regulamento Técnico contendo medidas básicas referentes aos procedimentos de verificação visual do básicas referentes aos procedimentos de verificação visual do

A empresa prestadora de serviços deve, durante os procedimentos de diagnóstico, aplicar um “check- list” de inspeção nas instalações, observando características de filtragem no

O SECRETÁRIO EXECUTIVO DE GESTÃO INTERNA DO GABINETE CIVIL, FRANKLIN ADRIANO C. Em seguida, em homenagem ao princípio da legalidade, evolua o processo diretamente à

Essa nova realidade apresenta as fronteiras de agricultura capita- lista, como é o caso do Oeste da Bahia, privilegiado por alguns eventos responsáveis por tal mudança, tais como