• Nenhum resultado encontrado

Participação no capital total (%) Controladas Direta Indireta Direta Indireta Direta Indireta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Participação no capital total (%) Controladas Direta Indireta Direta Indireta Direta Indireta"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

1. CONTEXTO OPERACIONAL

A Nadir Figueiredo Indústria e Comércio S.A é uma empresa de capital aberto, com sede na cidade de São Paulo, contando com instalações industriais nas cidades de São Paulo e Suzano. Os principais objetivos da empresa são: indústria, comércio, exportação e importação de produtos de vidro, cristal, cerâmica e louça, destinados às utilidades domésticas e embalagens de alimentos e bebidas.

2. ENTIDADES CONSOLIDADAS (CONTROLADAS)

Controladas Direta Indireta Direta Indireta Direta Indireta

Multividro Industria e Com. Ltda. 91,83 8,16 91,83 8,16 91,83 8,16

Mineração Rosicler Ltda. 99,97 99,97 99,97

Ridan Empreendimentos Imob. Ltda. 1,58 98,42 1,58 98,42 1,58 98,42

Distribuidora Brasin S.A. 50,00 50,00 50,00

Brasin N.V. 50,00 50,00 50,00

31.03.2011 31.03.2010

Participação no capital total (%)

31.12.2010

3. BASES DE PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS INFORMAÇÕES TRIMESTRAIS INDIVIDUAIS E

CONSOLIDADAS

a. Declaração de conformidade (com relação às Normas internacionais de relatório financeiro (IFRS) e às práticas contábeis adotadas no Brasil).

As presentes informações trimestrais incluem: as informações trimestrais consolidadas preparadas conforme as IFRS emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB) e também de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

As informações trimestrais individuais da controladora foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil. No caso da controladora, essas práticas diferem das IFRS, aplicável às demonstrações financeiras separadas, somente no que se refere à avaliação dos investimentos em controladas pelo método de equivalência patrimonial, enquanto para fins de IFRS seria pelo custo ou valor justo.

Contudo, não há diferença entre o patrimônio líquido e o resultado consolidado e o patrimônio líquido e resultado da entidade controladora em suas informações trimestrais individuais. Assim sendo, as informações trimestrais consolidadas e as informações trimestrais individuais da controladora estão sendo apresentadas lado a lado em um único conjunto de informações trimestrais, nas notas explicativas.

Essas informações trimestrais foram elaboradas de acordo com os Pronunciamentos, Interpretações e Orientações Técnicas (coletivamente “CPCs”) emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) adotados no Brasil e aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A Diretoria da Companhia aprovou a ITR referente ao período encerrado em 31/03/2011 na, data de 13 de maio de 2011.

(2)

b. Base de mensuração

As informações trimestrais individuais e consolidadas foram preparadas com base no custo histórico com exceção dos seguintes itens materiais reconhecidos nos balanços patrimoniais: • Os instrumentos financeiros mensurados pelo valor justo por meio do resultado.

• Ativos e passivos assumidos em aquisição de negócio a valor justo. c. Moeda funcional e moeda de apresentação

Essas informações trimestrais e individuais e consolidadas são apresentadas em Real, que é a moeda funcional da Companhia. Todas as informações financeiras apresentadas em Real foram arredondas para o milhar mais próximo, exceto quando indicado de outra forma.

d. Principais fontes de incertezas das estimativas

A preparação das informações trimestrais individuais e consolidadas de acordo com as normas IFRS e as normas CPC exige que a Administração faça julgamentos, estimativas e premissas que afetam a aplicação de políticas contábeis e os valores reportados de ativos, passivos, receitas e despesas. Os resultados reais podem divergir dessas estimativas.

Estimativas e premissas são revistas de uma maneira contínua. Revisões com relação a estimativas contábeis são reconhecidas no período em que as estimativas são revisadas e em quaisquer períodos futuros afetados, sendo que as principais fontes de incertezas e estimativas são:

Vidas úteis de ativos imobilizados e intangíveis

Os ativos imobilizados e intangíveis são depreciados ou amortizados durante sua vida útil. A vida útil é baseada nas estimativas da Administração a respeito do período em que os ativos gerarão receitas, as quais são periodicamente revisadas para adequação contínua. Alterações nas estimativas poderão resultar em variações significativas no valor contábil e os valores são apropriados ao resultado do exercício conforme as novas estimativas. Mais detalhes, incluindo valores contábeis, estão incluídos nas notas explicativas nº 11.

(i) Estoques

A Companhia revisa periodicamente o valor líquido de realização e a demanda de seus estoques para garantir que os estoques registrados são demonstrados pelo menor valor entre o custo e o valor líquido de realização. Mais detalhes incluindo valores contábeis estão divulgados na nota explicativa nº 7.

(ii) Provisão para contingências

De acordo com as IFRS e práticas contábeis adotadas no Brasil, a Companhia reconhece uma provisão quando existe uma obrigação presente decorrente de um evento passado, uma transferência de benefícios econômicos é provável e o valor dos custos de transferência pode ser estimado de maneira confiável. Nos casos em que os critérios não são cumpridos, um passivo contingente pode ser divulgado nas notas explicativas das informações trimestrais. As obrigações decorrentes de passivos contingentes que foram divulgadas, ou que não são atualmente reconhecidas ou divulgadas nas informações trimestrais, poderiam ter um efeito material sobre o balanço patrimonial da controladora e consolidado. A aplicação desses princípios contábeis a litígios exige que a Administração realize julgamentos sobre diversas

(3)

matérias de fato e de direito além de seu controle. A Companhia revisa as ações judiciais pendentes, monitorando a evolução dos processos e a cada data de elaboração de relatórios, visando a avaliar a necessidade de provisões e divulgações nas informações trimestrais. Entre os fatores considerados na tomada de decisões sobre as provisões estão a natureza do litígio, reivindicação ou autuação, o processo judicial e o nível potencial de indenização na jurisdição em que o litígio, reivindicação ou autuação foi interposto e o andamento da ação. Mais detalhes incluindo valores contábeis estão divulgados na nota explicativa nº 14.

e. Consolidado

As informações trimestrais consolidadas foram elaboradas de acordo com os princípios básicos de consolidação previstos nas IFRS e normas da Comissão de Valores Mobiliários e apresentam os saldos das contas de todas as suas empresas controladas. A consolidação de controladas incorpora as contas totais de ativos, passivos e resultados e distingue a participação de acionistas não controladores no balanço patrimonial e na demonstração do resultado consolidados, correspondente ao percentual de participação nas controladas.

O processo de consolidação contempla a eliminação dos investimentos proporcionalmente à participação da controladora nos patrimônios líquidos das controladas, dos saldos das contas patrimoniais, resultados não realizados nos estoques e das receitas e despesas entre as empresas consolidadas.

Demonstrações consolidadas são as demonstrações de um conjunto de entidades (grupo econômico), apresentadas como se fossem as de uma única entidade econômica.

No que concerne a Distribuidora Brasim S.A. e Brasim N.V., o trimestre considerado para consolidação, compreende o período de Novembro de 2010 a Janeiro de 2011.

4. SUMÁRIO DAS PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS

a. Aplicações financeiras

As aplicações financeiras estão avaliadas ao custo de aquisição, acrescido dos rendimentos auferidos até a data do balanço, de forma “pró rata temporis”, líquido dos tributos incidentes sobre tais rendimentos.

b. Contas a receber e provisão para créditos de liquidação duvidosa

As contas a receber de clientes são contabilizadas pelos seus valores nominais, em contrapartida de receitas, quando da transferência de propriedade das mercadorias.

A provisão para créditos de liquidação duvidosa foi constituída com base na análise individual dos recebíveis, em montante considerado suficiente pela Administração para cobrir possíveis perdas.

O ajuste a valor presente do saldo do contas a receber de clientes não é relevante devido ao curto prazo de sua realização.

c. Demais ativos circulantes e não circulantes

Os demais ativos circulantes e não circulantes são demonstrados aos valores de custo ou realização, incluindo, quando aplicáveis, os rendimentos auferidos.

(4)

d. Investimentos

As participações em controladas foram registradas pelo método da equivalência patrimonial, com a contra partida destes valores reconhecidos no resultado operacional, exceto as variações cambiais sobre os investimentos no exterior, os quais são reconhecidos em conta específica do patrimônio líquido.

e. Transações em moeda estrangeira

Transações em moeda estrangeira são contabilizadas pela taxa de câmbio do dia da transação. Ativos ou passivos denominados em moedas estrangeiras são convertidos utilizando-se a taxa de câmbio na data do balanço patrimonial. As variações cambiais são reconhecidas nas demonstrações do resultado à medida que ocorrem.

f. Empréstimos e financiamentos

São atualizados com base nas variações monetárias e ou cambiais, acrescidos dos respectivos encargos incorridos, até a data de encerramento do exercício.

g. Imposto de Renda e Contribuição Social

Impostos e contribuições sobre o lucro: no Brasil compreende o imposto de renda (IRPJ) e a contribuição social sobre o lucro (CSLL), que são calculados com base no lucro tributável, de acordo com a legislação e alíquotas vigentes. Os resultados apurados nas subsidiárias do exterior estão sujeitos à tributação naqueles países, de acordo com alíquotas e normas locais. Impostos diferidos representam os créditos de diferenças temporárias entre a base fiscal e a contábil, e o passivo refere-se à reavaliação. Os ativos e passivos de impostos e contribuições diferidos são classificados no não circulante conforme a expectativa de sua realização. Quando a probabilidade futura de não utilização desses créditos for provável é feita uma provisão para não recuperação desses impostos diferidos.

h. Demais passivos circulantes e não circulantes

Os demais passivos circulantes e não circulantes são demonstrados pelos valores conhecidos ou exigíveis, acrescidos, quando aplicáveis, dos respectivos encargos e variações monetárias e cambiais.

i. Receita de vendas

A receita de vendas é apresentada líquida dos impostos incidentes, descontos e abatimentos concedidos, sendo reconhecida na extensão em que for provável que benefícios econômicos serão gerados e fruirão para a Companhia, quando da transferência dos riscos e benefícios dos produtos, e quando possa ser medida de forma confiável, medida com base no valor justo da contraprestação recebida, excluindo descontos, abatimentos e impostos ou encargos sobre vendas.

j. Apuração do resultado

O resultado das operações é apurado em conformidade com o regime contábil de competência.

(5)

O lucro por ação é calculado pelo número médio ponderado das ações ordinárias e preferenciais emitidas que se encontram em poder dos acionistas.

l. Demonstrações contábeis do exercício anterior

As demonstrações financeiras referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2010 foram reclassificadas, quando aplicável, visando uma melhor comparabilidade nos termos de

apresentação. Demonstramos abaixo o efeito destas reclassificações:

CONSOLIDADO - 31/12/2010

Original Ajuste Reclassificado

Fornecedores No ta 13 15.885 5.302 21.187

Adiantamento a fornecedores - 1.160 5.302 6.462

5. CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA

31/3/2011 31/12/2010 31/3/2011 31/12/2010

Caixa e Equivalentes de Caixa 4.078 5.931 4.510 6.187

Fundos DI, RF e CDB 7.125 6.360 32.100 30.521

11.203

12.291 36.610 36.708 Consolidado Controladora

Composto por numerários em moedas nacionais e estrangeiras, e depósitos em bancos com disponibilidade imediata para uso.

As aplicações em Certificados de Depósito Bancário - CDB e em Fundos DI e RF são denominadas em reais e remuneradas em torno de 100% do Certificado de Depósito Interbancário - CDI, os resgates podem ser efetuados à vista e em até dois dias úteis.

No trimestre as taxas CDI variaram entre 1,26% a 1,31% a.m.

6. CONTAS A RECEBER 31/3/2011 31/12/2010 31/3/2011 31/12/2010 Mercado Interno 68.279 88.735 70.786 91.321 Mercado Externo 6.826 5.365 14.193 12.814 Partes Relacionadas 2.762 5.302 - -PCLD (7.495) (7.364) (7.495) (7.364) Total 70.372 92.038 77.483 96.771 Controladora Consolidado

(6)

7. ESTOQUES 31/3/2011 31/12/2010 31/3/2011 31/12/2010 Produtos acabados 44.998 40.041 57.166 47.988 Produtos em elaboração 773 626 773 626 Matéria-prima 2.766 2.518 2.766 2.518 Materiais de em balagem 851 1.019 851 1.019 Materiais de manutenção 18.535 15.695 18.535 15.695

Provisão para estoques obsoletos (4.881) (4.881) (4.881) (4.881)

Total 63.042 55.018 75.210 62.965

(7)

8. IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

A provisão para imposto de renda e a contribuição social, correntes e diferidos, são calculados com base nas alíquotas de 15% acrescida do adicional de 10% sobre o lucro tributável excedente a R$240 para imposto de renda e 9% para a contribuição social, e foram calculados como segue:

a.        Conciliação da despesa de imposto de renda e contribuição social

31/3/2011 31/12/2010 31/3/2011 31/12/2010

Lucro antes do Imposto de Renda e da Contribuição Social

com reversão do juros sobre capital próprio (1.172) 25.219 (486) 27.035 (-) Lucro líquido de controladas apurado pelo lucro presumido - - (3.098) (4.703)

Alíquota Nominal de Imposto de Renda e Contribuição Social 34% 34% 34% 34%

Imposto de Renda e Contribuição Social à Taxa Nominal 398 (8.575) 1.219 (7.593)

Equivalência Patrimonial 1.120 2.014 -

-Outras líquidos (903) 461 352 (231)

Imposto de Renda e Contribuição Social (181) (6.100) (867) (7.824) Taxa efetiva 15% 24% 24% 35% b. Composição do imposto de renda e contribuição social diferidos 31/3/2011 31/12/2010 31/3/2011 31/12/2010 Ativo: Provisões para crédito de liquidação duvidosa 1.231 1.129 1.231 1.129 Provisões para estoques obsoletos 1.660 1.660 1.660 1.660 Provisões para perdas com investimentos em ações 314 314 314 314

Provisões para contingências 519 519 519 519

Provisões para incentivos comerciais - 103 - 103

Provisões para Fretes 709 902 709 902

4.433 4.627 4.433 4.627 Passivo: Reserva de reavaliação da controladora 135 149 135 149

135 149 135 149

Controladora Consolidado

Controladora Consolidado

A Administração considera que os créditos serão realizados na proporção da solução final das contingências e da liquidação das demais obrigações provisionadas.

(8)

9. INVESTIMENTOS EM CONTROLADAS

Participações (%)

Multividro Ind. e Com. Ltda. 91,83 31/3/2011 46.014 46.014 518 10.508 38.420 3.113 2.858 35.282 31/12/2010 42.761 42.761 1.777 10.508 35.307 4.736 4.349 32.423 Mineração Rosicler Ltda. 100,00 31/3/2011 10.644 10.644 190 835 10.586 386 386 10.583 31/12/2010 10.396 10.396 649 835 10.200 840 840 10.197 Ridan Empreend. Imob. Ltda. 1,58 31/3/2011 33.344 33.344 3.562 11.360 27.109 3.098 49 430 31/12/2010 29.086 29.086 5.938 11.360 24.011 4.703 75 380 Distribuidora Brasim S.A. 50,00 31/3/2011 12.097 12.097 7.882 1.683 5.877 525 - 2.570 31/12/2010 11.231 11.231 21.549 1.683 5.525 1.460 725 2.691 Brasim N.V. 50,00 31/3/2011 539 539 137 654 489 1 1 247 31/12/2010 813 813 2.249 654 503 138 (66) 237 Total 31/3/2011 3.294 49.111 Total 31/12/2010 5.923 45.928 Investimentos em controladas Periodo Capital Social Patrimônio Líquido Lucro Líquido Equivalência Patrimonial Valor do Investimento Ativo Passivo Receita Bruta

(9)

10. PARTES RELACIONADAS

Transações com partes relacionadas apresentadas nos saldos consolidados:

Controladora Consolidado

31/3/2011 31/3/2011

Controlada Controlada Controlada Acionistas Acionistas Multividro Brasim N.V Brasim S.A Indiretos Total Indiretos

Ativo circulante

Clientes - - 2.762 - 2.762

- 2.762 - 2.762

-Ativo não circulante

Empréstimos - - - - - 1.417

- - - - 1.417

Passivo não circulante

Empréstimos 6.085 - - 4.703 10.788 4.703 6.085 - - 4.703 10.788 4.703 Vendas - - 3.342 - 3.342 -Despesa de Aluguel - - - - - -Juros passivos 157 - - 117 274 -Controladora Consolidado 31/12/2010 31/12/2010

Controlada Controlada Controlada Acionistas Acionistas Multividro Brasim N.V Brasim S.A Indiretos Total Indiretos

Ativo circulante

Clientes - - 5.302 - 5.302

- 5.302 - 5.302

-Ativo não circulante

Empréstimos - - - - - 1.633

- - - - 1.633

Passivo não circulante

Empréstimos 5.928 - - 4.153 10.081 4.153 5.928 - - 4.153 10.081 4.153 Vendas - 323 10.806 - 11.129 -Juros ativos - - - - 213 Juros passivos 430 - - 350 780

As transações efetuadas com partes relacionadas concentram-se em operações de venda de produtos para as controladas Brasim N.V e a Distribuidora Brasim S.A. Essas operações são realizadas a preços e condições de mercado.

(10)

As operações financeiras pactuadas através de contrato de mútuo entre as empresas do grupo e acionistas são remuneradas a taxa CDI (100%), sendo sempre observadas as condições de mercado, o prazo de vencimento destas operações são indeterminados.

Remuneração de Administradores

A Nadir Figueiredo Indústria e Comércio S.A, pagou, a seus administradores, a titulo de remuneração um total de R$ 334, no 1º trimestre de 2011 e R$ 307, referente ao mesmo período de 2010

(11)

11. IMOBILIZADO

Taxas de CONTROLADORA

Depreciação SALDO EM CUSTO DEPRECIAÇÃO SALDO EM

% 31/12/2010 Adições Transf Baixas Adições Transf Baixas 31/3/2011 Terrenos - 140.173 - - - - - - 140.173 Edifícios e Construções 4 24.378 - - - 324 - - 24.054 Equipamentos e Instalações 10 a 20 27.945 190 73 (16) 1.257 - (3) 26.937 Fornos 33 5.266 - - - 818 - - 4.448 Máquinas e Matrizes 10 28.979 - - - 1.133 - - 27.846 Veículos 20 1.187 130 - (214) 89 - (144) 1.158 Construções em Andamento - 26.792 21.067 (73) - - - - 47.785 Total 254.720 21.386 - (230) 3.622 - (146) 272.400 Taxas de CONSOLIDADO

Depreciação SALDO EM CUSTO DEPRECIAÇÃO SALDO EM

% 31/12/2010 Adições Transf Baixas Adições Transf Baixas 31/3/2011 Terrenos - 140.173 - - - - - - 140.173 Edifícios e Construções 4 24.378 - - - 324 - - 24.054 Equipamentos e Instalações 10 a 20 28.106 191 73 (26) 1.266 - (3) 27.081 Fornos 33 5.265 - - - 818 - - 4.447 Máquinas e Matrizes 10 28.995 12 - - 1.142 - 27.865 Veículos 20 1.254 130 - (245) 89 - (148) 1.198 Construções em Andamento - 26.792 21.067 (73) - - - - 47.785 Total 254.963 21.399 - (271) 3.639 - (151) 272.603

(12)

12. EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS

Descrição Vencimentos Taxas (%) 31/3/2011 31/12/2010 31/3/2011 31/12/2010

CIRCULANTE

BNDES

BNDES Abr/2011 a Mar/2012 Cesta Moedas + 2,7% a 3,6% a.a. + IR 320 301 320 301

BNDES Abr/2011 a Mar/2012 TJLP + 2,12% A 4,8% a.a. 16.979 16.937 16.979 16.937

BNDES Abr/2011 a Mar/2012 IPCA + 2,12% a.a. 3.165 3.068 3.165 3.068

BNDES-Exim Dez/2011 7% a.a. 20.060 20.060 20.060 20.060

FINAME

BRASIL Mai/2011 10,85% a.a. 19 46 19 46

BRADESCO Abr/2011 a Mar/2012 TJLP + 1,75% A 2,30% a.a. 124 124 124 124

BNDES Abr/2011 a Mar/2012 TJLP + 1,72% a.a. 202 202 202 202

ACC

BRASIL Fev/2011 US$ + 0,62% a.a. - 1.583 - 1.583

VENDOR

BRASIL Abr/2011 a Jul/2011 12,50% a.a. 3.788 5.777 3.788 5.777 ITAÚ Jan/2011 a Abr/2011 12,34% a.a. - 1.426 - 1.426

Capital de Giro - - - - 771 405

44.658

49.526 45.429 49.931

NÃO CIRCULANTE

BNDES

BNDES Ago/2012 a Jul/2017 Cesta Moedas + 2,1% a 3,6% a.a. + IR 4.475 1.525 4.475 1.525

BNDES Jul/2012 a Jun/2017 TJLP + 2,12% A 4,8% a.a. 42.182 35.823 42.182 35.823

BNDES Abr/2012 a Fev/2015 IPCA + 2,12% a.a. 9.529 15.097 9.529 15.097

FINAME

BRADESCO Abr/2012 a Dez/2013 TJLP + 1,75% A 2,30% a.a. 166 197 166 197

BNDES Abr/2012 a Jan/2015 TJLP + 1,72% a.a. 565 615 565 615

56.917

53.257 56.917 53.257

TOTAL 101.575 102.783 102.346 103.188

Os montantes vincendos a longo prazo estão assim demonstrados:

31/3/2011 31/12/2010 31/3/2011 31/12/2010 2012 22.631 22.631 22.631 22.631 2013 13.779 13.779 13.779 13.779 2014 10.717 10.717 10.717 10.717 2015 4.620 4.620 4.620 4.620 2016 996 996 996 996 2017 4.174 514 4.174 514 TOTAL 56.917 53.257 56.917 53.257 Controladora Consolidado Controladora Consolidado

(13)

Como garantia dos empréstimos e financiamentos, foram oferecidos parte dos terrenos pertencentes ao ativo imobilizado da Companhia e de suas Controladas, bem como títulos de crédito da Companhia.

(14)

13. FORNECEDORES 31/3/2011 31/12/2010 31/3/2011 31/12/2010 Nacionais 26.758 17.759 27.218 17.938 Exterior 332 116 1.041 3.249 Total 27.090 17.875 28.259 21.187 Controladora Consolidado 14. CONTINGÊNCIAS

Nas datas das demonstrações contábeis, a Companhia apresentava os seguintes passivos e os correspondentes depósitos judiciais relacionados a contingências:

Depósito Depósito judicial judicial Tributárias 1.291 69 1.222 1.291 69 1.222 Trabalhistas e previdenciárias 81 130 (48) 81 130 (48) Cíveis - - - -Total 1.372 198 1.174 1.372 198 1.174 31/3/2011 31/12/2010

Provisão Líquido Provisão Líquido

Provisões para contingências relacionadas a processos trabalhistas, tributários, cíveis e comerciais, nas instâncias administrativas e judiciais, são reconhecidas tendo como base as opiniões dos assessores legais e as melhores estimativas da Administração sobre o provável resultado dos processos pendentes nas datas dos balanços patrimoniais. Nos depósitos judiciais trabalhistas estão contidos os depósitos recursais.

Em 31 de março de 2011 a Companhia e suas controladas estavam expostas a ações trabalhistas e tributárias, todas em razão do curso normal de suas operações, com as mais variadas características e em diversas fases do rito processual. Com base nos pareceres emitidos pelos assessores legais da Companhia no esperado sucesso de alguns julgamentos e negociações que se devem realizar, a avaliação de êxito dos processos judiciais, no montante aproximado de R$ 4.713 em 31/03/2011 (R$ 4.713 em 31/12/2010), é de perda possível, e, portanto, a Administração entende não ser necessária a constituição de provisão para eventuais perdas nestes processos. Na opinião da Administração, não se espera que qualquer desses processos tenha um efeito material sobre a posição financeira ou os resultados das operações da Companhia.

De acordo com a legislação vigente, as operações das Sociedades estão sujeitas a revisões das Autoridades Tributárias pelo prazo de cinco anos com referência aos tributos federais, estaduais e municipais. Não há prazo de prescrição para exame dos recolhimentos de encargos trabalhistas e sociais. Como decorrência dessas revisões, transações e recolhimentos poderão ser questionadas e os valores identificados ficam sujeitos à multa, juros e atualização monetária.

(15)

15. PATRIMÔNIO LÍQUIDO a. Capital social

O capital social, totalmente subscrito e integralizado, é composto de 13.579.031 ações sem valor nominal, sendo 5.513.608 ações ordinárias e 8.065.423 ações preferenciais. As ações preferenciais não têm direito a voto, mas gozam de prioridade na distribuição de dividendo mínimo não acumulativo, de 6% a.a. sobre o valor de sua participação no capital social integralizado e participam de outras vantagens em igualdade de condições com as ações ordinárias.

b. Reserva legal

Foi constituída nos termos da legislação societária, na base de 5% do lucro líquido, observando-se o limite de 20% do capital social realizado ou 30% do capital social somadas as reservas de capital. Após esses limites, as apropriações a essa reserva não são obrigatórias. A reserva legal somente pode ser utilizada para aumento do capital social ou para absorção de prejuízos

.

c. Outros resultados abrangentes

c.1 Ajustes cumulativos de conversão para moeda estrangeira

A Companhia reconhece nessa rubrica o efeito acumulado da conversão cambial das

demonstrações financeiras de sua controlada que mantêm registros contábeis em moeda funcional diferente da moeda funcional da controladora. Tais efeitos passaram a ser reconhecidos desde 1º de janeiro de 2008, quando da entrada em vigor do CPC 02R2 (IAS21). Na demonstração do patrimônio líquido, balanço patrimonial e demonstração do

resultado abrangente, esse valor é alocado a “Outros resultados abrangentes”. Esse efeito acumulado será revertido para o resultado do exercício como ganho ou perda somente em

caso de alienação ou baixa do investimento

.

c.2 Ajustes de avaliação patrimonial

A Companhia reconhece nessa rubrica o efeito dos ajustes de avaliação patrimonial relativo à adoção do custo atribuído ao ativo imobilizado na data de transição das IFRS e CPCs. Os valores registrados em ajustes de avaliação patrimonial são reclassificados para o resultado do exercício integral ou parcialmente, quando da alienação dos ativos a que elas se referem. No que se trata da realização do custo atribuído ao ativo imobilizado registrado em ajuste de avaliação patrimonial, sua realização ocorrerá somente de acordo com a alienação do bem, por se tratar de terrenos.

(16)

16. DESPESAS E RECEITAS FINANCEIRAS

Controladora Consolidado

31/3/2011 31/3/2010 31/3/2011 31/3/2010

Despesas Financeiras

Juros 2.344 2.050 2.198 1.974

Variações monetárias passivas 193 798 193 798

Variações cambiais passivas 3 (14) 33 119

Outras 201 270 218 355

2.741

3.103 2.642 3.246

Receitas financeiras

Juros 129 118 413 335

Variações cambiais ativas (214) 432 (214) 426

Outras 445 474 1.075 790

360

1.024 1.275 1.552

Resultado financeiro, líquido (2.381) (2.079) (1.367) (1.694)

17. OUTRAS RECEITAS (DESPESAS) OPERACIONAIS, LÍQUIDAS

Controladora Consolidado

31/3/2011 31/3/2010 31/3/2011 31/3/2010

Outras receitas operacionais

Ganhos na alienação de bens 609 - 609

-Aluguéis 53 153 53 154

O utras receitas 12 147 24 148

674

300 686 302

Outras despesas operacionais

O utras despesas (84) - (84)

-(84)

- (84)

-590

300 602 302

18. PLANO DE APOSENTADORIA COMPLEMENTAR

A Controladora e suas controladas patrocinam um plano de pensão fechado de contribuição definida para seus empregados e é administrado pelo HSBC. A contribuição da Controladora e suas controladas, até o encerramento do trimestre foi de R$ 271. Não existe compromisso estatutário em relação à insuficiência patrimonial.

(17)

19. INSTRUMENTOS FINANCEIROS

a. Valor justo de instrumentos financeiros

Em 31 de março de 2011, os valores de mercado dos principais instrumentos financeiros apresentados, não possuem diferenças significativas dos valores contabilizados. A classificação dos instrumentos financeiros está apresentada no quadro abaixo, e de acordo com avaliação da administração da Companhia, não existem instrumentos financeiros classificados nas categorias de mantidos até o vencimento e mantidos para venda:

31/3/2011 Empréstimos e Recebíveis Valor justo por meio do resultado Custo amortizado Total Empréstimos e Recebíveis Valor justo por meio do resultado Custo amortizado Total Ativos Caixa e bancos - 4.078 - 4.078 - 5.931 - 5.931 Aplicações financeiras - 7.125 - 7.125 - 6.360 - 6.360 Contas a receber de clientes 70.372 - - - 77.482 - - Investimento em ações - - - - - 1.466 - 1.466

Passivos

Empréstimos e financ. em moeda nacional - - 101.575 101.575 - - 101.200 101.200 Empréstimos e financ. em moeda estrangeira - - - - - - 1.583 1.583 Fornecedores - - 27.090 27.090 - - 17.875 17.875 Partes Relacionadas 10.788 - - 10.788 10.081 - - 10.081

Total 81.160 11.203 128.665 150.656 87.563 13.757 120.658 144.496 31/12/2010

b. Risco de taxa de juros

Este risco é oriundo da possibilidade de a Companhia incorrer em perdas por conta de flutuações nas taxas de juros que aumentem as despesas financeiras relativas a empréstimos captados no mercado. Não foram realizados contratos de derivativos para reduzir o risco específico da flutuação na taxa de juros.

c. Risco com taxa de câmbio

Este risco decorre da possibilidade de a Companhia vir a incorrer em perdas por conta de flutuações nas taxas de câmbio, que reduzam ou aumentem valores captados no mercado. d. Risco de crédito

A Companhia pode incorrer na possibilidade de perdas com valores a receber oriundos de faturamentos de mercadorias. Para reduzir esse risco, é realizada constantemente a análise de crédito dos clientes. Para fazer face às possíveis perdas com créditos de liquidação duvidosa, foram constituídas provisões cujo montante é considerado suficiente pela Administração para a cobertura de eventuais perdas na realização de contas a receber.

(18)

20. RECEITA DE VENDAS

Controladora Consolidado

31/3/2011 31/3/2010 31/3/2011 31/3/2010

Receita bruta 96.165 98.683 105.585 104.664

Impostos incidentes sobre vendas (26.338) (27.085) (26.820) (27.086)

Receita operacional 69.828 71.598 78.765 77.578

21. SEGMENTOS OPERACIONAIS

Consolidado

Domestico Embalagem Exportação Corporação Total

RECEITA OPERACIONAL BRUTA 65.739 20.398 10.028 9.421 105.585

Impostos s obre vendas (21.699) (4.639) - (482) (26.820)

RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA 44.040 15.759 10.028 8.939 78.765

Cus to dos produtos vendidos (24.050) (11.900) (8.369) (3.175) (47.494)

LUCRO BRUTO 19.990 3.859 1.659 5.764 31.271

Consolidado

Domestico Embalagem Exportação Corporação Total

RECEITA OPERACIONAL BRUTA 71.528 18.299 8.859 5.978 104.664

Impostos s obre vendas (22.612) (4.038) - (436) (27.086)

RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA 48.916 14.261 8.859 5.542 77.578

Cus to dos produtos vendidos (26.470) (10.131) (7.527) (1.101) (45.229)

LUCRO BRUTO 22.446 4.130 1.332 4.440 32.349 01/01/2011 a 31/03/2011

(19)

22. SEGUROS

Os valores segurados são determinados e contratados pela Administração em bases técnicas que contemplam o valor máximo passível de sinistro em um mesmo evento e são suficientes para a cobertura de eventuais perdas decorrentes desses sinistros com bens do ativo permanente e dos estoques.

As premissas de risco adotadas, dada a sua natureza, não fazem parte do escopo de uma revisão sobre as informações trimestrais, consequentemente não foram revisadas pelos nossos auditores independentes.

Referências

Documentos relacionados

• As exportações de Veículos automotores (-US$ 24,3 milhões), um dos setores com maior importância em termos de valor adicionado para a economia do RS, ainda está distante

²Conforme Resolução CONAMA de 16/95, Artigo 2º, Parágrafo 1º, os limites máximos de Opacidade para fiscalização já se encontram acrescidos de 0,5 m¹..

populações indígenas ainda não submetidas ao poder do Estado.. propaganda e na divulgação da Marcha para o Oeste, os primeiros contatos estabelecidos como os Xavante

As gravuras rupestres são uma das rnanifestações da cha- mada Arte Rupestre, ou seja arte em pedra, do latin1 rupes. Têm sido múltiplos os conceitos atribuídos

No presente estudo a formação de biofilme foi avaliada em cupons de aço inoxidável, com a finalidade de mimetizar a superfície das mesas onde era realizada a balneoterapia nos

Curso: Campus Santa Mônica: Ciências Sociais Matutino - Licenciatura.. ClassificaçãoFinal Nome CPF Inscrição

abandono escolar não abrangerá, certamente, os jovens que terminaram o ensino secundário e não concorreram ao ensino superior, pelo que o alargamento do programa

Fatores associados ao intervalo de tempo > 60 dias para o tratamento do câncer de cólon segundo regiões brasileiras. * Ajustado por: Sudeste – faixa etária, raça/cor da