• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA DEFESA

COMANDO DA AERONÁUTICA

METEOROLOGIA

ICA 105-6 PROCESSAMENTO E ARQUIVAMENTO DE DADOS METEOROLÓGICOS 2011

(2)
(3)

MINISTÉRIO DA DEFESA

COMANDO DA AERONÁUTICA

DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO

METEOROLOGIA

ICA 105-6

PROCESSAMENTO E ARQUIVAMENTO DE DADOS METEOROLÓGICOS

(4)
(5)

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA

DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO

PORTARIA DECEA N° 182/NOR3, DE 15 DE AGOSTO DE 2011.

Aprova a reedição da Instrução

sobre o Processamento e

Arquivamento de Dados

Meteorológicos.

O CHEFE DO SUBDEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES DO DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 1°, inciso III, alínea “g”, da Portaria DECEA nº 1-T/DGCEA, de 3 de janeiro de 2011, resolve:

Art. 1° Aprovar a reedição da ICA 105-6 “Processamento e Arquivamento de Dados Meteorológicos”, que com esta baixa.

Art. 2° Esta Instrução entra em vigor em 1º de setembro de 2011.

Art. 3º Revogam-se a Portaria DECEA nº 22/SDOP, de 21 de setembro de 2006, publicada no BCA nº 182, de 28 de setembro de 2006; e a Portaria DECEA nº 45/SDOP, de 19 de agosto de 2008, publicada no BCA nº163, de 28 de agosto de 2008.

(a) Brig Ar LUIZ CLAUDIO RIBEIRO DA SILVA Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA

(6)
(7)

ICA 105-6 / 2011 SUMÁRIO 1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 7 1.1 FINALIDADE... 7 1.2 ÂMBITO... 7 1.3 RESPONSABILIDADE... 7 1.4 CONCEITUAÇÕES E DEFINIÇÕES... 7

2 ATIVIDADES DA SUBDIVISÃO DE METEOROLOGIA AERONÁUTICA (MET) DOS ÓRGÃOS REGIONAIS... 9

3 ATIVIDADES DO SETOR DE CLIMATOLOGIA AERONÁUTICA DO ICEA... 10

4 DIGITAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE... 11

4.1 CARGA HORÁRIA DE DIGITAÇÃO... 11

4.2 PRODUTIVIDADE... 11

4.3 CONTROLE DE QUALIDADE... 11

5 PROCEDIMENTOS QUANTO AOS IMPRESSOS E ARQUIVOS DIGITAIS... 12

5.1 ARQUIVAMENTO DOS IMPRESSOS... 12

5.2 PADRÃO DE ENVIO DOS ARQUIVOS DIGITAIS E IMPRESSOS... 12

6 DISPOSIÇÕES GERAIS... 14

7 DISPOSIÇÕES FINAIS... 15

Anexo A –Relatório Mensal de Digitação (modelo)... 16

Anexo B – Relação Erros/Porcentagem... 17

(8)
(9)

ICA 105-6 / 2011

1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 FINALIDADE

A presente Instrução tem por finalidade estabelecer normas e procedimentos que coordenem as atividades referentes à Climatologia Aeronáutica, tais como: digitação, remessa, recebimento, arquivamento e controle dos dados meteorológicos registrados nos Impressos e nos arquivos digitais, coletados pelas Estações Meteorológicas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

1.2 ÂMBITO

Esta Instrução aplica-se no âmbito do SISCEAB. 1.3 RESPONSABILIDADE

Os Órgãos Regionais do DECEA (CINDACTA I, II, III e IV e o SRPV-SP) e o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) são responsáveis pelo cumprimento do estabelecido nesta publicação.

1.4 CONCEITUAÇÕES E DEFINIÇÕES 1.4.1 ARQUIVO DIGITAL

Informações meteorológicas processadas nos softwares de digitação e controle de qualidade.

1.4.2 CLIMAT-1

Software de digitação de dados meteorológicos de superfície, oriundos dos registros dos IEMA 105-25, IEPV 105-25 e IEPV 105-13.

1.4.3 CLIMAT-2

Software de digitação de dados meteorológicos de superfície, oriundos dos registros do IEPV 105-78, até 31 de agosto de 2001.

1.4.4 CLIMAT ALT

Software de digitação de dados meteorológicos de altitude, oriundos dos registros de Impressos específicos.

1.4.5 CLIVER

Software de controle de qualidade dos registros de dados meteorológicos de superfície, digitados no CLIMAT-1.

1.4.6 DIGITAÇÃO DOS DADOS

Digitação das informações meteorológicas que tem por objetivo compor a base digital para o Banco de Dados Climatológicos (BDC) do ICEA.

(10)

ICA 105-6 / 2011 8

1.4.7 INFOMET

Software implementado a partir de 1º de setembro de 2001, utilizado para a digitação dos dados meteorológicos de superfície, oriundos dos registros do Impresso IEPV 105-78.

1.4.8 ÓRGÃO DE DIGITAÇÃO

Considera-se órgão de digitação a Subdivisão de Meteorologia Aeronáutica (MET) da Divisão de Operações dos Órgãos Regionais, cabendo a esta coordenar, fiscalizar e supervisionar as atividades correlatas no âmbito de sua competência.

1.4.9 SETOR DE CLIMATOLOGIA AERONÁUTICA DO ICEA

Setor do ICEA que tem as atribuições de coordenar a digitação, o recebimento, o processamento, o controle de qualidade e o arquivamento dos dados meteorológicos em meio digital e impresso; coordenar a disponibilização de informações climatológicas; e supervisionar as atividades de pesquisa e desenvolvimento em Climatologia Aeronáutica.

(11)

ICA 105-6 / 2011 9

2 ATIVIDADES DA SUBDIVISÃO DE METEOROLOGIA AERONÁUTICA (MET) DOS ÓRGÃOS REGIONAIS

2.1 Em relação ao contido nesta Instrução, a MET tem as seguintes atribuições:

a) digitar os dados meteorológicos relativos ao período de janeiro de 1992 a agosto de 2001, efetuar o controle de qualidade sobre os mesmos e enviá-los ao ICEA até agosto de 2013, respeitando a rotina mensal estabelecida no item 5.2.1.1;

b) efetuar controle de qualidade sobre os dados digitais, gerados a partir de setembro de 2001, e enviá-los ao ICEA, mensalmente, respeitando a rotina mensal estabelecida no item 5.2.1.3;

c) disponibilizar recursos materiais para as atividades de digitação, processamento e controle de qualidade dos dados meteorológicos, conforme a necessidade do órgão; e

d) disponibilizar digitadores para as atividades de digitação e processamento dos dados meteorológicos, conforme a necessidade do órgão.

2.2 Os digitadores devem ter conhecimento básico em sistemas operacionais, que atendam às necessidades dos softwares utilizados nas referidas atividades.

(12)

ICA 105-6 / 2011 10

3 ATIVIDADES DO SETOR DE CLIMATOLOGIA AERONÁUTICA DO ICEA

3.1 Em relação ao contido nesta Instrução, o setor de Climatologia Aeronáutica do ICEA tem as seguintes atribuições:

a) gerenciar as atividades de Climatologia Aeronáutica;

b) propor ao DECEA a elaboração, a atualização e o cancelamento de publicações inerentes à Climatologia Aeronáutica;

c) apoiar tecnicamente a distribuição e a implementação dos softwares utilizados nas atividades de digitação, processamento e controle de qualidade dos dados meteorológicos digitados;

d) digitar os dados meteorológicos registrados até 31 de dezembro de 1991; e) receber os dados meteorológicos, efetuar processamento e controle de

qualidade, e arquivá-los e mantê-los em meio digital;

f) receber os Impressos contendo informações meteorológicas, arquivá-los e conservá-los;

g) elaborar e fornecer estatísticas climatológicas, previstas em normas e/ou mediante solicitação;

h) realizar pesquisas e projetos climatológicos de interesse do DECEA; e i) disponibilizar dados climatológicos no site do ICEA e na REDEMET.

3.2 O setor de Climatologia Aeronáutica do ICEA deve realizar visitas operacionais periódicas às MET, visando à padronização de procedimentos e à manutenção regular do fluxo de informações meteorológicas recebidas.

(13)

ICA 105-6 / 2011 11

4 DIGITAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE 4.1 CARGA HORÁRIA DE DIGITAÇÃO

4.1.1 A MET deve definir a carga horária para digitação dos dados meteorológicos, se ainda for o caso. Caso sejam utilizados turnos para digitação, estes deverão ter duração máxima de 5 horas, com intervalos de 10 minutos para cada 50 minutos trabalhados, obedecendo ao previsto na Norma Regulamentadora (NR) Nº 17, do Ministério do Trabalho e Emprego.

4.1.2 A MET deve confeccionar o Relatório Mensal de Digitação, modelo constante no Anexo A, com as informações necessárias ao acompanhamento de sua atividade de digitação e enviá-lo ao ICEA, mensalmente, juntamente com o expediente do referido Órgão, para fins de controle, mesmo que aquela atividade não tenha sido realizada.

4.2 PRODUTIVIDADE

Em cada MET, a produtividade mínima diária de dados digitados deve ser de 2.000 registros, independentemente do Impresso utilizado para colher os dados. Entende-se por registro, cada observação meteorológica à superfície ou em altitude, regular ou especial, codificada no respectivo Impresso.

4.3 CONTROLE DE QUALIDADE

4.3.1 Os dados digitados no CLIMAT-1 devem ser obrigatoriamente verificados no CLIVER, o qual gera uma listagem com 300 registros, selecionando-os aleatoriamente, referentes ao período máximo de 1 (um) ano de informações coletadas em uma Estação Meteorológica de Superfície. Esses registros devem, então, ser confrontados com os Impressos originais para conferência dos dados digitados.

NOTA: Quanto aos dados digitados no CLIMAT-2, os 300 registros são selecionados automaticamente, ou seja, sem a necessidade de utilização do CLIVER.

4.3.2 Para efeito de controle de qualidade, será considerado o índice menor ou igual a 2% de erro, conforme o Anexo B, como parâmetro de referência para ser considerado aceitável o resultado da digitação.

4.3.3 Sempre que o controle de qualidade acusar índice maior que 2% de erro, todos os dados correspondentes àquele conjunto ou período de dados deverão ser redigitados pela MET que realizou a digitação.

4.3.4 A MET deve realizar o controle de qualidade antes de enviar os dados para o ICEA.

4.3.5 Ao receber os dados enviados pelas MET, o setor de Climatologia Aeronáutica do ICEA deve notificá-las quanto ao recebimento e à consistência ou inconsistência dos mesmos, no prazo máximo de 30 dias úteis a contar da data do recebimento.

4.3.6 Ao receber a notificação sobre inconsistência de dados, a MET deve tomar providências para que os mesmos sejam redigitados, reenviando-os ao ICEA, no prazo máximo de 30 dias úteis a contar da data de recebimento da notificação.

(14)

ICA 105-6 / 2011 12

5 PROCEDIMENTOS QUANTO AOS IMPRESSOS E ARQUIVOS DIGITAIS 5.1 ARQUIVAMENTO DOS IMPRESSOS

5.1.1 O arquivamento adequado dos Impressos, tanto nas MET (Órgãos Regionais) quanto no ICEA, visa à preservação dos valores de variáveis meteorológicas para fins de Climatologia e aspectos legais que requeiram informações originais de condições meteorológicas.

5.1.2 Para que sejam preservados os registros meteorológicos, os Impressos existentes nos referidos órgãos, assim como os que serão recebidos, devem ser:

a) catalogados e inventariados;

b) acondicionados, preferencialmente, na posição horizontal com, no máximo, uma dobra, em caixas de papelão resistentes, nas quais devem constar, externamente, a identificação dos mesmos (tipo de Impresso, nome da Estação Meteorológica, meses e ano); e

c) arquivados em estantes metálicas, localizadas em salas climatizadas e exclusivas para arquivamento de documentos.

5.1.2.1 As caixas de papelão devem possuir medidas adequadas para armazenar os referidos Impressos, na forma citada na alínea “b” do item 5.1.2. Recomenda-se que as caixas tenham as medidas 33 cm x 10 cm x 41 cm (largura x altura x profundidade).

5.1.2.2 As estantes metálicas devem possuir medidas adequadas para que as referidas caixas sejam acomodadas de tal forma que respeitem, com segurança e comodidade, a proporção de caixas por prateleiras. Recomenda-se que as prateleiras tenham as medidas 100 cm x 41 cm (largura x profundidade) e que as caixas sejam dispostas, no máximo, 15 caixas em cada prateleira, sendo 3 colunas de caixas com resistência para suportar o empilhamento de, até, 5 caixas, por coluna.

5.2 PADRÃO DE ENVIO DOS ARQUIVOS DIGITAIS E IMPRESSOS 5.2.1 ARQUIVOS DIGITAIS

5.2.1.1 A MET deve enviar, mensalmente, os arquivos digitais de superfície, referentes ao período de janeiro de 1992 a agosto de 2001, e os de altitude, independente do período, através de e-mails disponibilizados pelo setor de Climatologia Aeronáutica do ICEA ou, em casos excepcionais, remetê-los em outros suportes de mídia (Ex.: CD), até o 10º dia útil do mês subsequente.

5.2.1.2 Para o envio, os arquivos digitais devem estar padronizados da seguinte forma: a) verificados e corrigidos;

b) divididos por Estação Meteorológica; e

c) organizados preferencialmente em grupos de 12 meses, relativos ao período de janeiro a dezembro do respectivo ano.

(15)

ICA 105-6 / 2011 13

NOTA: A alínea “c” refere-se somente aos arquivos digitais de superfície, referentes ao período de janeiro de 1992 a agosto de 2001.

5.2.1.3 A MET deve enviar, mensalmente, os arquivos digitais de superfície, gerados a partir de setembro de 2001, através de e-mails disponibilizados pelo setor de Climatologia Aeronáutica do ICEA ou, em casos excepcionais, remetê-los em outros suportes de mídia (Ex.: CD), até o último dia útil do mês subsequente.

5.2.1.4 A MET é responsável por manter e preservar cópias de segurança (backup) dos dados verificados, corrigidos e armazenados em arquivo digital, em computador distinto daquele utilizado para a digitação, pelo prazo mínimo de 5 anos.

NOTA 1: Os Impressos utilizados na digitação devem ser mantidos na MET até a confirmação do recebimento dos arquivos digitais, asseguradas a integridade e consistência dos dados, por parte do setor de Climatologia Aeronáutica do ICEA.

NOTA 2: O setor de Climatologia Aeronáutica do ICEA estabelecerá procedimentos quanto à rotina de confirmação de recebimento dos Impressos e arquivos digitais.

5.2.2 IMPRESSOS

5.2.2.1 A MET, no prazo máximo de 30 dias úteis após a confirmação do recebimento dos arquivos digitais, íntegros e consistentes, por parte do ICEA, deve enviar ao ICEA:

a) o Relatório Mensal de Impressos (conforme o Anexo C);

b) os Impressos de observação meteorológica à superfície e/ou em altitude, se houver, verificados e corrigidos, anexos ao Relatório; e

c) os diagramas de microbarógrafo, pluviógrafo e higrotermógrafo, anexos ao Relatório.

NOTA 1: No Relatório, os Impressos e diagramas citados nas alíneas “b” e “c” devem ser discriminados, conforme o tipo, Estações Meteorológicas a que pertencem e suas respectivas quantidades.

NOTA 2: As colunas existentes no Relatório são meramente sugestivas, podendo ser alteradas, de acordo com a necessidade da MET, para discriminar o que foi efetivamente enviado ao ICEA.

5.2.2.2 A MET deverá informar o motivo de eventuais atrasos no envio dos Impressos e diagramas, os quais deverão ser enviados tão logo estejam disponibilizados.

5.2.2.3 O setor de arquivamento de Impressos do ICEA, após receber os Impressos da MET, deverá acusar o recebimento no prazo de 30 dias úteis.

5.2.3 Os Impressos e mídias enviados ao setor de Climatologia Aeronáutica do ICEA devem ser acondicionados em embalagens vedadas e resistentes, a fim de se preservar a integridade das informações neles contidas.

(16)

ICA 105-6 / 2011 14

6 DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1 Caso necessite emprestar, copiar, eliminar ou dar qualquer outro destino para os Impressos e arquivos digitais sob sua guarda, a MET deverá solicitar autorização do ICEA, que deverá consultar o SDOP.

6.2 O atendimento às solicitações de estatísticas climatológicas será realizado conforme normas específicas.

6.3 O setor de Climatologia Aeronáutica do ICEA é o órgão responsável por manter, controlar e preservar os arquivos permanentes de dados meteorológicos do SISCEAB, conforme normas em vigor.

6.4 Os usuários deverão informar ao setor de Climatologia Aeronáutica do ICEA qualquer tipo de pane nos softwares de digitação e de inserção de dados digitais.

(17)

ICA 105-6 / 2011 15

7 DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 Esta Instrução entrará em vigor a partir de 0000 UTC do dia 1º de setembro de 2011.

7.2 Esta Instrução substitui a ICA 105-6, de 1º de novembro de 2006, aprovada pela Portaria DECEA nº 22/SDOP, de 21 de setembro de 2006 e a modificação de 1º de outubro de 2008, aprovada pela portaria DECEA nº 45/SDOP, de 19 de agosto de 2008.

7.3 Os casos não previstos nesta Instrução serão submetidos ao Exmo. Sr. Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

7.4 As sugestões que visem ao aperfeiçoamento desta Instrução deverão ser encaminhadas para: DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO

SUBDEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES Av. General Justo, 160 – 2º andar Centro CEP 20021-130 - RIO DE JANEIRO, RJ Tel: (21) 2101-6285 / Fax: (21) 2101-6233 Endereço eletrônico: nor3@decea.gov.br

7.5 Esta publicação poderá ser adquirida mediante solicitação ao: PAME-RJ

SETOR DE ASSINATURAS Av. General Gurjão, 4 - Caju

CEP 20931-040 - RIO DE JANEIRO, RJ

(18)

ICA 105-6 / 2011 16

Anexo A - Relatório Mensal de Digitação (modelo)

Número: XX/MET/2011 Emitente: MET do CINDACTA ____ / SRPV-SP

RELATÓRIO

Data:____/____/____ Solicitante: Setor de Climatologia Aeronáutica do ICEA Pág. 01 de XX

Assunto: DIGITAÇÃO DE DADOS METEOROLÓGICOS

PERÍODO: _____/_____/_____ A _____/_____/_____

1 – FINALIDADE

Informar o andamento da atividade de digitação dos dados meteorológicos ao setor de Climatologia Aeronáutica do ICEA

2 – PESSOAL

(Graduação e nome dos digitadores).

3 – ESCALA

(Escala adotada para a atividade de digitação, por exemplo, 18h30min às 24h local).

4 – PRODUTIVIDADE DIÁRIA

XXX registros diários por digitador.

5 – PRODUTIVIDADE TOTAL

XXXX registros no período.

6 – EQUIPAMENTO

(Tipo de computador utilizado para atividade de digitação, por exemplo, PC Intel Core i3 etc.)

7 – OBSERVAÇÕES

(Registrar qualquer eventualidade que tenha suspendido ou interrompido a atividade de digitação e, também, outras informações/sugestões pertinentes).

Elaborado por: Aprovo

Nome completo Posto/Grad Rubrica

_______________________________ (Nome e Posto)

(19)

ICA 105-6 / 2011 17

Anexo B – Relação Erros/Porcentagem

Erros % Erros % Erros % Erros %

3 1 78 26 153 51 228 76 6 2 81 27 156 52 231 77 9 3 84 28 159 53 234 78 12 4 87 29 162 54 237 79 15 5 90 30 165 55 240 80 18 6 93 31 168 56 243 81 21 7 96 32 171 57 246 82 24 8 99 33 174 58 249 83 27 9 102 34 177 59 252 84 30 10 105 35 180 60 255 85 33 11 108 36 183 61 258 86 36 12 111 37 186 62 261 87 39 13 114 38 189 63 264 88 42 14 117 39 192 64 267 89 45 15 120 40 195 65 270 90 48 16 123 41 198 66 273 91 51 17 126 42 201 67 276 92 54 18 129 43 204 68 279 93 57 19 132 44 207 69 282 94 60 20 135 45 210 70 285 95 63 21 138 46 213 71 288 96 66 22 141 47 216 72 291 97 69 23 144 48 219 73 294 98 72 24 147 49 222 74 297 99 75 25 150 50 225 75 300 100

(20)

ICA 105-6 / 2011 18

Referências

Documentos relacionados

O desafio lançado então se renova no século XXI e nos serve para pensar que a noção de cultura técnica opera também como um ponto de chegada: uma questão para entender os

A disciplina Equações Diferenciais deverá ser ministrada após as disciplinas Cálculo I e Cálculo II.. CAMPO: GERAL ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA DISCIPLINA 4: VETORES E

4.2.3.1.1 A mensagem RQP deverá ser transmitida quando o órgão ATS desejar obter dados do PLN de uma aeronave da qual não tenha recebido os dados básicos do PLN. 4.2.3.1.2 A RQP

u cada dispositivo capaz de realizar MSI recebe um conjunto de mensagens que pode utilizar e um endereço de memória em que deve gravar estas mensagens para sinalizar a

Em nylon para altas temperaturas Não risca a forma

2.2.6.2.2Devem ser utilizados os Níveis de Cruzeiro (nível ou altitude do voo) da Tabela de Níveis de Cruzeiro constante da ICA 100-12, respeitando-se o rumo magnético da rota a ser

2.2.6.2.2 Devem ser utilizados os Níveis de Cruzeiro (nível ou altitude do voo) da Tabela de Níveis de Cruzeiro constante da ICA 100-12, respeitando-se o rumo magnético da rota a ser

No prazo de 30 (trinta) dias a contar da data do recolhimento, os empregadores encaminharão ao sindicato profissional, uma cópia da Guia de Recolhimento (GR) e