• Nenhum resultado encontrado

O EMC XTREMCACHE ACELERA O ORACLE VIRTUALIZADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O EMC XTREMCACHE ACELERA O ORACLE VIRTUALIZADO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

White paper

EMC Solutions Group

Resumo

Este white paper descreve como o EMC XtremCache e o EMC FAST VP no armazenamento do EMC Symmetrix VMAX com o VMware vSphere aceleram o desempenho do OLTP (Online Transaction Processing, processamento de transações on-line) em um ambiente Oracle virtualizado. Embora os testes tenham sido realizados no VMAX 40K, os recursos e os benefícios do VFCache se aplicam ao VMAX 10K e ao VMAX 20K.

Novembro de 2013

O EMC XTREMCACHE ACELERA O ORACLE

VIRTUALIZADO

EMC XtremSF, EMC XtremCache, EMC Symmetrix VMAX, EMC FAST

VP, VMware vSphere, Oracle Database 11

g

O XtremCache melhora o desempenho do Oracle em aplicativos de

destino

• O Symmetrix VMAX protege dados

(2)

O EMC XtremCache acelera o Oracle virtualizado

EMC XtremSF, EMC XtremCache, EMC Symmetrix VMAX, EMC FAST VP, VMware vSphere, Oracle Database 11g

2 Copyright © 2013 EMC Corporation. Todos os direitos reservados.

A EMC assegura que as informações apresentadas neste documento estão corretas na data da publicação. As informações estão sujeitas a alterações sem prévio aviso.

As informações nesta publicação são fornecidas "no estado em que se encontram". A EMC Corporation não garante nem representa qualquer tipo de informação contida nesta publicação e especificamente se isenta das garantias implícitas de comercialização ou uso a um propósito específico.

O uso, a cópia e a distribuição de qualquer software EMC descrito nesta publicação exigem uma licença de software.

Para obter uma lista mais atualizada de produtos da EMC, consulte EMC Corporation Trademarks no site brazil.emc.com.

VMware e VMware vSphere são marcas registradas ou comerciais da VMware, Inc. nos Estados Unidos e/ou em outras jurisdições. Todas as outras marcas comerciais aqui utilizadas pertencem a seus respectivos proprietários. Número da peça: H10664.1

(3)

Índice

Resumo executivo ... 4

Business case ... 4

O desafio do desempenho de armazenamento ... 4

A solução ... 5

Componentes da tecnologia ... 6

EMC XtremCache ... 6

Armazenamento em cache flash no servidor para obter a velocidade máxima ... 6

Gravação no cache e na memória principal (write through) para o array para proporcionar proteção total ... 7

Independência em termos de aplicativos ... 8

Compartilhável e dimensionável ... 8

EMC FAST VP ... 8

EMC Symmetrix VMAX ... 8

Série VMAX 40K do EMC Symmetrix com Enginuity 5876 ... 9

VMware vSphere ... 9

O XtremCache e o FAST VP nesta solução ... 10

Trabalhando em conjunto ... 10

Arquitetura da solução ... 11

Introdução ... 11

Arquitetura física ... 11

Tecnologia XtremCache com Oracle Database virtualizado: teste e validação ... 12

Introdução ... 12

Perfil da carga de trabalho ... 12

Configurações recomendadas ... 13 XtremCache ... 13 Oracle ... 13 VMware vSphere ... 13 Características de desempenho ... 14 Resultados do teste ... 14 Conclusão ... 16 Referências ... 17 White papers ... 17 Documentação de produtos ... 17

(4)

O EMC XtremCache acelera o Oracle virtualizado

EMC XtremSF, EMC XtremCache, EMC Symmetrix VMAX, EMC FAST VP, VMware vSphere, Oracle Database 11g

4

Resumo executivo

Em um ambiente cada vez mais competitivo, as empresas são impulsionadas a otimizarem seus processos de negócios e a aprimorarem seus serviços ao mesmo tempo que reduzem os custos de TI. Atender a essas exigências tornou-se

fundamental para o sucesso financeiro de muitas empresas. Como consequência, há demandas drásticas de desempenho para os aplicativos operacionais e geradores de receita, cujos estímulos são:

• Crescimento do número de usuários ativos

• Aplicativos em que o tempo é um fator determinante e crescentes contratos de nível de serviço (SLAs)

• Complexidade crescente dos processos de negócios e novas cargas de trabalho analíticas

• Vários bancos de dados com acesso altamente simultâneo

As empresas podem utilizar plataformas de servidor virtualizado para consolidar cargas de trabalho de vários departamentos. Conforme as cargas de trabalho são consolidadas, as empresas podem perceber que os fatores de desempenho anteriores estão afetando uma ou mais cargas de trabalho, o que prejudica a

capacidade dessas empresas atenderem aos objetivos de desempenho ou aos SLAs. As empresas precisam pensar em novas abordagens para os desafios de

desempenho a fim de atender às demandas individuais das cargas de trabalho de modo econômico e sem sacrificar a proteção de dados. Uma solução que permita às empresas alcançarem alto desempenho em cargas de trabalho pretendidas, sem qualquer alteração em aplicativos, pode atender a essas necessidades.

Os servidores mais avançados com processadores multi-core podem constatar que um subsistema de armazenamento convencional representa um possível gargalo de desempenho. Conforme se adiciona mais capacidade de

processamento e cargas de trabalho mais pesadas, o sistema de armazenamento é desafiado a acompanhar o ritmo das demandas crescentes de I/O. Enquanto o desempenho de CPU melhora 100 vezes a cada década, o disco magnético permanece praticamente estagnado, como mostra a Figura 1. Felizmente, tecnologias de flash surgiram com recursos inatos de memória em estado sólido a fim de preencher a lacuna entre o desempenho de drives de disco e o da capacidade de processamento dos servidores.

Figura 1. Melhorias no desempenho de CPU e de drives de disco

Business case

O desafio do desempenho de armazenamento

(5)

Em uma arquitetura tradicional, como mostra a Figura 2:

• Os serviços de storage array leem e gravam solicitações de I/O.

• O desempenho varia dependendo da mídia, da carga de trabalho e da rede do array de back-end

Figura 2. Arquitetura tradicional

E se você pudesse melhorar o desempenho de seus aplicativos por meio da diminuição da latência somada ao aumento de IOPS e de transações por minuto (TPM)? Esta solução permite que você faça isso.

Uma das maneiras de melhorar o desempenho é direcionando o foco das tecnologias de flash para aplicativos e dados de alta demanda.

O FAST VP (Fully Automated Storage Tiering for Virtual Pools™) do EMC® Symmetrix® VMAX™ classifica dinamicamente os dados por níveis em um pool de

armazenamento de flash drives e de outros tipos de drives. O FAST VP transfere os dados acessados com mais frequência para o nível flash, enquanto os dados

acessados com menos frequência são transferidos para os níveis de armazenamento mais lentos. Isso melhora o desempenho dos aplicativos e aumenta as IOPS e as transações por minuto, ao mesmo tempo que reduz a latência.

O EMC XtremCache™ é uma solução de armazenamento em cache para server flash que estende a tecnologia flash ao servidor, adicionando mais um nível de inteligência e desempenho à pilha de I/O. O XtremCache identifica

automaticamente os dados de leitura acessados com frequência e coloca esses dados em um flash cache no servidor. Isso reduz muito os tempos de serviço de I/O e alivia a carga de I/O no array. O XtremCache também oferece a capacidade de acelerar cargas de trabalho específicas, o que permite ao gerente de sistemas ajustar o desempenho de maneira a atender aos SLAs (Service Level Agreements, contratos de nível de serviço) mais importantes.

Para a solução descrita neste white paper, a EMC testou a capacidade do XtremCache de melhorar o desempenho de um banco de dados de destino para atender às metas ambiciosas de SLA. Com o XtremCache e o FAST VP habilitados, observamos uma melhoria de 330% no desempenho do banco de dados de destino. O desempenho dos outros bancos de dados também aumentou significativamente.

(6)

O EMC XtremCache acelera o Oracle virtualizado

EMC XtremSF, EMC XtremCache, EMC Symmetrix VMAX, EMC FAST VP, VMware vSphere, Oracle Database 11g

6

Componentes da tecnologia

O EMC XtremCache é uma solução de armazenamento em cache para server flash que reduz a latência e acelera o throughput para melhorar drasticamente o desempenho de aplicativos com o aproveitamento do software de cache inteligente e da tecnologia PCIe Flash.

O XtremCache acelera a leitura e protege os dados por meio da gravação no cache e na memória principal (write through) em um armazenamento em rede para oferecer alta disponibilidade, integridade e recuperação de desastres contínuas. O XtremCache, junto com o FAST VP baseado em array, traça o caminho de I/O mais eficiente e inteligente do aplicativo até o datastore. O resultado é uma infraestrutura de armazenamento otimizada dinamicamente para o desempenho, a inteligência e a proteção de ambientes físicos e virtuais.

Armazenamento em cache flash no servidor para obter a velocidade máxima O software XtremCache armazena os dados usados com mais frequência em cache, na placa PCIe (XtremSF) com base no servidor, aproximando, assim, os dados do aplicativo, como mostra a Figura 3. Isso diminui a necessidade de acessar dados na SAN (Storage Area Network) a partir do storage array, o que reduz o tempo de resposta e aumenta o throughput.

Figura 3. O XtremCache acelera o desempenho de I/O no servidor

(7)

A otimização do armazenamento em cache do XtremCache adapta-se

automaticamente a cargas de trabalho dinâmicas após determinar quais dados são mais dinâmicos e colocando-os no cache do server flash. Isso significa que os dados mais dinâmicos residem automaticamente na placa PCIe do servidor para proporcionar acesso mais rápido.

Como mostra a Figura 4, a arquitetura avançada do XtremCache alia o desempenho acelerado à proteção de dados:

• O XtremCache fornece leituras para desempenho.

• As gravações são passadas ao storage array para fins de proteção. • O XtremCache ajuda no desempenho de gravação por meio do

descarregamento da maior parte da carga de trabalho de leitura do array no servidor.

Figura 4. Arquitetura avançada com o EMC XtremCache

O XtremCache proporciona um desempenho melhor para aplicativos com atividade intensa de leitura. O XtremCache trabalha com diversos aplicativos, como bancos de dados, aplicativos de lógica analítica, servidores de aplicativos corporativos, e-mails e servidores da Web, e visa fornecer a eles o impulso de que precisam em relação ao desempenho. O XtremCache pode ser implementado para acelerar todos os aplicativos em um servidor, os aplicativos selecionados, apenas um aplicativo ou LUNs específicas para atender aos objetivos de desempenho.

O XtremCache aprimora aplicativos virtualizados e de hardware vazio para que você migre tranquilamente seu datacenter para uma nuvem privada em um ritmo que faça sentido para sua empresa.

Gravação no cache e na memória principal (write through) para o array para proporcionar proteção total

O XtremCache protege os dados usando um algoritmo de gravação no cache e na memória principal (write through), o que significa que a gravação persiste no storage array de back-end. O armazenamento em rede da EMC, como a série VMAX do EMC Symmetrix e a família EMC VNX™ de storage arrays, protege os dados com Data Services avançados, que incluem alta disponibilidade, integridade de dados e confiabilidade de recuperação de desastres.

(8)

O EMC XtremCache acelera o Oracle virtualizado

EMC XtremSF, EMC XtremCache, EMC Symmetrix VMAX, EMC FAST VP, VMware vSphere, Oracle Database 11g

8 Independência em termos de aplicativos

O XtremCache é transparente para os aplicativos. Quando o XtremCache está presente, os aplicativos não precisam ser gravados, certificados nem testados novamente.

Embora este white paper concentre-se no Oracle Database 11g, a arquitetura do XtremCache pode melhorar diretamente o desempenho de muitos outros aplicativos e aprimorar indiretamente os aplicativos com atividade intensa de gravação que agora têm maior acesso a recursos da SAN.

Compartilhável e dimensionável

O XtremCache descarrega grande parte do I/O de leitura do storage array, o que permite alocar maior capacidade de processamento a outros aplicativos. Enquanto um aplicativo é acelerado com o XtremCache, o desempenho do array para os outros aplicativos é aumentado. Como o XtremCache é instalado em mais servidores do ambiente, o resultado é um modelo de processamento de I/O altamente dimensionável. O ambiente como um todo, inclusive os servidores e o sistema de armazenamento, tem cada vez mais capacidade de processar um número maior de transações.

Para obter mais informações sobre o EMC XtremCache, consulte o white paper

Introduction to EMC XtremCache.

A família Symmetrix VMAX é especialmente projetada para aproveitar as inovações mais recentes em tecnologia de flash drive. A combinação de flash drives e HDD (Hard Disk Drive, drive de disco rígido) oferece melhor desempenho e eficiência e, ao mesmo tempo, minimiza o custo por gigabyte (GB).

O FAST VP gerencia o movimento dinâmico de dados entre os níveis para oferecer utilização e eficiência ideais do drive. Com base em políticas definidas pelo usuário, o software do FAST VP usa algoritmos para promover e transferir dados do usuário entre níveis específicos de drive, de acordo com a frequência de acesso aos dados. Os dados acessados com mais frequência são transferidos para níveis de drive de melhor desempenho, como flash ou FC (Fibre Channel) de 10.000 ou 15.000 RPM e SAS. Os dados acessados com pouca frequência são transferidos para níveis de drive com desempenho médio e de alta capacidade conforme necessário, como drives SATA de 7,2L ou NL-SAS.

O FAST VP traz benefícios de redução de gasto operacional e de capital ao

possibilitar que o cliente adquira uma alocação de drives combinados que resulta em menores custos de energia e resfriamento, menor espaço ocupado por dados e tempo reduzido de administração.

Observação O FAST VP é um recurso compartilhado. As melhorias de desempenho podem depender das demandas de outros aplicativos sendo executados no array.

A série VMAX de storage arrays do EMC Symmetrix oferece alto desempenho e capacidade de expansão para ambientes exigentes de armazenamento corporativo. Baseado na estratégia de armazenamento simples, inteligente e modular, o VMAX incorpora uma Virtual Matrix Architecture™ altamente dimensionável que permite ao ambiente de armazenamento crescer de modo perfeito e econômico a partir de uma configuração de nível básico no maior sistema de armazenamento do mundo.

EMC FAST VP

EMC Symmetrix VMAX

(9)

O VMAX dá suporte para flash drives, drives NL-SAS, SAS, FC e SATA em somente um array, bem como a vários tipos de RAID.

Série VMAX 40K do EMC Symmetrix com Enginuity 5876

O EMC Symmetrix VMAX 40K baseia-se no ambiente de storage array do EMC Symmetrix para propiciar armazenamento avançado, confiável e inteligente que oferece níveis mais altos de desempenho, disponibilidade e inteligência no datacenter virtual.

O Symmetrix VMAX 40K é o sistema de armazenamento de maior desempenho e capacidade do setor, projetado para a nuvem híbrida e outros ambientes exigentes de datacenters. O Symmetrix VMAX 40K oferece:

• Duas vezes mais desempenho, capacidade e memória global (cache) que o Symmetrix VMAX 20K

• Configurações de alta densidade (usando drives SAS de 2,5 pol.)

• Dispersão do gabinete do sistema e do gabinete de armazenamento que fornece flexibilidade para datacenters com espaço restrito

O Symmetrix VMAX 40K e o ambiente operacional Enginuity™ 5876 oferecem automação de gerenciamento e tecnologias de mobilidade de dados que são essenciais para o fornecimento de infraestrutura baseada em nuvem e de serviços de TI.

A tecnologia do Enginuity 5876 para sistema de rede, compartilhamento e armazenamento com classificação por níveis ajuda os datacenters a consolidar aplicativos e fornecer novos níveis de eficiência por meio de taxas de utilização mais altas, mobilidade aprimorada e gerenciamento de armazenamento

simplificado.

O VMware® vSphere™ utiliza o poder da virtualização para transformar

datacenters em infraestruturas simplificadas de computação em nuvem e permite que as empresas de TI forneçam serviços de TI flexíveis e confiáveis. O vSphere virtualiza e agrega os recursos subjacentes de hardware físico em diversos sistemas e fornece pools de recursos virtuais ao datacenter.

Sendo um sistema operacional em nuvem, o vSphere gerencia grandes conjuntos de infraestruturas (como CPUs, armazenamento e sistemas de rede) como um ambiente operacional perfeito e dinâmico, além de gerenciar a complexidade de um datacenter.

(10)

O EMC XtremCache acelera o Oracle virtualizado

EMC XtremSF, EMC XtremCache, EMC Symmetrix VMAX, EMC FAST VP, VMware vSphere, Oracle Database 11g

10

O XtremCache e o FAST VP nesta solução

Com o XtremCache, a EMC estende sua arquitetura FAST ao servidor, adicionando outro nível de inteligência e desempenho à pilha de I/O. O XtremCache ajuda a identificar os dados que são acessados com mais frequência pelo aplicativo, aproximando-os do aplicativo no servidor.

Enquanto o XtremCache é baseado em servidor, o FAST armazena e fornece dados dinamicamente no storage array a partir do tipo de drive mais econômico e de melhor desempenho necessário para a atividade dos dados. O XtremCache identifica automaticamente os dados de leitura e gravação acessados com frequência e promove uma cópia desses dados para o flash na placa PCIe do servidor (chamado XtremSF). O XtremCache descarrega a maior parte da carga de trabalho de leitura do array, acelerando o desempenho dos aplicativos. Como os dados acessados com frequência estão localizados no cache do servidor, o tempo de serviço para I/O é reduzido significativamente.

As duas tecnologias foram projetadas para funcionar em conjunto a fim de garantir que as informações acessadas com mais frequência sejam fornecidas com a menor latência. Como mostra a Figura 5, o XtremCache e o FAST VP criam o caminho de I/O mais eficiente e inteligente do aplicativo ao armazenamento de dados. Usados em conjunto, o XtremCache e o FAST VP agilizam ainda mais o fornecimento de dados no conjunto de dados, gerando uma solução completa de classificação por níveis que otimiza a capacidade e o desempenho de aplicativos desde o servidor até o armazenamento.

Figura 5. O XtremCache e o FAST classificam por níveis os dados mais dinâmicos e os

mais estáticos.

Trabalhando em conjunto

(11)

Arquitetura da solução

Esta seção fornece uma visão geral da arquitetura física da solução.

Figura 6 mostra a arquitetura física desta solução.

Figura 6. Configuração do benchmark de consolidação do banco de dados

A arquitetura da solução consiste em apenas uma instância do Oracle Database 11g, três servidores Cisco e um storage array com quatro mecanismos Symmetrix VMAX. A solução é compatível com uma variedade de storage arrays da EMC, como o EMC Symmetrix VMAX 10K ou o VNX. Nesta solução, utilizamos o EMC Symmetrix VMAX 40K.

Os três servidores usados para essa configuração de teste foram montados em rack Cisco UCS C-460/M2 com quatro processadores Xeon, cada um com 40 núcleos. Os servidores foram conectados ao array por meio de dois switches SAN. Um servidor foi implementado com um banco de dados de destino e incluía uma placa do VFCache.

O sistema foi virtualizado usando o VMware vSphere 5 e executado no Red Hat Enterprise Linux 5. Cada uma das máquinas virtuais tinha 24 vCPUs e 160 GB de memória. Máquinas virtuais adicionais, se configuradas, podiam compartilhar o mesmo flash cache XtremCache.

Introdução Arquitetura física

(12)

O EMC XtremCache acelera o Oracle virtualizado

EMC XtremSF, EMC XtremCache, EMC Symmetrix VMAX, EMC FAST VP, VMware vSphere, Oracle Database 11g

12

Tecnologia XtremCache com Oracle Database virtualizado: teste e

validação

Os ambientes de servidor virtual representam uma oportunidade para aumentar a escalabilidade e a utilização do servidor e, ao mesmo tempo, centralizar e agilizar o gerenciamento de sistemas.

A EMC testou os recursos do XtremCache com o FAST VP para acelerar o desempenho de OLTP (Online Transaction Processing, processamento de

transações on-line) em um ambiente Oracle Database 11g R2 virtualizado usando o VMware vSphere 5. Esta seção apresenta os resultados do teste.

Observação Os resultados de benchmark dependem muito da carga de trabalho, de requisitos específicos do aplicativo e do design e da

implementação do sistema. O desempenho relativo do sistema variará como resultado desses e de outros fatores. Portanto, essa carga de trabalho não deve ser usada como um substituto de um benchmark específico de aplicativos de clientes quando se trata de decisões de avaliação de produtos e/ou planejamento da capacidade crítica.

Foram utilizadas diversas cargas de trabalho no teste desta solução, como descrito na Tabela 1.

Tabela 1. Perfis de cargas de trabalho

Configuração BD personalizado BD de RH BD de ERP

Tamanho do banco de dados 700 GB 1,2 TB 1,2 TB

Usuários simultâneos 30 20 50

Os três bancos de dados residem no mesmo conjunto de discos (dois pools separados: de dados e de registros).

O caso de uso presume que o banco de dados "BD de ERP" era de missão crítica para o cliente. O FAST VP no array e o XtremCache no servidor foram aplicados apenas às LUNs que hospedavam o BD de ERP. Os outros dois bancos de dados continuaram a ser executados a partir dos HDDs.

Realizamos testes utilizando vários cenários, como descrito na Tabela 2.

Tabela 2. Cenários de teste

Cenário do teste Descrição

Linha de base Foi selecionada uma linha de base de desempenho para validar as características de desempenho de cada carga de trabalho no ambiente.

Com FAST VP no BD de ERP O FAST VP foi habilitado no BD de ERP, e o TPM e a latência de transação em nível de aplicativo foram medidos para exibir a contribuição de desempenho do FAST VP ao aplicativo.

Com XtremCache e FAST VP no

BD de ERP Foram habilitados o XtremCache e o FAST VP no BD de ERP e depois foram medidos o TPM e a latência de transação em nível de aplicativo. Isso mostra as melhorias de desempenho que podem ser alcançadas quando as duas tecnologias são utilizadas.

Introdução

Perfil da carga de trabalho

(13)

XtremCache

Em um ambiente virtualizado, diversas máquinas virtuais em um mesmo servidor podem compartilhar as vantagens de desempenho de uma solução XtremCache única. No entanto, como mostra essa solução, todos os recursos da solução XtremCache podem ser direcionados para um aplicativo único a fim de maximizar seu aumento de desempenho. Como mostra a Figura 7, a placa do XtremSF reside no host de servidores, enquanto o software XtremCache de armazenamento em cache (indicado por pequenos ícones vermelhos) é instalado em cada uma das máquinas virtuais que será acelerada pelo XtremCache. O plug-in VSI (Virtual Storage Integrator) para XtremCache, que reside no client vCenter, é usado para gerenciar o XtremCache.

Observação Figura 7 representa um caso mais geral no qual diversas máquinas virtuais são implementadas por servidor e cada configuração de servidor inclui uma instalação do XtremCache.

Figura 7. Implementação do XtremCache em um ambiente virtualizado

Habilitamos o XtremCache em todas as LUNs de dados do aplicativo de destino. No entanto, o XtremCache não foi habilitado nas LUNs de registro, pois elas são dominadas por gravações. Com essa configuração, o XtremCache usa seus algoritmos de armazenamento em cache para manter automaticamente uma cópia dos dados mais dinâmicos para acesso imediato.

O XtremCache copia e armazena os dados de leitura mais dinâmicos na placa PCIe flash no servidor (XtremSF). O aplicativo pode ler repetidamente esses dados sem enviar a solicitação de I/O ao storage array. A carga de trabalho de destino exibiu porcentagem de 70% e 30% de leitura e gravação, respectivamente. Oracle

Não foi necessário ajuste específico para o Oracle Database. VMware vSphere

Figura 8 mostra o layout do VMDK (Virtual Machine Disk, disco de máquina virtual) dos discos físicos. A EMC recomenda isolar o XtremCache VMDK em seu próprio vHBA (Virtual Host Bus Adapter, adaptador de barramento do host virtual). Configurações

(14)

O EMC XtremCache acelera o Oracle virtualizado

EMC XtremSF, EMC XtremCache, EMC Symmetrix VMAX, EMC FAST VP, VMware vSphere, Oracle Database 11g

14 Em geral, ESX Servers podem ser configurados com uma placa do XtremSF dando

suporte a diversas máquinas virtuais no servidor. Nesta solução, configuramos uma máquina virtual por servidor.

Figura 8. O layout de discos físicos do VMDK

Nosso ambiente de teste utilizou três cargas de trabalho implementadas em três servidores diferentes, que foram conectados a um só array VMAX 40K com FAST VP habilitado.

Executamos as cargas de trabalho simultaneamente e fizemos medições para estabelecer uma linha de base. Em seguida, medimos a melhoria de desempenho proporcionada pelo XtremCache e pelo FAST VP.

Em nosso teste, o BD de ERP representou a carga de trabalho com os requisitos de SLA mais exigentes, e concentramos os recursos do XtremCache neste aplicativo.

Figura 9 exibe os mesmos resultados como transações de OLTP relativas por minuto. O BD de ERP obteve uma melhoria significativa de desempenho, equivalente a 3,3 vezes os resultados da linha de base. O BD de RH também obteve uma grande melhoria de desempenho, equivalente a 2,2 vezes os

resultados da linha de base, pois os recursos do VMAX foram liberados quando a carga de back-end foi transferida do storage array para o BD de ERP. O BD

personalizado teve uma melhoria de desempenho equivalente a 1,2 vezes os resultados da linha de base pela mesma razão.

Características de desempenho

Resultados do teste

(15)

Figura 9. Melhoria nas transações de OLTP relativas por minuto

A latência de transações no BD de ERP, o banco de dados essencial, foi reduzida em 66%, enquanto o throughput de transações aumentou três vezes.

Observação Os clientes podem observar resultados diferentes. A melhora no desempenho de aplicativos depende de vários fatores, abrangendo: • A proporção de leitura e gravação de I/O

• A escalabilidade inerente da carga de trabalho

• As restrições existentes no subsistema de armazenamento, antes da implementação do XtremCache

• O ajuste do Oracle Database

• O compartilhamento do XtremCache e do FAST VP com outros aplicativos.

(16)

O EMC XtremCache acelera o Oracle virtualizado

EMC XtremSF, EMC XtremCache, EMC Symmetrix VMAX, EMC FAST VP, VMware vSphere, Oracle Database 11g

16

Conclusão

O teste da EMC com uma carga de trabalho virtualizada de OLTP do Oracle comparou uma configuração de linha de base com bancos de dados

consolidados com o mesmo sistema com o FAST VP habilitado e concentrou-se no banco de dados mais essencial. Em seguida, comparamos essas configurações com o sistema com FAST VP e XtremCache com foco no banco de dados mais essencial.

Quando aplicamos o FAST VP a um banco de dados único, o desempenho melhorou significativamente. O desempenho dos outros bancos de dados também melhorou à medida que a carga foi retirada dos HDDs e transferida para os flash drives.

De maneira semelhante, quando o XtremCache também foi aplicado ao mesmo banco de dados único, houve um aumento drástico de throughput no banco de dados de destino. Também houve um aumento mensurável nos outros bancos de dados, pois foram liberados recursos quando a carga de back-end foi transferida do storage array para o banco de dados de destino.

Tabela 3 exibe as melhoras de throughput alcançadas em cada um dos bancos de dados.

Tabela 3. Melhoras de throughput

Carga de trabalho

Aumento (%) do throughput de sistemas com FAST VP

Aumento (%) do throughput de sistemas com FAST VP e XtremCache BD personalizado 120 120 BD de RH 120 220 BD de ERP* 220 330

* Banco de dados essencial

Nenhuma alteração foi necessária nos bancos de dados para obter esses aumentos de throughput. Ao mesmo tempo, o XtremCache e o FAST VP mantiveram a integridade dos dados.

(17)

Referências

Para obter mais informações, consulte os seguintes white papers: • Introduction to EMC XtremCache

• EMC XtremCache Accelerates Oracle — EMC XtremCache, EMC Symmetrix VMAX and VMAXe, Oracle Database 11g

• EMC XtremCache Accelerates Oracle — EMC XtremCache, EMC VNX, EMC FAST Suite, Oracle Database 11g

• EMC XtremCache Accelerates Microsoft SQL Server — EMC XtremCache, EMC VNX, Microsoft SQL Server 2008

• EMC Mission-Critical Infrastructure for Microsoft SQL Server 2012

(Accelerated with XtremCache) — EMC Symmetrix VMAX 10K, EMC FAST VP, SQL Server AlwaysOn Availability Groups, VMware vSphere

Para obter mais informações, consulte os seguintes documentos sobre o produto: • EMC XtremCache — Data Sheet

• EMC Symmetrix VMAX Data Storage System — Specification Sheet

• VMware vSphere 5— Data Sheet

• VMware vSphere Basics — ESXi 5.0

White papers

Documentação de produtos

Referências

Documentos relacionados

Por vezes, o localizador necessita de alterar não só o texto como também possíveis imagens ou a forma como estas são apresentadas, sendo o exemplo mais óbvio o caso de

Em 1981 esse grupo de enfermeiros elaborou um documento com atribuições do enfermeiro, oficializado pela direção da Secretaria (Porto Alegre, 1981) que definia aos chefes de

For each pair of input integers i and j, output i, j in the same order in which they appeared in the input and then the maximum cycle length for integersA. between and including i

No caso de não preenchimento das vagas de ampla concorrência por falta de candidatos selecionados, as vagas serão preenchidas por candidatos da modalidade de

José Antônio Costabeber (NEA) reúne professores, técnicos e estudantes com o intuito de discutir e promover a Agroecologia, enquanto campo de conhecimento.. Com o intuito de

Não houve diferença significativa para as variáveis comprimento de raízes comerciais e diâmetro de raízes comerciais; os clones 06 e 14 e a cultivar sergipana apresentaram

Com o intuito de dinamizar a área dos condicionantes comportamentais do Plano de Desenvolvimento de Saúde do Município do Seixal (PDS), e de delimitar estratégias de intervenção

C) “Alguns meses depois de meu ingresso na escola, acon- teceu algo banal e desinteressante que determinou toda a minha vida futura.”. D) “Alguns meses depois de meu ingresso