• Nenhum resultado encontrado

JOGOS INTERNOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JOGOS INTERNOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS

JOGOS INTERNOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

Campus Júlio de Castilhos– 24 e 25/08 - 2012

REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO DA ORGANIZAÇÃO

Art. 01 -Este Regulamento é o conjunto das disposições que regem as disputas dos JOGOS INTERNOS DO IFF - Campus Júlio de Castilhos para o ano de 2012, o qual tem como base o documento dos Jogos Estudantis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (JEIFF).

Art. 02 - Os JOGOS INTERNOS DO IFF- Campus Júlio de Castilhos– 2012 têm por finalidade estimular a prática desportiva entre os alunos dos diferentes cursos e das séries diferentes nas modalidades de jogos coletivos,bem como a mobilização de toda a comunidade escolar, em prol do desporto educacional.

Art. 03 - Justifica-se a execução dos JOGOS INTERNOS DO IFF- Campus Júlio de Castilhos– 2012, porque, através deles, estaremos proporcionando aos alunos da escola a prática do desporto educacional e, com esta prática, reforçamos a sua cidadania, direcionando-os à construção de um mundo melhor, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e cultura da paz. Através dos JOGOS INTERNOS DO IFF- Campus Júlio de Castilhos– 2011 e o meio de representação que é o desporto, pretendemos oportunizar a todos os participantes as condições para esses construirem seus valores, seus conceitos, aprenderem a respeitar a si mesmo e ao outro e, principalmente, a vivenciarem realidades diferentes daquelas de seu cotidiano.

Art. 04 - São objetivos dos JOGOS INTERNOS DO IFF- Campus Júlio de Castilhos– 2012:

(2)

 Fomentar e incentivar a prática do desporto educacional, contextualizando-o como meio de educação para promover um estilo de vida saudável;

II. Estimular a iniciação e a prática esportiva entre os estudantes, do Instituto Federal Farroupilha-Campus Júlio de Castilhos.

III. Contribuir para o desenvolvimento integral do educando como ser social, estimulando o pleno exercício da cidadania, através do esporte e valorizando-o como sujeito de toda ação;

IV. Desenvolver a cultura da vida ativa e do lazer a partir da ocupação do tempo livre do educando, tendo por fim o acesso a essa prática vivenciar o prazer, propiciado pelos momentos lúdicos esportivos;

V. Incentivar a integração entre os estudantes dos diferentes cursos, dos anos e dos gêneros e entre a escola e a comunidade escolar, através das atividades esportivas, reforçando o espírito de coletividade entre os participantes.

Art. 05 - Os JOGOS INTERNOS DO IFF- Campus Júlio de Castilhos– 2012 serão realizados nas seguintes modalidades esportivas: a) Futsal – masculino e feminino e b) Voleibol – misto, c) Corrida Rústica.

CAPÍTULO II

DAS INSCRIÇÕES E PARTICIPAÇÃO

Art. 06 - Poderão participar dos JOGOS INTERNOS DO IFF- Campus Júlio de Castilhos– 2012, os alunos de qualquer Curso, regularmente matriculados na escola, os Servidores Docentes, Técnicos e os terceirizados, ou seja, toda a Comunidade do Instituto.

CAPÍTULO III DA PREMIAÇÃO

Art. 07 - Receberão medalhas os alunos inscritos em súmula classificados em 1º, 2º e 3º lugares na modalidade de futsal masculino e feminino, goleador(a) e goleiro(a) menos vazado(a), 1º, 2º e 3º lugares na modalidade de voleibol misto e 1º, 2º e 3º lugares na modalidade rústica masculino e feminino.

-Receberá um Leitão as equipes classificada em 1º lugar da modalidade futsal masculino e feminino.

Obs: O leitão será dividido entre o campeão feminino e masculino.

(3)

DOS ÁRBITROS

Art. 08 - Os árbitros serão designados e contratados pela Comissão organizadora, não podendo ser vetados pelos participantes.

CAPÍTULO V

DO SISTEMA DISCIPLINAR E JUSTIÇA DESPORTIVA

Art. 09 - Serão consideradas conhecedoras do Regulamento Geral e Técnico dos JOGOS INTERNOS DO IFF- Campus Júlio de Castilhos– 2012 todas as pessoas físicas e jurídicas vinculadas aos jogos e, assim, submeter-se-ão, sem reserva alguma, a todas as suas disposições e às conseqüências que delas possam emanar.

Parágrafo 1º - O aluno que se portar com atitudes anti-desportiva ou tiver cartão vermelho, ficará sob investigação.

Art. 10 - A participação dos alunos nos JOGOS INTERNOS DO IFF- Campus Júlio de Castilhos– 2012 será de inteira responsabilidade dos alunos, no que diz respeito à assistência médica e saúde desses.

Art. 11 - A equipe que não comparecer no horário marcado para seu primeiro jogo da programação, na respectiva etapa, perderá por WO podendo prosseguir na competição. Os pontos da partida serão creditados em favor da equipe adversária. Parágrafo único - Em caso de WO nas modalidades coletivas, o escore registrado em súmula será de: Voleibol – 2 x 0 (escore dos sets será determinado em Congresso Técnico) e Futsal – 2 x 0.

Art. 12 - Será desclassificada da modalidade desportiva a equipe que não participar de toda a programação dos jogos (exceto o previsto no artigo anterior), seja por falta de número regulamentar de jogadores ou por se recusar, sob qualquer pretexto, a iniciar ou continuar o jogo.

Parágrafo 1º - Para efeito de classificação ou pontuação, dentro da fase em disputa, não serão levados em consideração os resultados dos jogos realizados ou por realizar desta equipe.

Art. 13 - As equipes participantes dos JOGOS INTERNOS DO IFF- Campus Júlio de Castilhos– 2012 poderão protestar ou denunciar irregularidades, por escrito, com indicação legível do nome completo do(s) reclamante(s) e sua(s) assinatura(s) no documento, após o término do jogo, através de seu representante legalmente credenciado em ficha de inscrição. O prazo para a apresentação por escrito do protesto e/ou denúncia de ordem técnica será de uma (1) hora após o término do jogo.

Parágrafo 1º - O reclamante deverá encaminhar seu protesto ou denúncia para a Comissão Organizadora.

(4)

comprometidos com os objetivos dos JOGOS INTERNOS DO IFF- Campus Júlio de Castilhos– 2012, caberá aos mesmos o zelo pelo cumprimento desse regulamento. Art. 14 - Julgados os protestos, denúncias ou recursos, e comprovadas às irregularidades contestadas, os culpados estarão sujeitos às seguintes penas:

a) PESSOAIS

I – Advertência por escrito.

II – Eliminação da competição por prazo determinado pela Comissão Organizadora. Art.15 - Nas modalidades coletivas dos jogos, a contagem de pontos para efeito de classificação em cada partida terá o seguinte valor: Futsal e Voleibol: Vitória 03 pontos, Empate 01 ponto e Derrota 0 ponto.

CAPÍTULO VII DO FUTSAL

Art. 16- As partidas de Futsal dos JOGOS INTERNOS DO IFF- Campus Júlio de Castilhos– 2012 serão regidas pelas Regras Internacionais da CBFS/FIFA e pelos Regulamentos e Normas da Competição, os quais foram aprovados em Congresso Técnico.

Art. 17- O torneio será realizado pelo sistema de chaves (A, B, C, D e E) definido por sorteio público, classificam as duas primeiras equipes mais bem colocadas de cada chave para a etapa eliminatória, onde nessa ocorrerá um cruzamento entre esses, já na fase final será disputada em uma única partida tanto para o campeão como os 3º e 4º lugares.

Art. 18- Cada turma poderá inscrever apenas uma equipe por modalidade. Para a realização de uma partida, o número mínimo de jogadores inscritos em súmula deverá ser o que a regra da modalidade permite, onde o número mínimo de atletas é cinco (5) e no máximo é de doze (12) jogadores. No banco de reservas só poderão ficar os alunos-atletas inscritos, cujos nomes deverão constar da relação de inscrição.

Art. 19 - O tempo de jogo será de 10 minutos corridos e sem intervalo entre os jogos, parando o cronômetro apenas nos tempos técnicos, ou a pedido dos Árbitros.

Art. 20 - Não será permitido jogar com piercing, brinco, colar, presilha ou qualquer outro objeto que ponha em risco a integridade física dos alunos-atletas.

Art. 21 - A contagem dos cartões disciplinares far-se-á separadamente e por tipologia de cartão, não havendo a possibilidade de o cartão vermelho apagar o amarelo já recebido no mesmo jogo e para fins de suspensão automática, a contagem de cartões será feita de forma cumulativa em todas as fases da competição:

- Dois (02) cartões amarelos consecutivos ou não: suspenso da disputa da próxima partida;

(5)

Art. 22 - Havendo empate na contagem geral de pontos, dentro de uma mesma chave, serão utilizados os seguintes critérios para desempate:

I – ENTRE DUAS EQUIPES

a) pelo resultado do confronto direto ocorrido, dentro da chave, entre as equipes empatadas;

b) maior número de vitórias ocorridas dentro da mesma chave;

c) melhor saldo de gols, nos jogos realizados, dentro da mesma chave, pelas equipes empatadas.

d) pelo maior número de gols feitos nos jogos realizados, dentro da mesma chave, pelas equipes empatadas;

e) sorteio.

II - ENTRE TRÊS OU MAIS EQUIPES

a) maior número de vitórias ocorridas dentro da mesma chave;

b) pelo melhor saldo de gols nos jogos realizados, dentro da mesma chave, entre as equipes empatadas;

c) pelo maior número de gols feitos nos jogos realizados, dentro da mesma chave, entre as equipes empatadas;

d) pelo maior número de gols feitos nos jogos realizados, dentro da mesma chave, pelas equipes empatadas;

e) sorteio.

III - EM CASO DE EMPATE EM JOGOS ELIMINATÓRIOS

Será disputada uma prorrogação com dois (2) tempos de cinco (5) minutos cada, sem intervalo. Ainda assim, não havendo vencedores, serão cobradas séries de três (3) penalidades alternadas. Persistindo o empate, serão cobradas tantas penalidades quantas forem necessárias, uma a uma e alternadamente.

Art. 23 - Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Geral, com anuência da Coordenação Técnica, não podendo essas resoluções contrariar Regras Oficiais e o Regulamento Geral da Competição.

CAPÍTULO VIII DO VOLEIBOL

Art. 24 – As partidas de Voleibol dos JOGOS INTERNOS DO IFF- Campus Júlio de Castilhos– 2012 serão regidas pelas regras em vigor nas Regras Oficiais da CBV e os critérios e normas do evento, estabelecidas neste regulamento.

(6)

deverá ser o que a regra da modalidade permite.

Parágrafo único – Fica estabelecido o número mínimo de seis (6) e no máximo de doze (12) jogadores. Para caracterizar o vôlei misto, a equipe deve estar distribuída em quadra da seguinte forma: quatro do sexo masculino e dois do sexo feminino ou vice-versa ou em números iguais.

Art. 26 - Nas competições de Voleibol dos JOGOS INTERNOS DO IFF- Campus Júlio de Castilhos– 2012, as medidas disciplinares do jogo serão:

a) O atleta ou Responsável Técnico desqualificado (cartão vermelho e amarelo juntos), deverá cumprir suspensão automática e será excluído da competição.

Art. 27 - A partida será disputada no sistema de set, onde cada set terá 25 pontos cada, sendo que para a vitória é necessária a vantagem de dois pontos. Os jogos serão realizados em melhor de um set vencedor na fase classificatória. Nas fases de semifinal e de final os jogos serão realizados em melhor de um set de 30 pontos, sendo que para a vitória é necessária a vantagem de dois pontos. A forma de organização dos jogos será por meio de chaves (A e B) definido por sorteio público, classificam as primeiras equipes mais bem colocadas de cada chave para a etapa final.

Art. 28 - Para classificação das equipes será observada a seguinte pontuação: Vitória – 3 pontos.

Derrota – 1 ponto. W x O – 0 ponto.

Art. 29 - Havendo empate na contagem geral de pontos, dentro de uma mesma chave, serão utilizados os seguintes critérios para desempate:

I - ENTRE DUAS EQUIPES

A decisão será pelo resultado do confronto direto ocorrido dentro do turno ou chave, entre as equipes empatadas.

II-ENTRETRÊSOUMAISEQUIPES SERÁ DECIDIDO PELOS SEGUINTES CRITÉRIOS:

a) saldo favorável de sets nos jogos realizados, dentro da mesma chave, entre as equipes empatadas;

B) SALDO FAVORÁVEL DE PONTOS EM TODOS OS JOGOS REALIZADOS, NA MESMA CHAVE, ENTRE AS EQUIPES EMPATADAS;

c) sorteio.

CAPÍTULO IX

(7)

Art. 30 - A corrida será realizado no sábado, dia 25 de agosto 2012, tendo um percurso de 3km. A largada será em frente ao CTG Júlio de Castilhos em direção ao Campus do IFF (chegada).

Art. 31 – O Percurso feminino e masculino é o mesmo.

Art. 32 – O local de chegada será no IFF, seguindo pela entrada principal, passando em frente ao prédio da DG., dobrando à direita e chegando em frente ao Ginásio.. Art. 33 - Os atletas poderão ir direto ao local de largada ou podem partir do IFF, onde teremos o transporte.

Art.34 - Em relação as condições de saúde para participar da prova é de intera responsabilidade do atleta.

Art. 31 - O horário da largada será as 8:00 hs.

Obs:

1- As equipes de futsal feminino, do integrado, que não conseguirem fechar um time com o número mínimo de participantes, poderão incluir até duas alunas de outras turmas, independente da série ;

2- Os alunos do curso de Informática 2º A, poderão montar os seus times de futsal masculino e (ou) feminino, utilizando atletas dos primeiros anos do mesmo curso; desde que não apresentem o número mínimo de atletas para a modalidade. Podem completar com no máximo dois atletas.

3- Alunos do noturno poderão montar seus times (futsal masculino e feminino e voleibol misto) se unindo com outra turma;

4- As inscrições deverão ser realizadas até o dia do sorteio das chaves, que acontecerá na quinta-feira dia 23/08/12 ás 13:00h , na sala 01, onde deverá comparecer o representante de cada time;

5- Os alunos não podem participar de duas equipes dentro da mesma modalidade;

6- É importante lembrar o uso de equipamentos adequados à prática do esporte 7- Equipes que causarem tumultos, brigas e atos de vandalismo, serão julgados

pela Coordenação podendo ser eliminados da competição;

8- O Atleta que for expulso por agressão física ou moral a outro atleta, aos árbitros ou a Coordenação, será julgado, podendo ser eliminado da competição;

9- Cada equipe deverá ser formada envolvendo integrantes do mesmo segmento (Alunos, Professores, Técnicos e terceirizados).

(8)

conforme o número de equipes inscritas; 11- Cada equipe é responsável pelo seu uniforme.

Realização: Professor Roberto Costa e 3ºs anos do Curso Técnico em Agropecuária.

Apoio:

Diretório Acadêmico do IFF Julio de Castilhos Direção do IFF

Setor de Saúde do IFF Direção de Ensino do IFF

Referências

Documentos relacionados

Prejuízo estético, em grau médio ou máximo, quando atingidos crânios, e/ou face, e/ou pescoço ou perda de dentes quando há também deformação da arcada

Entre as metodologias aplicadas destacam-se: as aulas de práticas experimentais no Laboratório Interdisciplinar de Ciências, de modo a aprimorarem o aprendizado

Na aplicação das políticas contábeis da Companhia e das controladas, a Administração deve fazer julgamentos e elaborar estimativas a respeito dos valores contábeis

Tabela de medidas: todas as medidas especificadas na tabela de medida em anexo se referem à peça pronta, já tendo recebido a 1ª lavagem caso haja diferença na peça

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

Por este número, a lei que dirige a formação dos elementos é expressa e os elementos são resumidos a três, por Saint-Martin, baseado no fato de que há apenas três

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de