• Nenhum resultado encontrado

Língua Portuguesa A GRANDE AVENTURA DE JOÃO PEDRO. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Gustavo Venâncio Sales de Souza

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Língua Portuguesa A GRANDE AVENTURA DE JOÃO PEDRO. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Gustavo Venâncio Sales de Souza"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Língua Portuguesa

6º Ano do Ensino Fundamental II

Nome: Gustavo Venâncio Sales de Souza

Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara

2015

A GRANDE AVENTURA DE

JOÃO PEDRO

(2)

Olá, meu nome é João Pedro, eu moro em uma cidadezinha chamada Serra da Boa Vida. Como estou de férias, vou para a casa do meu avô, porque sempre gosto de passar minhas férias lá. Esses são os dias mais legais do ano. Eu e meu avô pescamos em um rio cheio de peixes, um maior do que o outro e mais bonito também.

(3)

Na semana passada, meu avô não conseguiu pescar nada, mas eu peguei uns cinco peixes. Sinceramente ele não ficou nada feliz. Hoje vovô pescou um peixe e eu também, mas o meu foi ainda maior. Nós íamos pescar mais, só que as iscas acabaram e por isso fomos buscar mais um pouco. Ele sempre tinha uma faca e foi fácil cavar um buraco e pegar as minhocas. Vovô explicou que as minhocas eram muito importantes para fertilizar o solo, pois elas abriam buracos para que o ar chegasse até a planta.

Depois que pegamos as iscas, nós voltamos para a pesca. Meu avô pediu para eu pegar a caixa com as iscas, porque ele tinha

esquecido lá. Mas quando fui pegá-la, entrou uma farpa no meu dedo. Fui correndo e pedi para ele tirar. Vovô pediu para que eu me acalmasse, porque daquele jeito não ia dar para tirar.

(4)

Ele pegou uma pinça e tirou a farpa do meu dedo. Depois nós fomos a uma lojinha para comprar uns docinhos para comermos. Só que no caminho o meu avô pediu que eu esperasse, porque ele havia esquecido a carteira onde havíamos pescado. Ele foi correndo e me deixou em uma pracinha que tinha lá perto. Quando ele voltou, eu estava tremendo, com muito medo de que alguma coisa acontecesse comigo e ele não estivesse por perto para me salvar.

Corri para perto dele e ele perguntou: - O que houve, João? Por que está assim? - Nada não, vovô, nada não!

(5)

Depois nós voltamos para pescar e eu disse:

- Vovô ,eu acho que peguei um peixe grandão! Ebááááá! - Puxe, garoto! Puxe!

(6)

Quando chegamos em casa, o sol já estava se pondo e meu avô foi me colocar para dormir. Então pedi que ele contasse uma história para mim.

Ele começou a contar a história de um garotinho que adorava pescar e ir para a casa do seu avô. No meio da história, vovô olhou para mim e eu já estava roncando de tanto cansaço.

(7)

Quando estava amanhecendo, o meu avô me acordou de manhã e disse:

- Garoto, venha ver uma coisa. - disse cochichando para ninguém acordar.

- Então eu o segui.

(8)

Mais tarde ele me deixou brincar. Eu peguei umas coisinhas e fui tentar pegar um passarinho. Peguei uma pirâmide de madeira pequenininha e coloquei um galho para segurar. Coloquei uma cordinha para puxar e pegar o passarinho, que se fosse bobo o suficiente, cairia na armadilha. Percebi que não pegaria sem isca e peguei alpiste para o passarinho comer. Quando ele comeu, eu puxei a corda e consegui prendê-lo.

Depois de pegar o passarinho, fui mostrar para meu avô:

- Vô ,eu peguei um passarinho. O senhor sabe de que espécie ele é?

- Esse é um João de Barro, mas por que você o pegou? - Como assim?

- Você não pode caçar passarinhos que estão na natureza, porque senão a mamãe dele vai ficar muito triste. - Está bom, então já vou soltá-lo.

(9)

Logo depois que eu soltei o passarinho, meu avô me chamou para tomar café: - Pedrinho, vem tomar café!

- Já estou indo, vovô!

(10)

Comemos e eu, meu vô, minha tia e minha prima, fomos lá fora tomar um arzinho:

- Vô, posso brincar com a Marta?

- Pode sim, filho. - Eba! Obrigado! - Vem, Marta. Vamos. - Estou indo.

(11)

Brincamos muito. Depois eu e meu avô fomos treinar para uma competição de estilingue que ia acontecer no bairro: - TSHIU! Puxa! Errei o kiwi.

- Tenta de novo. - insistiu vovô. TSHIU!

- Quase acertou. Se você continuar treinando bastante vai conseguir.

(12)

Na verdade era um passarinho que estava passando por ali naquele momento. Eu acertei bem na asa e ela começou a sangrar. A sorte foi que meu avô estava lá e fez um curativo com folhas e uns gravetos.

Enquanto ele fazia o curativo, eu perguntei:

- Vovô, como o senhor sabe tantas coisas desse jeito?

- Eu sei porque eu já estou bem velho e adquiri bastante conhecimento.

Meu avô terminou o curativo e nós dois levamos o passarinho para a casa dele. - Quando eu crescer, quero ser igualzinho ao meu pai e ao senhor

(13)

No caminho para casa, eu falei para meu avô o que eu estava aprendendo na escola: - Vô , sabe que eu estou aprendendo multiplicação?

- É verdade? E que contas você sabe fazer?

- Eu sei fazer a tabuada do 2, 2x1, 2x2,2x3, 2x4, 2x5, 2x6, 2x7, 2x8, 2x9 e 2x10. - Parabéns, você é um menino muito inteligente.

(14)

Quando chegamos em casa, meu avô me mostrou um livro de aventuras que ele adorava ler quando era da minha idade. Ele disse: - Pedro, você já viu este livro?

- Não, vovô. Qual é o nome? - Dom Quixote. - E do que ele fala?

- Das aventuras que Dom Quixote teve com seu amigo.

(15)

Ela disse:

- Ei, Pedrinho, quer brincar comigo? - De quê?

- De esconde-esconde. - Claro, mas você conta.

(16)

No dia seguinte meu avô perguntou:

- Hoje àtarde você quer ir tomar café comigo e com uns amigos meus? - Quero sim, vô.

(17)

Chegando lá meu avô ficou falando com os seus amigos e eu fiquei sentado comendo e ouvindo a conversa. Vovô ficava falando de trabalho e contando piadas, fazendo todo mundo rir.

Quando acabou o café, meu avô, eu e um amigo dele voltamos para casa. O amigo do vovô levava uma caixa de som bem antiga para que meu avô o ajudasse a concertá-la.

(18)

À noite, já em casa, meu avô pegou a caixa de som e começou a analisá-la com um olhar pensativo. Ele disse para o seu amigo que ia consertá-la e no dia seguinte entregava para ele.

Vovô levou o seu amigo até a porta. Depois voltou e disse:

(19)

Na manhã do outro dia, meu avô foi conversar novamente com os seus amigos e me levou junto. Chegando lá ele me pediu para ir buscar o rádio que ele tinha consertado, para poder devolver ao seu amigo:

- Pedrinho, vai lá em casa pegar o rádio do Teodoro, por favor. - Está bem, vovô.

(20)

Assim que eu saí para buscar o rádio, meu avô ficou me elogiando para os amigos dele: - Viu como ele é prestativo?! É um ótimo garoto.

(21)

Aquelas férias acabaram. O tempo passou e eu ganhei uma netinha. Quando ela entrou de férias, foi para a minha casa. Assim que ela chegou, eu me lembrei das férias que eu passei na casa do meu avô, que foram muito legais.

Eu fiz tudo que o meu avô fez comigo, pois eu queria que ela tivesse a mesma diversão que eu tive quando passei as minhas férias na casa do vovô.

(22)

Então eu e ela começamos a passar juntos todas as férias, o que acabou se tornando uma tradição familiar. Tradição que aproximava os avôs de seus netos.

Referências

Documentos relacionados

Pacientes idosos, desidratados, com insuficiência cardíaca congestiva (mau funcionamento do coração), cirrose hepática (substituição das células saudáveis do fígado por

No setor de processamento, todas as lâminas deverão ser registradas em um livro de registro específico, com as seguintes informações: número de regis- tro do laboratório, unidade

O objetivo deste trabalho foi estudar os polimorfismos presentes na região controle do DNA mt em 60 indivíduos, residentes na região da Grande São Paulo, para análise da

Por intermédio da Tabela 10, derivada das curvas características de operação, é possível determinar os valores de “r” para razões toleráveis de qualidade iguais a 1 - 2 - 3

BANCOS TANQUES SISTEMAS DE ADMISSÃO DE AR E DE COMBUSTÍVEL PRIMÁRIA EMBREAGEM TRANSMISSÃO INSTRUMENTOS E MEDIDORES ILUMINAÇÃO GUIDÃO E COMANDOS FILTROS ESCAPAMENTOS

A falta de adoção de uma escala de desenvolvimento apropriada para a cultura do arroz irrigado leva à utilização do número de dias após a emergência, que varia muito com a cultivar

Além dos cursos técnico e médio e de graduação tecnológica, o Centro Paula Souza atua também no ensino básico ou educação não formal, por meio de cursos de formação inicial

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de