• Nenhum resultado encontrado

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EVANGELHO DO DIA E

HOMILIA

(LECTIO DIVINA)

REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS, , O. CARM

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

SEGUNDA-FEIRA DA 34 SEMANA DO TEMPO COMUM 1) Oração

Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

2) Leitura do Evangelho (Mt 12,46-50)

Naquele tempo, 46enquanto Jesus falava à multidão, sua mãe e seus irmãos

ficaram do lado de fora procurando falar com ele. 47Disse-lhe alguém: Tua mãe e

teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te.48Jesus respondeu-lhe: Quem é

minha mãe e quem são meus irmãos?49E, apontando com a mão para os seus

(2)

faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

3) Reflexão

UM NOVO LAÇO DE PARENTESCO

Novamente vem o problema dos parentes de Jesus. A Igreja sempre ensina que Jesus é Filho único e unigênito de Maria. Como então aparecem no Evangelho o nome de outros irmãos ?

Os que gostam de reduzir Maria a uma mulher corriqueira, se agarram a esta e outras passagens ( Mc 3,31-35; Lc 8,19; Mt 12,46 ).

Acontece, porém, que no tempo de Jesus, nas famílias hebréias, eram considerados juridicamente irmãos os primos e sobrinhos.

Estas passagens tem um sentido bem mais amplo : Jesus veio criar um novo laço de parentesco, maior que os vínculos do sangue e da carne : a família dos que crêem no Filho de Deus, dos que fazem a vontade do Pai.

A estes Jesus chama de “irmãos, irmãs e mãe “ ( Mt 12,50 ). A esta nova família, a família de Deus na terra , Jesus chamou de Reino dos Céus “.

(3)

“Estando ainda a falar às multidões, sua mãe e seus irmãos estavam fora, procurando falar-lhe” (Mt 12,46 )

“Não é este o carpinteiro, o filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E as suas irmãs não estão aqui entre nós?” (Mc 6,3)

Chegaram, então, a sua mãe e seus irmãos e, ficando do lado de fora, mandaram chamá-lo.

Havia uma multidão sentada em torno dele. Disseram - lhe “A tua mãe, os teus irmãos e as tuas irmãs estão lá fora e te procuram”.E Jesus perguntou : “Quem é minha mãe e meus irmãos? “E, percorrendo com o olhar os que estavam sentado ao seu redor, disse: “Eis a minha mãe e os meus irmãos . Quem fizer a vontade de Deus,esse é meu irmão, irmã e mãe “. (Mc 3,31-35)

“Sua mãe e seus irmãos chegaram até ele, mas não podiam abordá-lo por causa da multidão. Avisaram-no então: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora,querendo

(4)

te ver. ”Mas ele respondeu:“Minha mãe e meus irmãos são aqueles que nuvem a palavra de Deus e a põem em prática “.

EXPLICAÇÃO

a)-QUE SIGNIFICA OS IRMÃOS DE JESUS NA LINGUA DE JESUS ?

Há uma discussão entre católicos e protestantes em torno dos irmãos de Jesus. Essa expressão ocorre várias vezes nos Evangelhos.

A igreja Católica, apoiando-se na sua própria tradição, já muito antiga, ensina que Nossa Senhora só teve um único filho, Jesus Cristo; e que ela foi sempre virgem antes do parto, no parto e depois do parto.

(5)

Os protestantes, apoiando-se na sua própria tradição, explicam essa expressão ao pé da letra “irmãos de Jesus” e afirmam que Maria teve outros filhos, além de Jesus.

E mostram, por exemplo, o texto de Marcos 6,3:

“Não é este o carpinteiro, o filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E as suas irmãs não estão aqui entre nós?”

Tomando este texto ao pé da letra os protestantes concluem que, depois do nascimento virginal de Jesus, Maria e José tiveram, no mínimo, quatro filhos e duas filhas.

Na Bíblia, a palavra irmão é muito elástica.

Lá dentro cabe muita gente, não só os irmãos filhos dos mesmos pais, mas também os primos e outros parentes.

Era mais ou menos como a palavra primo, hoje, no Brasil.

É também uma palavra muito elástica que não pode ser tomada ao pé da letra, por exemplo, um fulano chega perto de você e diz:

“Aquele lá é um primo meu”.

Você toma a palavra primo ao pé da letra e pergunta : “Então, é filho do irmão de seu pai ou de sua mãe?” Ele responde:

(6)

“Que nada! É filho do irmão de um tio de meu avô!”

Realmente, no Brasil, a gente não pode tomar ao pé da letra a palavra primo. A mesma coisa vale para a palavra irmão na língua de Jesus.

Se você fosse perguntar a São Marcos:

“Então, aqueles quatro irmãos de Jesus são todos filhos de José e de Maria?” Ele responderia: “Que nada! São filhos de uma prima ou irmã da mãe de Jesus!” De fato o mesmo Marcos diz de Tiago que ele é irmão de Jesus (Marcos 6,3) e filho de uma outra Maria (Marcos 16,1). São Mateus diz claramente que se tratava de uma “outra Maria” (Mateus 28,1). Então na Bíblia a palavra irmão ou irmã de Jesus eram primos e primas.(6)

b) EXEMPLOS DA PALAVRA IRMÃO QUE NÃO É IRMÃO

1)“Disse Abraão a Ló: Peço-te que não haja brigas entre mim e ti, nem entre nossos pastores, pois somos irmãos” (Gênesis 13,8).

Ora, a Bíblia nos fala que Ló era filho de Arão, e Arão era irmão de Abraão (GN 11,27-28). Vejam só: Abraão era tio de Ló e chama Ló de irmão. “Eleasar morreu e não deixou filhos, mas filhas e estas casaram-se com os filhos de Cis seus irmãos”(1CR 23,22). Eleasar e Cis eram filhos de Mooli (1CR 23,21). Logo os filhos de Cis eram primos primeiros das filhas de Eleasar. E a Bíblia falou que os filhos de Cis eram “irmãos” das filhas de Eleasar.

c) OS CHAMADOS IRMÃOS DE JESUS O QUE ERAM ?

Os chamados irmãos de Jesus (Tiago, José, Judas e Simão) são primos

Descrevendo a cena do calvário São João fala que lá estavam, junto da cruz de Jesus, sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena (João 19,25).

(7)

Descrevendo a mesma cena, São Mateus e São Marcos falam que esta outra Maria era mãe de Tiago, o menor e de José (MT 27,56 e MC 15,40).

Vimos então, que Tiago e José chamados por Marcos de irmãos de Jesus eram filhos da outra Maria, a mulher de Cléofas ou Alfeu.

Esta outra Maria era “irmã ” ou prima de Nossa Senhora como disse São João. Logo, Tiago e José eram primos - primeiros ou primos -segundos de Jesus. Judas, outro irmão” de Jesus é apontado como irmão de Tiago (LC 6,16) e ele mesmo, na sua Epístola, fala que é irmão de Tiago (Jd 1).

Logo, ele é também primo de Jesus, o mesmo acontecendo com Simão. UMA MENSAGEM PARA A VIDA

Jesus Cristo, quando estava pregado na cruz, entregou sua Mãe para João tomar conta dela (João 19,27) :

“E a partir dessa hora o discípulo a recebeu em sua casa”.

Ora, se Nossa Senhora tivesse outros filhos e filhas, será que iam deixá-la ir para casa dos outros ou iria entregar sua Mãe ao apóstolo João que era um estranho e não pertencia à família?

Será que estes irmãos, e sobretudo, estas irmãs iriam permitir uma coisa assim? Disso tudo, nós concluímos que Maria Santíssima só teve mesmo o seu Divino Filho, Jesus Cristo.

E que podemos e devemos chamá-la com o nome de Sempre Virgem Maria. Nós católicos não queremos ficar discutindo com protestantes.

Mas precisamos sempre esclarecer as verdades de nossa fé, para podermos vivê-la e transmiti-la com firmeza aos outros.

Maria Santíssima é a Virgem Mãe de Deus e nossa.

(8)

Cantarei ao Senhor, porque ele manifestou sua glória. Precipitou no mar cavalos e cavaleiros. O Senhor é a minha força e o objeto do meu cântico; foi ele quem me salvou. Ele é o meu Deus – eu o celebrarei; o Deus de meu pai – eu o exaltarei. (Ex 15,1-2)

Referências

Documentos relacionados

DESIGUALDADE DO VALOR M´ EDIO (DVM), EM V ´ ARIAS VARI ´ AVEIS Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira1. http://www.ime.usp.br/~oliveira (ano

Françoise Honorée and François Honoré Felix Dumont, who were married in France, and moved to Brazil in 1828, looking for precious stones for family jewelry 1,2,3..

Nevertheless, our results showed that dabigatran etexilate can be used in the Brazilian population in nonvalvular atrial fibrillation and atrial flut- ter, with a

thologist, Walter Edgar Maffei, was an eyewitness to Ravel’s deterioration and, during his whole life in Brazil, Maffei confirmed that Ravel had become a demented person..

During this time, Bárány and his fellow officers had comfort- able quarters and were well treated, but boredom made life in the prison camp almost unbearable.. Physical games, such

second edition, Duchenne described pseudohypertrophic muscular dystrophy 9 , a disease that, according to Gowers 10 ,.. isolated cases that had already been recognized by Charles

Elegantly summed up by the formula F = P × A (F being force, P being pressure, and A being area), Pascal’s law implied that even though the intracranial pressure may

During his medical training, Ranvier became acquainted with normal and pathological anatomy, and soon turned to microscopy as a means for fur- ther studies on tissues