• Nenhum resultado encontrado

Programa CAPES/FULBRIGHT de Bolsas para Doutorado nos Estados Unidos da América ORIENTAÇÕES PARA BOLSISTAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa CAPES/FULBRIGHT de Bolsas para Doutorado nos Estados Unidos da América ORIENTAÇÕES PARA BOLSISTAS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

C A P E S

Programa CAPES/FULBRIGHT de Bolsas para Doutorado nos Estados

Unidos da América

ORIENTAÇÕES PARA BOLSISTAS

Prezado (a) bolsista,

Gostaríamos de cumprimentá-lo(a) pela sua aprovação nas etapas que compuseram o processo de seleção do Programa CAPES/FULBRIGHT de bolsas para Doutorado nos Estados Unidos da América.

O financiamento concedido faz parte dos recursos despendidos pelo governo brasileiro, por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Ministério da Educação (CAPES - MEC), e pelo governo americano, por meio da Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (FULBRIGHT), com vistas a complementar os esforços gerados nos programas de pós -graduação do Brasil, buscando a formação de docentes e pesquisadores de alto nível para a sua inserção no meio acadêmico e de pesquisa no País.

Em face desse propósito, a CAPES, em parceria com a FULBRIGHT, apoiará seus estudos em instituição norte-americana de excelência e espera de você, bolsista, o máximo empenho no sentido de corresponder ao investimento realizado no tempo previsto para o programa.

O presente documento tem por finalidade informar sobre seus direitos e deveres perante a CAPES e a FULBRIGHT e foi elaborado com base na longa experiência destas agências no atendimento a bolsistas, abrangendo as questões mais comumente suscitadas.

Uma leitura cuidadosa de cada item das orientações a seguir será importante para facilitar sua inserção nos EUA e também facilitará sua comunicação com a CAPES e a FULBRIGHT ao longo do período de estudos.

(2)

1. Apresentação

As orientações, a seguir, buscam esclarecê-lo(a) com relação aos aspectos práticos da bolsa, tais como: a obtenção e renovação do visto de entrada nos EUA, a implementação da bolsa, o acompanhamento pela CAPES e FULBRIGHT, o encerramento do processo ao término da bolsa, entre outros.

Os procedimentos adotados requerem que sejam cumpridas todas as exigências do Programa, observando-se os prazos estabelecidos, para que não ocasione atrasos na análise do pedido, na remessa de mensalidades, na renovação do visto, na emissão de passagem(ns) aérea(s), entre outros.

Os endereços para o estabelecimento de contatos, os prazos e o modo de envio de documentos solicitados pela CAPES e pela FULBRIGHT são apresentados nos Apêndices I e II.

Os formatos de arquivos aceitos para envio de documentos são: Acrobat Adobe(.pdf), Word (.doc), Excel (.xls), Texto (.txt), Gráficos (.tif ou .jpg) e o tamanho não poder ultrapassar 5 Mbytes.

2. Visto

A FULBRIGHT fornecerá orientações para a obtenção e a renovação do visto de entrada nos EUA, consoante à regulamentação do Serviço de Imigração Norte-Americano, responsabilizando-se pelas taxas cobradas pelos postos consulares. Os Vistos serão na categoria J-1 para o(a) bolsista e J-2 para seus dependentes, quando for o caso, e renovados durante o período da bolsa concedida, por intermédio do Institute of Internacional Education - IIE.

Imediatamente após a sua chegada aos Estados Unidos, é imprescindível que contate o IIE para a regularização da sua permanência nos EUA.

3. Implementação da bolsa

A CAPES procederá à implementação da bolsa após a emissão da carta de concessão, a obtenção do visto e o recebimento dos seguintes documentos:

• Termo de Compromisso, devidamente assinado;

• informações para emissão de passagem(ns), quando for o caso;

• informações para pagamento(s) em conta bancária no Brasil ou no exterior, quando for o caso, e

• publicação no Diário Oficial da União, do Estado, ou Município, com ônus CAPES, quando se tratar de servidor público, conforme Decreto nº 91.800 de 18/10/1985, ou autorização do dirigente máximo da instituição, quando não for servidor público, para afastamento durante todo o período da bolsa.

Após o recebimento dos documentos, o seu processo passará para a responsabilidade da Coordenação de Acompanhamento de Bolsas no Exterior – CBE. Um(a) técnico(a) da CBE será designado(a) para tomar as providências necessárias para a liberação e manutenção dos componentes da bolsa, constantes da carta de concessão, assim como para proceder ao acompanhamento do seu processo até o encerramento do Doutorado e o seu retorno ao Brasil.

4. Duração e componentes da bolsa

A duração da bolsa de Doutorado pelo Programa CAPES/FULBRIGHT é de, inicialmente, doze meses, podendo ser renovada desde que o(a) bolsista tenha desempenho acadêmico satisfatório e de modo que não ultrapasse o total de 48 meses, com a defesa da tese. No caso dos bolsistas que já estejam cursando o

(3)

doutorado nos EUA, será deduzido o tempo já cumprido com o curso, antes da concessão da bolsa.

4.1 Passagem aérea de ida ao exterior

A passagem aérea de ida para o(a) bolsista e um(a) dependente é concedida apenas no caso de estarem residindo no Brasil, e o Doutorado nos EUA ainda não tiver iniciado, no momento da implementação da bolsa.

É responsabilidade do(a) bolsista efetuar a(s) reserva(s) da(s) passagem(ns), em classe econômica e tarifa promocional, e exclusivamente na agência que legalmente atende aos nossos usuários.

A reserva deve ser efetuada considerando a rota mais curta entre a cidade de origem e a de destino. Mudanças de datas e reitinerações estão autorizadas desde que não acarretem ônus para a CAPES. Os mesmos procedimentos são adotados para passagem de retorno ao Brasil.

De posse dos dados da(s) reserva(s), encaminhe-os para a CAPES. O(s) PTA(s) será(ão) emitido(s) em até 10 dias úteis, após o recebimento do seu processo pela CBE. O prazo máximo para a retirada do(s) bilhete(s) é de 30 dias. Vencido esse prazo, a(s) passagem(ns) fica(m) cancelada(s), não sendo autorizada(s) emissão(ões) de novo(s) bilhete(s).

Para a participação em programa pré-acadêmico custeado pela FULBRIGHT, a CAPES antecipará o bilhete aéreo de ida para os Estados Unidos, sendo incluído o trecho adicional de passagem com destino à instituição anfitriã, quando a cidade não for a mesma onde o curso de doutorado será realizado. O trecho adicional é exclusivo para o(a) bolsista e será concedido para a sua permanência nos EUA visando o doutorado.

A CAPES não interfere nas normas das companhias aéreas, portanto, verifique na empresa em que irá voar sobre os seus direitos e deveres, tais como: excesso de bagagem, prazos e validades de reservas e outros itens relacionados ao assunto. A CAPES não reembolsa passagem(ns) aérea(s). Portanto, não antecipe a compra do(s) bilhete(s), nem siga para o aeroporto, no momento da viagem, sem antes confirmar com a agência credenciada se o(s) bilhete(s) foi(ram) emitido(s).

4.2 Auxílio instalação

Esse benefício destina-se a contribuir com as despesas iniciais para a acomodação nos Estados Unidos e é concedido para o(a) bolsista que estiver residindo no Brasil e o Doutorado nos EUA ainda não tiver iniciado, no momento da implementação da bolsa. O auxílio instalação será pago no Brasil, em reais, com base na taxa de câmbio adotada pela CAPES, que não acompanha a cotação do mercado.

O sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI, do Governo Federal efetua o crédito exclusivamente em conta corrente do(a) beneficiário(a), não permitindo a utilização de dados bancários de terceiros, e nem de contas poupança.

Para viabilizar o pagamento, informe à CAPES os seus dados de conta corrente, preferencialmente do Banco do Brasil. O auxílio instalação será disponibilizado em até 10 dias úteis, após o recebimento de seu processo pela CBE.

(4)

4.3 Seguro saúde

Esse benefício deverá contribuir com o custeio de despesas referentes ao plano de saúde, no exterior. O mesmo será pago no Brasil, em reais, com base na taxa de câmbio adotada pela CAPES, obedecendo aos procedimentos efetuados com o auxílio instalação. Caso o(a) bolsista já esteja residindo nos Estados Unidos, no momento da implementação da bolsa, o seguro saúde será depositado em sua conta bancária naquele país.

A adesão a um plano de saúde deverá ser feita logo que possível, para a sua segurança. A prestação de contas à CAPES se dará mediante o envio do comprovante de quitação da apólice e recibo de pagamento, após a sua chegada na cidade norte-americana onde o curso de Doutorado será realizado, e, após a renovação da bolsa, no prazo máximo de 30 dias.

A CAPES se exime do pagamento de qualquer tipo de despesas médicas e odontológicas não previstas pela seguradora aderida, razão pela qual é imprescindível que sejam examinadas, previamente e com atenção, todas as cláusulas da apólice. Se o valor da adesão ao plano for maior que o auxílio concedido por esta agência, a CAPES não cobrirá a diferença. No entanto, não será exigida a devolução de saldo resultante da aquisição desse benefício.

4.4 Mensalidades

O início do pagamento das mensalidades no exterior depende do recebimento, pel a CAPES, dos documentos descritos a seguir:

• bilhete aéreo seu e do(a) dependente, quando for o caso (original e cópia eletrônica);

• cartão(ões) de embarque seu e do(a) dependente;

• páginas do passaporte onde constam foto e data de sua chegada e dos dependentes ao exterior, e

• informações residenciais e bancárias no exterior.

Remessa de mensalidades

O valor da primeira mensalidade é proporcional ao dia de sua chegada e dos dependentes no exterior. O tempo não utilizado no início da bolsa e o seu valor correspondente não serão compensados ao término da concessão.

Devido aos trâmites operacionais e bancários, o prazo para crédito da primeira remessa em sua conta bancária é de até 15 dias úteis, a partir da data do ofício de pagamento constante do SAC-Exterior (veja as instruções contidas no item 5 deste documento). As demais parcelas pagas no exterior obedecerão à sistemática de liberação de recursos da CAPES.

A sistemática adotada prevê remessa de parcelas trimestrais, creditadas na conta do(a) bolsista, em geral, até o vigésimo dia do primeiro mês de cada trimestre liberado. Isto é, em 3 parcelas, com 1 mês ainda não vencido e 2 a vencer. Eventualmente, a remessa poderá se referir a um mês ou a um bimestre, considerando situações específicas de cada bolsista.

Uma vez verificado que o crédito em sua conta não foi efetuado, dentro do prazo divulgado pela CAPES, consulte o Banco do Brasil, em Nova Iorque, informando-o sobre valor da remessa e o número do ofício correspondente.

(5)

4.5 Taxas escolares

A CAPES arcará com os custos de anuidades e/ou taxas acadêmicas conforme os termos da concessão da bolsa, para o programa de Doutorado. Caberá a FULBRIGHT, por intermédio do IIE, supervisionar e providenciar o pagamento das faturas encaminhadas pelas universidades. O bolsista receberá uma via de cada fatura paga para o seu controle e para o envio de cópia, devidamente atestada, ao seu processo na CBE.

Quando não isentos pela universidade norte-americana, são cobertos os custos com matrícula ou taxa de inscrição, com cursos específicos da grade curricular, feitos inclusive durante o verão, que estejam diretamente relacionados ao desenvolvimento das atividades de pesquisa do plano de estudos previamente aprovado, e de acesso às instalações de estudos, tais como biblioteca, laboratórios, internet, sistemas de computação.

As despesas com serviço médico e odontológico, seguro saúde, transportes, estacionamentos, associações, seguros de vida, esportes, impressão de faturas, cópias, impostos, multas e outros, mesmo que consideradas obrigatórias pela universidade, não serão cobertas pela Capes. Caberá ao(a) bolsista arcar com o pagamento ou negociar junta à Instituição a isenção dessas despesas.

5. SAC -Exterior

Após a implementação da bolsa, o(a) bolsista pode efetuar o acompanhamento do seu processo na página da CAPES, Programas/Bolsas, Exterior , no item Bolsistas Ativos. O SAC-Exterior é disponibilizado para conferência dos dados cadastrais, consulta de remessas financeiras efetuadas, preenchimento de formulários on line para atualização de cadastro e solicitações diversas, e envio de documentos avulsos.

Mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados na CAPES. Detectando algum problema ou tendo dúvidas, contate o(a) técnico(a) responsável pelo seu processo na CBE, para os esclarecimentos devidos.

6. Acompanhamento pela CAPES

O acompanhamento caracteriza-se pela avaliação periódica do desempenho acadêmico do(a) bolsista durante a realização do doutorado nos Estados Unidos. A apreciação se dará pelas comissões de Áreas, compostas por membros integrantes do quadro de consultores científicos da CAPES, com base nos documentos constantes do processo.

O(a) técnico(a) da CBE, responsável pelo acompanhamento do processo, realizará a verificação documental, o encaminhamento às comissões de Área para análise de renovação da bolsa, pesquisa de campo, entre outras solicitações, assim como o controle das remessas financeiras efetuadas para o(a) bolsista.

6.1 Renovação da bolsa

A documentação para a primeira renovação deve ser enviada à CAPES, impreterivelmente, em 1º de fevereiro de 2007. As demais renovações deverão ser solicitadas até três meses antes do término de vigência da bolsa.

6.1.1 Documentos para renovação de bolsa

• solicitação e justificativa do(a) bolsista;

• avaliação do(a) orientador(a) acadêmico(a) ou de tese sobre o desempenho do(a) estudante, devidamente assinada;

(6)

• relatório acadêmico, em português,de no máximo 10 páginas, sobre as atividades desenvolvidas, inclusive sobre pesquisa de campo que tenha sido realizada no período;

• cronograma de estudos, integralmente preenchido; • histórico escolar;

• comprovante de aprovação no exame de qualificação, após realizado, e

• declaração de dependentes, sobre a permanência nos EUA no próximo período da bolsa.

6.2 Pesquisa de campo fora dos Estados Unidos

A CAPES apóia a pesquisa de campo fora dos Estados Unidos, com a concessão de passagem aérea de ida e volta, apenas para o(a) bolsista, e manutenção do pagamento dos benefícios da bolsa, desde que o pedido seja aprovado pelo(a) orientador(a) e pela agência. A pesquisa de campo deverá, obrigatoriamente, atender às seguintes condições:

• estar prevista no plano de estudos apresentado à época de candidatura à bolsa; • ser planejada para um único momento durante o curso;

• não se tratar de viagem de prospecção para a elaboração de tese; • iniciar-se após o exame de qualificação, e

• durar, no máximo, seis meses e concluir-se antes do último ano do curso.

Recomenda-se que o cronograma de atividades seja elaborado considerando o momento adequado para o estabelecimento de contatos, visitas, no local de realização da pesquisa e rejeitando períodos impróprios, tais como férias e feriados prolongados.

6.2.1 Documentos para análise de pesquisa de campo

• solicitação e justificativa do(a) bolsista; • plano de pesquisa a ser desenvolvido;

• cronograma das atividades a serem desenvolvidas (local de visitas, pessoas que serão contatadas, relacionando os tipos de contatos);

• parecer do(a) orientador(a) sobre a pesquisa com a aprovação da proposta de tese. Em caso de alterações na proposta, as mesmas deverão ser indicadas, e • comprovante de aprovação no exame de qualificação.

A CAPES emitirá o bilhete aéreo para pesquisa de campo realizada no Brasil e reembolsará ao(à) bolsista a passagem adquirida, quando esta for realizada em outro país. A reserva e a aquisição do bilhete devem atender às condições estabelecidas no item 4.1 e contemplar o trecho para o local da pesquisa apenas uma única vez.

6.3 Mudança de instituição/orientador/plano de estudos e outros

As bolsas da CAPES são concedidas para a realização de um determinado plano de estudo, em uma dada instituição, sob supervisão de um(a) orientador(a). Alterações em qualquer um desses fatores deverão ser submetidas à avaliação da CAPES. Estas serão analisadas quando:

• justificadas amplamente;

• comprovada a anuência do(a) orientador(a) sobre o novo plano de estudo;

• comprovada a aceitação do(a) novo(a) orientador(a), face à mudança de orientação acadêmica;

• comprovada a aceitação da nova Instituição, contendo a indicação do nível, área e início do curso, com garantia de aproveitamento integral dos créditos realizados, e • evidenciada a obtenção do título proposto dentro do prazo inicialmente previsto na

(7)

Ocorrendo qualquer uma das alterações citadas, sem a devida concordância desta Agência, a bolsa poderá ser suspensa e eventualmente cancelada.

6.4 Realização de estágio

A CAPES exige sua matrícula como aluno(a) em tempo integral, dedicando-se plenamente às atividades propostas para as quais a bolsa foi concedida. Caso haja a necessidade de realização de estágio, o pedido para a sua participação deverá ser avaliado pela CAPES, mediante envio dos seguintes documentos:

• solicitação e justificativas sobre a necessidade e o período de realização do estágio, com a demonstração de que o estágio foi previsto na época da apresentação da proposta à CAPES, que se relaciona ao projeto de estudo e que o prazo inicialmente proposto para a defesa da tese será mantido;

• cronograma das atividades a serem desenvolvidas;

• parecer do(a) orientador(a) quanto à necessidade de desenvolvimento do estágio, comprovando o relacionamento do mesmo com o projeto inicial e informando que o prazo máximo de defesa da tese ficará mantido;

• relatório atualizado; • histórico escolar, e

• carta convite do estágio, constando as condições propostas para a sua realização (duração, carga horária, se remunerado, ou não, com o valor previsto e etc).

6.5 Participação em eventos

A CAPES e a FULBRIGHTnão custeiam a participação do(a) bolsista em congressos, seminários, visitas realizadas nos Estados Unidos ou fora dele, não previstas no Programa. No entanto, para que possa participar desses eventos deverá, previamente, submeter o seu pleito para a apreciação desta Agência.

6.6 Viagens relacionadas ou não ao Doutorado

É recomendável que, durante todo o período da bolsa, esteja envolvido(a) com atividades relacionadas ao Doutorado. Necessitando afastar-se do local de estudos, solicite a autorização desta Agência. A FULBRIGHT será comunicada sobre a decisão. O período máximo permitido de afastamento é de 30 dias ao ano, sem ônus para a CAPES.

7. Acompanhamento pela FULBRIGHT

Durante a sua estada nos Estados Unidos, a Comissão Fulbright contará com o apoio do IIE para supervisão das suas atividades no Doutorado e o estabelecimento de contatos com o departamento da universidade americana, onde o curso estará sendo realizado.

8. Dependentes do(a) bolsista

Os benefícios aos dependentes são exclusivamente para aqueles que permanecerão na sua companhia, nos Estados Unidos, por um prazo i gual ou superior a nove meses e variam de acordo com a Tabela de Benefícios da CAPES.

Para efeito de concessão do adicional-dependente são considerados: o cônjuge ou companheiro(a), de nacionalidade brasileira, desde que comprovada oficialmente a união estável e que não possua rendimento próprio; filhos com até 21 anos, ou 24 anos se matriculados em curso superior no país de destino e que viva sob dependência econômica do(a) bolsista, comprovada por meio da Declaração de Imposto de Renda.

(8)

O cônjuge ou o(a) companheiro(a) que possua rendimento próprio, durante sua estada no exterior, decorrente de bolsa de estudos ou remuneração de trabalho, não fará jus ao adicional-dependente. Poderá, no entanto, beneficiar-se de passagem aérea, auxílio instalação e seguro saúde, relativos aos dependentes, desde que não seja caracterizado o acúmulo de benefício proveniente de outras fontes. Tratando-se de servidor público no Brasil, exige-se também a cópia da autorização do afastamento do país, publicada no Diário oficial da União ou do Município.

Em casos de matrimônio e/ou de nascimento de filhos ocorridos durante a realização do doutorado nos Estados Unidos, a concessão de benefícios para os dependentes somente se efetivará após a apresentação de documento oficial da união e/ou do nascimento.

Caso os dependentes retornem ao Brasil, antes do prazo estabelecido para a permanência na companhia do(a) bolsista, será requerida a devolução de todos os componentes da bolsa que couberam aos mesmos, inclusive a passagem aérea, se concedida por esta Agência.

É sua responsabilidade manter a CAPES informada, sobre qualquer alteração familiar que ocorra, inclusive quando seus dependentes forem contemplados com bolsa ou remuneração, decorrente de trabalho, ou antecipem a saída dos Estados Unidos.

9. Casal bolsista

Na condição de casal bolsista, a CAPES não autoriza que um dos cônjuges se torne dependente do outro, após a conclusão dos estudos, visto ser obrigatório o retorno imediato ao Brasil. No entanto, se sua condição for a de cabeça de casal, com o fim da bolsa e o título de doutorado obtido, o auxílio dependente referente aos filhos poderá ser transferido para o cônjuge, cuja bolsa ainda permanece ativa.

10. Complementação e/ou acúmulo de Bolsa

A CAPES não complementa e nem permite o acúmulo de bolsa de outras agências. O Programa CAPES/FULBRIGHT inclui, além dos benefícios da CAPES, os concedidos pela FULBRIGHT e permite obtenção de Teaching Assistantship (TA) e de Research Assistantship (RA). Portanto, caso receba ou tenha qualquer outro tipo de apoio financeiro será sua incumbência solicitar a imediata suspensão.

11. Devolução de recursos financeiros

Conforme determinação do TCU, o(a) bolsista deve efetuar a devolução, para os cofres públicos, de remessas recebidas a mais. Ocorrendo pagamento indevido, em decorrência da conclusão das atividades antes do previsto ou de outro motivo, providencie a devolução do montante diretamente para a conta bancária da CAPES, informada no Apêndice I deste documento e envie cópia do respectivo com provante de depósito, para fins de prestação de contas.

12. Compromissos do(a) bolsista com a CAPES e a FULBRIGHT

Ao final da bolsa, a CAPES e a FULBRIGHT esperam que o(a) bolsista tenha cumprido integralmente o programa de Doutorado nos Estados Unidos e retorne para o Brasil com o título obtido, dentro dos prazos estabelecidos na concessão.

Conforme o Termo de Compromisso, o(a) bolsista assume a responsabilidade de retornar para o Brasil no prazo máximo de 30 dias após o término da bolsa. Para tanto, a CA PES disponibilizará o(s) bilhete(s) aéreo(s) de volta, mediante comprovação da defesa de tese e informações sobre reserva de passagem(s), obedecendo às orientações contidas no item 4.1 deste documento.

(9)

13. Desistência da bolsa

A desistência do programa sem a devida concordância das Agências, ocasionará a devolução de todo o investimento feito em seu favor. Serão analisados somente pedidos de desistência ou suspensão das atividades, quando justificados, fundamentados e comprovados.

14. Suspensão ou cancelamento da bolsa

Como consta no Termo de Compromisso, a CAPES reserva-se o direito de suspender ou cancelar a bolsa a qualquer momento, em função do seu desempenho acadêmico ou decorrente de qualquer situação considerada desabonadora, podendo, também, ser exigida a devolução de todo o investimento realizado em seu favor.

15. Patentes

Não poderá ser publicada ou divulgada, sob qualquer forma, descoberta, invenção, inovação tecnológica ou outra produção, passível de privilégio decorrente da proteção de direito de propriedade intelectual, obtida durante os estudos realizados com recursos do governo brasileiro, antes de comunicar a CAPES, e obter resposta sobre partilha das vantagens e orientação quanto aos registros assecuratórios dos aludidos direitos, os quais deverão ser efetuados em nome do(a) bolsista na CAPES, ressalvado prévio ajuste em contrário.

16. Encerramento do processo

Após o término da bolsa, o processo passa para a responsabilidade do Setor de Egressos da CBE. Este setor é responsável pela verificação e análise dos documentos enviados pelo(a) ex -bolsista, pelo encerramento do processo e por eventuais cobranças que se façam necessárias, de conformidade com o Termo de Compromisso e as orientações vigentes para o Programa CAPES/FULBRIGHT de Doutorado nos Estados Unidos.

Para a prestação de contas do investimento público realizado e o encerramento do processo, envie, até 60 dias após o retorno ao Brasil, os seguintes documentos: • bilhete aéreo seu e do(a) dependente (original e cópia eletrônica);

• cartão(ões) de embarque;

• relatório final, sobre o período de permanência nos EUA, contendo avaliação sobre a adaptação à cultura, qualidade do laboratório e acesso a infra-estrutura da universidade de estudos (laboratório, biblioteca, computador, fax, telefone e outros), críticas e sugestões;

• atualização dos endereços para contato (residencial, funcional, e eletrônico), telefone e fax, e

• cópia do diploma/certificado de conclusão do curso ou ata da defesa da tese. Caso queira divulgar a sua tese de doutorado, envie também um exemplar para o IBICT (Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica).

17. Reconhecimento de diplomas obtidos no exterior

Em cumprimento ao que dispõe o Artigo 48 § 3º da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e o Art. 4º da Resolução/CES nº 1 de 3 de abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação – CNE, os diplomas de cursos de pós-graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior serão declarados equivalentes aos que são concedidos no país e hábeis para os fins previstos em lei, mediante o devido reconhecimento por universidades de ensino superior que mantenham cursos de pós-graduação

(10)

superior ao do título estrangeiro. Na página da CAPES, no item Avaliação, encontra-se disponível, o nome das instituições brasileiras onde são oferecidos os cursos de pós-graduação credenciados no país, por área do conhecimento, podendo ajudá-lo(a) a dar início ao processo de reconhecimento do diploma, após o seu retorno. Porém, antes do seu retorno, é imprescindível que o seu diploma ou certificado seja também devidamente reconhecido pela autoridade consular brasileira nos Estados Unidos.

18. Casos omissos

Os casos omissos serão analisados pela Diretoria Executiva da CAPES.

19. Conclusão

A CAPES e a FULBRIGHT desejam pleno êxito em seus trabalhos e esperam que os investimentos feitos em sua formação contribuam para o desenvolvimento científico brasileiro, mediante sua atuação como profissional altamente qualificado e produtivo.

(11)

APÊNDICE I

ENDEREÇOS PARA O ESTABELECIMENTO DE CONTATOS CAPES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Coordenação de Bolsas no Exterior - CBE

Anexo I – sala 209 Caixa Postal 365

70359 -970 – Brasília, DF – Brasil

Telefone: (55xx61) 2104-8809 (*não disponível para ligações a cobrar) Fax: (55xx61) 3322-9470 e 3322-1580

e-mail:cbe@capes.gov.br

SAC-Exterior: http://servicos.capes.gov.br/SACExterior/sacLogon.htm

FULBRIGHT

Comissão FULBRIGHT Ed. Casa Thomas Jefferson SHIS QI 09 Conjunto 17 Lote L CEP 71625 -170 Brasília, DF

Telefone: (61) 364-3824, ramais: 12 ou 13 / Fax: (61) 364-5292 e-mail:capesphd@FULBRIGHT.org.br ; site:www.FULBRIGHT.org.br

The Institute of Internacional Education – IIE

Foreign Fulbright Programs Division 809 United Nations Plaza

New York, NY 10017

Contato: Rosita Veluya - Rveluya@iie.org; telefone: (212) 984-5460

Agência de viagem credenciada pela CAPES para reserva de passagens

Telefone: (55xx61) 2104-9146, 2104-9147, 2104-9149 e 2104-9150 e-mail: viagem@capes.gov.br

Banco do Brasil em Nova Iorque

Endereço: 600, Fifth Avenue – 3rd. Floor - Rockfeller Center 10020 - New York – NY – USA

Telefones:(212) 626-7065 ou 7066 e (800) 421-9554 (ligação gratuita nos EUA) e-mails: nykpayments@bb.com.br

Fax: (212) 626-7045

Devolução de recursos à CAPES No exterior

Banco do Brasil em Nova Iorque Agência nº: 0686

Conta bancária: 84301011-6 – Código SWIFT: BRASUS33 e ABA: 026003557 Endereço: 600, Fifth Avenue – 3rd. Floor - Rockfeller Center

10020 - New York – NY – USA

No Brasil

Todos os depósitos no Brasil, deverão ser efetuados através da GRU – Guia de Recolhimento de Receitas da União, no endereço: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp. O preenchimento e impressão da GRU podem ser feitos pelo próprio recolhedor e o depósito efetuado somente nas agências do Banco do Brasil. O valor devolvido precisa ser convertido em reais, ao câmbio do dia que for feito o depósito em conta corrente da CAPES.

IBICT

SAS Quadra 05 lote 06 – Bloco H – sala 506 – 5º andar 70070 -914 – Brasília – DF

(12)

APÊNDICE II

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS SOLICITADOS PELA CAPES

Descrição detalhada dos documentos solicitados para

implementação e acompanhamento da bolsa de estudos Modo de envio

dos documentos

Data limite de envio

Implementação da bolsa

http://www.capes.gov.br/bolsas/noexterior/doutorado.html.

Uma via do Termo de Compromisso on line e correio Informações para emissão de passagem(ns)

Informações para pagamento(s) em conta no Brasil

formulário on line Publicação/autorização afastamento do país on line

até 30 dias antes da partida

Inicio do pagamento das mensalidades no exterior

http://servicos.capes.gov.br/SACExterior/sacLogon.htm

Bilhete(s) aéreo(s) on line e correio

Cartão(ões) de embarque on line e correio

Páginas do(s) passaporte(s) on line

Informações residenciais e bancárias formulário on line

até 30 dias após a chegada nos EUA

Comprovante de quitação da apólice e recibo do seguro saúde on line e correio

até 30 dias após a chegada no exterior e após renovação da bolsa

Fatura paga pela Fulbright, devidamente atestada pelo bolsista on line após o recebimento do documento Renovação da bolsa Solicitação e justificativa Avaliação do orientador Relatório acadêmico Cronograma de estudos Declaração de dependentes formulários on line

Histórico escolar on line

1ª renovação: fevereiro de 2007. Demais anos: até 3 (três) meses antes do término da bolsa. Comprovante de aprovação no exame de qualificação, após

realizado. on line

até 30 dias após realizado Pesquisa de campo

Solicitação e justificativa Plano de pesquisa

Parecer do(a) orientador(a) Cronograma de atividades

Comprovante de aprovação no exame de qualificação

formulário on line até 3 (três) meses antes do início da pesquisa

Bilhete aéreo on line e correio após o retorno ao

Cartões de embarque on line e correio local do doutorado Outras solicitações

Alterações no programa de Doutorado, conforme itens 6.3 e 6.4 on line

até 3 meses antes do início das atividades

Participação em eventos e viagens, conforme itens 6.5 e 6.6 on line até 30 dias antes da viagem

Retorno para o país

Informações para emissão de(s) passagem(ns) on line até 30 dias antes da viagem

Comprovante aprovação defesa tese on line

até 30 dias após término da bolsa com a defesa da tese

Encerramento do processo

Bilhete(s) aéreo(s) on line e correio

Cartão(ões) de embarque on line e correio

Atualização dos endereços para contato on line

Cópia do diploma/certificado on line

Relatório final on line

até 60 dias após conclusão dos estudos/bolsa

(13)

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Ainda que não tenha sido possível monitorar a tem- peratura e a umidade na superfície do solo neste experimento, é bastante pro- vável que os melhores resultados atin- gidos

Áreas com indícios de degradação ambiental solo exposto no Assentamento Fazenda Cajueiro A e no Assentamento Nossa Senhora do Carmo B, localizados, respectivamente, no Município de

A curva em azul é referente ao ajuste fornecido pelo modelo de von Bertalany, a curva em vermelho refere-se ao ajuste fornecido pelos valores calculados Lt, dados pela equação

Os estudos sobre diferenciais de salários são explicados por alguns fatores que revelam a existência da relação entre as características pessoais produtivas educação,

Como o nano-kernel abstrai o hardware, pode fornecer uma priorização para sistemas operacionais de camadas mais altas e, portanto, oferecer suporte em tempo real

O servidor (docente ou técnico) responsável pelo projeto deverá elaborar uma justificativa para que seja feita a contratação com a fundação de apoio, norteado no