• Nenhum resultado encontrado

Campus de São José do Rio Preto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Campus de São José do Rio Preto"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - Campus de São José do Rio Preto. Edital 148/2014 - IBILCE

Abertura de vagas para Transferência Interna - 2015

O Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas/UNESP, Campus de São José do Rio Preto, torna público que, nos dias 03 e 04/11/2014, estarão abertas as inscrições para o preenchimento de vagas, por Transferência Interna, para os Cursos de Graduação, assim distribuídas:

CURSO MODALIDADE PERÍODO VAGAS

Ciência da Computação Bacharelado Integral 08

Ciências Biológicas (Bacharelado/Licenciatura) Integral 04

Engenharia de Alimentos Engenharia Integral 01

Física (Bacharelado/Licenciatura) Integral 17

Letras Licenciatura Diurno Inglês: 03 / Espanhol: 03

Letras Licenciatura Noturno Italiano: 04 / Inglês: 03 /

Francês: 03 Letras com habilitação de Tradutor Bacharelado Integral Francês-Espanhol: 02

Inglês-Espanhol: 01 Inglês-Italiano: 01

Matemática (Bacharelado/Licenciatura) Diurno 20

Matemática Licenciatura Noturno 25

Pedagogia Licenciatura Noturno 08

Química (Bacharelado/Licenciatura) Integral 10

I. Das Disposições Gerais

O processo seletivo para transferência de alunos da UNESP para os Cursos de Graduação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto será realizado nos termos da Resolução UNESP nº 13, de 26/03/2008 (anexa a este edital) e segundo os critérios aprovados pelos Conselhos de Cursos envolvidos.

A transferência estará condicionada, ainda: às adaptações curriculares necessárias, exigidas pelos Conselhos de Curso; à aprovação em, pelo menos, 50% das disciplinas cursadas na instituição de origem; ao aproveitamento de, no mínimo, três disciplinas.

Além da análise de documentos exigidos na inscrição, cada curso estabeleceu critérios para avaliar os candidatos. Esses critérios constam do Anexo I deste Edital.

II. Das Inscrições

As inscrições serão efetuadas unicamente via Internet. Para se inscrever, o candidato deverá:

1. Acessar o site <http://www.ibilce.unesp.br/#!/graduacao/transferencia-interna/>, durante o período de inscrição, com início às 9h do dia 03/11/2014 e término às 16h do dia 04/11/2014;

2. Localizar no site o “link” correlato à Transferência Interna; 3. Ler o respectivo Edital e preencher a Ficha de Inscrição on line;

4. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 53,00 (cinquenta e três reais), por depósito identificado na seguinte conta corrente:

Banco do Brasil – 001 Agência 6920-5

Conta Corrente nº 130084-9.

Não serão aceitos depósitos feitos por envelope nos terminais de auto-atendimento.

5. Encaminhar os documentos abaixo através dos Correios – Sedex , com data de postagem até 04/11/2014: a) comprovante de regularidade de matrícula na Instituição de origem (original ou cópia autenticada), referente ao ano de 2014;

b) histórico escolar “sujo” do curso de origem, atualizado, contendo a carga horária de cada disciplina cursada, inclusive estágios e outras atividades curriculares, com as respectivas frequências e notas obtidas (original ou cópia autenticada);

(2)

Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas – Seção Técnica de Graduação Rua Cristóvão Colombo, 2265 CEP 15054-000 São José do Rio Preto SP Brasil Tel 17 3221 2435 graduacao@ibilce.unesp.br

c) programa detalhado de cada uma das disciplinas cursadas e aprovadas, bem como das disciplinas em curso, fornecido pela Instituição de origem, com todas as folhas carimbadas e rubricadas pela secretaria da Instituição;

d) cópia de documento de identidade (cópia autenticada);

e) comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 53,00 (cinquenta e três reais).

Caso o candidato tenha obtido aproveitamento, na Instituição de origem, de disciplinas cursadas anteriormente e queira que estas também sejam analisadas para fins de equivalência, deverá encaminhar os documentos dos itens b e c, também da Instituição anterior.

ENDEREÇO PARA ENVIO DOS DOCUMENTOS: UNESP- Campus de São José do Rio Preto

A/C Seção Técnica de Graduação – Transferência Interna 2015 Rua Cristovão Colombo, 2265

Jardim Nazareth

São José do Rio Preto-SP 15054-000

O envio de documentação incompleta ou com data de postagem posterior ao prazo final da inscrição acarretará o indeferimento da mesma.

Não poderão ser juntados quaisquer documentos após a data de inscrição.

O Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, ou por falha do serviço de correios na postagem e entrega dos documentos.

O candidato será responsável por qualquer erro ou omissão, bem como pelas informações prestadas na ficha de inscrição.

Não haverá devolução de qualquer importância paga, ainda que em maior valor ou em duplicidade, nem isenção total ou parcial de pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

A partir do dia 10/11/2014, o candidato inscrito deverá acompanhar, através do site <http://www.ibilce.unesp.br/#!/graduacao/transferencia-interna/>, localizando o “link” correlato à Transferência Interna, o resultado da análise de sua inscrição, bem como horário, local, programa e bibliografia da prova, quando for o caso.

O candidato poderá apresentar pedido de revisão do indeferimento de sua inscrição até o dia 12/11/2014, através de documento dirigido ao Diretor do Instituto e protocolado na Seção Técnica de Comunicações do Campus, no horário das 9h às 11h e das 14h às 16h. O resultado do recurso será divulgado no site <http://www.ibilce.unesp.br/#!/graduacao/transferencia-interna/>, no “link” correlato à Transferência Interna, até 48 horas após o protocolo.

III - Do Processo Seletivo

Não poderá participar do processo seletivo o candidato cuja inscrição não estiver de acordo com o estabelecido no presente Edital.

O processo seletivo estará sob a responsabilidade do Conselho de Curso de Graduação de cada um dos cursos envolvidos.

O resultado não será divulgado por meio de telefone ou e-mail.

Os candidatos que, de acordo com a sua classificação, tiverem direito à matrícula, deverão retirar atestado de vaga na Seção de Técnica de Graduação deste Instituto, em data a ser informada por ocasião do resultado.

O candidato que não retirar o Atestado de Vaga será considerado desistente, sendo convocado o candidato subsequente, na ordem de classificação.

Em caso de empate, será observado, primeiramente, o critério fixado pelo artigo 7º da Resolução UNESP 13/2008. Permanecendo o empate, serão utilizados os critérios estabelecidos por cada Conselho de Curso.

(3)

IV - Da Matrícula

A matrícula deverá ser efetuada nos dias 19 e 20 de janeiro de 2015, das 09h às 11h e das 14h às 16h, na Seção Técnica de Graduação, mediante a apresentação de declaração que comprove o requerimento de transferência na instituição de origem, 02 (duas) fotos 3x4 recentes e 02 (duas) cópias autenticadas em cartório ou cópias simples acompanhadas dos originais de cada um dos seguintes documentos:

1) Certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Médio ou equivalente; 2) Certidão de nascimento ou casamento;

3) Título de eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos;

4) Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino;

5) CPF;

6) documento de identidade: Registro Geral (RG).

O candidato classificado para preenchimento da vaga que, por qualquer motivo, não efetuar a matrícula na data estabelecida, perderá o direito à vaga, sendo convocado o candidato subsequente, obedecida rigorosamente a ordem de classificação.

V - Das Disposições Finais

A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação tácita do processo de seleção, tal como se acha estabelecido neste Edital e na Resolução UNESP 13/2008.

A inexatidão dos dados e/ou irregularidade nos documentos, mesmo que verificadas posteriormente à matrícula, acarretarão o seu cancelamento, com todas as suas decorrências, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil ou criminal.

Os candidatos não classificados no processo seletivo poderão retirar a documentação apresentada nos dias 30 ou 31 de março de 2015. Os documentos não retirados nesse período serão incinerados.

Mais informações sobre o processo seletivo poderão ser obtidas na Seção Técnica de Graduação do IBILCE, pelo telefone 17-3221-2434 ou pelo endereço eletrônico: graduacao@ibilce.unesp.br.

Divisão Técnica Acadêmica do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 20 de outubro de 2014.

Helen Regina Bozello Tronco Diretor Técnico de Divisão Divisão Técnica Acadêmica

(4)

Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas – Seção Técnica de Graduação Rua Cristóvão Colombo, 2265 CEP 15054-000 São José do Rio Preto SP Brasil Tel 17 3221 2435 graduacao@ibilce.unesp.br

ANEXO I

CRITÉRIOS PARA O PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA 2015 Ciências Biológicas

Será feita a análise do histórico escolar, e a classificação levará em conta: 1) a média das notas dos candidatos;

2) o percentual de aproveitamento.

Serão computados os dois critérios, com peso igual para os dois. Critérios de desempate:

a) maior aproveitamento de disciplinas cursadas na Instituição de origem; b) maior média geral no histórico escolar.

Bacharelado em Ciência da Computação

Serão aceitas inscrições somente de candidatos procedentes de cursos de Ciência da Computação ou Sistemas de Informação. Será feita entrevista, classificatória, com atribuição de nota de 0 a 10 aos candidatos.

Critério de desempate: maior aproveitamento de disciplinas cursadas na Instituição de origem. Engenharia de Alimentos

Serão aceitas inscrições somente de candidatos procedentes de cursos de Engenharia. Será aplicada prova escrita de Matemática (Cálculo Diferencial e Integral), Química (Química Geral) e Física (Física Geral I). A classificação obedecerá à média das notas obtidas.

Critérios de desempate:

a) maior nota na prova de Matemática; b) maior nota na prova de Química; c) maior nota na prova de Física. Física

Serão aceitas inscrições de alunos procedentes de cursos da área de Exatas ou Biológicas.

Será aplicada uma única prova, escrita, versando sobre os conteúdos programáticos das disciplinas Física I, Física II e Cálculo Diferencial e Integral I, do curso de Física, à qual será atribuída nota de 0 a 10. A classificação obedecerá à ordem decrescente das notas obtidas.

Critério de desempate: maior aproveitamento de disciplinas cursadas na Instituição de origem.

Após a matrícula, o candidato poderá optar pelas modalidades "Licenciatura em Física" ou "Bacharelado em Física Biológica", de acordo com o número de vagas atribuído a cada modalidade.

Matemática (períodos diurno e noturno):

Serão aceitas inscrições de candidatos procedentes de qualquer curso da área de Exatas.

Será aplicada uma única prova escrita, classificatória, versando sobre os conteúdos programáticos das disciplinas “Geometria Analítica e Vetores” e “Cálculo Diferencial e Integral I”.

Critérios de desempate:

a) maior número de créditos aproveitados; b) melhor média aritmética ponderada; c) maior idade.

Após a matrícula, o candidato inscrito para o período diurno poderá optar pelas modalidades Licenciatura, Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional ou Matemática Pura.

Licenciatura em Pedagogia

Serão aceitas inscrições de candidatos procedentes de qualquer curso da área de Humanas. A avaliação será realizada por meio da análise de Histórico Escolar e por meio de entrevista. Licenciatura em Letras

Serão aceitas inscrições somente de candidatos procedentes de cursos de Letras.

Será aplicada prova escrita de Língua Portuguesa, à qual será atribuída nota de 0 a 10. A classificação obedecerá à ordem decrescente das notas obtidas. A opção pela Língua Estrangeira será feita de acordo com a ordem de classificação do candidato.

Critérios de desempate: maior média geral do Histórico Escolar na Instituição de origem. Química

(5)

Serão aceitas inscrições somente de candidatos procedentes de cursos de Química.

O candidato deverá se submeter a uma prova escrita com temas sobre a disciplina Química Geral, à qual será atribuída nota de 0 a 10. A classificação obedecerá à ordem decrescente das notas obtidas.

Critérios de desempate:

a) maior número de créditos aproveitados na Instituição de origem;

b) melhor média aritmética das disciplinas cursadas na Instituição de origem; c) maior idade.

Após a matrícula, o candidato poderá optar pelas modalidades Licenciatura em Química ou Bacharelado em Química Ambiental, de acordo com o número de vagas atribuído a cada modalidade, sendo que os critérios de escolha obedecerão aos mesmos critérios da classificação.

Bacharelado em Letras com Habilitação de Tradutor:

Serão aceitas somente inscrições de candidatos procedentes de cursos de Letras.

Será aplicada prova escrita de Língua Portuguesa, à qual será atribuída nota de 0 a 10, e análise do Histórico Escolar da Instituição de origem. A classificação obedecerá à ordem decrescente das notas obtidas. A nota final, classificatória, será obtida pela média entre a nota da prova e a nota atribuída ao Histórico. A opção pela Língua Estrangeira será feita de acordo com a ordem de classificação do candidato.

(6)

Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas – Seção Técnica de Graduação Rua Cristóvão Colombo, 2265 CEP 15054-000 São José do Rio Preto SP Brasil Tel 17 3221 2435 graduacao@ibilce.unesp.br

Universidade Estadual Paulista REITORIA

Resolução Unesp-13, de 26-3-2008

Estabelece normas para transferência de alunos nos cursos de graduação

O Vice-Reitor, no Exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tendo em vista o deliberado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, em sessão de 11-3-2008, com fundamento no artigo 24, inciso IV, alínea “e”, do Estatuto da Unesp, baixa a seguinte resolução:

Artigo 1º - As transferências de alunos de Instituições de Ensino Superior, nacionais ou estrangeiras, para as Unidades da Unesp, obedecerão às normas estabelecidas nesta resolução.

§ 1º - As transferências a que se refere o caput deste artigo serão para prosseguimento de estudos no mesmo curso ou, a critério da Congregação da Unidade, ouvidos os conselhos de Curso, em cursos não-idênticos, mas afins.

§ 2º - A transferência para cursos afins, a que se refere o parágrafo anterior, no caso dos cursos que exigem exames de aptidão no Concurso Vestibular para ingresso na Universidade, só será possível quando o aluno for submetido e aprovado nos referidos exames nas Unidades de destino.

§ 3º - Não serão aceitas transferências para os dois primeiros e os dois últimos semestres letivos.

§ 4° - As Unidades da Unesp deverão realizar o processo de transferência em dois estágios: um interno, destinado a acolher exclusivamente os pedidos de alunos da própria Unesp; outro externo, destinado a acolher os pedidos de transferência de outras instituições.

Artigo 2º - As transferências internas, a que se refere o parágrafo 4º do artigo anterior, são aquelas pleiteadas por candidatos da mesma Unidade ou outras Unidades da Unesp, procedentes de cursos idênticos e, a critério da Unidade, ouvidos os Conselhos de Curso, por candidatos procedentes de cursos afins;

Parágrafo único - Os critérios para a transferência interna serão estabelecidos pela Congregação da Unidade, ouvidos os Conselhos de Curso, obrigando-se o aproveitamento de todos os candidatos, no limite da disponibilidade de vagas. Artigo 3° - As transferências externas estão condicionadas:

I - à existência de vagas remanescentes das transferências internas;

II - às adaptações curriculares necessárias, exigidas pelos Conselhos de Curso e aprovadas pela Congregação da Unidade;

III - à aprovação em, pelo menos, 50% das disciplinas cursadas na instituição de origem, ou seja, naquela que concedeu a guia de transferência;

IV - ao aproveitamento de pelo menos três disciplinas;

V - a outros critérios adicionais estabelecidos pela Congregação da Unidade, ouvidos os Conselhos de Curso, além dos aqui fixados, como: provas de conteúdo, provas práticas, etc.

§ 1° - Caso o candidato tenha ingressado no curso de origem também por transferência, fica a critério da Unidade da Unesp considerar, para efeito do previsto nos incisos III e IV, os estudos realizados no curso anterior, desde que o candidato apresente a documentação pertinente (histórico escolar, planos de ensino e ato de reconhecimento do curso). § 2º - Os critérios previstos no inciso V serão apenas classificatórios, devendo os candidatos ser matriculados em ordem decrescente de suas médias, até o preenchimento das vagas existentes.

§ 3° - Caso o aluno tenha obtido aproveitamento na instituição de origem de disciplinas cursadas anteriormente, fica a critério da Unidade da Unesp aceitar automaticamente as disciplinas aproveitadas ou submetê-las a nova análise para efeito de eventual aproveitamento de estudos.

Artigo 4º - O número de vagas para transferência será obtido mediante cálculo da diferença entre o número de vagas iniciais do curso, multiplicado pela duração do curso em anos, e o número de alunos matriculados, não considerados os estudantes-convênio.

§ 1° - Em caso de alteração do número de vagas iniciais, o número de vagas para transferência resultará da diferença entre o somatório das vagas iniciais durante os anos de duração do curso e o número de alunos matriculados, não considerados os estudantes-convênio.

§ 2° - Nos casos de morte, transferência, abandono de curso ou cancelamento de matrícula, a Unidade deverá colocar as vagas resultantes em disponibilidade para transferência.

Artigo 5º - A divulgação do número de vagas e a abertura de inscrição para as transferências interna e externa dar-se-ão depois de concluídas as matrículas dos alunos regulares.

§ 1° - As vagas disponíveis para transferência interna deverão ter ampla divulgação em todas as Unidades da Unesp, via internet, mediante os sites da Reitoria e das Unidades.

§ 2° - As vagas disponíveis para transferência externa, bem como as informações sobre o processo, incluindo, quando for o caso, programas e bibliografias, deverão ter ampla divulgação pelas Unidades e pela Reitoria da Unesp, com alcance nacional, via imprensa e via internet, mediante os sites da Reitoria e das Unidades.

(7)

I - para candidatos procedentes de Instituições de Ensino Superiores nacionais a) requerimento dirigido ao Diretor da Unidade;

b) comprovante de regularidade de matrícula na instituição de origem;

c) histórico escolar do curso de origem, contendo a carga horária de cada disciplina cursada, inclusive de estágio ou outras atividades curriculares, com as respectivas frequências e notas obtidas;

d) programas das disciplinas cursadas, fornecidas pela instituição de origem; II - Para candidatos procedentes de Instituições de Ensino Superiores estrangeiras a) requerimento dirigido ao Diretor da Unidade;

b) prova de conclusão de curso de nível médio e respectivo histórico escolar;

c) histórico escolar do curso superior de origem, contendo a carga horária de cada disciplina, inclusive de estágios e trabalhos de campo, e notas obtidas;

d) programas de disciplinas cursadas, fornecidas pela instituição de origem;

e) parecer de equivalência de estudos médios emitido pela Secretaria da Educação, se tratar de candidato que tenha cursado estudos de nível médio no exterior.

Parágrafo único - Para os candidatos a que se refere o inciso II deste artigo, os documentos escolares em língua estrangeira deverão estar vistados pela autoridade consular brasileira no país de origem, acompanhados da respectiva tradução oficial, excetuando-se os programas das disciplinas, a critério da Unidade.

Artigo 7°- Em caso de empate na classificação, terão prioridade para matrícula os alunos procedentes de cursos idênticos.

Artigo 8° - Os candidatos classificados, procedentes de Instituições de Ensino Superior nacional, somente poderão efetuar matrícula mediante apresentação de Guia de Transferência expedida pela escola de origem, ou, pelo menos, comprovante de havê-la requerido, caso em que têm prazo máximo de trinta dias para apresentá-la à Seção de Graduação da Unidade.

Artigo 9° - Os candidatos classificados, procedentes de Instituição de Ensino Superior estrangeira, têm o prazo de doze meses após a efetivação de sua matrícula para regularizar sua situação junto à Seção de Graduação da Unidade, providenciando junto à Secretaria da Educação a equivalência de estudos em nível de ensino médio, bem como a tradução oficial de todos os seus documentos.

Artigo 10 - Findos os prazos fixados nos artigos 8º e 9º, será cancelada a matrícula do aluno que não atender às exigências neles contidas.

Artigo 11 - As vagas remanescentes do processo de transferência poderão, a critério da Unidade, ser disponibilizadas para a chamada de candidatos da lista de espera do vestibular ou para portadores de diploma de ensino superior. Parágrafo único - O processo de inscrição de portadores de diploma de ensino superior, para preenchimento das vagas acima mencionadas, deverá ser regulamentado pelos Conselhos de Curso, com aprovação da Congregação da Unidade, que fixará as normas para inscrição e classificação dos candidatos, bem como os requisitos para matrícula.

Artigo 12 - As Unidades da Unesp deverão proceder ao aproveitamento total das vagas que surgirem, seja mediante a abertura do processo de transferência, seja mediante a chamada de candidatos da lista de espera do vestibular ou de portadores de diploma de curso superior, de modo a se evitarem vagas ociosas.

Artigo 13 - As datas destinadas aos processos de transferência interna e externa da Unesp serão estabelecidas de forma unificada na Resolução Unesp que fixa o calendário escolar dos cursos de graduação e incluídas nos calendários das Unidades.

Artigo 14 - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário, especialmente as Resoluções Unesp-75-95, 37-2005 e 122-2005.

Referências

Documentos relacionados

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Sou aluno do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública PPGP - CAED - UFJF e desenvolvo

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Segundo cartas convites elaboradas pelo CAEd para os cursistas que participaram das oficinas de divulgação dos resultados do Avalia BH, o propósito desse evento

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Para preservar a identidade dos servidores participantes da entrevista coletiva, esses foram identificados pela letra S (servidor) e um número sequencial. Os servidores que

Em vista disso, essa pesquisa tem por objetivo traçar o contexto histórico do soerguimento do grafite e da pichação ao redor do mundo e do Brasil, traçar as