• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Relatório Final

Mestrado Integrado em Medicina

Faculdade de Ciências Médicas

2013/2014

Maria Freire Brinco Folque de Gouveia

Nº 2008146

(2)

1. Introdução... 3

2. Síntese dos elementos do Estágio Profissionalizante ... 3

I. Estágio de Saúde Mental ... 3

II. Estágio de Medicina Geral e Familiar... 4

III. Estágio de Pediatria ... 5

IV. Estágio de Obstetrícia e Ginecologia ... 6

V. Estágio de Cirurgia ... 7

VI. Estágio de Medicina ... 8

VII. Estágio Opcional ... 9

3. Reflexão Crítica Final... 9

(3)

1. Introdução

O presente relatório tem como principal objectivo descrever as diversas actividades que realizei durante o 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa durante o ano lectivo de 2013/2014.

O meu relatório está dividido em quatro partes: a primeira consiste na actual introdução cuja finalidade é explicar o conteúdo do relatório e os seus objectivos gerais; na segunda parte vou enumerar os diversos elementos que compõem o estágio profissionalizante, bem como as actividades que desempenhei em cada estágio parcelar; a terceira parte consiste na reflexão crítica final onde vou referir o atingimento ou não dos objectivos que estabeleci e onde vou elaborar a minha avaliação crítica global ao estágio. Por fim, a quarta parte corresponde aos anexos, onde coloquei os elementos valorativos que realizei no 6º ano e em anos anteriores mas que considerei relevantes, nomeadamente os dois congressos em que participei este ano e a minha colaboração no Centro de Saúde Mental São João de Deus (CSM), em Nampula-Moçambique, durante os meses de Verão do actual ano.

Como objectivos gerais que estabeleci para o estágio profissionalizante destaco: consolidar os conhecimentos que adquiri ao longo do curso e aplicá-los na prática clínica diária; adquirir autonomia e competências práticas no dia-a-dia do trabalho na enfermaria colaborando na prestação de cuidados de saúde; treinar competências de diagnóstico e tratamento; desenvolver a capacidade de integração e de comunicação com colegas e outros profissionais e ser capaz de transmitir aos restantes membros da equipa clínica as orientações e decisões médicas.

2. Síntese dos elementos do Estágio Profissionalizante

(4)

O estágio de Saúde Mental teve a duração de quatro semanas, com início no dia 16 de Setembro e término a 11 de Outubro de 2013. Durante este tempo estive no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental (DPSM) do Hospital Egas Moniz, sob a orientação do Dr. Ricardo Caetano e sob a regência do Professor Doutor Miguel Xavier.

Os primeiros dois dias de estágio decorreram na Faculdade de Ciências Médicas e corresponderam a seminários orientados pelo Professor Doutor Miguel Xavier, onde foram abordados quatro casos clínicos dos quais destaco a abordagem de um doente com agitação psicomotora e a de um com ideação suicida. Durante o estágio no DPSM pude acompanhar a evolução dos doentes internados na enfermaria e os diagnósticos que mais observei foram Psicose Esquizofrénica Paranóide e Perturbação Afectiva Bipolar. Gostava de referir o caso do doente a quem colhi a história clínica – F. G, hipótese diagnóstica de Psicose Esquizofrénica Paranóide – porque foi um doente que acompanhei desde o início do seu internamento compulsivo no serviço de urgência. Tive a oportunidade de assistir a várias entrevistas a este doente e de assistir também a uma entrevista familiar.

Tive também a oportunidade de acompanhar o Dr. Ricardo Caetano ao serviço de urgência; de participar nas reuniões semanais de internamento; de assistir e participar no “Journal Club” onde apresentei um artigo sobre “Hording Disorder” e de participar no congresso “International Forum on Innovation in Mental Health” realizado na Gulbenkian. Pude, por fim, participar na consulta de Pedopsiquiatria, no Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital de São Francisco Xavier, com a Dra. Georgina Maia, onde tive a oportunidade de observar várias crianças com diagnósticos distintos e onde destaco a Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA).

II. Estágio de Medicina Geral e Familiar

Este estágio teve a duração de quatro semanas e decorreu entre os dias 14 de Outubro e 8 de Novembro de 2013 na Unidade de Saúde Familiar Locomotiva (CS

(5)

Entroncamento), sob a orientação da Dra. Manuela Ambrósio e sob a regência da Professora Doutora Isabel Santos.

Durante o estágio, pude acompanhar as diversas valências que compõem o trabalho dos Médicos de Família nomeadamente através da participação nas consultas de Saúde de Adultos, Saúde Infantil, Saúde Materna, Planeamento Familiar, Rastreio Oncológico, Consulta de vigilância de Diabetes e de Hipertensão Arterial e Consultas Domiciliárias. Durante o meu tempo de estágio observei cerca de 150 doentes com uma grande variedade de faixas etárias, de motivos de consulta e de diagnósticos. Em relação às patologias que mais observei gostava de destacar as doenças do aparelho cardiovascular como a HTA; as doenças metabólicas como a Diabetes e Dislipidémia; e as doenças músculo-esqueléticas como a Lombalgia.

De facto, a Medicina Geral e Familiar tem uma área de atuação como mais nenhuma especialidade tem, observando desde recém-nascidos até idosos e abrangendo quase todas as áreas médicas. Pude, durante este tempo de estágio, não só observar o diagnóstico e tratamento de patologias agudas e crónicas mas também observar o papel da Medicina Geral e Familiar na saúde preventiva. A mim, fascina-me o facto de ser uma especialidade que olha para a pessoa como um todo, ou seja, como alguém que está inserido numa família e num contexto social. Deste modo, pude familiarizar-me com o método clínico centrado no paciente (MCCD).

Para além das actividades já descritas pude familiarizar-me também com a ICPC-2 e realizei, ainda, uma Análise de Situação - fiz uma revisão de polimedicação - e também uma Apresentação de Caso, ambas patentes no Diário do Exercício orientado, o qual foi discutido no último dia de estágio com o Professor Doutor José Mendes Nunes e com a Dra. Teresa Ventura.

(6)

Este estágio teve a duração de quatro semanas e decorreu entre o dia 11 de Novembro e 6 de Dezembro de 2013 no Serviço 5.2 de Pediatria do Hospital Dona Estefânia (HDE), sob a orientação da Dra. Paula Kjollerstrom e sob a regência do Professor Doutor Luís Varandas.

Durante o tempo de estágio tive a oportunidade de integrar a equipa de Hematologia e estive sobretudo na enfermaria e no hospital de dia onde pude observar patologias hematológicas com as quais nunca tinha contacto, nomeadamente Anemia Aplásica, Anemia de Diamond-Blackfan e Hemofilia. Pude observar diariamente os doentes internados, escrever no diário clínico, colher uma história clínica e realizar uma nota de entrada e uma nota de alta. Acompanhei a minha tutora às consultas de hematologia pediátrica onde observei patologias como Esferocitose Hereditária e Anemia de Células Falciformes e também frequentei semanalmente o serviço de urgência onde observei o diagnóstico e tratamento de patologias diversas como amigdalite aguda, doença da mão-pé-boca e impetigo. Assisti às reuniões de internamento diárias orientadas pelo Dr. Gonçalo Cordeiro Ferreira e participei também em algumas sessões clínicas, cujos temas foram variados e onde destaco “Desenvolvimento normal e sinais de alerta”.

Para além das actividades já descritas assisti ainda às três aulas teóricas de Imunoalergologia lecionadas pela Dra. Paula Leiria e participei numa manhã de consultas de Imunoalergologia com o Dr. Miguel Paiva. Por fim, na última semana de estágio, os alunos do 6º ano prepararam vários seminários e eu, em conjunto com um colega, apresentei o tema “Epidemiologia e Etiologia da Pneumonia na criança”.

IV. Estágio de Obstetrícia e Ginecologia

Este estágio teve a duração de quatro semanas e decorreu entre os dias 9 e 21 de Dezembro de 2013 e entre 6 e 17 de Janeiro de 2014 na Maternidade Alfredo da Costa, sob

(7)

a regência da Professora Doutora Fátima Serrano e sob a orientação da Dra. Ana Teresa Marujo (Obstetrícia) e do Dr. Carlos Barros (Ginecologia).

Nas duas primeiras semanas, contactei com a vertente da Obstetrícia. Durante este tempo integrei a equipa médica do Serviço de Medicina Materno-Fetal onde pude acompanhar o internamento de várias grávidas com patologias distintas, como Ameaça de Parto Pré-termo e Placenta Prévia. Participei também na consulta de alto risco e frequentei o bloco operatório onde observei sobretudo cesarianas e partos distócicos.

Nas últimas duas semanas contactei com a vertente da Ginecologia e tive a oportunidade de assistir a consultas de ginecologia oncológica, onde observei sobretudo o seguimento de mulheres após ressecção de tumores do ovário e do endométrio; de frequentar o bloco operatório; de assistir a consultas de infertilidade e de ginecologia e de assistir a técnicas na Unidade de Colposcopia e Laser. Durante todo o estágio frequentei ainda o serviço de urgência, onde pude observar diversas patologias do foro obst étrico, como por exemplo Hemorragia do 1º trimestre, e do foro ginecológico, como por exemplo Vaginose Bacteriana.

Por fim, na última semana, os alunos do 6º ano realizaram um Workshop onde eu apresentei, em conjunto com dois colegas, o tema “Infecções Ginecológicas”.

V. Estágio de Cirurgia

Este estágio teve a duração de 8 semanas e decorreu entre os dias 27 de Janeiro e 21 de Março de 2014 no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Beatriz Ângelo, sob a orientação da Dra. Sílvia Silva e sob a regência do Professor Doutor Rui Maio. Interrompi as actividades cirúrgicas durante duas semanas para frequentar a Unidade de Cuidados Intensivos onde acompanhei a abordagem diagnóstica e terapêutica de vários doentes em estado crítico e onde pude contactar com as técnicas de Ventilação Mecânica.

(8)

Ao longo das 6 semanas que estive no serviço de Cirurgia Geral tive a oportunidade de integrar a equipa cirúrgica da Dra. Sílvia Silva e deste pude acompanhar a evolução dos doentes internados a cargo da equipa; de assistir e participar em várias cirurgias no bloco operatório como Hernioplastia, Herniorrafia, Mastectomia e Colecistectomia; de assistir à consulta externa de Cirurgia Geral e de Patologia Mamária; de frequentar o serviço de urgência; e de assistir às reuniões semanais de internamento e às visitas médicas. Foi na enfermaria que desempenhei mais tarefas nomeadamente na observação de doentes e na elaboração de diários clínicos e notas de alta. Das patologias que observei destaco Pancreatite Aguda, Coledocolitíase e Apendicite Aguda.

Assisti também às aulas teóricas e teórico-práticas realizadas no auditório do hospital. Por fim, no último dia de estágio, teve lugar o “Mini- Congresso”, onde eu apresentei, com dois colegas, um caso de mama supranumerária na região axilar.

VI. Estágio de Medicina

Este estágio teve a duração de oito semanas e decorreu entre os dias 24 de Março e 23 de Maio de 2014, no Serviço 1 de Medicina do Hospital de Santo António dos Capuchos, sob a orientação do Dr. Miguel Valente e sob a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco.

Durante o estágio pude realizar diversas actividades na enfermaria, no serviço de urgência e na consulta externa de Diabetes. Foi na enfermaria que passei a maior parte do tempo e onde tive a oportunidade de integrar a equipa médica e de desempenhar múltiplas actividades como observar e acompanhar vários doentes ao longo do internamento; elaborar diários clínicos e notas de alta; pedir exames complementares de diagnóstico; realizar punções venosas e arteriais; e trabalhar em conjunto com a equipa de enfermagem e com outros profissionais de saúde. Assisti e participei, diariamente, nas reuniões clínicas orientadas pela chefe de equipa, a Dra. Helena Estrada, e nas visitas médicas realizadas

(9)

semanalmente. Durante o estágio observei cerca de 21 doentes com uma média de idades de 74 anos. As patologias que mais observei foram as cardíacas e neurológicas, nomeadamente Insuficiência Cardíaca Descompensada e AVC. Destaco também as patologias oncológicas como a Neoplasia Gástrica Terminal.

Gostava de referir também a minha participação na consulta externa de Diabetes onde pude observar o seguimento de vários doentes com esta patologia tão prevalente. Assisti também a sessões clínicas que ocorreram no Serviço 1 como “DPOC – avanços terapêuticos” e “Um caso diferente de anemia”. Assisti, ainda, às aulas teórico-práticas semanais leccionadas no edifício escolar da Faculdade de Ciências Médicas.

VII. Estágio Opcional

Este estágio, sob a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco, teve a duração de duas semanas, entre os dias 26 de Maio e 6 de Junho de 2014 e decorreu na Casa Saúde do Telhal (Serviço de Psiquiatria). Este serviço tem várias valências nomeadamente internamento de curta e longa duração, reabilitação psicossocial, consulta externa, serviço domiciliário e hospital de dia. Contactei sobretudo com a área da reabilitação e com o hospital de dia e tive a oportunidade de apresentar uma comunicação com o tema “Hábitos de Saúde Saudáveis – Aspectos Transculturais”.

3. Reflexão Crítica Final

Chegando ao fim deste ano só posso fazer um balanço muito positivo. O facto do 6º ano consistir sobretudo num estágio profissionalizante dá-nos a oportunidade de nos autonomizarmos e ganharmos competências na prática clinica diária e, deste modo, preparar-nos para os próximos anos clínicos.

Em relação aos objectivos que estabeleci no início deste relatório considero ter cumprido todos. Consolidei os conhecimentos que adquiri ao longo do curso e consegui

(10)

aplicá-los na prática clínica sobretudo através da observação de doentes com patologias distintas e da sua discussão com os meus orientadores, nomeadamente em termos de abordagem diagnóstica e terapêutica. Adquiri autonomia e competências práticas no dia-a-dia do trabalho na enfermaria sobretudo na observação de doentes, elaboração de diários clínicos e execução de procedimentos como punções venosas. Treinei competências de diagnóstico e tratamento. Por fim, aprendi a integrar-me e a trabalhar em equipa tendo sido capaz de comunicar com colegas e outros profissionais e tendo sido capaz de transmitir aos membros da equipa médica e de enfermagem informações clínicas importantes.

Considero uma grande mais-valia a nossa faculdade proporcionar-nos estágios em diferentes hospitais o que nos permite adquirirmos a capacidade de nos adapt armos a diferentes serviços e equipas médicas. Por outro lado, ao acompanhar os meus orientadores nas suas actividades diárias pude contactar de forma mais directa com a realidade diária do trabalho médico. Gostava de referir que o estágio de Medicina foi aquele que mais me ajudou a crescer e a ganhar autonomia, devido à oportunidade que me deu de integrar verdadeiramente uma equipa médica e de executar diversas actividades. Apesar disto, todos os estágios foram tremendamente importantes para o meu crescimento como pessoa e como futura médica. Considero que este é um ano de intenso crescimento, em que nos é colocado o desafio de aplicarmos os nossos conhecimentos na prática clinica diária sem nunca nos esquecermos de olhar para os doentes como pessoas que são em todo o seu colectivo e não apenas um conjunto de sinais e sintomas.

Como crítica gostava apenas de destacar o facto de em alguns estágios a razão entre alunos e orientadores ser ainda elevada e também o facto de haver alguma discrepância em termos de carga horária consoante os diferentes assistentes. Gostaria, por fim, de agradecer a todos os meus orientadores e professores, que me acompanharam neste e nos anos anteriores e que tanto contribuíram para a minha formação.

(11)
(12)
(13)
(14)
(15)

Referências

Documentos relacionados

O número de desalentados no 4° trimestre de 2020, pessoas que desistiram de procurar emprego por não acreditarem que vão encontrar uma vaga, alcançou 5,8 milhões

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

[r]

produção 3D. Mas, além de, no geral, não possuírem um forte caráter científico nos conteúdos, a maioria está voltada ao ensino de criação de personagens. Mesmo em livros