• Nenhum resultado encontrado

Programa Fatec Idiomas: Ensino de idiomas com cidadania e responsabilidade social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa Fatec Idiomas: Ensino de idiomas com cidadania e responsabilidade social"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Programa Fatec Idiomas:

Ensino de idiomas com cidadania e responsabilidade social

Jefferson Biajone1

Este trabalho trata-se de um relato de experiência que parte do pressuposto de que o ensino de idiomas estrangeiros no âmbito de uma faculdade de tecnologia não se encontra restrito apenas à prescrição curricular pertinente aos idiomas do Inglês e ao Espanhol, mas também pode, e mesmo deve, contemplar a aprendizagem de outros idiomas modernos para assim fomentar uma maior capacitação linguística a seus futuros tecnólogos, bem como de seus professores e integrantes da comunidade local. Assim sendo, este trabalho tem por objetivo apresentar relato de experiência sobre o Programa Fatec Idiomas, iniciativa que conjuntamente com o trabalho de ensino do Núcleo de Estudos de Linguagem de Itapetininga tem sido objeto de reconhecimento de alunos, professores e integrantes da comunidade da Fatec de Itapetininga pelo oferecimento de cursos livres e gratuitos nos idiomas modernos Mandarim, Japonês, Espanhol, Italiano, Inglês, Francês, Alemão e Inglês, assim como de cursos preparatórios para certificação internacional junto aos programas federais Ciência sem Fronteiras e Inglês sem Fronteiras. Na condição de relato de experiência, a metodologia emprega para a sua realização foi a descrição histórica dos fatos que se sucederam à criação do programa até a atualidade de seu funcionamento junto à mencionada Fatec. Dentre os resultados obtidos dessa iniciativa se encontram a 1) melhoria do nível de produção linguística dos participantes nos idiomas da iniciativa, o 2) recrutamento de monitores e instrutores de idiomas, a 3) obtenção de bolsas de estudo para formação no estrangeiro e o 4) reconhecimento da comunidade do valor da iniciativa em termos de promoção do conhecimento, da cidadania e da responsabilidade social. A conclusão deste relato de experiência aponta para o entendimento de que iniciativas gratuitas como o programa Fatec Idiomas que visam à melhoria da produção linguística em idiomas modernos, são cada vez mais necessárias em um mundo globalizado como o atual.

Palavras Chave: Ensino de Idiomas, Cidadania, Responsabilidade Social.

The experience related by this paper starts from the belief that the teaching of foreign languages in a technological college is not only restricted to the curricular prescription of Spanish and English languages, but it also can, and must, contemplate the learning of other modern languages to foment a bigger linguistic capacitation of their future technologists, as well as of the professors and members of the local community. Therefore, the actual project aims to the present the experience the of Fatec Itapetininga Program of Languages, an initiative that together with the teaching of English and Spanish of this higher institution been object of recognition of students, professors and members of the community because it offers free courses in modern languages such as Chinese, Japanese, Spanish, English, French, German and English, as well as preparatory courses to international language certifications. The methodology utilized for this paper was the description of historical facts that have succeed the creation of the program until its present days of operation with the mentioned institution. Among it results, this initiative has accomplished 1) an improvement of the level of linguistic of the participants in the languages of the initiative, 2) recruitment of monitors

1 Professor de Inglês do Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior. Coordenador do Núcleo de Estudos de Linguagem da Fatec de Itapetininga.

(2)

and instructors of languages, 3) obtainment of scholarships for the formation abroad and the 4) recognition of the community of the valor of the initiative in the area of knowledge, citizenship and social responsibility. This paper concludes by highlighting the understanding that free initiatives such as the Fatec Itapetininga Program of Languages are always in high need in the globalized world as the current one.

Abstract: Language Teaching, Citizenship, Social Responsibility

1. Introdução

O relato de experiência contido neste trabalho parte do pressuposto de que o ensino de idiomas estrangeiros no âmbito de uma faculdade de tecnologia não se encontra restrito apenas à prescrição curricular pertinente aos idiomas do Inglês e ao Espanhol, mas também pode, e mesmo deve, contemplar a aprendizagem de outros idiomas modernos para assim fomentar uma maior capacitação linguística de seus futuros tecnólogos, bem como de seus professores e integrantes da comunidade local (BARCELLOS e BIAJONE, 2014).

Isto posto, relataremos a experiência de fundação e existência do Programa Fatec Idiomas, iniciativa que conjuntamente com o trabalho de ensino das centrais do Núcleo de Estudos de Linguagem de Itapetininga, o NELFI, tem sido objeto de reconhecimento da parte de alunos, professores e integrantes da comunidade da Fatec de Itapetininga em geral no que se refere à oferta de cursos livres e gratuitos de qualidade nos idiomas modernos Mandarim, Japonês, Espanhol, Italiano, Inglês, Francês, Alemão e Inglês, bem como nos cursos preparatórios para certificação internacional na área de Inglês junto aos programas federais Ciência sem Fronteiras e Inglês sem Fronteiras do Ministério da Educação.

(3)

Figura 1. Logotipo do Fatec English Club2 Fonte: o autor

O Programa Fatec Idiomas teve suas origens após a vivência que o autor deste trabalho e docente de Inglês do Curso de Tecnologia em Comércio Exterior teve em um intercâmbio promovido pelo Centro Paula Souza na Inglaterra em julho de 2012, onde a experiência como aluno em curso realizado na escola “International House of London” em Londres o motivou a fundar um programa de ensino da língua Inglesa gratuito para pessoas da comunidade, tanto interna quanto externa, da Fatec de Itapetininga.

Sob o nome de Fatec English Club, a iniciativa que mais tarde viria a ser ampliada e conhecida pela denominação do programa anunciado teve seu início no segundo semestre letivo de 2012, tendo como participantes falantes fluentes do idioma Inglês e que, por variados motivos, não contavam com espaço e tempo em suas rotinas diárias para praticar a fluência no idioma, mais particularmente na habilidade oral, foco de desenvolvimento linguístico do referido clube.

Organizado em encontros semanais, com duração de uma hora, aos sábados à tarde, o Fatec English Club teve, desde que iniciou suas atividades, participantes da comunidade, alunos da Fatec e também de outras instituições de ensino superior locais para a prática oral da língua Inglesa. A dinâmica dos trabalhos consistia em se ter um aluno destacado previamente para apresentar uma palestra sobre assunto de seu interesse nos primeiros trinta minutos do encontro, sendo que nos trinta minutos finais o palestrante atenderia questões formuladas por membros da audiência.

Como resultado, a comunicação toda deveria ser em Inglês e cada integrante da audiência deveria propor no mínimo duas perguntas ao apresentador. O controle do tempo e do número de questões era realizado por um mediador, que como o apresentador, era escalado previamente e em sistema de rodízio.

2 O logotipo do Fatec English Club foi uma adaptação do logotipo das estações de Metrô de Londres quando da participação do autor no intercâmbio de professores de Inglês do Centro Paula Souza em Londres, julho de 2012.

(4)

Foto 1. O Fatec English Club no seu primeiro encontro em 2012

Fonte: o autor

Ao final daquele segundo semestre de 2012, vários dos participantes foram convidados para integrar monitorias das disciplinas de Inglês dos cursos de tecnologia de Agronegócios, Comércio Exterior e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec de Itapetininga.

Outros ainda foram convidados para atuar como instrutores voluntários de cursos gratuitos e básicos de Inglês a entidades externas à Fatec, entre elas o Tiro de Guerra de Itapetininga, unidade do Exército Brasileiro no município e o 22° Batalhão de Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Essas oportunidades, assim como cursos básicos de outros idiomas (Mandarim, Espanhol, Japonês, Alemão, Francês e Italiano) em oferta por professores, monitores e voluntários há alguns semestre anteriores, provocaram, já no primeiro semestre de 2013, a instituição do Programa Fatec Idiomas na condição de programa aglutinador de todas as essas iniciativas.

(5)

Foto 2. Curso de Inglês para Atiradores do Tiro de Guerra de Itapetininga (2015) Fonte: o autor

Desde então, o Programa Fatec Idiomas se tornou não só a principal iniciativa da Central de Ensino de Idiomas do Núcleo de Estudos de Linguagem da Fatec de Itapetininga, como também um dos principais projetos de ação comunitária da instituição, tanto pelo seu caráter gratuidade e inclusão, quanto pelas oportunidades de incremento na profissionalização de seus participantes, tendo em vista a importância do domínio de idiomas para uma melhor colocação/evolução no mercado de trabalho (DEMO, 2010; CALVINO, 2006).

2. Surge o Núcleo de Estudos de Linguagem da Fatec de Itapetininga

Cabe ressaltar que institucionalização efetiva do Programa Fatec Idiomas se deveu ao Núcleo de Estudos de Linguagem da Fatec de Itapetininga, o NELFI, que fundado foi em 2 de maio de 2012, por intermédio da portaria 011/2012 da Direção desta faculdade tecnológica, passando a existir como entidade de estudos especializados, subordinada à Congregação da Fatec de Itapetininga e que tem por missão desenvolver atividades de ensino, nivelamento, acompanhamento e aperfeiçoamento, para alunos e professores de Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol de todos os cursos de graduação tecnológica oferecidos pela Fatec de Itapetininga.

Com regimento próprio orientado para a concretização dessa missão, o NELFI foi o segundo núcleo a ser fundado em uma rede de núcleos de estudos de linguagem que se encontram em fundação nas faculdades de tecnologia do Centro Paula Souza ao redor do Estado de São Paulo.

(6)

Figura 2. Logotipos do NELFI (meio) e de suas duas centrais CENI (esq.) e CECI (dir.) Fonte: o autor

Sua estrutura organizacional, otimizada em face das necessidades de seu diversificado público-alvo, tornou-se inclusive referência para esse processo de fundação de outros núcleos nas demais faculdades de tecnologia, qual seja, duas centrais, a saber:

I. Central de Ensino de Idiomas (CENI), responsável pela oferta de aulas de nivelamento nas disciplinas de Português, Inglês e Espanhol, bem como acompanhamento e assessoria didático-pedagógica aos professores e alunos monitores dessas disciplinas;

II. Central de Exames de Certificação Internacional (CECI), cuja missão é implementar ações visando a oferta, preparo, realização e divulgação de exames de certificação internacional de proficiência nos idiomas Espanhol e Inglês para alunos, professores, funcionários e interessados da comunidade em geral.

O NELFI é resultado da iniciativa conjunta dos professores de Inglês, Espanhol e Português da Fatec de Itapetininga, juntamente com a Diretora desta faculdade de tecnologia, a Profª Drª Isolina Maria Leite de Almeida e com a Coordenadora do Curso de Comércio Exterior, Profª Ms. Eva Fagundes Weber.

A coordenação geral do núcleo coube ao autor deste trabalho, idealizador do regimento da entidade e que também responde pela Central de Exames de Certificação e pelo Programa Fatec Idiomas. Já coordenação da Central de Ensino de Idiomas encontra-se a cargo da Profª Drª Linda Catarina Gualda, docente de Inglês do curso de Comércio Exterior.

Fazem parte também do NELFI todos os demais professores de Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol da FATEC de Itapetininga, na condição de professores colaboradores.

(7)

Desde a sua fundação em 2012, o NELFI prossegue na concatenação dos esforços de suas duas centrais com a realização de vários projetos, entre eles o:

I. Manual do Aluno da Disciplina de Inglês e Espanhol, projeto da CENI que visa elaborar e fornecer ao futuro tecnólogo de ADS, Comércio Exterior e Agronegócios uma literatura de apoio para a sua formação durante a realização das disciplinas desses idiomas na Fatec de Itapetininga;

II. Programa Fatec Idiomas, ou seja, uma escola de idiomas para a comunidade com cursos de Inglês, Espanhol, Japonês, Mandarim e Italiano, tendo por instrutores alunos e professores da Fatec de Itapetininga. Desde sua criação em 2013, o programa tem oferecido cursos gratuitos nos quatro idiomas, todos em nível básico e intermediário, a turmas de alunos da Fatec de Itapetininga, estudantes da terceira idade, atiradores do Tiro de Guerra, policiais militares e comunidade em geral;

III. Fatec English Club, iniciativa da CENI que reúne semanalmente falantes fluentes de Inglês para a prática oral por intermédio da apresentação de palestras no idioma; IV. Certificação Internacional, projeto da CECI que desde 2013 visa preparar alunos,

professores e funcionários para a realização de exames de certificação internacional em Inglês (TOEFL© Programa Ciências sem Fronteira, TOEIC©, IELTS©, etc) ou onde o componente lingüístico inglês esteja presente (CISCO©, etc) por meio da oferta de cursos preparatórios direcionados para o foco avaliativo desses exames.

3. Cursos livres de idiomas para diversas comunidades

A contar do ano de 2013, o Programa Fatec Idiomas teve ampliada a oferta de seus cursos de Mandarim, Espanhol, Francês, Alemão e Italiano, tendo em suas turmas alunos da Fatec e da comunidade local e regional. A área de Inglês do programa passou a oferecer cursos básicos para funcionários da Fatec de Itapetininga, comunidade e pessoas da terceira idade, consolidando também a oferta de seus cursos a jovens em prestação do Serviço Militar Inicial no Tiro de Guerra e a policiais do 22º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tendo em vista a necessidade de emprego do Inglês por esses efetivos na Copa Mundial em 2014 e nas Olimpíadas de 2016.

(8)

Já no segundo semestre de 2013 e em face do grande número de vagas oferecidos para se cursar parte da graduação tecnológica em instituições de ensino superior no estrangeiro que abertas foram pelo programa federal Ciência sem Fronteiras, a Central de Ensino de Idiomas, em parceria com a Central de Exames de Certificação, ambas do Núcleo de Estudos de Linguagem da Fatec de Itapetininga, organizaram curso preparatório para o exame de certificação internacional em Inglês TOEFL© (Test Of English as a Foreign Language), um dos principais requisitos para ingresso naquele programa de bolsas federal.

Foto 3. Curso de Inglês para Policiais Militares do 22° BPMI (2013) Fonte: o autor

A procura pela participação neste curso preparatório bem como a necessidade de motivar mais alunos a ingressarem no Ciência sem Fronteiras levou o Programa Fatec Idiomas a oferecer dois cursos preparatórios, o PRETOEFL, para alunos da Fatec de Itapetininga que já tivessem concluído até o 4° semestre de disciplina de Inglês de seus respectivos cursos tecnológicos e o TOEFL para alunos que estivessem do 5° ciclo em diante ou dispensados por meio do exame de proficiência realizado quando do ingresso na instituição.

Ambos os cursos foram oferecidos pela primeira vez no segundo semestre de 2013, aos sábados, com duração de três horas cada, sendo um pela manhã e outro pela tarde, tendo como instrutor aluno da Fatec cujos notórios conhecimentos acerca da dinâmica do exame de certificação, seja por tê-lo realizado quando estudante no exterior ou no Brasil, o qualificavam para tal exercício, supervisionado sempre pela Central de Exames de Certificação que, também em parceria, atua com a Profa. Ms. Paula Rodrigues Granato, coordenadora

(9)

institucional do programa Ciência sem Fronteiras junto à Fatec de Itapetininga, para o encaminhamento dos alunos aprovados no exame TOEFL com relação às demais fases do processo seletivo para aquele programa.

4. Resultados e premiações

Desde a criação dos cursos PRETOEFL e TOEFL, a Fatec de Itapetininga teve considerável aumento de alunos ingressantes no programa Ciência sem Fronteiras, tendo ocupado vagas em universidades nos Estados Unidos e também na Noruega.

Os alunos aprovados no exame de certificação internacional em Inglês TOEFL e que aprovados foram também no programa Ciência sem Fronteiras, desde o início de sua oferta há dois anos foram: 1) Kleber Moreti de Camargo, para o “City College of San Francisco”, nos EUA; 2) Anderson Isaac Rodrigues, para o “Rider University of New Jersey”, nos EUA; 3) Emanuel Ferreira Prado, para o “Auburn University”, nos EUA e Thiago Thomaz Rolim para a “Gjøvik University” na Noruega.

Foto 4. Instrutor Jorge Saito e seus alunos de Mandarim (2014) Fonte: o autor

Outrossim, ao final do primeiro semestre de 2014, o Programa Fatec Idiomas pode contar com a formatura de mais duas turmas de Mandarim e Japonês, estes sob a instrução voluntária do Sr. Jorge Saito, tecnólogo da primeira turma de Comércio Exterior da Fatec de Itapetininga e que, desde 2010, vem formando alunos em nível básico para o Mandarim, 156

(10)

alunos até o presente momento, sendo outros 30 alunos certificados em Japonês básico, curso também iniciado por ele em 2014.

A cada semestre que vagas são abertas para esses dois idiomas, a expressiva procura dos interessados, em especial para o Mandarim, é indício de que a necessidade da proficiência neste idioma encontra-se em alta no mercado de trabalho, e isso, de certo modo, repercutiu de maneira positiva junto a imprensa local que elogiou a iniciativa da Fatec de Itapetininga em ser a única instituição na região a propiciar uma formação básica em Mandarim nas condições de gratuidade em que tem sido oferecida.

Já os cursos de Espanhol, básico e avançado, sob a coordenação e cátedra da professora Maria Cecília Pereira, docente de Espanhol do curso de Tecnologia em Comércio Exterior da Fatec de Itapetininga, também encontraram seu reconhecimento junto ao município e região pela quantidade e variedade de frequentadores.

Foto 5. Curso de Espanhol para alunos e comunidade (2015) Fonte: o autor

Muitos destes, alunos regulares da instituição, foram posteriormente agraciados com

bolsas de estudos oferecidas por instituições financeiras para realizarem parte de suas graduações tecnológicas em países estrangeiros de Língua Espanhola, entre estes Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Porto Rico, Portugal e Uruguai, o que tem colaborado sobremaneira para incrementar a qualificação profissional dos futuros tecnólogos formados pela Fatec de Itapetininga.

Com efeito, os agraciados da seleção para a 3ª edição do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades, ocorrida no segundo semestre de 2013, foram os alunos

(11)

de Comércio Exterior Sonia Aparecida Mazetto (Espanha), Barbara Fernanda Alves Cleto (Espanha), Fernanda de Oliveira Mendes (México), Luis Henrique Leme Fioruci (México) e Letícia Ribeiro Ferreira (México).

A partir do segundo semestre de 2014, o Programa Fatec Idiomas teve incorporado

em sua relação de idiomas oferecidos (Mandarim, Japonês, Espanhol e Inglês) o curso básico de italiano, que oferecido encontra-se à comunidade e que, igualmente aos demais cursos, superou a procura o número de vagas oferecidas.

Já a partir do primeiro semestre de 2015, em resposta ao convite do programa federal Idiomas sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação, a Fatec de Itapetininga foi credenciada como Instituição de ensino Superior vinculada ao programa oferecendo semestral e gratuitamente o exame de certificação TOEFL ITP a seus alunos, tendo seus professores de Inglês certificados aplicadores do exame, os quais são realizados na própria Fatec.

5. Considerações finais

O Programa Fatec Idiomas tem colaborado na formação semestral de dezenas de estudantes, sejam de Itapetininga ou região, nos vários idiomas que oferece por intermédio de seus professores e alunos instrutores vinculados, os quais citamos nominalmente a seguir como forma de agradecimento e de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados às diversas comunidades atendidas pelo programa.

Fig.3. Logotipo do Programa Fatec Idiomas Fonte: o autor

São eles: Maria Cecília Pereira, professora de Espanhol do curso de Comércio Exterior; Adriel Vicente da Conceição, aluno de Comércio Exterior e instrutor do curso de Alemão; Jorge Saito, tecnólogo em Comércio Exterior e instrutor dos cursos de Japonês, Mandarim e Francês; Cláudio Bento Garcia, aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e instrutor do curso de Italiano; Samanta Midori Kojima, aluna de Comércio Exterior e instrutora do

(12)

curso de Japonês; Cláudio Bento Garcia, aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e instrutor do curso de Italiano; Barbara Fernanda Alves Cleto, aluna de Comércio Exterior e monitora do curso de Inglês; Larissa Salviato, tecnóloga em Comércio Exterior e monitora do curso de Inglês; Pablo Marcus de Abreu Prestes, aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e monitor do curso de Inglês; Samuel Alexandre Santos Gomes, aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e instrutor voluntário de curso de Inglês, Vinicio Silva de Oliveira, aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e instrutor voluntário de curso de Inglês, Pedro Augusto Ferreira, aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e instrutor voluntário de curso de Inglês; Bruno Cação da Bibiana Mai, aluno de Agronegócios e monitor de curso de Inglês; Duanny Pavon de Matos, tecnólogo em Comércio Exterior e monitor de curso de Inglês, Marcos Duarte, aluno de Agronegócios e monitor de curso de Inglês, Fabrizio Fernandes De Freitas, aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e monitor do curso de Inglês, Rhaony Perico da Silva Lopes, aluno de Comércio Exterior e monitor de curso de Inglês, Márcio Jun Kinoshita, aluno de Comércio Exterior e monitor de curso de Inglês.

Outrossim, o Programa Fatec Idiomas do Núcleo de Estudos de Linguagem da Fatec

de Itapetininga tem sido objeto de elogios pelo serviço comunitário que presta, reconhecido por agregar valor e capacitação profissional aos seus participantes, o que tem realizado com foco, senso de cidadania e responsabilidade social.

6. Referências Bibliográficas

BARCELLOS, C. N.; BIAJONE, J. . Crowdlearning: a promising trend of English as a foreign language learning. Perspectiva em Educação, Gestão e Tecnologia, p. 10-11, 2014. CALVINO, I. Seis Propostas para o Próximo Milênio. São Paulo: Cia das Letras, 2006.

Imagem

Foto 2. Curso de Inglês para Atiradores do Tiro de Guerra de Itapetininga (2015)  Fonte: o autor
Figura 2. Logotipos do NELFI (meio) e de suas duas centrais CENI (esq.) e CECI (dir.)  Fonte: o autor
Foto 3. Curso de Inglês para Policiais Militares do 22° BPMI (2013)  Fonte: o autor
Foto 4. Instrutor Jorge Saito e seus alunos de Mandarim (2014)  Fonte: o autor
+2

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

Essas informações são de caráter cadastral (técnico responsável pela equipe, logradouro, etc.), posicionamento da árvore (local na rua, dimensões da gola, distância da

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

O modelo conceitual procura mostrar quais são os elementos de informação tratados pelo sistema, para que mais adiante se possa mostrar ainda como essa informação é transformada pelo