• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DE UNIÃO DE COMPÓSITOS TERMOPLÁSTICOS DE PEI/FIBRA DE VIDRO EM PONTO DE SOLDA ROTATIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DE UNIÃO DE COMPÓSITOS TERMOPLÁSTICOS DE PEI/FIBRA DE VIDRO EM PONTO DE SOLDA ROTATIVA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Revista de Pesquisa Aplicada e Tecnologia – REPATEC

v. 02, n. 02, p. 21-25, jan - jul/2020. Pindamonhangaba, SP, Brasil. ISSN: 2675-3561

AVALIAÇÃO DA UNIÃO DE COMPÓSITOS TERMOPLÁSTICOS DE PEI/FIBRA DE VIDRO EM PONTO

DE SOLDA ROTATIVA

Recebimento: 03/12/2019

Aceite: 05/03/2020

RODRIGUES, Rodolfo de Oliveira 1

SILVA, Nátali Oliveira Martins da 2

MARQUES, Luís Felipe Barbosa3

ABRAHÃO, Ana Beatriz Ramos Moreira4

GUIMARÃES, Joana Toledo5

CINTRA, Isabela Luiza Rodrigues6

SILVA, Flávio Felício da7

BOTELHO, Edson Cocchieri8

Resumo

Para fins estruturais e entre outros, o compósito PEI/Fibra de vidro é uma opção requerida em projetos que almejam um material de peso baixo, boa resistência mecânica e rigidez elevada, mas sem se esquecer dos valores de cada constituinte presente no compósito, que correspondem a um comportamento mecânico diferente (JESUS FILHO, 2000). Segundo Botelho (2002), em geral compósitos termorrígidos são constituídos por resinas com elevada resistência, sendo observado aspectos negativos como: tensões indesejadas provenientes de sua própria natureza, defeitos de resistência e rompimento, possibilidades para erosão e alterações químicas que quando este é aquecido a maiores temperaturas em regiões pontuais de trabalho, pode-se até modificar a estrutura e limitar a aplicação do material. Há certa dificuldade de conformação deste material, que é transferida para a sua capacidade de solda, mas para Abrahão (2015) já é possível soldar o PEI/Fibra de vidro por meio de conformação mecânica. Sendo assim o trabalho visa testar a soldagem aplicando o método de ponto de solda rotativa e caracterização mecânica por Lap Shear afim de destacar a resistência obtida.

Palavras-chave: Ponto de solta rotativa;

PEI/Fibra de Vidro; Compósito; Resistência mecânica.

Abstract

1Graduando em Tecnologia Mecânica -Processos de Soldagem pela Fatec Pindamonhangaba.

Pindamonhangaba –SP, Brasil. E-mail: rodolfooliveirarodrigues@gmail.com

2 Graduanda em Tecnologia Mecânica -Processos de Soldagem pela Fatec Pindamonhangaba.

Pindamonhangaba –SP, Brasil. E-mail: nataliomartins2014@hotmail.com

3 Mestrando em Engenharia Mecânica com ênfase em Materiais -Universidade Estadual Júlio de Mesquita

Filho, Guaratinguetá –SP. E-mail: lfb.marques@unesp.br

4 Doutora em Engenharia de Produção Mecânica (UNESP). Professora da Fatec Pindamonhangaba,

Pindamonhangaba –SP, Brasil. E-mail: ana.abrahao@fatec.sp.gov.br

5 Graduanda em Tecnologia Mecânica -Processos de Soldagem pela Fatec Pindamonhangaba.

Pindamonhangaba –SP, Brasil. E-mail:joanatguimaraes@hotmail.com

6 Graduanda em Tecnologia Mecânica -Processos de Soldagem pela Fatec Pindamonhangaba.

Pindamonhangaba –SP, Brasil. E-mail: isabelacintra26@gmail.com

7 Técnico metalúrgico. Auxiliar docente FATEC Pindamonhangaba, Pindamonhangaba –SP, Brasil. E-mail:

flavio.felicio@fatec.SP.gov.br

(2)

22 For structural purposes and among others, the PEI/Fiber glass composite is an option required in projects that aim for a low weight material, good mechanical resistance and high rigidity, but without forgetting the values of each constituent present in the composite, which correspond to a different mechanical behavior (JESUS FILHO, 2000). According to Botelho (2002), in general thermoset composites are constituted by resins with high resistance, with negative aspects being observed, such as: undesired stresses arising from their own nature, defects in resistance and breakage, possibilities for erosion and chemical changes that when heated to higher temperatures in specific work regions, you can even modify the structure and limit the application of the material. There is some difficulty in forming this material, which is transferred to its welding capacity, but for Abrahão (2015) it is already possible to weld the glass PEI/Fiber by means of mechanical conformation. Therefore, the work aims to test the welding using the method of rotary welding point and mechanical characterization by Lap Shear in order to highlight the resistance obtained.

Keywords: Rotating drop point; Glass PEI/Fiber; Composite; Mechanical resistance.

Introdução

A soldagem por fricção é bem quista já que o processo emprega tipos de solda similares e dissimilares em junções de diferentes ligações químicas e soldabilidade com alto grau de dificuldade que apresentam certo desafio acadêmico, já que as juntas soldadas com a união efetiva alcançada representa característica mecânicas consideradas baixas e ZTA, (zona termicamente afetadas) com áreas pequenas. (ALVES, 2010). Em contra partida a soldagem por fricção oferta alta temperatura localizada, união mecânica da superfície do material o que possibilita soldar materiais diferentes e especiais como é o caso do PEI/Fibra de vidro (SHRIBMAN 2008).

Metodologia e Materiais

Laminado

Para a realização do presente trabalho foram utilizados compósitos de matriz polimérica PEI (poli éter-imida) que é um polímero termoplástico de alto desempenho, amorfo, de cor âmbar, com alta resistência mecânica e rigidez, reforçados com fibras contínuas de vidro-S. As fibras apresentam aspecto trançado na forma de tecido configuradas em trama 8HS, com espessura nominal de 2 mm a 3,5 mm e dispostas em (0°/ 90°) 5s com 50% de matriz em volume. O compósito laminado foi processado e fornecido pela empresa TENCATE. As dimensões das barras retangulares foram iguais a 10 cm X 2,5 cm X 0,5 cm.

Pino não consumível

O método para a soldagem a ponto rotativa, ou soldagem por fricção rotacional, consistiu em uma ferramenta de contato resistente, para não sofrer avarias, que permitiu a perfuração do laminado e fez a ponte para a transferência de calor, sem caldear com o material de base. No entanto foi escolhido a ferramenta ideal para gerar o atrito necessário no botão de solda, com o material de aço cromo molibdênio

(3)

Revista de Pesquisa Aplicada e Tecnologia – REPATEC

23 tipo S2 Ph2 de 50 mm de comprimento e diâmetro de 6 mm, com encaixe de 1/4” comercialmente utilizado em “Ponteira p/ Parafusadeira”.

Fonte rotativa

No ato da soldagem utilizou-se uma fonte rotativa, sendo o equipamento uma Furadeira de Bancada da marca Ferrari C/m. 1/2 C.v. Fgc16, com avanço maior que 30 cm e faixa de rotação de 570 a 3050 rpm. A configuração do equipamento favoreceu a soldagem sendo o pino não consumível acoplado no mandril da furadeira, com movimentação vertical eu permitiu a penetração no material laminado PEI/Fibra.

Soldagem

A soldagem consistiu em sobrepor as barras de PEI/Fibra de vidro, e fazer a fricção com uma ponteira acoplada no mandril da furadeira, fazendo movimento similar à de uma furação até romper as duas chapas perfurando e unindo-as em um botão de solda do material da primeira chapa com a da segunda. Cada etapa do processo se encontra exemplificado abaixo na Tabela 1.

Tabela 1 – Etapas do processo de soldagem

Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5

Fixação das duas chapas sobrepostas na base da furadeira

com as duas partes de 25mm centralizadas no

eixo do mandril

Fixação do pino não consumível no mandril da máquina Início do processo ligando o equipamento e abaixando a manopla com pressão fazendo a fricção até romper as duas chapas Encerramento da fricção desligando a furadeira, mas mantendo a pressão até o resfriamento do material Após o resfriamento, é o desacoplamento do pino não consumível

e das chapas da furadeira já

soldadas

Fonte: Os Autores, 2019 Parâmetros da Soldagem

Os parâmetros para a soldagem seguem a rotação igual ou acima de 3050 rpm, considerado alto devido a resistência do material de base, a temperatura do processo passou de 100°C (medidos com pirômetro digital), o tempo variou de 1 a 2 minutos, considerando tempo de início da fricção até o resfriamento do material soldado.

Resultados e Discussões

Para medida de resistência a tração, foi feito ensaio de Lap Shear, que consiste em aplicação de força de tração em corpos de prova soldados até a ruptura. Os ensaios foram realizados na FEG (Faculdade

(4)

24 de Engenharia de Guaratinguetá), baseando-se nas normas ASTM D1002-10 e ASTM D2344. A Tabela 2 a seguir, apresenta os resultados obtidos no ensaio, no qual foi calculado a média de valores de 13,42 MPa com valor de desvio padrão de 5,5.

Tabela 2 – Resultados obtidos no ensaio de Lap Shear

Fonte: Os Autores, 2019

A Figura 1 abaixo ilustra como a amostra ficou após a soldagem, percebe-se que o material soldado possui uma união por intermédio do entrelaçamento mecânico da furação chamado de botão de solda que se formou devido ao aquecimento ofertado pela fricção. O entrelaçamento entre as fibras ocorreu quando se chegou à temperatura de deformação plástica do material.

Figura 1 – Solda por FSpW

Fonte: Os Autores, 2019

Conclusões

Com os resultados obtidos de caracterização mecânica e visual, foi confirmada uma nova forma de soldar esse tipo de material, visto que existem variações nos valores de resistência a tração pela falta de padronização do processo que ainda está em fase laboratorial sendo estudado. Todavia, apresentou uma boa resistência com média de 13 MPa. Acredita-se que esses valores de resistência podem aumentar, pois a soldagem por fricção é um processo que não gera tensões residuais por conta de sua baixa temperatura de processamento, o que favorece muito a resistência da solda agregado aos componentes presentes no compósito que criam barreiras dificultando a movimentação das discordâncias, fazendo com que o material seja mais resistente. Portanto observa-se a possibilidade de se obter maiores valores, identificando que o aperfeiçoamento dos parâmetros de soldagem será necessário.

Amostra nº Força (N) máx. Área (mm) Tensão (MPa)

1 441 28,27 15,6

2 528 28,27 18,6

3 203 28,27 7,2

4 309 28,27 10,9

(5)

Revista de Pesquisa Aplicada e Tecnologia – REPATEC

25

Referências

ABRAHÃO, A.B.R.M. Optimization of electrical resistance welding process in PEI/ continuous fibers composites foraeronautical application. 2015. 200 f. Thesis (PhD in Mechanical Engineering) – Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2015.

ALVES, E. P. Junções de materiais dissimilares utilizando o processo de soldagem por fricção rotativa. 126 p. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais/Ciência e Tecnologia de Materiais e Sensores) - INPE, São José dos Campos/SP, 2010.

ASTM D1002-10(2019), Standard Test Method for Apparent Shear Strength of Single-Lap-Joint Adhesively Bonded Metal Specimens by Tension Loading (Metal-to-Metal), ASTM International, West Conshohocken, PA.

BOTELHO, E. C. REZENDE, M. C.; Caracterização Mecânica de Compósitos de Poliamida/Fibra de Carbono Via Ensaios de Cisalhamento Interlaminar e de Mecânica da Fratura. Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol. 12, nº 3, p. 153-163, 2002.

JESUS FILHO, E. S.; Obtenção e Avaliação do Comportamento à Fadiga de Compósitos de Matriz de Alumínio Submetidos a Diferentes Tratamentos Superficiais Mecânicos, Tese de Mestrado, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, 2000.

Referências

Documentos relacionados

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Este estudo tem como objetivos identificar os níveis de trauma manifestados e de estratégias de coping utilizadas pelos TEPH; caracterizar os incidentes mais

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Curvas da Função Condutividade Hidráulica para os processo de umedecimento ou infiltração, obtidas por métodos de campo método do permeâmetro Guelph e indireto de laboratório no

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo