• Nenhum resultado encontrado

Caravana de Ciência &Tecnologia: uma experiência de formação no contexto da extensão universitária

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Caravana de Ciência &Tecnologia: uma experiência de formação no contexto da extensão universitária"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

620

Caravana de Ciência &Tecnologia: uma experiência de formação

no contexto da extensão universitária

Lenilda Austrilino1, Rosana Q. B. Vilela1, Mércia Lamenha Medeiros1, Francisco José S. Passos1, Antônio Passos Lima Filho1 e Jane Cleide de Jesus2

1 Universidade Federal da Alagoas, lenildaaustrilino@gmail.com, zanavilela@gmail.com,

mercialamenha@hotmail.com, francisco_passos01@hotmail.com, limafilho.antonio@gmail.com,

2Divertidamente cursos e consultoria jane_cleide_@hotmail.com

Resumo. Este trabalho apresenta a avaliação das potencialidades de uma estratégia de formação

continuada, tendo como foco um projeto de extensão universitária. Desenvolvido há 15 anos, a Caravana de C&T é uma ação de divulgação científica empreendida por professores e estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior. Pesquisa com abordagem qualitativa, modalidade estudo de caso. Observação participante, diário de campo e relatórios subsidiaram a coleta de dados. Análise documental apontou que o movimento ação reflexão ação, empreendido durante a execução do projeto favorece ao processo de formação. As atividades contemplaram uma temática interdisciplinar pré-estabelecida, foram planejadas visando estimular a criatividade e a problematização, executadas na perspectiva de levar os participantes a refletirem sobre ciência, aplicações tecnológicas e suas implicações sociais, ambientais e éticas. Participar da Caravana C&T mostrou ser uma oportunidade para desenvolver habilidades e competências necessárias a aplicação do conhecimento no contexto de formação profissional.

Palavras chave: Formação continuada; Avaliação; Divulgação da ciência e tecnologia; Extensão universitária.

Caravan of Science & Technology: a training experience in the context of university extension

Abstract: This work presents the evaluation of the potentialities of a strategy of continuing education, focusing on a university extension project. Developed 15 years ago, the C & T Caravan is an action of scientific dissemination undertaken by teachers and students of Basic Education and Higher Education. Research with qualitative approach, case study modality. Interview, documentary analysis, participant observation and field diary subsidized data collection. Thematic content analysis pointed out that the action action reflection movement, undertaken during the execution of the project favors the training process. The activities covered a pre-established interdisciplinary theme, were designed to stimulate creativity and problematization, carried out in order to lead the participants to reflect on science, technological applications and their social, environmental and ethical implications. Participating in the C & T Caravan proved to be an opportunity to develop skills and competencies required to apply knowledge in the context of vocational training.

Keywords: Education Continuing; Evaluation; Community-Institutional Relations; Dissemination of science

and technology

1 Introdução

Todo processo ensino-aprendizagem deve vir acompanhado de um sistema de avaliação, que estimule a reflexão, apontando caminhos para torná-lo melhor e mais eficaz. Para isso é necessário identificar êxitos e dificuldades, descobrindo formas de atribuir significado aos acontecimentos, produzindo conhecimento e aplicando-o a situações concretas.

Avaliar supõe ter habilidade e sensibilidade para compreender o movimento ação–reflexão–ação no contexto de sua realidade social e política. Nessa concepção de avaliação, os erros e as dúvidas são elementos impulsionadores da ação educativa. Eles permitirão ao profissional observar, investigar, refletir e formular hipóteses sobre sua prática, vislumbrando questões e possibilidades de investigação, produzindo conhecimentos que irão subsidiar sua ação.

(2)

621

A Caravana de Ciência e Tecnologia (CC&T) é um projeto de divulgação científica relacionado a extensão universitária. É uma ação do tipo ciência móvel, que há 15 anos reúne professores e estudantes do ensino superior e médio e, vários outros profissionais que se propõem a realizar atividades científicas relacionadas as suas áreas de atuação. Tem como objetivo estimular a sociedade a refletir sobre ciência, tecnologia suas implicações sociais, ambientais e éticas. Surge a partir de incentivos de uma política pública – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – criada em 2004, visando a divulgação e a inclusão de jovens na ciência.

Em sua 15ª Edição questionamos: quais as potencialidades e fragilidades do modelo de atuação da Caravana C&T? Aprofundar os conhecimentos sobre o processo de execução das ações, na perspectiva de buscar subsídios para a tomada de decisão a respeito da continuidade e ajustes do projeto se faz necessário. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar as potencialidades do projeto Caravana de Ciência & Tecnologia como uma estratégia de Formação Continuada, desenvolvida no âmbito de um projeto de extensão universitária, visto que o planejamento de novas ações e a qualidade dos resultados que estão sendo construídos precisam ser conhecidos pela sociedade e instituições financiadoras.

2 Formação continuada e extensão universitária

Para Perrenoud (2000) a formação continuada visa o desenvolvimento e aprimoramento de competências profissionais. Dentre elas estão a gestão de sua própria formação, trabalhar em grupo, saber lidar com situações problema e com a heterogeneidade, saber explicitar suas próprias práticas e enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão. Embora estas competências tenham sido traçadas visando à docência, outras iniciativas de formação, envolvendo diferentes áreas de conhecimento, podem ocorrer a partir dessas premissas.

A formação continuada visa contribuir para a evolução das competências e para o desempenho profissional, podendo ser realizada segundo Gatti (2008) no âmbito da extensão universitária ou da pós-graduação lato sensu. Além disso, a formação continuada é uma ferramenta capaz de estimular a criação de novos ambientes de aprendizagem, fortalecer vínculos entre teoria e prática, favorecer a realização da autoavaliação contribuindo para ressignificar a prática, resultando na evolução de suas competências e do aprimoramento profissional.

A extensão universitária é a ação de uma instituição de ensino junto à comunidade, onde professores, alunos e profissionais vivenciam na prática, elementos de suas áreas de atuação, socializando e democratizando o conhecimento com o público externo. Acontece no formato de cursos, eventos, oficinas, prestação de serviços entre outras atividades. Os projetos de extensão acontecem nas mais diversas áreas do conhecimento ou de forma interdisciplinar, de acordo com os objetivos propostos. Propõem também articular a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão no ambiente universitário, conferindo unidade aos programas temáticos e estimulando atividades cujo desenvolvimento implique relações transdisciplinares e ou interprofissionais de setores da Universidade e da sociedade (FORPROEX, 2015).

Uma prática educativa coerente com essa perspectiva exige do profissional reflexões-ações que lhe permitam tornar significativas as aprendizagens construídas ao longo dos programas de formação. Portanto, as oportunidades de vivência, propiciadas através da formação continuada, deverão considerar o profissional sujeito de seu próprio desenvolvimento, capaz de problematizar sua atuação de forma autônoma, crítica, criativa e participativa, num diálogo permanente entre teoria e prática.

Alinhados com as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - programa nacional de divulgação científica -, que a cada ano estabelece uma temática a ser abordada, a Caravana de C&T

(3)

622

planeja suas atividades de modo interdisciplinar, contemplando estratégias de ação lúdicas e interativas. Visa articular diversas áreas do conhecimento favorecendo a inovação, suscitando a pesquisa, estimulando a capacidade criativa e instigando a busca pelo conhecimento.

A adesão ao projeto Caravana C&T é voluntária, sendo estimulados a integrarem o grupo participantes de todas as áreas de conhecimento. A aproximação com o mundo do trabalho, a necessidade de aprimoramento e/ou de construção da própria prática profissional e a oportunidade interagir com a comunidade em geral são razões que incentivam a participação no grupo. Além disso, propor, planejar, elaborar e executar as atividades propiciam a oportunidade de aprendizagem e, por conseguinte a vivência, apropriação e aprimoramento da prática profissional por favorecer a possibilidade de realizar o movimento ação reflexão ação.

2 Metodologia

Pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, no qual, através de relato de experiência, são detalhadas as relações do projeto de extensão universitária Caravana C&T, com o ensino e a pesquisa na busca de subsídios para a tomada de decisão quanto a sua potencialidade como estratégia de formação continuada.

Para a organização e análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise documental. Esta técnica permite organizar informações que se encontram dispersas, conferindo-lhe importância como fonte de consulta. Entendendo documento como os materiais escritos, numéricos ou estatísticos, programas de TV, iconográficos, entre outros suportes que, ainda não receberam tratamento analítico (Prodanov; Freitas, 2013). Seu uso em pesquisa deve ser valorizado devido a riqueza de informações que deles se pode extrair (Sá-Silva, Almeida e Guindani, 2009).

Os documentos selecionados, foram sistematizados na perspectiva da análise de conteúdo, na modalidade temática, a qual consiste em um instrumental metodológico que se pode aplicar a discursos diversos e a todas formas de comunicação, seja qual for a natureza do suporte. Esta técnica segundo Bardin (1997) é voltada a descrição objetiva e sistemática do conteúdo e permite compreender as mensagens dos documentos classificando-as em categorias representativas dos significados das comunicações. Engloba três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados.

A pré-análise envolve a “leitura flutuante”, primeiro contato com os documentos que serão analisados, a escolha deles, a elaboração de indicadores que orientarão a interpretação. Guiado pelo referencial teórico e, com a definição dos procedimentos a serem seguidos, a fase de exploração do material é iniciada com a organização dos indicadores e a escolha das categorias. A exploração do material e tratamento dos resultados finalizam a análise dos dados com a reorganização das categorias, elegendo as que reflitam maior consistência com o propósito da pesquisa.

Os documentos consultados foram os relatórios das 14 edições do projeto, os diários de campo, as avaliações feitas pelos participantes ao final de cada edição do projeto, além de arquivos pessoais da coordenação. Os dados quantitativos referentes ao número de pessoas atendidas, estudantes, professores e profissionais liberais integrantes do projeto no período de 2005 a 2018 foram obtidos dos relatórios enviados as agências financiadoras (FAPEAL e CNPQ).

2.1 Contextualização

Alagoas é um estado brasileiro que possui aproximadamente três milhões de habitantes. Dados do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, revelam que o percentual da população vulnerável a

(4)

623

pobreza e sem ensino fundamental completo, é de 49, 86% para a população da zona rural e 24,82% para a zona urbana. Dados que mostram a necessidade de investimentos educacionais. Visando minimizar essa situação, as ações da Caravana de C&T concentra se no interior do estado.

A Caravana C&T acontece desde 2005. Criada com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de divulgação da C&T que valorizem a criatividade, a atitude cientifica e a inovação. Pretende mostrar a importância da C&T para a vida das pessoas e para o desenvolvimento do país, possibilitando ainda que a população conheça e reflita sobre a relevância da ciência, da tecnologia, suas aplicações e implicações sociais, ambientais e éticas. Desde a sua concepção e formação, a equipe técnica que atua na Caravana C&T tem assumido o compromisso de seguir as diretrizes nacionais para a realização da Semana Nacional de C&T, promovendo atividades relacionadas as temáticas definidas para cada ano, bem como realizar, nas cidades por onde passa, um conjunto de atividades interdisciplinar, lúdicas e interativas favorecendo a divulgação e a reflexão sobre C&T.

Para desenvolver as ações propostas é necessário articular parcerias, captar recursos, selecionar equipe técnica, registrar e divulgar a experiencia vivenciada. Em decorrência dessas atividades foi criado um grupo interinstitucional, que propõe, executa, monitora e avalia as atividades desenvolvidas, ampliando para além da SNCT as ações de divulgação da ciência no estado.

Visando avaliar o desempenho da ação foram analisados os seguintes indicadores: quantidade de atividades realizadas, número de integrantes e qualificação da equipe técnica, número de participantes. Além disso, seguindo o referencial teórico adotado, informações sobre trabalho em grupo, explicitação da própria prática, respeito a diversidade e questões éticas foram observados, por serem indicadores de que as competências e habilidades requeridas para o desenvolvimento profissional foram atendidas.

3 Resultados e discussão

A atuação da Caravana se dá geralmente uma vez por ano, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, instituída para acontecer no mês de outubro, contemplando uma temática a ser trabalhada como referência nas atividades a serem realizadas. Para esta semana acontecer, as atividades são planejadas com antecedência, iniciando com a constituição de parcerias, busca de recursos, reuniões para alinhamento das ações, estabelecimento de critérios, de acordo com a temática anual, para a escolha das cidades a serem visitadas. Um roteiro de viagem é traçado visando minimizar tempo e recursos, para o deslocamento entre as cidades por onde a Caravana irá passar.

A operacionalização do projeto acontece de acordo com as diretrizes traçadas em conjunto com as equipes de trabalho. Para isso, responsabilidades são definidas, a temática estabelecida é discutida em reuniões com o grupo, traçando o plano de atuação. Grupos de três e/ou quatro pessoas são formados para planejar, organizar e executar as atividades imprimindo o caráter interdisciplinar, lúdico e interativo.

As atividades são programadas para acontecerem a cada hora, sendo replicadas durante todo o expediente, 8 horas ao dia. Esta sistemática dá a chance de obter um maior número de público participante gráfico a seguir. Replicar várias vezes ao dia, significa uma oportunidade para realizar o movimento ação reflexão ação, ajustando as apresentações, de modo a oferecer ao público uma melhor compreensão dos conteúdos abordados. Os integrantes da Caravana – caravaneiros – como eles se denominam, citam em suas avaliações que é muito gratificante perceber a participação, interação e interesse da população para compreender a temática abordada, as perguntas feitas os

(5)

624

levam a realizar o movimento ação reflexão ação favorecendo mudanças e ou adequações em suas abordagens.

Gráfico 1: total de público participante por ano

O gráfico acima mostra o número de público participante por ano. A análise dos indicadores – público participante, número de integrantes e de atividades realizadas - aponta para a evolução e abrangência do projeto. A diminuição no número do público em 2012 aconteceu devido à greve dos trabalhadores da educação. Outro aspecto a considerar é a população das cidades por onde a Caravana passa, as mais populosas e com melhor infraestrutura foram contempladas nos primeiros anos da ação.

Em 15 anos de atuação a Caravana visitou em média 4,4 cidades por ano, totalizando 66 viagens. Vale ressaltar que alguns participantes integram o grupo desde a sua 1ª Edição. Estudantes que iniciaram sua participação ainda no ensino médio, atualmente, mesmo sendo profissionais liberais ou professores continuam atuando nas ações da Caravana. A convivência em grupo estimula atitudes éticas e respeito a diversidade, condições colocadas nos registros da coordenação como pré-requisito para integrar o grupo.

Durante o período, foram realizadas em média, 77,53 atividades, em formatos diversos envolvendo temas relacionados a física, química, biologia, matemática, meio ambiente. Visitas técnicas a hidroelétricas e sítios históricos, mostra de filmes científicos, feiras de ciências, oficinas de jornalismo científico, cursos sob divulgação da ciência. Exposições sobre temáticas como: literatura e suas conexões com as artes e a ciência, paisagens cósmicas, cenas cotidianas do rio São Francisco e sobre a vida de cientistas como Marie Curie e Einstein. Além destas, palestras e debates sobre os temas de cada ano, apresentações teatrais, atividades sobre efemérides astronômicas, observação do céu com telescópio, eclipse lunar, trânsito de mercúrio pelo Sol, e sessões do planetário também foram realizadas.

Relacionadas a área de saúde, oficinas sobre suporte básico a vida, verificação de pressão arterial, diabetes e orientações sobre o cuidar da saúde foram realizados por acadêmicos de medicina, supervisionados por médicos tutores. Ações sobre a importância do movimento para a saúde, através de práticas esportivas foram realizadas por estudantes e profissionais da área de educação física.

4 Conclusão

A análise realizada nos documentos citados proporcionou meios para melhor compreender como a Caravana C&T acontece. Utilizar os documentos como fonte de investigação possibilitou conhecer

3014 5894 8418 7583 8456 9225 10342 3662 7569 6504 7212 8103 8561 9653 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

(6)

625

quão abrangente pode ser uma atividade de extensão advinda de uma política pública para a divulgação da ciência.

A avaliação realizada forneceu subsídios para a tomada de decisão, apontando para a continuidade do projeto. As potencialidades encontradas se fundamentam no fato de que as atividades realizadas promovem o trabalho em grupo, o respeito a diversidade e favorecem o movimento ação reflexão ação, aspectos necessários a formação continuada e ao desenvolvimento de habilidades e competências para a prática profissional.

A avaliação mostrou também que o projeto Caravana C&T, tem repercussão na sociedade o que está expressa na quantidade de público participante. O planejamento, desenvolvimento e execução favorece a produção de novos conhecimentos que, poderão contribuir para as reflexões sobre ciência, tecnologia suas aplicações e implicações sociais, ambientais e éticas.

Referências

Bardin, L. (1997.) Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70

Brasil (2010). Atlas de Desenvolvimento Humano. Rio de Janeiro: IBGE

Charlot, B. (2002). Formação de Professores: a pesquisa e a política educacional in: Pimenta, G. S.; Ghedin, E. (orgs) Professor Reflexivo no Brasil. São Paulo: Cortez.

Gatti, B. (2008). Análise das políticas públicas de formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, 13 (37), 57-70

Godoy; A. S. (1995). Pesquisa Qualitativa Tipos Fundamentais. Revista de Administração de Empresas São Paulo, v.35, n. 3 p. 20-29 Mai./Jun.

FORPROEX, (2015). Política Nacional de Extensão Universitária. Santa Catarina: Editora da UFSC.

Ludke, M.; Cruz, G. B. (2005) Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v.35, nº 125, p. 81-109, maio/ago.

Minayo, M. C. S. (1998) O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec.

Oliveira, G. G. S. D. de; Machado, J. do C. (2018). A formação continuada no contexto de trabalho: uma experiência de professores formadores. Atas CIAIQ2018 //Investigação Qualitativa em Educação, Volume 1 p. 28-37

Perrenoud, P. (2000). 10 Novas competências para ensinar. Porto Alegre: ArtMed Editora

Prodanov, C. C.; Freitas, E. C. de. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale.

Sá-Silva, J. R.; Almeida, C. D.; Guindani, J. F. (2009). Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, São Leopoldo, v. 1, n. 1, p. 1-15, jul. Disponível em: https://www.rbhcs.com/rbhcs/article/view/6/pdf . Acesso em: 09 mar. 2019.

Silva, L. R. C, da; Damaceno, A. D.; Martins, M. Da C. R.; Sobral, K. M.; Farias, I. M. S. de (2009). Pesquisa Documental: Alternativa Investigativa na Formação Docente IX Congresso Nacional de Educação III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia 26 a 29 de outubro, PUCPR

Taquette, S. R.; Minayo, M. C. S. (2015). Ensio-aprendizagem de metodologia qualitativa de pesquisa em medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.39, n.1, p. 60-67

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

a) Analisar o processo de coleta, tratamento e disposição final dos resíduos urbanos realizados pelo município. b) Identificar, na percepção das associações de bairros, o

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

determinou, nomeadamente: “III - Salvo prova em contrário, de ocorrência de circunstâncias excecionais, o acordo no qual o sócio e gerente de uma sociedade garante

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

O projeto de extensão em andamento te- ve como finalidade a criação de um jornal denominado Folha de História, periódico ligado aos acadêmicos do curso de História do

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe