• Nenhum resultado encontrado

OTC-9 Aluno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OTC-9 Aluno"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TRABALHO CIENTÍFICO - AULA 09

Fonte: MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica.6.ed.São Paulo: Atlas, 2007.

http://portaldotexto.blogspot.com.br/2006/11/delimitao-de-tema.html www.terrorportugues.com.br

CARLOS JOSÉ GIUDICE DOS SANTOS . MANUAL DE ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. BH, 2008.

Apostila elaborada pelos professores de METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA da Pós-graduação UNIASSELVI. Disponível em:

<www.grupouniasselvi.com.br> acesso: maio de 2017.

ESTRUTURA DA MONOGRAFIA

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

ELEMENTOS TEXTUAIS

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

ELEMENTOS TEXTUAIS

É a parte principal do seu trabalho. É nesta parte que você descreve o seu trabalho de pesquisa. Alguns tipos de textos possuem regras próprias de estruturação (por exemplo, relatórios, projetos, artigos etc). Entretanto, em todos eles deve-se ter algum item que dê introdução ao trabalho, um ou mais itens de desenvolvimento e um item de conclusão (CARLOS J. G. SANTOS, 2008).

INTRODUÇÃO

É a apresentação inicial do trabalho. Possibilita

uma visão global do assunto tratado (contextualização), com definição clara, concisa e objetiva do tema, e da delimitação precisa das fronteiras do estudo em relação ao campo selecionado, ao problema e aos objetivos a serem estudados.(CARLOS J. G. SANTOS, 2008).

(“... uma boa introdução, aborda a natureza do trabalho, a intencionalidade deste, pincelando de forma sutil as informações contidas ao longo da pesquisa, sem aprofundamento demasiado, e nem distanciamento da temática proposta. E por mais que pareça estranho, é aconselhável que a introdução seja feita após toda a confecção do trabalho, quando efetivamente o aluno estará sintonizado com tudo que abordou, podendo assim, descrever de forma clara e dominante os pontos relevantes, a importância de sua pesquisa, o tipo de abordagem que efetuou...”) <http://www.superclickmonografias.com/introducao.html> acesso: maio 2017.

(2)

ELEMENTOS DA INTRODUÇÃO

Apostila elaborada pelos professores de METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA da Pós-graduação UNIASSELVI. < www.grupouniasselvi.com.br> acesso: 2017

• Contextualizar: conceituar, definir, explicar o assunto, o tema a ser trabalhado, fundamentando com citações. Fazer um breve histórico do tema.

• Justificativa: consiste em explicar o porque da escolha do tema e porque realizar a pesquisa, apresentando a importância e os pontos positivos da pesquisa enfatizando a busca pelas respostas da problematização feita no objetivo.

• Objetivos:

Os objetivos definem quais os resultados que você pretende alcançar ou qual a contribuição que sua pesquisa irá dar. Utilize linguagem clara e direta:

“O objetivo desta pesquisa é investigar ...” (sempre começa com o verbo de ação no infinitivo) (ALECIANA, 2010)

Objetivo geral: surge da problematização do tema (da pergunta feita sobre o tema) e é apresentado de uma forma mais ampla. Embora, determine com clareza e objetividade o que se almeja com a pesquisa, deve-se ter apenas um objetivo geral. O objetivo geral da pesquisa será cobrado como produto final.

Objetivos específicos: Detalham com particularidades as ações que se pretende realizar para atingir o objetivo final da pesquisa. Pode-se ter mais de um objetivo específico.

Aprofunda as intenções expressas nos objetivos gerais: mapear, identificar, levantar, diagnosticar, traçar o perfil, avaliar, comparar, ...(ALECIANA, 2010)

• Transformar o tema em um problema (problematização)

Formular um problema auxilia na escolha do título, objetivo e justificativa do trabalho e ainda norteia o desenvolvimento do trabalho.

(3)

• Metodologia: apresentar os procedimentos usados para desenvolver a pesquisa. Enfatizando o tipo de pesquisa e destacando onde e quais métodos e técnicas foram utilizadas para realizá-la.

• Apresentar de forma sucinta o que será feito em cada capítulo ou subitem do trabalho.

DESENVOLVIMENTO

Elemento obrigatório no trabalho acadêmico. De acordo com a NBR 10719, desenvolvimento é “[...] parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.”

Segundo Lakatos e Marconi (1995, p. 168) o desenvolvimento deve conter as seguintes etapas:

a) revisão de literatura:

síntese, a mais completa possível, referente ao trabalho e dados pertinentes ao tema, dentro de uma sequencia lógica. São apresentados os conceitos e as principais ideias sobre o tema.

• Discussão das ideias e teorias que sustentam o tema (fundamentação teórica) que são citações.

• Posicionamento pessoal (Relação entre o texto e as citações (uso das citações com comentários do aluno)

• Relatos de experiência (www.grupouniasselvi.com.br)

b) metodologia ou procedimentos metodológicos:

• A pergunta chave que deve ser respondida aqui é “como será realizada a pesquisa?”

• Portanto, no tópico metodologia, é fundamental que o pesquisador esclareça as modalidades da pesquisa que ele desenvolveu (básica, quantitativa, exploratória, bibliográfica, etc.), as formas de coleta de dados (levantamento bibliográfico, questionários, observação participante...), bem como os critérios de análise e interpretação de dados (técnica, quantitativa por meio de estatística com exposição em gráficos e tabelas, etc.).

(www.grupouniasselvi.com.br)

O pesquisador deverá esboçar a trajetória que seguirá ao longo de sua atividade de pesquisa. Para tanto deverá destacar: 1) os critérios de seleção e a localização das fontes de informação; 2) os métodos e técnicas utilizados para a coleta de dados; 3) os testes previamente realizados da técnica de coleta de dados.

Ao contrário do que geralmente se pensa, dados não são necessariamente expressos em números e processados

(4)

estatisticamente. O tipo de dados coletados durante a pesquisa depende do tipo de estudo realizado. Eles tanto podem ser o resultado de:

“1. pesquisa experimental; 2. pesquisa bibliográfica; 3. pesquisa documental; 4. entrevista; 5. questionários e formulários; 6. observação sistemática 7. estudo de caso

8. relatórios de estágio.” (Pádua, 1998, p. 132)

c) construção dos argumentos;

É composto pelas etapas propostas na metodologia.

d) apresentação, análise e interpretação dos dados.

Depois de realizada a coleta de dados para efetivação de uma Pesquisa, naturalmente o aluno/pesquisador deverá analisar e tabular tais dados, permitindo melhor compreendê-los, assim como para apresentá-los de forma clara no desenvolvimento de seu estudo.

(DEL-BUONO, Regina C. Análise e Interpretação de Dados da Pesquisa de Campo. Publicado em 04 outubro 2015).

Nesta fase o pesquisador vai relacionar os fatos obtidos durante os estudos e possíveis soluções a fim de embasar a ideia principal da pesquisa.

CONCLUSÃO (Considerações finais)

A parte final do texto consiste na revisão sintética dos resultados e da discussão do estudo realizado. Tem como objetivo destacar as principais questões tratadas no trabalho acerca do estudo desenvolvido. As considerações finais devem apresentar deduções lógicas correspondentes aos propósitos previamente estabelecidos do trabalho, apontando o alcance e o significado de suas contribuições. Também podem indicar questões dignas de novos estudos, além de sugestões para outros trabalhos. Salienta-se que, nessa etapa do trabalho, não se devem utilizar citações (diretas ou indiretas), pois esse momento é único e exclusivo para a reflexão do aluno.

DICAS:

Nas considerações não se devem acrescentar elementos que não foram tratados no Desenvolvimento e deve conter:

(5)

• Retomada dos objetivos • Desdobramentos possíveis • Sem citações

• Sem elementos novos (www.grupouniasselvi.com.br)

Para ter excelência, a conclusão de um trabalho acadêmico não deve discorrer sobre tudo quanto foi examinado durante o processo de pesquisa, mas sim, focar exatamente na proposta, no tema eleito, de forma a apontar sua situação e os caminhos de resolução da problemática levantada.

Não deve, a conclusão da monografia, tcc, ou qualquer outro trabalho, destoar do tamanho total da pesquisa, funcionando em proporção exata. Por exemplo, em um trabalho de 40 laudas, duas laudas de conclusão serão o suficiente para salientar os apontamentos pertinentes.

Referências

Documentos relacionados

Foram encontradas, também, as pes- quisas de Soares (2007), sob o título “O Sistema Nacional de Avaliação da Educa- ção Superior e a Gestão Estratégica das

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

A separação dos gastos entre sobreviventes e não sobreviventes, tendo em vista o efeito significativo da distancia até a morte sobre gastos tem sido amplamente discutido na

Enfim, está claro que a discussão entre Ghiselin e De Queiroz diz res- peito ao critério de identidade para táxons. Para Ghiselin, um indivíduo é algo que não apresenta

A ideia da pesquisa, de início, era montar um site para a 54ª região da Raça Rubro Negra (Paraíba), mas em conversa com o professor de Projeto de Pesquisa,

Os filmes finos dos óxidos de níquel, cobalto e ferro, foram produzidos por deposição dos respectivos metais sobre a superfície de substratos transparentes no

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior