• Nenhum resultado encontrado

Leitura, pesquisa e diálogos com jovens: uma experiência Bakhtiniana / Reading, research and dialogues with young people: a Bakhtinian experience

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Leitura, pesquisa e diálogos com jovens: uma experiência Bakhtiniana / Reading, research and dialogues with young people: a Bakhtinian experience"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.92424-92438, nov. 2020. ISSN 2525-8761

Leitura, pesquisa e diálogos com jovens: uma experiência Bakhtiniana

Reading, research and dialogues with young people: a Bakhtinian experience

DOI:10.34117/bjdv6n11-593

Recebimento dos originais: 19/10/2020 Aceitação para publicação: 27/11/2020

Tatiana Cristina Vasconcelos

Doutora em Educação (UERJ). Graduada e Mestre em Psicologia (UFPB). Especialista em Psicopedagogia (Cândido Mendes) e Especialista em Neuropsicologia (UNYLEYA).

Docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Endereço: R. Baraúnas, 351 - Universitário, Campina Grande - PB, 58429-500 – UEPB – Campus I

E-mail: tatianavasconcelos@servidor.uepb.edu.br

Luciano Lucena Trajano

Graduação em Ciências Exatas, habilitação em Química (UEPB). Mestrado em Ensino de Ciências (UEPB)

Endereço: BR-361, 617 - Centro, Patos - PB, 58700-580

Maria Lúcia Serafim

Docente do Departamento de Educação da UEPB. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Educação, Mídias e Artes. Doutoranda do PPGP Linguagem e Ensino (UFCG)

Endereço: R. Baraúnas, 351 - Universitário, Campina Grande - PB, 58429-500 – UEPB – Campus I

E-mail: maluserafim@servidor.uepb.edu.br

Fábio Marques de Souza

Estágio Pós-doutoral em Educação Contemporânea (USP). Professor no DLA e no PPGFP (UEPB) e no PPGLE (UFCG).

Endereço profissional: R. Baraúnas, 351 - Universitário, Campina Grande - PB, 58429-500 – UEPB – Campus I

E-mail: fabiohispanista@gmail.com

Manassés Morais Xavier

Estágio Pós-doutoral (PROLING/UFPB). Doutor em Linguística (UFPB). Especialista em Tecnologias Digitais na Educação, Bacharel em Comunicação Social e Licenciado em Letras.

Docente de graduação (UAL/CH/UFCG) e de Pós-graduação (PPGLE/UFPB). Endereço : R. Aprígio Veloso, 882 - Universitário, Campina Grande - PB, 58428-830

E-mail: manassesmxavier@yahoo.com.br

RESUMO

O presente estudo objetivou discutir sobre a prática da pesquisa científica e da leitura enquanto estratégias de diálogos, tendo como palco a produção de conhecimentos sobre a juventude contemporânea. Para tanto, foi realizado um estudo de campo, do tipo Pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa, que contou com a participação de nove jovens do Programa ProJovem Trabalhador do município de Patos (Paraíba). Como estratégia metodológica, optou-se por uma

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.92424-92438, nov. 2020. ISSN 2525-8761 dinâmica de oficinas que envolvia leituras e entrevistas, organizadas a partir de uma perspectiva sócio-histórica e crítica da cultura. Pensando a escolha teórico-metodológica como uma opção ética e política, tem-se como alguns dos interlocutores Mikhail Bakhtin e Juarez Dayrell. As histórias e experiências trazidas pelos jovens neste estudo oferecem reflexões acerca das imagens da juventude sacralizadas para tratar de sujeitos concretos, bem como o reconhecimento da existência de espaços e tempos distintos nos quais essas experiências se materialização. Os discursos que os jovens trazem ao buscarem se enunciar abordam temáticas diversas, tais como literatura, música, dança, escola e educação, trabalho, uso de álcool e outras drogas, relacionamentos com amigos e suas influências, vida familiar e diálogo, saúde-doença, esporte, cidade e lazer, dificuldades, mortes, ausências, intolerância, sexualidade e expectativas. Suas narrativas demarcam a inexorável relação entre sujeito e sociedade. Assim, ao se apresentarem enquanto sujeitos singulares trazem à baila temas que perpassam toda a sociedade, posicionando-se sobre as questões que envolvem as relações assimétricas entre crianças/jovens e adultos.

Palavras-chave: Leitura, Pesquisa, Jovens, Juventudes. ABSTRACT

This study aimed to discuss the practice of scientific research and reading as strategies of dialogue, having as stage the production of knowledge about contemporary youth. For this purpose, a field study was carried out, of the research-intervention type of qualitative approach, which counted on the participation of nine young people from the ProJovem Worker Program of the municipality of Patos (Paraíba). As a methodological strategy, a dynamic of workshops involving readings and interviews was chosen, organized from a socio-historical and critical perspective of culture. Thinking of the theoretical-methodological choice as an ethical and political option, Mikhail Bakhtin and Juarez Dayrell are some of the interlocutors. The stories and experiences brought by young people in this study offer reflections about the images of sacralized youth to deal with concrete subjects, as well as the recognition of the existence of distinct spaces and times in which these experiences materialize. The speeches that young people bring as they seek to enunciate address diverse themes such as literature, music, dance, school and education, work, use of alcohol and other drugs, relationships with friends and their influences, family life and dialogue, health-disease, sports, city and leisure, difficulties, deaths, absences, intolerance, sexuality and expectations. His narratives demarcate the inexorable relationship between subject and society. Thus, when presenting themselves as unique subjects, they bring to light themes that permeate the whole society, positioning themselves on the issues that involve the asymmetrical relationships between children/young people and adults.

Keywords: Reading, Research, Young people, Youth. 1 INTRODUÇÃO

Somos seres de interações linguísticas mediados pela palavra falada ou escrita. É por meio da linguagem que o homem se relaciona com outros e com o mundo, não só veiculando informações, mas, também se revelando, representando-se. A linguagem é um elemento da ação social, através da qual os sujeitos negociam os significados e subjetividades, sustentando-se ou modificando-se na existência efetiva da interação (BAKHTIN, 1992). Essa negociação se dá em vários contextos, aqui trataremos do contexto da pesquisa e da leitura como lócus nos quais a linguagem encontra-se presente.

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.92424-92438, nov. 2020. ISSN 2525-8761 Defendemos a linguagem como atividade humana que temdimensão sócio-histórica e que não se desvincula de sua construção e de seus usos. Toda a vida humana é vivida na e pela linguagem, sendo construção e construtor do humano, em que o “inter-humano é constitutivo do humano” (TODOROV, 2006, p. XXVI).

Ao considerarmos a linguagem estamos estudando a sociedade e a cultura das quais ela é parte constituinte e constitutiva, visto que, como dito, os fenômenos sociais são linguísticos. Portanto, na procura de compreender melhor essa relação, adotamos a concepção bakhtiniana de linguagem e de ciência1, que pressupõe o sujeito, o conhecimento e a consciência como construídos através das interações verbais entre indivíduos sociais e historicamente situados, e que ocorrem como enunciações dialógicas.

Nesse contexto, a leitura é de fundamental importância na vida de todo ser social, uma vez que ela constitui um dos meios mais eficazes que possibilita o seu acesso à cultura e à aquisição de experiência. Entretanto, a nossa prática pedagógica permite-nos constatar que o gosto pela leitura, e consequentemente a formação do estudante leitor, tem sido pouco estimulado e até mesmo negligenciado (FREIRE, 2006; LIMA, ASSUNÇÃO, COUTINHO 2019; SANTOS, VASCONCELOS, 2020; SILVA, SANTOS, VASCONCELOS, 2016).

Em paralelo, outro tema relevante neste estudo é que a relação ciência e vida cotidiana é algo que precisa ser pensada, problematizada. Muitas pesquisas são metodologicamente desenvolvidas de forma que os participantes do estudo são vistos como sujeitos meramente passivos, não reconhecidos como co-participantes do processo de construção de conhecimentos, o que acaba por corroborar a exclusão também no cerne da pesquisacientífica. Ademais, os resultados de pesquisas e os discursos veiculados pela ciência não apenas reportam-se a processos de estudo, mas acabam por constituir e instituir subjetividades.

Tradicionalmente, a ciência preconiza uma suposta objetividade absoluta, uma certa neutralidade, embora o ato científico não possa ser separado do contexto ideológico que o permeia e das condições específicas em que as pessoas no seu cotidiano se encontram. Contudo, é na racionalidade universal e na busca da razão como forma de compreender o mundo que o discurso científico tradicionalmente se sustenta (VASCONCELOS, 2013).

1 Com base nas discussões de Bakhtin, entenda-se ciência no sentido de produção estética, tema deveras abordado em todo

o pensamento do autor. estas temáticas e também de maneira ampliada, pensar no processo de inclusão no cerne da pesquisa cientifica e do processo de produção de conhecimentos (BAKHTIN, 1992).

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.92424-92438, nov. 2020. ISSN 2525-8761 A razão, ou tudo que pode ser demonstrado empírica e racionalmente assumem a representação e unicidade da própria realidade, transformando-se muitas vezes em verdades incontestáveis.

Contrariamente, a perspectiva aqui defendida propõe o eixo histórico-cultural para se chegar a uma tomada de consciência da realidade humana em seu conjunto, o que possibilita a constituição de uma teoria das ciências humanas para além do conhecimento objetivo e da neutralidade próprios dos modelos das ciências exatas (FREITAS, 1995).

Consideramos que os fenômenos sociais são linguísticos e que é na e pela linguagem que a pessoa se torna humano. Assim, ao considerar a linguagem no processo de pesquisa estamos estudando a sociedade e a cultura das quais ela é parte constituinte e constitutiva.

Mudar a concepção de pesquisar “sobre” a juventude, e adentrar na possibilidade de construir uma compreensão de pesquisa “com” os jovens, à luz do pensamento bakhtiniano. Nesse ínterim, coloca-se como fundamental a questão da alteridade, traduzida na indagação sobre o lugar social ocupado, tanto pela criança, quanto pelo jovem ou pelo adulto como interlocutores no universo da produção de conhecimento a seu respeito (JOBIM e SOUZA, 1994; 1999; VASCONCELOS, SANTOS, 2017).

Pesquisar com jovens, a maneira de olhá-los e de posicionar-se ideologicamente sobre a pesquisa e o fazer pesquisa é também uma maneira de dizer o que se pensa sobre a juventude. É nesse contexto que entendemos a indissociabilidade entre os conceitos de juventude e jovens, estes vistos não como sujeitos abstratos face uma realidade que lhes é dada, mas como sujeitos concretos posicionados e responsivos, a partir do que se pode compreender a juventude como a experiência que lhes é própria.

A diversidade presente no cotidiano nem sempre encontra correspondência nas representações existentes na ciência sobre a juventude. É comum que essas sejam ancoradas em mobilizações sobre o que seria o jovem típicoe ideal. A partir da perspectiva dialógica, pensando os conceitos enquanto palavras em contínuo processo de construção social, a juventude será estudada enquanto fenômeno em seu processo vivo e não como objeto estático.

Fundamentado no Materialismo Histórico, Mikhail Bakhtin (1992) explicita que as Ciências Humanas têm como objeto os processos de significação que se definem pela compreensão responsiva entre interlocutores, entre discursos/enunciados em seu sentido lato. “O objeto das ciências humanas é o ser expressivo e falante. Esse ser nunca coincide consigo mesmo e por isso é inesgotável em seu sentido e significado” (BAKHTIN, 2006, p. 395).

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.92424-92438, nov. 2020. ISSN 2525-8761 Destarte, a relação inter-constitutiva entre realidade, cultura, linguagem e sujeito é fonte de saber sobre o homem. Como nos diz Jobim e Souza (1994) é preciso questionar sobre os modelos explicativos da ciência ainda hoje, e Bakhtin fez/faz isso, rompe com a perspectiva positivista das ciências de seu tempo, em que o homem é considerado objeto e os fatos sociais como coisas.

É preciso problematizar o papel que assume o pesquisador, pois este elemento transpõe-se para os dispositivos de pesquisa, sendo a simetria ou assimetria um norteador das produções de conhecimento e, quando falamos de crianças, de jovens e/ou de outras minorias, este se torna um fator ético e político que precisa ser considerado. “A desigualdade estrutural vai, certamente, afetar o processo de pesquisa, e, sobretudo, articular diferentes posturas do pesquisador” (CASTRO, 2008, p. 21).

Nesse contexto, realizar um estudo em conjunto com os jovens atravessado pela temática da leitura enquanto estratégia de pesquisa, implica em abrir mão de uma perspectiva adultocêntrica.

Essa pesquisa se insere na busca da inclusão dos diferentes, da diversidade como potencializador do conhecimento enquanto processo. Portanto, torna-se fundamental a questão da alteridade, traduzida na indagação sobre o lugar social ocupado, tanto pela criança, quanto pelo jovem ou pelo adulto como interlocutores no universo da produção de conhecimento a seu respeito.

Diante do exposto, o presente estudo tem como finalidade discutir sobre a prática da pesquisa científica e da leitura, enquanto estratégias de diálogos, tendo como palco a produção de conhecimentos acerca da juventude contemporânea. Por meio da pesquisa e da leitura buscamos oportunizar que os jovens se concretizem como sujeitos sociais ativos no processo de crítica da cultura contemporânea na qual estão inseridos.

2 PERCURSO METODOLÓGICO

Admitindo as relações assimétricas de poder que tradicionalmente envolvem pesquisador e pesquisado, busca-se instaurar a alteridade e a dialogia ao interagir com os jovens participantes no ProJovem Trabalhador no município de Patos-PB. Metodologia A presente pesquisa configura-se como de campo, com abordagem qualitativa e enfoque sócio-histórico. Nesta deve-se valorizar o particular como instância da totalidade social, em toda a sua complexidade e seu acontecer histórico (FREITAS, 2002).

Ademais, nosso estudo adota os preceitos metodológicos da pesquisa-intervenção. Esta pode ser considerada como um paradigma de pesquisa que através de uma variedade de métodos, aproxima

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.92424-92438, nov. 2020. ISSN 2525-8761 de forma singular pesquisador e pesquisado, numa atividade em que ambos se conhecem, aprendem e (se) transformam.

Segundo Castro e Besset (2008, p. 9) a pesquisa-intervenção, propõe a articulação ou “[...] entrelaçamento entre o que está sendo investigado e o modo de investigar, sinalizando momentos analiticamente distintos, porém inseparáveis, do ato da pesquisa”. Assim, ao buscar pesquisar com os jovens participantes do ProJovem não buscamos situações criadas artificialmente, mas nosso foco foi é ir ao encontro das situações no seu acontecer, no seu processo de desenvolvimento.

Foi nossa opção olhar os problemas humanos na perspectiva da sua relação com a cultura nos contextos das interações sociais, integrando o individual de cada jovem com o social, compreendendo os fenômenos que nos propomos a estudar, descrevendo-os e procurando as suas possíveis relações nos contextos interlocutivos da pesquisa.

Para concretizar o presente estudo contou-se com a participação de nove jovens do Programa ProJovem Trabalhador do município de Patos (Paraíba). Na perspectiva do presente estudo consideramos que o sujeito apesar de singular é sempre social, sendo o movimento interlocutivo, nos textos criados pelos enunciados trocados entre pesquisador-pesquisado, que destrói, constrói e re-constrói os conhecimentos.

A pesquisa é, pois, uma esfera social de circulação de sentidos. Os textos que dela emergem marcam um lugar específico de construção do conhecimento que se estrutura em torno do eixo da alteridade, possibilitando o encontro de muitas vozes que retratam e refratam a realidade (FREITAS, 2002, 2003, 2007).

Para promover as trocas de experiências foram desenvolvidas, durante 3 meses, encontros no formato de oficinas de leitura, escrita e artes. Estas autorizaram momentos interlocutivos nos quais as experiências discursivas trouxeram à tona, tanto a especificidade da voz do grupo como um todo, quanto as particularidades das vozes de cada sujeito dentro daquele grupo em particular.

Além disso, esta dinâmica, enquanto estratégia metodológica proporcionou a criação de um novo discurso, produzido na tensão entre narrativas distintas. As quatro principais oficinas foram: 1) Falando de si, do outro por meio de desenhos 2) Eu-jovem: dificuldades e contradições – recriando histórias de vida 3) As temáticas discursas - Produzindo cartazes 4) Falando de si através da música.

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.92424-92438, nov. 2020. ISSN 2525-8761

Figura: Os jovens produzindo os cartazes da oficina.

Acima, imagem apresentando os jovens em processo de interação em uma das oficinas. Em grupo a ideia foi deflagrar uma discussão que não tendia propriamente a atingir o consenso, mas que operasse com a emergência plural de discursos, com opiniões que podiam convergir ou se confrontar, deixando vir à tona toda a complexidade dos temas em questão.

De acordo com Bakhtin (1992) é possível afirmar que os signos linguísticos possuem uma plurivalência social que também se refere ao seu valor contextual. Os sentidos emergidos nos trabalhos em grupo se evocam também a partir da situação social e essas questões devem ser consideradas nas análises aqui expostas.

Em todo o percurso do estudo buscamos redescobrir o conceito de juventude(s), apontando possibilidades de (re)construí-las a partir de uma ótica heterogênea e plural, tendo como princípios a dialogia e a alteridade na construção de conhecimentos, e assumindo os jovens como co-autores e sujeitos dessa construção.

Este estudo faz parte de um processo de pesquisa mais amplo, sendo parte constituinte de uma Tese de doutoramento em Educação, contudo apenas uma parte do que foi construído no decorrer de 4 anos encontra-se aqui revelado, conforme pode ser visto a seguir.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Aproximar-se das subjetividades de sujeitos concretos, jovens de diferentes experiências de juventude na sociedade contemporânea, essa foi nossa busca compreendida como um posicionamento ético e político. Além disso, nossa proposta foi tensionar as implicações da produção de conhecimentos sobre os jovens para o delineamento de políticas públicas e, especificamente, para a Educação, tudo

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.92424-92438, nov. 2020. ISSN 2525-8761 isso permeado pela perspectiva da inclusão social através de oficinas que potencializaram a linguagem por meio de diálogos, leituras e a escritas.

A inclusão social tem sido um dos grandes desafios a serem enfrentados pelo Brasil, que por circunstâncias históricas tem convivido com agudas desigualdades, não somente quanto à distribuição de riquezas, mas também ao acesso aos bens culturais e apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos, aproveitamento das oportunidades oferecidas do mercado de trabalho e desenvolvimento humano das populações mais carentes (MOREIRA, 2006).

Buscamos defender a ideia de juventude que tem uma importância em si mesma, por fazer parte da constituição de sujeitos enquanto processo mais amplo, mas que tem suas especificidades que marcam a vida de cada um. Todo esse processo influenciado pelo contexto social, pela linguagem, pela ideologia, pela qualidade das trocas que o social e cultural de cada um proporcionam.

Aliado a essa noção de juventude é preciso que se compreendam os jovens como sujeitos com experiências plurais, sujeitos de seu tempo, pessoas dotadas da capacidade de pensar, de interpretar, de posicionar-se na vida, sujeitos inseridos na cultura e na dinâmica social, que dão sentido ao mundo e à posição que ocupam nele. Sujeitos portadores de desejos, movidos por eles e em interação com outros seres humanos (CORSETTI; GARCIA, 2008; COIMBRA; BOCCO; NASCIMENTO, 2005; DAYRELL, 2005; 2007; PERALVA, 1997).

Os jovens são interlocutores na vida e na pesquisa, estão inseridos em classes e ocupam lugares sociais, bem como reivindicam espaços na comunidade, nas instituições e nas relações. São sujeitos que agem no e sobre o mundo, e nessa ação se produz e, ao mesmo tempo, é produzido no conjunto das relações sociais. Por tudo isto, defendemos sua participação ativa nesta pesquisa, o que certamente desvelará aspectos específicos, diferenciados e, por isso mesmo, únicos (DAYRELL, 2003).

Ao buscar problematizar o que significa ser jovem, uma das participantes deste estudo chamada Maria compartilhou conosco um de seus poemas preferidos e que, para ela, representava a juventude, por meio do poema a leitura foi trabalhada nas oficinas. Segue o texto:

Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes… tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos. Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer: - E daí? Eu adoro voar! Não me deem fórmulas certas, por que eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, por que vou seguir meu coração. Não me façam ser quem não sou. Não me convidem a ser igual, por que sinceramente sou diferente. Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre (Clarisse Lispector)

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.92424-92438, nov. 2020. ISSN 2525-8761 Através da leitura do poema trazido por Maria, tomamos a leitura como atividade de linguagem, uma prática social de alcance político. Ao promover a interação entre indivíduos, a leitura, compreendida não só como leitura da palavra, mas também como leitura de mundo, deve ser atividade constitutiva de sujeitos capazes de interligar o mundo e nele atuar como cidadãos (FREIRE, 2006).

No que concerne à leitura, Bakhtin (2003) propõe um processo de interação entre o leitor, o texto e o autor tal como a leitura interativa a concebe. Toda esta nossa alusão sobre a leitura como interação entre sujeitos, denota essa perspectiva, de abordar a leitura como estratégia de desenvolvimento do aluno no âmbito da escola e na contextualização do mundo que o envolve, de modo a nele ser incluído, como sujeito autônomo e livre.

A leitura como um ato de interação entre os sujeitos, esse estudioso suscita a relação de cooperação entre esses três elementos, uma vez que, no processo de produção de sentido as significações são edificadas por meio das informações elaboradas por cada um desses três elementos. A leitura deve ser compreendida como uma das habilidades centrais para o desenvolvimento do aluno e de sua inclusão no universo interpretativo do mundo,

O aprendizado da leitura é um dos muitos desafios da educação, não somente como elemento de uma técnica, mas de uma abordagem inclusiva, não obstante exercida pela crítica e pela autonomia. Embora o tema seja constantemente foco de estudos e discussões, o desenvolvimento da leitura no ambiente escolar e a formação de sujeitos leitores críticos e reflexivos continua representando um desafio para a sociedade como um todo (SANTOS, MEDEIROS, VASCONCELOS, 2017).

Embora na vida prática a leitura seja instrumento que cumpre diferentes propósitos, na escola ela aparece, em geral, através do exercício da voz, com a correção sendo feita passo a passo pelo professor sem permitir que o próprio aluno perceba o que lê e se faz sentido ou não. Além disso, na escola, os textos utilizados muitas vezes são textos artificializados e impostos ao aluno. Sobre isso, Solé diz que “ler não é decodificar, mas para ler é preciso saber decodificar” (1998, p. 52), em outras palavras, o ensino do código é importante para o aprendizado da leitura, mas este deve ser realizado em contextos significativos e não em situações isoladas e descontextualizadas.

Acredita-se que o ensino eficiente de leitura na escola pressupõe o trabalho com uma diversidade de objetivos, modalidades e textos que caracterizam as práticas de leitura mais próximas ao educando, ao meio que o cerca, para que daí este possa ir ampliando os seus horizontes.

A prática da leitura na escola precisa se assemelhar a prática da leitura fora da escola. As crianças precisam saber que se lê por diferentes razões e que não se lê todos os textos da mesma forma, porque cada texto tem sua linguagem própria, a mesma deve ser incentivada e estimulada a fazer as

(10)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.92424-92438, nov. 2020. ISSN 2525-8761 leituras do mundo que a cerca, pois essa leitura se faz necessária tanto ao seu crescimento pessoal, como a aquisição de sua formação leitora.

A leitura é, tal como a vida, de natureza dialógica. Pela leitura o ser humano interroga o texto, interroga o mundo, interroga-se a si próprio, procura respostas, levanta dúvidas e entra assim, na grande orquestração do universo. Por isso, a experiência da leitura do mundo – cultural e linguística – é fundamental para a leitura textual e esta, por sua vez, facilita aquela (LAMAS, 1993, p. 168).

Essa postura de cooperação é necessária porque um leitor para se tornar protagonista do processo de compreensão deve aceitar a colaboração dos outros, vez que somente outra consciência pode compreender e atribuir sentido ao que o locutor enunciou.

Consideramos que o objetivo do ensino de leitura na escola deve ser o de formar leitores competentes, entende-se por leitor competente alguém que sabe selecionar, dentre os textos de circulação social, aqueles que atendem as suas necessidades e que consiga ler não apenas o que está escrito explicitamente, mas também aquilo que está implícito.

Cagliari (2009, p. 132) infere que: “a leitura é uma atividade de assimilação de conhecimento, de interiorização, de reflexão”. Neste sentido, a escola deve ler muito com os estudantes, pois se ela não tem essa prática, torna-se fadada ao insucesso, pois como viver numa sociedade cercada de leitura e ainda, como se sobressair diante as exigências de um mundo letrado?

Não se deve esquecer, ainda que o interesse pela leitura também possa ser construído, suscitado e instigado.

A produção de saber levada a cabo neste estudo, em primeiro lugar, visava resgatar a gama de experiências sobre como vivem os jovens e como eles atuam a partir de seu ponto de vista. Em segundo lugar, buscava re-conhecer que eles podem construir tais experiências no âmbito de estruturas de significação, um deles sendo o próprio dispositivo da pesquisa, as estratégias de aproximação. Ainda, traz a ideia de que esses tempo e espaços de encontro no cerne da pesquisa põem em curso práticas de significação e saberes diferenciados e contextualizados.

Tivemos o cuidado de não tomarmos o que os jovens diziam sobre o ser jovem, seus dilemas e modos de subjetivação como lugar da verdade para todos os jovens, por isso buscamos evitar o uso de categorias de reflexão prontas, por vezes, voltamos a questionar sobre o que falávamos em encontros anteriores e avaliar ao final de cada etapa o que produzimos no grupo e individualmente.

Em uma das oficinas os jovens foram mobilizados a refletir sobre os aspectos que julgam mais interessantes em suas vidas. A partir dos cartazes produzidos em cada grupo as principais produções são apresentadas no quadro a seguir.

(11)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.92424-92438, nov. 2020. ISSN 2525-8761

Quadro: Aspectos que os jovens julgaram mais interessantes em suas vidas.

Sexualidade, o esporte, os amigos e os inimigos, Deus e a família, mesmo quando tem briga na família e falta diálogo.

Hoje eu sei que uma das coisas mais interessantes da vida é a sexualidade, os desejos que sentimos e a vida sexual. Faz pouco tempo que perdi minha virgindade... É muito interessante as mudanças que ocorrem no corpo da gente, do homem e da mulher.

A coisa mais legal mesmo é poder fazer esportes, correr, jogar e andar de bicicleta. Porque a gente não tem dinheiro pra muita coisa, e aqui (em Patos) também não tem muito o que fazer, não tem coisas interessantes...

Acho que o mais interessante da vida são os amigos e também os inimigos, porque ter gente para conversar e brigar é muito bom.

Para nosso grupo, o mais interessante mesmo da vida é Deus, em primeiro lugar, e depois a família. A família é a base, apesar de nem sempre ser uma boa família... Pois na maioria das vezes tem briga em casa, isso é o lado ruim, por que daí falta diálogo e termina que pela falta de atenção, como a gente falou outro dia, o jovem se envolve com drogas e até se prostitui.

Os interesses e as preocupações dos jovens que colaboram com nossa pesquisa voltam-se predominantemente às temáticas das relações sociais na família, com os pares, na escola, à sexualidade, o trabalho. Além do que já foi exposto, eles falaram também da seca do sertão, da fome que já passaram, das surras que já apanharam de pais, namorados e maridos, assumiram a virgindade e os preconceitos de que sofrem por serem pobres, negros, religiosos.

Deus e a família foi valorado pelos jovens como fatores que ajudam a enfrentar as dificuldades e contradições que eles enfrentam. Falaram da importância da família, apesar do pouco ou quase inexistente diálogo entre eles, e apontaram este como um dos principais fatores que os levam a se envolver com drogas, em especial a bebida.

Eles têm consciência do seu lugar social, da falta de lazer na cidade e da situação de empobrecimento em que vivem, mas isso não os impede de sonhar, de superar e até de vencer as dificuldades das suas vidas.

Nessa etapa da pesquisa os jovens puderam exprimir suas preferências, as atividades que mais gostam, a forma como se percebiam. Discutiram sobre como essas diferenças e semelhanças eram vistas, bem como o que os haviam surpreendidos2.

Abordamos ainda sobre como relações desiguais entre adultos e jovens acabam por silenciar suas experiências e negar-lhes um estatuto de sujeitos. Assim, nossas produções, avaliações e

2 Fruto dos diálogos com os jovens da pesquisa foi possível elencar duas categorias principais: 1) sexualidade e 2) trabalho

e escola. Estes aspectos não são aqui trazidos dado o espaço físico destinado a este estudo, mas outras publicações o abordarão.

(12)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.92424-92438, nov. 2020. ISSN 2525-8761 avaliações permitiram direcionar e re-direcionar o processo de pesquisa, bem como nossos modos de ver e estar no mundo. O que configurou a pesquisa como uma ação política na medida em que provocava os jovens a construírem sentidos compartilhados para as questões que tratavam (VASCONCELOS, 2013).

Pesquisar com jovens temas de seu cotidiano sem pré-julgar tratar-se ou não de temática apropriada a elas é um desafio constante a quem pretende prescrutar o contemporâneo e buscar junto desses sujeitos sentidos compartilhados para as experiências nas quais se está imerso. Essa reflexão nos leva a pensar quão sensível precisa ser o pesquisador ao pensar nas temáticas do campo que serão trazidas para a escrita.

O processo de formação, construção e comunicação do saber pressupõe algum tipo de diferenciação entre os agentes envolvidos; contudo, essa diferença tem sido vista como negativa na medida em que implica uma assimetria, uma lacuna, um uso de poder que entende um dos lados como deficiente, incapaz (GERALDI, 2007).

Contrariamente, nesse modo de estar e fazer pesquisa, é preciso refletir sobre o lugar do pesquisador na construção do conhecimento científico. Mas o foco não deve ser na diferença, e sim na alteridade, pois a diferença traz sempre uma associação entre diferenciando e diferenciado; já na alteridade, trata-se de dissociação: o outro é irredutível a mim e a ele mesmo.

No caso de pensar a pesquisa com os jovens, a própria concepção que fazemos e temos a respeito desses sujeitos, define e fundamenta nossa relação como eles e os saberes produzidos no âmbito da pesquisa a partir dessa concepção e modos de relação. É o que Castro (2008, p. O Ministério da Saúde (MS) estabelece como diretriz a execução da gestão pública com base na indução, 21) coloca ao dizer que é necessário ter clareza e assumir tais consequências nos dispositivos de pesquisa “... ou seja, articular consequentemente teoria (quem é a criança, quem são os jovens?) com metodologia (como pesquisar crianças e jovens?)”.

É preciso, pois, conceber a criança e o jovem como o que realmente são: agentes e atores sociais, em que suas especificidades e diferenças não devem ser vistas como desigualdades.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

À guisa de conclusão defendemos que a pesquisar deve ser entendida como um processo dialógico e ideológico, em que a pesquisa e o(a) pesquisador(a) se constituem mutuamente na relação de autoria/alteridade. Assim, essa pesquisa enquanto um processo situado histórico e socialmente é marcada pelos valores e orientações simbólicas e culturais.

(13)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.92424-92438, nov. 2020. ISSN 2525-8761 Por meio do presente estudo com jovens abrimos brechas para a construção de uma “contraimagem” da criança, do jovem e do adulto. Além disso, possibilitou entender os desdobramentos nas transformações dos modos de ser desses sujeitos nas sociedades contemporâneas, bem como pensar ainda uma crítica a cultura e a própria ciência, sem deixar de fora as questões sociais e políticas envolvidas com a produção e o exercício desse saber

Ademais, trabalhar com a prática da leitura revelou-se importante pois contribuiu para ampliar nossos modos de olhar o mundo, de estimular o desejo de outras leituras, de compreender o funcionamento comunicativo da escrita, de desenvolver estratégias de leitura e de compreender a relação entre a fala e a escrita.

A leitura é um instrumento de inclusão social, o que realmente foi verificado neste estudo. A leitura também é um instrumento para o ócio e para a diversão, uma ferramenta lúdica que permite explorar mundos diferentes dos reais e/ou imaginários, que aproxima as pessoas e suas ideias, tornando-se exploradores de um universo que tornando-se constrói usando a imaginação.

No contexto escolar, a leitura é considerada como uma das competências mais importantes que precisa ser trabalhada com o estudante, pois é fonte e espaço de formação. Dada sua relevância consideramos que a competência da leitura permite ao leitor ter uma postura crítica e analítica do mundo, tendo em conta os conhecimentos que ele vai adquirindo a partir da prática leitora. Pode-se afirmar que a leitura vai permitir-lhe aprofundar seus conhecimentos do mundo a partir das questões que ele vai colocar relativamente ao que lê.

A escola torna-se um fator fundamental na aquisição do hábito da leitura e formação do leitor. Nesse ciclo de construção e reconstrução do conhecimento, que é característico da vida escolar, a leitura ocupa, sem dúvida, um lugar de grande destaque.

Por fim, consideramos que no contexto da pesquisa, o foco de um pesquisador deve ser o de criar e oportunizar relações dialógicas no processo de pesquisa, a leitura de poemas, das músicas preferidas e das produções textuais dos jovens sobre si mesmo e sobre suas experiências possibilitou-nos momentos de alteridade.

Os jovens assumiram no processo seu papel de participante ativo da pesquisa, expuseram seus pontos de vista e suas verdades, mas não se limitaram a impor pontos de vista ou destruir verdades alheias. Todo esse processo constituiu-se verdadeiros momentos de inclusão de si, do outro e do grupo, mediado pela leitura no processo de pesquisa.

(14)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.92424-92438, nov. 2020. ISSN 2525-8761

REFERÊNCIAS

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec. 1992. _______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização & linguística. São Paulo: Scipione, 2009. (coleção Pensamento e ação na sala de aula).

CASTRO, L. R. de. A politização (necessária) do campo da infância e da adolescência. Psicologia Política, 14 (7), 2008.

CASTRO, L. R.; BESSET, V. L. (orgs.) Pesquisa Intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Faperj/NAU, 2008.

FREITAS, M. T. A. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 20-39, jul. 2002.

_______. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In: Maria Teresa de Freitas; Solange Jobim E Souza; Sônia Kramer. (Org.). Ciências Humanas e Pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. Ciências Humanas e Pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. 1ed. São Paulo: Cortez Editora, 2003, v. 107, p. 26-38.

_______. A Pesquisa em Educação: Questões e Desafios. Vertentes (São João Del-Rei), v. 1, p. 28-37, 2007.

COIMBRA, C. C.; BOCCO, F.; NASCIMENTO, M. L. Subvertendo o conceito de adolescência. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 57, n. 1, p. 2-11, 2005.

CORSETTI, B.; GARCIA, E. E. B. O lugar da escola na vida dos jovens e o lugar dos jovens na vida da escola. In: BRASA IV, 2008, New Orleans, Louisiana. Disponível em: www.brasa.org/_sitemason/files/kAjHs4/Corsetti%20e%20Garcia.doc Acesso em 20/02/2012.

DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

________. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade. 2007, vol.28, n.100, pp. 1105-1128.

________. O jovem como sujeito social. In: Revista Brasileira de Educação. Nº 24, Set./Out./Nov./Dez. 2003.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 48. ed. São Paulo: Cortez, 2006. (Coleção Questões da Nossa Época).

GERALDI, J. W. A diferença identifica. A desigualdade deforma. Percursos bakhtinianos de construção ética e estética. I n Freitas, Maria Tereza; Souza, Solange Jobim e Souza; Kramer, Sonia (orgs.). Ciências Humanas e Pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

(15)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 11, p.92424-92438, nov. 2020. ISSN 2525-8761 JOBIM e SOUZA, S. A estética e a psicologia. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 11, n.11, p. 43-56, 1999.

_______. Por uma leitura estética do cotidiano, ou a ética do olhar. Leitura: teoria e prática, v. 24, n.24, p. 35-46, 1994.

LAMAS, E. P. R. O texto poético como objecto pedagógico. Contributos para a didáctica das línguas e literatura maternas. Vila Real: UTAD, 1993.

LIMA, M. X. M.; ASSUNÇÃO, M. E. P.; COUTINHO, D. J. G. Dificuldades na aprendizagem da leitura nas séries iniciais, Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p. 27823-27833, nov. 2019. MOREIRA, I. de C. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social, vol. 1, N. 2, 2006.

PERALVA, A. O jovem como modelo cultural. In: Revista Brasileira de Educação. Nº 5

SANTOS, Joselito ; MEDEIROS, J. F. ; VASCONCELOS, Tatiana Cristina ; DINIZ, R. B. ; SOUSA, M. R. . Reflexões sobre o ensino da leitura. Revista Coopex, v. 8, p. 30, 2017.

SANTOS, E. A. ; VASCONCELOS, Tatiana Cristina . Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e suas implicações no processo de Ensino e Aprendizagem. In: Tatiana Cristina Vasconcelos. (Org.). Fundamentos e Práticas Psicopedagógias na Contemporaneidade. 1ed.São Paulo: Mentes Abertas, 2020, v. , p. 95-104.

SILVA, M. S. L. ; SANTOS, E. A. ; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Leitura e interdisciplinaridade: eixos estruturantes do ensino e da aprendizagem. Mikhail Bakhtin: o lugar da leitura na educação. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2016, v. 1, p. 143-160.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

VASCONCELOS, Tatiana Cristina; SANTOS, Joselito. Dialogismo, Polifonia e Alteridade na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. In: Eliete Correia dos Santos. (Org.). Pesquisa em arquivologia: fronteiras e perspectivas epistemológicas. 1ed.Campina Grande: PB: EDUEPB, 2017, v. 1, p. 71-110.

VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Pesquisa enquanto intervenção, tradução, compreensão e construção de sentidos: nuances da interação verbal pesquisador-pesquisado. Revista Teias (UERJ. Online), v. 14, p. 76-96, 2013.

VASCONCELOS, T.C. Juventude(S): A alteridade na pesquisa com os jovens. In: IV Seminário Internacional: As Redes de Conhecimento e a Tecnologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: Uerj, 2009. v. 1.

Referências

Documentos relacionados

Neste relatório, apresentaremos os volumes de reclamações capturadas no primeiro nível de atendimento... Ao analisarmos os 10 principais assuntos demandados pelos clientes notamos

O pregão eletrônico 80/2015, que utiliza critérios ambientais de consumo consciente, contempla em sua justificativa a possibilidade de aquisição de materiais, por

trutura de L.T. com corruga¸c˜ ao modificada no condutor interno e externo. lisa, sem desn´ıvel e com um anel diel´ etrico. 105 Figura 23 Resultados da perda de retorno utilizando o

• Solicita-se previamente a cada ação que os formandos e formadores efetuem a leitura das regras e condições, bem como uma autoavaliação com base nos critérios clínicos

«1)       A  Directiva  93/83  obsta  a  que  se  imponha  ao  fornecedor  de  televisão  digital  por  satélite 

Possui 20 anos de experiência no mercado de fundos de investimento, atuando nas áreas de gestão e alocação de ativos, precificação, risco, compliance e operações. Atua

Em análise preliminar dos autos, própria deste momento processual, verifica- se a existência de demandas propostas no juízo estadual e na justiça federal com o

Promulgastes os vossos preceitos F G Para serem guardados fielmente... Veio ao mundo por Maria, foi por nós que