• Nenhum resultado encontrado

Construção de um aplicativo digital para o ensino do aprazamento de medicações / Construction of a digital application for teaching medication application

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Construção de um aplicativo digital para o ensino do aprazamento de medicações / Construction of a digital application for teaching medication application"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p. 22284-22296 apr. 2020. ISSN 2525-8761

Construção de um aplicativo digital para o ensino do aprazamento de

medicações

Construction of a digital application for teaching medication application

DOI:10.34117/bjdv6n4-408

Recebimento dos originais:20/03/2020 Aceitação para publicação:28/04/2020

Luciana Maria Oliveira de Sousa

Centro de Ciências da Saúde - Departamento de Enfermagem. Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Fortaleza-CE, Brasil.

Jamily Cunha de Almeida Cysne

Centro de Ciências da Saúde - Departamento de Enfermagem. Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Fortaleza-CE, Brasil.

Débora Valente da Silva

Unidade de Terapia Renal - Instituto do Rim. Fortaleza - CE, Brasil.

Francisco Maurício Sales Cysne Filho

Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos, Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza-CE,

Brasil.

Joel Barbosa dos Santos

Departamento de Consultoria e Negócios. RedHat Brazil. Fortaleza-CE, Brasil

Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu

Mestrado Profissional de Tecnologia e Inovação em Enfermagem, Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Fortaleza-CE, Brasil

Karla Maria Carneiro Rolim

Mestrado Profissional de Tecnologia e Inovação em Enfermagem, Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Fortaleza-CE, Brasil

Luis Rafael Leite Sampaio

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Enfermagem, Laboratótio de Tecnologias e Inovações Farmacológicas - LATIF, Universidade Regional do Cariri -

URCA. Crato – CE, Brasil. E-mail: rafael.sampaio@urca.br

RESUMO

Objetivo: descrever a etapa da construção de um aplicativo para o ensino do aprazamento de

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p. 22284-22296 apr. 2020. ISSN 2525-8761 desenvolvimento da ferramenta tecnológica, entre julho e outubro de 2017. A temática foi abordada por meio de duas revisões integrativas em bases de dados nacionais e internacionais, livros de enfermagem baseados em evidências e livros de farmacologia. Resultados: foi escolhida uma plataforma para hospedagem do aplicativo que será ofertado gratuitamente para

download, após a validação. O uso da ferramenta irá fomentar e otimizar o aprendizado de

forma dinâmica, distribuindo os horários e diminuindo os riscos de interações medicamentosas. Considerações finais: a etapa da construção do aplicativo foi descrita e sugere-se que seja realizada sua validação para aplicação prática posterior.

Descritores: educação em enfermagem; cuidados de enfermagem; pesquisa metodológica em

enfermagem; tecnologia; combinação de medicamentos.

Descriptores: educación en enfermería; atención de enfermería; investigación metodológica

en enfermería; tecnología; combinación de medicamentos.

Palavras-chave: education; nursing care; nursing methodology research; technology; drug

combinations.

ABSTRACT

Objective: describe the stage of building an application for teaching medication scheduling. Method: methodological study following steps of analysis, design and development of the

technological tool, between July and October 2017. The theme was addressed through two integrative reviews in national and international databases, evidence-based nursing books and research books. pharmacology. Results: a platform for hosting the application was chosen, which will be offered free for download, after validation. The use of the tool will foster and optimize learning dynamically, distributing schedules and reducing the risks of drug interactions. Final considerations: the stage of building the application has been described and it is suggested that its validation be carried out for later practical application.

Descriptors: nursing education; nursing care; methodological research in nursing;

technology; combination of drugs.

Descriptors: education in nursing; nursing care; methodological investigation in nursing;

technology; combination of drugs.

Keywords: education; nursing care; nursing methodology research; technology; drug

combinations.

1 INTRODUÇÃO

O aprazamento de medicações se caracteriza pela organização do plano terapêutico medicamentoso prescrito ao cliente, do qual existem intervalos de horários que devem ser obedecidos e empregados nos cuidados de enfermagem, visto que esta atividade é privativa do enfermeiro e é um dos procedimentos mais empregados na assistência do cuidado, porém, as reações adversas e os erros são frequentes(1), devendo este profissional aprofundar seu

conhecimento acerca do assunto.

Portanto, desde a graduação, os acadêmicos de enfermagem devem estar aptos a realizar o aprazamento seguro e preciso da terapêutica medicamentosa, que em muitas instituições é realizada de forma manual e desconsidera as características dos fármacos, estabelecendo horários fixos de acordo com a rotina dos profissionais de saúde. Tal prática

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p. 22284-22296 apr. 2020. ISSN 2525-8761 clínica expõe o cliente ao uso simultâneo de vários fármacos expondo o mesmo ao maior risco de uma potencial Interação Medicamentosa (IM). Consumando a distribuição de horários adequados e a busca pelo conhecimento acerca dos fármacos empregados na clínica essencial na formação do enfermeiro(2).

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Entre os recursos disponíveis para o ensino, o uso de ferramentas virtuais é um dos mais empregados. Novas formas de se obter informações surgem a cada dia em conjunto com uma diversidade de tecnologias que otimizam o aprendizado. Existe uma variedade de dispositivos cada vez menores e com sistemas operacionais capazes de executar operações diversas (3).

A tecnologia do pincel e do quadro está presente no cotidiano da vida acadêmica em conjunto com os livros auxiliando no aprendizado de discentes e colaborando como uma ferramenta de ensino para docentes, aliado à esta técnica metodológica do ensino, cada vez mais as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) estão sendo inseridas juntamente com o uso de softwares educacionais, otimizando a produtividade de docentes através de práticas inovadoras e tornando o aprendizado mais atrativo, dinâmico e significativo(3).

Pode-se entender a TIC como a composição da metodologia com o uso de recursos informatizados, das competências humanas e técnicas que buscam soluções e recursos(4). A sociedade atual exige a preparação do aluno para enfrentar situações imprevistas fora das instituições de ensino, necessitando de um aprendizado dinâmico e ilimitado de conhecimento. As TICs são as tecnologias que contribuem significativamente no aprendizado e necessitam a compreensão de áreas afins(3).

Com essa preocupação, é visto a necessidade de inovar o ensino criando novas tecnologias que otimizem o aprendizado e, de forma lúdica, os discentes busquem o conhecimento.

Diante do exposto, verifica-se que o correto aprazamento de medicamentos influencia diretamente no processo saúde-doença de cada cliente e por isso o profissional deve organizar o plano terapêutico medicamentoso de acordo com os fármacos prescritos, assim estabelecendo intervalos seguros entre eles. Para que a excelência desse serviço seja contemplada, o aprendizado desta atividade deve receber extrema importância e atenção por parte de docentes e discentes, independente da área de especialização que este profissional de enfermagem exerça ou que este acadêmico venha a exercer quando diplomado. O enfermeiro

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p. 22284-22296 apr. 2020. ISSN 2525-8761 irá fazer uso do conhecimento durante toda a sua vida profissional, por isso, o processo de aprendizagem nesse caso torna-se ademais importante.

Quando a aprendizagem torna-se atrativa e dinâmica, mais fácil será a fixação do conteúdo discutido e mais eficaz será o ensino. Assim, a construção desta tecnologia tem como justificativa o dinamismo de ensino do aprazamento de medicamentos objetivando o auxílio na formação de profissionais de enfermagem, tornando-os habilitados a executarem a atividade, que se torna cada vez mais complexa diante da grande variedade de fármacos empregados e sujeitos às IM’s.

3 OBJETIVO

Descrever a construção de um aplicativo de celular com a finalidade de facilitar o ensino do aprazamento de fármacos para acadêmicos de enfermagem. Através do desenvolvimento de uma interface interativa, de um instrumento dinâmico de aprendizado do aprazamento de fármacos. A fim de contribuir para transmissão do conhecimento de enfermagem acerca do aprazamento de fármacos, pois traz uma plataforma dinâmica com descrições farmacológicas acerca dos medicamentos, sendo este um atrativo contributivo.

4 MÉTODO

4.1 ASPECTOS ÉTICOS

Em respeito à Resolução 466/12(5), do Conselho Nacional de Saúde, o projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Departamento de Enfermagem da Universidade de Fortaleza. Foi assegurado aos autores da tecnologia a prerrogativa relacionada aos diretos autorais acerca do aplicatico, os colaboradores assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido com informações relativas ao projeto e sua contribuição.

4.2 REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO

Dentre a diversidade de metodologias para a elaboração das TIC’s em ambientes virtuais de aprendizagem, optou-se, neste estudo, pela metodologia de Galvis-Panqueva e Mendonza (1999), em razão da sua clareza e coerência com propósito da pesquisa. Assim, as etapas que compõem este estudo são: análise, desenho e desenvolvimento(6).

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p. 22284-22296 apr. 2020. ISSN 2525-8761 4.3 TIPO DE ESTUDO

Trata-se de uma pesquisa metodológica, aplicada, de produção tecnológica. O método aplicado será adotado por referir-se a um processo de construção de um novo produto, atividade ou serviço(7), uma vez que no presente estudo haverá o desenvolvimento de uma tecnologia educativa que envolverá a temática de aprazamento de medicações. A escolha por esta temática justifica-se devido às dúvidas, dificuldades e ausência de uma ferramenta educativa como opção de recurso adicional para o ensino na graduação.

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

5.1 CENÁRIO DO ESTUDO

Para realizar a implementação e construção do aplicativo foi utilizado o Visual Studio

Code, um editor de código-fonte Integrated Development Environment (IDE). A organização

do material ocorreu por meio da técnica de SCRUM, que consiste em uma divisão das tarefas de projeto e desenvolvimento do software em ciclos iterativos e incrementais, permitindo o detalhamento evolução contínua do conteúdo, navegação, interface e usabilidade(8).

O projeto de desenvolvimento do aplicativo foi realizado no período de Julho à Outubro onde foi utilizada a metodologia de desenvolvimento SCRUM. A divisão dos papéis foi realizada de maneira que o profissional da área de TI se tornou SCRUM Master devido a experiência em projetos anteriores, ao docente foi atribuído o papel de Projet Owner em conjunto com a discente idealizadora do do aplicativo, os demais participantes do projeto fazem parte do time scrum.

O período de cada sprint foi definido em duas semanas e o projeto contou com um total de seis sprints em que cada membro dedicava diariamente cerca de 2 horas para as atividades. O backlog do projeto contou com quatro atividades macro: definição da interface do aplicativo, modelagem dos dados dos medicamentos, implementação, testes e disponibilização (como beta fechado).

A linguagem utilizada para o desenvolvimento foi Java Script Syntax Extension (JSX) com o padrão Ecma Script 6 (ES6) em conjunto com o framework React Native, assim será possível a portabilidade da aplicação para uma série de plataformas incluindo Desktop, Mobile e Web. Todo o código desenvolvido durante o processo é empacotado em aplicativos correspondentes a cada plataforma alvo(8) e será disponibizado mediante solicitação aos autores ou após a validação do aplicativo.

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p. 22284-22296 apr. 2020. ISSN 2525-8761 5.2 COLETA E ORGANIZAÇÃO DOS DADOS

A análise e a construção ocorreram no período de julho a outubro de 2017, por docente e discentes de enfermagem da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e discente do curso de farmácia da Universidade de Fortaleza, em parceria com um profissional de arquitetura de

software. Tal interesse surgiu durante o curso de uma disciplina do segundo semestre do curso

de Enfermagem da UNIFOR, que contempla em seu programa o ensino do aprazamento e farmacologia, o programa da disciplina contempla um quantitativo de 24 fármacos, que foram inclusos no desenvolvimento e, a partir de duas revisões integrativas, que serão detalhadas posteriormente, foram encontrados novos fármacos com interações medicamentosas justificadas e descritas em evidências científicas, estes novos fármacos foram adicionados aos 24 fármacos contemplados na disciplina, totalizando 52 fármacos devidamente validados na ciência, de modo a enriquecer o conteúdo da mídia digital.

Dessa maneira, para o desenvolvimento da ferramenta foi realizada uma busca minuciosa da necessidade ou demanda que justifiquem o tema, bem como a elaboração e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Ainda nessa fase, foi realizado o levantamento analítico, público-alvo, conteúdos, ambiente de estudo e infraestrutura tecnológica(9).

No período de construção da tecnologia educativa foi explorado todo o assunto a ser abordado, estudando por meio de duas revisões integrativas em bases de dados nacionais e internacionais, livros de enfermagem baseados em evidências e livros de farmacologia. Esta pesquisa ocorreu no período de agosto a dezembro de 2016, as revisões foram realizadas a partir da coleta de artigos que contemplassem o tema, utilizando a base de dados US National

Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), baseada no seguintes descritores

de ciências da saúde (DeCS): "drug incompatibility". Como recurso para busca utilizou-se esse descritor associado ao nome de cada medicamento, ambos na língua inglesa. Com os seguintes critérios de inclusão: artigos relacionados à temática proposta; que foram indexados na base de dados PubMed; publicados entre 2011 e 2016; em inglês; e eletronicamente disponíveis na íntegra. Após o cruzamento dos descritores, foram encontrados 57 artigos e entre estes 43 atendiam aos critérios de inclusão estabelecidos.

Os recursos humanos para elaboração do conteúdo contaram com a participação de dois enfermeiros, dois acadêmicos de enfermagem, um acadêmico de farmácia e um arquiteto de software para digitalização do material e desenvolvimento do aplicativo.

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p. 22284-22296 apr. 2020. ISSN 2525-8761 Realizou-se a seleção das ferramentas utilizadas com a finalidade de possibilitar e incentivar tanto a interatividade quanto a acessibilidade entre os alunos. Objetivando assim, impulsionar a autonomia dos estudantes permitindo, por meio da livre navegação pelos menus criados no ambiente, para que ele possa explorar livremente e praticar o novo conhecimento adquirido dentro das atividades propostas pela ferramenta(10).

6 RESULTADOS

Assim, nossos resultados indicam o desenvolvimento de uma TIC do tipo aplicativo de celular. As TIC´s são instrumentos que favorecem o processo de ensino-aprendizado, pois, por meio delas, consegue-se capturar a atenção de quem está aprendendo e fixar de forma efetiva o conteúdo proposto. São consideradas novas tendências educacionais que fazem do aluno o foco do processo ensino aprendizado, pois possibilitam a autonomia do aprendizado(11).

6.1 DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA

6.1.1 Organização do aplicativo

Dentro do aplicativo foram estabelecidas quatro funcionalidades ao aplicativo: inserir novo aprazamento, descrição dos fármacos, alerta de interação medicamentosa com a respectiva justificativa e o histórico dos aprazamentos.

Para o tópico descrição dos fármacos, foram incluídos sete módulos: grupo farmacológico, classe farmacológica, mecanismo de ação, indicação, dosagem, toxicidade e interação medicamentosa. Esses tópicos fomentam os principais conteúdos a serem de conhecimento do enfermeiro responsável pelo aprazamento de medicações.

6.1.2 Funcionalidades

As funcionalidades de descrição dos fármacos e alerta de interação medicamentosa vêm acompanhadas da fonte bibliográfica utilizadas para a construção destas. A fim de garantir a segurança das informações fornecidas ao aluno durante o aprendizado.

Para a funcionalidade inserir novo aprazamento o usuário poderá cadastrar as iniciais do paciente, o nome do fármaco, via de administração, a dose e os intervalos de administração dos medicamentos. Haverá para tal módulo uma lista pré-definida contendo cinquenta e dois medicamentos distribuídos entre os dez principais grupos farmacológicos, mais utilizados na prática clínica hospitalar. Para esta funcionalidade o aplicativo apresenta ícones de que

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p. 22284-22296 apr. 2020. ISSN 2525-8761 simbolizam o status do aprazamento em: em andamento, concluído, salvo e com erro, diante da presença de interações e o histórico de aprazamentos será armazenado respeitando o limite da capacidade do dispositivo móvel do usuário e o mesmo poderá excluí-lo livremente. Fazendo assim com que o usuário tenha uma maior proximidade com a prática de trabalho propriamente dita.

Abaixo podem ser observadas nas Figuras 1, 2 e 3, algumas imagens referentes a tela do menu lateral, tela inicial, inserir novo aprazamento, descrição de fármacos e alerta de interação medicamentosa, respectivamente.

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p. 22284-22296 apr. 2020. ISSN 2525-8761

Figura 2: Imagem ilustrativa da funcionalidade Inserir Novo Aprazamento.

Figura 3: Imagem ilustrativa da funcionalidades Alerta de Interação Medicamentosa e Descrição de Fármacos, respectivamente.

(10)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p. 22284-22296 apr. 2020. ISSN 2525-8761

7 DISCUSSÃO

O aprazamento de medicações é uma tarefa que necessita de conhecimento teórico aliado à habilidade desta atividade propriamente dita. Entretanto, muitas vezes o aprazamento de medicações obedece a horários predefinidos, sem valorizar a presença de interações medicamentosas, haja vista que em algumas situações clínicas faz-se necessário o uso de polifarmácia, assim, um aprazamento não deve ser realizado de forma padronizada, mas respeitando as particularidades de cada prescrição(1).

As interações medicamentosas são de grande risco a saúde e bem-estar do indivíduo. Neste contexto, destaca-se a situação clínica em que o indivíduo em uso de várias medicações administradas concomitantemente poderá resultar na inativação ou potencialização do efeito da droga (12).

A inserção de novas tecnologias favorece o processo de ensino-aprendizado do aluno no sentido de que o mesmo poderá interagir diretamente nesse processo. Com as TIC´s o educando, passa a escolher o método ao qual melhor se adéqua e explora as suas próprias habilidades de aprendizagem, tornando assim o processo dinâmico e eficaz(13).

O aplicativo promove autonomia ao aprendizado do usuário, haja vista que o mesmo poderá fazer uso do mesmo de acordo com sua própria disponibilidade e interesse, servindo também como auxílio aos educadores que busquem novos métodos de ensino andragógico, corroborando com outros autores que relatam que os adultos tem maior facilidade de aprender quando eles são participantes ativos do processo de aprendizagem. Segundo esses autores, é necessário investir em recursos que facilitem esse processo a adultos, pois os mesmos, aprendem em contextos diferentes de crianças(14). Nesse sentido, a figura do professor ou

educador, transforma-se agora em facilitador, explorando as habilidades individuais de aprendizado de cada aprendiz para facilitar o processo e obter maior êxito.

Alguns pesquisadores validam através de seus estudos que os aplicativos de celular facilitam o entendimento do conteúdo pelo usuário e que os mesmos, fazem do usuário o protagonista do processo de ensino-aprendizado do adulto(1,13,15).

Assim, a importância da criação de novas Tecnologias voltadas ao ensino das práticas ligadas a medicações é de muita importância à comunidade acadêmica e profissional, visando alcançar maior eficiência na terapia medicamentosa.

(11)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p. 22284-22296 apr. 2020. ISSN 2525-8761 7.1 LIMITAÇÕES DO ESTUDO

A limitação do estudo é o fato de o aplicativo ser direcionado para apenas o ensino do aprazamento de fármacos por enfermeiros, por este motivo, recomenda-se a validação deste aplicativo por especialistas e por estudantes, defendendo a construção de novas funcionalidades que enriqueçam a proposta do produto e este se estenda para o uso não só de acadêmicos, mas para os profissionais da área já inseridos no mercado de trabalho.

7.2 CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DA ENFERMAGEM

Visto que o aprazamento de fármacos é uma atividade privativa do enfermeiro, que a realizam rotineiramente nas suas atividades clínicas, torna-se necessária a solidificação do conhecimento acerca das características dos fármacos e das interações medicamentosas, com foco na segurança do paciente. O desenvolvimento desta ferramenta digital vem a contribuir na atuação do enfermeiro desde a graduação e à inserção no serviço de saúde como fonte de consulta de fácil acesso e como instrumento de auxílio no processo de aprendizagem.

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Foi descrita a construção de um aplicativo para o ensino do aprazamento de fármacos, tornando-se um instrumento importante para o início da inserção desta dinâmica no âmbito acadêmico da enfermagem, visto a dificuldade destes alunos no momento da aprendizagem e da aplicação deste conteúdo, assim atingindo o objetivo de torná-los habilitados a executar a atividade, pois facilita o ensino dessa prática, contribuindo para a transmissão do conhecimento a esses acadêmicos.

O uso deste aplicativo pode ser considerado como uma prática facilitadora para o ensino desta atividade e, portanto, pode favorecer o aprendizado dos acadêmicos, de maneira a torná-los profissionais capacitados para realização desta atividade quando saírem do âmbito acadêmico para o profissional.

Pois dentro da plataforma digital desse instrumento, encontram-se funcionalidades que auxiliam o alcance deste aprendizado: histórico de aprazamento, o qual o usuário poderá consultar e modificar no momento que necessitar; inserir novo aprazamento, em que o usuário poderá realizar e armazenar novos aprazamentos de diferentes pacientes ou do mesmo paciente; descrição de fármacos, onde encontra-se o diferencial do aplicativo, visto que o aluno poderá enriquecer seu conhecimento, a partir de dados científicos, acerca dos fármacos disponibilizados na plataforma; alerta de interação medicamentosa, onde o usuário receberá

(12)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p. 22284-22296 apr. 2020. ISSN 2525-8761 um aviso de que há uma interação medicamentosa e ele contará com a explicação e justificativa dessa interação, ampliando seus conhecimentos farmacológicos. Além disso, novas funcionalidades poderão ser estudadas e inclusas a cada atualização.

REFERÊNCIAS

1. Silva LD, Matos GC, Barreto BG, Albuquerque DC. Aprazamento de medicamentos por enfermeiros em prescrições de hospital sentinela. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2013 [citado 2017 jul 15]: 22(3):722-730. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000300019.

2. Franco JN, Ribeiro G, D’Innocenzo M, Barros BPA. Percepção da equipe de enfermagem sobre fatores causais de erros na administração de medicamentos. Rev Bras Enferm [Internet]. 2010 [citado 2017 jul 15]: 63(6):927-932. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000600009.

3. Schmeil MA. Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação. Fisioter mov [Internet]. 2013 [citado 2017 jul 15]: 26(3):477-478. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502013000300001.

4. Wuo M. Tecnologia de informação e comunicação no processo educacional. Psicolesc educ [Internet]. 2007 [citado 2017 jul 15]: 11(2):405-407. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200018. 5. Ministério da Saúde (BR), Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil. 2013 jun 13;150(112 Seção 1):59-62.

6. Galvis-Panqueva A, Mendoza P. Ambientes virtuales de aprendizaje: uma metodologia para su creación. Informática Educ [Internet]. 1999 [citado 2017 jul 18]: 12(2):295-317. Disponível em: http://www.colombiaaprende.edu.co/html/mediateca/1607/articles-106223_archivo.pdf. 7. Rodrigues PR, Alves LRG. Tecnologia assistiva: uma revisão do tema. Holos [Internet]. 2013 [citado 2017 jul 17]: 6:170-180. Disponível em: http://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2014/07/TECNOLOGIA-ASSISTIVA-REVIS%C3%83O-DO-TEMA.pdf.

8. Carvalho BV, Mello CHP. Aplicação do método ágil scrum no desenvolvimento de produtos de software em uma pequena empresa de base tecnológica. Gest Prod [Internet].

(13)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.4,p. 22284-22296 apr. 2020. ISSN 2525-8761 2012 [citado 2017 ago 20]: 19(3):557-573. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/gp/v19n3/09.pdf.Xelegati R,

9. Évora YDM. Development of a virtual learning environment addressing adverse events in nursing. Rev Lat Am Enfermagem [Internet]. 2011 [citado 2017 ago 20]: 19(5):1181-1187. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692011000500016.

10. Rangel EML, Mendes IAC, Cárnio EC, Alves LMM, Crispim JÁ, Mazzo A et al. Avaliação, por graduandos de enfermagem, de ambiente virtual de aprendizagem para ensino de fisiologia endócrina. Acta Paul Enferm [Internet]. 2011 [citado 2017 ago 20]: 24(3):327-333. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v24n3/04.pdf.

11. Mendonça ET, Cotta RMM, Lelis VP, Carvalho PMJ. Paradigmas e tendências do ensino universitário:a metodologia da pesquisa-ação como estratégia de formação docente. Interface – Comunic Saúde Educ [Internet]. 2015 [citado 2017 set 1]:19(53):373-386. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=180139468013.

12. Lima TAM, Furini AAC, Atique TSC, Done P, Machado RLD, Godoy MF. Análise de potenciais interações medicamentosas e reações adversas a anti-inflamatórios não esteroides em idosos. Rev Bras Geriatr Gerontol [Internet].2016 [citado 2017 set 1]:19(3):533-544. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v19n3/pt_1809-9823-rbgg-19-03-00533.pdf. 13. Pereira FGF, Silva DV, Sousa LMO, Frota NM. Construção de um aplicativo digital para o ensino de sinais vitais. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2016 [citado 2017 set

2]:37(2):e59015. Disponível em:

http://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/59015

14. Kowles MS, Cholton III EF, Swanson RA. Explorando o mundo da teoria da aprendizagem. In: Kowles MS,Cholton III EF, Swanson RA, organizador. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade de educação corporativa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 9-20.

15. Pereira FGF, Frota NM, Silva DV, Sousa LMO, Almeida JC, Cysne Filho FMS. Evaluation of an application program for the teaching of vital signs. REME [lnternet]. 2017 [citado 2017 out 22]:21:1-6. Disponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1170.

Imagem

Figura 1: Imagem ilustrativa do menu lateral e da tela inicial respectivamente.
Figura 3: Imagem ilustrativa da funcionalidades Alerta de Interação Medicamentosa e Descrição de  Fármacos, respectivamente

Referências

Documentos relacionados

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Desde logo, a nossa compreensão e interpretação da importância funcional e ritual das lamentações públicas das carpideiras e dos carpideiros egípcios é sublinhada pelo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

[r]

[r]

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá