• Nenhum resultado encontrado

Acesso público, autonomia financeira, agilidade editorial, novas indexações e homenagem aos pareceristas da RESR em 2019/2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acesso público, autonomia financeira, agilidade editorial, novas indexações e homenagem aos pareceristas da RESR em 2019/2020"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Acesso público, autonomia financeira, agilidade

editorial, novas indexações e homenagem aos

pareceristas da RESR em 2019/2020

Public access, financial autonomy, agility in the editorial flow, new

indexing bases and a tribute to the reviewers of the RESR in 2019/2020

Miguel Angelo Perondi1

1Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba (PR), Brasl. E-mail: perondi@utfpr.edu.br

Como citar: Perondi, M. A. (2020). Acesso público, autonomia financeira, agilidade editorial, novas indexações e homenagem aos pareceristas da RESR em 2019/2020. Revista de Economia e Sociologia Rural, 58(4), eED5804. https://doi.org/10.1590/1806-9479.2020.ED5804

As responsabilidades do editor-chefe englobam a implementação da política editorial, a supervisão do processo editorial e as relações do periódico com os autores, pareceristas, leitores, indexadores, agências de apoio a pesquisa, a comunidade científica e o público geral. Em particular, a transparência e o controle de qualidade são aspectos essenciais do processo editorial sob a responsabilidade do editor-chefe. (Scientific Electronic Library Online, 2018, p. 02).

A Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR) tem passado por profundas modificações, mas os desafios enfrentados em 2019 e 2020 são, no mínimo, inusitados. Ainda bem que se pode contar com uma preciosa equipe de trabalho, um “conselho editorial” prestativo, os carregadores de piano do “comitê científico” e o voluntariado dos pareceristas ad hoc que aperfeiçoaram os 90 artigos publicados nestes últimos dois anos, quase o dobro do mínimo requerido pela Plataforma SciELO Brasil (Scientific Electronic Library Online, 2017).

E para coroar o trabalho destes últimos dois anos, pretende-se aqui fazer uma análise dos bastidores da RESR aos seus colaboradores, procurando-se apresentar as questões-chave por trás das recentes conquistas. Para tanto, é importante se reportar às metas da RESR que foram pactuadas no 57º Congresso da SOBER, em Ilhéus/BA, no ano 2019: (1) viabilizar o acesso on-line a 43 anos de acervo histórico da RESR em formato PDF editável (desde o volume 16 de 1978); (2) estabelecer a autonomia financeira; (3) agilizar o fluxo editorial; (4) melhorar a qualidade do fluxo editorial; e (5) incluir a revista em mais outra base de indexação. Assim, o texto, a seguir, analisa os avanços obtidos em cada uma dessas metas e, por fim, presta uma homenagem aos pareceristas da RESR que tornaram possível publicar os artigos dos anos de 2019 e 2020.

1. Como a RESR obteve página própria e resgatou o seu acervo

Em agosto de 2017, a RESR tinha um foco editorial voltado para a impressão gráfica e dispunha do acesso on-line exclusivamente por meio do portal SciELO, e este só abrangia os artigos publicados a partir de julho de 2002. Portanto, a RESR não tinha acesso on-line ao seu acervo em sua própria página. Ao mesmo tempo, a versão impressa não era disponibilizada aos sócios da Sociedade de Economia e Sociologia Rural (SOBER) nem aos colaboradores da RESR, mas somente aos seus poucos assinantes. Mesmo assim, a versão impressa era a maior identidade da RESR e era mantida pelo financiamento da SOBER e edital público do CNPq.

(2)

Entretanto, a SOBER e o CNPq tiveram seus orçamentos reduzidos e, em 2020, acabaram por não mais financiar a RESR. Percebendo a gravidade crescente da escassez de recursos, o conselho editorial da RESR – na reunião do 56º Congresso da SOBER, em Campinas/SP, em 2018 – autorizou o encerramento da versão impressa. Assim, o último número impresso foi v. 57, n. 1 da RESR, publicado em março de 2019. A partir de 2018, o desafio da RESR foi o de oportunizar o acesso público a todo o seu acervo em sua página, mesmo mantendo o acesso por meio do Portal SciELO.

Para tanto, contratou-se a plataforma PERIODIKOS, que possibilitou o acesso ao acervo da RESR em sua própria página. Inicialmente, cadastraram-se os 710 artigos (publicados entre 2002 e 2020) que estavam disponíveis na SciELO, tomando-se o cuidado de redirecionar o acesso ao PDF ao link oficial do DOI (Digital Object Identifier) para preservar a contagem de

downloads dos artigos. Posteriormente, outros 755 artigos (publicados entre 1978 e 2002)

foram digitalizados em formato pesquisável e incluídos no mesmo acervo da nova página da RESR (Revista de Economia e Sociologia Rural, 2020), a qual, portanto, disponibiliza 1.465 artigos, em formato PDF pesquisável e que foram publicados desde 1978.

2. Os bastidores da autonomia financeira da RESR

É importante salientar que a independência financeira da RESR em relação à SOBER não é decorrente somente da atual pandemia do Covid-19 que se abateu sobre o mundo em 2020 ou fruto da atual inoperância do Estado brasileiro, mas já vinha sendo gestada desde a Assembleia Geral do 54º Congresso da SOBER, em Maceió/AL, em 2016.

A primeira ação efetiva da busca da autonomia financeira foi aprovada na Assembleia Geral do 57º Congresso da SOBER, em Ilhéus/BA, em 2019, quando se definiu que todo artigo aprovado a partir de 1º de agosto de 2019 deveria contribuir com uma taxa de publicação no valor de R$ 600,00. Nesse mesmo ano, também se estabeleceu um novo contrato com a Editora CUBO para terceirizar a etapa de publicação. Desta forma, publicaram-se o v. 57, n. 3 e o v. 57, n. 4 de 2019 e o v. 58, n. 1 de 2020, o que se estenderia ainda nos dois números seguintes. Entretanto, a escassez de financiamento externo obrigou a SOBER e a RESR a publicar uma carta conjunta estabelecendo que, a partir de 13 de abril de 2020, toda e qualquer publicação deveria colaborar com uma taxa de tramitação (no valor de R$ 100,00) na submissão de um artigo para avaliação da Revista e, caso aprovado, colaborar com uma taxa de publicação.

Uma das mudanças decorrentes do processo de financiamento da publicação pelo próprio autor (não dependendo mais de subsídios para a publicação das edições) foi a instituição da publicação por fluxo contínuo a partir do v. 58, n. 1 de 2020. Neste caso, a periodicidade da RESR continuou sendo trimestral, no entanto, à medida que cada artigo passou a ser aprovado e editado, seguiu para ser publicado individualmente.

Para tanto, a partir de 2020, estabeleceu-se a paginação eletrônica (e-location), que permitiu desvincular a paginação de determinado artigo em relação aos demais do mesmo número. Para tanto, inseriu-se uma nota, na página inicial de todo artigo em fluxo contínuo, exemplificando como citar o artigo com base no modelo de referência bibliográfica APA (American Psychological Association).

Outra consequência imediata da cobrança pela taxa de tramitação, ou seja, a cobrança pela submissão, foi a redução de submissões de trabalhos ainda imaturos e frutos de disciplinas acadêmicas, o que melhorou muito a qualidade do fluxo editorial e a taxa de reprovação de submissões em decisão desk review pelo editor-chefe ou editor de área.

3. Um olhar sobre os gargalos do fluxo editorial da RESR

Para agilizar o fluxo editorial, uma ação implementada foi o de atualizar o sistema OJS para a versão 3.0 em junho de 2019, o que oportunizou uma visualização e gestão eletrônica da tramitação em uma versão muito mais “amigável”. Ainda nesse ano, em busca de melhorar ainda mais a gestão editorial, iniciou-se a migração para o sistema operacional ScholarOne, para aprimorar os sistemas de controle e continuar reduzindo o tempo de tramitação das submissões.

(3)

Outra inciativa para reduzir o tempo da tramitação foi, ao final de uma pré-avaliação positiva, o editor de área indicar mais do que três pareceristas vinculados ao tema, o que eleva a possibilidade de se encerrar a avaliação logo na primeira rodada.

Outra medida de controle foi estabelecer um teto máximo de tempo para cada etapa do

fluxo editorial, que se encontra atualmente subdividido entre: (1) submissão (checagem

normativa), (2) pré-avaliação (avaliação desk review), (3) tramitação (avaliação blind review) e

(4) publicação (serviço terceirizado). Para tanto, espera-se não demorar mais do que

18 meses para publicar, seguindo as recomendações da SciELO (Scientific Electronic Library Online, 2017).

4. Melhoria da qualidade editorial da RESR

Desde janeiro de 2020, todos os atuais 20 componentes do comitê científico da RESR passaram a receber o status de editor de área e a assumir paulatinamente uma maior autonomia na administração do processo editorial da submissão sob seu encargo, tendo acesso a todos os dados. Com isso, obtêm-se agilidade e corresponsabilidade.

É importante registrar também que existe a experiência-piloto, desde janeiro de 2019, de se instituir a figura de um editor-adjunto das áreas de economia, administração e sociologia e desenvolvimento rural, o que torna mais rigorosa a avaliação desk review das submissões. Neste caso, ocorre uma divisão de trabalho entre o editor-chefe e os adjuntos, pois, enquanto o primeiro avalia a relevância temática, os adjuntos avaliam a relevância técnica da submissão. Essa dupla checagem de escopo reduz a demanda de pareceres ad hoc, priorizando-os para as submissões de elevada qualidade acadêmica e que corroboram o escopo da RESR.

Por fim, é importante salientar que a RESR propõe aos autores latinos que submetam o artigo de acordo com a sua língua nativa e traduzam depois de receber a carta de aceite, pois se prefere tramitar em português e traduzir a versão final para o inglês de forma profissional.

5. A inclusão da RESR em novas bases de indexação

A respeito de incluir a RESR em novas bases de indexação, considera-se uma meta que pode resultar em efetiva melhoria da indexação. Para tanto, já ocorreram as seguintes mudanças:

(a) No ano de 2019, indexou-se a RESR no DOAJ (Directory of Open Access Journal), cujo link

se encontra na página principal da Revista.

(b) No primeiro trimestre de 2020, também se conseguiu indexar a RESR na base

Researching Brazil, cujo link se encontra na página principal da Revista.

(c) Visando à indexação com LATINDEX e WEB OF SCIENCE, alguns componentes do comitê

científico realizaram cursos promovidos pela ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos, 2020) em julho de 2020.

(d) É importante registrar que a participação em outras bases de indexação é estratégica para melhorar as avaliações por citação da RESR.

6. Uma homenagem ao “parecerista desconhecido”

A Revista de Economia e Sociologia Rural apresenta aqui sua homenagem aos 196 pareceristas que fizeram avaliação às cegas dos 90 artigos científicos publicados pela

RESR entre 2019 e 2020. No Quadro 1, estão relacionados os nomes dos pareceristas em

ordem alfabética e por país ou região. Assim, observa-se que: 6% são de residentes no exterior; 42%, da região Sudeste; 31%, do Sul; 11%, do Nordeste; 9%, do Centro-Oeste; e 1%, do Norte.

(4)

Quadro 1 – Pareceristas que contribuíram com a RESR entre 2019 e 2020.

N. PARECERISTA INSTITUIÇÃO PAÍS OU REGIÃO

1 Herman Palau UBA Argentina

2 Santiago Conti CNICT Argentina

3 Maya Takagi FAO Chile

4 Yormy Eliana Melo Poveda UPB Colômbia

5 Isabel Dieguez Castrillon UVIGO Espanha

6 Maria do Mar Pérez-Fra USC Espanha

7 Fabio Mattos UNL EUA

8 Peri Agostinho da Silva Junior K-STATE EUA

9 Eric Pierre Sabourin Cirad França

10 Gabriela Litre CIRAD França

11 Rui Manoel de Souza Fragoso Uevora Portugal

PARECERISTA SEDIADOS NO EXTERIOR 11 6%

12 Alcido Elenor Wander Embrapa Centro-Oeste

13 Erlaine Binotto UFGD Centro-Oeste

14 Gesmar Rosa Santos IPEA Centro-Oeste

15 José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho IPEA Centro-Oeste

16 Jose Garcia Gasques MAPA Centro-Oeste

17 José Humberto Valadares Xavier Embrapa Centro-Oeste

18 Jose Roberto Rambo UEMT Centro-Oeste

19 Leila Giandoni Ollaik MPDG Centro-Oeste

20 Lindomar Pegorini Daniel UNEMAT Centro-Oeste

21 Olivier François Vilpoux UFMT Centro-Oeste

22 Otávio Valentim Balsadi Embrapa Centro-Oeste

23 Regina Helena Rosa Sambuichi IPEA Centro-Oeste

24 Richard Medeiros Araújo CONAB Centro-Oeste

25 Rogerio Freitas IPEA Centro-Oeste

26 Silvia Morales de Queiroz Caleman UFMS Centro-Oeste

27 Sílvio Isoppo Porto CONAB Centro-Oeste

28 Simone Maciel Cuiabano UNB Centro-Oeste

29 Thelma Lucchese Cheung UFMS Centro-Oeste

PARECERISTAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE: 18 9%

30 Alexandre Rodrigues Loures UFPB Nordeste

31 Amílcar Baiardi UFBA Nordeste

32 Cimone Rozendo de Souza UFRN Nordeste

33 Daniel Medeiros de Noronha Albuquerque UFPI Nordeste

34 Eder Lucinda Pereira CGU/UFT Nordeste

35 Eliane Pinheiro de Souza URCA Nordeste

36 Emanoel Márcio Nunes UERN Nordeste

37 Emerson Luís Lemos Marinho UFC Nordeste

38 Francisco José Silva Tabosa UFC Nordeste

39 Gisléia Benini Duarte UFRPE Nordeste

40 Jair Andrade Araujo UFC Nordeste

41 Janaina Ottonelli UFBA Nordeste

42 Jean dos Santos Nascimento UFCG Nordeste

43 Joacir Rufino de Aquino UERN Nordeste

(5)

N. PARECERISTA INSTITUIÇÃO PAÍS OU REGIÃO

45 Jorge Luiz Mariano Silva UFPB Nordeste

46 Kilmer Coelho Campos UFC Nordeste

47 Naisy Silva Soares UESC Nordeste

48 Rodrigo Maciel Calvet IFMA Nordeste

49 Tácito Augusto Farias UFS Nordeste

50 Tales Wanderley Vital UFRPE Nordeste

51 William José Sabbag UFRPE Nordeste

PARECERISTAS DA REGIÃO NORDESTE: 22 11%

52 Alfredo Kingo Oyama Homma Embrapa Norte

53 Ima Célia Guimarães Vieira Museu Goeldi Norte

PARECERISTAS DA REGIÃO NORTE: 2 1%

54 Ademir de Lucas USP Sudeste

55 Adriana Estela Sanjuan Montebello UFSCAR Sudeste

56 Alan Figueiredo Arêdes UFF Sudeste

57 Alexandre Bruno Pegorare IBGE Sudeste

58 Alexandre Nunes Almeida USP Sudeste

59 Aline Cristina da Cruz UFSJ Sudeste

60 Ana Louise Carvalho Fiúza UFV Sudeste

61 Antonio Carlos Lima Nogueira FATEC Sudeste

62 Antonio Carlos Santos UFLA Sudeste

63 Antonio Cesar Ortega UFU Sudeste

64 Antônio Lázaro SantAna UNESP Sudeste

65 Antônio Marcio Buainain UNICAMP Sudeste

66 Arilson da Silva Favareto UFABC Sudeste

67 Basilia Maria Baptista Aguirre USP Sudeste

68 Bruna Branchi PUC Campinas Sudeste

69 Bruno Benzaquen Perosa UFU Sudeste

70 Bruno Pissinato UNIMEP Sudeste

71 Candido Luiz de Lima Fernandes IPEAD Sudeste

72 Carlos Eduardo de Freitas Vian USP Sudeste

73 Carlos Enrique Guanzirolli UFF Sudeste

74 Christiano Franca da Cunha UNICAMP Sudeste

75 Clauber Eduardo Marchezan Scherer UFMG Sudeste

76 Claudia Regina Rosal Carvalho UFG Sudeste

77 Cristiane Feltre PUC Campinas Sudeste

78 Daniel Henrique Dario Capitani UNICAMP Sudeste

79 Daniela Carla Decaro Schettini USP Sudeste

80 Delma Pessanha Neves UFF Sudeste

81 Eduardo Delgado Assad Embrapa Sudeste

82 Eduardo B. Monteiro de Castro Finamore UFV Sudeste 83 Elli Fátima Napoleão de Lima UFRural Sudeste

84 Érico Soriano UFU Sudeste

85 Erly Teixeira UFV Sudeste

86 Etiénne Groot UNESP Sudeste

87 Evandro Camargo Teixeira UFV Sudeste

88 Evandro Roberto Tagliaferro UNIVBRASIL Sudeste

(6)

N. PARECERISTA INSTITUIÇÃO PAÍS OU REGIÃO

90 Fernando Burgos Pimentel dos Santos FGV Sudeste

91 Francisco Constantino Crocomo FATEP Sudeste

92 Heliene Macedo de Araújo UFSCAR Sudeste

93 Heloisa Lee Burnquisit USP Sudeste

94 Humberto Francisco Silva Spolador USP Sudeste

95 Isabela Nogueira UFRJ Sudeste

96 Janice Rodrigues Placeres Borges UFSCAR Sudeste

97 Jeronimo Alves dos Santos UFSCAR Sudeste

98 José Alan Barbosa da Silva Qualificar RH Sudeste

99 José Vicente Caixeta Filho USP Sudeste

100 Juliana de Paula Filleti FACAMP Sudeste

101 Juliano Costa Gonçalves UFSCAR Sudeste

102 Júnia Cristina Péres Rodrigues da Conceição USP Sudeste

103 Lechan Colares-Santos UNOESTE Sudeste

104 Leonardo Chaves Borges Cardoso UFV Sudeste

105 Leonilde Servolo de Medeiros UFRRJ Sudeste

106 Lucas Siqueira de Castro UFRural Sudeste

107 Luciana Florencio Almeida ESPM Sudeste

108 Lucilio Rogerio Aparecido Alves USP Sudeste

109 Lucimar Santiago de Abreu UFSCAR Sudeste

110 Luiz Carlos Faria UFSCAR Sudeste

111 Marcela Mello Brandão Vinholis Embrapa Sudeste

112 Marcelo José Carrer UFSCAR Sudeste

113 Maria José Teixeira Carneiro UFRJ Sudeste

114 Maria Micheliana Costa Silva UFV Sudeste

115 Maria Sylvia Macchione Saes USP Sudeste

116 Marta Cristina Marjotta-Maistro UFSCAR Sudeste

117 Mateus de Carvalho Reis Neves UFV Sudeste

118 Nathalia Sbarai UFVJ Sudeste

119 Omar Jorge Sabbag UNESP Sudeste

120 Oscar Sarcinelli UNICAMP Sudeste

121 Paulo Eduardo Moruzzi Marques USP Sudeste

122 Raquel Castellucci Caruso Sachs APTA Sudeste 123 Regina Aparecida Leite de Camargo UNESP Sudeste 124 Rodrigo Lanna Franco da Silveira UNICAMP Sudeste

125 Rodrigo Peixoto da Silva PECEGE Sudeste

126 Rosa Livia Gonçalves Montenegro UFJF Sudeste 127 Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol UNESP Sudeste

128 Samuel Alex Coelho Campos UFF Sudeste

129 Sebastião Neto Ribeiro Guedes UNESP Sudeste

130 Shigeo Shiki UFU Sudeste

131 Silvio Y. M. Miyazaki USP Sudeste

132 Valter Lúcio Oliveira UFF Sudeste

133 Vanilde Ferreira Souza-Esquerdo UNICAMP Sudeste 134 Vera Lucia Silveira Botta Ferrante UNESP Sudeste

135 Weslem Rodrigues Faria UFJF Sudeste

PARECERISTAS DA REGIÃO SUDESTE: 81 42%

(7)

N. PARECERISTA INSTITUIÇÃO PAÍS OU REGIÃO

136 Alexandre Florindo Alves UEM Sul

137 Alexandre Giesel UFFS Sul

138 Alisson Vicente Zarnott UFSM Sul

139 Alysson Luiz Stege UEPG Sul

140 Amanda M. de Souza Schuntzemberger UFPR Sul

141 Ana Paula Myszczuk UTFPR Sul

142 André Kuhn Raupp (2x) IFC Sul

143 Anelise Graciele Rambo UFRGS Sul

144 Angélica Massuquetti UNISINOS Sul

145 Arlene Anelia Renk UNOCHAPECÓ Sul

146 Augusto Mussi Alvim PUC RS Sul

147 Bruno Anicet Bittencourt UFRGS Sul

148 Carlos Alberto Gonçalves Jr UNIOESTE Sul

149 Catia Grisa UFRGS Sul

150 Chaiane Leal Agne UERGS Sul

151 Cidonea Machado Deponti UNISC Sul

152 Claudia Bueno Rocha Vidigal UEM Sul

153 Cláudio Becker UFPel Sul

154 Dimas de Oliveira Estevam IAPAR Sul

155 Edison Luiz Leismann UNIOESTE Sul

156 Ely José de Mattos PUC RS Sul

157 Flávia Charão Marques UFRGS Sul

158 Flávio Sacco dos Anjos UFPel Sul

159 Gabrielito Rauter Menezes UFPel Sul

160 Gilson Ditzel Santos UTFPR Sul

161 Giovanna Pezarico UTFPR Sul

162 Gustavo Inácio de Moraes PUC Sul

163 Hieda Maria Pagliosa Corona UTFPR Sul

164 José Donizetti de Lima UTFPR Sul

165 José Marcos Froehlich UFSM Sul

166 Josiane Carine Wedig UTFPR Sul

167 Julyerme Matheus Tonin UEM Sul

168 Junior Ruiz Garcia UFPR Sul

169 Leonel Piovezana UNOCHAPECO Sul

170 Luiz Ricardo Nakamura UFSC Sul

171 Marcelo Antonio Conterato UFRGS Sul

172 Marcelo Miele Embrapa Sul

173 Marcia Dutra de Barcellos UFRGS Sul

174 Marcio Gazolla UTFPR Sul

175 Marco Antônio Verardi Fialho UFSM Sul

176 Marcos Minoru Hasegawa UFPR Sul

177 Maycon Noremberg Schubert UFRGS Sul

178 Miguel Angelo Perondi UTFPR Sul

179 Mirian Beatriz Schneider Braun UNIOESTE Sul

180 Myriam Aldana Vargas Santin FURB Sul

181 Norma Kiyota IAPAR Sul

(8)

N. PARECERISTA INSTITUIÇÃO PAÍS OU REGIÃO

183 Paulo Alexandre Nunes UFFS Sul

184 Paulo André Niederle UFRGS Sul

185 Paulo Dabdab Waquil UFRGS Sul

186 Pedro Selvino Neumann UFSM Sul

187 Rafael Gastal Porto Embrapa Sul

188 Rene Eugenio Seifert Junior UTFPR Sul

189 Rosane Marisa Spanevello UFSM Sul

190 Rozane Marcia Triches UFFS Sul

191 Sergio Schneider UFRGS Sul

192 Sidemar Presotto Nunes UTFPR Sul

193 Tatiana Walter FURG Sul

194 Tatiele Lacerda da Silva TJRS Sul

195 Valdemar João Wesz Junior UNILA Sul

196 Veruschka Rocha Medeiros Andreolla FURB Sul

PARECERISTAS DA REGIÃO SUL: 60 31%

TOTAL DE PARECERISTAS: 196 100%

Fonte: relatórios do OJS/SciELO de 2019 e 2020.

Assim, caro leitor, aproveite este espaço plural de debate interdisciplinar qualificado do mundo rural, ao mesmo tempo que se quer continuar contando com a crítica construtiva de seus leitores, autores e membros do conselho editorial e comitê científico, visando, a cada edição, aperfeiçoar o processo editorial.

Nota de agradecimento:

O editor agradece a leitura atenciosa e sugestões de melhoria deste texto aos colegas Paulo Eduardo Moruzzi Marques, Erlaine Binotto, Daniel Coronel, Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho e Norma Kiyota.

Referências Bibliográficas

Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC BRASIL. (2020). Recuperado em 13 de julho de 2020, de https://www.abecbrasil.org.br

Revista de Economia e Sociologia Rural – RESR. (2020). Recuperado em 13 de julho de 2020, de https://www.revistasober.org/

Scientific Electronic Library Online – ScIELO. (2017). Critérios, política e procedimentos para a admissão e a

permanência de periódicos na Coleção SciELO Brasil. Recuperado em 13 de julho de 2020, de

http://www.scielo.br/avaliacao/Criterios_SciELO_Brasil_versao_revisada_atualizada_outubro_20171 206.pdf

Scientific Electronic Library Online – ScIELO. (2018). Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética

na publicação científica. Recuperado em 13 de julho de 2020, de

https://wp.scielo.org/wp- content/uploads/Guia-de-Boas-Praticas-para-o-Fortalecimento-da-Etica-na-Publicacao-Cientifica.pdf

Informações sobre o autor: Editor Chefe da RESR (gestão 2017/19; 2019/21). Professor do Programa de Pós-Graduação

em desenvolvimento Regional da UTFPR.

Referências

Documentos relacionados

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

CONCLUSÕES E PROPOSTAS PARA TRABALHOS FUTUROS Nesta dissertação, foi apresentada uma avaliação do desempenho das funções de proteção aplicadas em transformadores de potência,

De todo modo, essas intercomparações permitiram inferir que variações sincrônicas de paleopluviosidade de norte a sul do Nordeste brasileiro são coincidentes aos

Anderson (2003) reduz a importância da interação aluno-aluno se o planejamento do curso é baseado em abordagens pedagógicas cognitivistas ou behavioristas, ao

Moreover, four samples of typical Brazilian classes of propo- lis, green propolis from S˜ao Paulo (EEP-G SP), green propolis from Minas Gerais (EEP-G MG), red propolis from Bahia

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

O objetivo deste trabalho é mostrar como dimensionar recursos para o setor de serviços através da matriz de insumo-produto, utilizando como exemplo um serviço