• Nenhum resultado encontrado

O Computador por Dentro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "O Computador por Dentro"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

INFORMÁTICA APLICADA

INTRODUÇÃO

Objetivos: Entender o computador como ferramenta, identificar e classificar partes de hardware, compreender o conceito de software e seus tipos mais comuns.

O Computador por Dentro

Um computador precisa ter dois grupos de elementos para que possa funcionar: os hardwares e os softwares. Hardware é o conjunto dos componentes eletrônicos e até mecânicos que formam a parte física (ou seja, que você pode tocar) dos computadores.

Figura 1 - Monitor, teclado, caixas de som. Alguns dos hardwares que compõem um computador

Já os softwares são a parte lógica do computador. Você não pode tocar nos softwares, mas, acredite, eles existem e são responsáveis pelas operações que o computador executa. O software é composto de programas que são uma seqüência de ordens, instruções.

O hardware é absolutamente inútil sem o software. São os softwares que contêm a seqüência de operações que o hardware deve seguir, de forma que o usuário possa dizer que o computador está funcionando. Numa comparação grosseira, um hardware sem software seria como ter um televisor fantástico num lugar em que não há nenhum canal de TV para assistir.

Hierarquia de Hardware

Hardware

Periféricos Gabinete

Monitor Mouse e Teclado HD Placa Mãe

CPU Drives

(2)

GABINETE

É o computador propriamente dito, onde estão os dispositivos físicos necessários para o funcionamento dessa máquina. Um gabinete é composto por uma série de peças. Veja a seguir:

Acionadores de discos (drives): A palavra drive é um termo que “importamos” do inglês; pode ser traduzido como uma unidade de armazenamento ou uma unidade de leitura de dados, pertencente ao equipamento ou parte física de um computador. Um drive ou unidade de leitura pode ser de DISQUETES (hoje em dia quase impossível de encontrar), disco rígido, CD-ROM, DVD, Pendrives, e cartões de memória.

Figura 2 – Disquetes, CDs e DVDs dependem da existência de drives específicos no computador para que possamos acessar as informações que eles carregam

Disco rígido (HD): Do inglês hardisk (HD), é um disco interno ao computador, no qual os dados são armazenados. O disco rígido é um sistema lacrado, contendo discos de metal recobertos por material magnético no qual os dados são gravados. É revestido externamente por uma proteção metálica que é presa ao gabinete do computador por parafusos. É nele que normalmente gravamos dados (informações), e a partir dele executamos os softwares mais usados.

Existem alguns modelos portáteis, que utilizam uma entrada USB, e funcionam na prática como um pendrive de grande capacidade.

(3)

Placa Mãe: É uma placa com um circuito eletrônico. É considerada o elemento de grande importancia dentro do computador, pois tem como função permitir que o processador – a CPU – se comunique com outros hardwares instalados, como o mouse e o teclado. Na placa-mãe, encontramos também outros elementos importantes para o funcionamento do computador, dentre eles a memória.

CPU: É a abreviação do nome em inglês Central Processing Unit (em português, Unidade Central de Processamento). É o elemento fundamental do computador, pois executa as instruções dadas pelos softwares e possibilita que o usuário tenha os resultados que busca ao usar o computador. Os comandos executados pela CPU são conhecidos como instruções de máquina. É o principal componente da placa-mãe e, geralmente, é o que determina quão rapidamente um computador vai processar informações.

Figura 4 - Placa-mãe com a CPU em destaque. A CPU é tão importante que alguns vendedores, equivocadamente, chamam de CPU o computador inteiro, incluindo o gabinete do computador e os outros hardwares. Corretamente, a CPU,

como unidade funcional, é parte importante do computador, pois é o que realmente executa as instruções dadas pelo

usuário.

Memória: Para que a CPU execute suas funções, é necessária uma “memória” na qual possam ser armazenadas informações. O processador utiliza a memória para armazenar programas e dados que estão em uso e fica impossibilitado de trabalhar sem ter pelo menos uma quantidade mínima dela.

PERIFÉRICOS

Periféciro é tudo o que está acoplado ao gabinete e que fica do lado de fora dele, como teclado, monitor, mouse. Os periféricos são interfaces do computador com o meio. É através deles que nós interagimos, dando comandos e obtendo resposta. De acordo com tipo de comunicação, classificaremos esses componentes como:

Periféricos de Entrada – Usados para comandar o computador;

(4)

Exercício: Você deverá classificar cada um dos periféricos abaixo.

Monitor: É a tela do computador. É por meio dele que os programas apresentam as informações que resultam de uma operação do usuário.

Figura 5 – Exemplo de monitores

Os monitores são classificados como periféricos de:_________________

Teclado: É a parte que comporta as teclas no computador e que, por isso, nos lembra uma máquina de escrever. Uma das diferenças entre o teclado da máquina de escrever e o do computador é que, além do teclado alfanumérico, existe também um teclado numérico, à direita, para facilitar a digitação de números.Os teclados são classificados como periféricos de:_________________

Mouse: É um dispositivo de mão que controla o

movimento de um ponteiro na tela (normalmente a imagem de uma seta). Existem diversos tipos de mouse; o modelo mais comum tem o formato semelhante a um “ratinho”, por isso o nome em inglês: mouse.

O mouse foi criado para facilitar a interação do homem com o computador, permitindo selecionar elementos na tela sem que seja

(5)

Caixas de Som: Comum em aparelhos eletrônicos de diversos tipos, esse dispositivo permite ao usuário da máquina, obter retornos sonoros de voz, música e das operações solicitadas. As caixas de som são classificadas como periféricos de:_________________

Scanner: Converte uma foto ou uma imagem em um código de forma que um programa gráfico ou de editoração eletrônica possa produzi-la na tela e até mesmo imprimi-la através de uma impressora gráfica. Pode também converter páginas com texto em páginas possíveis de serem editoradas.

Os scanners são classificados como periféricos de:_________________

Impressora: Periférico de saída que permite imprimir no papel as informações processadas. A velocidade da impressora determina a rapidez com que ela pode imprimir as páginas selecionadas. A velocidade é medida em caracteres por segundo (cps) ou páginas por minuto (ppm). A resolução da impressora determina a qualidade das imagens numa página impressa. A resolução é medida em pontos por polegada (dpi - dots per inch).

As impressoras são classificadas como periféricos de:_________________

Plotter: É um traçador gráfico utilizado em aplicações de engenharia, para desenhos e projetos. Usa canetas ou penas de tinta, requer dados em formato de gráfico vetorial, que constrói imagem como uma série de linhas ponto a ponto.

Os plotters são classificados como periféricos de:_________________.

OUTROS EQUIPAMENTOS

Estabilizador: Alimenta o computador com a medida exata de energia, mesmo nas variações de energia, evitando danos ao equipamento.No-Break: Utilizado para situações onde mesmo na falta de energia elétrica ele continua alimentando o computador com energia, o tempo médio pode variar de acordo com o porte do No-Break. Os mais comuns mantêm o computador ligado por 30 ou 45 minutos. Tudo isso para que as informações não sejam perdidas e o usuário possa desligar o computador com segurança.

Filtro de Linha: Utilizado para limpar a energia que chega ao computador. Evitando interferência em caso de outros aparelhos eletrônicos estarem sendo utilizados ao mesmo tempo.

Pen Drive: Dispositivo de armazenamento de acesso direto, assim com os discos (HD, disquete, CD, DVD etc.). Porém, seu armazenamento é em memória flash.

E como funciona?

Em um computador, como você deve saber, é possível digitar e editar textos, fazer tabelas e gráficos, realizar cálculos diversos; isso para não falar, ainda, nas possibilidades da internet.

Existem diversos tipos de software:

• Para digitar e editar textos: GoogleDocs, Word, LibreOffice Writer.

(6)

• Para ouvir músicas: Windows Media Player, iTunes.

• Para editar imagens e fotografias: Microsoft Picture Manager, Gimp.

Tudo isso é possível, sob nosso comando, porque há uma espécie de “tradutor” que converte em comandos as ordens que damos; os circuitos internos do computador são capazes de processá-los para gerar o resultado esperado: o sistema operacional. Os sistemas operacionais são programas que gerenciam e executam as tarefas básicas dos computadores, atuando como “gerente” do computador, pois faz as diversas partes da máquina (os PERIFÉRICOS, a CPU e a memória principal) trabalharem juntas para executar no computador as tarefas que desejamos.

Um exemplo da atuação do sistema operacional é quando um editor de textos abre um documento que está gravado no disco rígido (HD).

Hoje existem diferentes sistemas operacionais no mercado, comercializados por diversas empresas. Os sistemas operacionais mais conhecidos são:

• Windows, produzido pela Microsoft;

• Mac OS, produzido pela Apple (Macintosh);

• Unix, desenvolvido pela Bell Labs; e

• Linux, desenvolvido por Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix.

Existem muitas diferenças entre esses sistemas operacionais. A mais marcante talvez seja a do Linux em relação aos outros sistemas, que tem seu código fonte (código de programação) disponível para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir. Os outros todos, por sua vez, possuem sistemas proprietários e são pagos.

Exercícios de Fixação

1) Defina tecnologia. Na sua resposta diferencie ferramenta de técnica.

2) Quais são os dois grupos de elementos necessários para o funcionamento do computador? Fale sobre cada grupo.

3) Diferencie periférico de entrada e de saída.

(7)

5) Classifique os itens abaixo, como periféricos de saída (S), periféricos de entrada (E) e peças internas do gabinete (G)

( ) HD (Disco Rígido) ( ) Mouse

( ) Caixa de som ( ) Teclado ( ) Impressora

( ) Memória RAM ( ) Monitor ( ) Processador

( ) Leitor de código de barras

6) Que dispositivo é capaz de ler um CD? Descreva-o.

7) Que dispositivo armazena informações somente enquanto o computador está ligado?

8) Qual a diferença entre a memória RAM e a memória do HD?

9) Que tipo de tarefa um software pode realizar?

10)Qual a principal função do Sistema Operacional?

11)O que é Linux?

12)Na sua visão, como o computador pode modificar a vida das pessoas?

Imagem

Figura 1 - Monitor, teclado, caixas de som. Alguns dos hardwares que compõem um computador
Figura 2 – Disquetes, CDs e DVDs dependem da existência de drives específicos no computador para que possamos acessar as informações que eles carregam
Figura 4 - Placa-mãe com a CPU em destaque. A CPU é tão importante que alguns vendedores, equivocadamente, chamam de CPU o computador inteiro, incluindo o gabinete do computador e os outros hardwares
Figura 5 – Exemplo de monitores

Referências

Documentos relacionados

A Forma de Onda apresentada na figura acima, refere-se ao Nível de Desvio vertical, que deve ser medido e ajustado, se necessário, para garantir uma perfeita reprodução sem

Serviu também para revisar os conteúdos químicos trabalhados em sala de aula e como ferramenta de diagnóstico, pois através dele foi possível identificar quais os aspectos

Sendo assim pôde-se perceber que durante os testes, na esmagadora maioria das vezes o aplicativo nem se quer detectava o resistor, e com isso pode-se concluir que a rede foi

 Simulação 2: Na Tabela C.4 são apresentados os resultados dos locais ótimos e as forças de atrito ótimas dos 6 amortecedores de vibração por atrito para uma

Neste estudo abordaremos, para cada uma delas, as suas principais características, comportamentos, operadores, sintaxe e equivalências, e também a linguagem de contratos (CL -

( ) O Município poderá ceder a particulares, para serviços de caráter transitório, conforme regulamentação a ser expedida pelo Prefeito Municipal, máquinas e operadoras

O presente trabalho objetiva estudar a mortalidade relacionada à tuberculose segundo causas múltiplas de morte, mostrando sua importância tanto como cau- sa básica como causa

Frente à relevância dos RH para controle da TB, o obje- tivo desta pesquisa foi analisar o envolvimento de equi- pes da Atenção Básica à Saúde com as atividades técni- cas