• Nenhum resultado encontrado

Atividades desenvolvidas para alunos do nono ano do ensino fundamental utilizando um software educacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Atividades desenvolvidas para alunos do nono ano do ensino fundamental utilizando um software educacional"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

II Jornada de Debates sobre Ensino de Ciências e Educação Matemática I Encontro Nacional de Distúrbios de Aprendizagem na Perspectiva Multidisciplinar

“Recursos Didáticos e Tecnologias de Ensino”

1

Atividades desenvolvidas para alunos do nono ano do ensino

fundamental utilizando um software educacional

1

Activities for pupils in the ninth year of basic education using an educational software.

_____________________________________

SARAH SUELY NASCIMENTO FONSECA2

ELISÂNGELA DE ANDRADE SANTOS3

VANESSA MENESES COSTA4

GARDÊNIA VALÉRIA DE ANDRADE OLIVEIRA5

ACÁCIO ALEXANDRE PAGAN6

FÁBIO THEOTO7

Resumo

O presente estudo busca analisar de que maneia o software educacional Ensinando o Cérebro (ENSCER) contribui para uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem destinado a alunos do Ensino Fundamental. Este estudo está norteado no projeto intitulado Desempenho escolar inclusivo na perspectiva multidisciplinar. Foram elaboradas cinco questões relacionadas à ciências enfatizando fenômenos do cotidiano, as quais foram destinadas a estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, e posteriormente inseridas no software educacional ENSCER, que participará de um processo avaliativo e depois aplicadas a alunos do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Software educacional; Ensino-aprendizagem; Ciências.

Abstract

The present study seeks to examine the way educational software Teaching the Brain (ENSCER) contributes to an improvement in the teaching-learning process aimed at Elementary School students. This study is guided on the project titled Inclusive multidisciplinary perspective on school performance. The five issues were compiled and linked to the sciences emphasizing everyday phenomena, which were aimed at students of the ninth year of Elementary School, and later entered into the educational software that will participate in a ENSCER, let each process and then applied to Elementary School students.

Keywords: Educational Software; The teaching-learning process; Science.

1 Apoio: Observatório de Educação, CAPES/INEP

2 Universidade Federal de Sergipe sarahsuelyfonseca@yahoo.com.br 3 Colégio Estadual Eduardo Silveira zanzandrade@gmail.com

4 Colégio Estadual Eduardo Silveira vanessamenesescosta@hotmail.com 5 Universidade Federal de Sergipe gardeniavaleria@yahoo.com.br 6 Universidade Federal de Sergipe apagan.ufs@gmail.com

(2)

II Jornada de Debates de Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Introdução

A aprendizagem ocorre pelo processo cognitivo dado por observações, meio em que a criança explora e convive, e o desenvolvimento intelectual através do lúdico como brincadeiras, músicas e dramatizações.

As dificuldades de aprendizagem relacionadas à leitura, escrita, matemática podem ter origem nas conexões dos neurônios não organizados adequadamente no decorrer da formação fetal por fatores genéticos, mas também pode ter origem em outros fatores como desnutrição, nascimento pré-maturo, depressão pós-parto e uso de drogas pela gestante (CEZAR, 2004).

De acordo com Dockrell e McShane:

Qualquer avaliação ou intervenção com uma criança com dificuldades de aprendizagem, forçosamente levanta hipóteses sobre a base do problema. Para que a avaliação seja confiável e válida, o profissional deve estar ciente das variáveis que podem influenciar o desempenho de uma criança em determinada tarefa. Para transformar a avaliação em intervenções eficientes, o profissional deve desenvolver um programa que leve em conta as exigências da tarefa, o comportamento e as habilidades cognitivas da criança e o contexto no qual a intervenção se dará. Tanto a avaliação quanto a intervenção exigem a compreensão das demandas que a tarefa propõe para o sistema cognitivo da criança e a capacidade deste sistema de lidar com elas. (DOCKRELL e MCSHANE, 2007, p. 12).

Diante deste quadro, o grupo de pesquisa constituído por quatro universidades: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Mato Grosso e Universidade Federal de Sergipe, utiliza a ferramenta metodológica ENSCER – Ensinando o cérebro, que é um software para avaliação dado por atividades educacionais voltadas para alunos do Ensino Fundamental avaliando o cognitivo.

(3)

II Jornada de Debates de Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Para que a escola venha a cumprir sua missão de democratizar o conhecimento e compensar as desigualdades sociais, será necessário investir na busca de novos modos de ensinar que considerem os novos modos de aprender que as crianças e jovens vêm desenvolvendo em decorrência das transformações sociais (Estatuto da Criança e do Adolescente) e técnicas (especialmente informática, robótica e redes telemáticas) e, muito especialmente, no contato com as tecnologias de informação e comunicação (BELLONI e GOMES, 2008, P.740).

Ainda, segundo os autores ao desenvolver projetos educativos mais adequados incorporando o uso de tecnologias de informação e comunicação à escola contribui para diminuir as desigualdades sociais.

De acordo com o Ministério de Educação, é necessário que na formação do sujeito/aluno sejam inseridas a atualização das metodologias para os novos desafios da sociedade e que o mesmo possa atuar além do espaço escolar.

A utilização do software educacional ENSCER, com questões para crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, tem proporcionado aos professores a apropriação, através dessa ferramenta, de uma tecnologia moderna e atual e a oportunidade de realização de um trabalho inovador dentro das perspectivas curriculares.

1. O projeto

Esta pesquisa está norteada no projeto intitulado Desempenho escolar inclusivo na

perspectiva multidisciplinar, o qual apresenta quatro eixos temáticos, mencionados a

seguir:

 Estimativa da influência dos Distúrbios de Aprendizagem nos índices de Desempenho escolar em Língua, Matemática e Iniciação à Ciência;

 Estudo da influência da Tecnologia dos Meios de Testagem no resultado final de testes de desempenho em Língua, Matemática e Iniciação à Ciência- influência da Tecnologia em testes de avaliações padronizadas;

 Estudo da relação entre desempenho escolar em Língua, Matemática e Iniciação à Ciência-desempenho escolar e livro didático;

(4)

II Jornada de Debates de Ensino de Ciências e Educação Matemática.

déficit de Atenção e hiperatividade, no processo de formação do professor pesquisador.

Neste projeto as avaliações são realizadas através do computador, que é uma ferramenta tecnológica muito importante nos dias atuais e como benefícios a redução de tempo para a realização de grande número de atividades, e para os profissionais envolvidos avaliar, analisar e coletar dados de forma eficaz e uniforme. Ele possui um software educacional, o ENSCER, com questões cujos conteúdos didáticos são relacionados ao Ensino Fundamental.

No Estado de Sergipe, há a participação de professores da educação superior, professores da educação básica, estudantes de pós-graduação e estudantes de iniciação científica.

2. Metodologia

Para que todos os integrantes do grupo trabalhem em conjunto, foi decidido que as informações da pesquisa seriam disponibilizadas para todos os integrantes, estabelecendo assim um trabalho em grupo.

Cada integrante recebeu uma função descrita em duas etapas a seguir: Primeira etapa:

 Inicialmente um grupo de questões foi elaborado pelos professores de educação básica que utilizaram como referências os livros didáticos, os PCNs e experiências pessoais. Essas questões foram enviadas para as alunas de iniciação científica.

 Em seguida, as alunas de iniciação científica inserem as atividades elaboradas pelos professores no software;

 Depois, é avisado aos professores da inserção dessas atividades; que acessam o portal e analisam as atividades no programa, sugerindo modificações quando necessárias;

 As estudantes de pós-graduação discutem sobre o material criado e apresentarão análises com possíveis sugestões.

(5)

II Jornada de Debates de Ensino de Ciências e Educação Matemática.

 Os professores avaliarão as sugestões apresentadas pelas estudantes de pós-graduação, e se necessitar realizarão algumas mudanças, que serão incluídas no portal pelas alunas de iniciação científica;

 Os professores realizarão uma análise final das atividades.

 Os coordenadores do projeto analisarão todas as etapas e finalizarão as etapas de atividades.

As questões elaboradas serão destinadas aos estudantes do segundo, quinto e nono anos do ensino fundamental. Para este relato serão consideradas apenas as questões destinadas aos alunos do nono ano do ensino fundamental.

3. Resultados e discussão

Um conjunto de cinco questões de múltiplas escolhas destinadas aos alunos do nono ano do ensino fundamental foram elaboradas e inseridas no software. Essas questões e as respectivas descrições são apresentadas a seguir:

Questão 1: Juca, boiadeiro do Sítio Hertz, logo cedo tocou o berrante, o som se propagou no ar e as vacas foram atraídas pelo belo ruído. Sabe-se que a velocidade do som no ar é constante e vale 340m/s. As vacas estavam a aproximadamente um quilômetro do boiadeiro Juca. O tempo, em segundos, decorrido do início do toque aquele que as vacas começaram a ouvir o som é de aproximadamente:

(6)

II Jornada de Debates de Ensino de Ciências e Educação Matemática. a) 2

b) 3 c) 4 d) 5 e) 6

A questão 1 foi elaborada com abordagem nos conceitos de “velocidade escalar”, “conversão de unidades” e “propagação do som”. O objetivo dessa atividade é que o estudante seja capaz de distinguir as grandezas físicas e compreenda a importância dos cálculos como ferramenta para soluções de problemas de física além de perceber a importância da propagação do som no ar. Para resolver esta questão o estudante deve apresentar a habilidade de “distinguir”.

Questão 2: Ao entardecer Júlia pode observar um belo arco-íris se formando no céu. De imediato lembrou-se da explicação de sua avó sobre a existência de um pote de ouro na extremidade do arco-íris; mas se lembrou das aulas de ciências e sabia que o fenômeno observado estava relacionado à incidência dos raios da luz branca nas gotículas de água existente na atmosfera. Um dos fenômenos óticos responsáveis por essa formação é a: a) ressonância

b) redundância c) difração d) composição e) dispersão

Essa questão foi elabora com o objetivo do aluno perceber a mudança de concepção sobre o fenômeno de formação do arco-íris, além de compreender a formação do mesmo e identificar os conceitos físicos como: “reflexão, refração, propagação, decomposição e dispersão da luz”. Para resolver essa questão o estudante deve apresentar a habilidade de “perceber”.

(7)

II Jornada de Debates de Ensino de Ciências e Educação Matemática.

agasalho. Assistindo a um programa na televisão ele viu várias pessoas caminhando no deserto, onde a temperatura estava muito elevada e ficou surpreso ao ver que elas também estavam trajando agasalhos. Logo, ele pode constatar que a principal função do agasalho é:

a) aquecer b) isolar c) dilatar d) refratar e) esfriar

Na questão 3 foram abordados os conceitos de “propagação de calor e condução térmica”. O objetivo é que o estudante seja capaz de associar o tipo de roupa à temperatura ambiente. Como também relacionar e perceber a importância do uso do agasalho a temperaturas ambientes diferentes. Para resolver essa questão o estudante deve apresentar a habilidade de “associar”.

Questão 4: Joaquim, morador de um sítio, apresenta pavor a trovões. Numa noite de tempestade, Pedrinho disse-lhe para ficar tranquilo, e lhe informou que o trovão é uma onda sonora ocasionada pelo aquecimento do ar devido à passagem de cargas elétricas. Primeiro visualizamos a luz, depois ouvimos o som, porque a velocidade do som é muito menor que a velocidade da luz. Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa Esse fenômeno físico de passagem de cargas elétricas denomina-se:

a) choque b) relâmpago c) arco-íris d) aquecimento e) dilatação

(8)

II Jornada de Debates de Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Para responder essa questão o estudante deve apresentar a habilidade de “relacionar”.

Questão 5: Observe os quadrinhos a seguir.

FIGURA 2: Quadrinhos elaborados pelas professoras.

(9)

II Jornada de Debates de Ensino de Ciências e Educação Matemática. a) sonora

b) luminosa c) nuclear d) do solo e) da água

Na questão 5 foram abordados os conceitos de “poluição do ar, poluição luminosa e astronomia”. O objetivo dessa atividade é que o aluno reflita sobre o meio ambiente e relacione a qualidade ambiental à astronomia; entender que a poluição do ar e luminosa dificultam as observações dos corpos celestes. Para responder a essa questão é importante que o estudante apresente a habilidade de “refletir”.

Considerações finais

A participação neste projeto de pesquisa tem proporcionado uma experiência importante para os integrantes desse projeto, porque reúne pesquisadores de diferentes níveis acadêmicos o que permite trocas de experiência e mutualismo na realização das atividades. Acredita-se que com o uso desse software, para o ensino fundamental, facilite o entendimento de conteúdos científicos e provoque um aumento significativo no processo ensino-aprendizagem.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: Ciências/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf> último acesso em 15/05/2012.

BELLONI, M. L, & GOMES, N. G. Infância Mídia e Aprendizagem: autodidaxia e colaboração. Educação & Sociedade, Campinas, Vol 29, n 4 – Especial, p. 717-746, 2008.

CEZAR, M. A. Distúrbios de Aprendizagem. Monografia da pós-graduação. Rio de Janeiro, 2004.

DOCKELL, J.; MCSHANE, J. Crianças com Dificuldades de Aprendizagem: Uma

Imagem

FIGURA 1: Desenho elaborado pelas professoras para ilustrar o enunciado da questão sobre ondas
FIGURA 2: Quadrinhos elaborados pelas professoras.

Referências

Documentos relacionados

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria

escola particular.. Ainda segundo os dados 7 fornecidos pela escola pública relativos à regulamentação das atividades dos docentes participantes das entrevistas, suas atribuições

Com relação às diferenças observadas entre as duas técnicas cirúrgicas (Grupos 1 e 2), acredita- se que os animais submetidos ao desvio lateral modificado do pênis (Grupo 2)

dinâmico – janela multiplicativo (WMDEA) com orientação às saídas; e, b) Super-Cobb- Douglas com orientação à entrada. Vale salientar que todos os modelos são com CRS,

Capítulo 7 Conclusão e Trabalhos Futuros Este trabalho teve como objetivo propor um Middleware para prover o uso de Serviços Web Semânticos para as aplicações, através dos processos

No início da implementação de um sistema em Force.com, cria-se um modelo de base de dados (criação dos vários objetos constituintes da aplicação) onde se

Objetivos: Revisão crítica da literatura científica que relacionam epilepsia e exercício físico, em particular, os efeitos sobre a frequência das crises