• Nenhum resultado encontrado

APLICAÇÃO E ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA PREVISÃO DE TENDÊNCIAS DO MERCADO ACIONÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APLICAÇÃO E ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA PREVISÃO DE TENDÊNCIAS DO MERCADO ACIONÁRIO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

APLICAÇÃO E ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO

DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA

PREVISÃO DE TENDÊNCIAS DO

MERCADO ACIONÁRIO

Claudinei Rodrigues da Silva, Michelle Rosa Gebara

Centro Universitário Fundação Santo André – Faculdade de Filosofi a, Ciências e Letras claudinei.r@terra.com.br, gebara.michelle@gmail.com

A previsão de ações é uma prática comum no mercado acionário, uma vez que ela permite criar estratégias de compra e venda de ações, o que gera a competitividade e o diferencial de um investidor. As Redes Neurais Artifi ciais são poderosas ferramentas para identifi cação de pa-drões e predição; elas são capazes de relacio-nar dados aparentemente distintos e generalizar. Aplicando então este conceito, é possível, a partir da identifi cação de padrões, prever a tendência, com maior probabilidade, dos preços das ações negociadas na bolsa de valores no futuro.

Palavras-chave: redes neurais, mercado de

ações, análise fundamentalista, análise técnica.

RESUMO

The stock prediction is a usual practice in the equity market, since it allows to create new buy/ sell strategies, bringing more competition and effi ciency to the investors. The artifi cial Neural Networks are powerful tools to predict and identify new standards, they are capable to gath-er diffgath-erent data bringing easy and fast results. Likewise, by applying this concept, it is possible, thru standards identifi cation, to foresee trends, with more confi dence the stock prices could possibly reach in the future.

Keywords: neural networks, stock market,

technical analyzes.

(2)

1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento de técnicas de pre-visão de tendência de preços de ações nego-ciadas nas bolsas de valores tem o propósito principal de tornar bem-sucedido o investidor que utilizar essas técnicas em seus investimen-tos. Existem no mercado de capitais atualmente dois segmentos que procuram compreender e propor estratégias para a compra e venda de ações. São eles a análise fundamentalista, basea-da no prospecto econômico e balanço contábil da empresa, e a análise técnica, que se baseia fortemente em dados históricos das ações da empresa no mercado.

A análise técnica propõe modelos e prospecções a partir de padrões identifi ca-dos no estudo da representação gráfi ca das variações que os preços de determinado ativo demonstraram em certo período de tempo.

A utilização de Redes Neurais Artifi ciais, caracterizadas pela capacidade de generalização, como ferramenta de identifi cação de padrões, propõe uma nova forma de análise e estudo do comportamento dos preços das ações, que poderá então apontar a tendência que eles podem atingir.

2. MERCADO ACIONÁRIO

Uma ação representa a menor parcela do capital social de uma empresa, normalmente, não possui prazo de resgate e pode ser negocia-da em mercados organizados, que são as Bolsas de Valores.

Por serem objetos de negociação diária, os preços das ações podem aumentar ou di-minuir, de acordo com o maior ou menor in-teresse dos investidores.

Os preços são formados em pregão pela dinâmica das forças de oferta e demanda

de cada papel, o que torna a cotação praticada um indicador confi ável do valor que o mercado atribui às diferentes ações (BOVESPA, 2005).

A maior ou menor oferta e procura por determinado papel está diretamente relaciona-da ao comportamento histórico dos preços e, sobretudo, às perspectivas futuras da empresa emissora, incluindo-se sua política de dividen-dos, prognósticos de expansão de seu mer-cado e dos seus lucros, infl uência da política econômica sobre as atividades da empresa etc. (BOVESPA, 2005).

2.1 Análise de investimentos

Apesar do processo de decisão de inves-timento acionário ser desenvolvido de maneira mais intuitiva, é indispensável para efeito de um posicionamento mais racional de mercado, que a aplicação fi nanceira seja refl exo de uma avalia-ção mais formal desses ativos.

Os modelos de avaliação procuram, em essência, projetar o comportamento futuro dos ativos fi nanceiros, formulando previsões com relação às variações de seus preços no mercado passado (Neto, 2003).

A análise deve ser baseada no compor-tamento de uma série de variáveis, não se res-tringindo somente à situação atual, mas também tirando lições do comportamento passado das ações e tentando chegar a um consenso quanto ao desempenho futuro da empresa (Banco do Brasil, 2005).

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS FUNDAMENTALISTA

Cavalcante (2002) afi rma que o preço justo de uma ação se fundamenta na expectativa de resultados futuros. Os principais fatores que determinam o preço justo de uma ação são:

(3)

Custo de oportunidade da renda fi xa: taxa de retorno esperada que os

investidores num projeto conseguem ga-nhar no mercado de capitais sobre outros investimentos de risco similares, ou seja, expressa o quanto uma pessoa poderia obter de retorno de investimento;

Prêmio de risco inerente ao inves-timento na empresa: é determinado

pela avaliação conjunta e ponderação de fatores, como risco de negócio, política de governança corporativa, política de divi-dendos e liquidação da ação em bolsa;

Liquidez da ação no mercado secundário: dado pela possibilidade de

comprar e vender esta ação. Uma ação de alta liquidez pode ser comprada ou ven-dida, na quantidade desejada, de imediato, próximo ao último preço de mercado (Cavalcante, 2002);

Geração de resultados e taxa de crescimento: é a capacidade de a

empre-sa emissora gerar lucros, bem como sua taxa de crescimento (Cavalcante, 2002).

O que determina a tendência de uma ação não é apenas a situação da empresa, mas as expectativas do mercado em relação a ela. ANÁLISE TÉCNICA DE INVESTIMENTOS

A análise técnica não está preocupada em analisar os fundamentos da empresa, tal como desempenho fi nanceiro, endividamento ou ex-pectativa de lucros, mas seu foco está centrado no comportamento dos preços das ações. Seu princípio básico é o de que a cotação de uma ação segue padrões e tendências que se repetem, ou seja, a cotação atual de uma ação é infl uen-ciada pela média histórica de cotações, sempre observando de perto o indicador de volume.

A Figura 2.1 abaixo exemplifi ca vários cenários que são identifi cados pelo método gráfi co. Downs (2000) descreve alguns métodos mais utilizados para analisar a variação de preço ne-gociado para uma ação; são eles:

Suporte e Resistência

Quebra de Tendências (Trendlines) x Reversão Formações em Disco

Fibonacci Retracements Quebras

Clímax do volume e Tendência do volume Consolidações (bandeiras e triângulos) • • • • • • •

3. REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

Segundo Haykin (2001), uma rede neural artifi cial é uma máquina projetada para modelar a maneira como o cérebro realiza uma tarefa particular ou função de interesse; a rede é nor-malmente implementada utilizando-se compo-nentes eletrônicos ou é simulada por programa-ção em um computador digital.

Uma rede neural é um processador, maciça e paralelamente distribuído, constituído de unidades de processamento simples (Figura 3.1), que têm a propensão natural para

arma-Figura 2.1 Cenários da análise gráfi ca.

(4)

O algoritmo de retropropagação ou sim-plesmente “backpropagation” é um algoritmo de aprendizado. Uma rede neural com uma topologia

feedforward, usando algoritmo de retropropagação

para treinamento, tem, no mínimo, uma camada de entrada, uma camada oculta e uma camada de saída.

Na aplicação do algoritmo de retro-propagação, distinguem-se dois passos distintos de computação. O primeiro passo é conhecido como passo para frente, ou propagação e o se-gundo como passo para trás, ou retropropaga-ção, onde a saída desejada é comparada com a saída dada pela rede; essa diferença é então o erro global, este erro se retropropaga camada por camada da rede até a camada de entrada, corrigindo os pesos sinápticos.

4. APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS Estudo de caso: previsão do preço de ações

Para a implementação do projeto uti-lizamos uma rede neural do tipo

“backpropa-gation”, modelada de acordo com o paradigma

da orientação a objetos, na linguagem Java. Para o processo de treinamento, utilizamos padrões de entrada e saída esperada compostos de da-dos de ativos registrada-dos no período de um ano. Na camada de entrada da rede neural, os neurônios receberam os valores de abertura, fechamento, volume negociado, entre outros, incluindo médias móveis dos valores negocia-dos no período. Como saída desejada, foram informados os preços de abertura, fechamento e volume negociados no dia seguinte. Essa téc-nica visa treinar a rede de modo a analisar pa-drões de comportamento e compará-los com os valores negociados nos dias seguintes à data dos padrões analisados.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

É fundamental que os investidores, bancos de investimento, corretoras, e outras entidades zenar conhecimento experimental e torná-lo

disponível para uso.

Um neurônio é uma unidade de proces-samento de informação que é fundamental para a operação de uma rede neural. A Figura 3.2 mostra o modelo de um neurônio, que forma a base para o projeto de redes neurais. Existem três ele-mentos básicos que caracterizam um neurônio: sinapses, somador e função de ativação.

O processo de aprendizagem de uma rede neural é muito importante, pois infl uencia diretamente no seu desempenho. Aprendiza-gem é um processo pelo qual os parâmetros de uma rede neural são adaptados através de um processo de estimulação pelo ambiente onde a rede está inserida. O tipo de aprendizagem é determinado pela maneira que a modifi cação dos parâmetros ocorre.

Figura 3.1 Estrutura de um neurônio.

Fonte: Haykin, S. 2001.

Figura 3.2 Modelo não-linear de um neurônio.

(5)

que visam investir no mercado de ações tenham uma boa visão dos ativos de que empresas devem ser comprados ou vendidos. A concepção desse tipo de estratégia é importante para qualquer tipo de investidor e é uma ferramenta poderosa, principalmente se aliada ao conhecimento ad-quirido a partir da análise fundamentalista.

Um aplicativo baseado em inteligência artifi cial é um grande instrumento de apoio à decisão, mas não pode ser considerado como única fonte de conhecimento e orientação para as decisões do investidor.

ASSAF NETO, A. Mercado fi nanceiro. 5o ed. São Paulo: Atlas, 2003.

CAVALCANTE, F.; YOSHIO, J. Mercado de capitais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002, 7a reimpressão. DOWNS, E. 7 chart patterns that consistently make money. Florida: Marketplace Books, 2000. FERNANDES, A. M. R. Inteligência artifi cial: noções gerais. Santo Catarina: Visual Books, 2003. HAYKIN, S. Redes neurais princípios e prática. Trad. Paulo Martins Engel. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MENDELSOHN, L. B. Trend forecasting with technical analysis. Florida: Marketplace Books, 2000. REZENDE, S.O. Sistemas inteligentes: fundamentos e aplicações. Barueri, SP: Manole, 2003.

RUSSELL, S.; NORVIG, P. Inteligência artifi cial: Trad. 2ªed., 3ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

SHAW, I. S.; SIMÕES, M. G. Controle e modelagem fuzzy. São Paulo: Edgard Blucher, FAPESP, 1999.

Imagem

Figura 2.1 Cenários da análise gráfi  ca.
Figura 3.2 Modelo não-linear de um neurônio.

Referências

Documentos relacionados

a) há um continuum de padrões de liderança dado pelo grau de autoridade utilizado pelo líder e o grau de liberdade disponível para os subordinados. c) para tarefas rotineiras

de 2 (duas), por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. Agora a CLT passa a contar com 3 espécies de compensação de horas; 1) Banco de horas

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

EDITAL DE VAGAS REMANESCENTES PARA PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA Nº02/2021 Abertura de inscrições para vagas remanescentes dos Programas de Residência Médica da

Foi ainda emitida confirmação de que não são utilizadas quaisquer substâncias químicas tóxicas, cancerígenas, tóxicas para a reprodução e mutagénicas da

"tendo em vista a estrutura da incorporação pretendida, a Companhia entende que não se faz necessário o atendimento integral ao Artigo 264 da Lei 6.404/76 e à ICVM

Apesar da existência do projeto desde 2004 e da inserção da ação como área de atuação do Mafra em Forma da SMS - programa institucionalizado por meio de lei - o desafio atual

No 2T18, o segmento apresentou uma pequena redução da receita líquida (desconsiderando receita de longa distância) em relação ao 2T17 e um crescimento de 0,9% na comparação com